Diversos

Começar a trabalhar e estudar antes das 10h é tortura, segundo estudo

Acordar cedo para trabalhar pode ser prazeroso para alguns, mas já há estudos que defendem a turma que não gosta de trabalhar antes das 10h da manhã.

Paul Kelley da Universidade de Oxford (EUA) afirma que trabalhar 09h é simplesmente um tortura para o nosso corpo que precisa seguir “cronômetros” biológicos. Segundo Kelley, esses “cronômetros” são chamados de “ritmos circadianos” e são ciclos geneticamente pré-programados que regulam os nossos níveis de energia, as atividade das nossas ondas cerebrais e a produção hormonal.

ACORDAR-NOOOO Sono-Dr-Paul-Kelley-reprodução-Twitter-300x180Paul Kelley da Universidade de Oxford Crédito: reprodução Twitter

Kelley defende que não podemos aprender a acordar de forma forçada em determinado horário porque o fígado e o coração têm padrões diferentes e não podemos pedir para que eles mudem seus funcionamentos em duas ou três horas. O ritmo humano evolui com torno da luz solar e não com base em trabalho. Aí ele bate forte nos empregadores dizendo que a jornada de 8 horas surgiu apenas no final do século 18 e foi projetada apenas para maximizar a eficiência. Ui. Ok. É verdade.

Teoricamente, a tendência é que cada vez mais trabalhos repetitivos sejam feitos por máquinas, enquanto a parte estratégica fique com as pessoas.

A pesquisa

Kelley realizou um estudo em 100 escolas britânica. Alguns alunos mudaram o turno das 8h30 para as 10h. As notas desses alunos melhoraram em torno de 19%.O pesquisador recomenda que as escolas e locais de trabalho repensem os horários de entrada para que se conserve a saúde e a produtividade das pessoas.

Vírgula, UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pilões: prefeita, ex-prefeito e grupo político declaram apoio a Walter Alves

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, recebeu neste sábado (27) mais um importante apoio para as Eleições deste ano. A prefeita de Pilões, Lena de Céu, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto, ambos do MDB, além de um grupo político formado por seis vereadores e outras lideranças do município, anunciaram apoio ao projeto de Walter para a Assembleia Legislativa.

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo Amorim, que participou da agenda ao lado das lideranças locais.

Walter Alves agradeceu a confiança do grupo político e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Pilões. “Recebo esse apoio com muita alegria e gratidão. Tenho uma história de trabalho por Pilões e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade de seguir lutando por recursos, obras e ações que melhorem a vida da população”, afirmou.

Ao justificar o apoio, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto destacou os investimentos destinados por Walter ao município. “Walter tem muito serviço prestado em Pilões. Sempre foi um parceiro da nossa cidade, destinando recursos importantes e contribuindo para obras e ações que fazem a diferença na vida da população”, disse.

Durante a agenda no município, Walter Alves e as lideranças visitaram o canteiro de obras do Hospital Municipal de Pilões. O equipamento está sendo construído com investimento de quase R$ 3 milhões destinados à obra e à aquisição de equipamentos. Os recursos foram assegurados por Walter ainda quando exercia o mandato de deputado federal.

Além dos recursos para o hospital, Walter também viabilizou emendas para a construção de uma praça de eventos, do calçadão da cidade, aquisição de ambulâncias, custeio da saúde e outras ações que, juntas, somam mais de R$ 5 milhões em investimentos destinados ao município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IBGE: Todos os cortes de carne bovina ficaram mais caros no primeiro semestre de 2026; picanha subiu mais de 10%

Foto: George Piskov/Pexels

Todos os cortes de carne bovina ficaram mais caros no primeiro semestre de 2026, segundo dados do IBGE. Entre janeiro e junho, o peito bovino registrou a maior alta (10,9%), seguido da picanha (10,66%) e do filé-mignon (10,22%). A alcatra subiu 9,48%, enquanto as menores variações foram do patinho (6,61%) e do cupim (5,75%).

Alta de preços de janeiro a junho de 2026 (em %):

  • Peito: 10,90%
  • Picanha: 10,66%
  • Filé-mignon: 10,22%
  • Lagarto redondo: 9,59%
  • Alcatra: 9,48%
  • Acém: 9,33%
  • Capa de filé: 9,27%
  • Costela: 9,20%
  • Contrafilé: 8,73%
  • Pá: 8,50%
  • Músculo: 7,53%
  • Lagarto comum: 7,24%
  • Coxão mole: 7,02%
  • Patinho: 6,61%
  • Cupim: 5,75%

*Fonte: IPCA-15 (IBGE)

Segundo especialistas, a principal razão foi o aumento das exportações para a China antes do limite de isenção tarifária imposto pelo país asiático, o que reduziu a oferta de carne no mercado interno.

Em janeiro, a China impôs uma sobretaxa de 55% sobre as exportações de carne bovina brasileira que ultrapassarem 1,1 milhão de toneladas em 2026. Abaixo desse volume, a tarifa permanece em 12%.

“A medida de salvaguarda da China subverteu a lógica do mercado. O Brasil, tipicamente, exporta mais no segundo semestre do que no primeiro. Esse ano vai exportar mais no primeiro do que no segundo”, explica Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado.

Com menos carne disponível no Brasil, os preços subiram. A expectativa é de um alívio temporário nos próximos meses, com a redução das compras chinesas. No entanto, segundo Iglesias, a tendência é de nova alta no fim de 2026, impulsionada pela retomada da demanda da China, pelo aumento do consumo nos Estados Unidos e pelos impactos do El Niño sobre a produção de gado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

Foto: PMRN/CPRE

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026.

As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Natal tem Maior Cuscuz do Mundo e shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra no Polo Nélio Dias neste sábado (27)

O São João de Natal continua neste sábado (27) com o segundo dia de programação no Polo Nélio Dias, na Zona Norte da capital. A festa reúne atrações musicais, gastronomia e apresentações culturais, tendo como destaques o Maior Cuscuz do Mundo e os shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra.

A programação começa às 17h com a primeira edição do Maior Cuscuz do Mundo em Natal. Idealizada pelo Queiroz Atacadão, com apoio da Prefeitura do Natal, a ação contará com a produção e distribuição gratuita de uma tonelada de cuscuz. O evento também terá apresentações de quadrilhas juninas, música ao vivo e o tradicional concurso de quem come mais cuscuz, que premiará os vencedores com R$ 500 por rodada.

À noite, o palco do Polo Nélio Dias recebe Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra, encerrando a programação deste sábado.

Além das atrações, o público contará com uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas, com serviços de saúde, acessibilidade, assistência social, proteção às mulheres, monitoramento por câmeras, atuação integrada das forças de segurança, praça de alimentação e transporte público gratuito ao término dos shows.

Os shows também serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube, permitindo que o público acompanhe a programação de qualquer lugar.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO

Polo Nélio Dias (Estacionamento)

27 de junho (sábado)

* Natan Vinícius
* Alinne Reis
* Samyra Show
* Raça Negra

28 de junho (domingo)

* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Antônio Henrique reafirma compromisso com a geração de emprego durante formatura da primeira turma da Ocean School

A Prefeitura de Ceará-Mirim realizou, nesta sexta-feira (26), a formatura da primeira turma da Ocean School, iniciativa desenvolvida em parceria com o Hotel Ocean Palace, que certificou 46 alunos para atuar no setor de hotelaria. A ação representa mais um passo da gestão do prefeito Antônio Henrique no fortalecimento da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população.

“É muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada um de vocês. Hoje, mais do que receber um certificado, vocês conquistam uma oportunidade de mudar de vida por meio do trabalho. Estão preparados para ingressar no mercado e podem ter a certeza de que nossa gestão continuará investindo em parcerias que gerem emprego, renda e esperança para o povo de Ceará-Mirim. Quero fazer um agradecimento especial à direção do Hotel Ocean Palace, em nome de Denise Gaspar, filha de Ceará-Mirim, que acreditou nessa iniciativa e abriu as portas para que essa parceria se tornasse realidade. Juntos, estamos criando oportunidades, formando profissionais e transformando vidas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Ao longo de uma semana de capacitação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas em diferentes áreas da hotelaria, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a vocação do município para o desenvolvimento do setor de serviços.

A Ocean School integra a política municipal de incentivo à qualificação profissional, aproximando o poder público da iniciativa privada para construir caminhos que promovam inclusão social, desenvolvimento econômico e mais oportunidades para os cearamirinenses. A expectativa é que novas turmas sejam realizadas, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando ainda mais famílias do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘TRAGÉDIA DO BALDO’: Prisão de motorista de ônibus desgovernado que matou 19 foliões faz Natal relembrar triste episódio 40 anos depois

A prisão de Aluízio Farias Batista, foragido há mais de 40 anos, fez o natalense relembrar de uma das maiores tragédias ocorridas na capital potiguar.

O caso que ficou conhecido como ‘Tragédia do Baldo’ teve repercussão nacional, e deixou marcas profundas na cidade. O episódio afastou os foliões das ruas de Natal e contribuiu para o declínio do carnaval de rua na capital por muitos anos, até sua retomada no início dos anos 2000.

Preso nesta sexta-feira (26), Aluízio era o motorista do ônibus desgovernado que na madrugada de 25 de fevereiro de 1984 invadiu o desfile do bloco Puxa-Saco, no bairro Cidade Alta, em Natal. O acidente deixou 19 mortos e dezenas de feridos.

Ele teria perdido o controle do veículo após acelerar em alta velocidade durante o trajeto. Testemunhas relataram na época que ele ignorou semáforos, chegou a cerca de 70 km/h e, ao fazer a curva sob o Viaduto do Baldo, atingiu um carro estacionado, atravessou o canteiro central e invadiu a avenida onde cerca de 5 mil foliões participavam do carnaval.

O ônibus ainda percorreu aproximadamente 86 metros atropelando pessoas. Na tentativa de fugir, o motorista deu marcha à ré e atingiu mais vítimas. O veículo só foi parado quando um folião conseguiu subir no ônibus e puxar o freio de mão.

Laudo do ITEP descartou falha mecânica. O motorista foi indiciado e condenado a 21 anos de prisão, mas desapareceu poucos dias após prestar depoimento e nunca mais foi localizado, até ser preso na sexta-feira, 26 de junho de 2026.

A prisão de Aluízio foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas, usando uma identidade falsa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

Aluízio Batista, o motoristaAluísio Farias Batista

A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

“Tragédia do Baldo”

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

Investigação e uso de identidade falsa

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados.

Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.

Opinião dos leitores

  1. Surpresa e aliviada pela eficiência de uma polícia investigativa, competente e compromissada com a lei. Parabéns as polícias dos dois estados. Viva os nossos homens que arriscam as suas vidas em defesa de uma sociedade nem sempre grata. Sei que a prisão nunca trará os entes queridos de volta, aos pais, filhos, irmãos, sobrinhos e amigos, porém isso dará à todos um sensação de alívio e justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conar suspende, em caráter liminar, propaganda abusiva de bets na CazéTV durante Copa

Foto: divulgação

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada na sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.

Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.

Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.

Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.

Opinião dos leitores

  1. Faz uma cobertura da copa MUITO MELHOR que a emissora oficial, associada e patrocinada pelo governo Federal.
    Tem 3x mais audiência.
    Vai ser perseguido e banido da mídia.
    Quem mandou se destacar e ser melhor que uma emissora patrocinada com milhões pelo governo federal?
    Em “nome da democracia” logo vão fechar essa TV, aguardem os próximos 6 meses…

    1. Argumentos rasos pra justificar o cometimento de infração. O que uma coisa tem de conexão com outra? Se não respeita a lei, seja na TV, rádio ou internet tem que ser penalizado e pronto! Seja petista , bolsonarista ou de centro, todos tem que observar as mesmas leis e responder pelas infrações cometidas…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TAXA EXTRA: Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz no mês de julho

Foto:  Aline Massuca/ Metrópoles

A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.

A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.

Opinião dos leitores

  1. Até pouco tempo atrás, A CULPA DA TARIFA ALTA DE ENERGIA, ERA SEMPRE A “FALTA DE CHUVAS”.
    Com a chegada das chuvas, essa desculpa saiu do cenário e não serve mais.
    Qual o problema de ser HONESTO?
    Em governo da ESQUERDA o POVO tem que ser SACRIFICADO COM NOVOS IMPOSTOS e pagar TAXAS sempre ALTÍSSIMAS.
    Se a ANATEL cometer o grave erro de PENSAR NO POVO e baixar as tarifas, sofrerá todas as retaliações possíveis, que sabe até, ver o governo dizer que a agência “PERDEU SUA FINALIDADE” e por isso, deve ser extinta. Precisa desenhar??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

93% dos brasileiros aprovam Pix, diz pesquisa Ipsos-Ipec

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.

Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.

A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.

Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.

A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.

Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *