Saúde

Catarro: cor e consistência podem denunciar doenças

O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, que – a camada que reveste internamente as vias aéreas. Segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares. Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria se outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado, uma vez que para eliminar os organismos invasores ele poderá ficar mais concentrado, com sangue ou mesmo mal cheiroso

No entanto, nem todo o muco é sinal de problema grave. Aquele muco transparente, sem odor e de consistência fina é normal e não levanta suspeita. No entanto, se você está percebendo uma produção de catarro acima do normal por mais de duas a três semanas, considere buscar ajuda médica. Confira as características de um muco saudável e quando se preocupar:

Consistência

Seja ralinha ou mais grossa, a consistência do catarro pode dizer muito sobre a saúde das suas vias aéreas. De acordo com a pneumologista Carla Valeri, do Hospital Moriah, a consistência normal do muco é líquida, levemente espessa.

O pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, completa explicando que a quantidade de sais minerais e proteínas presentes no muco que conferem consistência ao muco. “Ele precisa ter alguma viscosidade, pois assim os cílios das células da mucosa conseguem levá-lo no sentido da laringe a fim de eliminar vírus, bactérias ou partículas que ficaram paradas na garganta e precisam ser eliminadas”, diz. Se ele for muito fluido ou muito viscoso não progride para sua eliminação.

Além disso, um muco muito consistente pode indicar infecções e doenças crônicas das vias aéreas, ou então acusar que seu organismo está pouco hidratado. “Um exemplo de doença congênita relacionada ao muco muito espesso é a fibrose cística”, afirma o pneumologista Ciro.

Cheiro

O muco normal raramente tem cheiro. “O odor fétido leve a moderado sugere a presença de infecção, geralmente por bactérias do tipo anaeróbias, que podem causar o que chamamos de abscesso”, explica a pneumologista Carla. Esse tipo de bactéria causa odores no muco uma vez que elas produzem gases como resultado da digestão, em um processo parecido com os das bactérias que produzem mau hálito.

Caso a consistência do muco também esteja alterada, mais grossa, com odor mal cheiroso e cor mais escura, há grandes chances de ser uma infecção bacteriana de origem pulmonar e brônquica, como a pneumonia. É necessário passar por uma avaliação médica, a fim de diagnosticar o problema.

Cor

Um catarro saudável não tem cor. Se estiver muito esbranquiçado, pode indicar asma, rinite, quadros alérgicos e infecções virais (gripe, resfriado). “Em casos raros, o muco esbranquiçado pode ser sintoma de um tipo de câncer de pulmão chamado carcinoma bronquíolo-alveolar”, afirma a pneumologista Carla. Caso ele não tenha odor e seja consistente, pode indicar que o corpo está desidratado.

Já se muco for amarelado é sinal de infecção respiratória do trato superior, como rinites, sinusites e laringites, podendo ser de origem viral ou um início de infecção bacteriana. “Caso ele esteja mais esverdeado ou purulento, indica uma infecção por bactéria, como amigdalite e pneumonia”, diz Carla.

Há também aquele muco mais amarronzado, geralmente acompanhado de odor forte e consistência grossa. “É um forte indício de pneumonia por Aspergillus (tipo de fungo que infecta o pulmão) que pode causar um sangramento que tinge o catarro de marrom”, afirma a pneumologista Carla. Além disso, tabagistas geralmente apresentam um catarro com uma coloração diferente, mais escura. “O tabaco é um importante irritante das vias aéreas, tanto nasais como brônquicas e pode estimular as glândulas a produzirem mais muco”, completa Ciro. Nesse caso, a coloração escura nem sempre é uma infecção.

Quando o muco com coloração dura mais de três semanas, é considerado um quadro crônico. “Pode estar relacionado a infecções crônicas, como a tuberculose e condições de alergia crônica, como asma ou mesmo câncer”, alerta o pneumologista Ciro. Se os sintomas piorarem rapidamente é necessária avaliação médica. Caso o muco esteja acompanhado de outros sintomas, como espirros em salva, tosse ou coceira nasal e nos olhos, também deve ser feita investigação.

Catarro com sangue

“A principal causa de catarro com sangue são as infecções das vias aéreas, que causam inflamação local, o que favorece o rompimento de pequenos vasos durante o esforço da tosse e/ou expectoração”, lembra a pneumologista Carla. Mas se o sangue persistir ou se desde o primeiro episódio for sangue vivo em grande quantidade, é necessário procurar ajuda médica. “Nestes casos, há uma probabilidade maior de serem doenças mais graves, como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de pulmão.” O pneumologista Ciro ressalta que a presença de sangue em qualquer secreção do organismo é motivo de preocupação e deve ser investigada.

Quanto tempo os agentes infecciosos sobrevivem no muco?

É certo que as doenças respiratórias são transmitidas pelo contato de uma pessoa saudável com partículas de saliva ou muco infectadas. Isso pode acontecer ao conversarmos com uma pessoa doente ou quando estamos próximos de alguém espirrando ou tossindo. “No geral, a doença passa a ser transmissível ainda quando os sintomas são inespecíficos, e a chance da transmissão persiste enquanto a pessoa está febril”, explica o pneumologista Ciro.

Dependendo da doença, a transmissão só é possível quando o paciente apresenta quadros mais graves, nos quais há uma grande quantidade de vírus ou bactéria circulando pelo corpo deste.

Em alguns casos, podemos tocar em lugares infectados com o muco, como mãos ou objetos de pessoas doentes, e depois levar as mãos não-higienizadas aos nossos olhos ou boca. “No geral, os vírus e bactérias sobrevivem no muco durante três a cinco dias”, explica Carla Valeri.

Elimine o catarro de forma saudável

A melhor forma para eliminar o catarro quando há um quadro clínico envolvido é por meio da tosse e expectoração, mas nunca forçar. “Esse esforço pode gerar dor muscular, vômitos, rompimento de pequenos vasos nas vias aéreas e, em casos extremos, até fratura de arcos costais”, afirma Ciro Kirchenchtejn. Para catarros muito espessos e difíceis de ser eliminados, o ideal é prosseguir com o tratamento indicado pelo médico e beber muita água para ajudar na diluição do muco e facilitar sua eliminação. “Se o catarro não for expelido das vias aéreas, pode haver acúmulo e entupimento de determinados brônquios, além de favorecer a proliferação de bactérias, pois pode servir como meio de cultura”, alerta Ciro. O muco não eliminado pode gerar problemas como sinusite e rinite crônicas.

Caso a pessoa tenha uma produção de catarro crônica, o ideal é procurar ajuda médica e seguir as instruções para sua eliminação. Geralmente, o muco excessivo está relacionado a alguma condição de saúde, que pode ser branda ou grave – mas em todos os casos deve ser investigada.

Untitled-10

R7- Minha Vida

Opinião dos leitores

  1. Eu tbm. tenho esse problema pigarro q. sai da garganta com muito raspar a garg. tenho observado q. minha voz está diferente, já tomei todo tipo de chá e charope não valeu nada , mel com gengibre cebola alho asafrao, nada resolve , fiz RX. d.pulmao normal.

  2. Olá faz um bom tempo que estou sentindo como se estivesse catarro o tempo todo na minha garganta e não sai ja fiz de tudo, hoje quando eu acordei saiu uma secreção gelatinosa e transparente mas sem odor, pode ser algo grave ?

    1. Amigo estou assim tbm e parece que me dá tbm falta de Ar. Descobriu o que é?

    2. Tô asim tbm o medigo me disse q e refluxo faringo-laríngeo. Pesquisa e veja os sintomas

    3. Também tenho isso, fui em vários médicos, eles me disseram que é alergia respiratoria. To fazendo tratamento com corticoide (aerolin nas crises e busonid diariamente), anti alérgico e tendo que tomar extremo cuidado com fumaça, pelos, poeiras, etc. Esses cuidados fizeram essas crises diminuírem (crises de tosse/ falta de ar/ catarro preso na garganta)

  3. Olá, A anos tenho fortes dores de cabeça esporádicas que percebi que acompanham um muco transparente e espesso. As vezes as crises duram 2 semanas e normalmente eu uso naratriptana, que virou minha bengala. Já fiz vários exames com todos os especialistas e esta tudo normal.. já fiz inclusive uma cirurgia de desvio de septo na esperança de acabar com essa dor de cabeça e nada resolvido. Nao sei se a dor de cabeça gera o muco ou se o muco gera a dor de cabeça,

    1. Use óleo essecial de hortelã pimenta para tratar essa dor. Pesse no canto da testa.

  4. Prezados, boa noite!
    Desde de 2016 sinto tosse com mais frequência depois de ingerir qualquer alimentos no início da noite e final da noite.
    Já teve crise que passei a noite toda tossindo.
    O catarro é espesso e parece que não acaba.Ja fiz exame fibrose cística, tuberculose e deu negativo.
    Os médicos costataram que tenho asma, refluxo, esofagite e suspeita de bronquiectasia.Tambem não tenho falta de apetite mais não ganho peso pelo contrário perdi peso.
    Tenho pigarro constante na garganta.
    Fiz cirurgia de retirada de pólipos no nariz, desvio de septo e sinusite e não melhorou não.as vezes quando faço vômito alivia um pouco.

    1. Seu caso parece q é alergia. Faz os exames de sangue para itentificar quais alimentos te causam alergia. Ex: ovo, leite, mofo, amendoim, glutem etc. Boa sorte

  5. Olá. Desde setembro 2019 q me atacou uma tosse noturna. Ela começa seca depois fico cm catarro que parece nunca vai acabar. Um chiado ligeiro. Fiz um tratamento cm folhas de eucalipto e cidreira tudo natural. No final parecia fazer efeito mas depois de tomar o chá me dava um bloqueio no peito q ficava cm dificuldade pra respirar. Então depois tratei de comer um bisolvon e parou por umas semanas. Agora em nos finais de fevereiro peguei uma gripe e a tosse voltou. Voltou pior, tratei cm xarope nada. Tratei cm antibiótico passado pela médica a tosse foi por uns dias. Hj voltei a tossir, muito chiado, pressão ligeira no peito. O catarro quase ñ sai nada , ele é transparente mas vezes tem algumas partículas bem espesso. Alguém ai? Ajuda por favor

  6. estou com catarro marrom sai somente pelo nariz, pouco começou hj, antes saia meio amarelado com linhas de sangue minha esposa gripou ficou com os mesmos sintomas, exceto a secreção marrom, vi na internet que comer chocolate pode alterar a cor, como muito chocolate 70%, vi tbm que pode ser uma infecção causada por fungo, porem me sinto bem somente com pouca secreção na cor mencionada alguém pode me ajudar ?

  7. Meu esposo está com uma bola de catarro preso no nariz e já tentamos tirar com uma pinça mais eh duro e parece que está preso em algum lugar vindo de cima e de tanto ele ficar escarrando ja saiu ate sangue, o que pode ser ???

    1. Oi Ana isso é polipo nasal.. eu tive q operar, procure um otorrino quanto mais passa o tempo vai aumentando de tamanho.. espero ter ajudado

  8. Way parece que ninguem deu uma solução de nada?,cade os raizeiros ,sei la alguem pra ajudar esse povo,coitados eu não entendo nada ,se não daria a minha idéia

  9. Olá,
    Tem uma pessoa da minha casa que é usuário de cocaína, tenho notado que ele tem uma secreção constante da cor marrom e grossa, e as vezes tem um odor o que pode ser?

  10. Oi, é sobre a minha mãe, ela tem uma tosse já faz uns 2 meses. Não passa mas a tosse aparece no momento q ela está se alimentando. Quando ela ingere o alimento e o alimento toca na garganta aí dá tosse. Oq poderia causar essa tosse?

  11. Olá
    Me chamo Alexandre Souza a minha esposa passar a noite toxindo, ela já foi internada quase todos hospitais de Manaus AM com o quadro de pnamunia ; quando ele deita p/ dormir ela sente os pulmões aperta e é que vem a toxi e fica até ela fazer uma inalação caseira. Peço a sua ajuda por favor fica eu e ela dando um soninho até a hora de trabalho.

  12. Olá, seguido tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível! Também esse muco grudento aparece nas narinas sendo dificil de eliminar e acho que escorre para a garganta,

    1. Meu esposo também está assim ja foi no médico, tomou vários xaropes e não melhorou. Vc conseguiu melhorar?

    2. Oi boa noite vc e Troy awui ano passado espero que possa ler minha mensagem , vc pode usar o soro de nariz para lavar e ótimo minha mãe lava com soro vem acompanhado do frasco de lavar e vem os pacotinhos p diluir na água e lavar todas as noite , mas recomendo não deixar engolir porque é soro se tiver pressão alta pode subir por ter sal . Procura nas farmácias que eles vendem se precisar de foto me escreve no luaamousa @hotmail.com

  13. Boa tarde,
    Faz mais de 1 ano que venho apresentado um muco branco, transparente, às vezes líquido, mas percebi que foi ficando meio amarelado, muito pegajoso. Não sei do onde vem, e ele desce para o estômago. Quase toda noite tenho dificuldade para dormir, porque aquela bola, ou bolo fica alí parece que tampando minha respiração. Já consultei muitos médicos. A otorrino fez um exame e disse que tenho esofagite, consequência de refluxo . Ela jura que tenho REFLUXO, MAS NÃO TENHO NENHUM SINTOMA DE REFLUXO, COMO AQUELE AZEDO QUE SOBE ATÉ A BOCA, NÃO SINTO DORES NO ESTÔMAGO, NEM NENHO MAL HÁLITO. ESTOU SOFRENDO MUITO PORQUE ESSE MUCO ESCORRE (NÃO VEEM DO NARIZ) NÃO SEI DE ONDE POR 24 HORAS. SÓ PARA QUANDO ESTOU COMENDO. JÁ TOMEI TODOS OS TIPOS OMEPRAZOL (TERMINADO COM ZOL) NADA SURTE EFEITO. lI NUM ARTIGO QUE ESSES MUCOS PODEM SER SEM PERIGO MAS TAMBÉM PODE SER UM TIPO DE CÂNCER.
    FIQUEI SUPER ASSUSTADA, PORQUE MINHA PRIMA QUE MORREU HÁ UM ANO, TEVE TODOS ESSES SINTOMAS QUE TENHO, INFELIZMENTE SÓ DESCOBRIRAM QUE ERA CÂNCER NO PÂNCREAS UM MÊS ANTES DELA MORRER . SPRAY NAS NARINAS COLOQUEI UMA INFINIDADE, TINHA UM QUE TINHA ATÉ CORTISOL , NÃO RESOLVEU. ESTOU BEM PREOCUPADA, PRINCIPALMENTE PORQUE FUI OBRIGADA A SAIR DO PLANO DE SAÚDE. NÃO POSSO PAGAR MAIS, ORDENADO DE PROFESSORA É MUITO BAIXO. ESTOU POR CONTA DA UPA DE SANTOS SP. ONDE MORO, CHAMADO DE CORREDOR DA MORTE. É UM CAUS . O SR. PODE ME AJUDAR DOUTOR, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER . TENHO 74 ANOS. ACHO QUE DEUS CARIMBOU MEU PASSAPORTE… PORQUE NÃO É ESSE SOMENTE O PROBLEMA QUE TENHO, OSTEOPOROSE SEVERA TAMBÉM .. FOMO INJEÇÃO PROLIA DE 6 EM 6 MESES E MUITA VITAMINA D E CÁLCIO .OBRIGADA MESMO . PEÇO POR FAVOR, RESPONDA PARA MIM…DEUS TE PAGUE

    1. Suely…….tenho as mesmas coisas e o mesmo sintoma , com esse catarro transparente que parece espuma como vc….Por acaso vc resolveu ou descobriu o que é…ou qual é a causa???Obgda.

    2. Tenho 18 anos e a mesma coisa já tem 9 meses que estou com esse problema e agora não posso tomar nada por estar grávida . Mais no começo tomei de tudo e nada resolveu

    3. Estou a mais de 1 mês com esse catarro transparente e gosmento,fui ao médico e a Dr. Me disse que é do problema que tenho na visícula,me deu omeprazol por 1 mês,mas é horrível,na HR de dormir parece que tranca a minha garganta evitando a passagem da saliva ,e lendo os comentários fiquei com medo.

    4. Gente minha mãe tb tem a muitos anos ela até engasga sempre teve já tomou todos os remédios p melhorar vacinas , e o último ela lavava com soro toda noite o nariz e melhora muito compra o soro em pacotinhos e toda noite faz lavagem no nariz não custa tentar ela melhorou muito o único cuidado e que não pode fazer muito quem tem pressão alta e ela tem não pode muito ela faz em último caso que não aguenta tirar da garganta

  14. Faz um tempinho que tenho um catarro branco Que parece uma espuma sem odor Que me dá enjoou o que pode ser quando me ataca Eu nem consigo comer

  15. Olá boa!!! Geralmente sinto dor d garganta do nada. Essa dor dura enquanto não soltar um catarro aspero, tipo esponjoso, grosso e escuro. Depois q sai a dor desaparece. Passei por isso há um mês e ontem voltou.

  16. Faz mais de 2 meses que estou com o lado direito intupido muita coriza o catarro sai gosmento e grosso na cor amarelo escuro muita dor de cabeça à noite do lado esquerdo , o médico já passou 2 tipos de antibiótico e nada resolveu não tem tosse e nunca tive sinusite antes, tenho 38 anos de idade

    1. Oi tudo bem ? você descobriu oque era e como solucionou o problema ?

      tenho sentido os mesmo sintomas a semanas já , e estou preocupada , tenho apenas 16 anos .

  17. Boa noite, A uma semana comecei com uma tosse muito forte, chego até perder o ar e ficar desesperada para conseguir respirar, quando volto a respirar se com vômitos e elimino uma gosma transparente e viscosa. Depois perco a voz . Sinto que tem alguma coisa pressa na minha garganta.

    1. Estou com os mesmos sintomas, vc já melhorou? O que tomou?

    2. Nayara Gomes Oliveira Santos . A Minha filha esta a um mês indo de médico em.medico com.os sintomas iguais ao seus. É até agora nada de descobrir o que é. Como São crises qdo ela vai eles dizem q ela está bem. Sem falta de ar.
      Você conseguiu descobrir o que vc tem? Talvez me de uma luz aki.

  18. Bom dia!24/01/2019 Eu ao acordar pela manhã tenho um catarro pegajoso é com cor marrom com aspecto q seja inflamação, porém durante o dia e um catarro transparente e se eu ficar nervosa por algum motivo provoca tosse ou se eu gritar emfim.ja fui ao ortorino diferentes por duas vezes fiz laringoscopia por duas vezes a pelo nariz e pela garganta tb n deu em nada e tb fiz a ultra-som com dolp da tireoide já com estou no período da menopausa e deu um volume bem pequeno na tiróide . Segundo a endrocno não tinha nada haver com o desconforto da garganta. E isso continua eu com o problema é gastando dinheiro pfv me ajuda n tem um tipo de exame q vcs possam indicar pra ser feito ., pois os medicos q ja pasri nada adiantou .Ja estou até pensando em colher o catarro e armazenar pra levar e mostrar a um ortorino em uma consulta. Há é sinto tipo um( carroço ) ao engolir ao parecido. Me ajude por pfv. Não tenho plano é tudo em $$$ e ainda n resolve meu problema. Ficarei muito grata. Jesus abençoe!

    1. Se você tem tempo e internet para vir a um blog, tem como ir a um posto de saúde.

  19. Olá, estou tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível!

    1. Eu tenho um catarro transparente que sai da garganta e chia muito paresse uma orquestra sinfônica o que pode ser mim ajude por favor

    2. Eu também tenho esse problema,mas está passando gradualmente,a princípio provoca problemas respiratórios respiratórios,e apneia de sono,e fechava a minha garganta,graças a Deus esses sintomas passaram,passaram,com o própolis, agora o escarro sai sempre e ja sinto um grande alivio

  20. meu catarro e transparente e grudento produz em uma narina não sai do pulmao sinto leve incomodo no ouvido

  21. To com o catarro verde claro grosso viscoso grudento a 3 dias e piora so a noite e o nariz entope. Ultimamente passei por um tratamento por toxoplasmose cerebral.

  22. Tô com uma forte dor nas costas e tusso direto meu catarro e groso e muito esverdeado e preto

  23. A mais de 5 anos que tenho catarro claro branco sem odores diário, me incomoda bastante o que poderá ser.

    1. Boa noite, também tenho esses sintomas..
      Foi diagnosticado hipertensão pulmonar e fibrose pulmonar, porém tenho desconfianças que seja fibrose cistica, pois os sintomas são parecidos, inclusive o excesso de suor

  24. Oi a algum tempo que eu venho cuspindo catarro em formas de bolinhas pretas tipo sagu…me tranca bastante a garganta também

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dark Horse será pesadelo para a esquerda, diz Eduardo em estreia do filme em Las Vegas

Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o filme Dark Horse, inspirado na trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e alvo de investigação da Polícia Federal, será um “pesadelo para a esquerda” e pode se tornar um “sucesso mundial”.

Ele participou da primeira exibição pública da produção nesta segunda-feira (15), em evento organizado por grupos da direita americana em Las Vegas (EUA). Depois da sessão, integrou um painel ao lado do diretor do longa, Cyrus Nowrasteh.

“O que mais gosto é a guerra cultural. Por exemplo, esse filme aqui vai ser um pesadelo para a esquerda. E não está em português, está em inglês, de propósito. Se fizermos algo no Brasil, eles bloqueiam facilmente, mas também porque queremos que este filme seja um sucesso mundial”, afirmou, segundo informações do jornal O Globo.

Questionado sobre reações políticas enfrentadas pelo projeto, Eduardo mencionou apenas ação movida por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Justiça Eleitoral. O processo pedia proibição da exibição do filme durante o período eleitoral e foi extinto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que avaliou que os autores legitimidade para ajuizar a ação na Corte.

O ex-deputado não comentou o financiamento da obra pelo banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, que enviou ao menos US$ 10,6 milhões (cerca de R$ 61 milhões) ao projeto até maio de 2025. Vorcaro está preso e é investigado por fraude financeira.

A Polícia Federal também investiga se parte dos recursos destinados ao filme foi desviada para custear a permanência de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia bloqueado contas e dificultado o recebimento de recursos nos EUA.

Durante o painel, Eduardo também abordou a ação que respondia no STF por coação no curso do processo, acusado de tentar constranger ministros do Supremo e influenciar o andamento do julgamento contra seu pai por tentativa de golpe de Estado. O evento ocorreu um dia antes de a Primeira Turma da Corte condenar o ex-deputado a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto.

O filho de Jair Bolsonaro criticou os ministros do STF e a condução dos processos relacionados à trama golpista. “Disseram que eu estava trabalhando com o governo Trump para sancionar o ministro do Supremo Tribunal Federal que está mandando todas essas pessoas para a prisão. Isso é verdade. Não porque eu estivesse tentando absolver meu pai no julgamento, porque eu sempre soube que ele seria condenado. Como eles são covardes, não processam nem denunciam o presidente Trump, o secretário Rubio ou Bessent. Em vez disso, estão me denunciando, tentando me tornar inelegível”, disse.

A condenação também tornou o ex-parlamentar inelegível por 8 anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa; decretou perda do cargo de escrivão da Polícia Federal, do qual ele está afastado; e do mandato, embora ele já tenha sido cassado pela Câmara em dezembro de 2025.

A defesa de Eduardo, realizada pela Defensoria Pública da União após ele não apontar advogado particular, ainda pode recorrer.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Influencer é preso após esfolar, cozinhar e comer cão de rua para viralizar no YouTube

Foto: Reprodução

Um influencer foi preso nesta semana após esfolar, cozinhar e comer um cão de rua para viralizar no YouTube.

Ayoub Ben Nesnes, de 26 anos, foi detido em Martil (Marrocos), após forte reação negativa de ativistas dos direitos dos animais e figuras religiosas de todo o país do Norte da África.

O YouTuber, conhecido online como Ben Nesnes, alegou que o vídeo era uma tentativa de viralizar em protesto contra a alta dos preços do gado durante o Eid al-Fitr, o festival muçulmano que marca o fim do Ramadã (o mês sagrado de jejum no Islamismo). Mais de 200 mil pessoas assistiram ao vídeo antes de ele ser removido do YouTube. Nas imagens perturbadoras, Ben Nesnes apresenta o cachorro como uma alternativa para o sacrifício do Eid, antes de assar e comer sua carne.

A polícia localizou o influenciador após um mandado expedido pela polícia de Temara, perto de Rabat, a capital do país, de acordo com o “Sun”.A promotoria informou que Ben Nesnes permanecerá na prisão de El Arjat, nos arredores de Rabat, enquanto aguarda julgamento.

 

Extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério chama Lula de “camaleão” após fala sobre não ser de esquerda

Foto: Divulgação

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da Oposição no Senado, chamou nesta 4ª feira (17.jun.2026) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “camaleão” ao comentar a declaração do petista de que “nunca foi esquerdista”. A fala de Lula foi registrada, também nesta 4ª feira, por um microfone aberto durante conversa com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na cúpula do G7.

Em tom descontraído, Lula afirmou que “o mundo não é de esquerda” e que “o mundo é do caminho do meio”. Ao ouvir de Georgieva que, quando foi eleito pela 1ª vez, em 2002, era visto como alguém mais à esquerda, respondeu: “Nunca fui esquerdista”.

Questionado sobre a declaração, Marinho disse que o presidente muda de discurso de acordo com as circunstâncias políticas.

Leia também

VÍDEO: Em conversa no G7, Lula diz que “nunca foi esquerdista”

“Ele é um camaleão. O que ele fala, ele muda de acordo com a circunstância. Para mim, realmente, é mais uma surpresa. A surpresa de Lula acontece a toda hora e sempre é negativa”, afirmou a jornalistas.

O senador também criticou a condução da política externa do governo e defendeu que o Brasil adote uma postura pragmática nas relações internacionais. Segundo ele, o país deve priorizar seus interesses estratégicos e evitar alinhamentos automáticos a blocos políticos ou ideológicos.

“Hoje, claramente, o Lula se alia a um determinado bloco político em detrimento de um outro. O governo pode ter relação com China, Rússia, Estados Unidos, Europa, Ásia e África, desde que o interesse principal seja o Brasil. Não é assim que o Lula tem se comportado, infelizmente”, declarou.

 

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério do Turismo destaca Natal entre os cinco destinos mais vendidos do Brasil

Foto: Setur

Natal segue confirmando sua posição como um dos destinos turísticos mais procurados do país. A cidade foi destaque em publicação recente do Ministério do Turismo, baseada nos dados do Anuário Braztoa 2026, que reúne os resultados de comercialização das principais operadoras de turismo brasileiras ao longo de 2025. No levantamento, Natal aparece na 5ª colocação entre os destinos nacionais mais vendidos do Brasil.

O ranking destaca destinos que registraram grande procura por viajantes de todo o país, consolidando tendências do mercado turístico brasileiro e reafirmando a preferência dos turistas por experiências que combinam lazer, cultura, gastronomia e belezas naturais. Entre os destinos citados estão importantes polos turísticos nacionais, colocando Natal em posição de destaque entre os mais desejados do Brasil.

Para o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, o resultado representa o reconhecimento de um trabalho contínuo voltado ao fortalecimento do destino Natal. “Recebemos essa notícia com muita satisfação. Estar entre os cinco destinos mais vendidos do Brasil demonstra que Natal continua conquistando cada vez mais turistas e ampliando sua presença nos principais mercados emissores do país. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura do Natal, o trade turístico e todos os profissionais que ajudam a construir uma experiência positiva para quem visita nossa cidade. Seguiremos investindo na promoção do destino e na qualificação do turismo, fortalecendo ainda mais a imagem de Natal no cenário nacional”, destacou o secretário.

Com praias urbanas, dunas, lagoas, gastronomia diversificada, clima favorável durante todo o ano e uma reconhecida hospitalidade, Natal segue figurando como uma das principais portas de entrada do turismo no Nordeste e um dos destinos preferidos dos brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire sanciona lei que veta benefícios fiscais a condenados por corrupção

Foto: Divulgação

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), sancionou uma lei que proíbe a concessão de benefícios fiscais a pessoas físicas condenadas por corrupção ou atos de improbidade administrativa. Publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira 17, a Lei nº 8.137/2026 revoga a Lei nº 7.004/2020 e estabelece novas regras para o acesso a incentivos tributários na capital potiguar.

O projeto de lei, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Natal em 21 de maio. Com a sanção e publicação, a norma entra em vigor imediatamente.

Pela lei, ficam vedados benefícios como anistia, remissão, subsídio, crédito presumido e isenção fiscal em caráter não geral para contribuintes condenados, com sentença transitada em julgado, pelos crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, além de condenações por improbidade administrativa praticada em qualquer esfera da administração pública.

A norma também estabelece novos requisitos para quem solicitar isenção ou benefício fiscal junto ao Município. Os interessados deverão apresentar certidões negativas cíveis e criminais emitidas pelas Justiças Estadual e Federal do Rio Grande do Norte, além de uma declaração formal de que não se enquadram nas hipóteses de vedação previstas na legislação.

Outro dispositivo determina que qualquer benefício concedido será cancelado caso seja constatada falsidade nas informações apresentadas. Nessa hipótese, a Secretaria Municipal de Tributação deverá lançar os tributos correspondentes, com a cobrança dos encargos previstos na legislação local, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e administrativas cabíveis.

A lei também trata das empresas que celebrarem acordo de leniência. Nesses casos, a vedação poderá ser suspensa após o cumprimento das sanções previstas na Lei Federal nº 12.846/2013, especialmente o pagamento das multas aplicadas pelos atos ilícitos praticados.

O texto original aprovado na Câmara previa também a proibição de concessão de incentivos fiscais a empresas processadas ou condenadas por envolvimento em corrupção ou improbidade administrativa praticada por agentes públicos em qualquer parte do País, mas esse trecho foi vetado pelo prefeito. Com a decisão, o trecho volta para análise da Câmara Municipal, que poderá derrubar o veto e promulgar a lei na íntegra.

Agora RN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Já são seis presos em investigação sobre atentado contra Cabo Deyvison; três têm envolvimento confirmado

Foto: Divulgação

As forças de segurança do Rio Grande do Norte avançaram nas investigações sobre o atentado contra o vereador Cabo Deyvison (PL), ocorrido em Mossoró, com a prisão de mais suspeitos relacionados ao caso. Ao todo, seis pessoas foram presas até o momento, sendo que três já tiveram o envolvimento confirmado no crime e outras três seguem sob investigação.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, as prisões mais recentes ocorreram em duas etapas. Inicialmente, dois homens foram detidos em uma operação ligada ao caso. Um deles é apontado como possível motorista do Toyota Corolla utilizado na ação criminosa que resultou no atentado contra o parlamentar e na morte de seu assessor. O segundo suspeito também foi preso na mesma ocorrência.

Com a dupla, os policiais apreenderam duas armas de fogo. O material será submetido à perícia para verificar se foi utilizado no crime.

Segundo a corporação, há indícios de participação dos detidos no atentado, mas nem todos os envolvidos necessariamente atuaram na execução direta da ação. As investigações apontam a possibilidade de atuação também em funções de apoio ou participação intelectual.

Em uma segunda etapa da operação, outros dois suspeitos foram presos, elevando o total para seis detidos no âmbito da investigação. Parte desse grupo ainda não teve a participação diretamente confirmada no atentado e segue sendo apurada pela Polícia Civil.

O atentado ocorreu na noite da última segunda-feira (15), em Mossoró, e também resultou na morte do assessor do vereador. O caso segue sob investigação e é tratado como prioridade pelas forças de segurança do estado.

 

Com informações do Portal 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Não se meta nas eleições do Brasil”, diz Lula, após ser ignorado por Trump

Foto: EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (17.jun.2026), durante a cúpula do G7 em Évian-les-Bains, na França, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), não deveria interferir no processo eleitoral brasileiro.

“Não se meta nas eleições do Brasil”, afirmou Lula.

Mais cedo, Trump disse que o Brasil havia se tornado “um pouco perigoso, politicamente”, ao falar sobre a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por coação no curso do processo que julgava Jair Bolsonaro pela trama golpista.

“Passei bastante tempo com ele [Lula], na verdade. É um país um pouco complicado, politicamente. Um pouco perigoso, politicamente. Tem sido uma bagunça. Ouvi dizer que prenderam alguém que estava concorrendo a um cargo hoje. Descobri isso depois que fomos embora. Eu tinha acabado de me despedir dele [Lula] e soube que prenderam o Bolsonaro Jr [sic]. Ele estava indo bem nas pesquisas e o prenderam porque ele fez uma declaração no Texas. Eles o prenderam, ou querem prendê-lo. Eles estão tramando algo. Acho que isso resume tudo”, declarou Trump.

 

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resort de R$ 745 milhões promete transformar Baía Formosa em destino de luxo

Foto: Liliane Rezende/Wikimedia Commons

Ainda longe do ritmo mais cheio de Pipa, Baía Formosa começa a aparecer no mapa do turismo de luxo do Nordeste com um projeto de peso. A cidade do litoral sul do Rio Grande do Norte deve receber o Aventora Resort Baía Formosa, empreendimento estimado em R$ 745 milhões.

Administrado pela Minor Hotels, o resort marca a estreia da Minor Reserve Collection, nova marca de luxo da rede. A proposta reúne hospedagem, vilas privadas, spa, gastronomia, esportes aquáticos e uma experiência voltada ao bem-estar, com integração à natureza e vista para o mar.

O projeto prevê 50 quartos e 28 branded residences, modelo em que vilas de alto padrão são vendidas como propriedades privadas dentro de uma operação hoteleira. As unidades terão piscina privativa e áreas amplas, voltadas para um público que busca conforto, exclusividade e contato direto com a paisagem.

Baía Formosa fica a cerca de 95 quilômetros de Natal e a 60 quilômetros de Pipa. A aposta é apresentar a região como um refúgio mais reservado, rústico e cercado por natureza, sem repetir o clima de agito de destinos turísticos já consolidados.

O Aventora Resort Baía Formosa será desenvolvido em uma área tratada pela Minor Hotels como destino de ecoturismo. A rede informa que o empreendimento ficará a cerca de uma hora dos aeroportos de Natal e João Pessoa, o que mantém o resort próximo dos principais acessos da região.

Em vez de seguir o modelo de um hotel de grande massa, o projeto aposta em escala mais exclusiva. A operação combina hospedagem tradicional, residências privadas e serviços associados a uma marca internacional de hotelaria.

 

Com informações do Correio 24h

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça detona Gilmar em julgamento do Master: ‘Há contornos de máfia’

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça comparou os crimes investigados no caso do Banco Master à atuação de uma organização mafiosa. O magistrado usou o início de seu voto na 2ª Turma, nesta terça-feira, 16, para rebater as críticas do decano da Corte, Gilmar Mendes. O colegiado seguiu o entendimento do relator e manteve a prisão preventiva de Henrique e Felipe Vorcaro, pai e primo do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, respectivamente.

Gilmar abriu a divergência e acabou vencido como o único voto a favor da soltura dos réus. O decano do STF acusou a condução do processo de repetir os métodos, segundo ele, autoritários e espetaculosos da Operação Lava Jato para forçar delações premiadas. Mendonça retrucou imediatamente e rejeitou a comparação. “Não estamos aqui a julgar a Lava Jato”, destacou o relator. “Estamos a julgar a maior fraude financeira do nosso país.”

Mendonça detalhou os contornos da investigação e subiu o tom para diferenciar o escândalo financeiro de delitos comuns. “Não são simplesmente atores num gabinete na Faria Lima, nos palácios que praticaram fraude ou crimes de corrupção”, declarou o magistrado. “Aqui há contornos de máfia, há contornos de crime organizado”, completou o ministro, ao citar relatórios policiais sobre o uso de fuzis, metralhadoras e a infiltração de bandidos na própria estrutura policial.

André Mendonça defendeu o envio de Henrique Vorcaro para um presídio federal para evitar queima de arquivo, uma vez que outro investigado morreu sob custódia. O ministro explicou que o réu tentava comprar o silêncio de testemunhas e obstruir a apuração do desvio de recursos. Ele também retirou o sigilo de trechos da apuração da Polícia Federal e revelou que advogados tentaram negociar uma delação seletiva dentro de seu gabinete. O magistrado classificou a oferta como um trabalho abjeto e garantiu que recusou a proposta. “Não admito tentativas de me deslegitimar.”

O debate entre os magistrados gerou momentos de forte tensão no plenário. André Mendonça relembrou um conselho antigo do colega sobre a necessidade de valentia para exercer o cargo no STF. “Não tenho medo da morte, quanto mais de ser ministro de um tribunal”, afirmou, ao ressaltar que não busca ser estrela nem atua por pressão dos veículos de comunicação. Gilmar Mendes reclamou que a entrega de relatórios poucas horas antes da sessão prejudicou o trabalho dos defensores e exigiu o uso de caminhos constitucionais.

Os dois juízes bateram boca também sobre o dever de dar publicidade a decisões judiciais. Mendonça argumentou que publica os textos para permitir o julgamento dos cidadãos, e Gilmar rebateu ao afirmar que a transparência é uma obrigação legal. “Vossa excelência não tem alternativa”, reclamou o decano. “É a lei que manda. A Constituição que manda.”

Com o encerramento da discussão, a 2ª Turma do STF validou os mandados de prisão e manteve os empresários detidos.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parreira é internado, mas hospital mantém sigilo sobre estado de saúde do ex-técnico

Foto: Reprodução

A notícia da internação de um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro mobilizou torcedores e admiradores nesta terça-feira. Aos 80 anos, o ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira voltou a preocupar o meio esportivo ao ser internado em um hospital da Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto a instituição responsável pelo atendimento preserva detalhes sobre sua condição clínica.

Parreira está internado no Hospital Samaritano Barra, localizado na Barra da Tijuca. A confirmação foi feita pela própria unidade hospitalar, que informou apenas que o treinador está sob cuidados médicos, sem divulgar informações sobre seu estado de saúde.

O ex-comandante da Seleção Brasileira enfrenta um quadro de linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático – estrutura formada por órgãos, linfonodos (gânglios), tecidos responsáveis pela produção das células de defesa do organismo e vasos que transportam essas células por todo o corpo.

A doença se caracteriza por sua propagação gradual entre os grupos de linfonodos, utilizando os vasos linfáticos como via de disseminação. O processo começa quando um linfócito, geralmente do tipo B, sofre uma transformação maligna e passa a se multiplicar de forma descontrolada, originando clones idênticos que se acumulam nos linfonodos.

HOSPITAL CITA PRIVACIDADE PARA NÃO DIVULGAR BOLETIM

Em nota oficial, o Hospital Samaritano Barra, integrante da Rede Américas, confirmou a internação de Carlos Alberto Parreira, mas ressaltou que não fornecerá informações sobre o estado de saúde do paciente.

Segundo a instituição, a decisão segue o compromisso com a privacidade e a confidencialidade dos pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *