Polícia

CDP Apodi oferece programa de ressocialização por meio da música

O Centro de Detenção Provisória de Apodi está implantando um projeto piorneiro no sistema prisional do Rio Grande do Norte, denominado ´Tocando a Liberdade´ e com objetivo da ressocialização de internos através da cultura.

O projeto prevê aulas práticas de música e composição, e conta com 10 internos inscritos e inicialmente contará com aulas de violao, conduzidas pelo músico local Israel de Souza, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Apodi, que se voluntariou para as oficinas ministradas nas instalações do CDP.

A iniciativa foi apresentada ao titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), Pedro Florêncio, e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Apodi.

O secretário estuda a possibilidade de institucionalizar o projeto, ampliando para outras unidades prisionais.
O diretor do CDP, Márcio Morais explica que os internos interessados foram selecionados de acordo com o comportamento e ligação com a música ou cultura. “Compramos cinco violões para dar início ao trabalho, mas outros instrumentos musicais vão ser adquiridos para fortalecer as atividades musicais das oficinas. Se alguém tem algum instrumento musical em casa sem ser utilizado e desejar doar para o nosso projeto, será bem vindo”, comentou Márcio Morais.

A unidade de Apodi é referência em projetos de ressocialização, com iniciativas reconhecidas em todo o estado, como: “Valendo a liberdade”, “Varrendo a violência empregando a paz”, “Construindo a liberdade”, “Educando para a lberdade”, além do “Tocando a liberdade”.

Opinião dos leitores

  1. Trabalhei no CDP de Apodi como professora, por um período de 05 anos com Educação voltada para os Privados de Liberdade na Modalidade EJA. Se faz necessário registrar que , as atividades educacionais realizadas nessa Unidade Prisional alcançou bastante êxito em virtude dos esforços da SUEJA, do Diretor Márcio Morais e dos agentes penitenciários que exercem seu trabalho com competência, zelo e compromisso com a ressocialização dos internos. Os demais projetos desenvolvidos nessa Unidade Prisional visa sempre ressocialização e dignidade humana. Acompanhei todos bem de perto. SINTO ORGULHO DE TER FEITO PARTE DO CDP DE APODI ❤❤❤Parabéns guerreiros!!!!SUCESSO MÁRCIO MORAIS ???

  2. Parabéns Márcio pelo trabalho, eu tenho sempre ido ao CDP e é tudo bem organizado, um exelente trabalho por parte da direção e todos que ajudam no trabalho.

  3. O trabalho do Márcio está de parabéns, tenho visto o trabalho dele e ele tem ajudado todos os detentos do CDP.

  4. O RN precisa perder a vergonha e copiar um projeto assim. Pena que do País de Mossoró em diante só haja satélites do planeta Terra.

  5. Sobre outras unidades não repetir semelhante ato que vem acontecendo no CDP de Apodi,é bem simples ,não basta só ir bater o ponto todos os dias e esperar o dia do pagamento,se quer ver melhorias é preciso "Vestir mesmo a Camisa ". Precisa-se de empenho,vontade,humanidade e ter uma equipe que o ajude,parabéns tbm a todos os agentes que trabalham naquele CDP,vcs são exemplos.

  6. 21/07/2019 às 19:18

    Trabalho com a implantação, acompamhamento e monitoramento da Educação para Privados de Liberdade como técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Estado na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adutos- SUEJA, o que me põe em constante convívio com as unidades prisionais do nosso Estado.
    Devo registrar aqui que o CDP de Apodi é berço de uma das experiências exitosas em EJA em espaços de privação de liverdade, e isso se deve a patiir do interesse do diretor da unidade, sem esse apoio não avançamos.
    O diretor Marcio Morais se interessa por todas e se envolve em todas as atividade que venham contribuir para a ressocialização do detento.
    É um diretor que busca possibilidades e aproveita as oportunidades, dessa forma obtendo bons resultados.
    Isso é bom pra todos!

  7. Parabéns Marcio e toda sua equipe, Pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no CDP de Apodí.
    Infelizmente sempre tem um invejoso ou alma sebosa, que tenta macular a imagem de quem trabalha!

  8. Trabalho com a implantação, acompamhamento e monitoramento da Educação para Privados de Liberdade como técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Estado na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adutos- SUEJA, o que me põe em constante convívio com as unidades prisionais do nosso Estado.
    Devo registrar aqui que o CDP de Apodi é berço de uma das experiências exitosas em EJA em espaços de privação de liverdade, e isso se deve a patiir do interesse do diretor da unidade, sem esse apoio não avançamos.
    O diretor Marcio Morais se interessa por todas e se envolve em todas as atividade que venham contribuir para a ressocialização do detento.
    É um diretor que busca possibilidades e aproveita as oportunidades, dessa forma obtendo bons resultados.
    Isso é bom pra todos!

  9. Parabéns Márcio Morais. Está de Parabéns pelo Trabalho. Todos sabem da sua competência e do seu compromisso com o trabalho no sistema penitenciário do RN. Isso tudo não passa de inveja desses desocupados que não tem o que fazer. Parabéns.

  10. Parabéns ao Márcio Morais pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido há um certo tempo. Nenhuma unidade prisional do Estado do RN desempenha um trabalho parecido como esse. Esses que querem derrubar o trabalho de Márcio não passam de invejosos. Está de Parabéns Márcio Morais.

  11. O CDP de apodi é referência nacional. O diretor Márcio Morais, faz sim um ótimo Trabalho, todos tem a ganhar! A ressocialização e o empenho é algo incrível. Só quem participa e ver os resuldos pode comprovar e julgar! Tenho a certeza que tudo feito, e muito a fazer não é em vão.
    Com as críticas é que somos fortalecidos!
    Parabéns Márcio Marais! Você é um exemplo. O sucesso seja ele em que for, tem um preço! Porém esse preço vale a pena!!!

  12. Sou Agente Penitenciário do RN desde Junho de 2010, e deste esta data desempenho minhas atividades no CDP-Apodi, e desde então todos nós procuramos desenvolver um trabalho em prol de melhorias, mas nunca imaginei que chegaríamos a este patamar de excelência em que estamos hoje. Se hoje alcançamos este nível de sucesso, isso de se deve a um trabalho sério em equipe sob uma Gestão Dinâmica e Proativa exercida pelo Agente Penitenciário Márcio Morais, só tenho a agradecer por fazer parte deste time de vencedores e parabenizar a todos e especialmente ao Diretor Márcio Morais pelo Trabalho desenvolvido.
    Ao senhor Fábio Almeida (se for esse seu verdadeiro nome), deixo meu recado: Tente fazer diferente, ao invés de incomodar-se com o sucesso do seu semelhante, incomode-se com seu próprio fracasso, e faça disso combustível para fazer algo de construtivo que lhe proporcione alcançar sucesso com meritocracia. Reflita! Se ao invés de tentar destruir o que seu semelhante está fazendo de positivo, tentasse duplicar (se espelhando e seguindo bons modelos), todos não sairiam ganhando?

  13. Qta inveja num comentário desse tipo,a coisa é assim,vc trabalha bem,faz a diferença e a turma do"zero"chega logo junto.Mas vamos lá,Márcio morais tem trabalhado com sucesso em melhorias naquele CDP,onde detentos podem ter a oportunidade de aprender a ler,ou sair de lá para uma" Faculdade "até aprender técnicas profissionalizantes.É um lugar onde se recebe livros para lerem ao invés de um chicote ou cacetete.Não é o povo que diz…preso bom é preso trabalhando?!
    Lá tem tem preso trabalhando,lá tem preso trabalhando enclusive para melhorias em suas próprias celas (CDP),lá NÃO tem preso queimando colchões,lá tem preso estudando,lá tem preso aprendendo técnicas profissionalizantes.Meu Deus o que vcs querem mais???
    o que importa que partido político o diretor está???
    O nosso partido num é o Brasil???
    Pouco importa pra quem Padre Fábio de Melo votou,o importante é que ele espalhe a palavra,assim como Márcio Morais esta mostrando um método eficaz e humano de ressocializacão,tanto que nao se ouve falar em mortes,fugas ou qualquer violência como estamos sempre ouvindo em outros presídios.Meu apoio e respeito,seu trabalho é magnífico,continue sendo esse exemplo de profissional e ser humano que eu te conheço e sei que tu és.

  14. Ressocializar quem nunca fez parte de uma sociedade posta, alfabetizar quem quase nunca pegou num lápis grafite, tentar reintegrar numa sociedade quem é a escória, pedir pra preso, bater cadeado onde o enjaulado é seu semelhante, manter cadeia sem cheiro de enxofre não é mérito de qualquer um não! Não é a política que ensina isso não! Márcio Morais e toda sua equipe vcs são grandiosos no que fazem! Apodi já trancou do mendigo ao deputado, com total igualdade e respeito! Se a lei dá direito a prisão em cela diferenciada então vamos cobrar da lei! Apodi está hj como melhor unidade prisional do estado, então é comum surgir a ignorância e sobretudo o maior de todos os males…a inveja! Pra frente!

  15. O CDP de apodi é referência nacional. O diretor Márcio Morais, faz sim um ótimo Trabalho, todos tem a ganhar! A ressocialização e o empenho é algo incrível. Só quem participa e ver os resuldos pode comprovar e julgar! Tenho a certeza que tudo feito, e muito a fazer não é em vão.
    Com as críticas é que somos fortalecidos!
    Parabéns Márcio Marais! Você é um exemplo. O sucesso seja ele em que for, tem um preço! Porém esse preço vale a pena!

  16. Em poucas palavras quero expressar solidariedade ao diretor do CDP Márcio Morais que sofreu ataques injustos através de comentários. Apodi-RN conhece e reconhece a relevância do seu trabalho em busca da ressocialização dos detentos, quem dera todos os centros de detenção seguissem seu exemplo. Já tive a oportunidade de ter uma pequena participação nesse vasto trabalho que vcs do CDP de Apodi-RN desenvolvem e sou testemunha do seu compromisso, seriedade e competência.
    Termino parabenizando e deixando claro que quando os ataques e as críticas são infundadas, por se só já provam que vieram pra desconstruir algo de bom que por ser bom incomoda.
    Siga seu caminho Márcio Morais, muito sucesso.

  17. Parabéns Márcio pelo trabalho realizado no cdp , se o ex secretário Mário tinha tanta vontade de fecha e não fechou, prova q o CDP DE APODI tem feito um trabalho sério.

  18. Trabalho há 8 anos no cdp de Apodi, e afirmo que todos os trabalhos de ressocialização aqui desenvolvidos, são frutos do empenho, dedicação e compromisso do Diretor Márcio Morais, e demais agentes penitenciários que aqui trabalham. Portanto, esse trabalho de ressocialização não é marketing de enganação, como a pessoa que está encomodada diz, mais sim realidade vivenciada em nossa unidade prisional, que pode ser acompanhada através dos próprios familiares desses internos. Parabéns à Márcio e à todos Agentes envolvidos neste trabalho.

  19. Sr. Fábio Almeida, boa tarde! O Sr. tem com prova o que disse?
    (…)
    Dr Lair, o senhor não houve falar de coisa semelhante no restante do sistema penitenciário por um único motivo: isso que é divulgado é puro marketing de enganação. Apenas parte disso acontece. O que acontece mesmo é ação .
    (…)
    ****** ******, bem conhecido dos prefeitos da região quando trabalhava no Jornal de Fato, e que foi demitido do citado veículo de comunicação por tentar extorquir esses mesmos políticos. Pode checar essa informação com César Santos, dono do jornal.
    (…)
    São acusações que tem que ser apuradas e esclarecidas.

  20. Parabéns Júnior pelo comentario perfeito e verdadeiro Faço das tuas palavras as minhas. ???????????????????

  21. Há 3 anos trabalho no CDP de Apodi e vejo em Márcio Morais uma pessoa digna e Competente para o cargo que exerce, um profissional corajoso, esforçado, inteligente e humano, acho um comentario muito sem nexo e maldoso dessa criatura desconhecida; na minha opinião essa pessoa ou é próxima e recalcada por não ter a mesma competência ou um político vendo em Márcio um concorrente forte.

  22. O trabalho desenvolvido no CDP de Apodi é bastante sério e voltado para a ressocialização dos detentos, inclusive existem vários projetos em andamento. Tratamento com dignidade, respeito e igualdade pra todos os internos.

  23. Parabéns pela matéria, tenho acompanhado de perto os trabalhos desenvolvidos pela direção da Cadeia de Apodi-RN, o resultado do trabalho vem das satisfação dos familiares dos presos que muitos se orgulham da recuperação do seu parente pelas oportunidades aproveitadas durante a prisão.
    A cadeia de Apodi-RN e modelo a ser seguido pelas demais.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho da direção, que consiga recuperar o maior número de detentos para toda sociedade Potiguar.

  24. A palavra parabéns seria insuficiente para o funcionamento do CDP Apodi. Trabalho reconhecido em todo Estado e também estados vizinhos. A diferença de um presídio comum e vc ver presos trabalhando, construindo sua própria liberdade. Independentemente de política acompanhamos o trabalho honroso e digno do diretor Márcio Morais. Não vemos nesse trabalho um político nem um jornalista e sim um profissional comprometido com o cumprimento da Lei de Execução Penal. Sabemos que o que é certo incomoda, principalmente qdo o objeto do trabalho é a população carcerária. É verídico que para uma boa parte da população preso é o lixo social. Ok. Pode ser, mas se é objetivo do CDP tentar recuperar essa parte negra, então vamos respeitar. É um trabalho digno e independente de ascensão política. Façam uma visita e comprovem

    1. Parabéns Júnior pelo comentário perfeito e verdadeiro; faço de suas palavras as minhas????????????????????

  25. Bom dia a todos.
    Peço licença ao titular do blog do BG para fazer um breve comentário a respeito de outro comentário feito neste espaço sobre o jornalista e agente penitenciário Márcio Morais, e que faz referência danosa em relação ao período que Márcio foi repórter do JORNAL DE FATO.
    Diferentemente do que foi dito, Márcio Morais não saiu do JORNAL DE FATO por justa causa, muito menos por conduta que atentasse contra a sua atividade profissional. A sua saída do jornal impresso se deu há mais de 10 anos, e por decisão conjunta entre empregado e empregador. Não cabe, portanto, qualquer tipo de inferência.
    No mais, deve-se reconhecer o excelente trabalho de ressocialização que é feito no Centro de Detenção Provisória de Apodi, comprovado em reiteradas reportagens jornalísticas nos diversos veículos de comunicação do Estado.
    Bom seria que todos incentivasse e que o Governo do Estado pudesse investir mais em programas de ressocialização dentro do sistema prisional potiguar.
    Fica o registro, então.

  26. Sempre que leio as boas noticias do CDP de Apodi – Rn , fico sem entender como dentro da mesma corporação não é feito um trabalho semelhante ???

    1. Dr Lair, o senhor não houve falar de coisa semelhante no restante do sistema penitenciário por um único motivo: isso que é divulgado é puro marketing de enganação. Apenas parte disso acontece. O que acontece mesmo é ação do midiático diretor do CDP, agente Márcio Morais, bem conhecido dos prefeitos da região quando trabalhava no Jornal de Fato, e que foi demitido do citado veículo de comunicação por tentar extorquir esses mesmos políticos. Pode checar essa informação com César Santos, dono do jornal. O Secretário anterior da Sejuc, o competente Mauro Albuquerque, quis acabar com o CDP de Apodi, que para ele e muitos, é apenas uma unidade de favorecimento a presos poderosos. ( Ex Deputado Laire Rosado, Ex prefeito de Umarizal Rogério etc, etc estiveram " presos" por lá). Mauro Albuquerque tentou muito acabar com essa imoralidade, que usando o falso argumento de ajudar os mais humildes, é um local de regalias para presos endinheirados e poderosos , mas não conseguiu. Márcio Morais se pegou com Deus e o diabo para evitar o fechamento. No governo de Fátima, se filiou ao PT, usando a Diretora da DIRED, senhora Luzia, para esse fim. Tal fato chocou a todos os agentes de segurança da região, pelo oportunismo, já que Márcio era um dos mais ativos antipetistas do RN, circunstância fácil de comprovar com uma mera consulta aos post antigos do Facebook dele. Entendeu Dr?

    2. Mas tem muita gente séria empenhada em remover esse oportunista do CDP. Pessoas que estão abrindo os olhos do secretário Pedro e da Governadora. O citado Diretor não vai conseguir enganar todos o tempo todo….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Após avanço da PF, Toffoli deixa relatoria do caso Banco Master no STF

Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli deixou, nesta quinta-feira (12), a relatoria das investigações envolvendo o Banco Master no STF. A decisão foi tomada após reunião dos ministros da Corte e ocorre no momento em que a Polícia Federal avança nas apurações do caso.

Em nota oficial, o STF informou que o próprio Toffoli pediu a redistribuição do processo, alegando “altos interesses institucionais”. Com isso, o caso será encaminhado a outro ministro, embora os atos praticados até agora sigam válidos.

No mesmo comunicado, os ministros afirmaram que não cabe arguição de suspeição contra Toffoli. Suspeição é um instrumento jurídico usado para questionar a imparcialidade de um juiz quando há indícios de vínculo ou interesse no processo. Segundo o STF, não há suspeição nem impedimento, e a Corte manifestou apoio pessoal ao ministro.

A decisão ocorre após relatório da Polícia Federal, enviado ao Supremo na última segunda-feira (9), mencionar o nome de Toffoli com base em dados extraídos do celular do banqueiro Daniel Vorcaro. O conteúdo foi apresentado aos ministros pelo presidente do STF, Edson Fachin, durante a reunião.

O documento também foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Após a repercussão, Toffoli divulgou nota para esclarecer os fatos relacionados ao seu nome.

Na manifestação, o ministro confirmou que integra o quadro societário da empresa Maridt, mas afirmou que a administração é feita por familiares. Ele negou qualquer relação pessoal ou financeira com Daniel Vorcaro e destacou que a participação societária é permitida pela Lei Orgânica da Magistratura, que proíbe apenas o exercício de atos de gestão por magistrados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

CASO MASTER: Fachin joga para a PGR a decisão sobre suspeição de Toffoli

Foto: Reprodução

O presidente do STF, Edson Fachin, encaminhou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, o relatório da Polícia Federal que traz menções ao ministro Dias Toffoli em mensagens extraídas do celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Também foi enviada a resposta de Toffoli com esclarecimentos sobre as citações ao seu nome.

Com o envio dos documentos, caberá agora à PGR avaliar se há elementos para se manifestar sobre a suspeição de Toffoli, que é o relator do Caso Master no STF. A PGR já recebeu o material, mas não há prazo definido para eventual posicionamento.

Nesta quinta-feira (12), Fachin convocou uma reunião com os ministros do STF para compartilhar as informações recebidas da Polícia Federal e os esclarecimentos apresentados pelo relator. O encontro ocorre com participação presencial e por videoconferência.

O relatório da PF reúne dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro e cita supostos pagamentos direcionados ao ministro. Em nota oficial, Toffoli informou ser sócio da empresa que vendeu um empreendimento a um fundo ligado ao Banco Master, mas afirmou não manter relação com o empresário investigado.

A Polícia Federal apura se houve transferência de recursos a partir de uma empresa que foi sócia de um fundo vinculado ao Banco Master no Tayayá Resort. Um fundo de investimento administrado por empresa citada no caso aportou R$ 4,3 milhões no empreendimento, do qual a família de Toffoli não faz mais parte.

A condução do processo passou a ser questionada após decisões adotadas pelo ministro no curso da investigação. Após a divulgação das mensagens periciadas, a própria Polícia Federal solicitou formalmente a suspeição de Toffoli para atuar como relator do caso.

Mesmo com o pedido, Dias Toffoli comunicou ao presidente do STF que permanecerá na relatoria do Caso Master. O inquérito segue em andamento no Supremo, enquanto a PGR analisa o material encaminhado pela Corte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: PERDEU A PACIÊNCIA: Paulinho Freire vira pistola para cima de Natália Bonavides

Imagens: Reprodução/Instagram/Paulinho Freire

O prefeito de Natal, Paulinho Freire cansou. Em um estilo completamente diferente do habitual, perdeu a paciência com a deputada federal Natália Bonavides. Em vídeo publicado nas redes sociais no início da noite desta quinta-feira (12), o gestor não só pediu para a parlamentar parar de fazer proselitismo político barato, como a convocou para, definitivamente, ajudar a capital potiguar.

Paulinho afirmou ser “lamentável” o comportamento de quem, segundo ele, só aparece em momentos de crise para transformar as dificuldades da população em palco político. O prefeito reforça que a gestão segue trabalhando e enfrentando os problemas da cidade, mesmo diante das críticas.

Em tom direto, Paulinho disse que quem tenta tirar proveito político do momento também está convidado a ajudar, deixando claro que a Prefeitura está aberta a ações concretas, não a discursos. Para ele, governar exige responsabilidade e compromisso com a população. “Gestão se faz com ações, investimentos, seriedade e compromisso com o povo. O resto é proselitismo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Traição descoberta vira peça-chave em investigação sobre tragédia envolvendo secretário em Itumbiara

Imagens: Reprodução/Instagram/Marcelo Rennó

A Polícia Civil de Goiás apura uma tragédia registrada na noite de quarta-feira (11), em Itumbiara, que teve como personagem central o secretário de Governo do município, Thales Naves Alves Machado, de 40 anos. A principal linha de investigação aponta que o episódio teria ocorrido após a descoberta de uma suposta traição da esposa.

Informações indicam que o secretário tomou conhecimento da infidelidade por meio de um detetive particular que havia contratado. Vídeos aos quais o veículo teve acesso fazem parte do material analisado pela polícia e ajudam a reconstruir a sequência dos fatos.

Após a descoberta, segundo a apuração inicial, ocorreram mortes dentro da residência da família, envolvendo os dois filhos do secretário, de 12 e 8 anos, além do próprio Thales. As circunstâncias exatas e as responsabilidades seguem sob investigação da Polícia Civil.

O caso causou forte impacto em Itumbiara e levantou questionamentos sobre os desdobramentos institucionais, já que envolve um integrante do alto escalão da administração municipal. A polícia trata o episódio como complexo e sensível e aguarda a conclusão do inquérito para esclarecer completamente o que aconteceu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nina defende Ezequiel no Senado e aposta em chapa forte com Álvaro

Foto: CMNAT

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, Nina Souza, defendeu o nome do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, como segundo candidato ao Senado em uma eventual chapa ligada ao ex-prefeito Álvaro Dias. A declaração foi feita nesta quinta-feira (12), durante entrevista à rádio 98 FM Natal, ao comentar os bastidores da disputa eleitoral.

Ao ser questionada sobre a composição da chapa, Nina deixou claro que se trata de uma avaliação pessoal, mesmo demonstrando respeito por outro nome citado no debate. “Amo de paixão o Coronel Hélio, mas defendo o nome de Ezequiel. Se for ele [Coronel Hélio], eu vou segurar a bandeira e pedir voto, mas eu defenderia que fosse Ezequiel”, afirmou.

Nina ressaltou que não participa diretamente de articulações políticas e que sua análise parte da leitura do cenário atual. Ela destacou o peso político e a capacidade de articulação do presidente da Assembleia.

“Ezequiel hoje é uma grande liderança estadual. Ele tem mais de 50 prefeitos que fazem interlocução com ele, é um nome respeitado em todas as esferas, é municipalista, consegue aglutinar”, declarou.

Segundo a secretária, a presença de Ezequiel poderia ampliar o alcance eleitoral da chapa. “Se você tem um candidato já bastante forte, você também teria uma pessoa que pudesse quebrar a bolha e ir buscar novos apoiamentos. É uma reflexão que eu faço”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Citado em investigação no caso Banco Master, Toffoli avisa que segue como relator

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro do STF, Dias Toffoli comunicou ao presidente da Corte, Edson Fachin, que vai permanecer como relator do caso envolvendo o Banco Master, mesmo após ter o nome citado em conversas extraídas pela Polícia Federal do celular de Daniel Vorcaro, dono da instituição. A resposta foi apresentada nesta quinta-feira (12), em nota oficial enviada ao STF.

Paralelamente, Toffoli determinou que a Polícia Federal encaminhe, na íntegra, as perícias dos celulares e de outras mídias apreendidas no âmbito do caso Master, incluindo os aparelhos de Vorcaro. A investigação envolve a compra do Banco Master pelo BRB, ação que foi distribuída ao gabinete do ministro em 28 de novembro de 2025.

Na nota, Toffoli confirmou que é sócio da empresa Maridt, que vendeu participações ligadas ao resort Tayayá, no Paraná, a Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro. Segundo o gabinete do ministro, a Maridt é uma empresa familiar, de capital fechado, administrada por parentes, e Toffoli integra apenas o quadro societário, sem exercer função de gestão, o que, segundo ele, é permitido pela Lei Orgânica da Magistratura.

O ministro afirmou ainda que a Maridt deixou de integrar o grupo Tayayá Ribeirão Claro em fevereiro de 2025, após a venda total de suas participações. Toffoli declarou não conhecer o gestor do Fundo Arllen, negou qualquer relação pessoal com Daniel Vorcaro ou Fabiano Zettel e disse que jamais recebeu valores de ambos. Mesmo sob pressão para se declarar impedido, o ministro manteve a decisão de continuar à frente da relatoria do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: PRF inicia Operação Carnaval 2026 no RN; veja as restrições e a fiscalização

Imagens: Divulgação/PRF

A PRF inicia nesta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026 nas rodovias federais do RN. A ação integra a etapa final do Programa Rodovida 2025/2026 e segue até a quarta-feira (18), período de forte aumento no fluxo de veículos e maior risco de acidentes. Em 2025, as BRs 101 e 304 concentraram os registros de acidentes com mortes no estado.

O principal foco da operação é o combate à embriaguez ao volante, um dos fatores mais associados a acidentes graves e fatais. A fiscalização será intensificada também contra excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e o não uso de itens obrigatórios, como cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças.

A PRF ainda vai aplicar restrições temporárias ao tráfego de veículos de carga em rodovias federais de pista simples. A medida, prevista em portaria oficial, busca melhorar a fluidez do trânsito e reduzir riscos nos dias de maior circulação durante o Carnaval.

A orientação da PRF é clara: planejar a viagem, respeitar os limites de velocidade e não associar álcool à direção. Em situações de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 191.

Fiscalização reforçada contra:

  • Embriaguez ao volante

  • Excesso de velocidade

  • Ultrapassagens proibidas

  • Falta de cinto de segurança

  • Ausência de cadeirinhas infantis

Restrição de tráfego para veículos de carga (pista simples):

  • 13/02 (sexta): 16h às 22h

  • 14/02 (sábado): 6h às 12h

  • 17/02 (terça): 16h às 22h

  • 18/02 (quarta): 6h às 12h

Limites:

  • Largura: 2,60 m

  • Altura: 4,40 m

  • Comprimento: 19,80 m

  • PBTC: 58,5 toneladas

Emergência PRF: 191

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada Cristiane Dantas critica mais um imposto cobrado pelo Governo Fátima sobre bebidas e cosméticos

Foto: Divulgação

A deputada estadual Cristiane Dantas critica a Instrução Normativa nº 001/2026 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RN), que determina o recolhimento do adicional do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) sobre o estoque de mercadorias consideradas supérfluas existente em 31 de janeiro de 2026.

A norma estabelece que os estabelecimentos devem levantar o estoque existente; acrescentar 40% de Margem de Valor Agregado (MVA) sobre o valor de aquisição mais recente; aplicar, sobre esse valor já acrescido, a alíquota de 2% do FECOP; e recolher o imposto até 15 de fevereiro. Para a parlamentar, o impacto vai além do percentual anunciado.

“Não é apenas 2%. Primeiro se infla o valor da mercadoria em 40% e só depois se aplica o adicional. Na prática, o impacto é maior do que parece. Como um exemplo, se um pequeno distribuidor tiver R$ 100 mil em bebidas no estoque em 31 de janeiro, com a aplicação da MVA de 40%, o valor passa a ser considerado R$ 140 mil e sobre esse valor total incidem 2% de FECOP, sendo assim o imposto a recolher será de R$ 2.800. É uma carga pesada”, afirmou.

Ainda segundo a deputada, o problema é que essa cobrança ocorre antes mesmo da venda da mercadoria, atingindo diretamente o capital de giro das empresas. A medida atinge inclusive empresas optantes pelo Simples Nacional quando atuam como substitutas tributárias como salões de beleza que trabalham com cosméticos; pequenos comércios de bairro; distribuidoras de bebidas; bares e restaurantes e pequenas indústrias do setor.

“Muitos desses empreendedores já operam com margens apertadas. Se o custo aumenta antes da venda, o repasse ao consumidor se torna inevitável”, avalia.

Reflexo no Carnaval

A parlamentar lembra que a cobrança ocorre às vésperas do Carnaval, período de forte movimentação econômica no Estado. Com a incidência do adicional sobre bebidas alcoólicas, há expectativa de aumento nos preços praticados por bares, restaurantes e ambulantes.

“A cerveja do Carnaval pode ficar mais cara. Isso afeta desde o pequeno ambulante até o consumidor final”, destacou Cristiane Dantas.

Embora o FECOP tenha como finalidade financiar políticas de combate à pobreza, a deputada defende que o Governo avalie os impactos indiretos da medida.

“É preciso equilíbrio. Não podemos ampliar a arrecadação sufocando quem gera emprego e renda. O combate à pobreza não pode significar aumento generalizado de preços para a população”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Correios deixaram de pagar R$ 3,7 bilhões a fornecedores, empregados e em tributos

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Com o fluxo de caixa negativo, os Correios deixaram de pagar R$ 3,7 bilhões em obrigações com fornecedores, tributos federais, o fundo de pensão Postalis e o plano de saúde Postal Saúde. Os dados constam em um documento interno de análise da situação financeira da estatal, obtido com exclusividade pelo g1.

A empresa enfrenta crises econômico-financeiras sucessivas e, para lidar com o cenário, criou em junho um Comitê Executivo de Contingência, vinculado à presidência, que adotou uma política de postergação deliberada de pagamentos para preservar a liquidez.

Ao todo, foram adiadas as seguintes obrigações:

  • INSS Patronal: R$ 1,44 bilhão;
  • Fornecedores: R$ 732 milhões;
  • Postal Saúde: R$ 545 milhões;
  • Tributos PIS/COFINS: R$ 457 milhões
  • Remessa Conforme: R$ 346 milhões;
  • Postalis: R$ 135 milhões.

A estatal informou que, nos nove primeiros meses de 2025, arrecadou R$ 16,94 bilhões, mas tinha obrigações de R$ 20,65 bilhões. Caso os pagamentos tivessem sido feitos no prazo, o déficit operacional estimado seria de R$ 2,77 bilhões, acima da capacidade de cobertura no período.

O documento aponta ainda que parte do desequilíbrio resulta do acúmulo de dívidas de 2024, empurradas para 2025. A dívida dos Correios aumentou em R$ 1 bilhão e os principais afetados foram com:

  • INSS Patronal: R$ 696 milhões a mais (eram R$ 741 milhões);
  • Tributos PIS/COFINS: R$ 249 milhões a mais (R$ 208 milhões);
  • Postal Saúde: R$ 182 milhões a mais (eram R$ 363 milhões);
  • Fornecedores: R$ 80 milhões a mais (eram R$ 652 milhões);
  • Remessa Conforme: R$ 75 milhões a mais (eram R$ 271 milhões).

Apesar disso, os Correios estimam um prejuízo contábil menor em 2025, de R$ 5,8 bilhões, abaixo das perdas registradas no terceiro trimestre do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF apura possível ligação do Brasil com o caso Epstein após denúncia envolvendo mulher de Natal

Foto: divulgação via Reuters

A divulgação de milhões de novos documentos do caso Jeffrey Epstein, liberados recentemente pela Justiça dos Estados Unidos, levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir uma investigação para apurar uma possível conexão do Brasil com o esquema, envolvendo uma mulher de Natal.

O procedimento foi instaurado a partir de uma denúncia registrada no MPF do Rio Grande do Norte e passou a ser analisado pela Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC), em Brasília. O órgão informou que as investigações correm em sigilo, devido à sensibilidade do caso e à necessidade de proteção das vítimas.

Segundo o MPF, a UNTC acompanha a divulgação dos arquivos e monitora informações que envolvam cidadãos brasileiros ou fatos ocorridos no país.

Mensagens datadas de 2011, incluídas nos documentos, mostram o interesse de Epstein por uma jovem de Natal após ser apresentada por uma conhecida brasileira. Os diálogos citam organização de viagem aos Estados Unidos, tratativas sobre emissão de passaporte e pedidos de fotos em lingerie ou trajes de banho, embora não confirmem aliciamento nem indiquem a idade da jovem.

As investigações também apontam que a intermediadora brasileira mantinha relação próxima e dependência financeira com Epstein e teria apresentado outras mulheres ao bilionário ao longo dos anos.

O caso envolvendo Natal integra um conjunto mais amplo de denúncias contra Epstein, acusado de liderar uma rede internacional de exploração sexual de menores. O empresário foi encontrado morto na prisão em 2019, antes do julgamento, mas autoridades americanas afirmam que outros envolvidos ainda podem ser responsabilizados.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *