Polêmica

Ciro: “Neste País, até deputado se compra, quanto mais instituto de pesquisa…”

Ciro Gomes, animado com a possibilidade de se concretizar como “terceira via”, disse hoje em encontro no Instituto dos Arquitetos do Brasil, em São Paulo:

“Veja, o que a gente precisa tirar, como cidadão no Brasil, de lição dessas pesquisas, que estão saindo praticamente todo dia, é que não é razoável que um cidadão amadurecido politicamente entregue sua decisão, sua preferência em relação à sorte da nação, da sua família, a institutos de pesquisa.”

O candidato do PDT continuou:

“Nem porque eles podem ser desonestos — porque, neste País, até deputado se compra, quanto mais instituto de pesquisa –, mas basicamente porque temos um sistema que podemos ter duas opções: uma no primeiro turno e outra no segundo.”

O Antagonista

 

Opinião dos leitores

  1. Errar uma vez é LULICE.
    Errar duas vezes já é DILMAIS!
    Três vezes então é coisa de retHADDAD.

  2. Ciro tem toda razão. Quem encomenda quem contrata, tem todo direito de dizer como quer. Faz tempo que Bolsonaro atingiu 40 % e os institutos da Globo não mostra a verdade.

    1. Quando o ladrão prisioneiro tava na frente nas pesquisas, ninguém nem esses Petralhas cogitava a idoneidade das pesquisas, agora com a onda Bolsonaro 17, eles já arrumam uma nova teoria da conspiração. Kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gonet diz que ainda não há elementos para punir Bolsonaro por causa de arma apreendida

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sugeriu que o STF (Supremo Tribunal Federal) aguarde o fim das investigações sobre a arma apreendida do ex-presidente Jair Bolsonaro antes de tomar uma decisão sobre uma eventual falta grave ou descumprimento de regras da prisão domiciliar.

Na quarta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) e a defesa do ex-presidente se manifestassem sobre o suposto cometimento de falta grave pelo fato de Bolsonaro manter uma arma em casa enquanto cumpre o regime domiciliar.

Caso a infração seja formalmente reconhecida, o ex-presidente corre o risco de perder o benefício do recolhimento domiciliar e sofrer regressão de regime, retornando ao fechado.

Gonet avaliou que, neste momento inicial, o episódio não demonstra de forma concreta uma falta disciplinar grave ou descumprimento das regras vigentes. Ele argumentou que, para caracterizar uma “falta grave”, é preciso analisar o impacto real do ato na execução da pena, e não apenas o fato isolado.

Por isso, a PGR sugeriu que o ministro Alexandre de Moraes aguarde a conclusão das investigações da Polícia Civil para que se possa fazer um julgamento definitivo e seguro sobre o caso.

Futuro da prisão

Nesta quinta-feira (25), expira o prazo de 90 dias concedido por Moraes para Bolsonaro ficar em prisão domiciliar humanitária. O ministro terá de reavaliar a medida e decidir se mantém o ex-presidente em casa ou se determina o retorno dele ao Complexo Penitenciário da Papuda.

Ao cobrar a manifestação da PGR e da defesa, Moraes destacou que, “nos termos do art. 50, III, da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que ‘possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem’”.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESPONTÂNEA: Álvaro Dias lidera com 19,4%; Allyson tem 18,5% e Cadu 10,7%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário espontâneo, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 19,4%. Seguido por Allyson Bezerra com 18,5%, Cadu Xavier com 10,7%.

Branco/nulo somaram 6,4% e outros 43,8% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESTIMULADA: Álvaro Dias lidera com 32,5%; Allyson tem 27,3% e Cadu 16,8%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%.

Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%).

Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Qual torcida vai lotar mais a Arena no fim de semana? ABC ou América?

A Casa de Apostas Arena das Dunas será palco de um fim de semana especial para o futebol potiguar. Os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte entram em campo em confrontos decisivos pela Série D do Campeonato Brasileiro e contam com um ingrediente que pode fazer a diferença na busca pela classificação: a força das arquibancadas.

No sábado às 18h, o América recebe o Fluminense (PI). Menos de 24 horas depois, no domingo às 16h, o ABC enfrenta o Altos (PI). Os dois confrontos são decisivos e valem vaga na próxima fase da competição e prometem lotar Arena.

Mais do que acompanhar duas partidas decisivas, o fim de semana lança uma provocação saudável entre as duas maiores torcidas do estado: qual delas será capaz de promover a maior festa nas arquibancadas?

Além da emoção dos jogos, os torcedores encontrarão toda a estrutura da Casa de Apostas Arena das Dunas, com estacionamento, praça de alimentação, acessibilidade, segurança, reconhecimento facial e opções premium de hospitalidade, como o Rooftop Dunas, que funcionará nas duas partidas com serviços de open bar, open food, música ao vivo e estacionamento incluso.

Os ingressos para as duas partidas seguem à venda no site casadeapostasarenadasdunas.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal concede título de cidadão natalense a Frei Gilson, aprovado por unanimidade

Foto: reprodução

A Câmara Municipal de Natal concedeu o título de cidadão natalense ao Frei Gilson. A homenagem foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 1780/2026, publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Município. A entrega ocorrerá em sessão solene, em data ainda a ser definida.

A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa em outubro de 2025 e aprovada por unanimidade em junho deste ano. Segundo a justificativa, a honraria reconhece a contribuição de Frei Gilson à evangelização, à cultura e à promoção de valores humanos e cristãos em Natal.

Conhecido nacionalmente por suas pregações, músicas e transmissões de oração nas redes sociais, Frei Gilson soma mais de 22 milhões de seguidores no Instagram e no YouTube. O sacerdote também lidera o Ministério Som do Monte e é autor de canções como “Eu Te Levantarei” e “Tu És o Centro”.

O religioso tem apresentação marcada em Natal no dia 10 de outubro, na Arena das Dunas, durante o evento Bote Fé Natal com Maria. Segundo a Arquidiocese de Natal, a renda será destinada ao projeto de climatização da Catedral Metropolitana e a ações sociais da instituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

LUTO: Morre a jornalista Helga Oliveira

Foto: reprodução

Tristeza grande. Faleceu nesta quinta-feira (25), uma grande amiga, a jornalista Helga Oliveira, aos 52 anos.

Amiga de longa data, desde a infância, Helga lutou muito nos últimos dias quando esteve internada.

Helga era casada com meu amigo e companheiro de bancada no Meio Dia RN, Luis Henrique, e deixa dois filhos, a quem presto minha total solidariedade neste momento.

Ao longo do dia informaremos sobre o velório e sepultamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN participa do 5º Summit Sicredi de Governança

Evento reuniu mais de 1.700 lideranças para debater gestão, inovação e os desafios do cooperativismo em um cenário de transformação
O Sistema Sicredi realizou, no dia 10 de junho, a 5ª edição do Summit Sicredi de Governança, evento dedicado ao fortalecimento da governança, ao alinhamento estratégico e ao aprimoramento da gestão na instituição financeira cooperativa.
Com transmissão ao vivo a partir do Centro Administrativo Sicredi (CAS) e do Espaço Sicredi São Paulo, o encontro reuniu mais de 1.700 participantes, entre conselheiros de administração, conselheiros fiscais, presidentes, diretores executivos e demais lideranças das cooperativas, centrais e entidades do Sistema.
A Sicredi RN esteve representada por integrantes da Diretoria, da Secretaria Executiva e da área de Desenvolvimento do Cooperativismo.
A programação contou com especialistas e convidados para debater governança, inovação, tecnologia, estratégia, ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e transformação dos negócios — temas que reforçam a importância de uma governança sólida para a sustentabilidade, o crescimento e a perenidade do cooperativismo de crédito.
“Fortalecer a governança é fundamental para garantir decisões consistentes, alinhadas aos princípios cooperativistas e às necessidades dos nossos associados — e nos prepara para evoluir com foco no desenvolvimento das pessoas, das comunidades e dos negócios”, destacou o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.
Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado. Com atuação em 11 cidades-polo, está presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte, oferecendo seu modelo cooperativo de relacionamento aos associados em todo o estado e apoiando a realização de projetos, o crescimento dos negócios e o desenvolvimento da economia local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura isenta IPTU de imóveis atingidos por transbordamento de lagoa na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal sancionou uma lei que perdoa a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2026 para imóveis atingidos pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.

A isenção também é válida para a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo de 2026. Ao todo, 170 imóveis vão receber a isenção. Segundo a prefeitura, as isenções somam R$ 116 mil. Os endereços completos das residências foram divulgados na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM).

As vias citadas no documento são:

Avenida Desembargador Francisco de Assis Martins;
Rua Alexandre Pinto;
Rua Coração de Maria;
Rua Couto Magalhães;
Rua da Liberdade;
Rua Eider Carvalho;
Rua Engenheiro Nerivaldo Soares;
Rua José Luis da Silva;
Rua Miguel de Cervantes;
Rua Nova Canaã;
Rua Nova Galileia;
Rua Nova Jerusalém;
Rua Nova Primavera;
Rua Novo Oriente;
Rua Rizomar Correia dos Santos;
Travessa Cantor Jesse;
Travessa Nova Jerusalém;
Travessa Padre Cícero;
Travessa Padre Pedro.

Segundo o documento, a isenção é para “incidentes sobre imóveis edificados atingidos pelas chuvas intensas e pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera”.
Para ter direito à remissão dos tributos, o imóvel precisa ter sofrido “danos materiais decorridos de alagamento, inundação ou interdição parcial ou total” comprovados por laudo técnico da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

O benefício será processado automaticamente pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aos endereços listados no anexo da legislação.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Faixa da Ponte de Igapó é interditada pela PRF para instalação de câmeras

Foto: Reprodução

Uma faixa da Ponte de Igapó, em Natal, no sentido Centro-Zona Norte, ficará parcialmente interditada nesta quinta-feira (25) para a realização de serviços de instalação de câmeras. A interdição ocorre das 10h às 15h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio acontece no km 85 da BR-101, no sentido decrescente da rodovia. A faixa interditada é a da esquerda.

A Ponte de Igapó é uma das principais ligações entre a Zona Norte e as demais regiões de Natal, com fluxo intenso de veículos ao longo do dia.

A PRF informou que o local foi sinalizado para orientar os motoristas durante a execução do serviço. A orientação é que os condutores reduzam a velocidade e redobrem a atenção ao passar pelo trecho.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *