Educação

Colégio Porto inicia preparação para o Enem 2021 com simulados em formato remoto

Foto: Divulgação

Pouco mais de um mês após o início do ano letivo 2021, os alunos do Colégio Porto já estão nos preparativos para a edição deste ano no Exame Nacional do Ensino Médio. Neste fim de semana começaram os simulados de preparação para o Enem, com provas em formato remoto

Os primeiros simulados foram aplicados no sábado, cumprindo os mesmos horários e rituais das provas do concurso para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. A escola havia programado a realização de provas presenciais para os estudantes que optassem por esse formato, mas todos fizeram as provas on-line, em função do novo decreto do governo do estado e da prefeitura de Natal que suspendeu as atividades presenciais em instituições de ensino durante 14 dias.

As provas foram aplicadas na Plataforma Meu Bernolli, do Sistema Bernolli de Ensino, com câmeras abertas e fiscalização no momento da avaliação. Os alunos fizeram provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo sábado (27), serão aplicadas as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática.

Durante todo o ano, os estudantes da 3ª série vão participar de, pelo menos, 11 simulados. Os demais alunos do ensino médio vão fazer as provas cinco vezes. “A gente entende que quanto antes os alunos conheçam esse processo do Enem, melhor será para eles quando chegarem os dias das provas. Eles já estarão acostumados com o estilo de avaliação que vão encontrar. É também uma maneira deles validarem os conhecimentos aprendidos em sala de aula”, explicou a diretora pedagógica do Colégio Porto, Ana Cristina Dias.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unimed Natal lança campanha Sócio-Torcedor com planos exclusivos

A Unimed Natal marca mais um golaço unindo novamente o seu compromisso com a saúde e o amor pelo esporte no mesmo pacote. Nesta sexta-feira (18) as diretorias da Cooperativa e dos clubes ABC e América lançam a Campanha do Sócio-Torcedor.

A novidade é que agora os sócios-torcedores do ABC e América podem adquirir o plano Unimed Natal com valores exclusivos. Serão planos com valores a partir de R$ 80,54, disponibilizados na próxima segunda-feira (21).
O contato pode ser feito através do 3220-6200 ou por meio de corretores credenciados. Os 300 primeiros ainda ganharão um kit especial.

Os clubes estão lançando, paralelamente, campanhas de incentivo para que os torcedores possam se associar aos clubes por valores bastante atrativos.

Por meio do incentivo à prática de atividades físicas, com o apoio ao esporte profissional, a Unimed Natal entende que ser Potiguar de Carteirinha e ser 100% Potiguar é estar ao lado das torcidas oferecendo o melhor cuidado médico e proporcionar mais qualidade de vida para seus clientes.

É isso o que a sua torcida merece! É essa a nossa Missão.

@unimednatal
www.unimednatal.com.br

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF apreende 50 kg de maconha transportada em micro-ônibus do Piauí para Natal

Foto: reprodução

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 50 kg de maconha que estava sendo transportada do estado do Piauí para Natal em um micro-ônibus.

A droga foi encontrada pelos agentes no assoalho do veículo. A ocorrência foi registrada na BR-304, em Macaíba, na tarde desta sexta-feira (18).

Após constatarem a presença da droga, os policiais encaminharam o caso para a Polícia Federal. O condutor do veiculo foi preso pela suspeita de tráfico interestadual de drogas.

Além da PRF, uma unidade da Polícia Penal do Rio Grande do Norte participou da ação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN tem o menor crescimento do Nordeste no número de empresas atuantes na Construção Civil

Foto: Magnus Nascimento

Em 2019, o Rio Grande do Norte tinha 794 empresas atuantes na área da construção civil com pelo menos cinco pessoas ocupadas. Na comparação com 2010, quando o estado tinha 767 empresas, houve um crescimento de apenas 4%.

No Nordeste, Ceará (69%), Piauí (48%), Paraíba (38%), Bahia (30%), Pernambuco (28%), Maranhão (6%) o número proporcional de empresas cresceu mais que no RN. Sergipe (- 5%) e Alagoas (- 8%) apresentaram queda no período analisado.

Sobre o número de empresas de construção originárias do Rio Grande do Norte, em 2019 eram 723 estabelecimentos, seguindo uma sequência anual de redução que se iniciou em 2015. Trata-se de uma tendência que acompanha o cenário nacional e do Nordeste.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A construção civil parou no RN, uma tragédia, que esse novo plano diretor reverta finalmente esse problema.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fiocruz entrega mais 5 milhões de doses de vacina da AstraZenece ao Ministério da Saúde

Foto: MARCELO DEL POZO/REUTERS

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entregou nesta sexta-feira (18) novas doses da vacina AstraZencea ao Ministério da Saúde. Nessa remessa, foram disponibilizadas 5 milhões de vacinas contra a covid-19, produzidas no Bio-Manguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos).

Com a entrega, a fundação chega a um total de 58,8 milhões de doses distribuídas, sendo 54,8 milhões produzidas pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. O número supera o da vacina CoronaVac. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 49 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As doses são produzidas no Brasil, com insumos importados.

A Pfizer, que é a outra vacina aplicada no país, já teve 9,8 milhões de doses entregues – dessas, 8,2 milhões já foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.

Insumos

Na próxima quarta-feira (23), está prevista a chegada de mais uma carga de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina, para a produção de 5,8 milhões de doses para a Fiocruz. Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais até 16 de julho.

“A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordo. A Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo”, afirma a fundação em nota.

Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 114 milhões de doses de vacinas para estados e Distrito Federal. Deste quantitativo, mais 84,1 milhões foram aplicadas na população brasileira.

R7

Opinião dos leitores

    1. Cale a boca, gado imundo.
      Pela vontade do genocida, todo mundo pega o vírus e morre.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 2.495 óbitos e 98 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (18):

– O país registrou 2.495 óbitos nas últimas 24h, totalizando 498.499 mortes;

– Foram 98.832 novos casos de coronavírus registrados, no total 17.801.462 milhões pessoas já foram infectadas.

– Com mais 59.485 curados registrados nas últimas 24h, o número total de recuperados do coronavírus é 16.136.968. Outros 1.165.995 pacientes estão em acompanhamento.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

PF tentou conduzir Carlos Wizard à CPI, mas não localizou empresário; Justiça autoriza retenção de passaporte

Foto: Wikimedia Commons

A PF (Polícia Federal) tentou conduzir coercitivamente o empresário Carlos Wizard na quinta-feira (17) para prestar depoimento à CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Covid no Senado. A ordem partiu da juíza federal Márcia Souza e Silva de Oliveira, da 1ª Vara Federal de Campinas, que atendeu a um pedido da comissão. Os agentes, porém, não conseguiram localizar o empresário, que está fora do país desde o final de março.

Em manifestação à Justiça obtida pelo Poder360, o delegado Flavio Veitez Reis informou que a PF foi até a residência de Wizard em Campinas (SP), mas ninguém atendeu ao interfone. Quando a equipe estava deixando o local, um funcionário da casa informou aos agentes que “não vê Carlos há bastante tempo, mas não prestou maiores informações”.

A PF também foi até a sede da empresa das filhas de Wizard, na mesma cidade, e uma funcionária do estabelecimento informou que Wizard estava fora do Brasil.

O empresário embarcou no último dia 30 de março para a Cidade do México. O destino final eram os Estados Unidos, onde permanece até hoje. “Não constando movimento migratório de retorno, motivo pelo qual as informações obtidas nos locais objeto de diligência são verossímeis“, afirmou o delegado Reis.

A condução coercitiva havia sido determinada pela juíza Márcia de Oliveira. Inicialmente, ela havia determinado à PF que apenas localizasse o empresário, mas retificou a decisão para pedir a condução. Eis a íntegra (128 KB). O pedido foi assinado pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Retenção do passaporte autorizada pela Justiça

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região autorizou, na tarde desta sexta-feira (18), a retenção do passaporte do empresário Carlos Wizard.

O empresário, que é apontado como um dos integrantes de um suposto “gabinete paralelo” que teria assessorado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia, deveria depor à CPI da Pandemia na última quinta-feira (17), mas, alegando estar nos Estados Unidos, não compareceu ao Senado.

Além de Wizard, os senadores deveriam ouvir na mesma sessão o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele, porém, obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de ficar calado e a reunião, então, acabou cancelada.

Após a sessão cancelada, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), solicitou que o passaporte de Wizard fosse retido e devolvido somente “após a prestação de depoimento perante a comissão”.

O empresário, então, na quinta-feira, prestou esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os motivos que o levaram a não comparecer à CPI, e sua defesa pediu à Corte que evitasse uma condução coercitiva e barrasse a decisão tomada pela CPI de reter o passaporte de Wizard.

Os advogados do empresário questionaram o fato de a CPI seguir tratando Wizard como uma “testemunha faltosa” e não como um investigado. Na avaliação da defesa, o empreendedor já está sendo investigado e, por isso, deveria ter os direitos garantidos a alguém nessa condição.

Com informações de Poder 360 e CNN Brasil

Opinião dos leitores

    1. Pensava em encher o rabo de dinheiro e agora vai tomar uma cadeia… #CorreWizard

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPORTUNIDADE: TJRN seleciona 50 estagiários de nível médio e 4 de pós-graduação para o Fórum Varella Barca

Foto: Reprodução

A Presidência do Tribunal de Justiça do RN publicou dois editais de seleção de estagiários para atuação junto à Coordenação Estadual de Digitalização. São ofertadas 50 vagas de estágio para nível médio (25 para o turno matutino e outras 25 para o vespertino) e quatro vagas para estagiários de pós-graduação em Direito. Os aprovados atuarão no Fórum Distrital Varella Barca, na Zona Norte de Natal.

Para a seleção de ensino médio, além das 50 vagas ofertadas, haverá formação de cadastro de reserva para 75 candidatos em cada turno. Já para a seleção de pós-graduação, haverá classificação até 30º colocado para efeito de cadastro de reserva.

Os estagiários reforçarão o projeto de digitalização dos processos físicos, iniciado em 2019. Esta é uma das prioridades da gestão do Judiciário potiguar e sua conclusão ganhou relevância ainda maior com o cenário da pandemia da Covid-19 e a adoção do trabalho remoto, uma vez que o uso do processo eletrônico permite a continuidade dos serviços prestados à população.

Veja detalhes AQUI no Justiça Potiguar.

Opinião dos leitores

  1. E tome estagiário. Parece que o último concurso desse tribunal foi em 2001, há 20 anos. Depois, não gostam que falem da prestação deficiente do serviço.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Sol, pancadas de chuvas e temperaturas com máxima e mínima dos 33º aos 22º: veja a previsão do tempo no RN

Foto: Reprodução/Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) informação a previsão de predominância de céu nublado a claro em todas as regiões do estado, com pancadas de chuvas sobre o litoral leste devido a influência do vento e da umidade proveniente da região oceânica.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Manuela d’Ávila: “Daria uma camiseta ‘Rebele-se’ para a Michelle Bolsonaro”

Passar a infância e a adolescência odiando o próprio corpo deixou “marcas profundas” em Manuela d´Ávila (PCdoB-RS), ex-deputada federal e candidata à vice-presidência nas eleições de 2018, a ponto de enfrentar, até hoje, problemas de transtorno de imagem. Foi só após o nascimento da filha, Laura, em 2015, que ela decidiu mudar a relação com o próprio corpo para poder ensinar a menina a ter a autoestima forte.

“Passou a ser menos sobre mim e mais sobre a ideia de ter uma nova mulher aprendendo desde muito cedo a odiar, ou a não odiar, a si mesma”, diz Manuela à apresentadora Fabi Gomes, no primeiro episódio da segunda temporada do “E Aí, Beleza?”, o programa de entrevistas de Universa que foi ao ar na quarta-feira, (16). “Minha meta é ter a autoestima de um homem branco”, afirma a política, aos risos.

Obesa até os 17 anos, quando emagreceu 40 kg, Manuela conta ter sofrido com pressões estéticas e gordofobia.

“Eu tenho um problema permanente com a minha imagem. Tenho transtorno de imagem, eternamente me vejo com um corpo diferente do meu. Eu me fotografo para ver como estou de verdade”.

Manuela diz que durante a infância e a adolescência o tema da beleza foi colocado em segundo plano. “Era uma autoproteção, desenvolvi outras qualidades”, relembra. “Às vezes vejo fotos minhas e penso que estava bem, mas me machuca lembrar que, naquele momento, estava me odiando”

Leia na minha camisa

Durante a participação no “E aí, Beleza?”, Fabi lembrou as aparições públicas em que Manuela costuma usar camisetas com frases emblemáticas. E propôs uma brincadeira: para quem ela daria algumas das peças?

Uma das camisetas mais famosas de sua coleção, aquela em que se lê a palavra de ordem “Rebele-se”, usada bastante durante a campanha presidencial, Manuela diz que ofereceria à primeira-dama, Michelle Bolsonaro. “Para ela se rebelar, se libertar”, diz.

Na resposta seguinte, sobre a camiseta que traz escrita a frase “Nossas ideias são à prova de bala”, ela deixa seu recado. “Daria para todos nós que somos ameaçados por essa gentalha.”

“Política é ambiente de ódio contra mulheres

Jornalista e escritora, Manuela também fala na entrevista sobre sua experiência no cenário político, que começou em 2005 como vereadora e que também deixou traumas. “Cada vez mais a política é um ambiente em que o ódio às mulheres é naturalizado”, diz.

Mas tem também a parte boa. Para Manuela, o melhor da política é “a sensação de que a gente pode mudar a vida das pessoas”. E ainda que tenha sido, e seja até hoje, alvo de ataques, acredita que houve muito crescimento em sua trajetória.

“Individualmente, o que mais mudou é que cada vez mais dou menos valor para o mal que as pessoas me desejam, para os comentários e opiniões que querem apenas me desestabilizar, é um abismo em relação à Manuela de 23 anos”, avalia a política, que completa 40 anos em agosto.

Os episódios do E aí, Beleza? vão ao ar sempre às quarta, às 20h, no Canal UOL. A maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes recebe mulheres de opinião e com trajetórias inspiradoras de diversas áreas, para falar sobre os desafios femininos no mercado de trabalho, maternidade, política feita por e para mulheres e ainda dá dicas de maquiagem.

No próximo programa, Fabi entrevistará a jornalista Rachel Sheherazade.

Universa – UOL

Opinião dos leitores

  1. Nem compadre LULA quer mais conversa com esse povo!!! Aproveite Manuela e manda uma camiseta para Antenor Roberto o vice de Fatinha, dizendo REBELE-SE.

    1. Mortadela Ceratti, aquela que a Sra não pode comprar.
      Apresentado aurora… vá fundo.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF solicitou para as 27 superintendências regionais o envio denúncias de fraudes em urnas eletrônicas

Foto: Reprodução/TSE

A diretoria de combate ao crime organizado da Polícia Federal solicitou para as 27 superintendências regionais da PF que enviem todas as denúncias relacionadas a fraudes nas urnas eletrônicas que tiverem. A informação é do jornal O Globo e foi confirmada pela analista de política da CNN Renata Agostini.

Os pedidos chegam em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alega, sem provas, que as eleições de 2014 e 2018 foram fraudadas. Ele pede a volta do voto impresso, iniciativa que tem ganhado força na Câmara dos Deputados.

Na contramão das teorias de Bolsonaro, Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu para que o presidente apresentasse provas das supostas fraudes e ressalta que a volta para o voto impresso poderia causar custos desnecessários para a união e afetar o sigilo do voto.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *