Comportamento

CHIFRE FAMOSO DO LÉO: “Foi fazer a unha, Fabíola?” Não tem bonzinho no quebra pau no motel

 Foi fazer a unha, Fabíola? Não tem bonzinho no quebra pau no motel por traição

Por Débora Bresser

As redes sociais se fartaram com a exposição do flagrante de adultério de uma bancária de Minas Gerais, pega saindo do motel com o melhor amigo do marido. É um cardápio saboroso para quem aprecia a desgraça alheia, afinal, trata-se de um enredo em que todo mundo tá errado: a Fabiola, o amante gordinho, o marido expondo os dois e o amigo cineasta.

O vídeo tem exposição demais, abuso e agressão contra a mulher. Nenhuma traição justifica o que esse cara fez. Fabíola errou ao trair o marido? Se na relação deles o acordo é de fidelidade mútua, sim. Ela também deu aquele álibi básico, “vou fazer a unha”, mas acabou pega em flagrante bem longe do salão de beleza.

Mas o tal Leo, que era melhor amigo do marido dela e também casado, não foi para os Trending Topics. É como se, implicitamente, a traição dele fosse menor do que a dela.  O cara é homem, então tudo bem. O erro dele, no caso, não foi trair a esposa. Foi trair o amigo.

Em momento algum, o marido traído parte pra cima do cara. Quebra o carro dele, mas não encosta um dedo no fulano que destruiu sua confiança e levou sua mulher para o motel. No Twitter, pouquíssimas pessoas se manifestaram sobre a atitude. Falaram muito mais do fato de o amante ser gordinho, como se naquele amigo gordo você pudesse confiar mais, afinal, quem vai querer transar com ele? Pois é…  A história só ajuda a mostrar que o desejo de viver uma fantasia vai muito além do peso.

Tem também o Nerso da Capitinga que filmou o barraco e vazou o vídeo. O cara instiga o traído, expõe a mulher e age como um moleque, se divertindo com uma situação que não tem graça nenhuma.

Os seres humanos adultos perderam completamente a medida do que é público ou privado. Um marido traído dar um flagra no melhor amigo com sua mulher é um problema que deveria ser resolvido entre eles. Mais ninguém. Há famílias envolvidas. Filhos. Crianças. A ideia de se vingar expondo ao mundo o barraco é de uma estupidez sem limites. Saem todos prejudicados. Estamos diante de uma geração imatura, que desaprendeu a resolver os problemas sozinha. É preciso jogar a coisa toda no ventilador das redes sociais, virar meme, ganhar o mundo, como se isso resolvesse alguma coisa.

O resultado dessa história em que só há vilões será nefasto para todos eles. Fabíola, a esposa traidora, dificilmente terá a reputação recuperada. O marido traído será, pra sempre, o corno estressado. O gordinho traidor perdeu, numa tacada só, o amigo, a amante e a família. E o babaca que filmou e vazou pode ter um bom lugar reservado para ele na cadeia da cidade. Triste o mundo que precisa do drama alheio para se divertir.

Opinião dos leitores

  1. Velho, na minha opinião ela é uma piranha rotulada e ele um corno manso. Na moral, eles tem que ficarem juntos, pois são dois safados.

  2. gente a mulher e rica,nao precisa implorar por homem e pode ter certeza q ela arruma um marido rico ainda,se fosse assim a bruna sufistinha nao casava ,bobo sao vcs q acham q a vida dela acabou,kkkkkk

  3. Não tem como atenuar o erro dessa "botadora" de chifre por causa de erros de outros envolvidos. O amigo do corno também crucificou severamente o "urso". E, se houve tamanha revolta por parte do traído e nenhuma contestação por parte da traidora, lógico que havia pacto de fidelidade mútua. E a mulher nem verdadeiramente apanhou do corno. Ao contrário, ele mesmo se feriu.

  4. Endependente o tralma de uma traiçao e pior ki uma surra bem dada,o pesadelo numca vai sair da cabeça desse cara e nem da cabeça da esposa do gordim leo(fabio e leo deveria arca sim e ser esposto para ki nao fassao mas isso com ninguei.)ja pensarao se fossem com augum de vc.?

  5. É meu amigo Léo. Compre uma lata de cana e um CD de Pablo e vá curtir seu chifre, cara. Levasse duas de 5.kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Chega a ser surpreendente os comentários. Concordo com o texto que só reforça quão míope são as pessoas, quando "julgam" homens e mulheres de formas diferentes sob a ótica machista, preconceituosa é intolerante de uma sociedade hipócrita como a nossa.
    Obviamente não concordo com a traição e nem acredito em relações onde não haja respeito mútuo, com certeza em seus relacionamentos não havia mais amor, mas lidar desta maneira com uma questão tão pessoal e intransferível, só mostra que esse marido é um babaca, superado apenas pelo amigo cameraman.

    1. Parece mesmo que ninguém entendeu o que estava bem escrito. Uma pena.

  7. Olha cá em meu jeito de ver as coisas,acredito q o marido traído deveria Arrumar outra pessoa,não ter mais amigos e jamais deixar q essa tivesse outra chance de fazer as unhas,mesmo que em casa…só isso bastaria.

  8. Safada foi ela que traiu o marido!se não gosta mas separa,como que uma mulher casada deixa um cara filma ele!é uma pouca vergonha!ainda tem homem que deseja uma esposa dessa!

  9. Parece que a esposa do "gordinho traidor"já o perdoou e estão com viagem marcada para Miami nos EUA.

  10. O Bom que você fala de exposição… mas seu blog ta ganhando acesso ajudando a expor né….. ????

  11. Isso ai e normal todos os dias ,na verdade se nao confia no seu parceiro,separa,sou primo do leo,nao concordei com sua atitude porem estamos tanto sem assunto que a traicao gera essa repercussao nacional,liga atelevisao so falam de politica e traicao estamos de saco cheio nesse pais

  12. Só acho que quem escreveu esse texto foi uma mulher que tenta minimizar as ações, o homem fica muito mais revoltado com a mulher pois eles viviam juntos por mais que ''Leo'' seja o melhor amigo a revolta é sempre maior com quem você compartilhar uma vida social, outro ponto também; ''Se na relação deles o acordo é de fidelidade mútua,'' o minha querida escritora deste artigo miserável, veja a revolta deste homem é claro que num relacionamento deve existir fidelidade mútua; talvez a unica pessoa conformada em ser ''corna'' é a nossa grande escritora deste artigo desprezível.
    Nada justifica a violência contra mulher acho completamente errado porém o dano que essa mulher causou com base em uma analise psicológica acredito ser muito maior pois dada a grande circulação da historia o homem foi ridicularizado sem contar que o ''Leo'' também tem família e filhos então cara escritora para com esse jeito fanático feminista de pensar e tentar aliviar a barra da mulher

  13. Sinceramente quando vc afirma que o homem gordinho não teve agressão é porque a mulher foi quem errou, não existe amizade entre homem e mulher, porque o homem só quer as segundas intenções, cabe a mulher se respeitar.

  14. Só acho que aqui tem um monte de "homens" hipócritas que acham que a mulher é diferente deles, que a mulher não tem vontades e sentimentos, somos iguais seres humanos e sentimos como vocês…Deveriam valorizar mais as mulheres, pois vcs nasceram de uma, se não nem estariam aqui… Não estou defendendo essa Fabiola, fez errado sim, assim como o tal do Léo que para mim é um vagabundo sarafrario que traiu sua esposa e seu amigo, e não foi por amor não, pois voltou com sua esposa, e não esta sendo tão julgado quanto foi a burra da Fabiola….Sejam menos podres e falam que todos estavam errados, assim como o próprio cornélio, que além de covarde que bate em mulher, não foi homem o suficiente para bater no seu "amigo"…Para mim o maxismo é pura falta de noção, tudo um bando de corno, que se não foi um dia vai ser…kkkk… Homem de verdade é aquele que incherga , que a mulher é diferente sim em sua fragilidade (força), mas que é guerreira, só por dar a luz a todos que hj aqui estão e amar incondicionalmente seus filhos!! Em todo lugar tem homem podre assim como tem mulher podre, mas não é bom julgar, pois atrás de cada atitude tem uma história, era bom cada um viver a sua, e as consequências tem que existir sim…Mas para ambos, tanto a mulher quanto o homem, só assim que se aprende!

  15. Parabens, pela matéria, nenguém menciona outros participantes da confusão, e se nos denfedemos temos em que nos espelhar, quantos homens são exemplos de apoio ao adultério neh!!!! E se para poucos somos vagabundas por apoiá-la lembre-se que vc nasceu graças a uma mulher, vc dorme com uma mulher, vc pode ter uma filha. Parabéns pelos pensamentos machistas, eu defendo o meu feminismo obrigada.

    1. Tá louca???? Comparar nossas mães, esposas e possíveis filhas com esse tipo aí? Adultério é errado em ambos os casos, o tal gordo é um puto igual a ela! E vc, pela defesa, deve ser outra.

    2. VC ta por fora Juliana. Vc ta defendendo o sexo, ou seja falando da femilidade. Fica falando bobagem. Não confunda mulher vagabunda com mães, filhas

  16. É fácil julgar os outros. Gostaria de ver todos que deram suas opiniões se fosse com cada um de nós….eu com certeza mataria os pois.. E justiça ? Crime? Nesse país não existe justiça

  17. Perfeito texto!!!!! Se o marido fosse homem de verdade, resolveria isso sem exposição. Mas corno adora se aparecer! Todos errados? Sim. Mas os mais errados foram o marido e o cenegrafista, que no mínimo, queria Fabiola e ela não deu bola. Espero que daqui pra frente tudo se resolva em paz entre eles. E que as pessoas cuidem de suas vidas e deixem as dos outros. Todo mundo faz ou ja fez alguma coisa errada, mas não quer culpar e vê os erros dos outros.

    1. ?????????? Parabens pelo comentário Fernanda. Super concordo com voce!

  18. Calem se todos!!!! Quem fez esta redacao esta certo (a), nada e da conta de ninguem e voces nem sabem resolver a vossa vida quanto mais a vida alheia!!! Vao mais e orar para ver se ganham algum caracter, e vergonha na cara!!!

  19. As pessoas se afastam de Deus, e fazem cada coisa absurda que as vezes eu paro e penso. Será que é verdade o que estou vendo, ou estou sonhando. Isso é uma caso de burrice, a mulher fala tanto que o homem não vale nada, e cai na lábia de um safado desse, comprometendo o seu casamento expondo seus filhos e familiares ao ridículo. Ler a bíblia e esta andando nos caminhos de Deus é o melhor a se fazer. As pessoas esquecem que o mundo Deus criou pra ser um lugar bom pra se viver, e não um lugar de guerra, onde o homem trai a mulher, a mulher trai o homem. Deus criou o mundo pra ser um lugar de alegria e de amor

  20. Está em vigor, desde o dia 29 de março de 2005, a Lei nº 11.106/05, que alterou diversos dispositivos do Código Penal Brasileiro. Dentre as alterações, importa discutir aquela que não mais considera o "adultério" como fato criminoso.

    Entenda-se que não se trata de render uma homenagem ao adultério, mas de reconhecer que a família e o matrimônio são hoje perfeitamente protegidos pelo ordenamento jurídico de outra forma, em outra seara.

    Inicialmente, faz-se uma singela reflexão acerca do que seja crime. "Crime é um fato definido em lei como tal". Para que uma conduta seja tida como criminosa o legislador haverá de se perguntar qual seria seu reflexo em dado momento histórico de determinada sociedade. Tal fato ainda é considerado uma ofensa grave à sociedade? Essa ofensa atinge a interesses relevantes? A resposta a esses questionamentos é que haverá de nortear o legislador.

    Dessa forma, o direito penal apenas se preocupa com aqueles fatos que ofendam mais gravemente a sociedade. Conveniente que apenas fatos graves sejam considerados crimes e, como tal, sejam reprimidos com sanções severas, a exemplo da pena de prisão. Não que o adultério não seja um fato ofensivo. Ocorre que essa ofensa permeia a esfera da MORAL, saindo da objetividade do direito penal.

    Mas o que é "adultério"? o Dicionário Aurélio o define com "infidelidade conjugal; amantismo, prevaricação". Para os estudiosos do Direito Penal o extinto crime de adultério se consumaria com a prática do inequívoco ato sexual. E traição, o que é? Esse é ato muito mais amplo que o adultério.Traição é deslealdade, infidelidade no amor.

    Apesar de não mais ser tido como crime o fato "adultério", o cônjuge traído pode ainda se ver, de certa forma, compensado pelo dano moral sofrido. Não mais com a prisão do cônjuge ofensor, mas com a diminuição no seu patrimônio (o que pode configurar uma sanção ainda mais eficaz). Ora, o "crime de adultério" tinha uma pena simbólica prevista para o culpado que variava de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses de detenção. Essa pena não surtia efeito algum e nunca se via alguém efetivamente condenado. Agora, se o cônjuge infiel se ver compelido a pagar indenização ao traído, isso com certeza será mais eficaz.

    A possibilidade de haver indenização deriva de mandamento constitucional que diz ser inviolável a honra das pessoas, sendo assegurado o direito à indenização pelo dano moral decorrente de sua violação (art. 5º, X, CF). Assim, considerando que a traição gera dor e sofrimento, sentimentos que abalam a pessoa traída, é perfeitamente cabível que o judiciário seja acionado, assegurado-lhe o direito à indenização.

    A traição configura violação dos deveres do casamento (dever de fidelidade recíproca, dever de respeito e consideração mútuos etc – art. 1.566, CC) e, como tal, dá fundamento ao pedido de separação judicial por culpa, desde que a violação desses deveres torne a vida conjugal insuportável (art. 1.572, CC). Entretanto, para essa breve exposição, importa apenas observar que o cônjuge traído tem pleno direito ao ressarcimento por dano moral. Esse pedido é juridicamente possível: responde pela indenização o cônjuge responsável exclusivo pela separação, porque viola a honra do cônjuge inocente quando o trai.

    Para se ver indenizado, o cônjuge inocente deverá ingressar com ação de separação judicial litigiosa e, de conformidade com essa, pedir a indenização (pedido cumulado com o de separação ou pedido posterior de indenização). Não se vislumbra um pedido de indenização sem a separação! Ora, se o cônjuge ofendido deseja manter o casamento com o ofensor, isso, por imperativo lógico, não revelaria um dano moral suscetível de reparação. Nessa hipótese teria havido perdão e, perdoado o ofensor, não se mostraria adequado o pedido de indenização.

    Feito o pedido, o juiz fixará o valor da indenização, levando em conta extensão do dano, considerado diante do caso concreto. Veja que a indenização por dano moral tem, além de uma função reparatória, um caráter pedagógico (de maneira a impedir a prática reiterada do ato socialmente reprovável), e, tal como entende o Superior Tribunal de Justiça, o valor da indenização por dano moral não pode contrariar o bom senso, mostrando-se exagerado ou irrisório, distanciando das finalidades da lei.

    Não se trata de reparar a dor, a mágoa, o sofrimento, posto que esses não têm valor patrimonial. O que se objetiva com a reparação patrimonial é apenas o abrandamento da dor, já que o produto da indenização poderia propiciar alguma distração ou bem-estar, mesmo que passageiro, ao ofendido (função reparadora da indenização). Ademais, como já explanado, compelir o culpado a reparar dano moral causado representa para a sociedade uma demonstração de que o Estado não tolerará ofensa à honra de outrem (função pedagógica da indenização).

    Finalmente, não se quer aqui dar à indenização caráter de instrumento de vingança chancelado pelo poder judiciário. O que se buscou esclarecer é que a mesma é um direito constitucionalmente assegurado àquele que sofreu dano moral

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/7871/adulterio-traicao-e-dano-moral#ixzz3uWz459H3

  21. Pessoal…seria cômico se não fosse trágico!! A verdade é que toda essa história acaba virando uma comédia!! Claro que cada um está pagando essa conta aí…mas com certeza a mulher é a que mais vai se ferrar nisso tudo! Meninas, atenção na hora de botar chifre nos maridos…vamos fazer bem feito!!!chifre neles!!!

  22. Que país nojento vivemos, a começar pelas pessoas que estão nele. Homem trair a mulher tudo bem… caso fosse o contrário ela seria vista como louca e a amiga que a traiu uma puta e o marido que foi "jogar futebol" o garanhão que "comia" as duas.
    Sinceramente, não sei se foi o caso, mas homem que trai e não dá assistência a mulher merece chifre também.
    Já dizia "marrom" chumbo troca do não dói.

  23. Dona Débora você é uma daquelas feministas que não pagam a conta do jantar e também não aceitam dividir porque homem é quem paga a conta? Só pra saber? Não defendo o marido por bater na mulher mas eu teria feito quase tudo do mesmo jeito só tirando o fato do puxão de cabelo! você dedica uma vida toda a uma pessoa, faz planos, desiste de coisas pessoais por causa da família e recebe isso em troca? E se foce com você? Se você pegasse seu marido ( não sei se você é casada mas eu sou) no motel com sua amiga?
    NA CERTA VOCÊ IA PRA CASA PREPARAR A COMIDA FAVORITA DELE NÉ?

    1. eu até dividiria a conta, mas só se fosse assim, tudo que gastei para se arrumar especialmente para vc, como unha, cabelo, depilação, perfume, roupa, sapato, tempo….Te garanto que o jantarzinho que vc "pagaria" não daria a metade disso….A não ser que vc goste de qualquer tipo de mulher aí sim, concordo em dividir…Seja menos machista filho…Foi errado tmbm o Léo de trair sua esposa e ela não foi tmbm prejudicada???? todos erraram, o ignorância!

  24. Cara, eu nem vou falar nada, o cara não bateu na mulher, só por isso já é meu herói, eu teria quebrado os dois… O amigo filmando, ajudou o outro a juntar provas para o divórcio que o marido falou que vai pedir e isso ajuda na guarda dos filhos, afinal a mulher não respeitou a família… E outra o cara filmou ele comendo a safada, ou seja, ele devia mostrar para os outros as filmagens e zombar do marido dela… E você vem defender os dois, deixa de ser uma piada e para de ficar escrevendo besteira, se ela estava infeliz, que pedisse divórcio, agora ela que aguente as consequências, não vou nem chamar ela de puta, que eu vou estar ofendendo todas elas, essa mulher é uma coisa pior que isso e vai ficar marcada para o resto da vida, quem quiser casar ou namorar com uma coisa dessa boa sorte, já vai ser um potencial corno…

  25. Ae Débora com certeza vc é uma vadia que nem essa Fabiola coitado do se marido se é que vc tem um. Tá fazendo as unhas agora?

  26. O pior de alguém" ñ conseguir resolver os seus problemas" ( até pq solução é algo relativo), são pessoas dando pitaco dizendo o que tem que se fazer, até pq é muito confortável estar do lado como espectador. Na vida, todos estamos propensos a acertar ou a falhar (como todos os participantes da história )… Como também a jornalista que critica a exposição, mas em vez de escrever sobre qualquer outro assunto expõe da mesma forma achando que está certa, mas isso depende do conveniente de quem lê ( como tbm de quem escreve ). Liberdade de expressão é direito num país laico, mas denominar alguém como Nerso da Capitinga colocando o pé na xenofobia para defender a causa contra a violência a mulher, vindo ainda de uma profissional cuja sua profissão exige imparcialidade e credibilidade ( fora o respeito, que todos deveriam ter) coloca sua publicação um tanto quanto duvidosa. O importante não é como está a sociedade, mas sim nossa atitude perante a ela, porque é somente com o pensamento de responsabilidade social é que possamos primeiramente mudar a nós mesmos (respeitando o próximo ) para, consequentemente, mudar a sociedade. Beijos de luz!

  27. A pessoa que redigiu esse texto, homem ou mulher, passa uma impreção de que o corno deveria aceitar numa boa ficar tranquilo e resolver como se resolve algo sem importancia. Esse(a) redator(a), vc trai também trai?

  28. Para quem está de fora, é fácil sentar frente a um computador e redigir palavras que as pessoas pseudos moralistas querem ler. Vivemos em uma sociedade hipócrita, onde alguns pegam carona na real situação de momento e fazem de fato com que o fato seja um palanque de hipocrisia. Estamos rodeados de pessoas que defendem a causa conveniente, mas por trás desta cortina de fumaça, olham para si e se jugam "vice deus". Pense muito, antes de dizer o que faria se tivesse uma arma apontada em sua cabeça. A vida tem mostrado para muitos que na situação real, a reação pode ser completamente diferente da que se acreditam ter no momento em que viverem o fato. Não defendo A nem B, mas "de fora", é muito , muito fácil apontar e criticar.

  29. O que seria melhor? Como em gerações passadas? A honra lavada com sangue… Não acho legal essa exposição. Mas realmente falar e criticar é muito fácil. O traído perde a cabeça e muitas vezes nem sabe o que está fazendo. Ainda bem que o sangue que o sujou só foi o dele mesmo.

  30. Sinceramente poderia escrever uma carta aqui como vc fez D. Débora… Mas, nem folego eu tenho depois de ter lido tanta merdaaaaaaaa, me perdoe a grosseria, a unica coisa que se salva de fato é o que fala sobre, ao invés do povo tá rindo, fazendo piada de tudo isso, deveria de fato está levando a serio… Pois aqui, o que eu relacionaria na verdade é uma unica palavra a situação, RESPEITO, falta de respeito com a relação amorosa, falta de respeito com a amizade, falta de respeito com a família, falta de respeito com o amor próprio que foi infelizmente o único erro que esse rapaz cometeu com ele mesmo, quando nós falta AMOR próprio, perdemos a noção de tudo e de nossos atos, portanto vc tb como quis "dizer" que é sensível, RESPEITE-O. P ois acima ou a baixo de tudo ele merece o nosso RESPEITO, só quem passa por uma dor dessa sabe descrever, vc está JULGANDO, que já é outra falta de RESPEITO. Deixe que tanto a JUSTIÇA do homem, como DIVINA os julgue, o tempo é o senhor de todas as respostas… E serve para todos que riram desse dor, afinal ninguém, mais ninguém mesmo está livre de passar pela mesma dor, portanto pensem no dia de amanhã! Vamos caminhar juntos ao lado do RESPEITO E AMOR ao seu próximo e creia tudo será bem mais leve. Obs; O amigo dele, fez o papel de amigo… Com certeza se estava ali, porque foi solicitado, mesmo sabendo que iria se expor, ou carregar alguma consequência (como esse seu, por exemplo, JULGAMENTO), mais ainda assim preferiu apoiar o amigo. E quanto a ela com todo meu respeito, por ser mulher tb… Desejo que ela tenha de fato aprendido a lição e se RETRATE perante a vida, pois no âmbito familiar, tanto ela, quanto o gordinho, com certeza ficaram sem RESPOSTA e não teria, pois não tem explicação para tal falta de RESPEITO com aqueles que os admira e RESPEITAM! FIQUEMOS EM PAZ E MUITA LUZ A TODOS…

  31. Melhor forma de se vingar de uma vagabunda… Expor sua imagem, mostrando pra todos que é uma cachorra!
    Pode dar processo e tudo mais, mas sua fama será eterna! Uma vez na internet, na internet para sempre.
    Aqui se faz, aqui se paga!
    Bem feito, quem acha o contrário tem que se foder do mesmo jeito… até pq pimenta no rabo dos outros é refresco.
    Nunca mais vai arrumar um marido e vai ser taxada de vagabunda para o resto da vida! Bem feito!

    1. Ah, mas quando é o contrário certamente você não teria a mesma opinião, não é mesmo? Não estou aqui para defender lado nenhum, mas as suas palavras só mostram que: mulher que traia é vagabunda, merece ser exposta e nunca mais se casar, mas se for com o homem, parece que o buraco é mais embaixo, não é mesmo? Hipócritas, machistas!

    2. Eu entendo sua revolta descontrolada. Você deve ter sido traído bem pior do que isso, ou ainda vai. Se não foi, com certeza merece muito mais. Se fosse sua mãe, com todo respeito que devo a ela, ou se fosse com sua filha, certamente você não seria tão irresponsável e inconsequente. No caso concreto, isso não tem nada a ver com amor, ou apenas ciume. Trata-se de sentimento de posse, ou seja, minha esposa é minha propriedade privada.Meu objeto de todos os desejos. Tem que fazer todas as minhas vontades e submeter às minhas vontades. Isso não é mulher, e sim, escrava da minha vontade e das minhas loucuras. O homem que se expõe nas redes sociais por esse motivo, é muito fraco, inseguro, descontrolado. O homem de verdade, jamais se torna um corno oficial, justamente por causa de uma uma mulher, que julguemos uma mulher sem valor.Como posso eu, me expor pra todos, justo por uma mulher que eu julgo uma vadia? Eu estaria sendo mais vulgar que ela. A fama dela poderá durar muito tempo, mas o titulo de CORNO BABACA dele e de quem pensar assim, vai ser eterno. Nenhuma mulher é obrigada a fazer o que o homem quer. Se você, homem com H, se achar traído, ofendido, aga como homem, busque seus direitos na justiça.

  32. Parabéns Débora pelas as palavras.
    Relatou a imaturidade da grande maioria, seja em que esfera social, do povo brasileiro.
    Infelizmente estamos dando mais valores a esses tipos de exposições e repasando adiante sem se preocupar com as consequências.
    Penso na vida desses envolvidos de hoje em diante e principalmente os filhos.
    É uma pena estarmos agindo assim. Darmos valor ao que não nos enriquecem: nem cultural, nem profissional e nem como família.
    Mais uma vez.
    Parabéns.

  33. Vejam a cara dele (o gordinho) não esta nem ai..só espantado, mas com um certo cinismo em seu olhar.
    Vejam a cara dela ( a vagaba) não esta nem ai.. sentada fica até ser retirada do carro e em certo momento se acolhe ao amigo do cão e para , arruma os cabelos como se nada daquilo estivesse acontecendo com ela.
    Nesse exato momento seria a hora certa de terminar com toda essa palhaçada e pra sempre e sem filmagens.

    1. Desculpe, mas para ter tanta certeza que não levaria mais chifre, teria q se matar tbm.

  34. Olá bom dia,
    vejo aqui que tem cometários de todos os tipos, mas alguém aqui ja passou por isso da forma que esse corno passou? Existem erros e exageros sim é claro,mas é muito fácil julgar ..bla bla bla!
    Seu fosse eu , seria o corno pistoleiro (kkk) chumbo grosso nos dois e teria minha honra machista lavada, mesmo que eu perdesse tudo com esse ato brutal.
    Mas chifre? Nunca mais!
    #doidoedoido

    1. Concordo Pedro Melo,na situação do traido ninguém que estar pra realmente sentir na pele. Muitos de bla..bla..bla..,esquece que é ser humano e estar na mesma feição de errar,um homem ou uma mulher traida,ambos não se reconhecem. Voltou a repetir, falar é fácil,difícil e viver a situação.
      Vamos todos agradecer a Deus por não ter acontecido o pior!

    2. Voce já é um perdedor amigo. Sentir-se traido é uma coisa, achar que é dono de uma propriedade é um defeito de personalidade e de má formação de caráter de todos nós. Quem dá a vida e tira é DEUS e nao somos Deus, Eu pergunto pra vc: se fosse sua mâe, com todo respeito que devo a ela, que traísse, ou sua filha, e alguém a matasse? Ja passamos por essa fase dos homens das cavernas,da barbarie onde todos resolviam pela força e pelo odio. A sua honra nao é maior que a propria vida. Inclusive a sua vida vale mais.

  35. Concordo BG. De fato as pessoas perderam a noção do alcance e das consequências das redes sociais. Quem irá sofrer eternamente com a vergonha alheia são os familiares e principalmente as crianças dos casais. A figura da mulher irá ficar hostilizada , o Léo deverá perder a confiança e amizade dos homens pelo simples fato de ser amigo do casal e da família, o cinegrafista AMADOR perdeu a oportunidade de pelo menos no vídeo ficar calado, os funcionários do motel não tiveram atitude em nada para evitar o ocorrido no local, do qual poderia ter sido pior com algum óbito no lugar e deveria abrir o portão e deixar que eles resolvessem na rua o episódio, o corpo se expôs de graça e levará o título para o túmulo. Enfim uma novela real da qual a maioria das pessoas se divertem com a desgraça alheia. Para completar, ainda, está circulando os vídeos do casal de traíras em atos sexuais nas redes sociais. Lamentável! Mais isso é o poder da Internet e a sociedade tem que saber conviver com ela.

    1. Ficar desesperado com a revelação do que é o PT e toda sua corrupção é uma coisa, ser ridículo nos comentários, beira as atitudes petistas. Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

    2. Rolou dinheiro roubado dos brasileiros? Não rolou? Então o PT tá fora e Lula realmente não sabe o que aconteceu. Sejamos justos.

    3. VOU CRIAR O BOLSA UNHA….. VC VAI NO SALÃO ELE VIRA UM MOTEL E TEM UM GORDINHO TE FUDENDO!!!

  36. Concordo! Essa é uma geração fraca, frouxa e dá nisso. Até agora, não consigo entender a intenção da filmagem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Com tarifaço, estrangeiros retiram R$ 6,27 bilhões da Bolsa brasileira

Foto: Cris Faga/ via Getty Images

Julho foi um período tumultuado para os investidores estrangeiros na Bolsa brasileira (B3). De acordo com um levantamento da consultoria Elos Ayta, houve uma saída líquida de R$ 6,27 bilhões em recursos externos no mês passado, marcando o pior desempenho mensal desde abril de 2024, quando o saldo negativo foi de R$ 11,1 bilhões.

Apesar da debandada de julho, destaca a consultoria, o saldo do investimento estrangeiro na B3 segue positivo em 2025.

Até o fim do mês, o fluxo líquido acumula R$ 20,64 bilhões com IPOs (oferta pública inicial de ações) e follow-ons e R$ 20,08 bilhões sem considerar essas operações.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: “Lei Magnitsky é pouco para Moraes. O que resta é cadeia”, diz Nikolas

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou nesta segunda-feira (4/8) que a “Lei Magnitsky é pouco para o ministro Alexandre de Moraes”. O magistrado foi enquadrado na lei norte-americana, utilizada para impor sanções a autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos.

“O que resta para ele [Moraes] mesmo é uma boa cadeia”, disse Nikolas, em vídeo publicado no X.

O deputado citou motivos pelos quais o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não” foi preso. Para ele, não foi por corrupção, rachadinha, lavagem de dinheiro ou corrupção passiva, mas porque ele teria usado redes sociais de outras pessoas para potencializar a manifestação do último domingo (3/8).

“É isso mesmo. Prisão decretada para Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes. E qual foi o motivo? Foi corrupção? Não. Rachadinha? Também não. Lavagem de dinheiro, corrupção passiva, como o Lula foi condenado? Também não. Foi porque roubou pessoas do INSS? Também não”, disse Nikolas. E seguiu: “Qual foi o motivo, então, Nikolas? Pasmem: ele teria usado redes sociais de outros para poder potencializar a manifestação do dia 3 de agosto. Como se ele tivesse feito parte também dos ataques ao STF”.
“Ditadura confusa”, diz Nikolas

O parlamentar mineiro comentou, também, sobre a menção que Moraes fez a ele na decisão. Disse que o Brasil vive em uma “ditadura confusa”, pois Bolsonaro não pode falar nem dar entrevistas, mas é responsabilizado se outra pessoa o filma e posta nas redes sociais.

Ainda no vídeo, Nikolas classificou como uma “coincidência” o vazamento de documentos e conversas pelo ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro, no mesmo dia do decreto de prisão domiciliar do ex-presidente.

“Justamente hoje que decretaram a prisão de Jair Bolsonaro, no dia que vaza diversos documentos e conversas que, até então, estavam sob o conhecimento do ex-assessor do Moraes, que divulgou como eles estavam fazendo para prender as pessoas do dia 8 [de janeiro], de maneira completamente perseguitória de política. Ou seja, por postagens na internet, mandava prender todo mundo. E, obviamente, isso chocou todo mundo. E, coincidentemente, mandaram prender o presidente Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após prisão domiciliar, Flávio diz achar “difícil” não ter reação dos EUA

Foto: reprodução

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (4), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse achar “díficíl” que os Estados Unidos não reajam à decisão de prisão cautelar emitida contra seu pai, Jair Bolsonaro (PL). A medida foi assinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que foi sancionado pelo governo americano na semana passada com base na Lei Magnitsky. 

“Quem tinha que pensar nisso antes de tomar a decisão era Alexandre de Moraes. O que aconteça daqui pra frente em relação com os EUA, o que é imprevisível, não pode te falar nem que sim nem que não porque eu sinceramente não tenho ideia do que pode acontecer”, afirmou o senador durante o jornal CNN Arena.

“Mas pelo caminho que as coisas estão sendo tomadas, pela postura do presidente da maior democracia do mundo principalmente em função do que está fazendo Alexandre de Moraes, acho que difícil que não venha nenhuma reação de lá. Torço pra isso? Óbvio que não”, acrescentou ele.

Prisão domiciliar e apreensão de celular

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão nesta segunda-feira pela PF (Polícia Federal) e teve seu celular apreendido. A ação aconteceu após o ministro Alexandre de Moraes determinar sua prisão domiciliar.

De acordo com o ministro, Bolsonaro produziu material para publicar nas redes sociais de seus três filhos e dos seus seguidores e apoiadores políticos. O conteúdo, segundo ele, seria de “incentivo e instigação a ataques o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL” e “apoio ostensivo” à intervenção estrangeira no Poder Judiciário.

Moraes acrescenta que o descumprimento das regras ou das medidas cautelares pode resultar na decretação imediata da sua prisão preventiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Medida restringe visita dos filhos Flávio e Carlos a Bolsonaro

Foto: reprodução

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do (STF) Supremo Tribunal Federal, de prisão domiciliar a Jair Bolsonaro também restringe a visita de seus filhos.

A decisão não impede que Jair Bolsonaro tenha contato com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, por exemplo, já que ela mora com o ex-presidente.

Não é o caso, por exemplo, de Flávio, Carlos ou Renan Bolsonaro, que não moram com o dirigente nacional da direita.

Os filhos do ex-presidente, portanto, precisarão pedir autorização à Suprema Corte para visitá-lo.

Moraes decretou, nesta segunda-feira (4), a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na decisão, o ministro argumentou que o ex-presidente tem feito “reiterado descumprimento das medidas cautelares”.

Segundo a decisão, Bolsonaro está proibido de receber visitar, com exceção de seus advogados, podendo apenas de receber contatos de pessoas autorizadas pelo Supremo.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF apreende novo celular de Bolsonaro

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES

A Polícia Federal (PF) apreendeu o novo celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou a prisão domiciliar do ex-mandatário.

O aparelho — um iPhone — foi confiscado durante operação realizada na residência de Bolsonaro, no Jardim Botânico, em Brasília (DF).

Fontes da PF detalharam que vai periciar o conteúdo do celular para apurar se houve coordenação por parte do ex-presidente na publicação feita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sobre os atos do fim de semana. Para Moraes, mesmo a distância, Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas pelo STF.

Bolsonaro não poderá utilizar aparelhos celulares com a nova ordem, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.

Post com Flávio

O que motivou a prisão domiciliar de Bolsonaro foi um vídeo gravado pelo filho, Flávio, divulgado nas redes sociais. Na postagem, posteriormente apagada, Bolsonaro discursa para o público na manifestação.

As manifestações foram realizadas em várias capitais do país, como Brasília e São Paulo. O senador ligou para o pai durante o ato em Copacabana, bairro da zona sul carioca. Aos apoiadores Bolsonaro declarou: “Obrigado a todos. É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Cães são assassinados à tiros na Grande Natal, nesta segunda-feira

Foto: reprodução

Dois cães da raça pitbull foram mortos a tiros no fim da tarde desta segunda-feira (4) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

De acordo com moradores, os animais escaparam de uma residência após o portão ser aberto e atacaram um homem que passeava com seu cachorro. Ele ficou ferido no rosto e em outras partes do corpo.

Após o ataque, o homem teria retornado ao local armado e atirado nos cães. A Polícia Militar foi acionada.

Via Certa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

URGENTE: Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes justificou que descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.

Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente.

Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial. A decisão inclui:

  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;
  • recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.

O despacho ressalta que as condutas de Bolsonaro demonstram “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”.

Segundo Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados.

Além disso, o ministro destaca que o ex-presidente produziu material destinado à publicação por terceiros, driblando a censura direta aos seus canais e mantendo “influência ativa” no debate político digital.

A decisão foi proferida no âmbito da investigação que apura a articulação de uma tentativa de golpe após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro já é réu nesse inquérito e também em outras ações penais que tramitam no STF.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Jornalista americano faz novas denúncias e acusa Moraes de excessos no 8/1

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O jornalista americano Michael Shellenberger publicou nesta segunda-feira (4) um “dossiê” em que aponta que o STF (Supremo Tribunal Federal) criou uma força-tarefa ilegal para prender os manifestantes pró-Bolsonaro durante os atos de 8 de janeiro de 2023. A reportagem é assinada pelos jornalistas David Ágape e Eli Vieira.

Os supostos documentos oficiais e conversas de WhatsApp demonstram que o ministro Alexandre de Moraes criou um protocolo interno para investigar os perfis de redes sociais dos envolvidos nos ataques em Brasília para justificar a realização das prisões.

A operação seria coordenada por meio de um grupo no WhatsApp composto por servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do STF, entre eles o ex-assessor de Moraes Eduardo Tagliaferro.

Os prints de WhatsApp que foram divulgados na reportagem mostram uma conversa entre Cristina Yukiko Kusahara, então chefe de gabinete do ministro Alexandre de Moraes, e Tagliaferro. Em um dos diálogos, Cristina argumenta que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu liberdade provisória para presos preventivos, mas que o ministro (Alexandre de Moraes) não queria soltar antes de ver as redes sociais deles.

O grupo em que as conversas aconteceriam teria sido desativado no dia 1º de março de 2023, quando o juiz Airton Vieira enviou “Despeço-me aqui, singelamente […] que nas audiências de custódia possamos dar a cada um o que lhe é de direito: a prisão”.

A CNN informou que não conseguiu confirmar o conteúdo das denúncias apresentado por Shellenberger.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação da PGR aponta corrupção em licitação milionária da COP30

Foto: reprodução

Em 4 de outubro de 2024, dois dias antes das eleições municipais, uma denúncia anônima fez a Polícia Federal (PF) ir a uma agência do Banco do Brasil na Avenida Barão do Rio Branco, em Castanhal, cidade a 70 km de Belém, capital do Pará.

Ao chegar ao local, a PF encontrou o policial militar Francisco Galhardo com R$ 5 milhões em espécie. Galhardo foi flagrado do lado de fora do banco, no momento em que entregava R$ 380 mil a uma pessoa identificada como Geremias Hungria.

Todos foram presos em flagrante, acusados de crime eleitoral, e um inquérito foi aberto para apurar a origem e o destino do dinheiro. O celular apreendido naquele dia com o PM Francisco Galhardo levou os investigadores a suspeitas que vão além da compra de votos.

Nele, a PF encontrou tratativas de compra de votos e confirmou as suspeitas do ilícito eleitoral.

No entanto, o aparelho forneceu mais informações e resultou na descoberta de fortes indícios de uma série de outros crimes; entre eles, corrupção em uma licitação do governo do Pará relacionada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

As mensagens revelaram que o PM Francisco Galhardo era, na verdade, um funcionário do deputado federal Antônio Doido (MDB-PA) e desempenhava todo tipo de função, desde a segurança do parlamentar até o saque, o transporte e a entrega de valores milionários.

Além do saque de R$ 5 milhões pelo qual foi preso, os investigadores descobriram que, entre 2023 e 2024, Francisco Galhardo sacou R$ 48,8 milhões, de acordo com dados enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O dinheiro foi sacado de contas de duas construtoras: a J.A Construcons e a JAC Engenharia.

O deputado Antônio Doido (MDB), à esquerda na foto, ao lado secretário Ruy Cabral, em janeiro deste ano

A primeira empreiteira tem como sócia Andréa Dantas, mulher do deputado federal Antônio Doido. A segunda está registrada em nome de Geremias Hungria, funcionário de uma fazenda do deputado, e o mesmo homem preso ao receber os R$ 380 mil de Francisco Galhardo, o PM que também trabalha para Doido.

As coincidências despertaram a desconfiança da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para os investigadores, as duas empresas abastecem um esquema milionário relacionado ao desvio de verbas públicas e corrupção.

Contratos milionários

As duas empreiteiras vinculadas a Antônio Doido têm contratos milionários com o governo do Pará e venceram duas licitações da COP30. Uma de R$ 142 milhões e a outra de R$ 123 milhões, totalizando quase R$ 300 milhões. Somente na primeira a PGR aponta indícios de corrupção.

No celular apreendido pela PF, os investigadores encontraram dezenas de mensagens sobre saques milionários e entregas de valores realizadas por Francisco Galhardo.

Diálogos entre o PM e o secretário Benedito Ruy Cabral, conhecido com Ruy Cabral, chamaram a atenção dos investigadores e levantaram suspeitas sobre corrupção na licitação da COP30.

Ao menos quatro mensagens trocadas pelo PM Francisco e o secretário de obras do Pará são apontadas pela PGR como forte indício de que eles tratavam da entrega de dinheiro de corrupção relacionada à conquista da licitação da COP30 conduzida pelo próprio Ruy Cabral.

“Vem.”
“Entra. Vem. Na minha porta atrás.”
“Meu chefe, eu deixei com… Eu deixei com a Andreia.”
As conversas, coincidentemente, iniciam-se no mesmo dia, 20 de setembro de 2024, em que o consórcio formado pelas duas empresas ligadas a Antônio Doido vence a licitação da COP30. Também na mesma data, o PM Francisco Galhardo sacou R$ 6 milhões.

Francisco de Assis Galhardo do Vale, tenente-coronel da PM do Pará

Telefonema, mensagens e entrega

Logo após retirar os valores, o PM trocou mensagens cifradas que indicavam um encontro com o secretário de Obras e a entrega de algo.

Na visão dos investigadores, os diálogos “sugerem a ocorrência de crimes de corrupção passiva e ativa”.

A PGR narra que, após o saque milionário, o PM Francisco Galhardo “efetuou chamada de voz para Rui Secretário”, conforme consta no contato salvo no celular do policial.

“Rui Secretário” é o secretário de Obras Públicas do Pará, Ruy Cabral, segundo a PGR.

A chamada de voz, que não chegou a ser atendida, e as mensagens trocadas em seguida, de acordo com os investigadores, mostram a intenção do PM em se encontrar com o secretário responsável pela licitação da COP30 “pouco mais de duas horas após o consórcio” vencer a licitação.

“Inicialmente, o secretário encaminhou a Galhardo a mensagem: ‘Vem’. Vinte minutos depois, Galhardo respondeu com três mensagens, posteriormente apagadas, e tentou uma chamada de voz”, diz a PGR ao citar as conversas.

Em seguida, o PM mandou uma nova mensagem e informou estar em local em frente à secretaria do governo do Pará.

“Ao que o secretário respondeu que foi chamado para uma reunião com o deputado Chicão e que retornaria em 15 minutos”, diz a PGR, referindo-se às mensagens trocadas entre o PM Francisco Galhardo e Ruy Cabral.

Passados 40 minutos, o secretário Ruy Cabral encaminhou uma nova mensagem: “Entra. Vem. Na minha porta atrás”.

Em outra mensagem em áudio, o PM indica não ter conseguido ir ao local e diz ter deixado algo para o secretário, com uma pessoa chamada “Andreia”, mesmo nome da esposa do deputado federal Antônio Doido, Andréa Dantas.

Essa mensagem na qual Francisco Galhardo interage com o secretário demonstra a intimidade e a hierarquia com que o PM trata o secretário de Obras.

“Meu chefe, eu deixei com com a Andreia”, diz trecho do áudio enviado por Francisco Galhardo.

A PGR ainda cita uma nova tentativa de encontro tratada em mensagens pelo PM Francisco Galhardo e o secretário de Obras no dia 23 de setembro, três dias depois do consórcio ganhar a licitação da COP30.

Nesse dia, o PM Francisco Galhardo tenta ligar para Ruy e envia: “Boa tarde!!”. O secretário de Obras do Pará responde: “Estádio”.

“Ok. Quando o sr. retornar para a Sedop me avise. Estou na Augusto Montenegro indo para o centro”, diz o PM em resposta.

Por fim, segundo a PGR, o encontro entre os dois ocorreu em 24 de setembro, quatro dias após o consórcio formado pelas empresas ligadas ao deputado Antônio Doido, chefe do PM Francisco Galhardo, vencer a licitação da COP30 conduzida pelo secretário Ruy Cabral.

Trecho do relatório da PGR que cita as mensagens sobre a suspeita de corrupção na licitação da COP30

Organização criminosa

Com base nesse material, a Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado Antônio Doido, sua esposa, Andréa, o PM Francisco Galhardo e o secretário Ruy Cabral, por suspeita de vários crimes, entre eles, corrupção passiva e ativa.

“Além de as duas pessoas jurídicas que formam o consórcio serem suspeitas de pertencer ao deputado federal (Antônio Doido), diversos elementos circunstanciais adicionais reforçam a suspeita de corrupção de agentes públicos para viabilizar a adjudicação da obra”, afirma a PGR.

Os “elementos circunstanciais adicionais” citados pela PGR são conversas encontradas no celular do PM Francisco Galhardo.

Segundo a PGR, Antônio Doido, Galhardo e o secretário do governo do Pará “aparentam integrar organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública e violações em processos de licitação e contratos administrativos, predominantemente no estado do Pará”.

“Adicionalmente, foram identificadas evidências do cometimento de delitos eleitorais e transgressões contra o sistema financeiro nacional”, diz a PGR.

O pedido da PGR é de fevereiro de 2025. Um mês antes, em janeiro, o governo do Pará, comandado pelo governador Helder Barbalho (MDB), havia cancelado o ato que sagrou o consórcio das empresas ligadas a Antônio Doido vencedor na licitação da COP30.

Segundo a PGR, o rompimento do contrato quatro meses após as mensagens indicarem possível corrupção na licitação foi “possivelmente em razão das sucessivas denúncias que questionavam a lisura do procedimento licitatório, bem como em decorrência da prisão em flagrante de seu sócio administrador, Geremias Hungria, em outubro de 2024”.

O caso, atualmente, é relatado pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal. Após o pedido da PGR, a PF deu seguimento à investigação dos fatos narrados pela Procuradoria-Geral em fevereiro.

O resultado da análise vai dizer se mais um grande evento internacional realizado no Brasil, assim como a Copa do Mundo e as Olímpiadas, ficará manchado pela corrupção.

Outro lado

Procurado pela coluna, o governo do Pará, em um primeiro momento, disse que a licitação não estava inserida entre as intervenções da COP30.

Após ser informado pela coluna que o dado sobre a licitação ser uma das intervenções da COP30 estava no próprio site do governo paraense (veja imagem abaixo), a assessoria de imprensa enviou nova manifestação. Nela, o governo do Pará afirma que “a COP30 em Belém abriu oportunidades estratégicas para enfrentar antigas carências de infraestrutura do município”.

Print de documento do governo do Pará sobre obra para a COP30

Print de documento do governo do Pará sobre obra para a COP30

Ainda segundo o governo do Pará, estudos técnicos preliminares foram realizados e foi produzido um portfólio de intervenções.

“Todavia, algumas iniciativas, a exemplo de outras obras de mobilidade, eficiência energética, turismo e saneamento, acabaram sendo excluídas do conjunto de obras originalmente associado à COP30”, disse o governo.

Sobre a licitação com suspeita de corrupção, o governo disse que o processo licitatório “foi formalmente revogado, ato devidamente publicado em dezembro de 2024, e que toda a documentação preliminar permanece acessível para consulta pública, reafirmando o compromisso e dever do governo do estado do Pará com a transparência e o interesse público”.

Como mostra a reportagem, o cancelamento da licitação se deu após a prisão do PM Francisco Galhardo e, segundo a PGR, depois da divulgação das notícias de suspeitas de irregularidades no procedimento licitatório.

A gestão estadual também se posicionou sobre o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

“O governo do Pará esclarece que, no exercício de suas funções, o secretário mantém interlocução institucional com órgãos da administração pública e representantes da sociedade civil exclusivamente para a consecução do interesse público, não se estendendo a qualquer espécie de relação de natureza privada”, diz a nota.

Ainda de acordo com o governo, o secretário Ruy Cabral “não participou de reuniões com o policial mencionado, tampouco recebeu bens, valores ou benefícios de tal agente, e não foi notificado acerca de qualquer investigação ou procedimento administrativo ou judicial que o envolva”.

“O governo do estado reforça que não possui ciência de qualquer investigação originada a partir das contratações citadas e que, caso seja formalmente notificado, colocará imediatamente todos os mecanismos de controle interno à disposição das autoridades competentes, assegurando a pronta elucidação dos fatos”, afirma a nota.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em apenas 5 anos de gestão, prefeito de Francisco Dantas celebra 6 prêmios na área da educação e se destaca no RN

O município de Francisco Dantas, localizado no Alto Oeste potiguar, tem se destacado na área da educação. Com pouco mais de 2.700 habitantes, a cidade já soma seis prêmios educacionais nos últimos cinco anos e hoje tem o maior índice de alfabetização do estado, com 78,95% das crianças alfabetizadas até os 7 anos.

Entre os reconhecimentos estão o Selo UNICEF, a Medalha Justina Iva, o Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora, o Selo Nacional Criança Alfabetizada, o Prêmio FEMURN de Investimento em Gestão Pública e o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves, concedido a escolas com práticas pedagógicas antirracistas.

À frente da gestão está o prefeito José Adolfo, que foi eleito pela primeira vez em 2020, aos 24 anos, e reeleito em 2024. O gestor afirma que sua trajetória pessoal influenciou diretamente a prioridade dada à educação no município.

“Estudei toda minha vida em escola pública e tenho um carinho especial pela Escola Municipal Augusta Leopoldina do Monte, onde estudei e que hoje é premiada. Sabia que a educação era o caminho para transformar a realidade da nossa cidade”, afirmou o prefeito em entrevista ao programa Meio Dia RN.

Desde o início de sua gestão, a prefeitura tem investido na estrutura física das escolas, com reforma e ampliação das unidades, climatização de todas as salas de aula, aquisição de novo mobiliário, além de apostar fortemente na formação continuada de professores e na implantação de políticas de educação inclusiva.

O compromisso com a alfabetização também tem sido uma prioridade. A cidade se destacou no cenário nacional ao receber o Selo Nacional Criança Alfabetizada, reflexo dos investimentos feitos para garantir que os alunos cheguem ao 2º ano do ensino fundamental plenamente alfabetizados.

“Francisco Dantas mostra que, mesmo sendo um município pequeno, é possível fazer uma educação pública de qualidade, com resultados concretos, quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com o futuro das crianças”, completou José Adolfo.

Com os avanços, o município tem se tornado referência para outras cidades do estado e do país, consolidando a educação como principal motor de desenvolvimento social e econômico local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *