Judiciário

CONFUSÃO: Coluna de Crispiniano Neto com “ofensas” a estudantes de medicina do RN acaba em BO

O vice-presidente da Associação de Psiquiatria do RN, Gustavo de Azevedo Xavier Fernandes, registrou boletim de ocorrência contra o colunista Crispiniano Neto, do Jornal de Fato.

O BO foi registrado na delegacia de plantão da zona Sul, em Natal, onde Gustavo acusa Crispiniano de ter publicado em sua coluna coisas que se tratava de “difamação e injúria”.

Segue a coluna do Poeta Crispiniano Neto que causou o boletim de ocorrência

Crispiniano

Veja abaixo a cópia do BO feito por Gustavo e obtido pelo Blog do BG

BO

Opinião dos leitores

  1. A Medicina Brasileira exige respeito por sua contribuição incontestavel para o bem estar de povo brasileiro, apesar de tanta desvalorização e péssimas condições de trabalho! Abençoados sejam todos os Médicos Brasileiros!

  2. O comentário desse senhor, provavelmente um alienado político, merece ser repudiado por todas as classes! A liberdade de imprensa não deve ser confundida com o liberalismo e falta de ética. Quem realmente vive a situação da saúde pública no Brasil sabe o que está acontecendo e apóia atos como o desse médico, que poderia ser qualquer outro profissional em defesa da honra de sua profissão.

  3. O FACISMO EXISTE E CRESCE NO BRASIL PETISTA
    Em resposta a nota de Crispiniano Neto

    Em 02 de Setembro de 2013, uma articulista o Professor de Filosofia da USP Luiz Felipe Condé publicou o artigo “O Fascismo do PT contra os Médicos” na Folha de São Paulo levantando a tese de que o PT estaria usando com os Médicos Brasileiros a mesma tática os Nazistas usaram contra os Judeus. Em 10 de outubro de 2014, um Jornalista, “Petista de Carteirinha”, prova que Condé estava certo ao escrever sobre uma manifestação politica dos Estudantes de Medicina da UFRN.

    Um pouco de história. A difamação em massa no intuito de semear ódio contra um grupo social foi exatamente o método utilizado pelos os nazistas para desencadear duas grandes Guerras Mundiais. A tática é a uma das estudas e conhecidas formas de chegar e se manter no poder e foi através dela milhões de pessoas sinceras e honestas se convenceram a ascender Adolf Hitler. Lutar, matar e morrer por ele.

    Ela consistia em atribuir a um grupo, no caso os Judeus, uma insensibilidade social por uma riqueza elitizada em contraposição à miséria do povo pobre. Muito pobres milhões de alemães acreditaram que o partido de Hitler tinha razão, da mesma forma, hoje milhões de brasileiros de esquerda estão redescobrindo o nazismo no Brasil. Pior, muitos estão apoiando sem saber sobre isso. Exagero? De modo algum. Para quem não sabe, o Nazismo nasceu, por coincidência, do “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”. As duas palavras “Socialista” e “Trabalhadores” o faz em lembrar algo? Procure saber.

    No texto em questão. Leia atentamente e observe que o Jornalista não focaliza sua opinião em discussões técnicas como a suposta melhora da saúde brasileira, o número de 50 milhões de pessoas ou a necessidade de sanar demandas populares pelo Governo Petista. Pelo contrário, ele lança caninamente críticas levianas e irresponsáveis desprovidas de quaisquer fundamentos apenas para ferir e estimular o ódio à figura do médico, o Judeu Brasileiro segundo Condé, atacando covardemente até mesmo os estudantes universitários. Ele fala, age e se apresenta como um verdadeiro nazista, mas não fala abertamente porque o segredo para pessoas como ele prosperarem é o engano de pessoas honestas. O próprio Adolf Hitler teria dito: “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”.

    Quem tiver o mínimo de honestidade intelectual verá um emaranhado de absurdos. Primeiro porque é da natureza dos estudantes a manifestação política e ela deve ser respeitada. Universitários estiveram em todos os momentos da história política recente do Brasil e não há nada de imoral, antiético ou ilegal, pelo contrário deve ser motivo de orgulho ao país que eles se importem com o assunto. Meus casos, protestar contra Dilma não é odiá-la, é enxergar noutra pessoa um caminho melhor. Aliás, para quem não sabe, há médicos que apoiam o candidato da Aécio Neves e são favoráveis ao Programa Mais Médicos.

    Segundo, e o mais repugnante e covarde, é que ele compara nossos estudantes de Medicina – pessoas inocentes, sem recursos e sonhadoras dedicadas a cuidar das vidas de outras pessoas com amor – aos assassinos sanguinários alemães que faziam experiências em seres humanos em troca de apoio político e os usa para atingir a Classe Médica. Tal qual um Terrorista fere e mata uma Criança em nome da própria causa. Este Jornalista mostra a mais pura e verdadeira “face do facismo” instituída no Brasil. Jogando o povo contra um grupo do povo. Ele é exatamente da linha de Joseph Gobbels, Ministro da Propaganda do Nazismo, só que infinitamente mais incompetente e ridículo, mas não deve ser ignorado.

    A população brasileira já é desinformada demais sobre a figura do “Médico”. Os médicos não possuem altos salários como ele cita. Possuem, aliás, em geral, péssimos salários se considerarmos: tempo de formação, estresse, responsabilidade e violência em ambiente de trabalho. Como consequência trabalham em mais de um emprego enquanto a maioria da população está confortável com sua família. Os Médicos trabalham hoje sob o olhar duríssimo dos pacientes cada vez mais exigentes e que cada vez mais violentos. O Médicos trabalham hoje carregando a culpa pelo Sofrimento do Povo lhes imputada pelo NeoFacismo Petista que erigiu na nossa Sociedade Brasileira e deve ser repudiado por todos os cidadãos.

    Repúdio total a Nota do Jornalista Crispiniano Neto publicada no Jornal de Fato.
    “O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante e fascinada.” Humberto Gessinger.

    Heltron Xavier
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/127014-o-fascismo-do-pt-contra-os-medicos.shtml

  4. Queria ver essa mesma indignação com a "nova bolsa família" que inventaram para nós, trabalhadores, pagarmos.. O auxilio moradia para promotores e outros. Se lhe oferecem um emprego com um determinado salário, numa determinada cidade, vocé tem a opção de aceitar ou não. Pois é, agora temos que engolir que, o imposto que nos pagamos, através do nosso suado trabalho, está sendo direcionado para mais essa mordomia. Perderam a credibilidade. Se vc trabalha no interior, e tem que pagar a sua moradia com o seu salário… que tal pedir ao seu patrão o "auxílio moradia" ??

  5. Afinal, aonde é que está o crime aí? Liberdade de expressão constitucionalmente exercida pelo jornalista. Simplesmente.

  6. Parabéns ao médico que se insurgiu contra essas afirmações tão fora do contexto da democracia que hoje vivemos. Se não reagirmos a este tipo de coisa chegará em breve o dia em que será proibido de fato manifestações de apreço ou desapreço que desagradem quem está no poder. Há de se ter cuidado com o que diz, essa patrulha ideológica está tomando proporcões perigosas.

  7. Garanto q em toda profissão tem gente educada e mal educada, soberbos e não soberbos, ignorantes e sábios… Porém garanto q muito mais do que médicos com esse "perfil", há advogados, promotores, policiais, desembargadores…
    Apenas lutamos por uma estrutura melhor e planos de carreiras pra médicos, que ai sim, se interiorizarão cada vez mais (assim como policiais e juízes q já o tem), pois não queremos depender de prefeitos todo o tempo, atrasando salários (quando o pagam), afinal tb temos contas pra pagar…

  8. Vejam o que o PT está fazendo com a educação, também… Um BO com "escrevido" no corpo do texto!!!

  9. Um caminhão de maracujá para a turma do PT . A derrota é certa para os assaltantes da Petrobras. Vão perder a boquinha , e estão sem dormir.

  10. Pessoas acreditam que a internet é um campo aberto, no qual tudo pode ser dito e qualquer um pode ser ofendido. Independente da classe, status ou posição você é responsável por aquilo que posta. Se alguém escreve algo de maneira tão raivosa e espera não ser questionado, é no mínimo inocência.

  11. Generalização = perda da razão. Será que todos os médicos são esnobes? Será que nenhum se preocupa com seus pacientes? A luta médica nessa campanha se resume a melhores condições de trabalho, pois exercer medicina com uma maca quebrada, sem os equipamentos necessário e apenas com papel e caneta é o mesmo que fazer mágica.

  12. Pois é. É esse mesmo 'Crispim' que foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, quando Ruy Pereira era o secretário, na gestão de Wilma. Isto mesmo, secretário, sabidamente aquele que guarda segredo. E quanto 'segredo' houve… E quando, aliás, explodiu o maior escândalo de corrupção do governo Wilma, do qual o PT era aliado incondicional, e que levou o filho da governadora à cadeia da Polícia Federal, por haver desviado milhões de recursos da Saúde. Época, por sinal, em que o primeiro-filho Lauro Maia era frequentador habitual dos elevadores da Secretaria Estadual de Saúde. Época em que Genildo Pereira, secretário-geral e pau para qualquer obra do PSB-RN, vivia perambulando por lá, como quem não queria nada. De modo que, perguntar isto assim, de chofre, talvez não seja a forma mais recomendada.

  13. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
    Futuros Médicos, vamos estudar mais um pouco, pois vcs estão conseguindo atrair cada vez mais indignação e revolta, em função do comportamento de soberba, arrogância e prepotência da maioria de vcs que quase não pisam no chão de tão importantes, e tratam mal até os outros alunos dos outros cursos (Nutrição, Farmácia, Enfermagem, etc). Tirem o Rei da barriga e botem os pés no chão. Olhem nos olhos dos seus pacientes e percebam a importância social da medicina para a redução do sofrimento da maioria da população que é pobre e não o contrário.
    Não confundam HIPÓCRATES, pai da Medicina com HIPÓCRITAS, pessoas fingidas, falsas e dissimuladas.

  14. Alguma mentira que esse cidadão escreveu? Esses médicos sindicalistas pensam que o povo, alem de doente é burro! Quem quer saber a realidade, é só conversar com algum prefeito, que vai dizer o quanto são extorquidos!

  15. NOTA DE REPÚDIO
    Estimados potiguares, venho manifestar minha indignação sobre o teor do texto do Sr Crispiniano Neto, que de forma totalmente pejorativa e incabível, DIFAMOU os ESTUDANTES DE MEDICINA e TODA A CLASSE MÉDICA em sua coluna no Jornal de Fato, tradicional veículo da Imprensa Potiguar, que tenho certeza que não comunga de opinião tão mal educada e preconceituosa. Segue o BO.
    Dr. Gustavo Xavier. Vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria.

  16. Hipocrisia pouca é bobagem, quero ver se algum futuro médico dessa turma vai querer servir ao povo pobre do interior, de ir morar por exemplo em Venha-Ver? pois bem, as populações dos rincões pobres do nosso Estado agradecem de coração esse programa Mais Médicos, pois agora estão tendo atendimento diário em suas próprias cidades…

  17. Se ofender por ter Mengele chamado de assassino ou de Shibata ser chamado de cretino? É essa defesa corporativista que tenta jogar prá debaixo do tapete o pus de sua classe que quer eleger outro varredor de problemas para debaixo do tapete. Tinha que ser psiquiatra. Afinal, todos têm um pouco de loucura. (atenção: estou com um advogado aqui do meu lado só aguardando o processo por tê-lo chamado de psiquiatra.) Vamos e convenhamos que a justiça brasileira está muito desocupada, mesmo para se preocupar com psiquiatra ofendido por 'genericamente' ter sido chamado de pus. Eu o CHAMARIA de pústula, pulha, demente, covarde, cego, patético, fraco e imbecil. Mas o pus não entenderia. Uma pena.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Tóquio registra mais de 4 mil casos de Covid-19 e bate novo recorde diário durante as Olimpíadas

Foto: Hiro Komae/AP Photo

Tóquio, cidade cede das Olimpíadas 2020, registrou um novo recorde diário de casos de Covid-19 desde o começo da pandemia, com 4.058 infectados nas últimas 24 horas. O evento ainda ocorre na capital japonesa até o dia 8 de agosto.

Mesmo com o aumento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores das Olimpíadas de Tóquio dizem que o sistema de testarem e rastreamento de casos dos jogos garante que o evento não é responsável por esses novos casos.

O rígido protocolo fez com que, até o momento, 246 casos de Covid-19 fossem registrados na vila olímpica. Destes, apenas 26 são atletas, que passam por um sistema de verificação ainda mais rigoroso. Nas últimas 24 horas, foram 21 novos testes positivos. Lembrando que, no total, mais de 56 mil pessoas devem ir até a capital japonesa durante a realização dos jogos.

Casos de Covid-19 durante as Olimpíadas de Tóquio

O aumento de casos de Covid-19 em Tóquio já estava ocorrendo antes do começo das Olimpíadas. Na última sexta-feira, o governo japonês colocou outras quatro regiões do país em estado de emergência, situação na qual a capital está desde julho.

Apesar disso, o estado de emergência é uma medida bastante branda quando comparada com a de outros países. Apenas restringindo o número de pessoas em bares e restaurantes e recomendando o trabalho à distância.

Durante a última semana, Tóquio já havia batido recorde de novas infecções por Covid-19, com mais de 3 mil casos, com as Olimpíadas já em andamento. Agora, a capital atinge o patamar dos 4 mil contaminados em um único dia.

Vacinação no Japão

A vacinação no Japão segue lenta e a população é majoritariamente contra a realização do evento. Paralelo a isso, ainda existe o risco da variante Delta, mais transmissível, se espalhar no país com a chegada de estrangeiros. Pesquisas de opinião realizadas entre os japoneses indicaram que a maior parte da população é contrária à realização do evento em Tóquio, isso deve aumentar com o recorde de casos.

Inicialmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio deveriam acontecer no meio do ano passado, mas por conta do estado da pandemia no mundo naquela ocasião, o evento acabou sendo adiado em um ano.

Olha Digital

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Bolsonaro participa de motociata em Presidente Prudente-SP

O presidente Jair Bolsonaro participa de um passeio de moto com apoiadores na manhã desta sábado (31) em Presidente Prudente (SP).

O presidente desembarcou por volta de 9h. Vídeo mostra que ele está acompanhado dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutra) e do presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães.

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) também está no local. A motociata começou no aeroporto da cidade. Depois de alguns minutos, Bolsonaro parou a moto para acenar aos apoiadores.

É o 5º passeio de Bolsonaro com apoiadores desde maio. Teria sido a 6ª motociata, se ele não tivesse cancelado a presença em um evento em Manaus depois de ter sido hospitalizado. Participou apenas por vídeo, em transmissão com os manifestantes.

Bolsonaro tem uma visita agendada ao Hospital Regional do Câncer da cidade, às 12h deste sábado (31), com o ministro Marcelo Queiroga.

Poder 360

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Criptomoeda da CBF esgota em apenas 30 minutos e gera arrecadação de R$ 90 milhões

Foto: Agência O Globo

Esgotada em apenas meia hora, a oferta de 30 milhões de criptoativos Brazilian Football Team (BFT), lançados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último dia 27, gerou uma arrecadação de 15 milhões de euros — cerca de R$ 90 milhões — para a entidade esportiva. A pré-venda ocorreu por meio da plataforma de negociação de criptomoedas Bitci.

Mais de 13 mil pessoas compraram a moeda digital da CBF ao preço de 0,50 euros cada. Há ainda mais 70 milhões de tokens para serem vendidos, em negociação pública prevista para ocorrer no dia 25 de agosto.

Os criptoativos também são chamados de fan tokens. Eles permitem que os torcedores tenham acesso a experiências e recompensas exclusivas, como participar de sorteios e eventos esportivos.

“Tokens de torcedor, que vêm se tornando populares na indústria do esporte, são expressos como ativos que fornecem a oportunidade de aumentar o contato digital e presencial entre equipes e fãs, que passam a ter voz em certas decisões e se beneficiar de vantagens e mais proximidade com marcas e atletas. Os tokens de torcedor a serem desenvolvidos pela Bitci Technology para aumentarão a interação dos torcedores com a Seleção Brasileira e, paralelamente, proporcionarão uma oportunidade de amplificação da receita comercial”, explicou a CBF por meio de nota.

O Globo

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moradores reclamam de constantes apagões em rua de Ponta Negra

Foto: reprodução/ilustrativa

Moradores da rua Praia de Upanema, no bairro de Ponta Negra, têm reclamado de constantes apagões de energia elétrica, que segundo eles, chegam a durar horas.

Eles se queixam que vários chamados já foram abertos e que recebem da Cosern uma resposta de praxe: “Vamos identificar o problema e solucionar”. A maioria dos moradores da rua são idosos.

Além da sensação de insegurança, quando os apagões ocorrem durante a noite ou madrugada, também há relatos de que o problema já têm causado prejuízos, danificando desde equipamento que controla cerca elétrica a câmeras de segurança instaladas nas residências.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fátima diz que oposição está “inconsolável” e cobra CPI sem “sensacionalismo ou espetacularização”

Imagem: reprodução/YouTube

A governadora Fátima Bezerra (PT) se pronunciou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi instalada na Assembleia Legislativa do RN para investigar os gastos do seu próprio governo durante a pandemia do coronavírus. A petista disse aguardar que os trabalhos do Legislativo sejam realizados “sem extrapolar para o sensacionalismo ou espetacularização”.

“Nós estamos absolutamente tranquilos. O Governo do Estado ao longo desse período agiu com toda a transparência na pandemia. Inclusive com cuidado especial ao que diz respeito a aplicação dos recursos públicos. Tivemos diálogo permanente com os MPs. A maioria dos contratos foram inclusive feitos através de termos de ajustamento. O que esperamos é que membros da CPI possam atuar dentro da legalidade, voltados para papel deles no contexto da CPI, que é a investigação e sem extrapolar para o sensacionalismo ou espetacularização. Ou seja, agir dentro da legalidade conforme reza o regimento do Legislativo e a Constituição”, disse Fátima em entrevista ao canal da Agência Saiba Mais, no YouTube.

Ainda de acordo com a governadora, “deve ter setor da oposição inconsolável, que torceu muito para o quanto pior melhor”. Para Fátima, alguns adversários acreditavam que ela não teria capacidade de “dar a resposta que o povo esperava”

Portal Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. Eu quero ver esses governantes tomando muito imosec com medo das CPIs devido as falcatruas que fizermos em seus governos… O MINTOmaníaco das rachadinhas tomou tanto imosec que teve que fazer lavagem no hospital… Pena que agora ele só expele bosta pela boca …

  2. Ela que não bestinha, já coloca o MP como coadjuvante dos atos praticados na pandemia. Vai que é tua Taffarel.

  3. A quentinha que comeu na mesa da PREVIDÊNCIA, foi contestado a respeito do PISO NACIONAL DA PREVIDÊNCIA e outros. Aqui no ESTADO a GOVERNADORA FÁTIMA DO PT, traiu tudo e todos o PISO NO ESTADO DO RN, por essa GOVERNADORA na passava de R$ 2.500, veja que tanta PICARETAGEM do PT.

  4. Se a justiça brasileira estivesse fazendo o seu trabalho corretinho, essa governadora estaria presa hoje, principalmente com essa pandemia e a falta de respeito com a população através da aquisição dos respiradores q nunca chegaram. Quantos morreram por falta desses respiradores. #FORAFATIMA

  5. Entendi que ela quer uma CPI aqui totalmente diferente da que o PT faz em Brasília.
    É isso mesmo produção?

    1. Vige! A GD está calma, e não quer espetáculo, tá esquecendo da sua atuação no parlamento, chegou a comer quentinha na mesa do presidente, aqui várias coisas foram sensacionais, contratação de ambulâncias a peso de ouro, dinheiro doado u um consórcio que foi comprar respiradores, não, vinhos, e ainda tem muito a se descobrir.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos

Foto: Thomas Peter

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (30) o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com laboratório Sinovac. A empresa quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina.

De acordo com a Anvisa, para incluir novos públicos na bula, o laboratório responsável pelo imunizante precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países.

Até o momento, a única vacina para covid-19 aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a da Pfizer. Esse imunizante tem indicação em bula para uso a partir de 12 anos de idade. Já o laboratório responsável pela Janssen recebeu autorização da agência para realizar estudos de sua vacina com menores de 18 anos. Os estudos estão em condução pelo laboratório.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

JOGOS OLÍMPICOS: Brasil vence o Egito por 1 a 0 e avança para semifinal

Foto: MOLLY DARLINGTON/REUTERS – 31/07/2021
O Brasil venceu o Egito por 1 a 0 e se classificou hoje (31) para as semifinais do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. O gol foi marcado por Matheus Cunha aos 36 minutos do segundo tempo num jogo de domínio em Saitama.

É a quarta vez consecutiva que a seleção brasileira entra na disputa por medalha na competição. Bronze em Pequim-2008, prata em Londres-2012 e ouro na Rio-2016, a equipe luta pelo bicampeonato olímpico.

O confronto do Brasil na semifinal será definido no complemento da rodada, com o resultado do duelo entre Coreia do Sul e México que começou às 8h. O jogo será na terça-feira (3), às 5h, no Estádio Kashima.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Excelente resultado contra a fortíssima seleção egípcia.
    A cada instante nossa derrocada nesse esporte fica mais visível.
    No feminino ao invés de vitórias, vemos desculpas. No masculino comemoram resultados magros diante de seleções de futebol esquelético.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Após conclusão da quarta parcela, gasto com auxílio emergencial chega a R$ 34,7 bilhões em 2021

Foto: Marcos Rocha/ FDR

O gasto do governo federal com o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial atingiu R$ 34,7 bilhões, com o depósito da quarta parcela finalizado nesta semana. O valor equivale a 79% do orçamento de R$ 44 bilhões previstos para os quatro meses iniciais. Mas o benefício foi prorrogado com mais três parcelas até outubro, com os mesmos valores. O calendário dos novos pagamentos ainda não foi divulgado.

Nesta etapa, foram beneficiadas 36,1 milhões de pessoas, sendo 26,7 milhões inscritos pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa, e 9,4 milhões do Bolsa Família. O total de repasse com a quarta parcela foi de R$ 8,4 bilhões para os dois grupos, com valor médio de R$ 305,97, no caso do Bolsa Família.

O pagamento médio segue em R$ 250, com exceção às mulheres chefes de família, que recebem R$ 375, e as pessoas que moram sozinhas, R$ 150.

“Concluímos mais uma etapa do auxílio emergencial 2021 com a convicção de que o trabalho realizado permitiu a milhões de famílias um reforço no orçamento para superar as dificuldades impostas pela pandemia. Vamos seguir com o mesmo empenho e eficiência para que as três parcelas da prorrogação do benefício continuem chegando a quem mais precisa”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.

Calendário

Assim como o depósito, a liberação do saque da quarta parcela foi adiantada. Originalmente, os trabalhadores nascidos em janeiro poderiam sacar a quarta parcela a partir do dia 13 de agosto. Agora, eles terão essa possibilidade nesta segunda-feira (2). O cronograma de saques vai até 18 de agosto para os aniversariantes de dezembro, uma antecipação de 22 dias.

O modelo de escalonamento das transferências e saques, adotado no ano passado, segue sendo executado em 2021, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.

Prorrogação

Com a prorrogação do auxílio emergencial até outubro, a expectativa do governo federal é ganhar tempo para o avanço da vacinação contra a covid-19, além de preparar uma ampliação do programa Bolsa Família, com pagamentos no valor de R$ 300.

A prorrogação vai abrir mais espaço no Orçamento de 2021 para o lançamento da nova política social permanente, que vai suceder o Bolsa Família. O desenho do substituto do Bolsa Família precisa ser implementado até dezembro de 2021, porque a lei veda a adoção desse tipo de medida em ano de eleições.

Mesmo assim, o governo afirma que o benefício concedido aos trabalhadores informais e população de baixa renda devido à de covid-19 pode ser renovado caso a pandemia persista.

Datas para saque da 4ª parcela

2 de agosto (segunda-feira) – nascidos em janeiro
3 de agosto (terça-feira) – nascidos em fevereiro
4 de agosto (quarta-feira) – nascidos em março
5 de agosto (quinta-feira) – nascidos em abril
9 de agosto (segunda-feira) – nascidos em maio
10 de agosto (terça-feira) – nascidos em junho
11 de agosto (quarta-feira) – nascidos em julho
12 de agosto (quinta-feira) – nascidos em agosto
13 de agosto (sexta-feira) – nascidos em setembro
16 de agosto (segunda-feira) – nascidos em outubro
17 de agosto (terça-feira) – nascidos em novembro
18 de agosto (quarta-feira) – nascidos em dezembro

R7

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN recebeu do Ministério da Saúde 384 mil doses de vacinas nos últimos 12 dias

Foto: Paulo Nascimento

Com a chegada de mais um lote da vacina da Pfizer contra a covid-19 com 62.010 mil doses, na manhã deste sábado (31), o Rio Grande do Norte totalizará 384,8 mil doses de imunizantes recebidos nos últimos doze dias, entregues pelo Ministério da Saúde.

No dia 21, chegaram em solo potiguar 143,2 mil doses, sendo 19,8 mil da Pfizer, 93 mil da AstraZeneca e outras 30,4 mil da Coronavac.

Nesta semana, no dia 27, o RN recebeu mais 35,1 mil doses da Pfizer, 85,8 da AstraZeneca, além de 58,7 da Coronavac, totalizando 179,6 doses.

Vacinas recebidas:

  • Pfizer: 116,9 mil doses
  • AstraZeneca: 178,8 mil doses
  • Coronavac: 89,1 mil doses

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo federal reconhece situação de emergência em 4 cidades do RN; veja lista

O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em dez cidades do Brasil por desastres naturais, em sua maioria por seca ou estiagem. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Registram estiagem os municípios de Araripe e de Itapagé, no Ceará, além de Caraúbas (RN) e Água Doce (SC). Sofrem com a seca, que é uma falta de chuvas mais prolongada que a estiagem, as cidades de Caiçara do Rio do Vento (RN), São Tomé (RN), Serra Negra do Norte (RN) e Padre Carvalho (MG). A cidade catarinense de Pinheiro Preto sofreu com um vendaval e Constantina, no Rio Grande do Sul, teve prejuízos com granizo.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. Ontem na entrevista no programa do Ratinho, o Presidente Bolsonaro, falou que o Exército brasileiro, vai nas cidades em estado de calamidade, provocada pela seca, perfurar poços e assim acabar com a farra dos carros pipas.
    Hô Véio arroxado é Bolsonaro.
    O homem é bom, o homem é espetacular.

    1. O exército ajuda na seca faz décadas. Não é mérito de Jair não.

    2. Esse serviço é feito a anos e quem administra o projeto dos carros pipa é o exército. Então você quer dizer que a farra dos carros pipas é feita pelo exército?

    3. A pessoa que assisti ratinho não tem a menor condição de opinar sobre qualquer assunto.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *