Conmebol obriga Brasil a ter casa fixa nas Eliminatórias da Copa

BrasilO Brasil vai ter que ter casa fixa durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O Terra apurou que Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, e o técnico Dunga terão que escolher apenas duas cidades para o Brasil jogar, não podendo circular pelo País como nas disputas anteriores. Rio de Janeiro, próximo da Granja Comary, e São Paulo saem na frente da disputa. Maracanã, Engenhão, Arena do Corinthians e Allianz Parque são estádios modernos, com toda a estrutura que a Seleção vai precisar na disputa por uma vaga no Mundial da Rússia.

Mas isso não vale apenas para o Brasil. A Conmebol já determinou que os outros países façam o mesmo. E a nova determinação vai além: os estádios devem ficar próximos a aeroportos internacionais, para evitar que equipes como a Venezuela marquem jogos em lugares acanhados e com pouco estrutura no interior do país.

Dunga já deve voltar ao trabalho com Gilmar Rinaldi nesta semana na CBF. Eles devem ter uma reunião com o novo diretor de comunicações, Fernando de Mello, para traçar a linha de atendimento à imprensa nas entrevistas coletivas e durantes os treinamentos para os jogos oficiais.

Os dois vão preparar também a viagem à Rússia, já que no próximo dia 25 de julho será feito o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo. Como na América do Sul o formato é por pontos corridos, não há sorteio, mas reuniões para acerto da tabela, que será divulgada na ocasião.

Caso Neymar

Dunga e Gilmar já devem começar a fazer o planejamento dos próximos amistosos da Seleção, nos dias 4 e 8 de Setembro. Os jogos devem ser marcados novamente para os Estados Unidos e uma das partidas deve ser o Superclássico das Américas, contra a Argentina. A CBF espera que essa partida seja considerada oficial, assim Neymar poderia cumprir nela um dos jogos de suspensão que trouxe da Copa América , assim, poderia voltar no segundo jogo das Eliminatórias. Além disso, a entidade pensa em recorrer da sanção imposta ao jogador do Barcelona diretamente no tribunal da Fifa.

Terra