Política

Confira a Mensagem do prefeito Álvaro Dias à Câmara Municipal de Natal

Foto: site da Prefeitura do Natal

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Natal

Vereador Paulinho Freire

Excelentíssimas Senhoras Vereadoras

Excelentíssimos Senhores Vereadores

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Por três vezes tive a oportunidade e a honra de presidir o Poder Legislativo estadual. Também tive uma passagem pela Câmara Federal e sei, portanto, da importância e do papel que tem o Legislativo na definição das políticas públicas e no acompanhamento das ações de governo em todas as esferas.

É, pois, com satisfação que venho hoje novamente a esta Câmara Municipal. Desta feita para a primeira leitura da mensagem anual como Prefeito desta cidade que me acolheu desde a infância, quando aos 10 anos de idade vim para Natal estudar no colégio Marista, nesta encantadora cidade que me recebeu de braços abertos, como a tantos outros norte-rio-grandenses que para cá vieram, como é característica do povo natalense.

Minhas senhoras, meus senhores,

Assumi a Prefeitura do Natal no início do ano passado e minha primeira tarefa foi manter em dia a prestação dos muitos e variados serviços oferecidos pelo município. Substitui uma gestão aprovada pela maioria da população e apesar de uma grave crise econômica jamais vista no país, a cidade mantém os serviços funcionando, o pagamento do funcionalismo feito durante todo o ano rigorosamente em dia, a educação cumpriu o ano letivo, nossas unidades de saúde, UPAs, Maternidades, Samu, hospital atendem uma demanda crescente de pessoas, os serviços de limpeza e manutenção da cidade não sofreram qualquer descontinuidade. Mais de 100 equipamentos esportivos estão sendo construídos, reformados ou modernizados, em alguns casos ampliados, em outros ganhando nova iluminação. Muitas praças estão sendo recuperadas e outras construídas. Ao mesmo tempo, trabalhamos as bases para novos projetos sociais que serão implantados.

É obrigação do gestor público voltar sua atenção para o hoje e o amanhã, visando o desenvolvimento e o crescimento sustentável. No entanto, não deve esquecer jamais o compromisso com o passado. A preservação de áreas degradadas não pode ser dissociada da própria história da cidade.

Este é o escopo da linha de atuação que desenvolvemos neste primeiro período da nossa gestão e que iremos direcionar por todo este exercício. Áreas como o Centro Histórico e o Alecrim merecem uma atuação prioritária do poder público pelo que representam na história da cidade e na produção de riqueza, de trabalho e emprego para o nosso povo.

Nossa gestão encontrou disposição para manter um diálogo com a sociedade civil organizada. Dentro desse contexto nos unimos com o movimento Viva o Centro ao qual demos as mãos por acreditar na parceria entre o público e o privado como forma de multiplicar resultados e otimizar recursos e, assim, investir na revitalização do centro da cidade.

Nossa administração encontrou ainda disposição para manter o mesmo diálogo com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim. Ao lado dessa entidade iniciamos um trabalho de recuperação, modernização e melhoria da praça Gentil Ferreira.

Além disso, estamos atuando no Alecrim e no centro com a maior presença dos serviços de limpeza, instalação de lixeiras, iluminação, promoção de eventos, recuperação de áreas verdes, organização de espaços e melhoria na segurança com a atuação da Guarda Municipal.

No caso do Alecrim, este é o início de uma mudança ampla que faremos no local. Está em curso a instalação do estacionamento rotativo e iniciamos o planejamento para a relocação dos camelôs como forma de garantir espaços mais livres e melhores condições de trabalho para o comércio formal e informal, fortemente afetados por essa situação.

Uma das formas de revitalização de qualquer espaço urbano é levar as pessoas a ocuparem as ruas, praças e logradouros públicos. Apostando nisso é que temos incentivado fortemente a produção cultural nesses dois bairros. No Centro, apostamos no apoio a projetos como o Choro do Caçuá e a promoção de eventos no espaço Kximbinho, na rua Pax, que foi fechada para o tráfego de veículos e teve seu piso recuperado e preservado. Também levamos durante o mês de dezembro shows de artistas potiguares e de nomes conhecidos nacionalmente para as ruas do centro, como forma de atrair a população para o bairro.

Seguindo esse propósito de revitalizar o Centro Histórico de Natal, já iniciamos 2019 com uma ação que está transformando o tradicional Beco da Lama em um novo ponto de expressão cultural e visitação turística. Nos primeiros dias de fevereiro o artista paulistano Dicesarlove e o natalense Miguel Carcará á frente de outros 40 artistas da cidade, deram uma nova vida a esse logradouro que em breve ganhará novo piso e novas calçadas, transformando aquele espaço numa galeria de arte a céu aberto, dando ao local novos ares, com uma aparência mais agradável e convidativa.

A meta é consolidar a Cidade Alta como território cultural e criativo da cidade através da ocupação dos espaços. Além do Beco da Lama e Travessa Pax, temos fomentado também ações em outros locais como no espaço cultural Ruy Pereira, que também vai passar por mudanças, se tornando mais chamativo e agradável para os frequentadores.

Os próximos passos para o centro serão na melhoria de sinalização e apoio a revitalização das fachadas originais. E também a reforma e melhoria da praça João Maria.

Outro parceiro importante da Prefeitura tem sido o CDL. Uma das ações conjuntas resultou no projeto Natal de Luz e Prêmios voltado justamente para as chamadas lojas de rua, em geral ligadas ao pequeno e médio empreendedor, visando o fortalecimento daquele tipo de comércio. Também inserido no Natal em Natal, fizemos em parceria o concurso de decoração natalina.

Dentro dessa proposta de ocupação dos espaços públicos, estamos apoiando no contíguo bairro de Petrópolis, o Mercado Bem-te-vi, promoção democrática e diferente, agregando artesanato, espaço gourmet, lazer infantil e área pet com adesão maciça dos comerciantes locais. Em duas edições já realizadas ficou patente o quanto o cidadão natalense apoia esse tipo de evento que reúne cultura, novos negócios e oportuniza a convivência entre as pessoas.

Senhoras e senhores,

Entendo que a gestão urbana pode e deve ser aprimorada mediante a utilização dos instrumentos adequados ao setor público para uma prática eficaz do planejamento da cidade a partir de uma visão voltada para o combate sistemático a padrões irregulares e informais de ocupação do solo, com o olhar voltado para todos os segmentos da cidade. Por essa razão, dentre as prioridades de nossa gestão para este ano posso elencar a revisão do Plano Diretor de Natal, cuja última avaliação se deu em 2007. De lá para cá foram muitas as mudanças vivenciadas em outras capitais que avançaram no contexto arquitetônico e urbanístico, enquanto Natal pacientemente espera pela revisão da nossa legislação.

Dessa forma, em junho do ano passado já sancionamos a lei que atualiza procedimentos para regularização urbanística, facilitando a legalização de imóveis para sanar de vez uma série de desconformidades, justamente se adequando a esses novos tempos de mudanças em nossa geografia.

Outra medida que desejo ressaltar, adotada no final de 2018, foi o decreto que regulamenta a classificação das atividades segundo seu potencial poluidor e seu porte para concessão de licença ambiental, simplificando sobremaneira o processo. São medidas desburocratizantes e estimuladoras ao empreendedorismo.

Na revisão do Plano Diretor, acredito que a primeira preocupação do gestor público seja promover o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Temos que ter a preocupação de preservar nosso patrimônio natural, paisagístico e histórico, mas sem engessar a atração de investimentos e o crescimento e ocupação regular do solo de forma planejada e induzida para a geração de empregos e receita para o nosso município.

Sei bem que este é um processo lento por natureza devido aos complexos estudos a serem demandados e também pela necessária e imperiosa participação democrática e popular, que fazemos questão de estimular. Porém, posso assegurar que atualmente estamos com etapas bastante avançadas. E isso nos anima.

Nosso Plano Diretor precisa se adequar à realidade atual. Nesses 10 anos, Natal avançou muito em saneamento, em urbanização integrada e é preciso adaptar a legislação a essa nova situação. Somos hoje o polo central de uma região metropolitana que cresce sobremaneira e acabamos penalizados pela forma de cálculo de distribuição do ICMS, devido a nossa pequena área territorial.

A cidade, contudo, tem a valorização crescente dos seus espaços no mercado imobiliário e para viabilizar um empreendimento é necessário se estimular a verticalização em áreas de expansão, desde que esse adensamento aconteça obedecendo as melhores práticas de mitigação de impacto ambiental e seja acompanhado da infraestrutura urbana necessária.

Outro fato a levar em consideração se conjuga com o turismo, atividade econômica de fundamental importância para a cidade. As principais cidades do país que têm a orla em sua geografia valorizam sobremaneira tais regiões. Por isso mesmo outra das prioridades desta gestão é a revitalização da orla urbana, da Redinha até Ponta Negra.

Para tanto, temos que atualizar a legislação e agir implantando projetos de recuperação e revitalização dessas áreas, seja na proteção costeira, engorda de praias ou melhorias e instalação de novos equipamentos.

Minhas senhoras e meus senhores,

Não vou me ater aqui às profundas e severas condições a que hoje são submetidos os municípios em razão do descalabro administrativo e financeiro instaurado nas esferas federal e estadual. Entendo que é nossa missão enfrentar o atual momento com otimismo, tenacidade e capacidade de gerenciamento. Esta é a proposta que norteou nossa gestão por todo o ano de 2018 e que será levada adiante neste exercício.

Temos buscado atuar fortemente na contenção de despesas. Esse é um trabalho contínuo que vem sendo realizado há algum tempo e que vamos continuar a perseguir. Para tanto, contratamos a Fundação Dom Cabral, instituição especializada em gestão, com vasto portfólio de serviços prestados a empresas privadas e ao poder público.

Foi o trabalho dessa instituição que permitiu, por exemplo, ao governador Eduardo Campos, pernambucano de saudosa memória, uma administração realizadora, diminuindo despesas e racionalizando gastos.

Aqui em Natal observamos os estudos da Fundação ainda não concluídos, mas que vão ser colocados em prática de maneira administrativa, sem alardes ou holofotes. Medidas estão sendo sugeridas e algumas, com certeza, precisarão do encaminhamento a esta Câmara Municipal, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Temos buscado o equilíbrio fiscal pelo lado da despesa, quando por exemplo, centralizamos as licitações e economizamos 150 milhões de reais entre o que havia sido orçado e o que foi efetivamente contratado, mas também trabalhamos o lado da receita.

Para tanto, temos tido um trabalho muito eficiente dos nossos funcionários da secretaria de Tributação que têm usado modernas ferramentas possibilitadas pela tecnologia para melhorar a receita e fazer justiça fiscal. São medidas como o estímulo ao Bom Pagador, o fortalecimento do monitoramento eletrônico de infrações, a expansão do processo administrativo eletrônico, a revisão da legislação tributária, o programa permanente de parcelamento com o objetivo de resgatar créditos já inscritos na dívida ativa, parcerias com o Judiciário para estimular a regularização de pendências tributárias, entre tantas outras.

A esse trabalho se soma também a Procuradoria do Município a quem cabe fazer a cobrança judicial quando não encontra solução por via administrativa. No ano passado, foram utilizados novos métodos de cobrança extrajudicial que permitiu ao município ampliação do cadastro de contribuintes devedores. Também em parceria com o Tribunal de Justiça foi instalado um Núcleo Permanente de Conciliação para o atendimento dos contribuintes em débito. Ainda assim foi preciso o ajuizamento de quase 30 mil execuções fiscais. Para este ano, estamos preparando um novo mutirão fiscal, oportunizando um acordo judicial de parcelamento e regularização.

Esse é o trabalho que tem de ser realizado para viabilizar as obras, programas e serviços que a população pede, espera e tem o direito assegurado na Constituição.

Elencamos aqui nossas principais realizações e também nossas principais propostas para o atual exercício para que, juntos, possamos pavimentar os melhores caminhos para a construção de uma cidade mais harmônica e mais justa. E creio que obteremos êxito nessa empreitada porque sou um otimista por natureza.

Há otimismo também por parte da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal. Para seu presidente, nosso Estado deverá apresentar um percentual de crescimento em torno de 5% a 6%, que poderia ser bem maior não fosse a crise fiscal do Estado, com salários atrasados. Por sinal, quero destacar que a Prefeitura de Natal está pagando a folha dentro do mês e, em janeiro, pagamos até mesmo duas folhas integralmente. Digo mais: se juntarmos as folhas de novembro, dezembro, décimo terceiro e janeiro deste ano foram mais de R$ 234 milhões circulando na economia de Natal.

Aposentados e pensionistas também estão com os proventos em dia e atingimos um superávit atuarial no regime próprio da nossa previdência, referente ao Fundo Capitalizado, que contempla os ingressos no serviço público após o ano de 2002. Por sinal encerramos o exercício de 2018 com um patrimônio líquido beirando os R$ 425 milhões.

Claro que também em Natal a questão previdenciária chegou ao limite. Pois se temos essa situação favorável no Funcapre, temos o Fundo Financeiro Previdenciário cujas despesas crescem exponencialmente, fazendo com que nosso aporte também cresça. Só no ano passado foi necessário um aporte de cerca de 168 milhões de reais de recursos do Tesouro para complementar o pagamento da folha de aposentados e pensionistas que, se nada for feito, em breve será maior do que dos servidores na ativa.

Para fazer crescer as receitas é preciso estimular a atividade econômica e por isso enviamos o projeto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como mais um instrumento para estimular o pequeno empreendedor e que acredito em breve será aprovado em definitivo por esta Câmara Municipal.

São medidas que já tomamos e que esperamos colher resultados ainda este ano. São os micros e pequeno negócios que geram mais de 80% dos empregos no país e são eles, portanto, o caminho para a retomada do desenvolvimento econômico. Pois é com este otimismo que nos preparamos para 2019.

Senhoras e senhores vereadores,

Nossa gestão se planejou no ano passado a partir de três eixos. O primeiro foi cidadania, transparência e controle social. O segundo centrou-se em inovação e modernização tecnológica e, por fim, o terceiro eixo foi direcionado para gestão e monitoramento dos projetos. Eles foram os balizadores para os programas e ações das nossas Secretarias. No que se refere aos princípios de uma gestão democrática e transparente, destaco o mecanismo de participação popular Orçamento Participativo e de transparência o Observar Natal – Portal de Metas, importantes instrumentos de fortalecimento da cidadania.

SAÚDE-EDUCAÇÃO

Saúde e educação. É esse binômio que a população mais clama nas ruas desde as manifestações de 2013 e em todas as esferas governamentais. Por isso mesmo, deve ser objeto de atenção especial. Em 2018, investimos em saúde 27,05% dos recursos municipais, muito além dos 15% previstos na Constituição, e outros 25,65% em educação. Ou seja, só essas duas pastas ocupam quase 53% do orçamento municipal.

A saúde, inclusive com a crescente demanda por serviços e o subfinanciamento dos demais entes federados, acaba cada vez mais tendo suas atividades absorvidas na esfera municipal.

Além dos investimentos na expansão dos serviços estamos reforçando nosso quadro pessoal convocando os aprovados no concurso público realizado e implantamos o Plano de Carreira Médica, para tornar mais atrativo o serviço público para esses profissionais. No ano passado, aplicamos 7,2 milhões de reais na construção de mais 5 unidades básicas de saúde. A saber: Artur Veiga, Jardim Progresso, Nordelândia, Nova Aliança e Soledade 1.

Também instalamos um centro de atenção psicossocial Álcool e Drogas na avenida das Fronteiras e 2 academias de saúde, uma em Felipe Camarão e outra no Parque das Dunas. Com reformas, nosso investimento foi de mais um milhão de reais, além de mais R$ 1,8 milhão com obras em andamento e que serão concluídas agora em 2019. Também investimos R$ 4,2 milhões em equipamentos hospitalares e de laboratório.

Para ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia foi contratada uma unidade móvel. No ano passado, realizamos mais de 17.500 exames desse tipo. Também equipamos o SAMU com 6 novas viaturas, ampliando o atendimento para cerca de 55 mil pessoas. Promovemos a abertura do pronto atendimento das Rocas, que já responde por mais de 10 mil atendimentos de urgência. Ele se soma à rede de atendimento de urgências do município composta também pelo SAMU e pelas quatro UPAs, que no ano passado realizaram mais de 3 milhões de atendimentos, e o Hospital Municipal que fez mais de 500 mil atendimentos entre internações, consultas e procedimentos hospitalares. Outra preocupação é com a saúde bucal, que no ano passado registrou mais de 120 mil atendimentos.

Para este ano, estão previstas a reforma da maternidade Leide Morais e do Hospital dos Pescadores. Também vamos implantar 18 novas equipes de Saúde da Família, mais uma equipe de Consultório de Rua, uma central de acesso às urgências, o primeiro laboratório próprio de patologia clínica, e também iremos informatizar toda a rede de atenção especializada.
A esse grande investimento se soma o que a Prefeitura destina à Educação com suas 146 escolas e Cemeis e mais de 58 mil alunos atendidos.

Também na educação ampliamos muito nossa capacidade de atendimento nos últimos anos. Agora em março vamos inaugurar dois novos Centros de Educação Infantil no bairro Potengi com capacidade para cerca de 370 crianças.
Abro um parêntese aqui para dizer que estou me comprometendo a partir de agora até o final do meu mandato a entregar para a população ao menos uma obra por semana.

Voltando à educação. Ampliamos o programa Tributo à Criança para mais 993 famílias. Hoje já são perto de 7 mil famílias atendidas, compondo quase 11 mil alunos. Implantamos também a Rede de Leitores para formação dos acervos das bibliotecas escolares e capacitamos mais de 250 coordenadores e monitores para o programa de escola de tempo integral. No transporte escolar foram atendidos mais de 3 mil alunos.

Nossa principal ênfase foi a conexão com o mundo atual. Por isso nos empenhamos em cursos de formação e inclusão digital, na utilização da lousa digital e no desenvolvimento da tecnologia educacional. O programa Educonexão de acesso à banda larga já alcança 72% da rede municipal de ensino e o programa Educação Conectada, de acesso à internet móvel de alta qualidade, já está presente em 146 unidades educacionais. Nessa linha, também promovemos a matrícula on line e o Portal do Aluno, medidas que permitiram acabar com as cenas de famílias dormindo em filas para garantir vagas para seus filhos. Hoje, tudo é feito via internet, com segurança e sem necessidade de açodamento.

Para 2019, temos um objetivo que iremos perseguir com afinco. Vamos lançar um amplo projeto de Alfabetização de jovens e adultos. Não podemos aceitar que em pleno século XXI ainda exista quase 10% da população que sequer sabem ler ou escrever em Natal.

É inacreditável, inconcebível e inaceitável. Vamos enfrentar esse desafio para garantir a todo ser humano que tenha acesso ao saber com uma política pública de qualidade que encare de frente essa realidade que não pode conviver com o mundo contemporâneo.

Nossa meta é atingir a 20 mil pessoas de forma paulatina, mas ousada. Não quero e não aceito que a Prefeitura deixe de atuar de forma proativa para enfrentar esse problema. Sabemos da capacidade transformadora e libertadora da educação e precisamos que todos, crianças, jovens e adultos, tenham acesso ao conhecimento de forma plena.

Ao mesmo tempo, vamos manter o foco na educação de nossas crianças. Para que não sejam elas os analfabetos do futuro. Nossas metas incluem beneficiar 6 mil alunos com o passe livre, proporcionar formação continuada para 100% dos profissionais do magistério, assegurar o atendimento a 1.300 crianças da pré-escola e priorizar o ensino integral.

Em outra vertente desse eixo temos procurado contribuir com a segurança pública, apesar de não ser uma atribuição constitucional do município. Aqui em Natal, a nossa Guarda Municipal atua na promoção da cultura da paz, com os programas Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental voltados aos alunos da rede municipal de ensino. Os projetos Ronda Ostensiva de Proteção Escolar e Rondas de Proteção à Saúde atuam vinculados diretamente às escolas e unidades de saúde, fazendo a guarda patrimonial e também a segurança preventiva em atendimento a nossos funcionários, alunos e usuários, sem dúvida uma contribuição importante como força auxiliar na segurança pública em Natal.

Ainda este semestre iremos implementar o Plano Municipal de Emergência e Contingência e vamos criar os núcleos comunitários de proteção e defesa. Temos também em andamento o projeto Grande Centro Seguro a partir da criação da primeira regional da Guarda Municipal a ser instalada na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. A regional vai levar mais segurança ao próprio Alecrim e a todo o Centro Histórico da cidade, protegendo moradores, comerciantes, trabalhadores e frequentadores, passando a assumir uma atribuição que legalmente não é da Prefeitura de Natal.

CULTURA-TURISMO-ESPORTE

Pela minha formação acadêmica, vejo no esporte o mais salutar meio de desenvolvimento físico e mental e também poderoso agente de socialização. Por isso mesmo dediquei especial atenção a reformas e melhoras nos equipamentos esportivos da cidade. O município tem quase 100 quadras, 21 campos de areia e 19 campos de futebol. Nossa meta é chegar a todos eles com melhorias e reformas. Já este ano entregamos as quadras de Potilândia, Ponta Negra e a quadra e campo de Nova Descoberta. No ano passado, concluímos o Centro de Esportes e Artes Unificadas em Felipe Camarão, o campo de futebol das Rocas e ainda as quadras de Nova Natal, Mirassol, Bom Pastor, Pajuçara 2, Flamboyants, Neópolis, conjunto dos Garis, Lagoa Seca, Alecrim, Felipe Camarão, Alvorada 4 e o campo de futebol do Pajuçara I.

Também iniciamos a construção do Centro de Iniciação Esportiva de Natal, um dos maiores equipamentos pedagógico para o ensino do esporte no país.

Promovemos 101 eventos de modalidades diversas envolvendo um público na casa das 42 mil pessoas e realizamos a expansão do programa de esporte e lazer da cidade com caminhadas orientadas, com assistência de professores de educação física em academias ao ar livre e ainda com as copas de futebol envolvendo mais de 1.500 atletas amadores. Nossa atenção se voltou também para o paradesporto em evento com a participação de 512 atletas.

Para 2019 nossa programação inclui a finalização do Centro de Iniciação Esportiva em Lagoa Azul, a reforma do Ginásio Nélio Dias, construção do primeiro skate park da cidade, realização da copa de futsal interbairros e também da copa de basquetebol além de promover o Viva Natal na Praia em parceria com a Secretaria de Turismo.

Nossas políticas culturais, adequadas às metas do Plano Municipal de Cultura, permitiram o fortalecimento da classe artística, assegurando empregabilidade e renda com o fomento da chamada economia criativa. Apostando no turismo de grande escala, centramos nossas atenções no carnaval e no Natal em Natal. São grandes eventos que têm ampla aprovação popular e representam retorno para a movimentação econômica e turística da cidade. No ano passado, a pesquisa Fecomércio apontou que o Natal em Natal movimentou quase R$ 28 milhões e teve a aprovação de 93% dos entrevistados.

Por entender a capacidade propulsora dos eventos numa ampla cadeia produtiva que dá retorno ainda mais para uma cidade turística por vocação, vamos este ano dar um salto de qualidade e exposição também ao São João de Natal para que complete o calendário de eventos da cidade, entrelaçando cultura e turismo.

Ainda destaco como investimentos no ano passado os lançamentos dos editais do Natal em Cena, do Artesanato da Natal Original, dos Territórios das Artes Cênicas, do Fundo de Incentivo à Cultura, para projetos entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Os editais vieram democratizar o setor e permitir melhor distribuição do investimento municipal. Só em termos de renúncia fiscal foram mais de R$ 7 milhões, resultando na captação de 37 projetos. Este ano, o montante de recursos dos incentivos fiscais da Lei Djalma Maranhão sobe para R$ 9,5 milhões. A lei é hoje o principal mecanismo de fomento à produção artística em Natal.

Como desafios para este ano, destaco a reforma e modernização para a reabertura do Teatro Sandoval Wanderley e da Escola de Teatro Carlos Nereu de Souza, a abertura da sala da Banda Sinfônica Municipal e também a reabertura do Centro Municipal de Artes Integradas. Para 2019 ainda pretendemos lançar edital de apoio às manifestações artístico-culturais de temática religiosa, o lançamento dos editais do Salão de Artes Plásticas, da Diversidade Cultural e Cidadania, de promoção da Arte Urbana e Novas Linguagens, do edital Roosevelt Pimenta de Danças, além dos editais do Natal Games e de Apoio ao Circo.

Recentemente, o Ministério do Turismo apontou o nosso Estado como o mais hospitaleiro para turistas estrangeiros com 98,4% de votos favoráveis. É justamente este espírito de nossa gente que procuramos reforçar através de diversas ações que casam o turismo com a cultura e o esporte. Uma delas é a elaboração do Plano de Fortalecimento Institucional do Turismo. Outra ação importante é o projeto Educar para o Turismo, que sensibiliza alunos da rede municipal sobre a importância do turismo como atividade econômica. Este ano pretendemos ampliar nossa atuação no setor com o apoio à vinda dos voos charters da empresa Corendon, trazendo turistas a partir da Holanda para Natal, movimentando mais de 50 milhões na economia da cidade nos seis meses já definidos da operação. E também agora no carnaval com a divulgação da cidade em praças regionais e revistas de bordo de empresas aéreas.

A par disso, temos participado de feiras nacionais e internacionais para a divulgação de nossos potenciais turísticos. Assim, Natal foi a primeira cidade do país a receber a aprovação de viabilidade técnica através do selo mais turismo, programa que permite o apoio de entes públicos e privados no acesso a recursos de financiamentos.

INFRAESTRUTURA

Atualmente, a mobilidade urbana é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo gestor público. O ano de 2018 foi de grandes desafios e marcado como o período em que a cidade se destacou. Avançamos com a construção do primeiro Centro de Treinamento de Educação de Trânsito no Estado. No Congresso Internacional das Cidades Inteligentes, um dos mais importantes do mundo, a cidade passou a ser referência com o portal Dados Abertos da Mobilidade e do Transporte Público e, finalmente, fomos a Capital Nacional da Mobilidade de acordo com o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito.

Cabe citar ainda a ampliação do sistema cicloviário com as faixas compartilhadas entre ônibus e bicicletas e, fechando o ano de 2018, esta Casa aprovou a lei que irá permitir lançarmos novamente um edital para a primeira licitação de transporte público do município. Dois editais foram lançados e o resultado da concorrência foi vazio, é preciso, portanto, adequar exigências de qualidade no serviço a uma tarifa que o usuário possa pagar.

Entendemos que habitação é o principal espaço de uma família, por isso reforçamos nossa política de uso e ocupação do solo com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social, visando suprir um déficit habitacional de 46 mil unidades. Em 2018 já entregamos à população 1.120 unidades habitacionais no Condomínio Village de Prata, no Planalto, com previsão de entrega de mais 672 até o final do ano.

Outro viés tão importante quanto a habitação de interesse social é a regularização fundiária. Através do programa Papel Passado, estamos emitindo 1.804 títulos de propriedade no conjunto Alto da Torre, na Redinha, em Pirangi, no Brisa do Mar, em Mãe Luiza, no Bela Vista, no Guarapes, no Dinarte Mariz, no Planalto, e também no Novo Guarapes. Estão em curso ainda a regularização de mais 11.704 unidades no Passo da Pátria, na África e em Nossa Senhora da Apresentação. Por fim, estamos em fase de licitação do maior projeto nessa área, o saneamento integrado de Lagoa Azul para beneficiar 15.275 unidades residenciais.

Quero dizer, com muito prazer, que a Zona Norte de Natal nunca viu tantos investimentos. Já estamos executando as obras de drenagem, pavimentação, abastecimento de água e de ligações intradomiciliares no bairro de Lagoa Azul, nos loteamentos Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, Câmara Cascudo, Parque Industrial e Bom Jesus. Com investimento de quase R$ 110 milhões, entregaremos também praças, escolas de primeiro grau, ecoponto, quadra poliesportiva e centro de assistência social.
Em Novo Horizonte e Brasil Novo, 57 ruas foram drenadas e pavimentadas, faltando ali apenas mais 8 ruas para a conclusão do projeto e garantir a integralidade das ruas das duas comunidades totalmente pavimentadas.

Também nosso litoral merece atenção especial. Na execução das obras de contenção do avanço do mar nas praias do Meio, Artistas e Forte, o enrocamento foi concluído com aplicação de quase R$ 4 milhões. Na readequação e construção de acessos nas praias de Areia Preta, do Meio e Ponta Negra serão aplicados mais de R$ 700 mil. Para este ano, os trabalhos serão direcionados para a engorda da praia de Ponta Negra, após o enrocamento complementar numa extensão de 2 quilômetros.

Em 2019 estaremos promovendo uma obra que considero relevante para a infraestrutura turística da cidade. Trata-se do terminal turístico da Redinha, obra orçada em R$ 29 milhões, para total reformulação do mercado municipal, instalação de quiosques de comidas típicas, construção de centro de comercialização de artesanato e urbanização, que inclui um novo calçadão, construção de deck e a revitalização do tradicional clube da Redinha. Conseguimos com a bancada federal a inclusão de uma emenda coletiva no Orçamento da União deste ano e iniciamos agora a luta para liberar a autorização para licitação e início do projeto.

Planejamos a drenagem e pavimentação dos loteamentos Algimar, Santa Inês, Panorama e Parque Floresta investindo R$ 14 milhões.
A partir de segundo semestre, estaremos retomando as obras de mobilidade urbana com a reforma da Felizardo Moura no acesso à ponte de Igapó e a Napoleão Laurentino, chamada KM 6. Teremos ali restauração da malha viária e a construção de calçadas e ciclovias e também vamos melhorar o sistema de iluminação. No KM 6 planejamos um túnel e a expansão do viaduto da Urbana.

AMBIENTAL

Já como apoio à revisão do Plano Diretor de Natal, promovemos a conclusão dos estudos técnicos sobre os remanescentes de dunas da cidade e sobre a estrutura ecológica do município como ferramentas de ordenamento do nosso território. Este ano estaremos promovendo o licenciamento ambiental através do Portal Directa em parceria com a Secretaria de Tributação, facilitando a vida do cidadão.
Nos cuidados com os serviços urbanos, a iluminação é vital como forma de garantir mais segurança aos cidadãos. O BNDES está nos dando o suporte para a estruturação de um projeto de modernização do parque de iluminação pública da cidade através de uma Parceria Público Privado. Iremos substituir todo o parque de iluminação que encontra-se defasado por modernas lâmpadas de Led que garantem ao mesmo tempo economia no consumo de energia e melhor luminosidade, auxiliando assim também na segurança pública.

Outra ação importante que gostaria de destacar é um grande programa de arborização da cidade. Para tanto está sendo montado numa área de seis hectares onde funcionava o antigo lixão em Cidade Nova, um novo, amplo e moderno horto municipal. Para lá, estão sendo levados os resíduos provenientes de um moderno manejo arbóreo a começar pelo trabalho de poda, trituração e armazenamento para posterior compostagem, servindo de adubo para a produção de mudas usadas no paisagismo da cidade. Também vamos desenvolver o projeto de irrigação automatizada nos canteiros e alamedas. Nossa meta é plantar 20 mil árvores este ano. Para isso queremos também envolver a população com o projeto Somos Todos Jardineiros. A intenção é fazer com que cada cidadão se sinta corresponsável em manter as áreas verdes da cidade, pelo que isso representa em termos de qualidade de vida para todos.

Também estamos iniciando um amplo programa de recuperação das praças da cidade, dentro da proposta de ocupação dos espaços públicos até como forma de diminuir a insegurança nas ruas. No ano passado, foram cerca de 300 intervenções nas 258 praças da cidade. Este ano, queremos fazer esse serviço de uma forma mais moderna, sistêmica e abrangente.

Senhoras vereadoras e vereadores,

Vocês bem sabem que numa cidade que é um dos destinos turísticos mais procurados do país, a limpeza pública requer cuidados diferenciados. Por esta razão, estamos realizando mutirões de limpeza nas praias, que serão estendidos aos bairros, a fim de transformar Natal na cidade mais limpa do Brasil.

Demos especial atenção ao descarte correto de diversos tipos de resíduos. É o caso dos crescentes resíduos eletroeletrônicos, que têm merecido seguidas blitzen educativas. Aliás, estamos desenvolvendo programas especiais para o recolhimento de pilhas e baterias ou de óleos em restaurantes e postos de combustível ou ainda de mais de 174 mil pneus inservíveis, parte deles destinados a confecção de lixeiras ecológicas instaladas em diferentes pontos da cidade.

No âmbito geral, coletamos mais de 260 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliar e comercial, mais de 92 mil toneladas de entulho, 8 mil toneladas de resíduos de poda e outras 3 mil toneladas na coleta seletiva.

Nosso empenho maior tem sido no sentido de desenvolver uma consciência ambiental por parte da população e, ao mesmo tempo, ampliar o campo de fiscalização. Daí a importância do serviço de atendimento ao público, conhecido como Alô Limpeza, que resulta em múltiplas ações, como a limpeza de terrenos baldios, fundamental para o combate ao aedes egipty, transmissor de três severas doenças.

No rumo da cidade saudável, é permanente nossa atenção ao meio ambiente. Assim é que promovemos em 2018 uma revisão do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Abastecimento, observando-se tanto o manancial utilizado quanto a população abastecida. Para este ano, queremos implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico e desenvolver um plano de cooperação com os municípios da região metropolitana, com vistas a uma regulação de todos os serviços de saneamento desenvolvidos pelos municípios vizinhos.

SOCIAL

Nossas políticas públicas de assistência social, trabalho e segurança alimentar visam consolidar o Sistema Único de Assistência Social no âmbito municipal. Assim, em 2018 o serviço de atendimento à família promoveu 222.376 atendimentos, enquanto o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos realizou 4.456 atendimentos a crianças, adolescentes e idosos. Para combater direitos violados, foram mais de 2 mil visitas domiciliares e a 1.795 pessoas em situação de rua foram oferecidas mais de 14 mil refeições.

No âmbito do trabalho, temos como norteadora a política de qualificação profissional pela oportunidade de interferir na vida das pessoas, não só na obtenção de uma vaga de trabalho formal, mas na preparação para quem deseja empreender. Atendemos cerca de 98 mil pessoas na consolidação dessa política pública. No programa de inclusão digital foram atendidas 4.022 pessoas e 283 artesãos participaram de cursos, oficinas e seminários. Na segurança alimentar, foram oferecidas mais de 1 milhão de refeições para 218 mil pessoas.

Assim, mesmo diante da redução de custos, o município priorizou a continuidade dos serviços nessa área. Nosso desafio para 2019 é ampliar o aporte de recursos destinados ao social. Uma das metas que devemos perseguir é aumentar o valor repassado aos idosos em nossas instituições de longa permanência. Na segurança alimentar, a meta é a expansão da oferta da sopa solidária, a reabertura do programa Cozinha Solidária, a reforma da Central de Abastecimento de Alimentos e o aumento de gêneros no Banco de Alimentos.

Queremos ampliar a oferta de cursos e buscar parcerias com a iniciativa privada, aproveitando a melhora nos indicadores econômicos, para encaminhar profissionais mais bem qualificados para o mercado formal de trabalho.

A política social se completa com a ação especial dedicada à causa das mulheres. A Casa Abrigo Clara Camarão e o Centro de Referência Elizabeth Nasser promoveram no ano passado 728 atendimentos a mulheres em situação de violência, resultando em 66 abrigamentos com 84 dependentes. Com o programa Maria da Penha vai à Escola foram capacitados 34 professores. Ainda neste semestre o programa será levado à Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Em 2019, estaremos promovendo o Maria da Penha Vai ao Trabalho em parceria com as empresas da cidade para garantir autonomia econômica às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Senhoras vereadoras, senhores vereadores,

Quando assumi a Prefeitura disse a esta Casa que tinha consciência da grande responsabilidade que pesa sobre meus ombros, dos desafios a enfrentar, e prometi fazer tudo que estivesse ao meu alcance, usando toda a inteligência que Deus me deu, para corresponder às expectativas e fazer uma gestão edificante e responsável.

Hoje, passados 10 meses e poucos dias, posso vir aqui e dizer que me sinto confortável por estar realizando o que afirmei. Como pude elencar aqui os serviços seguem funcionando, o funcionalismo está com pagamento rigorosamente em dia, temos investido dentro das nossas possibilidades em novos projetos e buscado novas ações e parcerias para levar adiante obras que tem melhorado a qualidade de vida de milhares de natalenses.

Estou satisfeito com o que fizemos, mas não acomodado. Vamos avançar ainda mais.

Não iremos esmorecer, nem diminuir o ritmo. Seguiremos em frente, tocando os projetos aqui citados e outros que haverão de surgir. Vamos buscar os recursos necessários junto a outras esferas de governo, junto à iniciativa privada e junto a outras instituições públicas, tendo em vista essa rota que traçamos.

Se, como disse o pensador chinês Lao-Tsé, uma longa caminhada começa com o primeiro passo, posso dizer que iniciamos a jornada a que me propus e quero agradecer a todos os vereadores que com sua atuação nos auxiliam a buscar o rumo certo. Vamos manter esse propósito e tenho certeza de continuar contando com os senhores e senhoras nesse itinerário e nesse caminho pelo futuro e pelo bem de Natal.

Muito obrigado!

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Giannini surpreende o estado com mais de 20 mil pessoas na gravação do seu DVD na Praça Cívica em Natal

 

Mais de 20.000 pessoas foram prestigiar o DVD de Giannini na Praça Cívica, em Natal. Uma mega estrutura foi montada, com acesso gratuito, muitas pessoas se movimentaram do estado inteiro pra ir prestigiar o ‘Príncipe da sanfona’ e as participações mais que especiais, Dorgival Dantas, Zezo, Walkyria Santos, Chambinho do Acordeon, Maria Cecília e Rodolfo, Thúllio Milionário e Raí Saia Rodada.

A movimentação foi grande, a praça estava linda, cheia de gente feliz! Giannini é um artista potiguar, natural de Olho d’Água do Borges e que vem ganhado o cenário musical de maneira mais expressiva, nos representando no Brasil e no Mundo. A produção do evento ficou por conta da Tawfic Produções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

GREVE É MANTIDA: Governo Lula apresenta novas propostas; docentes e técnicos vão decidir fim das paralisações na próxima semana

Greve na educação: Técnicos das universidades Federais fazem manifestação próximo ao Palácio do Alvorada. — Foto: Cristiano Mariz

As categorias dos técnicos administrativos da educação e dos docentes receberam nesta sexta-feira novas propostas do governo para o fim das greves nas universidades e institutos federais. Os trabalhadores informaram que uma decisão será tomada na semana que vem e, até lá, as paralisações estão mantidas.

Neste momento, pelo menos 52 universidades, 79 institutos federais (IFs) e 14 campus do Colégio Pedro II estão em greve. Parte pela mobilização dos docentes, parte pela dos técnicos e outra parte pelas duas categorias.

Nesta sexta-feira, o governo federal apresentou uma proposta idêntica aos dois sindicatos: 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. A reivindicação dos técnicos administrativos é de 37% de reajuste em três anos. O impacto dessa medida é de R$ 8 bilhões. Já o dos professores é de 22%, ainda sem impacto divulgado. Nos dois casos, com aumentos já em 2024.

De acordo com Daniel Farias, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a proposta gerou revolta na categoria. Isso porque ela ficou aquém do esperado pelos grevistas e especialmente pela outra categoria, a dos docentes, receber um percentual idêntico.

— Em 2015, houve reajuste aos docentes que não chegou aos técnicos. Por isso, estamos com os salários ainda mais defasados. Somos a maior categoria do funcionalismo público e temos os menores salários — afirma Farias, que ocupa a coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da Fasubra.

Entre os técnicos administrativos, há cinco níveis salariais: do A (funções como porteiro, auxiliar de serviços gerais) ao E (psicólogos, assistentes sociais, biólogos, administradores, etc). A variação de remuneração base vai de R$ 1,5 mil a R$ 4,3 mil. A maior parte da categoria (70%) está concentrada nos níveis E e D (profissões de nível médio, como técnico administrativo e auxiliar de enfermagem, com salários base de R$ 2,3 mil).

— Os 9% de um docente, que recebem em torno de R$ 20 mil, já dão cerca de R$ 1,5 mil. Foi uma proposta indecorosa do governo — afirmou.

A proposta também prevê uma reformulação da carreira desses servidores. Na avaliação de Farias, esse foi um pequeno avanço, em cinco de 12 pontos pedidos pela categoria, que não geram custos ao governo ou que esse montante é muito baixo, segundo ele.

Entre os docentes, a proposta ainda vai ser discutida. De acordo com Gustavo Seferian, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), o avanço nas negociações entre os docentes foi “tímido”.

— É ainda uma movimentação tímida, mas revela o quanto a greve é meio eficaz na conquista de avanços e vitórias em defesa do serviço público. A crescente mobilização aponta certamente que há mais que podemos conquistar. A proposta será avaliada pelas bases em rodada de assembleias que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril — afirmou.

A proposta anterior, das duas categorias, era de reajuste na base salarial de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. A nova proposta foi apresentada em reunião da mesa de negociação com os técnicos, realizada na Esplanada dos Ministérios.

Em 2023, o governo concedeu a partir de junho um reajuste de 9% para todas as categorias, com impacto anual próximo de R$ 4,5 bilhões. Agora, há pressão para um novo aumento neste ano.

Para 2024, após negociações, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reservou no orçamento cerca de R$ 3 bilhões para um reajuste de todos os servidores. A decisão foi focar nos auxílios e não nos salários, medida considerada mais equitativa.

A lógica é a seguinte: se o governo desse 5% de aumento nos salários, quem ganha R$ 5 mil receberia um adicional de R$ 250 e quem ganha R$ 10 mil receberia R$ 500. Jás os benefícios têm o mesmo valor para todos os servidores.

A proposta de correção nos valores dos benefícios está incluindo:

  • Auxílio-alimentação, de R$ 658 para R$ 1 mil (aumento de 51,9%);
  • Auxílio-saúde per capita, de R$ 144,38 para cerca de R$ 215;
  • Auxílio-creche, de R$ 321 para R$ 484,90.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadora do PT em Campinas-SP destina verba pública para festa com nudez e simulação de sexo

Foto: Câmara Municipal de Campinas

Vereadores da Câmara Municipal de Campinas aprovaram na quinta-feira 18 a instauração de uma Comissão Processante (CP) contra Paolla Miguel (PT). A decisão se deu depois de a vereadora ter destinado verba pública para a Festa Bicuda, em que houve o registro de nudez, simulação de sexo e suposto incentivo ao uso de droga ilícita.

A abertura de uma CP foi aprovada com 24 votos a favor e 6 contra. Foram definidos os parlamentares que vão integrar a comissão que investigará Paolla Miguel: a presidente é Guida Calixto (PT) e o relator é Gustavo Petta (PCdoB). O vereador Edivaldo Cabelo (PL) também integrará o grupo.

O pedido para a criação da CP foi protocolado pelo vereador Nelson Hossri (PSD) na última terça-feira, 16. Ele justificou que Paolla Miguel deve ter o mandato cassado por infringir o Código de Ética da Câmara de Vereadores de Campinas e a Lei Orgânica do Município.

Na tribuna da Câmara Municipal, Paolla Miguel, que estava presente na Festa Bicuda, disse que destinou a verba via emendas impositivas. Nas redes sociais, disse que o dinheiro foi para parte da estrutura física da festa, para atender a “população que desejou comparecer ao evento, incluindo banheiros químicos, apoio logístico e montagem de palco.”

“Evento que já estava organizado pelos seus produtores, que são responsáveis pela curadoria, contratação de artistas e pagamento de cachê”, disse. “Nenhum ente público, nem nosso mandato, nem a Secretaria de Cultura tiveram conhecimento prévio do conteúdo das apresentações.”

Paolla Miguel declarou que só depois do evento é que chegou o “conteúdo de algumas músicas, e a apresentação de uma das artistas teria sido alvo de críticas de parte da comunidade local.”

“Críticas que são naturais em uma sociedade diversa e democrática e que serão notificadas aos produtores pela Secretaria de Cultura para que tenham ciência do ocorrido e possam explicar o que aconteceu para avaliar suas futuras apresentações”, disse.

Em outra publicação nas redes sociais, a vereadora Paolla Miguel justifica a abertura de uma CP como “violência política” dos demais colegas de Casa. “Não vamos tolerar essa perseguição ao nosso mandato popular”, acrescentou.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. O interessante desse povo é achar que eles podem tudo, esquecem que essas farras sao financiadas com dinheiro do povo, que deveriam ser destinadas a melhoria das condições de vida da população, quer financiar bacanal, financie, vá em casa e peça a painho ou vá ao banco e faça empréstimo, com o nosso é de lascar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da operação que apura suposto golpe de Estado

Foto: RICHARD LOURENÇO/REDE CÂMARA

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal), na quinta-feira (18), representada pelo partido Progressistas, um pedido para anular a Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro após ordem do ministro Alexandre de Moraes, na qual corporação investiga a suposta organização de um golpe de Estado em 2022 em prol do candidato derrotado e ex-presidente, com a participação de ex-assessores, militares e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

A peculiar ‘decisão’ proferida pelo ministro Alexandre de Moraes verdadeiramente é um ato inquisitivo que acumula inadmissivelmente os teores de uma portaria de instauração de inquérito policial e de uma decisão judicial deferindo a realização oitivas e busca e apreensão, dentre outras medidas cautelares, incluindo a mais grave delas, a decretação de prisões preventivas, tudo isso travestido de despacho determinativo de autuação de ‘petição’”, disse.

As investigações apontam que o PL foi “instrumentalizado” para financiar e comandar a estrutura de apoio à suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo a PF, 16 militares são investigados por pelo menos três formas de atuação. A primeira é a produção, divulgação e amplificação de notícias falsas quanto à segurança das eleições de 2022 para estimular seguidores a permanecerem na frente de quartéis e instalações das Forças Armadas. O segundo ponto de atuação dos militares investigados pela PF seria de apoio às ações golpistas, reuniões e planejamento para manter os atos em frente aos quartéis, incluindo mobilização, logística e financiamento para auxiliar os manifestantes.

Havia ainda o “Núcleo de Inteligência Paralela”, que seria formado pelos militares Augusto Heleno, Marcelo Camara e Mauro Cid. Eles fariam a coleta de dados e informações que auxiliassem a tomada de decisões do então presidente da República na consumação do golpe. Bolsonaro teria pressionado os ministros do governo, durante reunião realizada em 5 de julho de 2022 para que promovessem e replicassem “desinformações e notícias fraudulentas” quanto à confiança do sistema eleitoral brasileiro, revela o processo.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula põe sob sigilo lista de servidores que ocuparam 57 quartos de hotel de luxo em Londres

Lula com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, em Londres Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em sigilo pelos próximos cinco anos a lista das pessoas que ocuparam 57 quartos do hotel de luxo JW Marriott Grosvenor House, em Londres. Ao todo, o governo brasileiro gastou R$ 1,47 milhão com o estabelecimento, sendo R$ 140 mil para duas salas de reuniões no hotel.

O chefe do Poder Executivo brasileiro esteve na Inglaterra em maio para a coroação do rei Charles III, que ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, Elizabeth II. O governo foi procurado por meio da Secretaria de Comunicação da Presidência, mas ainda não se manifestou.

Além da comitiva oficial, também ficaram no hotel os integrantes do chamado Escalão Avançado (Escav) que é responsável pela preparação da viagem. O grupo permaneceu no local de 26 de abril até 9 de maio. Lula chegou à cidade em 5 de maio – o evento, na Abadia de Westminster, ocorreu no dia seguinte. O quarto em que o presidente ficou hospedado com a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, saiu por R$ 43.986,60 a diária. Ao todo, 80 pessoas participaram da viagem.

“As Comitivas Técnica e de Apoio são constituídas por servidores que atuam em áreas meio para a viabilização dos eventos com a participação do presidente da República. Assim, a relação dos servidores que compõem estas comitivas são informações que são classificadas pelo Gabinete de Segurança Institucional no grau de sigilo reservado, com fundamento no art. 25, VIII, do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012″, disse a Casa Civil em resposta a um pedido da Lei de Acesso à Informação (LAI), em 15 de fevereiro deste ano. Durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o GSI já adotava conduta de classificar como reservados os relatórios de viagens nacionais e internacionais dos presidentes da República. Os documentos só são liberados cindo anos depois.

Mesmo tendo negado acesso à lista das pessoas que se hospedaram no hotel, a Casa Civil marcou a resposta como “acesso concedido”, como se tivesse entregado a informação pedida. Como regra, todos os documentos do governo devem ser de acesso público – o chamado princípio da publicidade está inscrito na Constituição. No entanto, a Lei de Acesso à Informação estabelece algumas exceções em que o acesso pode ficar restrito. O grau de sigilo pode ser reservado (cinco anos); secreto (15 anos) ou ultrassecreto (25 anos).

Em alguns casos, a Lei de Acesso também permite ao governo restringir o acesso a informações por até 100 anos, sempre que se trate de “informações pessoais (…) relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem”, independentemente da classificação de sigilo. Como mostrou o Estadão, o governo Lula impôs o sigilo de 100 anos a 1.339 pedidos, que incluem desde visitas recebidas por Janja e Lula no Palácio da Alvorada até telegramas diplomáticos sobre o jogador de futebol Robinho, condenado na Itália por estupro.

A prática também era comum no governo de Jair Bolsonaro (PL), que impôs sigilo de 100 anos a informações requisitadas em 1.108 pedidos da Lei de Acesso à Informação, segundo dados levantados pela ONG Transparência Brasil. De acordo com relatório da organização, em vários casos houve mau uso do dispositivo da Lei de Acesso por parte do governo. É o caso de informações sobre entrada e saída de pessoas em prédios públicos, informações sobre a saúde de Bolsonaro durante a pandemia de covid-19; e um processo disciplinar já encerrado contra um ministro de Estado.

Durante a campanha eleitoral de 2022, Lula prometeu acabar com o mecanismo do sigilo de 100 anos, e tirar da obscuridade informações classificadas pelo então adversário. “No dia 2 de outubro, o povo vai te mandar pra casa. Farei um decreto para acabar com seu sigilo de 100 anos para saber o que esse homem esconde por 100 anos”, disse Lula a Bolsonaro num debate televisivo realizado pela TV Globo em setembro de 2022. “É uma coisa que nós vamos ter que fazer: um decreto, um revogaço desse sigilo que Bolsonaro está criando para defender os amigos”, disse Lula a uma rádio do interior de São Paulo, em junho de 2022.

GSI nega lista de passageiros em viagens oficiais

O GSI costuma recusar-se a fornecer a lista de pessoas que voam junto com o Presidente da República durante as viagens oficiais. A alegação é a de que a “exposição indiscriminada” dos nomes traria “prejuízos e vulnerabilidades para a atividade de segurança presidencial”, como disse a pasta em resposta a um pedido da Lei de Acesso de abril de 2023, sobre a comitiva de Lula à Argentina e ao Uruguai, em janeiro daquele ano.

Tudo o que fica público, nestes casos, é a lista da comitiva oficial, que geralmente é composta apenas por uns poucos ministros. Essa lista é publicada no Diário Oficial da União. Além da lista de integrantes da comitiva para Argentina e Uruguai, desde janeiro de 2023, o GSI negou acesso à lista de passageiros que foram para a China e para Abu Dhabi, em abril. Na viagem a Londres, a comitiva oficial era composta apenas pelo assessor internacional da Presidência Celso Amorim; pela primeira-dama Janja e pelo embaixador do Brasil no Reino Unido, Claudio Frederico de Matos Arruda.

Diferentemente de outras viagens oficiais de Lula, a ida a Londres não incluiu uma pauta de negócios relacionada a diferentes áreas do governo — outras viagens, que tinham escopo mais amplo, acabaram incluindo um número maior de participantes. Em dezembro de 2023, a delegação brasileira à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-28, tinha 1.337 pessoas, incluindo empresários e políticos. Deste contingente, cerca de 400 viajaram com recursos do governo federal. Na viagem à China, em abril passado, foram cerca de 73 autoridades, entre integrantes do governo, políticos e sindicalistas. A Buenos Aires, em janeiro passado, viajaram com Lula cerca de 20 pessoas, incluindo seis ministros, um congressista (o deputado Marco Maia, do PT-RS), assessores e o fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é sempre crítica quando não é alguém da panelinha, não era o asqueroso que criticava o Bozo pelo sigilo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula se queixa a líderes que PT não defende o governo

Foto: Hugo Barreto/Metropóles

Lula se queixou aos líderes de governo na reunião desta sexta-feira (19/4) de que o Partido dos Trabalhadores precisa se empenhar mais na defesa do governo.

Lula pediu que Jaques Wagner, José Guimarães e Randolfe Rodrigues, líderes no Senado, na Câmara e no Congresso, cobrem os petistas a se engajar mais na defesa das pautas do governo.

O presidente aprofundará o assunto numa reunião que terá na semana que vem com Gleisi Hoffmann, presidente do PT. O encontro é para tratar de eleição, mas Lula também fará a crítica a ela.

Guilherme Amado, Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Como esse caipira quer que a corja defenda O SEU governo? Grande parcela do PT já notou que ele só pensa nele e em mostrar o mundo a janja, ademais, 90 % se enquadram como burros e vagabundos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa forma maioria para manter a proibição ao cigarro eletrônico no Brasil

Imagem: iStock

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) formou maioria nesta sexta-feira (19) para manter a proibição ao cigarro eletrônico no país. A medida veta a produção, comercialização e divulgação do vape em território nacional. O produto é ilegal no Brasil desde 2009, mas a entidade discutia a possibilidade de revisão da norma.

Em Reunião Ordinária Pública da Dicol (Diretoria Colegiada) da agência, 3 dos 5 diretores votaram a favor da manutenção da proibição. A deliberação ainda não foi finalizada.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, refutou o argumento de que outros países já debateram e regulamentaram o uso e comercialização de cigarros eletrônicos. Segundo ele, a liberação não resolveu os problemas de vício em nicotina e uso por pessoas mais jovens do dispositivo.

“Não há absolutamente no cenário internacional país em que essa discussão seja pacífica, tranquila e sedimentada, não há. As autoridades, em especial as de saúde, estão tendo que lidar com desafios de coibir danos dia após dia”, afirmou Torres.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, conquistou a quinta posição do ranking brasileiro do World’s Best Banks 2024, realizado pela Forbes, em parceria com a empresa de estatísticas Statista. Na pesquisa, bancos de 33 países foram avaliados por clientes com base em uma série de critérios relacionados às suas experiências no relacionamento.

Mais de 49 mil pessoas indicaram responderam a um questionário detalhado dando notas a partir das suas experiências nas instituições financeiras onde possuem ou já tiveram conta corrente ou poupança. Eles tiveram que avaliar as instituições a partir de cinco critérios: confiança, termos e condições, atendimento ao cliente, serviços digitais e aconselhamento financeiro.

Atualmente, o Sicredi conta com mais de 7,5 milhões de associados e, no último ano, registrou índice de recomendação superior a 75%, o que o coloca na zona considerada de excelência.

“O reconhecimento no ranking Forbes reflete o êxito que nossas cooperativas têm tido em aumentar o número de pessoas beneficiadas pelos diferenciais do relacionamento com uma cooperativa de crédito sem perder a nossa essência que é focar nas necessidades dos associados”, contextualiza César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defensoria pede à Justiça Federal que condene X a pagar R$ 1 bilhão por danos morais e sociais

Foto: Reprodução

A Defensoria Pública da União pediu nesta sexta-feira (19) à Justiça Federal que condene a plataforma X, antigo Twitter, a pagar R$ 1 bilhão em indenização por dano moral coletivo e danos sociais ao Brasil.

Para a DPU, a conduta do empresário Elon Musk e do X “representa instrumentalização de plataformas digitais para fins ilícitos, apontando para grave responsabilidade das empresas e de seus gestores, indicando uma indução e participação em atividades criminosas que atentam contra o tecido democrático da nação”.

No início do mês, Musk passou a fazer ataques ao ministro Alexandre de Moraes pelas decisões que determinaram a remoção de conteúdo e o bloqueio de contas de investigados no Supremo por postagens que envolvem crimes como discurso de ódio, defesa de golpe de estado e ataques sem provas ao sistema eleitoral.

Musk ameaçou não cumprir decisões da Justiça brasileira e passou a ser investigado no Supremo.

A ação da DPU pede que a Justiça determine ao X a adoção de uma série de medidas como:

  • práticas de moderação de conteúdo em conformidade com os direitos à liberdade de expressão e informação, removendo conteúdos ilegais ou que promovam desobediência a decisões judiciais
  • sistema eficaz de cooperação com autoridades judiciais para garantir respostas rápidas a ordens judiciais e requisições legais;
  • publicação de relatórios periódicos detalhando as ações tomadas para cumprir ordens judiciais e a moderação de conteúdo
  • contratação de entidades independentes para realizar auditorias regulares nas práticas da empresa

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. Moderação de conteúdo, leia-se: Não critique o ser supremo do país(Alexandre de Moraes).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Empresa contesta resultado e licitação para engorda de Ponta Negra é adiada

José Aldenir/AGORA RN

A empresa que ficou em segundo lugar na licitação da engorda da Praia de Ponta Negra apresentou recurso contestando o resultado da concorrência. Com isso, a homologação do resultado final da licitação será adiada por até dez dias, segundo informações da Prefeitura do Natal. O prazo para apresentar recursos encerrou às 23h59 dessa quinta-feira 17.

A empresa que conseguiu o primeiro lugar no processo licitatório, Consórcio DTA-AJM, terá cinco dias para apresentar sua defesa à contestação, e a Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra) terá mais cinco dias para definir o resultado.

Com informações de Tribuna do Norte e Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *