As inscrições para a 3ª edição do prêmio “Conciliar é Legal”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terão início no dia 30 de agosto e desta vez, além de magistrados e servidores do Poder Judiciário, acadêmicos de direito e setores da sociedade civil também podem concorrer.
A juíza coordenadora do Núcleo de Conciliação do TJRN, Sulamita Pacheco, trouxe a notícia esta terça-feira (14) após participar de reunião em Brasília sob a presidência do conselheiro do CNJ, Neves Amorim.
Concedido pelo Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, o prêmio objetiva identificar, premiar e disseminar experiências que contribuam para a pacificação de conflitos, modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira. Esse ano serão dois os temas do projeto: “Justiça Cidadã” e “Eficiências das Estruturas”.
Mais informações podem ser encontradas no site do CNJ e no email[email protected].
As inscrições serão finalizadas em 29 de setembro do ano em curso.
No próximo dia 26 de agosto, às 19h, o Colégio Porto realiza mais uma edição do Porto Experience, evento que convida pais e alunos a vivenciarem de perto a proposta pedagógica e a rotina escolar da instituição. A programação inclui tour guiado pelas instalações, apresentação da equipe pedagógica e exposição de projetos que complementam o aprendizado.
Em apenas cinco anos de história, o Colégio Porto já se consolidou como referência em educação no RN, conquistando o 2º melhor desempenho do estado no Enem 2024. A escola oferece uma infraestrutura completa e uma metodologia voltada para os desafios do século XXI, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a inovação.
O Colégio Porto já abriu as matrículas para o ano letivo de 2026, com vagas limitadas para o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os resultados expressivos em aprovações nacionais e internacionais reforçam a alta procura pela escola, que segue em expansão e fortalecendo sua proposta de formar jovens preparados para o mundo.
Uma fábrica clandestina de fuzis foi desmantelada durante operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar de São Paulo (PM) na noite de quarta-feira (20). As investigações apontam que as armas eram destinadas às facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo a PM, dois homens foram abordados em veículos suspeitos de transportar armamentos. Dentro dos carros, os policiais encontraram diversas peças de fuzis.
Ao serem interrogados, os suspeitos revelaram que trabalhavam em uma fábrica de armas e que levariam o material para acabamento de pintura.
A equipe seguiu até o imóvel indicado, localizado em Santa Bárbara d’Oeste (SP), onde foram encontrados mais de 40 fuzis prontos e outros em fase final de produção, além de maquinários e moldes utilizados na fabricação.
Os dois homens foram presos em flagrante e todo o material apreendido foi levado para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde foi registrado o flagrante pelo crime de fabricação ilegal de arma de fogo.
A investigação prossegue para identificar outros envolvidos na produção e distribuição das armas e o alcance do esquema no território nacional.
A vereadora Brisa Bracchi (PT) é alvo de nova denúncia, desta vez por quebra de decoro parlamentar, apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil) após um episódio ocorrido nesta sexta-feira 22 na Câmara Municipal de Natal.
Segundo o documento protocolado na Comissão de Ética, apoiadores da parlamentar formaram um “corredor polonês” para intimidar o chefe da Procuradoria Legislativa, Leonardo Scherma Nepomuceno, quando ele tentava entregar a intimação referente ao processo de cassação de Brisa.
A cena, segundo a denúncia, ocorreu dentro das dependências da Casa e com a anuência da vereadora. “O servidor foi alvo de constrangimento moral e intimidação indevida no exercício de sua função pública em espaço institucional, o que compromete a imagem da Câmara e fere a dignidade da atividade parlamentar”, registrou Faustino no pedido.
O parlamentar sustenta que houve grave violação ao decoro, citando omissão da vereadora em manter a ordem em seu gabinete, assédio moral indireto contra servidor e ofensa à integridade de funcionário da Casa Legislativa. A denúncia pede abertura imediata de processo ético-disciplinar, garantindo o direito à ampla defesa da acusada.
Também solicita a requisição das imagens do circuito interno de segurança do dia do episódio, a oitiva do chefe da Procuradoria Legislativa e de eventuais testemunhas, além da apuração da responsabilidade da vereadora. Dependendo da conclusão, a penalidade pode variar de advertência à cassação do mandato.
Matheus Faustino baseou o pedido no artigo 82 do Regimento Interno, que regula a atuação da Comissão de Ética em casos de quebra de decoro. O documento aponta ainda que qualquer cidadão ou parlamentar tem legitimidade para denunciar irregularidades, reforçando o dever dos vereadores de zelar pelo bom funcionamento das instituições.
“Não se coaduna com a ética e o respeito exigidos de representantes do povo permitir intimidação a servidor público dentro da Câmara”, argumentou o vereador. A denúncia foi formalizada no dia 22 de agosto e aguarda deliberação da Comissão de Ética para definir os próximos passos do processo.
Francisca da Silva de Souza, de 72 anos, mora na periferia de Fortaleza, capital do Ceará, é analfabeta, viúva, pensionista do INSS e complementa sua renda com pequenos serviços de manicure.
Formalmente, no entanto, Francisca é presidente de uma entidade que tinha quase 492 mil associados, em maio de 2024, e descontava mensalidades diretamente das aposentadorias deles, recebendo milhões de reais por mês.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen), na qual Francisca figura como presidente, é uma das cerca de 30 entidades suspeitas de fazer descontos em pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem autorização dos beneficiários.
O esquema todo pode ter gerado prejuízos de até R$ 6 bilhões a milhares de aposentados, segundo as estimativas iniciais da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que deflagraram uma operação contra as fraudes em abril deste ano.
Nesta semana, o Congresso instalou a CPI mista da Fraude do INSS, para apurar o escândalo.
Na terça-feira (20), a Defensoria Pública do Ceará ajuizou uma ação na Justiça estadual apontando uma fraude dentro da fraude: Francisca “foi indevidamente inserida como dirigente de uma entidade da qual jamais participou ativamente, não exercendo qualquer função de gestão ou controle”.
Como responsável legal da Aapen, a idosa começou a receber centenas de cartas de cobrança de pessoas lesadas pela entidade. Há mais de 200 processos contra ela na Justiça.
“Resta evidente que não se trata de presidente ou administradora de qualquer associação, mas sim de uma hipervulnerável enganada por pessoas inescrupulosas, assumindo, em razão da sua falta de informação, a condição de ‘laranja'”, afirma a Defensoria no processo.
O órgão pede para que a Justiça determine a retirada de Francisca dos registros e da direção da Aapen, livrando-a de qualquer responsabilidade pelas supostas fraudes que a associação praticou.
Francisca foi ‘enganada’
Segundo a Defensoria, Francisca foi procurada em 2023 por uma mulher, chamada Liduína, que disse que ela tinha direito a um empréstimo.
Essa mulher apresentou à idosa um grupo de advogados que a fizeram assinar documentos para receber o suposto empréstimo. Foi então que ela virou presidente da Aapen.
Para comprovar que foi enganada, a idosa anexou ao processo trocas de mensagens e áudios com esses advogados.
Em uma das conversas, em maio deste ano, Francisca se queixa das cobranças que tem recebido e diz temer que seu CPF seja cancelado. Um dos advogados responde que não existe esse risco.
A Aapen já foi presidida por uma advogada do Ceará, Cecilia Rodrigues da Mota, uma das investigadas pela PF na Operação Sem Desconto, contra as fraudes no INSS. Cecilia também presidiu, concomitantemente com a Aapen, uma outra entidade suspeita, a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB).
“O escritório profissional de Cecilia recebeu valores de associações investigadas e remeteu-os a pessoas jurídicas pertencentes a familiares de servidores do INSS”, diz a investigação policial.
Em um relatório do inquérito que apura se servidores públicos ganharam propina das entidades, a própria Polícia Federal já havia apontado indícios de que os presidentes de dez associações podiam ser laranjas. Um dos nomes citados pela PF era o de Francisca da Silva de Souza.
O g1 não conseguiu localizar a advogada Cecilia Rodrigues da Mota nem os atuais representantes da Aapen.
Um dos advogados que trocou mensagens com Francisca, Ricardo Santiago, afirmou que o áudio apresentado pela idosa na ação judicial contra a Aapen “foi tirado de contexto” e que ele “não tem nenhuma ligação com os fatos alegados”.
Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, esteve na sede do Sebrae-RN, em Natal, onde foram apresentados importantes projetos que irão beneficiar diretamente a população do município. A reunião contou com a presença do superintendente Zeca Melo, do diretor de Operações Marcelo Toscano e da equipe técnica da instituição.
Um dos destaques foi a confirmação da implantação de um projeto pioneiro voltado para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa, intitulada “Inspiração que transforma mente, vida e futuro – Vida e Carreira”, será desenvolvida inicialmente em apenas dois municípios do Estado: Natal e Ceará-Mirim. O trabalho será conduzido pelo ex-jogador do Flamengo Diego Ribas e sua esposa, Bruna Letícia, com o objetivo de impactar adolescentes, pais e escolas, promovendo saúde mental, visão empreendedora e construção de projetos de vida.
Outro grande avanço é a chegada da Loja do Empreendedor do Sebrae em Ceará-Mirim, fruto de parceria entre a instituição e a Prefeitura. O espaço oferecerá atendimento presencial e remoto, reunindo todos os serviços do Sebrae e também das secretarias municipais que atuam diretamente no dia a dia das empresas. Dessa forma, será mais fácil abrir negócios, regularizar atividades e fortalecer a competitividade do comércio local.
O prefeito Antônio Henrique destacou que a cidade já vem colhendo frutos da parceria com o Sebrae:
“Desde o início do ano, já implantamos projetos como o de Caju Cultura e também na área do turismo, que estão fortalecendo nossa economia e valorizando nossas potencialidades. Agora, com a chegada desses novos projetos e da Loja do Empreendedor, Ceará-Mirim amplia ainda mais seu ambiente de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento”, afirmou.
Na manhã desta sexta-feira (22) apoiadores da vereadora Brisa se reuniram em frente ao seu gabinete, na Câmara Municipal de Natal, para declarar apoio à parlamentar e se posicionar contra a possível cassação do seu mandato.
Segundo informações, os manifestantes eram assessores de gabinetes de vereadores da oposição, que retornaram aos seus locais de trabalho após o protesto. “Brisa fica”, era o que diziam.
Nenhum aí é concursado, pode olhar. São idiotas úteis, comunistas de iPhone que bebem Heineken com dinheiro do pai porque não sabem o que é trabalhar.
Kkkkkk
São Gonçalo do Amarante, berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, vive um dia histórico de celebração e reconhecimento. No Dia do Folclore, 22 de agosto, o município foi destaque no programa “Nordeste Meu País”, exibido em toda a região pela Rede Globo, através da InterTV Cabugi e suas emissoras afiliadas.
Os grupos Boi Calemba Pintadinho, Congos de Combate e Coco do Calemba brilharam na telinha, levando para todo o Nordeste a força das tradições e a autenticidade da cultura são-gonçalense. Direto do patamar da tricentenária Igreja Matriz de São Gonçalo, o jornalista Sérgio Henrique Santos apresentou ao vivo a história e a importância de cada manifestação cultural, reforçando o protagonismo do município no cenário cultural potiguar, incluindo a importância cultural de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil.
E as comemorações continuam hoje com o encerramento do 9° Festival do Folclore Mestre Pedro Guajiru, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que promete uma tarde repleta de arte, tradição e valorização da nossa identidade cultural. O evento acontece no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, a partir das 15h, com uma programação diversificada:
Programação – Encerramento da Semana do Folclore
📍 Local: Teatro Municipal Poti Cavalcanti
🗓 Data: Quinta-feira, 22 de agosto
⏰ Horário: a partir das 15h
15h00 → Abertura oficial – Falas de autoridades
15h15 → Pastoril Dona Joaquina
15h35 → Bambelô da Alegria
15h55 → Boi Calemba Pintadinho
16h15 → Pastoril Jardim das Flores
16h35 → Coco do Calemba
16h55 → Congos de Combate
17h30 → Entardecer Folclórico – Atrações musicais: Os Romanceiros e Dodora Cardoso.
O desabafo do médico Marco Almeida é impressionante e o secretário de saúde não tem o que dizer. O vídeo que circula nas redes sociais mostra a situação grave do setor de queimados, do Hospital Walfredo Gurgel; a população do Rio Grande do Norte está entregue.
“Isso é ridículo, nós não podemos mais permitir isso”, desabafa Almeida, médico referência no tratamento de queimados. Há relatos de quem trabalha no setor, e confidenciaram ao BLOGDOBG, que nunca, em toda a história, a situação foi tão grave e degradante como hoje.
O cenário atual, que envolve o atendimento dos pacientes com queimaduras em um corredor improvisado da unidade, foi provocado pelas obras de reforma do CTQ, iniciadas em agosto do ano passado e interrompidas pouco depois.
O secretário estadual de Saúde Alexandre Motta, disse que a paralisação ocorreu por conta de descumprimentos por parte da empresa responsável, o que gerou um distrato de contrato. A pasta pretende contratar uma nova empresa com dispensa de licitação em 45 dias.
No desgoverno Fátima do PT, nada é culpa deles, sempre jogam a culpa nos outros, eles não devem nada, pagam a todos que devem e o Estado está no nível da Noruega e Suécia, se Lula é o pai da mentira, Fátima é a mãe e Cadu o filho.
Os problemas setor de queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, é crônico, não existe por parte do governo Fátima Bezerra o mínimo de interesse em concluir essa obra e, a construtora responsável, devido a lentidão na execução da obra, deve tá lucrando com “aditivos”.
O maior espetáculo de beleza do estado já tem data e lugar: 19 de setembro, às 19h, na charmosa Praia da Xêpa, em São Miguel do Gostoso. As candidatas chegam à cidade no dia 16 para cumprir uma intensa agenda social e ficarão hospedadas no Hotel Nanni e também conta com apoio da Prefeitura Municipal. A realização é do jornalista Rannier Lira.
A grande vencedora terá a missão de representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil, que será realizado no dia 8 de outubro, no Rio de Janeiro.
Informações: 84 99139-1115
Comente aqui