Copa: Comércio do Rio estima que perdas cheguem a 70%

A estimativa é do Clube dos Diretores Lojistas. Se o Brasil permanecer até o final da Copa (e quase todo mundo quer), a perda do comércio no Rio de Janeiro está calculada em R$ 1 bilhão 900 milhões. Isso equivale a até 70% de prejuízo, com base no faturamento médio do comércio do Rio, que gira em torno de R$ 370 milhões por dia. A informação foi dada ao nosso blog pelo presidente do CDL, Aldo Gonçalves.

Segundo Gonçalves, são as seguintes as principais causas do prejuízo do comércio nesta Copa do Mundo: a perda do foco do consumo, os feriados e pontos facultativos e a inflação, que está corroendo o poder de compra de muita gente.

— Com os feriados por causa de jogo no Maracanã, o Centro da cidade fica totalmente vazio. No sábado agora, com o jogo do Brasil, marcado para 13h, o comércio vai fechar uma hora antes e certamente vai ter prejuízo — diz Aldo Gonçalves.

O presidente do CDL observa ainda que os turistas estrangeiros que vieram para o Mundial não estão comprando nada além de alimentos por causa da carga de impostos dos nossos produtos.

— São turistas com menor poder aquisitivo, que vão ao supermercado fazer compras para comer no quarto — disse Aldo.

Ancelmo Gois – O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Adair disse:

    O prejuízo tem chegado a cidades pequenas, tal qual a nossa Itabirito/MG, pois o nosso comércio tem sentido muito, particularmente o meu empreendimento (pequeno centro automotivo), que a muito tempo não frequentava cartório de protesto e que neste mês, já estamos parceiros do mesmo. Fica aqui o meu protesto.

  2. Roberio disse:

    gostaria muito de ouvir os argumentos dos leitores do blog que são a favor da copa no Brasil apos esse post. Natal com certeza teve um prejuizo parecido. A unica coisa que melhorou foi o transito, em virtude das ferias e dos "feriados" extras desse periodo.

  3. maria disse:

    Virou moda morder foi??? coisa mais tacanha e antiquada!!!

COMENTE AQUI