Polícia

CDP Apodi oferece programa de ressocialização por meio da música

O Centro de Detenção Provisória de Apodi está implantando um projeto piorneiro no sistema prisional do Rio Grande do Norte, denominado ´Tocando a Liberdade´ e com objetivo da ressocialização de internos através da cultura.

O projeto prevê aulas práticas de música e composição, e conta com 10 internos inscritos e inicialmente contará com aulas de violao, conduzidas pelo músico local Israel de Souza, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Apodi, que se voluntariou para as oficinas ministradas nas instalações do CDP.

A iniciativa foi apresentada ao titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), Pedro Florêncio, e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Apodi.

O secretário estuda a possibilidade de institucionalizar o projeto, ampliando para outras unidades prisionais.
O diretor do CDP, Márcio Morais explica que os internos interessados foram selecionados de acordo com o comportamento e ligação com a música ou cultura. “Compramos cinco violões para dar início ao trabalho, mas outros instrumentos musicais vão ser adquiridos para fortalecer as atividades musicais das oficinas. Se alguém tem algum instrumento musical em casa sem ser utilizado e desejar doar para o nosso projeto, será bem vindo”, comentou Márcio Morais.

A unidade de Apodi é referência em projetos de ressocialização, com iniciativas reconhecidas em todo o estado, como: “Valendo a liberdade”, “Varrendo a violência empregando a paz”, “Construindo a liberdade”, “Educando para a lberdade”, além do “Tocando a liberdade”.

Opinião dos leitores

  1. Trabalhei no CDP de Apodi como professora, por um período de 05 anos com Educação voltada para os Privados de Liberdade na Modalidade EJA. Se faz necessário registrar que , as atividades educacionais realizadas nessa Unidade Prisional alcançou bastante êxito em virtude dos esforços da SUEJA, do Diretor Márcio Morais e dos agentes penitenciários que exercem seu trabalho com competência, zelo e compromisso com a ressocialização dos internos. Os demais projetos desenvolvidos nessa Unidade Prisional visa sempre ressocialização e dignidade humana. Acompanhei todos bem de perto. SINTO ORGULHO DE TER FEITO PARTE DO CDP DE APODI ❤❤❤Parabéns guerreiros!!!!SUCESSO MÁRCIO MORAIS ???

  2. Parabéns Márcio pelo trabalho, eu tenho sempre ido ao CDP e é tudo bem organizado, um exelente trabalho por parte da direção e todos que ajudam no trabalho.

  3. O trabalho do Márcio está de parabéns, tenho visto o trabalho dele e ele tem ajudado todos os detentos do CDP.

  4. O RN precisa perder a vergonha e copiar um projeto assim. Pena que do País de Mossoró em diante só haja satélites do planeta Terra.

  5. Sobre outras unidades não repetir semelhante ato que vem acontecendo no CDP de Apodi,é bem simples ,não basta só ir bater o ponto todos os dias e esperar o dia do pagamento,se quer ver melhorias é preciso "Vestir mesmo a Camisa ". Precisa-se de empenho,vontade,humanidade e ter uma equipe que o ajude,parabéns tbm a todos os agentes que trabalham naquele CDP,vcs são exemplos.

  6. 21/07/2019 às 19:18

    Trabalho com a implantação, acompamhamento e monitoramento da Educação para Privados de Liberdade como técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Estado na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adutos- SUEJA, o que me põe em constante convívio com as unidades prisionais do nosso Estado.
    Devo registrar aqui que o CDP de Apodi é berço de uma das experiências exitosas em EJA em espaços de privação de liverdade, e isso se deve a patiir do interesse do diretor da unidade, sem esse apoio não avançamos.
    O diretor Marcio Morais se interessa por todas e se envolve em todas as atividade que venham contribuir para a ressocialização do detento.
    É um diretor que busca possibilidades e aproveita as oportunidades, dessa forma obtendo bons resultados.
    Isso é bom pra todos!

  7. Parabéns Marcio e toda sua equipe, Pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no CDP de Apodí.
    Infelizmente sempre tem um invejoso ou alma sebosa, que tenta macular a imagem de quem trabalha!

  8. Trabalho com a implantação, acompamhamento e monitoramento da Educação para Privados de Liberdade como técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Estado na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adutos- SUEJA, o que me põe em constante convívio com as unidades prisionais do nosso Estado.
    Devo registrar aqui que o CDP de Apodi é berço de uma das experiências exitosas em EJA em espaços de privação de liverdade, e isso se deve a patiir do interesse do diretor da unidade, sem esse apoio não avançamos.
    O diretor Marcio Morais se interessa por todas e se envolve em todas as atividade que venham contribuir para a ressocialização do detento.
    É um diretor que busca possibilidades e aproveita as oportunidades, dessa forma obtendo bons resultados.
    Isso é bom pra todos!

  9. Parabéns Márcio Morais. Está de Parabéns pelo Trabalho. Todos sabem da sua competência e do seu compromisso com o trabalho no sistema penitenciário do RN. Isso tudo não passa de inveja desses desocupados que não tem o que fazer. Parabéns.

  10. Parabéns ao Márcio Morais pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido há um certo tempo. Nenhuma unidade prisional do Estado do RN desempenha um trabalho parecido como esse. Esses que querem derrubar o trabalho de Márcio não passam de invejosos. Está de Parabéns Márcio Morais.

  11. O CDP de apodi é referência nacional. O diretor Márcio Morais, faz sim um ótimo Trabalho, todos tem a ganhar! A ressocialização e o empenho é algo incrível. Só quem participa e ver os resuldos pode comprovar e julgar! Tenho a certeza que tudo feito, e muito a fazer não é em vão.
    Com as críticas é que somos fortalecidos!
    Parabéns Márcio Marais! Você é um exemplo. O sucesso seja ele em que for, tem um preço! Porém esse preço vale a pena!!!

  12. Sou Agente Penitenciário do RN desde Junho de 2010, e deste esta data desempenho minhas atividades no CDP-Apodi, e desde então todos nós procuramos desenvolver um trabalho em prol de melhorias, mas nunca imaginei que chegaríamos a este patamar de excelência em que estamos hoje. Se hoje alcançamos este nível de sucesso, isso de se deve a um trabalho sério em equipe sob uma Gestão Dinâmica e Proativa exercida pelo Agente Penitenciário Márcio Morais, só tenho a agradecer por fazer parte deste time de vencedores e parabenizar a todos e especialmente ao Diretor Márcio Morais pelo Trabalho desenvolvido.
    Ao senhor Fábio Almeida (se for esse seu verdadeiro nome), deixo meu recado: Tente fazer diferente, ao invés de incomodar-se com o sucesso do seu semelhante, incomode-se com seu próprio fracasso, e faça disso combustível para fazer algo de construtivo que lhe proporcione alcançar sucesso com meritocracia. Reflita! Se ao invés de tentar destruir o que seu semelhante está fazendo de positivo, tentasse duplicar (se espelhando e seguindo bons modelos), todos não sairiam ganhando?

  13. Qta inveja num comentário desse tipo,a coisa é assim,vc trabalha bem,faz a diferença e a turma do"zero"chega logo junto.Mas vamos lá,Márcio morais tem trabalhado com sucesso em melhorias naquele CDP,onde detentos podem ter a oportunidade de aprender a ler,ou sair de lá para uma" Faculdade "até aprender técnicas profissionalizantes.É um lugar onde se recebe livros para lerem ao invés de um chicote ou cacetete.Não é o povo que diz…preso bom é preso trabalhando?!
    Lá tem tem preso trabalhando,lá tem preso trabalhando enclusive para melhorias em suas próprias celas (CDP),lá NÃO tem preso queimando colchões,lá tem preso estudando,lá tem preso aprendendo técnicas profissionalizantes.Meu Deus o que vcs querem mais???
    o que importa que partido político o diretor está???
    O nosso partido num é o Brasil???
    Pouco importa pra quem Padre Fábio de Melo votou,o importante é que ele espalhe a palavra,assim como Márcio Morais esta mostrando um método eficaz e humano de ressocializacão,tanto que nao se ouve falar em mortes,fugas ou qualquer violência como estamos sempre ouvindo em outros presídios.Meu apoio e respeito,seu trabalho é magnífico,continue sendo esse exemplo de profissional e ser humano que eu te conheço e sei que tu és.

  14. Ressocializar quem nunca fez parte de uma sociedade posta, alfabetizar quem quase nunca pegou num lápis grafite, tentar reintegrar numa sociedade quem é a escória, pedir pra preso, bater cadeado onde o enjaulado é seu semelhante, manter cadeia sem cheiro de enxofre não é mérito de qualquer um não! Não é a política que ensina isso não! Márcio Morais e toda sua equipe vcs são grandiosos no que fazem! Apodi já trancou do mendigo ao deputado, com total igualdade e respeito! Se a lei dá direito a prisão em cela diferenciada então vamos cobrar da lei! Apodi está hj como melhor unidade prisional do estado, então é comum surgir a ignorância e sobretudo o maior de todos os males…a inveja! Pra frente!

  15. O CDP de apodi é referência nacional. O diretor Márcio Morais, faz sim um ótimo Trabalho, todos tem a ganhar! A ressocialização e o empenho é algo incrível. Só quem participa e ver os resuldos pode comprovar e julgar! Tenho a certeza que tudo feito, e muito a fazer não é em vão.
    Com as críticas é que somos fortalecidos!
    Parabéns Márcio Marais! Você é um exemplo. O sucesso seja ele em que for, tem um preço! Porém esse preço vale a pena!

  16. Em poucas palavras quero expressar solidariedade ao diretor do CDP Márcio Morais que sofreu ataques injustos através de comentários. Apodi-RN conhece e reconhece a relevância do seu trabalho em busca da ressocialização dos detentos, quem dera todos os centros de detenção seguissem seu exemplo. Já tive a oportunidade de ter uma pequena participação nesse vasto trabalho que vcs do CDP de Apodi-RN desenvolvem e sou testemunha do seu compromisso, seriedade e competência.
    Termino parabenizando e deixando claro que quando os ataques e as críticas são infundadas, por se só já provam que vieram pra desconstruir algo de bom que por ser bom incomoda.
    Siga seu caminho Márcio Morais, muito sucesso.

  17. Parabéns Márcio pelo trabalho realizado no cdp , se o ex secretário Mário tinha tanta vontade de fecha e não fechou, prova q o CDP DE APODI tem feito um trabalho sério.

  18. Trabalho há 8 anos no cdp de Apodi, e afirmo que todos os trabalhos de ressocialização aqui desenvolvidos, são frutos do empenho, dedicação e compromisso do Diretor Márcio Morais, e demais agentes penitenciários que aqui trabalham. Portanto, esse trabalho de ressocialização não é marketing de enganação, como a pessoa que está encomodada diz, mais sim realidade vivenciada em nossa unidade prisional, que pode ser acompanhada através dos próprios familiares desses internos. Parabéns à Márcio e à todos Agentes envolvidos neste trabalho.

  19. Sr. Fábio Almeida, boa tarde! O Sr. tem com prova o que disse?
    (…)
    Dr Lair, o senhor não houve falar de coisa semelhante no restante do sistema penitenciário por um único motivo: isso que é divulgado é puro marketing de enganação. Apenas parte disso acontece. O que acontece mesmo é ação .
    (…)
    ****** ******, bem conhecido dos prefeitos da região quando trabalhava no Jornal de Fato, e que foi demitido do citado veículo de comunicação por tentar extorquir esses mesmos políticos. Pode checar essa informação com César Santos, dono do jornal.
    (…)
    São acusações que tem que ser apuradas e esclarecidas.

  20. Parabéns Júnior pelo comentario perfeito e verdadeiro Faço das tuas palavras as minhas. ???????????????????

  21. Há 3 anos trabalho no CDP de Apodi e vejo em Márcio Morais uma pessoa digna e Competente para o cargo que exerce, um profissional corajoso, esforçado, inteligente e humano, acho um comentario muito sem nexo e maldoso dessa criatura desconhecida; na minha opinião essa pessoa ou é próxima e recalcada por não ter a mesma competência ou um político vendo em Márcio um concorrente forte.

  22. O trabalho desenvolvido no CDP de Apodi é bastante sério e voltado para a ressocialização dos detentos, inclusive existem vários projetos em andamento. Tratamento com dignidade, respeito e igualdade pra todos os internos.

  23. Parabéns pela matéria, tenho acompanhado de perto os trabalhos desenvolvidos pela direção da Cadeia de Apodi-RN, o resultado do trabalho vem das satisfação dos familiares dos presos que muitos se orgulham da recuperação do seu parente pelas oportunidades aproveitadas durante a prisão.
    A cadeia de Apodi-RN e modelo a ser seguido pelas demais.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho da direção, que consiga recuperar o maior número de detentos para toda sociedade Potiguar.

  24. A palavra parabéns seria insuficiente para o funcionamento do CDP Apodi. Trabalho reconhecido em todo Estado e também estados vizinhos. A diferença de um presídio comum e vc ver presos trabalhando, construindo sua própria liberdade. Independentemente de política acompanhamos o trabalho honroso e digno do diretor Márcio Morais. Não vemos nesse trabalho um político nem um jornalista e sim um profissional comprometido com o cumprimento da Lei de Execução Penal. Sabemos que o que é certo incomoda, principalmente qdo o objeto do trabalho é a população carcerária. É verídico que para uma boa parte da população preso é o lixo social. Ok. Pode ser, mas se é objetivo do CDP tentar recuperar essa parte negra, então vamos respeitar. É um trabalho digno e independente de ascensão política. Façam uma visita e comprovem

    1. Parabéns Júnior pelo comentário perfeito e verdadeiro; faço de suas palavras as minhas????????????????????

  25. Bom dia a todos.
    Peço licença ao titular do blog do BG para fazer um breve comentário a respeito de outro comentário feito neste espaço sobre o jornalista e agente penitenciário Márcio Morais, e que faz referência danosa em relação ao período que Márcio foi repórter do JORNAL DE FATO.
    Diferentemente do que foi dito, Márcio Morais não saiu do JORNAL DE FATO por justa causa, muito menos por conduta que atentasse contra a sua atividade profissional. A sua saída do jornal impresso se deu há mais de 10 anos, e por decisão conjunta entre empregado e empregador. Não cabe, portanto, qualquer tipo de inferência.
    No mais, deve-se reconhecer o excelente trabalho de ressocialização que é feito no Centro de Detenção Provisória de Apodi, comprovado em reiteradas reportagens jornalísticas nos diversos veículos de comunicação do Estado.
    Bom seria que todos incentivasse e que o Governo do Estado pudesse investir mais em programas de ressocialização dentro do sistema prisional potiguar.
    Fica o registro, então.

  26. Sempre que leio as boas noticias do CDP de Apodi – Rn , fico sem entender como dentro da mesma corporação não é feito um trabalho semelhante ???

    1. Dr Lair, o senhor não houve falar de coisa semelhante no restante do sistema penitenciário por um único motivo: isso que é divulgado é puro marketing de enganação. Apenas parte disso acontece. O que acontece mesmo é ação do midiático diretor do CDP, agente Márcio Morais, bem conhecido dos prefeitos da região quando trabalhava no Jornal de Fato, e que foi demitido do citado veículo de comunicação por tentar extorquir esses mesmos políticos. Pode checar essa informação com César Santos, dono do jornal. O Secretário anterior da Sejuc, o competente Mauro Albuquerque, quis acabar com o CDP de Apodi, que para ele e muitos, é apenas uma unidade de favorecimento a presos poderosos. ( Ex Deputado Laire Rosado, Ex prefeito de Umarizal Rogério etc, etc estiveram " presos" por lá). Mauro Albuquerque tentou muito acabar com essa imoralidade, que usando o falso argumento de ajudar os mais humildes, é um local de regalias para presos endinheirados e poderosos , mas não conseguiu. Márcio Morais se pegou com Deus e o diabo para evitar o fechamento. No governo de Fátima, se filiou ao PT, usando a Diretora da DIRED, senhora Luzia, para esse fim. Tal fato chocou a todos os agentes de segurança da região, pelo oportunismo, já que Márcio era um dos mais ativos antipetistas do RN, circunstância fácil de comprovar com uma mera consulta aos post antigos do Facebook dele. Entendeu Dr?

    2. Mas tem muita gente séria empenhada em remover esse oportunista do CDP. Pessoas que estão abrindo os olhos do secretário Pedro e da Governadora. O citado Diretor não vai conseguir enganar todos o tempo todo….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papo de Fogão recebe Dr. Fernando Cabral, e os chefs Walter Dantas e Eugênio Cantídio

Oxente, tu ainda não viu o que vem por aí no Papo de Fogão?

Tem Fernando Cabral mandando um bife ao vinho com purê de batata doce com manjericão de lamber os beiços!

E ainda rola ceviche de camarão com caju, com aquele toque potiguar que só a gente sabe fazer!

Corre pra assistir!

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h
Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

AtlasIntel: 66% acreditam em envolvimento de ministros do STF no caso Master

Foto: Victor Piemonte/STF

Levantamento da AtlasIntel, divulgado pelo Estadão, aponta que 66,1% dos brasileiros dizem acreditar que há envolvimento de ministros do STF no caso do Banco Master. Outros 14,9% afirmam que não há participação, enquanto 18,9% disseram não saber.

Segundo a pesquisa, a percepção ocorre em meio à repercussão do caso e ao aumento do debate público sobre a atuação da Corte. O tema ganhou força após a divulgação de informações relacionadas ao banco e a personagens ligados ao processo.

Foto: Divulgação/AtlasIntel

De acordo com reportagens citadas no levantamento, investigações mencionam contratos envolvendo pessoas próximas a ministros do STF, incluindo referências à esposa do ministro Alexandre de Moraes e ao ministro Dias Toffoli, o que ampliou a atenção sobre o caso.

O estudo também mostra que a desconfiança vai além da possível participação direta. Para 89,9% dos entrevistados, há algum nível de influência externa no julgamento relacionado ao Banco Master, enquanto 6,1% avaliam que as decisões são estritamente técnicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF, PGR e PF exigem delação completa de Daniel Vorcaro e descartam acordo parcial

Foto: Reprodução

Integrantes do STF, da PGR e da Polícia Federal indicaram que só aceitarão um eventual acordo de delação premiada de Daniel Vorcaro se for completo, sem omitir envolvidos. De acordo com informações da jornalista Tainá Falcão, da CNN, não haverá espaço para colaboração parcial que beneficie alguns investigados em detrimento de outros.

A sinalização dos órgãos envolvidos é de que qualquer acordo precisa incluir todas as informações disponíveis e possíveis participantes citados. Segundo a apuração, a posição representa uma mudança em relação a uma estratégia inicial atribuída à defesa de Vorcaro, que considerava priorizar a citação de políticos, evitando ministros do STF. Essa possibilidade teria sido descartada diante do entendimento conjunto das instituições.

Nos bastidores, investigadores reforçam que a delação precisa vir acompanhada de provas consistentes. Integrantes da PGR lembram, segundo a apuração, que acordos frágeis já foram questionados no passado, como ocorreu em desdobramentos da Operação Lava Jato, quando parte das colaborações foi revisada por falta de comprovação.

O trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a PGR é apontado como um fator para dar mais agilidade ao processo. A transferência de Vorcaro para uma unidade da PF e a assinatura de um termo de confidencialidade são vistos, segundo fontes, como indicativos de avanço nas negociações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Empresário e PM são presos em operação contra extorsão e agiotagem na Grande Natal

Imagens: Divulgação/PCRN

Um empresário e um sargento da Polícia Militar do RN foram presos nesta sexta-feira (20), durante a “Operação Última Ceia”, em ação da Polícia Civil em São José de Mipibu, na Grande Natal, e no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul da capital.. Conforme a investigação, os dois são apontados como integrantes de um grupo suspeito de praticar extorsão, agiotagem e associação criminosa.

A PC informou que foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão com apoio de cerca de 70 agentes. Segundo a corporação, o grupo cobrava dívidas de empréstimos informais com uso de ameaças e intimidação. As apurações indicam a aplicação de juros considerados abusivos e a exigência de valores adicionais relacionados a investigações anteriores.

As vítimas, conforme a PC, eram submetidas a pressão psicológica, com monitoramento de rotina e vigilância constante. Em um dos casos, um dos investigados teria invadido o ambiente de uma vítima como forma de reforçar a intimidação.

Foram apreendidos dinheiro em espécie, inclusive em moeda estrangeira, veículos e documentos. O sargento foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, e o material recolhido será analisado para aprofundar as investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

AtlasIntel: Toffoli e Moraes lideram rejeição no STF, com 81% e 59%, respectivamente; Mendonça é o melhor avaliado, com 43%

Foto: Reprodução

Levantamento da AtlasIntel aponta que a maioria dos entrevistados diz ter avaliação negativa de ministros do STF. Os dados foram divulgados em material publicado pelo Estadão e mostram variações na percepção sobre cada integrante da Corte.

De acordo com a pesquisa, o ministro Dias Toffoli aparece com o maior índice de avaliação negativa, com 81%, enquanto 8% avaliam positivamente e outros 8% disseram não saber. Já Alexandre de Moraes tem 59% de avaliação negativa e 37% positiva, segundo o levantamento.

Outros ministros também apresentam maioria de percepção negativa, como Gilmar Mendes (67%), Flávio Dino (58%), Cristiano Zanin (55%), Cármen Lúcia (54%) e Edson Fachin (53%). Os dados indicam ainda percentuais de indecisos variando entre os nomes analisados.

Foto: Divulgação/AtlasIntel

Segundo a AtlasIntel, os números refletem a percepção dos entrevistados no momento da coleta. A pesquisa também observa que, por arredondamento, alguns percentuais podem não somar exatamente 100%.

O material menciona ainda que a avaliação sobre o ministro Dias Toffoli ocorre no contexto da repercussão de sua atuação em processo relacionado ao caso Banco Master, conforme reportagens citadas. Não há, no levantamento, conclusões sobre irregularidades ou decisões judiciais, tratando-se apenas da opinião dos entrevistados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado Vivaldo Costa é internado na UTI com pneumonia, em Natal

Foto: João Gilberto/ALRN

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV), de 86 anos, foi internado na tarde desta sexta-feira (20) na UTI do Hospital Rio Grande, em Natal, após diagnóstico de pneumonia. Segundo a assessoria, a medida foi adotada para garantir monitoramento mais rigoroso do quadro clínico.

De acordo com a equipe médica, o parlamentar apresentou sintomas gripais que já duravam mais de uma semana. Em razão da idade, houve a necessidade de cuidados mais específicos e acompanhamento contínuo.

Vivaldo permanece na UTI, onde está sendo submetido a exames para avaliação detalhada do estado de saúde, conforme informado em nota oficial da assessoria. Ainda segundo a nota, o deputado está assistido por equipe médica especializada e segue sob observação, sem divulgação de previsão de alta até o momento.

Vivaldo Costa cumpre atualmente seu nono mandato como deputado estadual e já exerceu cargos como governador, vice-governador, deputado federal e prefeito de Caicó.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes aciona PGR para avaliar prisão domiciliar de Bolsonaro após pedido da defesa

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a PGR se manifeste sobre o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que o ex-presidente cumpra prisão domiciliar por razões humanitárias. A decisão foi assinada nesta sexta-feira (20), segundo informações do processo.

De acordo com a decisão, o procurador-geral Paulo Gonet também deverá analisar o relatório médico encaminhado pelo hospital, que está sob sigilo. O pedido da defesa solicita a reconsideração de decisão anterior do próprio STF, conforme a coluna de Manoela Alcântara, do Metrópoles.

Bolsonaro está internado desde a última sexta-feira (13), no Hospital DF Star, em Brasília, com quadro de broncopneumonia. Segundo informações médicas apresentadas ao Supremo, houve melhora no estado de saúde, mas a recomendação ainda é de permanência hospitalar.

Conforme a defesa e a equipe médica, a solicitação de prisão domiciliar leva em conta o quadro clínico do ex-presidente. Os advogados pedem que ele deixe a unidade prisional onde cumpre pena e passe a cumprir a condenação em casa, conforme previsto em casos humanitários.

O senador Flávio Bolsonaro esteve com Moraes nesta semana e apresentou o pedido relacionado à situação de saúde do ex-presidente. A análise da PGR será o próximo passo antes de eventual decisão do STF sobre o caso.

Opinião dos leitores

  1. Quer pagar de bonzinho agora. Morais, o humano….
    O bicho tá pegando pra ele, agora ele quer dar uma de piedoso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Resistência de estados ao corte de ICMS dos combustíveis é “falta de compromisso”, diz ministro da Fazenda

Foto: Diogo Zacarias/MF

O novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta sexta-feira (20) que ainda não recebeu resposta dos governadores sobre a proposta do governo federal de reduzir o ICMS sobre combustíveis. Segundo ele, a não adesão à medida seria “uma lástima” e indicaria “falta de compromisso” com a população.

Segundo Durigan, a proposta foi apresentada aos secretários estaduais da Fazenda ao longo da semana. Ele afirmou que cabe agora aos governadores avaliar o modelo sugerido pelo governo federal para tentar reduzir o impacto dos preços dos combustíveis, conforme o Metrópoles.

Ainda segundo ele, apenas o governo do Piauí sinalizou, até o momento, que pode aderir à iniciativa. A proposta prevê zerar o ICMS sobre a importação de diesel até o fim de maio, com compensação parcial das perdas de arrecadação por parte da União.

O ministro também afirmou que o governo federal avalia outras medidas para conter a alta dos combustíveis, a depender do cenário internacional. Segundo ele, fatores externos, como conflitos no Oriente Médio, podem influenciar diretamente os preços.

De acordo com o governo federal, um pacote já foi anunciado, incluindo subsídio ao diesel, redução de tributos federais e possibilidade de taxação sobre a exportação de petróleo. As medidas, segundo a equipe econômica, buscam conter a alta no curto prazo, embora especialistas apontem incertezas sobre o impacto real ao consumidor final.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia captura foragido apontado como “juiz do crime” do PCC no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/PCRJ

Um homem identificado como Márcio Francisco Vicheti de Oliveira, conhecido como “Márcio Maracanã”, foi preso nesta sexta-feira (20), em Vargem Pequena (RJ), durante uma ação conjunta das polícias civis do Rio do Janeiro e de São Paulo. Segundo a PC, ele era considerado foragido da Justiça paulista e é investigado por ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com as investigações, o suspeito tinha quatro mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio, roubo e latrocínio. A captura foi realizada por agentes da 63ª DP (Japeri), com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de SP, conforme informações do Metrópoles.

Segundo informações de inteligência da PCSP, ele exercia a função conhecida como “sintonia” dentro da facção, sendo apontado como responsável por decisões relacionadas a execuções de desafetos, principalmente na comunidade de Paraisópolis.

O investigado possui extensa ficha criminal, com registros por porte ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica e diversos homicídios. As autoridades apuram a possível participação dele em outros crimes violentos na mesma região. No momento da abordagem, o suspeito teria apresentado um documento falso, sendo autuado em flagrante por esse crime.

De acordo com a polícia paulista, o homem estava foragido desde 2019 e já havia passado pelo sistema prisional. As investigações também apontam que ele é citado em casos graves, incluindo a suspeita de envolvimento na morte de um agente penitenciário durante uma tentativa de fuga, o que ainda é apurado pelas autoridades.

Opinião dos leitores

  1. Já já estará solto pela justiça brasileira. A Polícia só enxuga gelo, prende, aí a justiça vem e solta. No Brasil, quanto mais grave é o crime ou a condenação, mais fácil é de se manter em liberdade – vide caso de Sérgio Cabral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sem acordo, vetos ao PL da Dosimetria devem ficar para depois das eleições

Foto: Gustavo Moreno/STF

Sem consenso entre parlamentares, a análise dos vetos do presidente Lula (PT) ao chamado PL da Dosimetria deve ser adiada para depois das eleições de 2026. A tentativa de acordo entre integrantes do Centrão e parlamentares ligados ao bolsonarismo não avançou, segundo relatos de bastidores.

De acordo com parlamentares ouvidos pela imprensa, lideranças do Centrão tentaram costurar um entendimento para votar os vetos em troca da redução da pressão pela instalação de uma CPI relacionada ao caso Banco Master. A proposta, no entanto, não teve adesão suficiente.

Um dos envolvidos nas articulações foi o deputado Paulinho da Força, que relatou o projeto na Câmara. Segundo apuração, ele teria dialogado com lideranças como Valdemar Costa Neto e o senador Rogério Marinho, além de mencionar o nome do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nas negociações.

Ainda segundo interlocutores, a proposta não avançou após resistência de integrantes do PL, que teriam apontado dificuldades em controlar a posição da bancada sobre investigações envolvendo o caso. Diante do impasse, a avaliação é de que o tema deve permanecer sem deliberação no Congresso.

Em declaração pública no Senado, Alcolumbre negou qualquer participação em negociação desse tipo. “Nunca tratei com o presidente Valdemar da Costa Neto sobre votação de vetos ou CPI”, afirmou, durante sessão na última quarta-feira (18), conforme registro oficial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *