Política

Carlos Eduardo vai faltar ao debate da TV Ponta Negra e Fátima Bezerra diz que ele é fujão

O candidato ao governo do Rio Grande do Norte Carlos Eduardo Alves não confirmou presença no debate que a TV Ponta Negra marcou para esta terça-feira, 23 de outubro.

Segundo as regras acordadas em reunião na sede da emissora e assinadas pelos representantes das candidaturas ao governo do Estado, os candidatos tinham até as 18h desta segunda-feira (22) para confirmar presença.

No entanto, a direção da TV Ponta Negra só recebeu a confirmação de presença por parte de Fátima Bezerra.

A ausência do candidato da família Alves se dará uma semana depois do primeiro debate do segundo turno, realizado pela TV Bandeirantes.

Na ocasião, Fátima Bezerra teve desempenho superior ao adversário, confrontando Carlos Eduardo Alves em temas relacionados à sua gestão municipal.

Por mais de uma vez, Alves se atrapalhou com o tempo e chegou a dizer que estava satisfeito com o efetivo de 455 guardas municipais de Natal para tentar justificar porque não realizou concursos públicos, esquecendo que há lei indicando a necessidade de efetivo três vezes maior, de 1.500 guardas municipais.

Esta será a segunda ausência do candidato da família Alves ao debate da TV Ponta Negra. Ele já havia faltado no primeiro turno. Na semana passada, ele também se ausentou de debate realizado pelo SEBRAE, com micro, pequenos e médios empreendedores.

Mesmo diante da fuga de Carlos Eduardo Alves, a assessoria de Fatima Bezerra, da coligação Do Lado Certo, cumpriu rigorosamente o acordo e manteve a confirmação no debate.

De acordo com as regras acordadas, em caso de falta de um dos candidatos, será realizada uma entrevista com o candidato que comparecer, ou seja, com Fátima Bezerra.

Opinião dos leitores

    1. Eu acho que ele não deve ir, já passou vergonha 1 vez, já basta. o homi tava mais perdido que cego em tiroteio. #testadoeAPAVORADO.

    2. Qual é o plano de governo dela? Aquele copiado do Piauí ou aqueles papéis em branco que ela entregou depois? Ou será que ela também vai consultar o presidiário na cadeia toda vez que pensar em fazer alguma coisa?

  1. O povo do RN sabe bem escolher seus governantes… Ao ver defenderem Fátima, como se a mesma fosse um exemplo de gestora, se percebe como puderam eleger Robinson e Micarla. A situação é critica no RN e com a vitória de Fátima, não se pode esperar coisa melhor… Há, mas vão aparecer uns eleitores muito espertos, dizendo que o importante é tirar os Alves e Maia, como se um sobrenome determinasse competência. Pobre RN

    1. Na verdade não podemos ser tão inocente a achar que algum dos dois se apresenta como mudança. Tanto Carlos Eduardo já pediu apoio para Fátima, como a própria Fátima, já pediu voto para Carlos Eduardo. Até bem pouco tempo atrás o governo Federal desejava dinheiro no governo municipal, fruto da parceria municipal com o Governo Federal. O próprio PT fez parte da Administração do governo de Carlos Eduardo. Tudo junto e misturado.

    2. E tem uma questão bem simples: Bolsonaro será o Presidente da República e não haverá ajuda financeira alguma para o RN, que já enfrenta grandes dificuldades há vários anos. Eleger essa mulher para governadora será o suicídio do RN. Onde Fátima irá conseguir dinheiro extra? O povo potiguar precisa ter juízo e deixar dessa bobagem de "oligarquia", de "tirar os Alves e os Maias" do poder. E por quem? Fátima? Pensem bem. Nem dinheiro para pagar os salários dos servidores ela terá. E ainda terá que arrumar empregos para uma porção de "cumpanheros" que estão sendo desempregados pelo Brasil afora. Juízo, RN. A coisa pode ficar bem pior do que está no governo Robinson que, a propósito, foi eleito junto com o PT. Pelo menos tentem aprender com o sofrimento passado.

  2. Dia 28 é dia de terminar a faxina contra as oligarquias aqui no RN, vai cair mais um Alves. Glória

    1. O choro é livre. Desespero total, total, total, total… A esquerda estar desesperada, entrou em parafuso de rosca sem fim, são capazes de tudo para não largar o osso, povo brasileiro, honestos, que pensam num futuro melhor para nossos filhos e netos, temos a maior arma contra esses esquerdopatas, VAMOS AGORA NO SEGUNDO TURNO VOTAR 17. PT nunca mais.

  3. O RN é um estado pobre, que vem enfrentando grave crise financeira há vários anos. Precisa de ajuda externa para sair dessa crise. Bolsonaro será eleito Presidente da República e o PT é o seu grande adversário, podemos até chamar de INIMIGO. Bolsonaro acabou de dizer em entrevista na Band que não haverá qualquer diálogo com o PT em seu governo. Tirem suas conclusões, potiguares. Será uma boa idéia eleger essa senhora para governadora? E eu nem vou falar na falta de competência e na porção de "cumpanheros" que ela trará de todo local do Brasil para empregar por aqui. Precisamos ter muito juízo nesse momento. É o nosso futuro que está em jogo.

    1. Brilhante análise. Carlos Eduardo tirou Natal da lama deixada por Micarla. Administrou em plena crise.

  4. Acho que Carlos Eduardo está adotando a estratégia errada, ele tá pensando que é Bolsonaro é? kkkkk. Onde ele chega só falta dizer que é da família de Bolsonaro (um brincante rsrs), homi deixe de tentar surfar em uma onda que não é sua, vc é ALVES, todo mundo sabe disso.

    1. e Fatão num surfa na onda de Lula faz 30 anos … fora PT … agora e 12 e 17..

  5. Bolsonaro será eleito presidente, com larga maioria de votos. O povo brasileiro já decidiu. E o RN? Vai eleger para governá-lo exatamente um membro notório do partido que é o maior desafeto do Presidente da República, partido com o qual ele acaba de anunciar (em entrevista na Band) que não haverá conversa alguma em seu governo? De onde o RN obterá os recursos necessários para sair dessa grave crise financeira que o assola há anos? Quem irá socorrer o estado? O Chapolin Colorado? O RN é um estado pobre, não pode se dar ao luxo de ser oposição ao governo federal. E já há o exemplo do atual governador, eleito junto com o PT. Não está conseguindo um tostão sequer para o RN. E ele nem é tão odiado pelo governo federal quanto o PT será pelo próximo presidente. Os servidores públicos do RN estão sofrendo faz tempo. E os seus salários com Fátima governadora? Haverá dinheiro para pagá-los? Criem juízo, potiguares. PT não! PT nunca mais!

  6. O PT vem caindo em desgraça junto ao povo brasileiro. Em 2016, foi escorraçado das prefeituras. O poste do presidiário, atual candidato a presidente, perdeu a eleição de forma vergonhosa, ainda no 1º turno. Ele obteve menos votos que os brancos e nulos, tendo perdido em TODAS as 58 regiões eleitorais da capital paulista. E tem o desplante de se apresentar como a "solução para o Brasil". O PT elegeu 70 deputados federais em 2014. Agora, elegeu apenas 57. A esquerda, em geral, teve sua bancada diminuída no Congresso e alguns expoentes petistas foram escorraçados pelo eleitorado, entre eles a "louca", o 1º poste do presidiário. Enfim, o povo brasileiro está eliminando o PT pouco a pouco, NAS URNAS, NO VOTO. Prova disso é que tiraram o chefe da quadrilha, preso por corrupção e lavagem de dinheiro, da propaganda eleitoral do seu 2º poste. Também mudaram de cor, substituindo o vermelho tradicional. Os petistas estão envergonhados, votando apenas em defesa de interesses particulares. Mas o Brasil vencerá. Bolsonaro neles!

    1. PT 4 governadores
      PT 7 senadores
      PT 56 federais
      E ainda aliados do PDT, PSB, PSOl…
      Piada é não entender de política
      Seu fascista nao terá moleza.

    2. Léo
      Deram sanduíche de mortadela e suco de novo kkkk BOLSONARO presidente
      Carlos Eduardo governador
      Dia 28 aqui só vai dar 12 e 17 confirme

    3. Leo, vc já estocou rivotril para tomar no domingo? Cuide da sua saúde, pq dia 28.10.18 será a confirmação do desejo da maioria esmagadora dos brasileiros: o fora PT. A ditadura petista, enfim, chegará ao fim. Deus é Pai!

  7. Amigos o prefeito Carlos Eduardo está a 16 anos ai na prefeitura vcs São sadomasoquista é isso? Qualquer político só era pra ser permitido ficar um mandato em cada legislatura é depois procurar outra coisa pra fazer de sua vida, é não querer trasferir o poder pra filhos e netos.

  8. Realmente o povo decidiu dar essa oportunidade a Fátima. Nos resta agora apoiar e torcer para que faça um bom governo.

  9. Esse tipo de debate, com certos tipos de pessoa, não vale o que o gato enterra,como dizia minha vó. O PT em sí já é uma piada…

    1. Kkkkk vai perder a boquinha kkkk
      A mamata acabou vai ter que trabalhar
      Adeus sanduíche de mortadela e suco grátis kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Caos no Walfredo Gurgel: com 2 tomógrafos quebrados, idoso espera 4 horas por exame e morre antes da cirurgia

Foto: Thiago César/InterTV

Os dois tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel — maior unidade pública de saúde do RN — voltaram a quebrar, pela segunda vez em menos de um mês. O problema paralisou os exames de imagem e comprometeu o diagnóstico de pacientes, provocando revolta e dor entre familiares.

Um dos casos mais graves foi o de Damião da Silva, de 80 anos, que sofreu um acidente de bicicleta em Campo Grande e foi transferido para Natal, conforme o G1 RN. Com os equipamentos parados, o idoso teve que ser levado às pressas para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para realizar a tomografia — 4 horas após dar entrada no Walfredo.

“Walfredo Gurgel pede socorro. O descaso desse desgoverno mata… Fátima Bezerra, a culpa é sua”, desabafou a nora do paciente, Aryedna Lima, nas redes sociais. Ela contou que Damião passou horas deitado em uma maca com uma fratura exposta nas costas, aguardando exame. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser operado, segundo a família.

Foto: Reprodução/Instagram

Walfredo na UTI

O hospital confirmou que os dois tomógrafos estão fora de operação, segundo o G1 RN. Um deles, com nove anos de uso, precisa de peças importadas. O outro, com 15 anos, chegou a funcionar brevemente nesta segunda-feira (13), mas voltou a apresentar falhas. Juntos, eles realizam mais de 4 mil exames por mês.

O diretor da unidade, Geraldo Neto, admitiu que há “fragilidade na estrutura” e reconheceu a necessidade urgente de substituição dos aparelhos. O hospital aguarda liberação de R$ 2,5 milhões do governo estadual para comprar um novo equipamento, mais moderno — mas sem previsão de quando isso vai acontecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: PM é cercado e espancado por motoqueiros em rolezinho durante festa de Dia das Crianças

Foto: Reprodução/Youtube

Um policial militar foi atacado por um grupo de motociclistas na noite de sábado (11) no Jardim Detroit, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, enquanto tentava conter manobras perigosas durante um “rolezinho” após festa de Dia das Crianças.

Mesmo usando capacete, o agente sofreu chutes, socos e garrafadas ao ser cercado pelos motoqueiros. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o policial sendo arrastado por uma moto, conseguindo derrubar o condutor, mas sendo agredido por outros integrantes do grupo.

A confusão só terminou com a chegada do reforço da PM, que dispersou o grupo. Não houve registro de feridos além do policial. O caso ainda não recebeu posição oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Moradores relatam que a rua Jerônimo Moratti, no bairro Jardim Detroit, foi tomada pelos motoqueiros ao final da festa, transformando o local em uma pista de manobras perigosas, colocando pedestres e participantes do evento em risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: China travou: engarrafamento de 24 horas prendeu 10 milhões em estrada de 50 pistas

Foto: Reprodução

Milhões de chineses ficaram presos em um engarrafamento de um dia inteiro depois do feriado da “Golden Week”. As imagens que viralizaram mostram carros parados por quilômetros em uma estrada de 50 pistas, que em alguns trechos se transformam em apenas 20.

O problema aconteceu na via expressa G4, que liga Pequim a Hong Kong. Um pedágio não conseguiu controlar o número enorme de carros, e o trânsito ficou totalmente parado. Estima-se que 10 milhões de veículos ficaram presos.

A “Golden Week” é o feriado mais importante da China. Entre 1 e 8 de outubro, fábricas, escolas e escritórios fecham. Mais de 750 milhões de pessoas viajam para passear ou visitar a família. Este ano, o feriado coincidiu com o Festival do Meio-Outono, aumentando ainda mais a confusão nas estradas.

As autoridades pediram para as pessoas buscarem rotas alternativas, mas quase ninguém conseguiu sair do engarrafamento. Imagens mostram carros parados por horas, enquanto pedágios com muitas cabines não davam conta da quantidade de veículos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR vê erro de Moraes e pede liberdade de réu do 8/1 que cumpria medidas cautelares

Foto: Reprodução/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a liberdade provisória de Divanio Natal Gonçalves, réu no caso do 8 de Janeiro, após identificar erro na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Gonçalves estava preso desde setembro de 2024 por suposto descumprimento de medidas cautelares, mas a PGR afirma que ele vinha cumprindo todas as determinações corretamente.

O erro aconteceu porque as intimações foram enviadas ao juízo errado. Gonçalves estava sob fiscalização da Vara de Precatórios Criminais de Uberlândia, e não da Vara de Execução Penal, que recebeu as notificações. Mesmo assim, ele foi preso em abril e manteve a tornozeleira eletrônica por uma semana dentro da prisão.

A PGR afirma que a prisão deveria ser revogada e que as medidas cautelares anteriores podem ser retomadas, garantindo que a lei seja cumprida sem exageros. Moraes ainda não se pronunciou.

Gonçalves já havia recebido liberdade provisória em 2023, com tornozeleira e obrigação de se apresentar à Justiça. A prisão preventiva foi decretada depois que ele não foi encontrado em casa e não compareceu ao monitoramento eletrônico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rodrigo Pacheco em Brasília: encontro secreto com STF e Senado acende alerta sobre vaga de Barroso

Foto: Reprodução/Instagram

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniu nesta segunda-feira (13) na residência oficial do Senado com Fachin (STF), Herman Benjamin (STJ), Paulo Gonet (PGR) e Davi Alcolumbre (Senado). Oficialmente, o tema foi o PL das custas processuais, mas bastidores indicam que a vaga aberta no STF com a saída de Barroso também entrou na conversa.

Pacheco é um dos nomes cotados pelo presidente Lula para ocupar a cadeira, junto com o advogado-geral da União Jorge Messias e ministros como Bruno Dantas (TCU) e Maria Elizabeth Rocha (STM), conforme a CNN. Gilmar Mendes já chegou a apoiar publicamente o senador antes da saída de Barroso.

O encontro durou cerca de uma hora e terminou sem declarações à imprensa. Apesar da indicação ser decisão exclusiva do presidente, senadores e ministros podem influenciar a escolha, tornando reuniões assim estratégicas.

Barroso, indicado por Dilma em 2013, deixa o STF após 12 anos, e a saída oficial deve ser confirmada ainda esta semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mercado respira aliviado: dólar despenca quase 1% e bolsa dispara após recuo de Trump contra a China

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar deu uma trégua nesta segunda-feira (13), caindo quase 1% e fechando a R$ 5,46. A bolsa de valores também subiu e voltou a passar dos 141 mil pontos, depois de duas quedas seguidas. O alívio veio porque os Estados Unidos reduziram a tensão com a China.

Na mínima do dia, o dólar chegou a R$ 5,44. Mesmo assim, a moeda americana subiu 2,61% em outubro, mas caiu 11,62% no ano. O euro também caiu, recuando 1,14% e fechando a R$ 6,31.

O índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou aos 141.783 pontos, com alta de 0,78%. Quem mais se destacou foram ações de siderurgia, petróleo e mineração, que exportam bastante para a China.

O mercado reagiu depois que o presidente Donald Trump disse que vai diminuir os atritos comerciais com a China e desistiu da ameaça de tarifas de 100% sobre produtos chineses. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou que o diálogo entre os dois países vai recomeçar.

No câmbio, o real foi a segunda moeda emergente que mais se valorizou na segunda-feira, atrás apenas do rand da África do Sul. O Banco Central ajudou a segurar a instabilidade, vendendo US$ 5 bilhões para renovar contratos futuros de dólar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bebida adulterada: 32 intoxicados por metanol e investigações atingem 181 suspeitas pelo país

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (13), que o Brasil registra 32 casos de intoxicação por metanol, a substância venenosa presente em bebidas alcoólicas adulteradas. O número cresceu três em relação à última sexta-feira, enquanto outras 181 ocorrências seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas já foram descartadas.

São Paulo concentra a maioria das confirmações, com 28 casos, seguido por Paraná (três) e Rio Grande do Sul (uma). Apesar do aumento dos casos confirmados, as suspeitas gerais estão caindo: eram 217 na última atualização e agora somam 181.

As investigações abrangem praticamente todas as regiões do país. Pernambuco aparece com 43 notificações, Espírito Santo com nove, Rio de Janeiro cinco e Mato Grosso do Sul quatro. Outros estados, como Piauí, Goiás, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Rondônia também têm casos sob análise.

Até o momento, cinco mortes foram confirmadas pelo metanol, sem novas vítimas desde o último balanço. Nove casos de óbito seguem em investigação, incluindo suspeitas em São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Filhos de Bolsonaro explodem nas redes: prisão é ‘grave violação’ e ‘indefensável’

Foto: Reprodução/Instagram

Os filhos mais velhos de Jair Bolsonaro, o senador Flávio (PL-RJ) e o vereador Carlos (PL-RJ), detonaram a Justiça nesta segunda-feira (13) após o STF manter a prisão domiciliar do ex-presidente. Nas redes sociais, falaram em “grave violação” e “indefensável”, e chamaram Bolsonaro de “refém”.

A decisão que manteve a prisão foi do ministro Alexandre de Moraes, que acatou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e negou o pedido da defesa para revogar as medidas cautelares. Bolsonaro segue em prisão domiciliar por descumprir regras impostas durante investigação sobre a chamada trama golpista.

Carlos Bolsonaro escreveu no X (antigo Twitter): “A manutenção de cautelares severas contra um indivíduo que não foi denunciado após a conclusão de um inquérito é indefensável. Insistir nessas medidas representa mais graves violações. Mas é contra Bolsonaro! Então pode tudo e o silêncio reinará absoluto”.

Flávio também foi às redes e compartilhou imagem do pai com as frases “Libertem Bolsonaro” e “70 dias preso e 21 dias sem denúncia”, lembrando que ainda não houve acusação formal no inquérito que investiga a pressão de Eduardo Bolsonaro sobre ministros do STF e o financiamento de sanções nos EUA.

Moraes não cede: prisão mantida

Na decisão, Moraes reforça que as medidas cautelares continuam necessárias devido ao “fundado receio de fuga” e aos “reiterados descumprimentos das medidas”.

Ele destaca ainda que Bolsonaro já foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado no processo relacionado à trama golpista, e que nada mudou nos fatos que motivaram a prisão.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ex-assessores e delegados de Bolsonaro vão a julgamento: STF marca início do núcleo 2 em 9 de dezembro

Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 9, 10, 16 e 17 de dezembro o julgamento dos réus do Núcleo 2 da chamada trama golpista ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, todos os quatro núcleos já têm data definida ou julgamento concluído — o Núcleo 1, por exemplo, já passou pelo plenário.

O Núcleo 2 reúne seis investigados, entre eles ex-assessores e delegados da Polícia Federal: Silvinei Vasques, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Fernando de Sousa Oliveira, Mario Fernandes e Filipe Garcia Martins. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles teriam articulado ações para manter Bolsonaro no poder de forma ilegítima.

Todos respondem a crimes graves: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O Núcleo 2 foi o último a ter julgamento agendado após atrasos na entrega das alegações finais de Filipe Martins e Marcelo Câmara — situação que até levou o ministro Alexandre de Moraes a destituir temporariamente a defesa.

Cronograma fechado

No calendário do STF, os julgamentos dos outros núcleos já estão definidos: Núcleo 4 em outubro (14, 15, 21 e 22), Núcleo 3 em novembro (11, 12, 18 e 19) e agora Núcleo 2 em dezembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investir em imóveis de lazer é o novo nicho que cresce no Nordeste

Foto: Divulgação

Que o RN é um dos maiores destinos de turismo do Brasil, todo mundo já sabe. Mas o movimento que está chamando atenção é o turismo serrano, influenciado por novos investimentos imobiliários. Potiguares passaram a investir e viajar com regularidade para as serras potiguares.

Neste movimento, surgiram empreendimentos nunca vistos por aqui, como o que foi recentemente “inaugurado”, o primeiro Condomínio de Charme na Serra de Sant’Ana, em Lagoa Nova, Seridó potiguar.

O Alta Vista Condomínio Serrano está em Lagoa Nova/RN, acima de 700m do nível do mar, com sensação térmica média de 21º ao longo do ano, e mínima de 12º já registrada.

A cidade encanta pelo frio, restaurantes, festivais gastronômicos, belezas naturais e tranquilidade.
No condomínio, apenas 48 casas sofisticadas, em plantas de 2 ou 3 quartos/suítes ou customizáveis de acordo com desejo do cliente.

A arquitetura é assinada pelo renomado escritório Gabriela Guth.

São duas áreas de lazer, mais que completas, com fire place – lareira externa, quadra poliesportiva, quadra de beach tennis, academia outdoor, spa aquecido e piscina com borda infinita. E o melhor: a área de lazer é um mirante com vista permanente para as serras da região.

As vendas já superam os 80%, onde a Aldann Construções, idealizadora do empreendimento, oferece plano com entrada de apenas 20%, parcelada em até 12x direto com a construtora, e saldo com possibilidade de financiamento bancário.

Ficou curioso, clique no link e solicite a apresentação digital: https://bit.ly/altavistabg

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *