Catarro: cor e consistência podem denunciar doenças

O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, que – a camada que reveste internamente as vias aéreas. Segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares. Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria se outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado, uma vez que para eliminar os organismos invasores ele poderá ficar mais concentrado, com sangue ou mesmo mal cheiroso

No entanto, nem todo o muco é sinal de problema grave. Aquele muco transparente, sem odor e de consistência fina é normal e não levanta suspeita. No entanto, se você está percebendo uma produção de catarro acima do normal por mais de duas a três semanas, considere buscar ajuda médica. Confira as características de um muco saudável e quando se preocupar:

Consistência

Seja ralinha ou mais grossa, a consistência do catarro pode dizer muito sobre a saúde das suas vias aéreas. De acordo com a pneumologista Carla Valeri, do Hospital Moriah, a consistência normal do muco é líquida, levemente espessa.

O pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, completa explicando que a quantidade de sais minerais e proteínas presentes no muco que conferem consistência ao muco. “Ele precisa ter alguma viscosidade, pois assim os cílios das células da mucosa conseguem levá-lo no sentido da laringe a fim de eliminar vírus, bactérias ou partículas que ficaram paradas na garganta e precisam ser eliminadas”, diz. Se ele for muito fluido ou muito viscoso não progride para sua eliminação.

Além disso, um muco muito consistente pode indicar infecções e doenças crônicas das vias aéreas, ou então acusar que seu organismo está pouco hidratado. “Um exemplo de doença congênita relacionada ao muco muito espesso é a fibrose cística”, afirma o pneumologista Ciro.

Cheiro

O muco normal raramente tem cheiro. “O odor fétido leve a moderado sugere a presença de infecção, geralmente por bactérias do tipo anaeróbias, que podem causar o que chamamos de abscesso”, explica a pneumologista Carla. Esse tipo de bactéria causa odores no muco uma vez que elas produzem gases como resultado da digestão, em um processo parecido com os das bactérias que produzem mau hálito.

Caso a consistência do muco também esteja alterada, mais grossa, com odor mal cheiroso e cor mais escura, há grandes chances de ser uma infecção bacteriana de origem pulmonar e brônquica, como a pneumonia. É necessário passar por uma avaliação médica, a fim de diagnosticar o problema.

Cor

Um catarro saudável não tem cor. Se estiver muito esbranquiçado, pode indicar asma, rinite, quadros alérgicos e infecções virais (gripe, resfriado). “Em casos raros, o muco esbranquiçado pode ser sintoma de um tipo de câncer de pulmão chamado carcinoma bronquíolo-alveolar”, afirma a pneumologista Carla. Caso ele não tenha odor e seja consistente, pode indicar que o corpo está desidratado.

Já se muco for amarelado é sinal de infecção respiratória do trato superior, como rinites, sinusites e laringites, podendo ser de origem viral ou um início de infecção bacteriana. “Caso ele esteja mais esverdeado ou purulento, indica uma infecção por bactéria, como amigdalite e pneumonia”, diz Carla.

Há também aquele muco mais amarronzado, geralmente acompanhado de odor forte e consistência grossa. “É um forte indício de pneumonia por Aspergillus (tipo de fungo que infecta o pulmão) que pode causar um sangramento que tinge o catarro de marrom”, afirma a pneumologista Carla. Além disso, tabagistas geralmente apresentam um catarro com uma coloração diferente, mais escura. “O tabaco é um importante irritante das vias aéreas, tanto nasais como brônquicas e pode estimular as glândulas a produzirem mais muco”, completa Ciro. Nesse caso, a coloração escura nem sempre é uma infecção.

Quando o muco com coloração dura mais de três semanas, é considerado um quadro crônico. “Pode estar relacionado a infecções crônicas, como a tuberculose e condições de alergia crônica, como asma ou mesmo câncer”, alerta o pneumologista Ciro. Se os sintomas piorarem rapidamente é necessária avaliação médica. Caso o muco esteja acompanhado de outros sintomas, como espirros em salva, tosse ou coceira nasal e nos olhos, também deve ser feita investigação.

Catarro com sangue

“A principal causa de catarro com sangue são as infecções das vias aéreas, que causam inflamação local, o que favorece o rompimento de pequenos vasos durante o esforço da tosse e/ou expectoração”, lembra a pneumologista Carla. Mas se o sangue persistir ou se desde o primeiro episódio for sangue vivo em grande quantidade, é necessário procurar ajuda médica. “Nestes casos, há uma probabilidade maior de serem doenças mais graves, como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de pulmão.” O pneumologista Ciro ressalta que a presença de sangue em qualquer secreção do organismo é motivo de preocupação e deve ser investigada.

Quanto tempo os agentes infecciosos sobrevivem no muco?

É certo que as doenças respiratórias são transmitidas pelo contato de uma pessoa saudável com partículas de saliva ou muco infectadas. Isso pode acontecer ao conversarmos com uma pessoa doente ou quando estamos próximos de alguém espirrando ou tossindo. “No geral, a doença passa a ser transmissível ainda quando os sintomas são inespecíficos, e a chance da transmissão persiste enquanto a pessoa está febril”, explica o pneumologista Ciro.

Dependendo da doença, a transmissão só é possível quando o paciente apresenta quadros mais graves, nos quais há uma grande quantidade de vírus ou bactéria circulando pelo corpo deste.

Em alguns casos, podemos tocar em lugares infectados com o muco, como mãos ou objetos de pessoas doentes, e depois levar as mãos não-higienizadas aos nossos olhos ou boca. “No geral, os vírus e bactérias sobrevivem no muco durante três a cinco dias”, explica Carla Valeri.

Elimine o catarro de forma saudável

A melhor forma para eliminar o catarro quando há um quadro clínico envolvido é por meio da tosse e expectoração, mas nunca forçar. “Esse esforço pode gerar dor muscular, vômitos, rompimento de pequenos vasos nas vias aéreas e, em casos extremos, até fratura de arcos costais”, afirma Ciro Kirchenchtejn. Para catarros muito espessos e difíceis de ser eliminados, o ideal é prosseguir com o tratamento indicado pelo médico e beber muita água para ajudar na diluição do muco e facilitar sua eliminação. “Se o catarro não for expelido das vias aéreas, pode haver acúmulo e entupimento de determinados brônquios, além de favorecer a proliferação de bactérias, pois pode servir como meio de cultura”, alerta Ciro. O muco não eliminado pode gerar problemas como sinusite e rinite crônicas.

Caso a pessoa tenha uma produção de catarro crônica, o ideal é procurar ajuda médica e seguir as instruções para sua eliminação. Geralmente, o muco excessivo está relacionado a alguma condição de saúde, que pode ser branda ou grave – mas em todos os casos deve ser investigada.

Untitled-10

R7- Minha Vida

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sebastião de Novais santos disse:

    Prezados, boa noite!
    Desde de 2016 sinto tosse com mais frequência depois de ingerir qualquer alimentos no início da noite e final da noite.
    Já teve crise que passei a noite toda tossindo.
    O catarro é espesso e parece que não acaba.Ja fiz exame fibrose cística, tuberculose e deu negativo.
    Os médicos costataram que tenho asma, refluxo, esofagite e suspeita de bronquiectasia.Tambem não tenho falta de apetite mais não ganho peso pelo contrário perdi peso.
    Tenho pigarro constante na garganta.
    Fiz cirurgia de retirada de pólipos no nariz, desvio de septo e sinusite e não melhorou não.as vezes quando faço vômito alivia um pouco.

  2. Andrade disse:

    Olá. Desde setembro 2019 q me atacou uma tosse noturna. Ela começa seca depois fico cm catarro que parece nunca vai acabar. Um chiado ligeiro. Fiz um tratamento cm folhas de eucalipto e cidreira tudo natural. No final parecia fazer efeito mas depois de tomar o chá me dava um bloqueio no peito q ficava cm dificuldade pra respirar. Então depois tratei de comer um bisolvon e parou por umas semanas. Agora em nos finais de fevereiro peguei uma gripe e a tosse voltou. Voltou pior, tratei cm xarope nada. Tratei cm antibiótico passado pela médica a tosse foi por uns dias. Hj voltei a tossir, muito chiado, pressão ligeira no peito. O catarro quase ñ sai nada , ele é transparente mas vezes tem algumas partículas bem espesso. Alguém ai? Ajuda por favor

  3. Lucas disse:

    estou com catarro marrom sai somente pelo nariz, pouco começou hj, antes saia meio amarelado com linhas de sangue minha esposa gripou ficou com os mesmos sintomas, exceto a secreção marrom, vi na internet que comer chocolate pode alterar a cor, como muito chocolate 70%, vi tbm que pode ser uma infecção causada por fungo, porem me sinto bem somente com pouca secreção na cor mencionada alguém pode me ajudar ?

  4. Ana disse:

    Meu esposo está com uma bola de catarro preso no nariz e já tentamos tirar com uma pinça mais eh duro e parece que está preso em algum lugar vindo de cima e de tanto ele ficar escarrando ja saiu ate sangue, o que pode ser ???

    • Cristiane disse:

      Oi Ana isso é polipo nasal.. eu tive q operar, procure um otorrino quanto mais passa o tempo vai aumentando de tamanho.. espero ter ajudado

  5. Aparecido Santos disse:

    Way parece que ninguem deu uma solução de nada?,cade os raizeiros ,sei la alguem pra ajudar esse povo,coitados eu não entendo nada ,se não daria a minha idéia

  6. Tatiana disse:

    Olá,
    Tem uma pessoa da minha casa que é usuário de cocaína, tenho notado que ele tem uma secreção constante da cor marrom e grossa, e as vezes tem um odor o que pode ser?

  7. Rosilene Almeida disse:

    Oi, é sobre a minha mãe, ela tem uma tosse já faz uns 2 meses. Não passa mas a tosse aparece no momento q ela está se alimentando. Quando ela ingere o alimento e o alimento toca na garganta aí dá tosse. Oq poderia causar essa tosse?

  8. Dhonatan da silva disse:

    Como eliminar o catarro do sistema pulmonar

  9. Lucas disse:

    O que seria um catarro esbranquiçado?

  10. Alexandre Souza disse:

    Olá
    Me chamo Alexandre Souza a minha esposa passar a noite toxindo, ela já foi internada quase todos hospitais de Manaus AM com o quadro de pnamunia ; quando ele deita p/ dormir ela sente os pulmões aperta e é que vem a toxi e fica até ela fazer uma inalação caseira. Peço a sua ajuda por favor fica eu e ela dando um soninho até a hora de trabalho.

  11. Dirlei disse:

    Olá, seguido tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível! Também esse muco grudento aparece nas narinas sendo dificil de eliminar e acho que escorre para a garganta,

    • silvania vasconcelos pessoa disse:

      Estrato de propolis e,m água

    • Jessica disse:

      Meu esposo também está assim ja foi no médico, tomou vários xaropes e não melhorou. Vc conseguiu melhorar?

  12. SUELY PEREIRA DOS ANJOS disse:

    Boa tarde,
    Faz mais de 1 ano que venho apresentado um muco branco, transparente, às vezes líquido, mas percebi que foi ficando meio amarelado, muito pegajoso. Não sei do onde vem, e ele desce para o estômago. Quase toda noite tenho dificuldade para dormir, porque aquela bola, ou bolo fica alí parece que tampando minha respiração. Já consultei muitos médicos. A otorrino fez um exame e disse que tenho esofagite, consequência de refluxo . Ela jura que tenho REFLUXO, MAS NÃO TENHO NENHUM SINTOMA DE REFLUXO, COMO AQUELE AZEDO QUE SOBE ATÉ A BOCA, NÃO SINTO DORES NO ESTÔMAGO, NEM NENHO MAL HÁLITO. ESTOU SOFRENDO MUITO PORQUE ESSE MUCO ESCORRE (NÃO VEEM DO NARIZ) NÃO SEI DE ONDE POR 24 HORAS. SÓ PARA QUANDO ESTOU COMENDO. JÁ TOMEI TODOS OS TIPOS OMEPRAZOL (TERMINADO COM ZOL) NADA SURTE EFEITO. lI NUM ARTIGO QUE ESSES MUCOS PODEM SER SEM PERIGO MAS TAMBÉM PODE SER UM TIPO DE CÂNCER.
    FIQUEI SUPER ASSUSTADA, PORQUE MINHA PRIMA QUE MORREU HÁ UM ANO, TEVE TODOS ESSES SINTOMAS QUE TENHO, INFELIZMENTE SÓ DESCOBRIRAM QUE ERA CÂNCER NO PÂNCREAS UM MÊS ANTES DELA MORRER . SPRAY NAS NARINAS COLOQUEI UMA INFINIDADE, TINHA UM QUE TINHA ATÉ CORTISOL , NÃO RESOLVEU. ESTOU BEM PREOCUPADA, PRINCIPALMENTE PORQUE FUI OBRIGADA A SAIR DO PLANO DE SAÚDE. NÃO POSSO PAGAR MAIS, ORDENADO DE PROFESSORA É MUITO BAIXO. ESTOU POR CONTA DA UPA DE SANTOS SP. ONDE MORO, CHAMADO DE CORREDOR DA MORTE. É UM CAUS . O SR. PODE ME AJUDAR DOUTOR, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER . TENHO 74 ANOS. ACHO QUE DEUS CARIMBOU MEU PASSAPORTE… PORQUE NÃO É ESSE SOMENTE O PROBLEMA QUE TENHO, OSTEOPOROSE SEVERA TAMBÉM .. FOMO INJEÇÃO PROLIA DE 6 EM 6 MESES E MUITA VITAMINA D E CÁLCIO .OBRIGADA MESMO . PEÇO POR FAVOR, RESPONDA PARA MIM…DEUS TE PAGUE

    • Vera disse:

      Suely…….tenho as mesmas coisas e o mesmo sintoma , com esse catarro transparente que parece espuma como vc….Por acaso vc resolveu ou descobriu o que é…ou qual é a causa???Obgda.

    • Beatriz disse:

      Tenho 18 anos e a mesma coisa já tem 9 meses que estou com esse problema e agora não posso tomar nada por estar grávida . Mais no começo tomei de tudo e nada resolveu

    • Viviana disse:

      Estou a mais de 1 mês com esse catarro transparente e gosmento,fui ao médico e a Dr. Me disse que é do problema que tenho na visícula,me deu omeprazol por 1 mês,mas é horrível,na HR de dormir parece que tranca a minha garganta evitando a passagem da saliva ,e lendo os comentários fiquei com medo.

  13. Kissila disse:

    Obrigada pelas sábias palavras, me ajudou muito!!

  14. Maria josé disse:

    Faz um tempinho que tenho um catarro branco Que parece uma espuma sem odor Que me dá enjoou o que pode ser quando me ataca Eu nem consigo comer

  15. Grazi disse:

    Olá boa!!! Geralmente sinto dor d garganta do nada. Essa dor dura enquanto não soltar um catarro aspero, tipo esponjoso, grosso e escuro. Depois q sai a dor desaparece. Passei por isso há um mês e ontem voltou.

  16. Eliete disse:

    Meu problema é o mesmo da Maiara

  17. Leni disse:

    Faz mais de 2 meses que estou com o lado direito intupido muita coriza o catarro sai gosmento e grosso na cor amarelo escuro muita dor de cabeça à noite do lado esquerdo , o médico já passou 2 tipos de antibiótico e nada resolveu não tem tosse e nunca tive sinusite antes, tenho 38 anos de idade

    • Giovanna disse:

      Oi tudo bem ? você descobriu oque era e como solucionou o problema ?

      tenho sentido os mesmo sintomas a semanas já , e estou preocupada , tenho apenas 16 anos .

  18. Nayara Gomes Oliveira Santos disse:

    Boa noite, A uma semana comecei com uma tosse muito forte, chego até perder o ar e ficar desesperada para conseguir respirar, quando volto a respirar se com vômitos e elimino uma gosma transparente e viscosa. Depois perco a voz . Sinto que tem alguma coisa pressa na minha garganta.

    • Nathally Correia disse:

      Estou com os mesmos sintomas, vc já melhorou? O que tomou?

    • Michele disse:

      Nayara Gomes Oliveira Santos . A Minha filha esta a um mês indo de médico em.medico com.os sintomas iguais ao seus. É até agora nada de descobrir o que é. Como São crises qdo ela vai eles dizem q ela está bem. Sem falta de ar.
      Você conseguiu descobrir o que vc tem? Talvez me de uma luz aki.

  19. Ivaneide ferreira disse:

    Bom dia!24/01/2019 Eu ao acordar pela manhã tenho um catarro pegajoso é com cor marrom com aspecto q seja inflamação, porém durante o dia e um catarro transparente e se eu ficar nervosa por algum motivo provoca tosse ou se eu gritar emfim.ja fui ao ortorino diferentes por duas vezes fiz laringoscopia por duas vezes a pelo nariz e pela garganta tb n deu em nada e tb fiz a ultra-som com dolp da tireoide já com estou no período da menopausa e deu um volume bem pequeno na tiróide . Segundo a endrocno não tinha nada haver com o desconforto da garganta. E isso continua eu com o problema é gastando dinheiro pfv me ajuda n tem um tipo de exame q vcs possam indicar pra ser feito ., pois os medicos q ja pasri nada adiantou .Ja estou até pensando em colher o catarro e armazenar pra levar e mostrar a um ortorino em uma consulta. Há é sinto tipo um( carroço ) ao engolir ao parecido. Me ajude por pfv. Não tenho plano é tudo em $$$ e ainda n resolve meu problema. Ficarei muito grata. Jesus abençoe!

    • Everton disse:

      Se você tem tempo e internet para vir a um blog, tem como ir a um posto de saúde.

  20. David Johnny do Nascimento disse:

    Olá, estou tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível!

    • Valeria tomaz da silva disse:

      Eu tenho um catarro transparente que sai da garganta e chia muito paresse uma orquestra sinfônica o que pode ser mim ajude por favor

  21. eunice disse:

    meu catarro e transparente e grudento produz em uma narina não sai do pulmao sinto leve incomodo no ouvido

  22. Gerson rosa disse:

    To com o catarro verde claro grosso viscoso grudento a 3 dias e piora so a noite e o nariz entope. Ultimamente passei por um tratamento por toxoplasmose cerebral.

  23. Janaira ferreira da Silva disse:

    Tô com uma forte dor nas costas e tusso direto meu catarro e groso e muito esverdeado e preto

  24. Cláudio Emilio disse:

    A mais de 5 anos que tenho catarro claro branco sem odores diário, me incomoda bastante o que poderá ser.

    • Elaine disse:

      Boa noite, também tenho esses sintomas..
      Foi diagnosticado hipertensão pulmonar e fibrose pulmonar, porém tenho desconfianças que seja fibrose cistica, pois os sintomas são parecidos, inclusive o excesso de suor

  25. Luana disse:

    Muito obrigada pelas informações, me ajudou muito!!!!

  26. Maiara disse:

    Oi a algum tempo que eu venho cuspindo catarro em formas de bolinhas pretas tipo sagu…me tranca bastante a garganta também

COMENTE AQUI