Polêmica

Cena clássica de romantismo de Branca de Neve entra na mira dos canceladores, com pedido até de história reescrita: “beijo não foi consentido”

Foto: Reprodução

Os parques da Disney nos Estados Unidos reabriram após mais de um ano fechados devido à pandemia. O parque da Califórnia, que foi aberto em 1955, reformou alguns dos brinquedos clássicos. O tour “As aventuras assustadoras da Branca de Neve na Disneylândia” ganhou uma nova versão, “O desejo encantado de Branca de Neve”.

Bastou a primeira crítica sobre a nova atração para Branca de Neve ser jogada na esteira do cancelamento. Seguiu o destino de Pepe o Gambá, Ligeirinho e Piggy dos Muppets. O pior é que ela nem fez nada para justificar o cancelamento, fizeram com ela.

Uma crítica da nova atração, escrita na imprensa local da Califórnia, berço do Zen-Fascismo, frisou que o brinquedo novo não eliminou o principal problema do brinquedo de 1955. E qual é o problema? O beijo do príncipe na Branca de Neve. Ocorre que ela está desacordada, então o beijo não foi consentido.

O final da experiência no brinquedo é justamente com a cena do beijo. Para os críticos do SFGate, é um absurdo a Disney ter mantido a história. O melhor seria ter refeito a cena, colocando um final novo para a Branca de Neve. Você não leu errado, é isso que defendem.

“Já não concordamos que o consentimento nos primeiros filmes da Disney é um grande problema? Que ensinar às crianças que beijar, quando não foi estabelecido se ambas as partes estão dispostas a se envolver, não está certo? É difícil entender por que a Disneylândia de 2021 escolheria adicionar uma cena com ideias tão antiquadas do que um homem pode fazer com uma mulher, especialmente dada a ênfase atual da empresa em remover cenas problemáticas de passeios como Jungle Cruise e Splash Mountain . Por que não reinventar um final de acordo com o espírito do filme e a posição de Branca de Neve no cânone da Disney, mas que evite esse problema?”, diz a crítica do SFGate, que virou centro de debate na internet.

Eu não sei se a Branca de Neve que eu vi é a mesma. Que eu me lembre, ela não podia consentir porque estava morta. Comeu a maçã envenenada e morreu. Pode beijar o cadáver de uma mulher que você amava? Essa problematização começou a ficar bem mais interessante na minha mão. E também mais adequada à infância.

Se é para problematizar, vamos problematizar direito. Branca de Neve tem a madrasta interesseira, o pai que abandona filha por causa de mulher, a obsessão por beleza, o desejo de eterna juventude, o estigma da inveja entre mulheres, o homem como único objetivo de vida e salvação da mulher, estigmatização da velhice e não vou nem começar a analisar os anões senão não acabo o texto esta semana.

Pepe o Gambá e Ligeirinho foram acusados de racismo pelos sotaques. No final, acabaram absolvidos no Supremo Tribunal da Internet. Mas ainda viria a pancada final, o abuso. Pepe o Gambá tenta beijar suas pretendentes à força. Acabou sendo o primeiro cartoon demitido da história.

Depois a Miss Piggy, tão usada nos xingamentos políticos brasileiros, acabou cancelada também. Quem viu os Muppets sabia o quanto ela era cruel e abusiva com todos, sobretudo com Caco, o sapo. A internet deu-se conta disso um belo dia e tentou colar Miss Piggy na rabeira do cancelamento de Pepe o Gambá.

A discussão toda sobre cartoons abusivos com outros cartoons seria apenas ridícula não fosse uma ideia muito perigosa que começa a surgir, a de reescrever a história. Todo autoritarismo se estabelece apagando a história e reescrevendo à sua própria maneira. Vamos reescrever todas as referências culturais até que não tenhamos mais nenhuma, é isso?

Aparentemente, há uma boa intenção, a de ensinar a crianças que um beijo de amor deve ser consentido. O método escolhido é sair fuçando todas as histórias de ficção com beijos não consentidos e pedir que esse trecho seja mudado. Quem disse que o método funciona? Alguém comprovou? Não. Ocorre que ele funciona para outra coisa.

Vivemos uma enorme confusão entre militância e autoajuda. Qualquer militância é chatíssima porque precisamos aprender com os divergentes e convencer os que têm opinião diferente. Cancelar personagem de desenho animado não muda nada na prática nem convence ninguém. Aliás, tem o risco contrário.

Ocorre que ninguém está militando por crianças, consentimento ou um futuro melhor, está apenas buscando aprovação dentro do próprio grupo. As pessoas querem fazer parte de algo importante, mostrar ao seu grupo social que se preocupam. Para isso, funciona. Fulana disse que o príncipe deveria ter pedido consentimento da Branca de Neve, olha como ela se preocupa com as mulheres.

Nas redes sociais, acaba virando uma espécie de competição. Quem consegue atrair mais atenção para si? Tem lá a sugestão de apagar o final da Branca de Neve. Daí virá outro malhando outro personagem e assim sucessivamente. Não querem construir nada diferente, querem atenção atacando algo que os outros gostam. Dentro do grupo para quem a causa é importante, serão vistos como ousados, valentes.

A cultura muda quando criamos novas referências tão apaixonantes quanto as anteriores. E elas não cativam o público, sobretudo as crianças, porque são perfeitas. Referências culturais cativam quando são autênticas, por isso não podem ser refeitas.

O mais curioso é que refazer obra alheia, escondendo a impureza, seja visto agora como progressista. Após Concílio de Trento, que acabou em 1563, a Igreja Católica decidiu que tinha muito santo pelado no afresco O Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina. Ele morreu em 1564 e vários pintores foram chamados para fazer coberturas nos personagens retratados.

Naquela época, os religiosos acreditavam que a exposição da nudez em pinturas sacras era um incentivo à luxúria e à lascívia. Se suprimida, ajudaria muito. Em 1990 foi feita uma restauração na Capela Sistina e 15 das coberturas de nudez foram removidas. Não consta que tenha havido qualquer mudança significativa na luxúria humana antes e depois das coberturas de nudez do afresco.

Por – Madeleine Lacsko – Gazeta do Povo

 

Opinião dos leitores

  1. E a conotação de abuso sexual contra os 7 anãosinhos que querem dar a história?! Aí é o fim da picada!

  2. A quantidade de imbecis, idiotas, sem noção e outros vermes sem cérebro está aumentando demasiadamente. Estamos vivendo a era da IDIOCRACIA?

  3. Essa geração de babacas de hoje estão acabando com tudo,
    Na minha época eu assistia a versão brasileira ” histórias que nossas babás não contavam” com o grande COSTINHA….. Essa sim é uma versão de respeito.

  4. O match já tinha sido dado antes da Branca de Neve comer a maçã
    e cair em sono profundo. Não foi assédio, meu povo!!! kkkkkkk

  5. Esses idiotas, IMBECIS, aparentemente não conhecem a estória. Ocorre que Branca de Neve só acordaria do seu sono profundo se fosse beijada por um príncipe. Pelo menos foi o que entendi quando vi o filme na infância. A Califórnia agora é o berço da estupidez no mundo.

  6. Renato Aragão chico Anízio e Jô Soares, seriam mortos hoje se contassem algumas de suas maravilhosas piadas que tanto nos faziam sorrir. Esse pessoal não passa de um bando de FDP.

  7. Mentes doentias, cheias de raiva e ressentimentos. Querem reescrever a história para adequá-la às suas versões de mundo. Esquerdistas bizarros, frutos de lavagem cerebral institucionalizada em escolas e universidades.
    Estão tornando o mundo um lugar pior, chato e conflituoso, achando que estão fazendo o bem.

  8. Se estivessem trabalhando com a mente ocupada não haveria tempo para essas baboseiras. Falta do que fazer mesmo.

  9. Se fosse criança tocando homem nú, duas pessoas do mesmo sexo se acariciando ou beijando, não haveria todo esse mimimi, era arte?. Uma cena clássica de amor, em nome da vida e os revoltados imorais ficam criando caso. Não tem mais o que fazer?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Preso suspeito de passar pênis em mulher, deputado diz que houve “mal-entendido”

Foto: Reprodução

O suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) foi preso nesta segunda-feira (2) por suspeita de importunação sexual no Aeroporto de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Federal (PF), a prisão ocorreu após denúncia de uma mulher de 33 anos, que afirmou ter sido tocada nas partes íntimas durante o desembarque de um voo vindo de São Paulo.

Em nota divulgada à imprensa, Pedro Lobo disse que o episódio aconteceu em meio à aglomeração durante o desembarque e classificou o caso como um “mal-entendido”. A vítima procurou a PF ainda dentro do aeroporto e formalizou a acusação no local.

Na manhã desta segunda, tanto o suplente de deputado quanto a denunciante foram levados à sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimento. Depois da oitiva da vítima e de testemunhas, foi lavrado auto de prisão em flagrante pelo crime de importunação sexual, ocorrido dentro da aeronave.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que deverá apurar todos os detalhes do episódio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Engorda de Ponta Negra completa 1 ano e segura marés 30% mais fortes

Foto: Reprodução

Um ano depois da conclusão da engorda da faixa de areia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, a obra passou no teste mais rigoroso: resistiu a marés até 30% mais fortes que aquelas de 2024, que tinham provocado erosão severa e levado o município a decretar estado de emergência. Segundo a Semurb, “o comportamento da praia após esses eventos confirma que o principal objetivo do projeto — conter a erosão costeira — vem sendo cumprido”.

O secretário Thiago Mesquita detalhou que a intervenção foi planejada como “uma intervenção de resiliência ambiental, e não apenas como uma obra de caráter paisagístico ou turístico”. Em entrevista ao NOVO Notícias, ele relembrou que Ponta Negra perdeu praticamente toda a faixa natural de areia.

“Perdemos completamente a areia praial ao longo dos quatro quilômetros da orla de Ponta Negra. O principal objetivo que motivou todo esse investimento foi combater a erosão costeira, e esse objetivo vem sendo alcançado”.

Os efeitos da obra foram sentidos rapidamente. Enquanto municípios do litoral norte, como Macau e Touros, registraram impactos significativos durante marés intensas em julho e agosto, em Ponta Negra “os efeitos foram mínimos. Na área próxima ao Morro do Careca, a maré avançou um pouco, formou uma poça d’água e, em menos de duas horas, o material já havia infiltrado. Foi o único registro”.

Além da proteção ambiental, a recomposição da faixa de areia devolveu o acesso à população e aos turistas, e permitiu o retorno de atividades esportivas e eventos culturais.

O secretário destacou que obras desse porte exigem período de adaptação, estimado em até 24 meses, e listou desafios técnicos do primeiro ano, como a cor escura inicial da areia, presença de rodolitos, formação de uma berma de três metros e ajustes no sistema de drenagem, concluído em fevereiro do ano passado.

Segundo Mesquita, “ela [a drenagem] funcionou perfeitamente. Circularam muitas informações falsas, mas os dados técnicos comprovam o funcionamento do sistema”. A expectativa agora é manter o aterro com manutenção preventiva para ampliar sua durabilidade e consolidar os benefícios econômicos e ambientais do projeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Salatiel de Souza declara apoio à pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal ganhou um importante reforço nas últimas semanas. O projeto recebeu o apoio de Salatiel de Souza, ex-vereador de Natal e uma das principais lideranças políticas de Parnamirim.

“Pedro representa renovação, compromisso e sensibilidade social. É alguém que vem do trabalho, da fé e do serviço público, e que está preparado para defender o Rio Grande do Norte em Brasília”, destacou Salatiel de Souza. Ao declarar apoio a Pedro Filho, o comunicador reforça a construção de uma pré-candidatura que dialoga com diferentes regiões do estado e com segmentos diversos da sociedade.

Pedro Filho é atualmente vereador em Assu, líder evangélico, servidor público e profissional de Educação Física. Sua atuação política é marcada pela defesa da causa animal, pelo incentivo ao empreendedorismo e por propostas voltadas ao desenvolvimento econômico como instrumento para a geração de emprego e renda para a população.

Ao agradecer o apoio, Pedro ressaltou a importância da aliança. “Receber o apoio de Salatiel, que tem uma história construída na comunicação e na luta por Parnamirim, fortalece nosso projeto e amplia o diálogo com a Região Metropolitana. Nossa pré-candidatura cresce porque está baseada em valores, trabalho e compromisso com as pessoas”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Luís Eduardo Valle, aos 56 anos, após cinco anos de batalha contra o câncer

Foto: Reprodução

Luís Eduardo Correia Valle, conhecido como Dudu, faleceu às 17h desta segunda-feira (2), aos 56 anos. Ele lutava nos últimos cinco anos contra diferentes tipos de câncer e, segundo familiares, descansou nesta segunda-feira.

Filho de Pedro Valle (in memoriam) e de Tereza Valle, conhecida no RN pela habilidade na arte de fazer bolos, Dudu deixa um legado de afeto e lembranças entre familiares e amigos.

Ele era irmão de Sérgio Valle e Alexandre Valle, era casado com Lorena Gregório da Costa e pai de Luiz Henrique Costa Valle.

O velório será realizado no Morada da Paz Emaús, a partir das 8h desta terça-feira (3), com missa marcada para as 16h. O sepultamento acontecerá no mesmo local, às 17h. Para homenagens com flores, a empresa disponibilizou o telefone 0800 123 4848.

Mais informações sobre a despedida podem ser acompanhadas no site www.moradadamemoria.com.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Petista posta foto falsa de Bolsonaro, Vorcaro e Campos Neto e apaga após reação

Foto: Reprodução

O deputado Rogério Correia (PT) usou seu perfil nas redes sociais para publicar uma montagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o empresário Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master. Na legenda, escreveu: “A foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem”.

Em nota, Correia disse que a “foto expressava, de forma simbólica, a proximidade e a articulação política entre o dono do Banco Master e figuras centrais da extrema direita”.

Ele admitiu que a imagem foi criada por inteligência artificial e foi apagada depois: “Como a imagem era de IA e pode ter levado parte do público a interpretar a imagem como se fosse real, apaguei”. O deputado não informou na postagem que se tratava de IA.

A publicação provocou reação da oposição. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) criticou Correia no X: “Abertura de inquérito sobre fake news, buscas e apreensões… essa várzea se transformou numa republiqueta de décima categoria!”.

Correia rebateu, chamando o filho de Bolsonaro de “cara de pau” e “chefe do gabinete do ódio e aliado de outro mestre em fake news, Nikolas Ferreira”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Professor que ironizou morte de Charlie Kirk ataca evangélicos: “Eles não têm que votar”

Imagens: Reprodução/Brasil Paralelo

O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, voltou a causar polêmica nas redes sociais com declarações que questionam o direito de voto dos evangélicos. Em vídeos publicados em seu canal no YouTube, Bueno afirmou: “Evangélico, evangélico, evangélico tem que ficar no culto, tem que ficar no templo, tem que ficar pastando junto com o pastor. Deveria ser proibido evangélico votar? … Não, eles não têm que votar!”

O professor criticou diretamente a participação política de evangélicos, afirmando que eles “elegem uma escumalha perigosa e violenta”. Ele também atacou o deputado federal Nikolas Ferreira, alegando que o parlamentar “não deveria ser ninguém” na política e seria lembrado apenas como parte do “substrato mais baixo” da história política brasileira.

Bueno relativizou ainda os mais de 1,4 milhão de votos recebidos por Nikolas em 2022 e associou sua atuação a um tipo de cristianismo que reforçaria obediência e intolerância.

As declarações reacendem lembranças de um episódio de 2025, quando Eduardo Bueno reagiu de forma irônica à morte do ativista conservador Charlie Kirk, morto a tiros durante um discurso nos Estados Unidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Lula elogia STF e diz que Judiciário não invade Poderes: “Guardião do voto”

Imagens: Reprodução/TV Justiça

O presidente Lula afirmou, nesta segunda-feira (2), durante a abertura do Ano Judiciário no STF, que o Judiciário não busca protagonismo nem assume funções de outros Poderes.

Segundo Lula, nos últimos anos, o STF atuou como “guardião da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da soberania do voto popular”. Ele destacou que o tribunal garantiu a integridade das eleições e a liberdade do voto, dentro de suas responsabilidades institucionais.

Disse ainda que os ministros enfrentaram pressões e ameaças, mas mantiveram o compromisso com a Constituição. Para Lula, divergências políticas devem ser resolvidas pelas urnas, pelo diálogo institucional e pelo cumprimento das leis.

Opinião dos leitores

  1. Isto posto, tudo que o presidente cara de boi falou é verdade se considerarmos o oposto de sua fala.

  2. Tem mais é que babar os eggs dos sinistros mesmo, pois foi o cumpanhêro Fachin que o descondenou através do salto triplo carpado baseado no CEP, e como ele mesmo já falou publicamente sem o STF ele não governaria. Próximo….

  3. Essa não é a visão do cidadão, convivemos com uma Suprema Corte ideológica, a serviço de um partido político. Tomando decisões ao arrepio das leis. Triste realidade.

  4. Como não vai elogiar, se tá lá graças a eles? 👺💩”Se tivemos a eleição do Lula, foi graças ao STF”, diz Gilmar Mendes👈🏿💩💩💩

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça libera obras na Via Costeira e barra pedido de suspensão do MP contra lei da Prefeitura

Foto: Divulgação/ABIH-RN

O Tribunal de Justiça do RN suspendeu a decisão que paralisava a emissão de licenças e alvarás de construção na Via Costeira, em Natal. O efeito veio após o desembargador Saraiva Sobrinho conceder liminar favorável à Prefeitura, restabelecendo a validade da Lei Municipal nº 7.801/2024, que regula construções em áreas turísticas da capital.

A suspensão anterior havia sido determinada em primeira instância, a pedido do Ministério Público, e bloqueava temporariamente novas autorizações na área. Para o relator do recurso, a decisão inicial não apresentou fundamentação concreta e se apoiou apenas em princípios gerais, sem demonstrar probabilidade do direito alegado. Ele afirmou que a decisão “aparentemente não se encontra fundamentada”.

Segundo o desembargador, travar licenças e alvarás sem base técnica ou jurídica detalhada poderia gerar impactos administrativos e comprometer a segurança jurídica de empreendedores e interessados. Com isso, a Prefeitura conseguiu retomar imediatamente a aplicação da lei até que o colegiado do TJ julgue o mérito do recurso.

O processo ainda será analisado pela Procuradoria-Geral de Justiça, que poderá se manifestar em até 15 dias. Até lá, a Via Costeira segue liberada para novas construções, obedecendo as regras previstas na legislação municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Conservadora, Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica com discurso duro contra o crime

Foto: Reprodução/X

A conservadora Laura Fernández, do Partido Soberano do Povo, foi eleita presidente da Costa Rica neste domingo (1º), no 1º turno, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Álvaro Ramos, do Partido da Libertação Nacional (PLN). Com 94% das urnas apuradas, Fernández conquistou 48,3% dos votos contra 33,3% de Ramos. Ela assumirá o cargo em 8 de maio e será a segunda mulher a governar o país.

Aos 39 anos, Laura é cientista política e especialista em políticas públicas e governança democrática e já ocupou cargos de ministra da Previdência e do Planejamento no governo do atual presidente Rodrigo Chaves. Após a vitória, ela reafirmou que dará continuidade às políticas do governo atual.

Segurança pública e combate ao narcotráfico foram os pilares da campanha de Laura Fernández, que também acenou com a construção de megaprisões, nos moldes das de El Salvador.

A vitória de Laura reforça a presença de líderes de direita na América Central, em um contexto de governos mais firmes contra a criminalidade. Com sua eleição, a Costa Rica entra na história como o segundo país a ter uma mulher na Presidência, depois de Laura Chinchilla, do PLN, que governou entre 2010 e 2014.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TCU recomendou bloquear R$ 1 milhão em recurso federal para escola de samba que exalta Lula

Foto: Divulgação/PR

O TCU recomendou a suspensão de recursos federais destinados à escola de samba Acadêmicos de Niterói, após representação do Partido Novo apontar possível desvio de finalidade. O enredo da escola para o Carnaval de 2026 será sobre o presidente Lula.

O caso envolve contrato da Embratur com a Liga Independente das Escolas de Samba do RJ (Liesa), prevendo R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial. Foram identificados indícios de afronta aos princípios da impessoalidade, moralidade e indisponibilidade do interesse público.

O auditor responsável avalia que, se confirmado desvio de finalidade, o contrato pode ser anulado e os valores devolvidos aos cofres públicos.

Ainda há dúvidas sobre o destino exato da verba: não se sabe se a Acadêmicos de Niterói já recebeu o repasse ou se o valor foi para outra escola do Grupo de Acesso, como a Unidos de Padre Miguel.

Apesar disso, o TCU entende que há urgência e risco ao interesse público e propõe medidas cautelares, incluindo a suspensão parcial dos repasses e a oitiva da Embratur, Ministério da Cultura, Liesa e das escolas envolvidas.

Escola desfilará em 15/2

O desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro começa em 15 de fevereiro.

A Acadêmicos de Niterói, estreante na elite, apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que narra a trajetória da mãe de Lula, dona Lindu, em viagem de “13 noites e 13 dias” pelo interior de Pernambuco até a periferia de Guarujá, em São Paulo.

Opinião dos leitores

  1. ISSO É UMA ABERRAÇÃO! UM PRESIDENTE EM EXERCÍCIO FAZENDO PALCO POLÍTICO EM CARNAVAL COM DINHEIRO PÚBLICO. ACHA POUCO A DESGRAÇA QUE O PAÍS ESTÁ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *