Diversos

Como a música ‘Jenifer’ nasceu de piada, superou rejeição e virou o sucesso ‘chiclete’ no verão

Gabriel Diniz faz show em em Fernando de Noronha — Foto: Keila Castro/Divulgação

“Jenifer” tem uma trajetória de superação. Primeiro, os pais hesitaram sobre seu nascimento. Depois, um homem assumiu compromisso e a abandonou. Ela ainda enfrentou dúvida de gente experiente até ganhar o Brasil.

Na quarta-feira (9), a música irreverente desbancou o comportado pagonejo “Atrasadinha” no topo do Spotify no Brasil. “Jenifer” também já é líder no YouTube, onde acumula 67 milhões de views. É o primeiro nº 1 nacional de Gabriel Diniz, cantor de forró com um quê de humorista.

“É uma música diferente. É minha cara: alegre, ousada, irreverente. Eu sei que brasileiro gosta da fuleiragem, da cachorrada”, diz o cantor Gabriel Diniz em tom de brincadeira. É a cara do Brasil: a resenha, a brincadeira, o bom humor. Eu sabia que ia ser estouro.”

Mas o caminho para o estouro foi acidentado. A ideia quase não vingou entre seus 8 compositores, que buscavam músicas diferentes. Depois, Gusttavo Lima assinou contrato para gravar e desistiu. Gabriel Diniz assumiu a tarefa mesmo com a desconfiança da própria equipe…

Gabriel Diniz, cantor de ‘Jenifer’, com as atrizes do clipe. À esquerda, Mariana Xavier, encarna a Jenifer. A ex-namorada ciumenta é a ex-BBB Aline Gotschalg — Foto: Divulgação

A casa dos oito pais

Não era nada sério mesmo. O refrão sobre a tal Jenifer do Tinder, difícil de desgrudar da cabeça, veio de uma brincadeira de amigos. A diferença é que era um grupo de compositores de Goiânia, que soube transformar o papo em hit. “Jenifer” foi feita por oito compositores.

Na época, a turma de autores, que se autointitula Big Jhows, dividia uma casa em Goiânia. A união é comum no aquecido mercado musical goiano. Os membros dos “coletivos” de autores passam o dia fazendo músicas juntos e tentando vender para cantores famosos.

“A gente lá era tipo empresa mesmo. Todo dia almoçava junto e às 14h começava a compor. Primeiro sentava todo mundo na varanda. Depois separava em grupos e ia até umas 20h, quando começava a gravar e mandar para os artistas. Até 5 músicas por dia”, explica Léo Souza, 23 anos.

A ideia inicial de “Jenifer” foi de Junior Lobo, de 35 anos. Um dia, ele estava lanchando com amigos e, do nada, apareceu uma mulher e abraçou um deles. “A menina era meio feinha, e depois que ela foi embora, fui zoar ele: ‘E aí, é sua namoradinha?’. Ele respondeu: ‘Não, é do Tinder'”, diz.

A menção ao aplicativo de paquera acendeu uma luzinha na cabeça dele. “Veio na hora: isso é tema. A gente tem que botar Tinder numa música. Aí fui para outra dimensão. A gente lanchando lá e eu ‘matutando’ como ia ser a música”.

A casa em Goiânia onde nasceu ‘Jenifer’: Na imagem, estão 6 dos 8 autores entre amigos. Da esquerda, Junior Lobo (de boné preto) e sua esposa, Bárbara. Junior Avelar (boné azul), Thales Gui (boné para trás) e Allef Rodrigues (camisa preta, último à direita). Abaixados, Léo Souza e Thawan Alves — Foto: Arquivo Pessoal

‘Cindy’ contra a corrente

Mesmo inspirado, Lobo voltou para a casa e não falou nada com os colegas compositores. “Ele segurou, porque ele sabia que a gente não ia gostar muito. Estávamos numa ‘vibe’ de muita bachata e música romântica na época”, explica Léo.

Não eram só os compositores na casa que estavam nessa “vibe” em 2018. A suave bachata e as juras de amor pós-pegação dominam o sertanejo atual. Cantar sobre paquera no Tinder não cai tão bem entre muitos cantores de hoje.

O autor demorou dois dias para superar a hesitação e jogar a ideia na roda, no dia 4 de junho de 2018. Além de Léo, e Lobo, estavam na casa Thales Gui, Thawan Alves, Allef Rodrigues, João Palá, Fred Wilian e Junior Avelar. “Cada um vai falando uma bobagem e vai saindo a música”, descreve Léo.

De início, Lobo queria rimar Tinder com Cindy, mas a moça virou Jenifer. Encaixou melhor. De resto, os outros sete compositores seguiram a história que ele “matutou” para o personagem: “A mulher mandou ele embora, ele encontrou outra menina no Tinder, tava lá de boa com ela. A ex vê, se arrepende e chega lá xingando o cara. Ele dá a volta por cima”, resume Lobo.

Largada por Gusttavo Lima

Jenifer nasceu e foi apresentada ao mundo. Os compositores gravaram uma versão “demo” e mandaram a empresários e artistas. Lobo recebeu uma mensagem rápida no Instagram. Era Gusttavo Lima, que fechou com eles e pagou pelo direito exclusivo de gravar a música. Gol dos Big Jows.

Era só esperar o lançamento. Mas não rolou. “Ele fechou com a gente em um dia, e no outro já até gravou. Mas não soltou a música. Ele pagou e desistiu”, lembra Léo.

Gusttavo chegou a cantar “Jenifer” no mega festival São João de Campina Grande, em 1º de julho. “Recebi uma música de um amigo meu há uma semana”, ele disse no palco. “Nunca gravei músicas assim com esse tema. Achei muito engraçada essa letra.” Ele ensinou os fãs a cantar verso por verso e ainda comentou no fim: “Tem cheiro de hit”.

O vídeo se espalhou pelo YouTube já como “a música nova do Gusttavo Lima”. Léo especula sobre a desistência: “Talvez ele não tenha gostado muito do comentário dos fãs nesses vídeos”, ele diz, notando que ela foge da linha super romântica atual do cantor.

GD na ponte ‘forronejo’

“Jenifer” foi salva da gaveta de Gusttavo Lima por um cantor ativo na ponte entre Nordeste e Centro-Oeste. Gabriel Diniz. 28 anos, nasceu em Campo Grande (MS), mas foi criado em João Pessoa (PB), onde mora.

GD, como é conhecido, é astro do forró, mas transita bem no sertanejo. “Desde 2015 eu vou para Goiânia atrás de compositores. Fui o primeiro cara que saiu do Nordeste nessa busca. Depois foi o pessoal todo pra Goiânia: Wesley, Xand, até Simone e Simaria. Abrimos esse espaço para músicos e compositores”, ele diz.

Os maiores sucessos anteriores dele eram “Acabou, acabou”, com o parceiro de escritório Wesley Safadão (62 milhões de views no YouTube desde novembro de 2017) e “Paraquedas”, com Jorge e Mateus (18 milhões desde março de 2017).

Assim como Gusttavo Lima, Gabriel já era amigo dos Big Jhows. “Eles estavam me mostrando músicas, mas aí quando chegou em ‘Jenifer’, eles falaram ‘essa não, já está com o Gusttavo’. Eu quis ouvir mesmo assim. ”

Trocada por ‘Homem de família’

“Na mesma viagem, eu ia encontrar o Gusttavo”, diz o bem-relacionado GD. “Ele queria minha opinião sobre algumas músicas.”

Eu disse: “Você está com um estouro mundial, que é ‘Jenifer’. Mas ele respondeu; “Eu tenho a música ‘Homem de família’ [lançada por Gusttavo em 2016] . Acho que essa não cabe gravar nesse momento. Eu falei: ‘Se for desistir, me diga'”

Gusttavo estourou em 2011, com o “hoje vai rolar o tche tchererê tche tchê”, de “Balada”. Após fazer um dos maiores hits do “sertanejo pegação”, hoje é rei das rádios com o tal romantismo “de família”. O G1 procurou o cantor para comentar, mas não teve resposta.

No fim, Gabriel conseguiu comprar de Gusttavo a exclusividade de “Jenifer”, pelo mesmo valor que ele tinha pago aos compositores (eles não revelam a quantia). Tudo de forma amigável.

Lançado em setembro, o clipe tem a atriz Mariana Xavier, a Marcelina de “Minha mãe é uma peça”, encarnando a Jenifer. A ex ciumenta é a ex-BBB Aline Gotschalg. A música “foi crescendo devagarinho” pelo país, conta Gabriel. Ele diz que a equipe não esperava o resultado.

“Ninguém achou que ia ser esse sucesso. Nem o pessoal do meu escritório, nem meu empresário. O Wesley [Safadão, um dos sócios do escritório] não acreditou, ninguém acreditou. Foi uma aposta minha, sozinho mesmo”, diz Gabriel Diniz.

Hit do carnaval?

A um mês do carnaval, a chegada de “Jenifer” ao 1º lugar a coloca na pole position da corrida para ser o grande hit da festa. Gabriel tem 12 shows marcados para os 4 dias de folia: Salvador, Recife, Olinda e Brasília são as principais cidades no circuito.

Ao contrário do personagem de “Jenifer”, Gabriel namora há dois anos e meio. Seu pai, que era bancário, hoje trabalha na administração de seu escritório. A mãe também cuida da sua carreira.

Ele é brincalhão ao comentar a música, mas sério ao falar de negócios. Diz que ainda vai avaliar os convites para shows e trabalhos no Rio e São Paulo. “O pessoal está pedindo, mas vamos estudar ainda como entrar. Não dá pra ir aleatoriamente”.

Léo, que no fim do ano saiu da casa dos Big Jhows para focar na sua própria dupla, Thales & Léo, reflete sobre o sucesso da composição, de longe o maior hit a sair da casa: “Tanta música sofrida, e fomos emplacar logo a ‘Jenifer’…”

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula diz que “RN pode mais” e pede voto para Cadu para o Governo do Estado

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Cadu de Lula (@caduxavier)

O candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier, compartilhou nas redes sociais um vídeo ao lado de Lula no qual o presidente e candidato à reeleição diz ter “muito orgulho” do que tem sido feito no Rio Grande do Norte, e que o Estado “pode mais”, ao pedir votos para Cadu.

“Quero pedir o seu voto para o meu companheiro Cadu de Lula para o Rio Grande do Norte seguir em frente. O Rio Grande do Norte pode mais. Cadu para governador”, disse o presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Precisamos eleger Flávio Bolsonaro como presidente”, diz Michelle ao confirmar participação em atos da campanha ao lado dele no DF

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), candidata ao Senado pelo Distrito Federal, voltou a declarar apoio à candidatura do enteado, Flávio Bolsonaro (PL), à Presidência da República.

“Precisamos eleger Flávio Bolsonaro como presidente. Vamos trabalhar para eleger a chapa do coração do Bolsonaro”, afirmou.

Durante o lançamento do comitê de campanha do deputado Alberto Fraga (PL), nesta terça-feira (18), Michelle pediu união aos apoiadores para eleger Flávio e afirmou que pretende participar de eventos ao lado dele no Distrito Federal.

Michelle e Flávio passaram por divergências durante a construção da candidatura presidencial, mas os últimos dias foram marcados por gestos públicos de aproximação. Flávio também elogiou a atuação da ex-primeira-dama em sua campanha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa diz que policial militar condenado a 20 anos de prisão no ‘Caso Zaira’ tem exclusão da PM suspensa pela Justiça

Fotos: reprodução

A defesa de Pedro Inácio Araújo de Maria, condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de estupro e homicídio de Zaira Cruz, afirmou que uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) suspendeu a exclusão do policial dos quadros da Polícia Militar.

A informação foi dada pelo advogado Adriano Maldini em entrevista à TV Ponta Negra nesta terça-feira (18). Segundo ele, a defesa questiona a legalidade da exclusão, alegando que Pedro Inácio já havia sido punido administrativamente pelos mesmos fatos.

A decisão ainda será analisada pelo Pleno do TJRN, que deverá definir se a liminar será mantida. O Estado do Rio Grande do Norte é contrário ao pedido, segundo o advogado.

Pedro Inácio foi excluído da PM em julho, após ser condenado pelo Tribunal do Júri, em dezembro de 2025. A defesa recorre da condenação e sustenta a inocência do policial.

O caso envolve a morte de Zaira Cruz, encontrada morta dentro do carro de Pedro Inácio durante o Carnaval de Caicó, em 2019. O processo criminal tramita sob segredo de Justiça.

Com informações de Agora RN e TV Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal recebe evento de degustação Wine Tasting Grand Cru com 45 rótulos de 19 produtores de vinho

Natal recebe, no dia 26 de agosto, uma edição itinerante do Wine Tasting Grand Cru Nacional. O evento será realizado a partir das 19h, no restaurante Marechal, reunindo 45 rótulos de 19 produtores.

A degustação contará com a presença de embaixadores das vinícolas, sommeliers e head sommeliers da Grand Cru, além de uma seleção de finger foods e pratos preparados especialmente pelo Marechal para harmonização.

Os vinhos apresentados também estarão disponíveis para compra durante o evento com condições especiais.

O ingresso custa R$ 249 por pessoa, e as vagas são limitadas. As reservas podem ser feitas diretamente com a Grand Cru Natal pelo WhatsApp (84) 99642-0074.

Serviço
Wine Tasting Grand Cru
Quando: 26 de agosto (quarta-feira), 19h
Local: restaurante Marechal
Ingress: R$ 249 por pessoa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia Civil e Sefaz fiscalizam lojas de celulares no RN em operação contra receptação e comércio irregular

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RN) realizaram, nesta terça-feira (18), uma operação de fiscalização em estabelecimentos que comercializam celulares e outros aparelhos eletrônicos.

A ação faz parte da Operação Última Chamada, que busca recuperar celulares roubados ou furtados e combater a receptação e a comercialização irregular desses aparelhos.

As equipes verificaram a procedência dos celulares à venda, a documentação fiscal das mercadorias e possíveis registros de roubo ou furto vinculados aos dispositivos.

Antes das diligências, os agentes participaram de uma reunião na sede da Sefaz-RN para definir estratégias e procedimentos da fiscalização.

Segundo a Polícia Civil, a atuação integrada com a Fazenda Estadual amplia o controle sobre o comércio de eletrônicos e ajuda a identificar pontos de circulação de aparelhos de origem ilícita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Já estamos superando e eles sabem disso”, diz Flávio Bolsonaro sobre pesquisas internas que já o colocam à frente de Lula

Imagens: Metrópoles

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (18) que pesquisas internas de sua campanha já apontam vantagem sobre o presidente Lula (PT).

Já estamos superando. O nosso tracking já dá na frente, eles sabem disso”, disse Flávio durante uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte-MG.

O tracking ao que Flávio se refere é uma sondagem interna realizada de forma contínua pelas campanhas para acompanhar as intenções de voto. Como não é uma pesquisa registrada, os resultados não podem ser divulgados oficialmente.

Nas pesquisas registradas mais recentes, Flávio aparece tecnicamente empatado com Lula em eventuais cenários de segundo turno, mas o petista permanece numericamente à frente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal aparece na 20ª posição em ranking do IBGE entre as cidades mais urbanizadas do país

Foto: reprodução/Potigás

Natal apareceu na 20ª posição entre os municípios brasileiros com maior proporção de área urbanizada, segundo a pesquisa Áreas Urbanizadas do Brasil 2022, divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A capital potiguar tem 60,34% do território coberto por feições urbanizadas, o equivalente a 101 km² de uma área total de 167,4 km².

O índice deixa Natal logo atrás de São Paulo, que aparece em 19º lugar, com 60,64%.

O levantamento considera áreas residenciais, comerciais e industriais, além de parques, lagoas e outros equipamentos, como aeroportos, portos, shoppings e universidades.

Do total urbanizado de Natal, 99,76 km² correspondem a áreas urbanizadas, 0,53 km² a vazios intraurbanos e 0,71 km² a outros equipamentos urbanos.

No ranking nacional, São Caetano do Sul (SP) aparece em primeiro lugar, com 100% do território urbanizado. Entre as cidades nordestinas, além de Natal, estão Olinda (PE), em 3º; Fortaleza (CE), em 11º; e Recife (PE), em 16º.

Imagem: reprodução/IBGE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oeste com Álvaro: prefeitos do Alto Oeste defendem nome de Álvaro Dias para o Governo do RN

O candidato a vice-governador Babá Pereira liderou, em Portalegre, uma reunião de articulação política da campanha no Oeste potiguar. O encontro reuniu lideranças de diferentes municípios da região e reforçou a mobilização em torno do projeto de Álvaro Dias para o Governo do Rio Grande do Norte.

Participaram da reunião José Augusto, de Portalegre; Marcos Aurélio e a ex-prefeita Bernadete Rêgo, de Riacho da Cruz; Dibed e o ex-prefeito Babau, de Marcelino Vieira; Dayane, de Tenente Ananias; Rosane, de Serrinha dos Pintos; Gisele e o ex-prefeito Lucimar Porfírio, de São Francisco do Oeste; Josiene, de Paraná; Tututa, de Luiz Gomes; Thales, representando a prefeita Maria Elce, de Major Sales; Claudinha, de Rodolfo Fernandes; Ludmila, de Rafael Godeiro; Alberoni, de Encanto; Bibi de Nenca, de Campo Grande; e Raimundinho, de Alexandria.

A reunião, coordenada por Babá Pereira, teve como objetivo fortalecer a articulação política, alinhar estratégias e ampliar a presença da campanha no Oeste potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça dá 24h para Lula tirar do ar trechos de discurso com pedidos de voto em convenção do PT na Bahia

Fotos: Felipe Sampaio/STF | Ricardo Stuckert

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que as equipes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de candidatos petistas retirem de vídeos publicados nas redes sociais trechos de um discurso em que o presidente fez pedidos explícitos de voto. Mendonça deu um prazo de 24h para que a medida seja cumprida.

Segundo o ministro, a legislação permite manifestações de pré-candidatos antes do período oficial de propaganda, mas proíbe pedidos explícitos de voto.

A fala ocorreu durante a convenção do PT na Bahia, em 1º de agosto. Na ocasião, Lula pediu que prefeitos e lideranças priorizassem candidatos da base aliada e, depois, votassem nele. Mendonça determinou a retirada apenas dos trechos considerados irregulares, e não de todo o conteúdo da convenção, que tem mais de três horas de duração.

A decisão atende parcialmente, em caráter liminar, a um pedido do partido Novo. A ação envolve Lula, o PT, o governador da Bahia e candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ex-ministro Rui Costa, candidato ao Senado.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

BETS: Ministério da Fazenda suspende 14 sites de apostas por irregularidades; veja lista

Foto: Freepik

O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), determinou a suspensão imediata de 14 sites de apostas operados pelas empresas Pixbet, Zeroumbet, Enseada, Select, Nexus e RR Participações.

O motivo foi descumprimento de normas obrigatórias, como a ausência de mecanismos para identificar jogadores compulsivos e a falha no envio de dados para a fiscalização.

Com a decisão, as plataformas estão proibidas de ofertar novos jogos, devendo manter o acesso liberado apenas para que os apostadores resgatem os valores já depositados.

A punição permanece vigente até que as empresas comprovem a regularização das exigências e os processos sejam concluídos.

O governo já finalizou 39 processos administrativos contra bets desde o início da regulamentação do setor, em janeiro de 2025. A maioria terminou em advertências aos sites.

A Pixbet, uma das empresas que teve o site suspenso, também é alvo da “Operação Arena”, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas.

Veja a lista completa de sites suspensos:

  1. pix.bet.br
  2. ganhei.bet.br
  3. betdasorte.bet.br
  4. zeroum.bet.br
  5. sportvip.bet.br
  6. energia.bet.br
  7. kbet.bet.br
  8. mmabet.bet.br
  9. betvip.bet.br
  10. papigames.bet.br
  11. megaposta.bet.br
  12. multi.bet.br
  13. rico.bet.br
  14. brx.bet.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *