Judiciário

CONFUSÃO: Coluna de Crispiniano Neto com “ofensas” a estudantes de medicina do RN acaba em BO

O vice-presidente da Associação de Psiquiatria do RN, Gustavo de Azevedo Xavier Fernandes, registrou boletim de ocorrência contra o colunista Crispiniano Neto, do Jornal de Fato.

O BO foi registrado na delegacia de plantão da zona Sul, em Natal, onde Gustavo acusa Crispiniano de ter publicado em sua coluna coisas que se tratava de “difamação e injúria”.

Segue a coluna do Poeta Crispiniano Neto que causou o boletim de ocorrência

Crispiniano

Veja abaixo a cópia do BO feito por Gustavo e obtido pelo Blog do BG

BO

Opinião dos leitores

  1. A Medicina Brasileira exige respeito por sua contribuição incontestavel para o bem estar de povo brasileiro, apesar de tanta desvalorização e péssimas condições de trabalho! Abençoados sejam todos os Médicos Brasileiros!

  2. O comentário desse senhor, provavelmente um alienado político, merece ser repudiado por todas as classes! A liberdade de imprensa não deve ser confundida com o liberalismo e falta de ética. Quem realmente vive a situação da saúde pública no Brasil sabe o que está acontecendo e apóia atos como o desse médico, que poderia ser qualquer outro profissional em defesa da honra de sua profissão.

  3. O FACISMO EXISTE E CRESCE NO BRASIL PETISTA
    Em resposta a nota de Crispiniano Neto

    Em 02 de Setembro de 2013, uma articulista o Professor de Filosofia da USP Luiz Felipe Condé publicou o artigo “O Fascismo do PT contra os Médicos” na Folha de São Paulo levantando a tese de que o PT estaria usando com os Médicos Brasileiros a mesma tática os Nazistas usaram contra os Judeus. Em 10 de outubro de 2014, um Jornalista, “Petista de Carteirinha”, prova que Condé estava certo ao escrever sobre uma manifestação politica dos Estudantes de Medicina da UFRN.

    Um pouco de história. A difamação em massa no intuito de semear ódio contra um grupo social foi exatamente o método utilizado pelos os nazistas para desencadear duas grandes Guerras Mundiais. A tática é a uma das estudas e conhecidas formas de chegar e se manter no poder e foi através dela milhões de pessoas sinceras e honestas se convenceram a ascender Adolf Hitler. Lutar, matar e morrer por ele.

    Ela consistia em atribuir a um grupo, no caso os Judeus, uma insensibilidade social por uma riqueza elitizada em contraposição à miséria do povo pobre. Muito pobres milhões de alemães acreditaram que o partido de Hitler tinha razão, da mesma forma, hoje milhões de brasileiros de esquerda estão redescobrindo o nazismo no Brasil. Pior, muitos estão apoiando sem saber sobre isso. Exagero? De modo algum. Para quem não sabe, o Nazismo nasceu, por coincidência, do “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”. As duas palavras “Socialista” e “Trabalhadores” o faz em lembrar algo? Procure saber.

    No texto em questão. Leia atentamente e observe que o Jornalista não focaliza sua opinião em discussões técnicas como a suposta melhora da saúde brasileira, o número de 50 milhões de pessoas ou a necessidade de sanar demandas populares pelo Governo Petista. Pelo contrário, ele lança caninamente críticas levianas e irresponsáveis desprovidas de quaisquer fundamentos apenas para ferir e estimular o ódio à figura do médico, o Judeu Brasileiro segundo Condé, atacando covardemente até mesmo os estudantes universitários. Ele fala, age e se apresenta como um verdadeiro nazista, mas não fala abertamente porque o segredo para pessoas como ele prosperarem é o engano de pessoas honestas. O próprio Adolf Hitler teria dito: “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”.

    Quem tiver o mínimo de honestidade intelectual verá um emaranhado de absurdos. Primeiro porque é da natureza dos estudantes a manifestação política e ela deve ser respeitada. Universitários estiveram em todos os momentos da história política recente do Brasil e não há nada de imoral, antiético ou ilegal, pelo contrário deve ser motivo de orgulho ao país que eles se importem com o assunto. Meus casos, protestar contra Dilma não é odiá-la, é enxergar noutra pessoa um caminho melhor. Aliás, para quem não sabe, há médicos que apoiam o candidato da Aécio Neves e são favoráveis ao Programa Mais Médicos.

    Segundo, e o mais repugnante e covarde, é que ele compara nossos estudantes de Medicina – pessoas inocentes, sem recursos e sonhadoras dedicadas a cuidar das vidas de outras pessoas com amor – aos assassinos sanguinários alemães que faziam experiências em seres humanos em troca de apoio político e os usa para atingir a Classe Médica. Tal qual um Terrorista fere e mata uma Criança em nome da própria causa. Este Jornalista mostra a mais pura e verdadeira “face do facismo” instituída no Brasil. Jogando o povo contra um grupo do povo. Ele é exatamente da linha de Joseph Gobbels, Ministro da Propaganda do Nazismo, só que infinitamente mais incompetente e ridículo, mas não deve ser ignorado.

    A população brasileira já é desinformada demais sobre a figura do “Médico”. Os médicos não possuem altos salários como ele cita. Possuem, aliás, em geral, péssimos salários se considerarmos: tempo de formação, estresse, responsabilidade e violência em ambiente de trabalho. Como consequência trabalham em mais de um emprego enquanto a maioria da população está confortável com sua família. Os Médicos trabalham hoje sob o olhar duríssimo dos pacientes cada vez mais exigentes e que cada vez mais violentos. O Médicos trabalham hoje carregando a culpa pelo Sofrimento do Povo lhes imputada pelo NeoFacismo Petista que erigiu na nossa Sociedade Brasileira e deve ser repudiado por todos os cidadãos.

    Repúdio total a Nota do Jornalista Crispiniano Neto publicada no Jornal de Fato.
    “O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante e fascinada.” Humberto Gessinger.

    Heltron Xavier
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/127014-o-fascismo-do-pt-contra-os-medicos.shtml

  4. Queria ver essa mesma indignação com a "nova bolsa família" que inventaram para nós, trabalhadores, pagarmos.. O auxilio moradia para promotores e outros. Se lhe oferecem um emprego com um determinado salário, numa determinada cidade, vocé tem a opção de aceitar ou não. Pois é, agora temos que engolir que, o imposto que nos pagamos, através do nosso suado trabalho, está sendo direcionado para mais essa mordomia. Perderam a credibilidade. Se vc trabalha no interior, e tem que pagar a sua moradia com o seu salário… que tal pedir ao seu patrão o "auxílio moradia" ??

  5. Afinal, aonde é que está o crime aí? Liberdade de expressão constitucionalmente exercida pelo jornalista. Simplesmente.

  6. Parabéns ao médico que se insurgiu contra essas afirmações tão fora do contexto da democracia que hoje vivemos. Se não reagirmos a este tipo de coisa chegará em breve o dia em que será proibido de fato manifestações de apreço ou desapreço que desagradem quem está no poder. Há de se ter cuidado com o que diz, essa patrulha ideológica está tomando proporcões perigosas.

  7. Garanto q em toda profissão tem gente educada e mal educada, soberbos e não soberbos, ignorantes e sábios… Porém garanto q muito mais do que médicos com esse "perfil", há advogados, promotores, policiais, desembargadores…
    Apenas lutamos por uma estrutura melhor e planos de carreiras pra médicos, que ai sim, se interiorizarão cada vez mais (assim como policiais e juízes q já o tem), pois não queremos depender de prefeitos todo o tempo, atrasando salários (quando o pagam), afinal tb temos contas pra pagar…

  8. Vejam o que o PT está fazendo com a educação, também… Um BO com "escrevido" no corpo do texto!!!

  9. Um caminhão de maracujá para a turma do PT . A derrota é certa para os assaltantes da Petrobras. Vão perder a boquinha , e estão sem dormir.

  10. Pessoas acreditam que a internet é um campo aberto, no qual tudo pode ser dito e qualquer um pode ser ofendido. Independente da classe, status ou posição você é responsável por aquilo que posta. Se alguém escreve algo de maneira tão raivosa e espera não ser questionado, é no mínimo inocência.

  11. Generalização = perda da razão. Será que todos os médicos são esnobes? Será que nenhum se preocupa com seus pacientes? A luta médica nessa campanha se resume a melhores condições de trabalho, pois exercer medicina com uma maca quebrada, sem os equipamentos necessário e apenas com papel e caneta é o mesmo que fazer mágica.

  12. Pois é. É esse mesmo 'Crispim' que foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, quando Ruy Pereira era o secretário, na gestão de Wilma. Isto mesmo, secretário, sabidamente aquele que guarda segredo. E quanto 'segredo' houve… E quando, aliás, explodiu o maior escândalo de corrupção do governo Wilma, do qual o PT era aliado incondicional, e que levou o filho da governadora à cadeia da Polícia Federal, por haver desviado milhões de recursos da Saúde. Época, por sinal, em que o primeiro-filho Lauro Maia era frequentador habitual dos elevadores da Secretaria Estadual de Saúde. Época em que Genildo Pereira, secretário-geral e pau para qualquer obra do PSB-RN, vivia perambulando por lá, como quem não queria nada. De modo que, perguntar isto assim, de chofre, talvez não seja a forma mais recomendada.

  13. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
    Futuros Médicos, vamos estudar mais um pouco, pois vcs estão conseguindo atrair cada vez mais indignação e revolta, em função do comportamento de soberba, arrogância e prepotência da maioria de vcs que quase não pisam no chão de tão importantes, e tratam mal até os outros alunos dos outros cursos (Nutrição, Farmácia, Enfermagem, etc). Tirem o Rei da barriga e botem os pés no chão. Olhem nos olhos dos seus pacientes e percebam a importância social da medicina para a redução do sofrimento da maioria da população que é pobre e não o contrário.
    Não confundam HIPÓCRATES, pai da Medicina com HIPÓCRITAS, pessoas fingidas, falsas e dissimuladas.

  14. Alguma mentira que esse cidadão escreveu? Esses médicos sindicalistas pensam que o povo, alem de doente é burro! Quem quer saber a realidade, é só conversar com algum prefeito, que vai dizer o quanto são extorquidos!

  15. NOTA DE REPÚDIO
    Estimados potiguares, venho manifestar minha indignação sobre o teor do texto do Sr Crispiniano Neto, que de forma totalmente pejorativa e incabível, DIFAMOU os ESTUDANTES DE MEDICINA e TODA A CLASSE MÉDICA em sua coluna no Jornal de Fato, tradicional veículo da Imprensa Potiguar, que tenho certeza que não comunga de opinião tão mal educada e preconceituosa. Segue o BO.
    Dr. Gustavo Xavier. Vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria.

  16. Hipocrisia pouca é bobagem, quero ver se algum futuro médico dessa turma vai querer servir ao povo pobre do interior, de ir morar por exemplo em Venha-Ver? pois bem, as populações dos rincões pobres do nosso Estado agradecem de coração esse programa Mais Médicos, pois agora estão tendo atendimento diário em suas próprias cidades…

  17. Se ofender por ter Mengele chamado de assassino ou de Shibata ser chamado de cretino? É essa defesa corporativista que tenta jogar prá debaixo do tapete o pus de sua classe que quer eleger outro varredor de problemas para debaixo do tapete. Tinha que ser psiquiatra. Afinal, todos têm um pouco de loucura. (atenção: estou com um advogado aqui do meu lado só aguardando o processo por tê-lo chamado de psiquiatra.) Vamos e convenhamos que a justiça brasileira está muito desocupada, mesmo para se preocupar com psiquiatra ofendido por 'genericamente' ter sido chamado de pus. Eu o CHAMARIA de pústula, pulha, demente, covarde, cego, patético, fraco e imbecil. Mas o pus não entenderia. Uma pena.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP Militar deve pedir expulsão de Bolsonaro do Exército nesta semana

Foto: Breno Esaki

O Ministério Público Militar deve protocolar nesta semana pedido ao Superior Tribunal Militar (STM) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros militares condenados pela trama golpista — o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — sejam expulsos das Forças Armadas.

O Poder Judiciário volta ao funcionamento normal nesta segunda-feira (2/2).

Bolsonaro e os outros militares citados foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Veja as penas dos militares estabelecidas pelo STF

  • Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército e ex-presidente da República: 27 anos e três meses de prisão;
  • Walter Braga Netto, general da reserva do Exército: 26 anos de prisão;
  • Almir Garnier, almirante e ex-comandante da Marinha: 24 anos de prisão;
  • Augusto Heleno, general da reserva do Exército: 21 anos de prisão;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general da reserva do Exército: 19 anos de prisão.

O Código Penal Militar estabelece que militares condenados a penas privativas de liberdade superiores a dois anos sejam punidos com a a chamada “indignidade para o oficialato”, que resulta na perda de posto e patente, e consequentemente, na exclusão das Forças Armadas, seguindo o devido processo de julgamento.

Segundo levantamento do Metrópoles, na coluna Grande Angular, o STM cassou patentes em 85% dos processos sobre indignidade para o oficialato, entre 2018 e 2025.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN

Fotos: Divulgação

O engenheiro e empresário Silvio Bezerra lança, no dia 4 de fevereiro, o livro “Silvio. Muitas histórias”, uma autobiografia que reúne memórias pessoais e profissionais construídas ao longo de 56 anos de vida. O lançamento acontece a partir das 18h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) em Natal, em evento para convidados.

Com uma narrativa marcada pela franqueza, sensibilidade e humor, a obra percorre a trajetória do autor desde a infância até os dias atuais, abordando família, amizades, carreira, desafios e aprendizados. Longe de idealizações, o livro valoriza experiências reais e relações humanas que moldaram sua visão de mundo.

“No livro, eu conto muitas histórias fugindo de idealizações e apresentando um relato marcado pela verdade, pelas relações humanas e pela memória afetiva”, afirma Silvio, que cuidadosamente selecionou também muitas imagens que remetem a sua vida e a cidade de Natal.

Natal, aliás, tem papel central na obra, aparecendo não apenas como cenário, mas como parte da identidade do autor. O cotidiano da cidade, o Colégio Marista, a Ecocil, a paixão pelo futebol, atravessam as páginas como elementos fundamentais dessas histórias. “São histórias que não seriam as mesmas se tivessem sido vividas aqui”, afirma.

O livro fala ainda sobre como as experiênciais pessoais moldaram o executivo Silvio Bezerra, CEO da Ecocil e ex-presidente ativo do Sinduscon/RN. Silvio detalha bastidores como da aliança estratégica com a Salamanca Capital, relembra decisões difíceis e momentos de reconhecimento para a empresa e para sua trajetória.

O evento, que será das 18h às 22h, reunirá familiares, amigos e convidados que também fazem parte do percurso narrado no livro.

*SERVIÇO*

Lançamento do livro Silvio. Muitas histórias, de Silvio Bezerra.

Local: Espaço Candinha Bezerra, FIERN
Av. Sen. Salgado Filho, 1845 Lagoa Nova Natal/RN

Horário: das 18h às 22h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço dos ovos diminui em janeiro para o menor nível em seis anos

Foto: Magnus Nascimento

O ovo, uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros, teve redução de preço em todo o país no mês de janeiro, alcançando o menor nível dos últimos seis anos, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As médias mensais apresentaram uma queda de até 17% em relação a dezembro de 2025. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o recuo é ainda mais expressivo, chegando a 27%. Os índices consideram as informação compiladas até a última quarta-feira (28), com os valores reais, corrigidos pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro de 2025.

Consumidores da capital potiguar ouvidos pela reportagem afirmaram ter percebido a redução. A diarista Vanderleia Nascimento contou que, com preços melhores, dá para consumir mais. “Lá em casa eu e meu filho consumimos bastante ovo, então, é ótimo que os preços estão melhores”, disse.

A empregada doméstica Vanusa Ferreira foi ao supermercado nesta segunda-feira (2) fazer as compras para a casa onde trabalha, mas revelou que na semana passada aproveitou os preços em conta para levar o produto para as refeições caseiras e também para as vendas do marido, que é comerciante. “Levei três bandejas para mim e 15 para o comércio do meu esposo. Está bem barato mesmo e isso é muito bom, inclusive para quem revende, como é o caso do meu marido”, falou Vanusa.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula vê gastos da máquina pública dispararem e atingirem maior nível em 9 anos

Foto: Reprodução

Os gastos administrativos para manter a máquina pública federal em funcionamento chegaram a R$ 72,7 bilhões em 2025, o maior valor dos últimos nove anos, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional corrigidos pela inflação. As despesas voltaram a ultrapassar a marca dos R$ 70 bilhões no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ficarem em patamar menor durante as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Entre os custos que mais pressionam o orçamento estão contas básicas e operacionais, como energia elétrica, água, tecnologia da informação, limpeza, vigilância, combustíveis, aluguel de imóveis e veículos, além de passagens e serviços bancários. O avanço dessas despesas tem reduzido o espaço disponível para investimentos e programas públicos, já que fazem parte dos chamados gastos livres do governo dentro das regras do arcabouço fiscal.

Como as despesas obrigatórias — como salários, aposentadorias e benefícios — crescem acima do limite anual permitido, o governo acaba comprimindo ainda mais a margem para investimentos em áreas como infraestrutura, universidades federais, bolsas científicas, fiscalização ambiental e programas sociais. Para 2026, o Ministério do Planejamento estima cerca de R$ 129,2 bilhões disponíveis para gastos discricionários, dos quais grande parte já é consumida pelo custeio da máquina.

Especialistas apontam que o cenário fiscal deve dificultar novas iniciativas em pleno ano eleitoral. Para o economista Jeferson Bittencourt, a combinação de despesas obrigatórias em alta e calendário político tende a limitar ações do governo. Já Marcus Pestana, da Instituição Fiscal Independente, avalia que o modelo atual cria uma margem “medíocre” para investimentos, indicando um horizonte fiscal desafiador para o país.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT afasta deputado acusado de importunação sexual em aeroporto e abre investigação interna

Foto: Divulgação/Internet

O PT decidiu suspender a filiação do suplente de deputado estadual Pedro Lobo após ele ser acusado de importunação sexual no aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará. A medida foi tomada em reunião emergencial da sigla e tem caráter provisório enquanto o caso segue sob apuração pelas autoridades.

A informação é da colunista Milena Teixeira, do Metrópoles. O parlamentar foi detido na segunda-feira (2), suspeito de esfregar as partes íntimas em uma mulher durante o desembarque de um voo. A vítima, de 33 anos, acionou policiais ainda dentro do aeroporto e formalizou a denúncia, registrada pela Polícia Federal, responsável pela ocorrência no local.

Em nota oficial, o PT do Ceará afirmou que a suspensão é uma medida cautelar e que foi aberta uma sindicância ética interna para investigar os fatos. Segundo o partido, o procedimento não representa julgamento antecipado, mas busca apurar a denúncia com transparência e respeito às normas internas.

Após o registro da ocorrência, o suplente e a denunciante foram levados à sede da Polícia Federal para prestar depoimento. O caso permanece em investigação e novas diligências devem definir os próximos passos tanto na esfera policial quanto partidária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Waack critica Brasília e aponta desequilíbrio entre Poderes em meio a discursos e cerimônias

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CNN Política (@cnnpolitica)

Vídeo: Reprodução/CNN Brasil

Na reabertura dos trabalhos em Brasília nesta segunda-feira (2), discursos solenes e cerimônias marcaram o retorno do Legislativo e do Judiciário, mas, para o jornalista William Waack, o clima foi mais de autocelebração do que de respostas concretas aos problemas do país. O Executivo apresentou um pacote de prioridades com 914 páginas, enquanto os presidentes dos Três Poderes trocaram elogios públicos e recados indiretos.

Segundo a análise, o cenário político atual evidencia um desequilíbrio institucional: o Executivo enfraquecido, o Legislativo em expansão e o STF exercendo influência crescente sobre decisões nacionais. Durante a sessão, o presidente do Supremo, Edson Fachin, falou em necessidade de autocorreção, enquanto o presidente Lula (PT) afirmou que a Corte não extrapolou suas funções.

Waack destacou ainda que o tempo político é curto diante da proximidade das eleições, o que pode limitar avanços práticos nas pautas anunciadas. Escândalos envolvendo diferentes esferas de poder também pairaram sobre os discursos, mesmo sem serem tratados diretamente nas falas oficiais.

Para o jornalista, o dia foi marcado por pompa, tapete vermelho e cerimônias, mas com pouca substância diante dos desafios reais, como a situação das contas públicas e os impactos que devem recair sobre quem vencer o próximo pleito eleitoral.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI avança contra Lulinha e vota quebra de sigilos em meio a investigação sobre escândalo no INSS

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A CPMI que investiga irregularidades no INSS retomou os trabalhos com força total após a reabertura do ano legislativo e já analisa a quebra de sigilos bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido integra um pacote com mais de 40 requerimentos apresentados logo nas primeiras horas, sendo doze assinados pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

Lulinha passou a ser alvo direto da comissão ainda no ano passado, quando parlamentares da esquerda se mobilizaram para barrar sua convocação. Mesmo assim, o relator insistiu nas medidas e voltou a protocolar pedidos para aprofundar a apuração sobre a suposta ligação dele com o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como figura central no esquema investigado.

Além do filho do presidente, a CPMI também pretende ampliar o foco das investigações sobre a família do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citado em outro episódio considerado sensível dentro das apurações. Parlamentares classificam o cenário como um “caldeirão de escândalos”, com desdobramentos políticos e financeiros.

As oitivas devem ser retomadas na próxima quinta-feira (5), com depoimentos previstos de Daniel Vorcaro, Maurício Camisotti, da Total Health, e Gilberto Waller Junior, ligado ao INSS. A expectativa é que a comissão avance na coleta de informações e defina novos alvos à medida que os trabalhos evoluam.

Com informações do Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. A família Lula é sinônimo de corrupção, a corrupção está entranhada no sangue dessa família

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula já responde por mais de R$ 200 bilhões em gastos e despesas públicas passam de meio trilhão em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os gastos públicos no Brasil ultrapassaram meio trilhão de reais logo no primeiro mês do ano eleitoral de 2026, com mais de R$ 200 bilhões ligados às despesas do governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo dados da plataforma Gasto Brasil. O volume elevado reacende o debate sobre o ritmo das contas públicas em meio ao cenário político e econômico.

A ferramenta de monitoramento aponta que o país registrou uma média de aproximadamente R$ 16 bilhões gastos por dia em janeiro, o equivalente a cerca de R$ 670 milhões por hora. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), responsável pela plataforma, alerta que, se o ritmo for mantido, as despesas podem alcançar R$ 6 trilhões até o fim do ano.

Até às 14h30 da última segunda-feira (2), o total acumulado chegou a R$ 514,8 bilhões, sendo R$ 209 bilhões em gastos federais, R$ 145,5 bilhões dos governos estaduais e R$ 160,3 bilhões das prefeituras. Os dados incluem despesas com pessoal, encargos sociais, investimentos, obras públicas e outras despesas correntes.

Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, é urgente buscar mais eficiência na utilização do dinheiro público. Ele defende o controle das despesas obrigatórias e o aumento da arrecadação sem pressionar a economia, afirmando que reduzir o custo do Estado é essencial para ampliar o espaço para investimentos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRF aposentado é morto em assalto a granja em São José de Mipibu; criminosos fizeram família refém e fugiram com caminhonete da vítima

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Via Certa (@viacertanatalrn)

Vídeo: Via Certa Natal

Um Policial Rodoviário Federal aposentado foi morto durante um assalto a uma granja localizada na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu, na noite desta segunda-feira (2). A vítima foi identificada como Fernando Delfino. Segundo informações apuradas no local, seis criminosos participaram da ação, que teria sido planejada com o objetivo principal de roubar armas de fogo e outros bens da propriedade.

De acordo com relatos, os assaltantes chegaram à granja e fizeram familiares do policial reféns enquanto aguardavam o retorno dele à residência. Durante toda a ação, os parentes pediam para que os suspeitos levassem os objetos e fossem embora, mas o grupo insistia em permanecer no local esperando a chegada da vítima, acreditando que ele estaria armado.

Populares relataram que os criminosos teriam acessado a propriedade por uma área de mata. Após a chegada do policial, houve momentos de tensão e um dos suspeitos acabou baleado. O grupo fugiu levando a caminhonete da vítima, descrita como uma Strada branca, seguindo em direção ao município de Monte Alegre.

Ainda segundo as informações, os próprios comparsas deixaram o criminoso ferido em um hospital de Monte Alegre, onde ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Após isso, os demais envolvidos fugiram com destino ignorado. A Polícia Civil, por meio da DHPP, e equipes da Polícia Científica realizaram perícias no local, enquanto diligências seguem em andamento para localizar os outros cinco suspeitos do crime.

Opinião dos leitores

  1. A lei anti crime e muito mas muito branda aqui. Qualquer bandido deveria de pegar de 10 a 30 anos de cadeia mas cadeia sem regalia a regalia devia ser respirar comer e beber água e ficar atrás das grades aí sim o índice criminal chega a quase zero. E sem bolsa preso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

TJD/RN marca julgamento de América e Potyguar por escalações irregulares

Foto: Reprodução

O julgamento do América e do Potyguar Seridoense será realizado nesta quinta-feira (5), pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN). A sessão está marcada para as 18h30, no auditório da sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), em Natal – confira abaixo:

A informação é do Blog do Bolinha, da 96 FM. As duas equipes foram denunciadas por supostas escalações irregulares no Campeonato Potiguar. De acordo com o edital de citação e intimação do TJD/RN, os clubes respondem com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da utilização de atletas em situação irregular.

No caso do América, a denúncia aponta três infrações ao artigo 214, o que pode resultar na perda de 18 pontos, além de multa no valor de R$ 15 mil. Já o Potyguar Seridoense é acusado de quatro infrações, com possibilidade de perda de 15 pontos e multa de R$ 1.500.

O auditor relator do processo é Ívis Giorgio Tavares Barros Dias. A decisão do julgamento pode provocar impacto direto na tabela do Campeonato Potiguar, uma vez que envolve punições esportivas severas e pode alterar posições na classificação da competição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *