O Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região (CRP-RN) lamenta, publicamente, que uma organização tão representativa quanto a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado (ABIH-RN) use os seus perfis em redes sociais para distorcer a profissão de psicólogo.
De forma clara, a referida Associação afirma “eu não preciso de psicólogo” em postagem com o objetivo de promover o Rio Grande do Norte como destino turístico. Além de distorcida, a publicação é irresponsável, pois descredita um acompanhamento científico incapaz de ser substituído por uma atividade de lazer.
Ainda confiante no bom senso da ABIH-RN, este Conselho sugere outras formas de propagar as belezas naturais do nosso Estado, sem desqualificar profissionais sérios e comprometidos com o bem estar das pessoas ou não o pondo em risco simplesmente para atender aos seus objetivos.
Marmininu, esse país tá feofodeadá. A gente num pode mais falar nada, num pode mais escrever nada.
Acho que esses psicólogos reclamão tão é precisando de um PASSEIO PELAS DUNAS DE NATAL.
kkkkkkkkk. Realmente, com a beleza natural que temos, o cara ainda precisar de psicólogo. kkkkkkk. Muito criativa a propaganda. Ô povo chato, estes politicamente corretos, vão trabalhar!
Por esses e outros motivos o turismo do RN não decola. A própria associação, certamente após muito esforço, certamente assessorada por profissionais da propaganda altamente capazes e criativos, consegue informar numa única propaganda que aqui, no RN, o empresariado da rede hoteleira é desrespeitoso e, ainda, nada persuasivo.
LAMENTÁVEL uma propaganda que promove uma atividade econômica como o Turismo, e menospreza uma importante ciência humana como a Psicologia. Isso mostra que, além de ser uma atividade muito mal gerida no RN, que sinceramente não coloca Natal na frente de qualquer outro destino meia boca no Brasil, é muito mal representado, dado que os órgãos são compostos na grande maioria de políticos, e que não viram nada além de seu próprio benefício.
Quem precisam com urgência de um bom psicólogo são: o incompetente que criou essa péssima propaganda; o irresponsável que aprovou a idéia; e o inconsequente que achou que ninguém perceberia essa asneira que escreveram. ABIH é uma instituição falida que não representa a hotelaria do RN.
Falta de criatividade da agência que criou o anúncio. Além de ofensivo, é desnecessário, pois denota um ar de desprezo pelos profissionais da área. Há ideias bem melhores do que essa. Criatividade não ficou para todo mundo.
No RN para muitos em primeiro lugar vêm o lucro independente de sua origem. A infelicidade não tá na coloção de uma palavra errada no lugar errado e sim na escolha infeliz da palavra errada! Vão ate dizer quê é uma simples publicidade, porém, é de um gosto muito dúbio.
Muito infeliz essa colocação da ABIH-RN. Uma tremenda falta de respeito a uma categoria tão bonita e tão importante. O autor desse comercial tá precisando e muito de um psicólogo, ou se for o caso, de um psiquiatra.
Os assessores de Allyson Bezerra usaram um e-mail institucional da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Mossoró para registrar o perfil @allysonarrochado, que faria parte de uma suposta rede criada para atacar adversários e fazer propaganda antecipada da candidatura do ex-prefeito ao Governo do Estado.
A revelação foi feita pelo Blog do Dina, com base em documentos fornecidos pela Meta, administradora do Instagram, na investigação que corre no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Além da página @allysonarrochado, a rede reúne os perfis @rncomallyson, @timeallyson, @allyson_humorado e @allysondopovo.
O e-mail [email protected] consta entre os “e-mails verificados” dentro do cadastro da conta @allysonarrochado. O segundo e-mail verificado, associado ao mesmo perfil é o [email protected], que pertence à jornalista Valéria Persali, ex-secretária de Comunicação da Prefeitura de Mossoró e braço direito de Allyson Bezerra.
Valéria é noiva de João Carlos Medeiros, que é cargo comissionado da Câmara Municipal de Mossoró, dirigente do União Brasil Jovem e criador do perfil @rncomallyson. Ele também era sócio do blog “Toda Hora Mossoró”, que recebeu R$ 46.905,00 da Prefeitura de Mossoró entre 2021 e 2024.
O ex-diretor da World Cannabis, Edson Claro, e o dono da empresa, Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS – (Fotos: Divulgação e Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A prisão do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, em setembro de 2025, foi decretada, entre outras razões, porque ele tentou intimidar uma testemunha do escândalo dos desvios das aposentadorias dos idosos. O Careca do INSS, antes de ser preso, ameaçou “meter uma bala” na cabeça do subordinado se ele revelasse o que sabia, segundo reportagem da revista VEJA.
O alvo foi Edson Claro, ex-diretor comercial da World Cannabis, empresa que pertence a Antonio Carlos, que revelou, em mais de 80 horas de depoimentos à Polícia Federal, detalhes de como o seu chefe operava o esquema que desviou 6 bilhões de reais dos aposentados do INSS.
Edson apresentou mensagens, planilhas, fotografias e diálogos de celular que abriram caminho para uma série de investigações — três delas envolvendo o Lulinha, filho mais velho do presidente da República.
“A primeira coisa que falei é que muita gente grande estava envolvida”, disse Edson a VEJA.
“Falei sobre a comissão de 25 milhões que o Antonio disse que pagaria para o filho do presidente e também sobre o envolvimento de outras pessoas importantes, incluindo o senador Weverton Rocha” completou.
O executivo contou ter ouvido do Careca do INSS que Lulinha receberia R$ 25 milhões de reais por ter conseguido viabilizar um contrato no Ministério da Saúde no valor de 1 bilhão de reais. O negócio envolvia a venda de testes rápidos para dengue e zika.
O ex-diretor contou que Lulinha viajou com Careca para quatro países — Portugal, Alemanha, Suiça e Espanha — para tratar de outros negócios. Ele também também deu o caminho para a PF mapear a distribuição de propinas. Disse aos policiais que Lulinha recebia uma mesada de 300 mil reais paga pela lobista Roberta Luchsinger, amiga do filho do presidente, e pela publicitária Danielle Fonteles, que mora em Portugal.
As revelações de Edson tiveram um custo para sua vida pessoal. A CPMI do INSS tentou incluir o empresário no programa de proteção a testemunhas, sem resultado. Nas últimas semanas, ele tem recebido ligações oriundas dos Estados Unidos, Paraguai e interior de São Paulo. Em um dos telefonemas, uma pessoa advertiu que ele estaria ‘falando muito’.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou neste sábado (8) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que negou o pedido para que ele e os irmãos Carlos e Jair Renan Bolsonaro visitassem o pai, Jair Bolsonaro, neste domingo (9), Dia dos Pais.
Nas redes sociais, Flávio escreveu: “Tiraram a liberdade dele. Agora querem tirar até o direito de um pai abraçar seus filhos. Isso tem dia e hora pra acabar!”, declarou.
O pedido havia sido apresentado pela defesa de Bolsonaro como uma autorização excepcional, de caráter “familiar e humanitário”. Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, não foi incluído na solicitação.
Moraes afirmou que permanece em vigor a suspensão de 30 dias das visitas a Bolsonaro, determinada após o descumprimento de medidas cautelares. A restrição permite apenas atendimentos médicos, fisioterapêuticos e encontros com advogados. Entre os episódios considerados pelo ministro está a divulgação, por Flávio, de uma carta escrita pelo pai e publicada nas redes sociais.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que os filhos Carlos, Jair Renan e Flávio Bolsonaro visitassem o ex-presidente neste domingo (9), Dia dos Pais.
A defesa havia alegado que a visita teria caráter excepcional e “humanitário e familiar”, para preservar os vínculos entre Bolsonaro e os filhos.
Moraes, porém, manteve a suspensão de 30 dias das visitas ao ex-presidente, determinada após o descumprimento de condições judiciais. A restrição permite apenas visitas de médicos e advogados.
Caso de Flávio
Flávio Bolsonaro está submetido a uma restrição diferente. Em julho, Moraes suspendeu por 90 dias as visitas do senador ao pai após ele publicar nas redes sociais uma carta de Bolsonaro na qual o ex-presidente o designava como porta-voz na disputa eleitoral deste ano.
Uma das medidas impostas a Bolsonaro proíbe a divulgação de manifestações suas nas redes sociais, inclusive por terceiros.
A defesa recorreu e alegou que Bolsonaro não sabia que a carta seria publicada por Flávio. O recurso foi encaminhado à PGR, que deverá se manifestar sobre a manutenção da restrição.
O portal g1 destacou mudanças promovidas pela própria Secretaria de Estado da Educação (Seec) do governo Fátima e chamou de “manobra” ações que podem ter “inflado artificialmente” o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Inep, e “disfarçado” um desempenho insatisfatório dos estudantes da rede pública estadual do RN.
Em 2025, a Secretaria de Estado da Educação (Seec) publicou uma portaria permitindo que estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio avançassem para a série seguinte mesmo sendo reprovados em até seis disciplinas.
O Ideb 2025, divulgado pelo Inep nesta quarta-feira (5), mostra que a nota do ensino médio potiguar até subiu de 3,2, em 2023, para 4,0 em 2025. O avanço de 0,8 ponto representa crescimento de 25% e tirou o RN da última posição nacional.
Ideb x Saeb e a contradição exposta
Os resultados do Ideb e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) colocam o RN diante de uma contradição: enquanto o Ideb apresenta uma melhora expressiva, os dados do Saeb que avaliam o nível de aprendizagem mostram que a grande maioria dos estudantes ainda não domina os conhecimentos básicos.
86% dos estudantes do ensino médio da rede estadual do RN permanecem abaixo do nível adequado de aprendizagem em Matemática. Em Língua Portuguesa, o cenário também é preocupante: 74,1% dos alunos não atingiram o padrão esperado, segundo dados preliminares do Saeb.
A contradição entre os dados mostram que avanço registrado no Ideb não representa efetivamente uma melhora na aprendizagem e pode ser explicado pela mudança na forma de contabilizar a aprovação dos alunos.
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) apresente documentos e comprovantes financeiros relacionados ao 8º Congresso Nacional do PT e ao projeto “Porta-Vozes de Lula”. A medida atende parcialmente a um pedido do PL, que acusa a federação de uso irregular do Fundo Partidário.
Congresso do PT
No 8º Congresso Nacional do PT, realizado entre 24 e 26 de abril, o PL apontou o uso de recursos do Fundo Partidário em ações de comunicação para associar Flávio Bolsonaro a corrupção, criminalidade, milícias e ao Banco Master.
Projeto “Porta-Vozes de Lula”
Lançado em 9 de junho, o projeto ensina estratégias de mobilização e atuação digital. O ministro quer verificar se o sistema de missões, pontuação, ranking e eventuais benefícios envolveu algum tipo de vantagem econômica, o que é vedado pela legislação eleitoral.
Mais detahes da decisão de Mendonça
Mendonça também determinou que sejam preservados documentos, contratos, mensagens, mídias e registros relacionados aos dois projetos.
O ministro não acolheu o pedido do PL para suspender de forma ampla eventos, formação de militantes ou ações de mobilização digital da federação. A análise busca verificar se houve uso irregular de recursos do Fundo Partidário ou algum mecanismo proibido de incentivo à atuação digital.
Um relatório IPCC (Centro de Cooperação Policial Internacional), um órgão integrado por agências federais dos Estados Unidos e países participantes da Copa do Mundo, Coordenado pelo FBI, revelou que Lionel Messi seria o principal alvo de um atentado durante a Copa do Mundo nos Estados Unidos, segundo informações do jornal espanhol Información, reproduzidas pelo O Globo. De acordo com o documento, o jogador argentino foi quem recebeu o maior número de ameaças ao longo do torneio.
Antes da partida entre Argentina e Jordânia, pela fase de grupos, um homem teria ligado para o aeroporto de Dallas e ameaçado invadir o estádio acompanhado de outras duas pessoas. Segundo o relatório, o grupo estaria armado com bombas caseiras, e o suspeito mencionou Messi como alvo do ataque.
As ameaças voltaram a ocorrer antes do confronto entre Argentina e Egito, pelas oitavas de final. Nas redes sociais, um dos suspeitos escreveu: “Vou entrar no Estádio de Atlanta e explodir o Messi com quatro bombas“.
No mesmo jogo, a polícia recebeu outra denúncia sobre a suposta presença de três bombas escondidas em latas de lixo nas arquibancadas. Após uma varredura no estádio com cães farejadores, porém, nenhuma bomba foi encontrada.
Cristiano Ronaldo também apareceu em registros relacionados à segurança durante a Copa. De acordo com o boletim de ocorrência, a FIFA comunicou ao FBI a presença de “um homem suspeito” que buscava obter informações sobre a hospedagem do atacante português. Dois dias depois, a polícia de Houston localizou e prendeu o suspeito dentro do hotel onde a seleção portuguesa estava hospedada.
O Superior Tribunal Militar (STM) determinou a perda do posto e da patente de um 2º tenente aposentado do Exército condenado por transmitir intencionalmente HIV a duas mulheres, durante sessão realizada na última quarta-feira (5).
Segundo o processo, o militar sabia que era soropositivo desde 2003, mas ocultou a condição das ex-companheiras e manteve relações sexuais sem preservativo com elas entre 2012 e 2013. A condenação criminal, a quase 6 anos de prisão, transitou em julgado em janeiro de 2025.
Decisão
O Ministério Público Militar (MPM) alegou que a conduta violou princípios éticos das Forças Armadas e comprometeu o decoro militar e a imagem do Exército. O órgão também destacou que o oficial teria usado sua condição de militar para conquistar a confiança das vítimas.
A maioria dos ministros do STM acolheu a representação e determinou a perda do posto e da patente. Dois ministros divergiram, considerando a condição de invalidez e as sequelas neurológicas do militar.
A defesa alegou que os fatos ocorreram na esfera privada e que a punição seria desproporcional, já que o oficial já havia sido condenado criminalmente e é reformado por invalidez.
Ministro da Fazenda, Dario Durigan, ao lado do presidente Lula | Foto: Adriano Machado/Reuters
A carga tributária brasileira atingiu 32,4% do PIB em 2025, maior percentual da série histórica do Tesouro Nacional, iniciada em 2010. O índice subiu 2,1 pontos percentuais em dois anos, passando de 30,3% em 2023 para 32,4% em 2025, sinalizando que a arrecadação avançou acima do crescimento da economia.
O aumento foi concentrado principalmente no Governo Central, cuja carga tributária cresceu 0,26 ponto percentual do PIB em 2025. Estados tiveram queda de 0,10 ponto, enquanto municípios avançaram 0,03 ponto, resultando em alta de 0,18 ponto percentual no total.
Entre as principais receitas responsáveis pelo avanço estão o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), o IOF e as contribuições previdenciárias ao RGPS. O Tesouro relaciona o aumento do IRRF ao crescimento da massa salarial e das contribuições previdenciárias à expansão do emprego formal e à reoneração da folha.
Série histórica
A carga tributária passou de 30,3% do PIB em 2010 para 32,4% em 2025. O recorde anterior, pela metodologia revisada, havia sido registrado em 2024, com 32,2%.
A série foi recalculada pelo Tesouro para adequar os dados às normas internacionais de estatísticas fiscais. A revisão retirou do cálculo as receitas do FGTS e as contribuições destinadas ao Sistema S.
E Fátima Bezerra disse essa semana q um dos motivos do atraso no salário dos aposentados e pensionistas do Estado era em decorrência da queda do repasse do FPM. E aí Fátima o que vc diz??
O Brasil é o único país do mundo onde há pessoas que acham bom e normal a cobrança abusiva de impostos. É alienação ideológica ou tem uma teta para mamar.
O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que a Polícia Federal investigue o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), anunciado como vice na chapa de Flávio Bolsonaro (PL), mesmo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter arquivado o caso.
A denúncia havia sido apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Em maio, a PGR recomendou o arquivamento por considerar que não havia elementos suficientes para investigar Gaspar, citando a “ausência de indícios concretos da participação do representado nas possíveis irregularidades”.
A apuração envolve uma emenda Pix de R$ 6,28 milhões destinada por Gaspar ao município de São José da Laje (AL). Dino encaminhou à PF informações de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre emendas Pix de 2020 a 2024, que incluiu a transferência.
Os abutres estão fazendo de tudo pra permanecer no poder. É reunião de presidente da república em casa de ministro que investiga adversário do presidente, é investigação sem lógica e por aí vai. O conseguimos colocar um ministro comunista no STF não foi à toa.
Que bom que nosso CRP está atento a esses absurdos…
Gratidão
Desrespeitosa e irresponsável essa pastagem.
Marmininu, esse país tá feofodeadá. A gente num pode mais falar nada, num pode mais escrever nada.
Acho que esses psicólogos reclamão tão é precisando de um PASSEIO PELAS DUNAS DE NATAL.
Uma ação de péssimo gosto, além de irresponsável. Há muito a ser dito sobre o RN, mas com certeza não é depreciando alguém…
De ambos os lados……sem comentários!
Num entendi… o pessoal tá ajudando os psicólogos atraindo clientela para o nosso estado nessa época de crise e insanidade… e estão achando ruim?
kkkkkkkkk. Realmente, com a beleza natural que temos, o cara ainda precisar de psicólogo. kkkkkkk. Muito criativa a propaganda. Ô povo chato, estes politicamente corretos, vão trabalhar!
Por esses e outros motivos o turismo do RN não decola. A própria associação, certamente após muito esforço, certamente assessorada por profissionais da propaganda altamente capazes e criativos, consegue informar numa única propaganda que aqui, no RN, o empresariado da rede hoteleira é desrespeitoso e, ainda, nada persuasivo.
Que propaganda INFELIZ essa da ABIH. Qual foi a agência que criou, pois é bom nem passar na porta.
LAMENTÁVEL uma propaganda que promove uma atividade econômica como o Turismo, e menospreza uma importante ciência humana como a Psicologia. Isso mostra que, além de ser uma atividade muito mal gerida no RN, que sinceramente não coloca Natal na frente de qualquer outro destino meia boca no Brasil, é muito mal representado, dado que os órgãos são compostos na grande maioria de políticos, e que não viram nada além de seu próprio benefício.
Quem precisam com urgência de um bom psicólogo são: o incompetente que criou essa péssima propaganda; o irresponsável que aprovou a idéia; e o inconsequente que achou que ninguém perceberia essa asneira que escreveram. ABIH é uma instituição falida que não representa a hotelaria do RN.
Falta de criatividade da agência que criou o anúncio. Além de ofensivo, é desnecessário, pois denota um ar de desprezo pelos profissionais da área. Há ideias bem melhores do que essa. Criatividade não ficou para todo mundo.
É muita frescura!!!!! Esse povo não tem mais nada pra fazer???? São os famosos politicamente chatos!!!!
Vai dormir, ilhado!!!
No RN para muitos em primeiro lugar vêm o lucro independente de sua origem. A infelicidade não tá na coloção de uma palavra errada no lugar errado e sim na escolha infeliz da palavra errada! Vão ate dizer quê é uma simples publicidade, porém, é de um gosto muito dúbio.
Muito infeliz essa colocação da ABIH-RN. Uma tremenda falta de respeito a uma categoria tão bonita e tão importante. O autor desse comercial tá precisando e muito de um psicólogo, ou se for o caso, de um psiquiatra.