Política

Congresso promulga Reforma Eleitoral, e mudanças já valem para eleições de 2022; confira

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters (25.out.2014)

O Congresso promulgou nesta terça-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral, que traz mudanças nas regras para as eleições no país.

Como membros da Câmara dos Deputados e do Senado decidiram pela promulgação do texto antes do dia 2 de outubro, um ano antes do próximo pleito, as alterações já valem para as eleições de 2022.

A promulgação declara a existência da lei e ordena sua execução. Por se tratar de uma PEC, não é necessário sanção presidencial.

Para evitar que o texto retornasse à Câmara e adiasse sua promulgação, a relatora da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), decidiu manter no texto final que foi para votação no plenário apenas os pontos de concordância entre deputados e senadores.

Entre os pontos mais polêmicos retirados por falta de consenso estava a volta das coligações partidárias em eleições proporcionais (deputados e vereadores). A coligação partidária nessas circunstâncias havia sido extinta na reforma eleitoral de 2017, mas deputados tentaram reintroduzi-la.

Já entre os principais pontos aprovados, que já vão valer para as próximas eleições, estão a contagem em dobro de votos dados a mulheres e pessoas negras para a Câmara dos Deputados entre 2022 e 2030, perda do mandato dos deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos, a chamada fidelidade partidária, e mudanças nas datas de posse do presidente da República e de governadores.

Confira as mudanças nas regras para as eleições com a PEC:

Nova data para as posses do presidente e de governadores

A partir das eleições de 2026 — portanto, a partir de janeiro de 2027 —, as posses do presidente da República e dos governadores dos estados e do Distrito Federal não acontecerão mais no dia 1º de janeiro, como ocorre atualmente.

O presidente e seu vice tomarão posse a partir de 5 de janeiro; já os governadores e seus vices assumirão o cargo no dia 6 de janeiro.

Incentivo a candidaturas de negros e mulheres

Os votos dados a candidatos negros e mulheres serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral de 2022 a 2030.

Essa contagem em dobro será aplicada apenas uma vez, ou seja, os votos para uma candidata negra, por exemplo, não poderão ser contados em dobro duas vezes (por ser mulher e por ser negra).

A medida serve para incentivar a candidatura desses grupos, que ainda são minoria nos Poderes.

Fidelidade partidária

Com a nova regra, deputados federais, estaduais e distritais e vereadores que saírem de um partido pelo qual tenham sido eleitos não perderão o mandato se a legenda concordar com a saída.

Atualmente, quando trocam de partido os parlamentares seguem com o mandato apenas em casos de “justa causa”, que, segundo a lei 9.096, de 1995, seriam: “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e durante o período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição”.

Entre outros pontos, a PEC prevê também uma regra para impedir que, em caso de incorporação de partidos, eventuais sanções aplicadas à legenda incorporada sejam transferidas para a sigla incorporadora nem aos seus novos dirigentes, exceto aos que já integravam o partido incorporado.

Consultas populares

A PEC definiu regras também para a realização de consultas populares sobre questões locais, que devem ser feitas junto com as eleições municipais.

Essas consultas teriam que ser aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data das eleições, e as manifestações dos candidatos sobre essas questões não poderão ser exibidas durante a propaganda gratuita no rádio e na televisão.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morte de homem dentro de jaula dos leões expõe falha grotesca de segurança no Parque da Bica, em João Pessoa

A morte do homem atacado pela leoa no Parque da Bica, em João Pessoa, demonstra a completa falha na segurança e não pode ser tratada como acidente imprevisível.

As imagens que o BLOG DO BG PB recebeu são claras: Ele não “caiu” na jaula, ele entrou pelo teto, que na verdade é uma cerca facilmente escalável, e ainda desceu por uma árvore dentro do recinto. Isso tudo sem que nenhum funcionário note, questione, alerte ou acione qualquer protocolo, um retrato da completa vulnerabilidade de um espaço que deveria ser seguro tanto para pessoas quanto para os próprios animais.

A menos culpada nessa história é a leoa, por causa do seu instinto, algo inveitável. Agora, onde estava a Guarda Municipal? Há monitoramento? Há rondas? Se existirem, falharam de forma absoluta.

O que a população espera é uma investigação rigorosa e, o mais importante, uma ação imediata para reforçar a segurança do local.

BLOG DO BG PB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Preso mais de 10 vezes: ‘Vaqueirinho’ que morreu após entrar em jaula de leoa tinha extensa ficha criminal

O jovem que morreu na jaula de uma leoa, na manhã deste domingo (30) foi identificado como ‘Vaqueirinho’ de Mangabeira. A fama dele de contraventor era conhecida desde adolescência, tendo sido apreendido diversas vezes. De acordo com a Polícia Civil, o jovem chegou a ser preso por mais de 10 vezes, sendo solto na última sexta-feira (28).

Na semana passada, a Polícia Militar, recebeu chamados para uma agência de um banco em Mangabeira, onde o suspeito tentou danificar dois caixas eletrônicos. Ele foi detido e levado para a Central de Polícia, no Geisel, e logo depois solto após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

BLOGDOBGPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IMAGENS FORTES: Mulher sofre amputação das pernas após ser atropelada e arrastada por mais de 1km pelo ex na Marginal Tietê, em SP

Uma mulher de 31 anos foi atropelada e arrastada por mais de 1 km pelo ex-companheiro na Zona Norte de São Paulo, na manhã de sábado (29). A vítima, Taynara Souza Santos, mãe de dois filhos, passou por cirurgias e teve as duas pernas amputadas. Ela segue internada em estado gravíssimo no Hospital Municipal Vereador José Storopolli.

O autor do crime, Douglas Alves da Silva, 26 anos, está foragido. Segundo a Polícia Civil, ele teria atropelado Taynara intencionalmente, após uma discussão motivada por ciúmes em um bar no Parque Novo Mundo. Testemunhas disseram que o agressor acelerou um Volkswagen Golf preto contra a vítima e ainda puxou o freio de mão para aumentar o atrito enquanto a arrastava até a Marginal Tietê.

Imagens entregues à polícia mostram Taynara presa sob o carro enquanto era arrastada por mais de 1 km. Pessoas que estavam no local tentaram impedir a fuga, mas o motorista escapou em alta velocidade. A polícia trabalha com a hipótese de que Douglas tenha fugido para o Ceará.

O caso é investigado como tentativa de feminicídio com extrema crueldade. A SSP afirma que diligências seguem em andamento para localizar o suspeito.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Metade dos pacientes com câncer de próstata no SUS demoram mais de 60 dias para começar tratamento

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quase 50% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata no SUS em 2024 demoraram mais de 60 dias para iniciar um tratamento adequado. Os dados são de levantamento exclusivo feito pelo R7 Planalto, através do sistema de dados abertos do Ministério da Saúde e confirmados pela pasta.

Ao todo, no ano passado foram 42 mil homens diagnosticados com neoplasia maligna da próstata, o câncer de próstata. Desses, 24% iniciaram tratamento antes de 60 dias, 27% não tiveram detalhamento do tempo de espera, e 49% demoraram mais de dois meses para iniciar o combate à doença.

Desses 49%, há aqueles que esperaram quase um ano para ter acesso a uma intervenção médica.

Vale lembrar que desde 2012 está em vigor a Lei nº 12.732, que obriga o SUS a iniciar o tratamento de pacientes com câncer — seja cirurgia, radioterapia ou quimioterapia — em no máximo 60 dias após o diagnóstico confirmado por laudo patológico. O objetivo é evitar que esses pacientes fiquem em longas esperas que podem agravar o quadro de saúde.

Ao longo de mais de um mês a reportagem do R7 Planalto enviou demandas via Lei de Acesso à Informação e via imprensa para o Ministério da Saúde para levantar os dados explorados nesta série de reportagens Saúde do Homem. Após sucessivas tentativas, a reportagem extraiu as informações pelo sistema Tabnet e questionou a pasta sobre o tempo de espera.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que tem expandido a capacidade de diagnóstico e tratamento da doença. “Nos últimos dois anos (2023-2024), foram realizados mais de 547 mil diagnósticos de câncer – um crescimento de 20% em relação ao período anterior. Desde 2023, já foram adquiridos 53 aceleradores lineares no âmbito do Programa Radioterapia, desde 2023”, disse.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é morto por leoa após invadir jaula no Parque da Bica, em João Pessoa

Um homem morreu neste domingo (30) depois de ser atacado por uma leoa ao entrar em uma jaula no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa.

No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. Vídeos feitos por visitantes mostram o homem subindo por uma estrutura lateral da jaula. Depois, ele usa uma árvore como apoio para entrar no espaço. Logo em seguida, é atacado pela leoa.

O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

Veja a íntegra da nota da prefeitura de João Pessoa sobre o ocorrido:

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

A Prefeitura se solidariza com a fam)ília da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.

Com informações do BLOGDOBGPB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O seu domingo merece o rodízio de pizza do Cicchetti Natal

Domingo é dia de rodízio de pizza no Cicchetti Natal (@cicchettinatal). Das 18h às 22h, o charmoso restaurante serve as mais saborosas pizzas da cidade, cuidadosamente preparadas com ingredientes premium e com aquele toque especial que transforma cada fatia em um momento de puro prazer, por R$69,00 por pessoa.

Entre as opções do rodízio, você pode saborear a Pizza Frita, envolta em presunto de Parma; a Pollo Parmegiana, com frango defumado e mozzarella Fior di Latte; a Pepperoni, acompanhada de salame importado; além da clássica Marguerita. Conheça também a Pugliesi, com presunto de Parma; a Borda Alta, recheada com mortadella e pesto; a Cogumelos, preparada com molho trufado; e a Mediterrânea, que combina azeitonas e cebola roxa.

Serviço:
Rodízio de Pizza Cicchetti Natal
Aos domingos, das 18h às 22h
Shopping Midway Mall – 3º Piso
Telefone: (84) 98619-0365
Instagram: @cicchettinatal

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Sou maconheiro e criminalização é racista’, diz deputado do PT

Imagens: YouTube breeza_revista

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) voltou a gerar polêmica ao declarar, em entrevista à revista Breeza, que é “maconheiro” e que a criminalização da cannabis no Brasil é “racista”. Ele defendeu que políticos parem de tratar o tema com receio e disse que já tentou plantar a planta em casa, sem sucesso.

Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro”, declarou em entrevista à revista on-line Breeza, concedida durante a ExpoCannabis, evento realizado de 14 a 16 de novembro em São Paulo. “A planta é maravilhosa e a criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, disse.

Freitas afirmou ainda que pretende criar uma associação para cultivo de cannabis medicinal voltada a pacientes vulneráveis, com protagonismo de egressos do sistema prisional. Segundo ele, a ideia também tem caráter político: “Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba.”

O deputado também defendeu maior participação de pessoas negras na cadeia produtiva da cannabis, argumentando que, sem isso, o dinheiro do setor continuará enriquecendo “outros bolsos”.

Polêmica recente

Freitas esteve no centro de outra controvérsia em novembro, quando um vídeo circulou mostrando uma briga entre ele e o manobrista Wesley de Souza Silva. O deputado afirmou ter sido vítima de racismo e disse ter fraturado o nariz. Outro vídeo, divulgado no dia seguinte, mostra o carro do manobrista passando perto de Freitas e uma mulher, seguido por discussão e agressões envolvendo o deputado e seu assessor.

Conflitos passados

2021: Foi preso pela Guarda Municipal de Curitiba durante um ato político, acusado de agressão e resistência.
2023: Teve um atrito com agentes da PF no embarque para um voo; acusou os policiais de racismo.
Outros episódios: Há registros de confrontos com autoridades em diferentes ocasiões, sempre com versões divergentes entre o deputado e os agentes envolvidos.

Mandato cassado e restabelecido pelo STF

Em 2022, Renato Freitas teve o mandato de vereador cassado após entrar em uma igreja com manifestantes durante um protesto contra o racismo. Em setembro do mesmo ano, o STF restabeleceu o mandato, afirmando que manifestações pacíficas em defesa da população negra não justificam cassação.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz anuncia Cavalgada de Verão com show de Xand Avião

A Prefeitura de Extremoz promoverá mais uma edição da tradicional Cavalgada de Verão, um dos eventos culturais mais importantes do litoral potiguar. A celebração reunirá cavaleiros, amazonas, famílias, o público local e turistas para um grande encontro que valoriza as raízes nordestinas e movimenta o turismo da cidade. Neste ano, a festa contará com um show especial do cantor Xand Avião, que promete animar o público com seus grandes sucessos.

Realizada anualmente, a Cavalgada de Verão percorre cenários que destacam as belezas naturais de Extremoz, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições locais. O evento se consolida como um dos mais aguardados do calendário municipal.

“A Cavalgada de Verão faz parte da história do nosso povo e representa a força da nossa tradição. É um evento que reúne família, amigos e visitantes, movimentando nossa cidade e impulsionando o comércio local. Nossa gestão segue investindo em iniciativas que valorizam nossas raízes e fortalecem o turismo, gerando emprego, renda e promovendo ainda mais o nome de Extremoz”, destaca a prefeita Jussara Sales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Assu, Rogério Marinho participa de ato com o prefeito e do lançamento do Projeto Vale + Vivo

O senador Rogério Marinho (PL) cumpriu agenda neste sábado (29) em Assu. O parlamentar se reuniu com o prefeito da cidade, Lula Soares, e com o ex-prefeito Gustavo Soares. Depois participou de um ato ao lado do gestor, que agradeceu o envio de emendas enviadas pelo líder da oposição no Senado. Em seguida, Rogério prestigiou o lançamento do Projeto Vale + Vivo, realizado pelo vereador da cidade, Pedro Filho (PL).

O prefeito Lula Soares destacou a importância do apoio recebido pelo mandato de Rogério para Assu, com emendas que garantirão investimentos na infraestrutura da cidade. Rogério agradeceu pelo reconhecimento e reafirmou seu compromisso a favor de buscar melhorias para Assu e a região.

Já o Vale + Vivo é voltado para ações sociais e fortalecimento comunitário no Vale do Açu. O evento promovido na Câmara Municipal de Assu, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais e moradores da região. Durante o lançamento, Pedro Filho apresentou as diretrizes do projeto, que tem como objetivo ampliar serviços e atividades voltadas ao desenvolvimento social, incentivo ao turismo e apoio a agricultura. O vereador afirmou que o programa nasce com a missão de “cuidar das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população assuense”.

O senador Rogério Marinho destacou a importância de iniciativas que aproximam o poder público das demandas reais da comunidade. “Projetos como o Vale + Vivo fortalecem o tecido social e ampliam oportunidades. É fundamental valorizar ações que nascem do território, com diálogo e compromisso. Fico feliz em acompanhar esse lançamento e reafirmar nosso apoio ao desenvolvimento do Vale do Açu e de todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

O ato contou com as presenças do deputado estadual Coronel Azevedo, da vereadora de Natal, Camila Araújo, do presidente do PL de Mossoró, Jorge do Rosário, e do ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO RAIZ: Confira as receitas de dobradinha com fava; e picado de bode

DOBRADINHA COM FAVA
Ingredientes:
1k de fava
300g de charque
300g de calabresa
200g de bacon
5 dentes de alho picado
1 cebola roxa grande picada
300g de bucho bovino
Óleo para refogar
2 colheres de sopa de colorau
1,5L de água
Sal a gosto

Modo de preparo:
Dessalgue a carne de charque, deixando de molho por 3 horas e trocando a água de hora em hora.
Corte a calabresa em rodelas, o bacon em cubos e o bucho em tiras.
Coloque um pouco de óleo na panela de pressão já aquecida, acrescente a fava e refogue um pouco.
Coloque o charque, o bacon, o bucho e refogue por 5 minutos.
Acrescente o alho, a cebola, o colorau e refogue por mais 5 minutos, sempre mexendo.
Coloque um pouco de sal, a água e deixe ferver.
Tampe a panela de pressão e deixe de 15 a 20 minutos.
Após parar a pressão, abra a panela e veja se os ingredientes ficaram macios.
Deixe a panela aberta, ligue o fogo novamente e deixe ferver por mais 5 minutos para engrossar um pouco mais.
Sirva com arroz ou farofa.

Tempo de preparo: 3h
Tempo de cozimento: 35 min

Kennedy Sousa – Buteco no Beco – Beco da Lama – Natal/RN
@butecobeco_

DICA RÁPIDA

PICADO DE BODE
Ingredientes:
1 kg de picado de bode/carneiro
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 pimentão verde
Cheiro Verde e sal a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de colorau
1/2 xícara de óleo
150ml de água

Modo de preparo:
Escalde o picado com água fervendo, deixando de molho por 5 minutos.
Escorra e reserve.
Coloque o picado na panela de pressão e acrescente a cebola, o pimentão, o alho, o colorau, o óleo, a pimenta do reino e misture bem.
Leve ao fogo e deixe refogar por 2 minutos.
Acrescente a água e deixe começar a ferver.
Tampe a panela de pressão e após desligue o fogo 5 a 7 minutos depois que pegar a pressão.
Deixe perder a pressão naturalmente.
Coloque um pouco de cheiro verde por cima e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 40 min

Cozinheira Zélia Pinheiro – Mercado das Quintas – Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *