Diversos

Conta repassada para tarifa de energia será menor que o previsto, diz Aneel

O diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Tiago Correia, disse nesta terça-feira (27) que a conta bilionária do setor elétrico deste ano -que será repassada por meio de reajuste extraordinário para a maioria dos consumidores- será “significativamente” menor que o previsto.

De acordo com cálculos preliminares feitos pela própria agência, o consumidor teria de custear R$ 23 bilhões neste ano para cobrir os gastos energéticos do país, que incluem os programas sociais, como subsídios para baixa renda e o programa Luz para Todos.

O valor, muito superior ao de anos anteriores, desconsidera qualquer ajuda do Tesouro, que já anunciou não fazer aportes para o fundo do setor neste ano.

A redução do valor, segundo o diretor, se deve ao novo cálculo feito para essas despesas que foi capaz tanto de aumentar as receitas quanto de diminuir as despesas.

A expectativa do setor como um todo, porém, era de que esses números fossem aumentados, uma vez que o governo decidiu aumentar a tributação sobre o combustível.

Parte das usinas termelétricas do país faz uso de óleo combustível para gerar energia. O reflexo, portanto, seria de aumento nas contas como um todo -inclusive no valor a ser repassado para o consumidor via tarifa.

“Os números divulgados, da ordem de R$ 23 bilhões, não se materializaram. Serão significativamente menores”, disse Correia.

MOTIVOS

Segundo explicou o diretor, o ajuste das contas incluiu os efeitos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o diesel. Deixando essa previsão maior.

Mas, ao mesmo tempo, as estimativas de gastos com as térmicas estavam infladas porque não consideravam que, parte do custo dessa geração já havia sido incluída nas tarifas dos consumidores, nos reajustes aprovados de outubro a novembro.

“As estimativas de geração termelétrica tinham sido feitas em outubro. Nós pudemos revisitar [as contas] e esse valor caiu. Compensando com folga o aumento da Cide”, explicou. “O valor do desconto que já tem cobertura tarifária era maior do que já tinha sido estimado.”

Esse pagamento antecipado pelo custo térmico, segundo ele, afetou principalmente os consumidores da região Norte do país.

Além desse fator, outro responsável pela redução dos custos do setor elétrico neste ano seria o encolhimento dos pagamentos com indenizações.

Essas indenizações são devidas desde que o governo anunciou, em 2012, antecipar a renovação das concessões do setor. A moeda de troca usada à época eram justamente essas indenizações, pelos investimentos ainda não amortizados.

O diretor explicou que essa redução não representa pagamento menor dessa dívida, mas um ajuste na expectativa de inflação e juros que havia sido lançada sobre os valores pendentes.

“Quando foi feita a primeira conta havia uma expectativa de inflação e de juros. O juros a gente já conhece e a inflação o pessoal tinha sido mais pessimista do que de fato foi”, disse. “E ai a gente vai conseguir ajuste um pouco menor. Como valores são altos, isso acaba ficando significativo”, defendeu.

RECEITAS

Já o aumento das receitas que entram para o setor elétrico no ano, ainda considerado como uma possibilidade, não viria diretamente de uma ajuda do governo, mas de uma renúncia do Tesouro sobre valores emprestados ao setor no passado.

De acordo com o diretor Tiago Correia, o governo fez um aporte para pagar parte da dívida das distribuidoras, e essas empresas precisam devolver esses valores.

Por decisão do Tesouro, porém, a devolução será feita para o fundo do setor elétrico, amenizando o impacto sobre consumidores neste ano.

O valor que será restituído por essas elétricas, porém, não está fechado.

Há uma preocupação do governo em não sobrecarregar essas companhias, que já enfrentam dificuldades de caixa pelos vultosos pagamentos que vem sendo obrigadas a fazer antes mesmo de poderem receber os valores de volta, por meio do recolhimento tarifário.

“As distribuidoras que receberam esse dinheiro tem que devolver. O Tesouro falou não precisa devolver para ele, que pode deixar na CDE. Então isso precisa ser confirmado”, afirmou.

“Mas mesmo que essa receita não se concretize, conseguimos passar um pente fino em todas as contas e encontramos previsões muito conservadoras. De uma maneira realista, sem tentar espremer o orçamento, a gente vai conseguir uma redução [no repasse via reajuste extraordinário]”.

Correia ponderou, porém, que a conta para o consumidor ainda virá “alta”, porque não há “como reduzir tudo”.

O número oficial só deve ser conhecido no próximo dia 3, quando ele apresentará os dados em reunião ordinária da Aneel.

“Eu me comprometo a trazer o numero definitivo [no dia 3], porque abrir os números provisórios vem gerando bastante ruído”, justificou.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. Pois é Pedro Paulo que bom existir essa "revolução" silenciosa como houve na petrobras.
    No país do PT é melhor IMPORTAR energia e gás natural que fazer as linhas de transmissões para distribuir a energia gerada e o gás produzido.
    Afinal IMPORTANDO energia da Argentina e gás da Bolívia estão financiando a economia valida daqueles países e seus governos aliados do PT.
    Na Amazônia são jogados fora milhões de metros cúbicos de gás diariamente por falta de dutos que leve o gás até os pontos de distribuição.
    A grande maioria da energia eólica produzida vem sendo desperdiçada por falta das linhas de transmissão, assim como acontece em algumas usinas hidrelétricas.
    E viva a triste realidade que somos obrigados a viver pela incompetência e interesses políticos.

  2. Em meio a críticas e previsões da oposição e da imprensa de que o País está à beira de um racionamento, por falta de energia, uma revolução silenciosa acontece em estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí; é o avanço da energia eólica, que traz junto com ela uma forte geração de empregos, aumento da arrecadação e capacidade eólica instalada de cerca de 15 GW até 2018, mais que Itaipu ou Belo Monte; essa fonte abastece hoje cerca de 12 milhões de pessoas – o equivalente à cidade de São Paulo; até o final desse ano, o Brasil estará entre os dez maiores geradores de energia eólica no mundo; dados, pouco ou nada divulgados na mídia, descartam especulação sobre racionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após Milei chamar Moraes de ‘lixo careca’, presidente do STF Edson Fachin diz que fala é ‘incompatível com civilidade’ entre países

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, criticou neste sábado (25) as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, contra o ministro Alexandre de Moraes, feitas durante a convenção nacional do PL, em São Paulo.

Em nota, Fachin afirmou que a fala de Milei foi uma “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro” e ressaltou que a decisão judicial questionada foi tomada conforme a Constituição e as leis brasileiras.

O presidente do STF também declarou que a Corte “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados” e reafirmou a autonomia do Judiciário brasileiro.

Durante o evento, Milei chamou Moraes de “lixo careca” ao comentar a decisão que negou seu pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

Na última semana, Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de visita ao informar que todas as visitas ao ex-presidente estavam suspensas por 30 dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncias de violência contra a mulher no RN crescem 352,8% em seis anos

Foto: reprodução

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 352,8% nas notificações de violência doméstica e familiar contra a mulher entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2026. Segundo levantamento da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Polícia Civil, publicado em reportagem da Tribuna do Norte, os registros passaram de 2.165 para 9.803 ocorrências.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela ampliação das tipificações penais e pelo aumento das denúncias. O crime de perseguição (stalking) teve alta de 13.350%, passando de 4 para 538 casos, enquanto a violência psicológica aumentou 3.538,5%, saltando de 13 para 473 registros.

Patrulha Maria da Penha

De acordo com a Polícia Militar do RN, a Patrulha Maria da Penha acompanha atualmente 2.606 mulheres com medidas protetivas. Desde agosto de 2020 até maio de 2026, 5.868 vítimas passaram pelo programa de acompanhamento no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Itamaraty nega pedido de vistos a funcionários do governo Trump que viriam ao Brasil verificar integridade e transparência do processo eleitoral

Foto: reprodução/EBC

O Ministério das Relações Exteriores negou os pedidos de visto dos diplomatas americanos Riley M. Barnes e Samuel Samson, que seriam enviados ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty à CBN.

A vinda dos diplomadas dos EUA ao Brasil foi divulgada pelo jornal The Washington Post. Segundo o jornal, os diplomatas viriam a Brasília para tratar de temas relacionados à transparência e à integridade do processo eleitoral brasileiro. A viagem estava prevista para os próximos dias.

De acordo com a reportagem do jornal americano, diplomatas brasileiros ouvidos sob condição de anonimato afirmaram que havia preocupação com uma possível tentativa de interferência no processo interno e que medidas seriam adotadas para impedir a missão.

Ainda segundo o The Washington Post, o Departamento de Estado dos EUA confirmou a viagem dos representantes, mas não informou qual seria o objetivo da missão nem respondeu a questionamentos sobre eventuais preocupações com o sistema eleitoral brasileiro.

Opinião dos leitores

  1. EXISTE UM VELHO DITADO QUE DIZ QUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. NÃO SERIA LINDO ESSES CARAS NÃO ACHAR NADA DE ERRADO E LULA VENCER? NÃO SERIA MAIS BONITO? ATÉ EU VIRARIA PETISTA KKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei chama Moraes de “lixo careca” após proibição de visita a Jair Bolsonaro

O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou neste sábado (25) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter o pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negado.

Durante a convenção nacional do PL, que oficializou a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, Milei afirmou:

“Esse lixo careca não me permitiu visitar meu amigo injustamente preso, embora eu saiba que Lula recebia constantemente líderes estrangeiros enquanto estava na cadeia, inclusive aquele ex-presidente argentino desastroso, Alberto Fernández”.

Na sequência, o presidente argentino declarou:

“Isso não passa de uma demonstração clara da injustiça de sua prisão e de seu evidente caráter vingativo. Caro Jair, te abraço à distância, pois o que os burocratas estão impedindo hoje logo se tornará realidade e voltaremos a nos abraçar com o querido Jair Bolsonaro.”

O pedido de visita foi negado por Alexandre de Moraes em 18 de julho. Na decisão, o ministro afirmou que todas as visitas ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, estavam suspensas por 30 dias.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei critica esquerda e diz que confia em Flávio Bolsonaro para “frear Lula”

O presidente da Argentina, Javier Milei, participou neste sábado (25) da convenção nacional do PL, em São Paulo, e declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.

Durante o discurso, Milei afirmou: “Eu creio que somente Flávio pode parar Lula e trazer uma verdadeira mudança para todos os brasileiros. Creio firmemente que não há outro capaz de parar o efeito de Lula sobre o país. E não há outro para fazer frente às organizações criminosas e narcotraficantes, e nisso eu confio plenamente em Flávio Bolsonaro”.

O presidente argentino também disse esperar que, após as eleições de outubro, “o Brasil também seja liberal”.

Ao longo da fala, Milei fez críticas à esquerda, associando o socialismo ao autoritarismo, afirmou que a direita costuma assumir o governo para corrigir problemas deixados pelos antecessores e pediu que os eleitores se preparem para uma eleição “suja”.

Milei ainda criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o Brasil está “a caminho da crise da dívida” e interrompeu o discurso para incentivar apoiadores a entoarem gritos de “Lula ladrão”.

O presidente argentino também lamentou não ter conseguido visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, enviou um abraço ao aliado e se referiu a Flávio Bolsonaro como “filho de um grande amigo”.

Opinião dos leitores

  1. Ta justificando a corrupção, denda? E como todo bolsonarista, disseminando fakenews…

    1. Você como todo o lixo dos esquerdopatas, sempre torcem para o declínio da economia! O modelo ideal que de vocês é a Venezuela e Cuba, onde a população passa fome! Milei tirou a Argentina no caos, que os marginais da esquerda deixou. Essa é a raiva de vocês dele.

    2. Será que ele veio aprender a usar o posto da operação lava jato? Putz, se foi, os trambiqueiros daqui estão dando aula de doutorado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que quem tentar interferir nas eleições brasileiras “vai apanhar muito”

Imagem: reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou o que chamou tentativas de interferência nas eleições brasileiras durante discurso na convenção que oficializou a candidatura do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT-SP) ao governo de São Paulo. O chefe do Planalto afirmou que o país é soberano e quem tentar influenciar o processo eleitoral brasileiro “vai apanhar muito”.

Que não venha ninguém de fora querer meter o dedo nas nossas eleições. Eu não sou de fazer bravata, eu não gosto de dizer o que eu não posso fazer, mas vou dizer para vocês uma coisa que eu trago do berço, uma coisa aprendida com uma mãe analfabeta: andar de cabeça erguida, ter vergonha e caráter que a gente não encontra no shopping, a gente não encontra no Mercado Livre. Caráter e vergonha você nasce de berço, aprende com o pai e a mãe”, disse o petista.

Ele completou, dizendo que quem vai decidir o destino do país são os brasileiros. “Quem quiser, de fora, vir se meter nas eleições brasileiras, já vou avisando logo, vão apanhar muito aqui nas eleições”, ressaltou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Vai pra as ruas pra vê se o povo está lhe apoiando

    Deixa de está enganando os abestalhados seu ladrao

  2. É, Lula, talvez se você tivesse andado mais pelos shoppings, tivesse encontrado vergonha e caráter. Coisa que você nunca teve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Assessoria diz que vídeo com pouca gente na convenção do PT no RN foi antes de começar e o “DED lotou”

A assessoria da governadora Fátima Bezerra enviou ao BLOGDOBG imagens da convenção que oficializou a candidatura pelo PT de Cadu Xavier ao Governo neste sábado (25).

Segundo a assessoria, o vídeo que circula nas redes sociais e mostra pouca gente no ginásio do DED na manhã de hoje foi feito por volta das 9h30, e antes do evento começar.

Opinião dos leitores

  1. Moro no prédio em frente. Veio dezenas de ônibus do interior com gente para poder lotar. Se pesquisarem vão saber se ouve distribuição de “pão com mortadela”…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NEM OS CARGOS COMISSIONADOS FORAM: Convenção do PT que oficializou candidatura de Cadu ao Governo do Estado reúne pouco público

A Convenção da Federação PT, PV e PCdoB, realizada na manhã deste sábado (25), no Ginásio do DED em Natal, que oficializou a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, foi um fracasso de público, como mostra o vídeo divulgado pelo jornalista Matheus Peres.

Apesar dos ônibus estacionados na Av. Prudente de Morais que levaram militantes para o evento, o público ficou abaixo das expectativas, acendendo o sinal de alerta no PT. Mesmo com a estrutura mobilizada, nem os cargos comissionados compareceram.

Participaram do evento a governadora Fátima Bezerra, a candidata a vice na chapa governista Larissa Rosado, os candidatos às duas vagas ao Senado Samanda Alves e Rafael Motta e os candidatos a deputado estadual e federal da Federação PT, PV e PCdoB e dos demais partidos aliados (PSB e PDT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio se emociona em convenção do PL ao assistir vídeo de Jair Bolsonaro feito por inteligência artificial 

magem: reprodução

A oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República foi marcada por um momento de emoção neste sábado (25), durante a convenção nacional do PL, na Arena Pacaembu, em São Paulo.

O senador chorou ao assistir a um vídeo produzido por inteligência artificial que simulava um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível e impedido de participar de atos de campanha. A homenagem foi exibida em um telão para os apoiadores presentes no evento.

Depois de se recompor, Flávio fez um discurso de cerca de 15 minutos, afirmou que dará continuidade ao projeto político do pai, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Brasil foi “sequestrado” e prometeu “libertar o país desse cativeiro”. O senador também declarou esperar receber a faixa presidencial das mãos de Jair Bolsonaro em janeiro de 2027.

A convenção reuniu ainda o presidente da Argentina, Javier Milei, e exibiu uma mensagem em vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O PL, porém, ainda não anunciou o candidato a vice.

ASSISTA:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cabeleireiro Thalyson Salvino faz ‘pedido de socorro’ ao dizer que ex-companheiro está foragido após ter prisão decretada

Imagem: reprodução Instagram/Thalyson Salvino

O cabeleireiro Thalyson Salvino se manifestou nas redes sociais neste sábado (25), afirmando que o ex-companheiro Layrt Fernandes teve a prisão decretada pela Justiça.

Segundo Thalyson informou ao BLOGDOBG, Layrt é considerado foragido e a polícia não consegue localizá-lo pois os endereços fornecidos dele são falsos.

Em publicação no Instagram, Thalyson divulgou a imagem e nome do ex-companheiro e fez um apelo. “É um pedido de socorro. Não quero morrer”, escreveu, pedindo ajuda para ligar 190, caso alguém possu alguma informação sobre o paradeiro.

Na última quarta-feira (22), o ex-companheiro do cabeleireiro havia sido preso por descumprir medidas protetivas, mas foi solto poucas horas depois após pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil.

LEIA TAMBÉM: [VÍDEO] REVOLTA: “Minha vida vale R$ 3 mil?”: cabeleireiro reage após ex ser solto horas depois da prisão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *