Finanças

Clientes podem fazer cadastro no Pix a partir de segunda-feira; novo sistema será gratuito para pessoas físicas

Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir de segunda-feira (5) será possível se cadastrar para usar o Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas. Os usuários poderão cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária que vão permitir o uso do novo sistema de forma mais rápida e direta. Com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem outros dados de identificação. As transações podem ser feitas pelos aplicativos de bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores.

Poderão ser usados como chave o CPF, o CNPJ, o número de celular, o endereço de correio eletrônico (e-mail) ou um código de 32 dígitos gerado especificamente para o Pix (EVP). Basta informar a chave do beneficiário para que o sistema localize o beneficiário do pagamento e realize a transação. No caso de não ter uma chave, o usuário precisará repassar os dados bancários ao outro envolvido na transação.

Imediato

As transações feitas pelo sistema serão compensadas instantaneamente. Apenas nos casos em que houve suspeita de fraude os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para serem verificados.

O código EVP vai permitir a geração de códigos de barra do tipo QR Code, que podem ser lidos por câmera de celular para fazer pagamentos. Os códigos podem ser fixos, com um mesmo valor de venda (em locais de preço único), ou variáveis, sendo criados para cada venda.

Os valores que poderão ser transacionados pelo novo sistema vão variar de acordo com o perfil de cada cliente, do mesmo modo que com outros serviços bancários. Os limites variam de no mínimo, segundo a regulamentação do Banco Central, de 50% do valor das transferências tipo TED até o valor autorizado para compras em débito.

Os limites vão variar de acordo com o dia da semana e o horário em que for utilizado o serviço. Porém, o Pix vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Início do funcionamento

O sistema vai entrar em operação, em uma fase experimental, a partir do dia 3 de novembro. Nessa etapa, vai funcionar apenas para um número reduzido de clientes e em um horário limitado. Ainda não foram definidos os critérios que determinaram como serão escolhidos os usuários nessa fase experimental.

O sistema será aberto para toda a população a partir de 16 de novembro.

Receitas dos bancos

Apesar do novo sistema substituir em parte as transferências por DOC e TED, a Federação Brasileira de Bancos não espera queda nas receitas das instituições financeiras. A avaliação dos bancos é que grande parte (60%) das contas de pessoas físicas já têm isenções tarifárias. Além disso, há um gasto significativo em logística para garantir a distribuição de dinheiro nas agências e caixas eletrônicos, que podem ser reduzidos caso haja uma boa adesão à nova plataforma.

A estimativa da entidade é que os bancos gastem R$ 10 bilhões por ano apenas com a logística de locomoção do dinheiro, que tem que ser levado de avião para algumas localidades. Esse montante não leva em consideração os valores pagos com medidas de segurança.

Os bancos esperam aumentar o número de pessoas com conta bancária a partir desse novo serviço.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após apoio a Nina, Allyson exonera cargos de Wiginis

Foto: reprodução

A classe política foi pega de surpresa. O vereador Wiginis da Gás (União Brasil) da base do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra teve cargos exonerados da administração sem sequer ser comunicado previamente após anunciar apoio para candidaturas de de Nina Souza a deputada federal e também para Ivanilson Oliveira a deputado estadual.

Wiginis do Gás foi o primeiro a tornar público o apoio as nomes que buscarão cargos no legislativo nas próximas eleições de 2026. Na mesma data em que anunciou os candidatos que vai apoiar, Wiginis viu nomes ligados a ele serem exonerados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem 34 mil crianças e adolescentes de até 14 anos vivendo em uniões conjugais, mostra Censo; No RN são mais de 800 nestas condições

Foto: reprodução/g1

O Censo 2022 revelou que 825 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos vivem em algum tipo de união conjugal no Rio Grande do Norte, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, o número chega a 34.412 pessoas nessa faixa etária, sendo 77% meninas.

O levantamento faz parte do questionário da amostra sobre nupcialidade e estrutura familiar. O IBGE destaca que as informações se baseiam em declarações dos moradores, sem comprovação documental ou legal das uniões.

Entre os jovens que vivem em união, 7% estão casados no civil e religioso, 4,9% apenas no civil, 1,5% só no religioso e 87% vivem em união consensual, ou seja, sem registro formal.

A legislação brasileira proíbe o casamento civil para menores de 16 anos, salvo em casos excepcionais autorizados pela Justiça. Mesmo assim, o IBGE ressalta que seu objetivo é retratar a realidade social, e não verificar a legalidade das situações.

Segundo Luciene Aparecida Longo, técnica do instituto, o Censo inclui perguntas sobre uniões a partir dos 10 anos para identificar práticas que possam orientar políticas públicas. “O IBGE quer mostrar o retrato do país, inclusive o que está fora da legalidade, para que o poder público possa agir”, afirmou.

O levantamento também mostrou que a maioria das crianças e adolescentes em união se declaram pardas (20.414), seguidas de brancas (10.009), pretas (3.246), indígenas (483) e amarelas (51). Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos absolutos.

Confira os números por Estado: 

  1. São Paulo: 13,8% (4.722 pessoas);
  2. Bahia: 7,9% (2.716 pessoas);
  3. Pará: 7,5% (2.579 pessoas);
  4. Maranhão: 6,4% (2.201 pessoas);
  5. Ceará: 6% (2.039 pessoas);
  6. Pernambuco: 5,8% (1.968 pessoas);
  7. Rio de Janeiro: 5,3% (1.803 pessoas);
  8. Amazonas: 4,9% (1.672 pessoas);
  9. Paraná: 4,4% (1.501 pessoas);
  10. Minas Gerais: 4,2% (1.430 pessoas);
  11. Rio Grande do Sul: 3,8% (1.283 pessoas);
  12. Alagoas: 3,6% (1.231 pessoas);
  13. Goiás: 3,6% (1.241 pessoas);
  14. Paraíba: 3,1% (1.065 pessoas);
  15. Mato Grosso: 2,8% (946 pessoas);
  16. Santa Catarina: 2,7% (927 pessoas);
  17. Rio Grande do Norte: 2,4% (825 pessoas);
  18. Sergipe: 2,3% (774 pessoas);
  19. Mato Grosso do Sul: 1,6% (531 pessoas);
  20. Piauí: 1,4% (495 pessoas);
  21. Espírito Santo: 1,4% (470 pessoas);
  22. Rondônia: 1,2% (400 pessoas);
  23. Acre: 1,1% (366 pessoas);
  24. Tocantins: 1% (346 pessoas);
  25. Amapá: 0,8% (269 pessoas);
  26. Roraima: 0,6% (198 pessoas);
  27. Distrito Federal: 0,6% (207 pessoas);

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do DF pede a Moraes avaliação médica para saber se Bolsonaro tem condições de ficar na Papuda

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Seape (Secretaria de Administração Penitenciária) do governo do Distrito Federal (GDF) enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo que Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica para averiguar a “compatibilidade” do quadro clínico do ex-presidente com a assistência médica que as prisões de Brasília conseguem oferecer.

De acordo com o documento obtido pela CNN Brasil, o ofício se fez necessário tendo em vista a proximidade do julgamento dos recursos dos réus do núcleo 1 da trama golpista e, por consequência, de uma eventual prisão de Bolsonaro.

No ofício, a Seape menciona as cirurgias abdominais realizadas pelo ex-presidente, bem como os atendimentos médicos e complicações de saúde que ele teve durante o tempo de prisão domiciliar, decretada em agosto.

O recurso de Bolsonaro começará a ser julgado na próxima sexta-feira (7) em plenário virtual. No modelo, os ministros terão uma semana para registrar os votos, só então o resultado é declarado.

Se rejeitados, as defesas terão cinco dias para apresentarem um segundo recurso, que também deverá ser analisado de forma virtual pelos ministros da Primeira Turma.

É só após a rejeição deste segundo embargo que uma eventual prisão será decretada. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

O local do cumprimento da pena não está definido. O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é uma das opções. A defesa deve pedir prisão domiciliar alegando idade avançada e condições delicadas de saúde.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caicó registra 39,8 °C e fica entre as cidades mais quentes do Brasil

Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Por pouco, os termômetros não chegaram aos 40º C em Caicó, na região Seridó potiguar. A temperatura máxima na cidade foi de 39,8º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na terça-feira (4). Outro município potiguar que entrou na lista foi Ipanguaçu, que marcou 38,9 °C.

Moradores relataram ao g1-RN dificuldades para enfrentar o calor. O diácono Judas Tadeu contou que tem recorrido a ventiladores e protetor solar. A comerciante Daguia Lopes disse que aumentou os banhos e o consumo de água mineral, enquanto Ana Morais afirmou dormir sem se enxugar para aliviar o calor.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot (Emparn), as temperaturas estão 1 a 2 °C acima da média neste início de novembro, principalmente no Seridó e no Oeste potiguar.

A causa, segundo ele, é a falta de nebulosidade e a radiação solar intensa, que aquece o solo e eleva as temperaturas. A umidade relativa do ar também está baixa — chegou a 19% na região nesta terça-feira, o que aumenta a sensação de calor.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Governo Trump lamenta morte de policiais em operação no Rio

Foto: Reprodução

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), enviou na 3ª feira (4.nov.2025) uma carta à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro em que lamenta a morte dos 4 policiais durante a operação Contenção, realizada em 28 de outubro nos Complexos do Alemão e da Penha. A ação na zona norte da capital fluminense deixou outros 117 suspeitos de integrar o crime organizado mortos.

O documento foi encaminhado por James M. Spark, chefe da DEA, a agência antidroga norte-americana, ao secretário de Segurança do Rio, Victor Santos.

Na carta, Sparks expressa “condolências pela trágica perda dos 4 policiais que tombaram no cumprimento do dever” e afirma que “a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício”. O órgão do governo Trump também disse reconhecer “o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública”.

“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, escreveu.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. No Brasil o presidente está preocupado com os bandidos mortos, até porque esquerda não gosta de policia. Só não entendo como um cidadão de bem pode votar na esquerda, onde eles demonstram estarem do lado do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

A PREOCUPAÇÃO É O MEIO AMBIENTE? Barco-hotel de Lula na COP30 consome 135 litros de diesel por hora

Foto: Reprodução

O consumo elevado de combustível do barco-hotel Iana III, escolhido para hospedar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belém nos dias que antecedem a COP30, chama atenção por contrastar com o tema do evento, a segurança do clima do planeta.

Fontes que acompanham de perto a operação informaram ao site PlatôBR que, durante a navegação, o barco utiliza entre 120 e 150 litros de diesel a cada hora.

A embarcação, que pertence a uma empresa de Manaus, foi até Belém para atender a comitiva presidencial. Com capacidade para até 65 pessoas, o Iana III está atualmente atracado em uma base da Marinha na capital do Pará.

A COP30, prevista para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro, reunirá chefes de Estado e líderes de governo. Na capital paraense, eles vão discutir questões climáticas e desenvolvimento sustentável.

Segundo bastidores, a Marinha chegou a oferecer uma embarcação própria para acomodar Lula durante a estada. Contudo, a gestão descartou a opção, porque não atendia às exigências do presidente e de sua equipe. O Palácio do Planalto ainda não divulgou o valor desembolsado pelo aluguel do barco.

Lançado em 2011, o Iana III pertence ao empresário Iomar Carvalho de Oliveira, do setor de energia. O barco possui mais de dez camarotes, solarium, deck e sala de jantar, sendo frequentemente alugado tanto pelo governo do Amazonas quanto por empresas privadas. Apesar disso, a embarcação é descrita como pouco luxuosa, com decoração simples e ambientes internos sóbrios.

Leia também: “Celebração da ignorância”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 294 da Revista Oeste

O governo do Amazonas costuma utilizar o Iana III para transportar servidores até municípios de difícil acesso na Floresta Amazônica. A Presidência da República não informou se o barco está abastecido com diesel convencional ou biodiesel durante a hospedagem de Lula.

O vereador de São Paulo Rubinho Nunes criticou a escolha do barco-hotel por Lula. Em publicação no X, o político sugeriu que o discurso do petista sobre salvar a Amazônia não é compatível com a opção de estada.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Após confronto em Mãe Luíza, PM manda recado: facções criminosas ‘não têm vez’ em Natal

Foto: Divulgação/PMRN

A Polícia Militar detalhou a ação ocorrida na madrugada desta quarta-feira (5) em Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, quando facções criminosas transformaram o bairro em campo de guerra, com tiros, muros pichados e casas e até uma viatura da PM foi alvo de criminosos armados.

De acordo com nota oficial da corporação, “por volta das 3h50, durante patrulhamento de rotina no Corredor Seguro 1, policiais avistaram uma motocicleta preta com dois ocupantes em atitude suspeita”. A equipe tentou abordar os suspeitos, mas “foi surpreendida por disparos de arma de fogo provenientes de uma área de mata próxima”.

Durante o deslocamento, “indivíduos trajando roupas camufladas efetuaram disparos contra a guarnição, atingindo uma viatura”. Nenhum policial ficou ferido.

A PM informou que equipes do BPChoque, ROCAM, CIPTUR e do 1º BPM prestaram apoio imediato. “Durante a ação, foram apreendidas diversas cápsulas deflagradas e intactas de calibres variados, entre eles 9mm, .556 e .380”, destacou o comunicado. Todo o material foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

Em nota, a corporação reforçou que “mantém presença constante em toda a capital e região metropolitana, sempre priorizando a preservação da vida e a integridade de seus policiais e da sociedade”.

Opinião dos leitores

  1. Isto posto, que a polícia militar e polícia civil demonstre concretamente fazendo uma incursão em Mãe Luiza, local que abriga fascionados transitando livremente e desafiando a outrora gloriosa polícia militar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem 3ª maior fila de espera por transplante de córnea do Nordeste; pacientes aguardam até 3 anos

Foto: Tom Guedes

O Rio Grande do Norte tem a terceira maior fila de espera por transplante de córnea do Nordeste e, ao mesmo tempo, um dos menores números de cirurgias realizadas.

Segundo profissionais que atuam na área, o problema vai além da falta de doadores e envolve falhas na notificação de óbitos e de conscientização sobre a importância da doação.

A córnea é uma lente transparente que recobre o olho. A do comerciante Carlos Antônio da Lima já está completamente opaca. Ele só enxerga vultos pelo olho esquerdo depois de um acidente doméstico.

“Foi um acidente com água sanitária em casa. Eu tava fazendo limpeza da minha casa e foi no meu olho, ficou dessa maneira. Na mesma hora queimou. Já fui perdendo a visão, lavando, mas não via mais nada. Só aquela coisa turva”, contou.

Carlos entrou nesta semana na fila para receber o transplante e deve esperar cerca de três anos pelo procedimento, o tempo médio de espera no estado.

De janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Norte registrou 647 pessoas na fila por um transplante de córnea, o terceiro maior número do Nordeste, atrás apenas da Bahia (1.640) e de Pernambuco (1.447), segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

No mesmo período, apenas 80 cirurgias foram realizadas no estado. O número é bem inferior ao de outras regiões: no Ceará, por exemplo, foram quase 700 transplantes em seis meses. Lá, a espera média é de cerca de um mês.

O Banco de Olhos do RN, que funciona no Hospital Universitário Onofre Lopes, é responsável pela captação, avaliação e armazenamento das córneas doadas. O coordenador da unidade, Ochuandro Costa, explica que a pandemia da covid-19 contribuiu para o aumento da fila.

“O principal fator para isso foi, infelizmente, a pandemia de Covid que nós tivemos nos anos 2020, 2021 e 2022. Porque no início as captações foram quase todas paralisadas. Depois, quando voltamos a fazer as captações, as captações foram muito restritas, havia muita regulamentação de quem a gente podia captar e os pacientes continuaram entrando na lista. Então, com isso, houve um aumento muito grande do tempo de espera, porque aumentaram os pacientes na fila e a gente praticamente não fez transplante”, considerou.

Além disso, o oftalmologista Alisson Giovani, que realiza transplantes no Hospital Universitário Onofre Lopes, responsável por cerca de metade dos procedimentos no estado, destaca que a baixa doação também tem causas culturais.

“Acho que a gente tem um problema cultural. O olho representa uma parte importante. Expressa muita coisa. Então às vezes o familiar quer ver o olho do paciente, tem medo que esse olho fique fundo na hora do sepultamento. Acho que esse fator cultural é o principal problema que a gente enfrenta para que não tenhamos mais doações”, pontuou.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. A fila pra transplante de rins também é outra vergonha, suspeita-se até da prática de “fura fila” estilo Faustão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Viatura da PM é alvejada em Mãe Luíza durante madrugada de tiroteio e correria

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Uma madrugada de terror tomou conta de Mãe Luíza. Uma viatura da Polícia Militar foi alvejada por pelo menos dois tiros durante um confronto com criminosos fortemente armados, por volta das 3h50 desta quarta-feira (5).

Os bandidos, cerca de 15 homens vestidos com roupas camufladas, abriram fogo contra os policiais e fugiram em direção à mata logo depois do tiroteio.

Segundo a PM, a equipe realizava patrulhamento de rotina nos bairros de Tirol e Petrópolis, nas imediações da Avenida Hermes da Fonseca, quando avistou uma moto com dois suspeitos em atitude estranha.

Ao tentar a abordagem na Rua Trairi, os militares ouviram disparos vindos da mata próxima à 1ª Companhia do 1º Batalhão, em Mãe Luíza.

Os policiais seguiram o rastro dos tiros e encontraram o grupo armado nas proximidades da Avenida João XXIII. Os criminosos se abrigaram atrás de um carro e atiraram contra a viatura, que acabou atingida. A tropa reagiu, houve intensa troca de tiros e o grupo fugiu novamente para a área de mata. Nenhum policial ficou ferido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA CONSULT / CAIÇARA DO RIO DO VENTO: Rogério Marinho lidera para o Governo do RN e Styvenson aparece à frente na disputa pelo Senado

Fotos: Divulgação 

A pesquisa Consult também avaliou o cenário político do Rio Grande do Norte e do país, mostrando o contexto em que a administração de Ceiça Lisboa se destaca.

Avaliação do Governo Fátima Bezerra (RN):
61,11% desaprovam
22,5% aprovam
16,39% não souberam opinar.

Avaliação do Governo Lula (Brasil):
47,78% aprovam
45,83% desaprovam
6,39% não souberam dizer.

Cenário para o Governo do RN
Em uma simulação de voto para o Governo do Estado, a pesquisa Consult mostra:
Rogério Marinho: 33,06%
Allyson Bezerra: 24,72%
Cadú Xavier: 6,67%
Nenhum: 11,39%
Não sabe dizer: 24,17%

Cenário para o Senado Federal
A Consult também avaliou os possíveis nomes para o Senado em 2026.

Primeiro voto para o Senado:
Styvenson Valentim: 32,5%
Fátima Bezerra: 15,28%
Zenaide Maia: 7,22%
Carlos Eduardo Alves: 5%
Álvaro Dias: 2,5%
Thabatta Pimenta: 1,11%
Demais nomes somam menos de 1%.
Nenhum: 11,11%
Não sabe dizer: 24,17%
Segundo voto para o Senado:
Álvaro Dias: 10,56%
Zenaide Maia: 9,17%
Carlos Eduardo Alves: 8,06%
Babá: 7,78%
Styvenson Valentim e Fátima Bezerra: 4,44% cada
Nenhum: 11,94%
Não sabe dizer: 37,5%

Resultado Final (soma do 1º e 2º voto):
Styvenson Valentim: 18,47%
Fátima Bezerra: 9,86%
Zenaide Maia: 8,19%
Álvaro Dias e Carlos Eduardo Alves: 6,53% cada
Babá: 4,3%
Nenhum: 11,53%
Não sabe dizer: 30,83%

Cenário Presidencial
No cenário nacional, a pesquisa aponta a seguinte intenção de voto para presidente:
Lula da Silva: 41,94%
Jair Bolsonaro: 31,94%
Outro candidato: 11,94%
Nenhum: 4,72%
Não sabe dizer: 9,44%

A pesquisa foi realizada no dia 01 de novembro, ouvindo 360 moradores com 16 anos ou mais em todas as regiões do município, incluindo a zona urbana e as comunidades rurais.

O levantamento tem margem de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%, o que reforça a credibilidade dos resultados e a expressiva aprovação da gestão de Ceiça Lisboa.

 

Opinião dos leitores

  1. Alguém me explique a lógica dessa pesquisa.
    Fátima tem desaprovação de 61% mais esta em 2 lugar para o senado. Como pode isso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *