Política

CARNAUBAIS: As esquisitices das contratações jurídicas da prefeita Marineide Diniz

Foto: Reprodução

A prefeitura de carnaubais firmou contrato com o escritório de advocacia Severino Medeiros Sociedade Individual de Advocacia.

Apesar de firmado o contrato na data de 25/10/2023 o escritório de advocacia Severino Medeiros Sociedade Individual de Advocacia não patrocinou qualquer processo de interesse da cidade.

E mais, sem nenhum fato gerador e benefício em prol da população de carnaubais, o escritório induziu a gestão em erro, recebendo mais de 800 mil reais entre os meses de novembro/23 a abril/24.

Foto: Cedida

DAS DUAS UMA: Ou a Prefeita Marineide Diniz pede a devolução imediata dos recursos públicos ao escritório pelas notas emitidas sem serviço prestado, ou vai vai ter sério problemas e pode até ficar inelegível e responder criminalmente por essa aberracao com o erário público.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro reage a críticas sobre ‘PEC das praias’ e diz que ‘privatização’ é ‘narrativa da esquerda’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 3, de 2022 , que ficou conhecida como PEC da “privatização das praias”, foi às redes sociais defender a medida. Segundo ele, a discussão sobre a transferência dos terrenos de marinha (como são chamadas as faixas de terras da União no litoral) para empresas privadas está enviesada porque o governo tem “medo de perder arrecadação”. Flávio relata a PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

“Vocês já devem ter visto aqui na internet ou até na própria grande mídia [pessoas] dizendo que eu sou relator de uma PEC que privatiza as praias. E não é nada disso, obviamente isso é uma grande mentira, isso é uma narrativa que a esquerda está criando, porque o governo está com medo de perder arrecadação”, disse ele em vídeo. Veja:

A discussão sobre a PEC das praias ganhou destaque nos últimos dias e envolveu celebridades. Neymar e Luana Piovani se envolveram uma treta por conta do assunto. Na argumentação de Flávio Bolsonaro, a proposta “nada mais faz” do que acabar com taxas “absurdas” e históricas e termina com o pagamento de um “aluguel” ao governo federal.

A PEC, de autoria do ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA), revogaria um trecho da Constituição e autorizaria a transferência dos territórios de marinha, de forma gratuita, para habitações de interesse social e para estados e municípios, onde há instalações de serviços.

A proposta acaba com o pagamento anual do foro equivalente a 0,6% do valor do imóvel. O texto também põe fim à taxa de 5% paga à União, o chamado laudêmio, paga sempre que um imóvel considerado “de marinha” é vendido de uma pessoa para outra. Embora esses imóveis sejam ocupados e comercializados por particulares, a propriedade formal é da União.

“Qual o sentido disso?”, questionou o primogênito do ex-presidente. “Óbvio que não pode fechar praia, não pode proibir o acesso à praia de ninguém. Isso não é permitido”, continuou.

Por fim, o senador alegou que, caso a PEC seja aprovada, empresários terão mais interesse em investir em áreas como o Nordeste brasileiro para realizar grandes empreendimentos. “Óbvio que o investimento para se criar um grande empreendimento na beira da praia vai ser menor. Portanto, vai ser mais fácil gerar empregos, gente”, defendeu ele.

“Quem está contra a PEC está mais uma vez atrapalhando porque quer ficar pagando aluguel para a União. Qual a lógica disso? O que isso tem a ver com privatização de praia? Absolutamente nada”, finalizou.

Governo Lula é contra

Representando o governo Lula (PT) em audiência realizada no Senado na última semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se posicionou contra a proposta.

Segundo o ministério, a aprovação da PEC traria diversos riscos, como especulação imobiliária, impactos ambientais descontrolados, perda de receitas para a União e insegurança jurídica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fausto Calisto anuncia pré-candidatura a vereador de Natal em grande reunião

Neste domingo, o advogado Fausto Calisto, advogado realizou uma grande reunião para anunciar sua pré-candidatura a vereador de Natal. Oriundo de um dos bairros mais tradicionais da cidade, Felipe Camarão, Fausto é um exemplo de superação e dedicação. Ele estudou através de programas sociais oferecidos na comunidade, o que lhe proporcionou a base necessária para se tornar um advogado bem-sucedido na capital potiguar.

Fausto, filiado ao Partido Solidariedade, enfatizou que sua candidatura tem como principal objetivo inserir jovens em programas sociais que possam proporcionar educação e garantir um futuro melhor. “Minha história de vida é a prova de que a educação pode transformar vidas. Quero trabalhar para que mais jovens de bairros carentes tenham as mesmas oportunidades que eu tive”, afirmou Fausto durante o evento.

A reunião contou com a participação do ex-deputado Kelps Lima, que está à frente da organização da nominata de pré-candidatos a vereadores de Natal pelo Partido Solidariedade. Kelps destacou a importância de candidaturas como a de Fausto para a renovação política e o fortalecimento dos programas sociais na cidade.

A expectativa do Solidariedade é eleger 03 vereadores na capital potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trio elétrico do cantor Bell Marques fica preso em rotatória na BR-226

Na manhã deste domingo, por volta das 11h, o caminhão que transportava o trio elétrico do cantor Bell Marques ficou preso na rotatória da BR-226.

O problema ocorreu quando o motorista tentou fazer uma curva na rotatória, causando a saída dos pneus traseiros do lado esquerdo da pista, que ficaram atolados no local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

47% dos americanos veem motivação política em condenação de Trump

Foto: Gage Skidmore/Flickr

Quase metade (47%) dos eleitores dos Estados Unidos considera que a condenação do ex-presidente Donald Trump por fraude comercial foi motivada por questões políticas. Já 38% não acreditam que o processo foi influenciado por esse aspecto. Os números são da pesquisa Ipsos Poll realizada de 31 de maio a 1º de junho de 2024. O levantamento foi contratado pelo grupo ABC News.

Outros 15% não souberam dizer se a decisão do júri do Tribunal de Nova York foi tomada por influência política. A percepção geral do eleitorado se manteve similar, dentro da margem de erro de 3,7 pontos percentuais, desde o 1º levantamento sobre o tema, em 31 de março de 2023, logo depois de Trump ser indiciado por subornar a atriz pornô Stormy Daniels.

alt

Donald Trump foi condenado, em 30 de maio, por falsificar registros comerciais. Ele foi considerado culpado em 34 acusações apresentadas contra ele. O caso envolve o encobrimento de um pagamento a uma atriz pornô para que ela não divulgasse um caso extraconjugal entre os 2. O subornou ocorreu durante a campanha eleitoral que o levou à Casa Branca em 2016.

Com a decisão, Trump se tornou o 1º presidente norte-americano a ser condenado por um crime.

Ainda segundo o levantamento, para 50% dos eleitores dos EUA o veredito do júri nova-iorquino foi correto. Os que discordam da decisão representam 27%. Outros 23% não souberam responder.

A maioria (51%) acredita que Trump cometeu um ato ilegal intencionalmente. Para 12%, o republicano agiu de forma errada, mas sem intencionalidade. Já 19% acham que ele não fez nada de errado.

A pesquisa Ipsos também questionou os norte-americanos se Donald Trump deve desistir de sua campanha presidencial por causa da decisão. A metade (49%) acha que deveria. Para 37%, não deveria. Outros 23% não sabem.

O levantamento entrevistou 781 adultos online por meio do Painel de Conhecimento do Google. A taxa de confiança é de 95%.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino elogia “brilhante trabalho” de Moraes e rebate críticas ao STF

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino elogiou neste domingo (2/6) o colega Alexandre de Moraes, que deixa a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira (3/6).

A presidência da Corte eleitoral ficará com a ministra Cármen Lúcia, que toma posse na segunda.

“Desde logo homenageio e agradeço ao ministro Alexandre de Moraes pelo brilhante trabalho em defesa da Constituição e das leis”, escreveu Dino em post nas redes sociais.

Moraes tomou posse como presidente do TSE em agosto de 2022, mandato que foi marcado pela condução das Eleições Gerais de 2022 e por ações de combate à desinformação e disseminação de conteúdos falsos no pleito. Pelas medidas adotadas naquele pleito, ele virou alvo recorrente de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o acusam de parcialidade e punitivismo.

Dino considerou que críticos tentam empurrar o STF e O TSE para o medo. “Ambos — Cármen e Alexandre — têm conhecimento e coragem, atributos essenciais para exercer a Judicatura em tempo tão difícil, no qual gritos, am3aças e ‘críticas’ supostamente ‘isentas’ tentam empurrar o STF e o TSE para o caminho trevoso da prevaricação, do medo, da conivência com ilegalidades e com seus perpetradores”, continuou o ministro na publicação.

Após dois anos na Corte Eleitoral, a cadeira de Moraes será passada ao ministro do Supremo André Mendonça, indicado por Bolsonaro.

Moraes deixa TSE e fala de reação ao “populismo digital extremista”

O TSE é composto, no mínimo, de sete ministros titulares. Desse total, três são provenientes do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da advocacia.

Em 7 de maio, a Corte Eleitoral escolheu Cármen Lúcia para comandar o TSE pelos próximos dois anos. Trata-se da segunda vez em que a ministra ocupa o posto, já que em 2012 tornou-se a primeira mulher a presidir o TSE. O vice dela é o também ministro do Supremo Nunes Marques.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz estar “OK” em cumprir possível pena de prisão após condenação

Foto: Win McNamee/Pool via REUTERS

O ex-presidente Donald Trump disse que está “OK” em cumprir uma possível pena de prisão ou ficar em prisão domiciliar após sua condenação histórica por 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais.

“Estou bem com isso”, disse Trump à Fox News em entrevista que foi ao ar neste domingo (2), quando questionado sobre possíveis punições.

“Outro dia vi um dos meus advogados na televisão dizendo: ‘Ah, não, você não quer fazer isso com o presidente’. Eu disse: você não implora por nada.”

Mas, Trump acrescentou, “não creio que o público apoiaria isso. Não tenho certeza se o público aceitaria isso. Em certo momento, há um ponto de ruptura”.

Seus comentários foram feitos poucos dias depois de um júri de Nova York considerar Trump culpado de todas as 34 acusações de fraude, tornando-o o primeiro ex-presidente a ser considerado culpado de um crime e o primeiro candidato presidencial de um grande partido a ser condenado por um crime em meio a uma campanha para a Casa Branca.

O juiz Juan Merchan definiu a sentença de Trump para o dia 11 de julho. Merchan poderia condenar Trump a liberdade condicional ou até 4 anos de prisão estadual em cada acusação, com um máximo de 20 anos.

Por enquanto, o ex-presidente continua fora da prisão enquanto aguarda a sentença. Ele afirmou na entrevista à Fox News que não fez nada de errado e criticou as pessoas “doentes” envolvidas em sua condenação.

“Estou lutando pela Constituição”, disse Trump, acrescentando que o julgamento foi “mais difícil” para sua família do que para ele.

Falando especificamente da sua esposa, a ex-primeira-dama Melania Trump, o ex-presidente disse que “ela está bem, mas acho que é muito difícil para ela. Quero dizer, ela está bem. Mas é… você sabe, ela tem que ler toda essa porcaria”.

Questionado sobre a perspectiva de procurar vingança política caso ganhe as eleições presidenciais de 2024, Trump disse que, embora o simples sucesso pareça “lindo”, é “terrivelmente difícil quando se vê o que eles fizeram”.

“Essas pessoas são tão más e, ao mesmo tempo, o país pode se unir”, acrescentou.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Inspiração de Bolsonaro.
    Qual a pauta mesmo?
    Além do poder pelo poder e da exclusão dos pobres em detrimento da manutenção da riqueza de uma minoria ?

    1. Deixa de ser idiota, a pauta é manter o nordeste no cabresto através de bolsa tudo, miséria, fome e analfabetos como vc. Esse pustula que hoje ocupa a presidência pensou muito nos pobres, pergunte a marcos Valério, palocci, Waldomiro, Emílio e Marcelo Odebrecht, a Petrobras, aos 14 milhões de desempregados, Pedro barusco e os seus cem milhões de dólares, Paulo Roberto, cervero, e ao fato de ter quebrado o Brasil em 01 ano e meio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

VÍDEO: Baleias ficam encalhadas em praia do Litoral Norte do RN na manhã deste domingo (2)

Foto: Reprodução/ PCCB-UERN/CEMAM

Na manhã deste domingo (2), um grupo de baleias-piloto que estavam na praia de Pititinga, Litoral Norte do Rio Grande do Norte, ficaram encalhadas na enseada. Mas, com a ajuda de pescadores locais e moradores os animais voltaram ao mar.

“Teve sim (o encalhe das baleias). Ele aconteceu pela manhã por volta das 9h da manhã, porém os animais foram reintroduzidos com vida para a água”, explicou Vinícius Santana, que é biólogo do Grupo cetáceos da costa branca- UERN e centro de estudos e monitoramento ambiental – CEMAM.

Recentemente, equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAN), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) informaram a morte de quatro das 21 baleias-piloto que encalharam em massa na na Praia de Pititinga, munício de Rio do Fogo, Litoral Norte do estado, na manhã de sexta-feira (31). Os pesquisadores explicaram que os animais mortos não possuem marcas de interação humana e que medem cerca de 4 metros de comprimento. De acordo com o CEMAN, um dos animais morreu na tarde de sexta, dois por volta da meia noite e um na manhã deste sábado (1).

O encalhe em massa das baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) mobilizou a comunidade, autoridades e pesquisadores em uma operação de resgate e investigação das causas do fenômeno. A ocorrência tem sido acompanhado de perto por equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

No sábado (1), os pesquisadores do CEMAM e PCCB-UERN realizam a análise das carcaças dos animais mortos, com o objetivo de coletar amostras biológicas que contribuam para a identificação da causa da morte dos animais.

“A situação está sendo monitorada de perto, e atualizações serão fornecidas à medida que mais informações se tornem disponíveis. Ressalta-se a importância da população manter distância da área de encalhe para não interferir nas atividades de campo”, explicou o CEMAN em nota.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF é único órgão dos 3 Poderes a pagar voos na primeira classe em viagens a trabalho

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) é, nos três Poderes, o órgão que paga as maiores diárias e o único que oferece a seus ministros voos na primeira classe em viagens internacionais.

No Legislativo, parlamentares e alguns servidores do Senado e Câmara têm direito à classe executiva, de nível intermediário entre a primeira, que é a mais luxuosa, e a econômica, que é a mais básica.

No governo federal, a categoria executiva só é permitida para voos com duração superior a 7 horas. Já na Procuradoria-Geral da República, órgão máximo do Ministério Público, ela é reservada a procuradores.

No STF, a classe executiva é reservada a juízes-auxiliares, pessoas em cargos de chefia e qualquer funcionário em assistência direta ao ministro.

Em relação às diárias, os ministros do STF também têm quantias superiores às oferecidas pela cúpula dos demais Poderes.

Eles recebem US$ 959,40 por dia de trabalho no exterior, o que equivale a mais de R$ 5.000 no câmbio atual, e não há distinção por país.

Todos os outros Poderes fazem essa diferenciação.

Para servidores do tribunal, o valor varia de US$ 671,58 a US$ 911,43 a depender do cargo. O piso pago pelo STF é maior do que recebem deputados federais, senadores, ministros de Estado e procuradores da República.

Quem mais se aproxima dos valores pagos pela corte é o Senado Federal.

São US$ 600,59 para parlamentares e US$ 509,63 para os demais servidores. Já a Câmara paga US$ 528 ao presidente da Casa para viagens a países da América do Sul e US$ 550 para os demais continentes.

Na PGR, os valores vão de US$ 354 a US$ 485.

No fim da lista está o Executivo, que paga entre US$ 220 e US$ 460 a ministros de Estado a depender do país de destino. São quatro categorias possíveis.

A assessoria do STF foi procurada na noite de quarta-feira (29), mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Os defensores dos bons costumes não têm bons costumes. Ainda não foram domesticados.

  2. …..e sempre continuará sendo “uma piada”, enquanto as esquerdas ocuparem o Planalto e vizinhanças.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Vereador de Itajá diz que emprega pessoas por apoio de famílias e que ganha R$ 10 mil mensais ‘com roubo, com tudo’

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Itajá, José Valderi de Melo (PP) se envolveu em uma polêmica, após declarações gravadas em vídeo ganharem as redes sociais.

Nas imagens, o parlamentar afirma que emprega pessoas em troca de apoio das famílias e que ganha um salário mensal de R$ 10 mil “com roubo, com tudo”.

As declarações foram feitas, aparentemente em um bar, onde o parlamentar é visto consumindo bebida alcoólica com outras pessoas.

“Eu botei 15 empregados (na Câmara). Já tinha 10, ai eu botei mais 15. Eu tenho apoio para vereador, tenho tudo, da família todinha”, diz em um trecho do vídeo.

“Eu hoje tenho um salário de 10 mil conto (R$ 10 mil), com roubo, com tudo”, afirma ao interlocutor, que pergunta sobre o uso das verbas do Legislativo municipal.

Em nota, o presidente da Câmara municipal de Itajá afirmou que o vídeo “foi retirado completamente de seu contexto original”.

“O referido vídeo foi gravado em um ambiente de lazer, onde prevalecia um clima de descontração. As declarações feitas no vídeo foram proferidas em tom de ironia e deboche, não representando de forma alguma a verdade, nossas opiniões ou posturas oficiais”, informou o parlamentar.

Ainda de acordo com a nota, antes das perguntas exibidas no vídeo, o interlocutor fazia várias bravatas, contribuindo para o tom jocoso da conversa. Ainda de acordo com o vereador, o diálogo realizado após o trecho do vídeo exibido deixaria claro todo o contexto.

“Infelizmente o vídeo divulgado não inclui essas partes cruciais, que tornariam claro o caráter brincalhão da interação”, diz a nota.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Isso só comprova como ficou natural, banal a cultura do roubo no Brasil. No Japão quando um político é pego com corrupção ele costuma tirar a própria vida com vergonha, no Brasil ele quando é pego e condenado ele é descondenado. Triste Brasil.

  2. Nada de estranhar, temos o maior exemplo de Ladrão na presidência do país, LULADRAO, portanto tudo normal.

  3. Em país de bananas quem detém a informação dos ilustres e honestos parlamentares é REI !!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Luan Santana tem show cancelado após sofrer ‘mal súbito’; assessoria diz que cantor teve ‘mal-estar’, foi hospitalizado e agora já repousa em casa

Foto: Divulgação

O cantor Luan Santana teve o seu show deste sábado (1) cancelado devido a um mal súbito sofrido ao chegar na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, onde faria a apresentação. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (2) pela assessoria do Sindicato Rural de Divinópolis, responsável pelo evento.

“Ao chegar no aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, o artista teve um mal súbito, necessitando imediatamente de transporte aéreo para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Luan Santana segue internado sob cuidados médicos”, diz a nota.

Segundo a assessoria do artista, ele recebeu um atestado para descansar quatro dias antes, mas não seguiu as recomendações médicas e prosseguiu com sua agenda de shows. No sábado, Luan sentiu um mal-estar e foi levado ao hospital. Ainda, de acordo com a equipe, ele já está bem. Mas segue em casa para repouso.

A assessoria reforçou ainda que o cantor não teve um mal súbito, como divulgado pelo evento, mas sim um mal-estar.

Abaixo, o momento em que a organização do evento informa ao público sobre o ocorrido:

Com informações de O Globo e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *