Cinco estados já têm mais casos da covid-19 que leitos de UTI, fundamentais para casos graves

Foto: iStock/Getty Images

Os estados do Acre, Amazonas, Ceará, Amapá e Roraima já registram mais casos do que o número de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), essenciais para dar suporte a pessoas com casos graves da covid-19.

O R7 analisou os dados de leitos e casos divulgados pelo Ministério da Saúde até o último balanço na tarde desta quinta-feira (9), e que apontam que estes estado já entram em uma tendência de sobrecarga do sistema de saúde nestes locais.

O estado do Amazonas é o que tem a situacão mais crítica, com 899 casos e somente 264 vagas de UTI. Na sequencia temos o estado de Amapá que possuí 128 casos e somente 46 leitos, seguido por Roraima, com 52 casos e 25 leitos, o estado do Ceará que já registra 1425 casos, quase o dobro dos 802 leitos, e o Acre que tem 62 casos para os 48 leitos de UTI que possuí.

Os dados mostram ainda que em São Paulo, a relação de número de casos, que já somam 7.480, já chega a 90% dos 8.395 leitos de UTI do estado.Com uma média entre 400 e 500 novos casos por dia, o estado deve atingir o nível crítico em proporção ao número de vagas já nesta sexta-feira (10).

00 e 500 novos casos por dia, o estado deve atingir o nível crítico em proporção ao número de vagas já nesta sexta-feira (10).

O Brasil tem, no total, 30.623 leitos de UTI, o equivalente a 58% dos casos confirmados do novo coronavírus em todo o país, até está quinta-feira (9). O número de leitos contabilizados pelo Ministério da Saúde inclui leitos do SUS e privados.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Vanessa Freire disse:

    Em que Bolsonaro AGIU errado até agora, me expliquem. Não quero saber do que ele fala, quero saber do que ele executa.

  2. Everton disse:

    Bolsonaro nunca mais!!

  3. Netto disse:

    Alarmismo. O mais certo seria comparar o número de casos graves x número de e utis.

  4. Silva disse:

    No RN fecharam o hospital de Canguaretama, estão fechando o Ruy Pereira e abandonaram o Deoclécio Marques !!!

  5. Jd disse:

    Exato! Só não enxerga quem não quer, principalmente o q o Queirós e o Flavio Bols fizeram…kd Queirós? Nem lula ladrao e sua corja, nem outros ladroes, principalmente disfarçados de paladinos da moralidade, esses são os piores…

  6. Francisco Alves disse:

    Existe alguns quadrúpedes que por tudo, de bom ou de ruim que o governo faça procuram detonar o presidente. Que ele têm algumas colocações, digamos, pouco ortodoxa isto é fato, mas, nada que venha ou tenha colocado em xeque o governo o seu povo, ou a democracia. O que temos visto desde o início do governo são ataques diuturnos de segmentos da imprensa nacional, sobretudo os ligados a esquerda, bem como por revanchismo devido a suspensão de verbas públicas que engordavam os cofres de grandes redes jornalísticas. Contudo, é risível observar alguns asnos (com todo respeito ao nobre animal) esquerdopatas se dizendo eleitores do presidente mas que não vota mais. Pessoal, todos os que elegeram em Bolsonaro, na realidade votaram contra a corrupção e roubalheira endêmica gerenciada e conduzida pela maior quadrilha da história deste país como ficou provado e comprovado que é o PT. Dessa forma, por mais que os quadrúpedes se desesperem, na próxima eleição qualquer um candidato que não represente os ladrões da esquerda e os corruptos do congresso têm o meu voto e, sem dúvida alguma o voto da maioria dos brasileiros.
    Pode relinchar… Quem nasce burro morre no pasto.

  7. Padro disse:

    Acre feudo dos Vianas;
    Amazonas de Eduardo Braga;
    Roraima de Romero Juca;
    Amapá de José Sarney;
    Ceará de Camilo Santana e dos Gomes.
    Eita mundo pequeno e país pobre, isso é uma sina ou desgraça mesmo?
    As populações dos Estados mais sofridos, a anos são comandados por esse povo, aí pegue sofrimento.

    • Ricardo Lúcido disse:

      Sempre politizando . Isso não ajuda em nada , precisamos seguir as regras recomendadas e as coisas se estabelecem dentro da normalidade no mais breve tempo . Vamos seguir o protocolo que o ministro tem planejado . Todos em casa .

  8. Prmo disse:

    Esse povo que fala que votou no Presidente e se arrepende, é tudo CANHOTA fazendo propaganda enganosa. Se não enxerga o que o presidente está fazendo ou e cego ou mal intencionado. Escolha seu lado amigo.

    • Dr Carneiro disse:

      Eu votei em Bolsonaro e me arrependo. Qual o problema disso? Se o senhor tem maniaco corrupto de estimação o problema é seu.

    • RICARDO LÚCIDO disse:

      Já escolhi . Meu lado não é político é o lado do Brasil . Imagino que o prmo é médico pois já fez até a prescrição . Não vamos politizar a questão amigo . Sejamos realistas e calmos . O lado canhoto ou esquerdo nessa hora não importa . O presidente , votei nele e me arrependo é que precisa melhorar de postura .

    • André Fortes disse:

      Quem não se arrependeu ou mora em outro país ou é igual ao mito.

    • Zé Ruela disse:

      Não me arrependo. Foi a única chance de tirar o PT. Não conhecia Bolsonaro. Não voto mais nele. Errar é humano, mas persistir no erro, só se for pra evitar o PT.

  9. Prmo disse:

    Basta começar a usar a Hidroxicloroquina + Azitromicina + Zinco na dose RECOMENDADA NA BULA a partir dos primeiros sintomas. Várias e várias e várias pessoas estão sendo curadas seguindo esse tratamento. O problema e que pessoas curadas não dá AUDIÊNCIA!

    • AVELINO disse:

      NÃO TOMEM ESSE PRODUTO COMO REMÉDIO, FOI O NOSSO PRESIDENTE QUE PRIMEIRO FALOU NELE.

  10. PAULO disse:

    SEMPRE FOI ASSIM BG, OU ERA UMA MARAVILHA COM O PT? OS HOSPITAIS SEMPRE ERAM LOTADOS, CADA UMA DESSE POVO. KKKK

    • RICARDO LÚCIDO disse:

      Meu amigo , será tão difícil de entender ? Esqueça o PT . O PT JÁ ERA . Você está rindo de que ? Notícia é notícia é precisa ser divulgada , estamos caminhando Lara um quadro muito preocupante , e você vem falar de PT ? Elas estão no limbo do ostracismo O que precisamos agora é de atitude e responsabilidade de quem está no poder . O presidente , votei nele e me arrependo , precisa assumir uma postura de liderança e união , não ficar fazendo gracinha como a que foi a sua parada na padaria . Se acha que o ministro não está bem que troque o ministro , se acha que o isolamento deve ser vertical que assuma uma postura de líder e discuta com a sociedade e com os poderes . Agora ficar com atitudes de falta de coragem e balbúrdia não vai resolver o problema .

    • Ojuara disse:

      Concordo Paulo, mas não só o PT, todos que passaram nos últimos quarenta anos, não fizer outra coisa a não ser roubar para si e para os seus tudo que era dinheiro público. Ou seja, o que acontece hoje é resultado de tudo isso, e esse governo atual não tem sido diferente, não rouba porém é incompetente ao extremo. E estamos vendo o resultado direto hoj devido a pandemia, mas todos os outros setores são do mesmo jeito. Educação, habilitação, segurança, saneamento, …… portanto o que nos resta e não nos acomodarmos com as cestas básicas distribuídas em forma dos 600 reais,.e cobrar mais desses governos, corruptos por excelência.

    • Francisco disse:

      Os petralhas sãoxoidos pra a população esquecer a esquedalhices cometidas, a questão é, estamos nessa situação porquê o governo Bolsonaro encontrou assim, portanto, pra deixar uma saúde desejável, é preciso corrigir o que o pt fez, não fazer mais, e investir na saúde, por isso Bolsonaro tem investido bilhões de reais na saúde, e se ele continuar assim, vou votar nele novamente.

COMENTE AQUI