Polícia

Coronel Araújo: “Queremos maior ostensividade”

O futuro secretário estadual de segurança, o coronel Araújo, quer estabelecer um diá logo com a ala militar da bancada federal do Rio Grande do Norte para ter o apoio do Governo Federal na segurança do Estado. À TRIBUNA DO NORTE, Araújo afirmou que procurou o general do Exército Eliéser Girão, eleito deputado federal pelo PSL, mesmo partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, e com o capitão da Polícia Militar Styvenson Valetim (Rede), para ter acesso ao alto escalão de militares da futura gestão do Governo Federal, responsáveis pela ala da segurança.

Com a expectativa de arrecadar recursos com o Governo Federal, Araújo pretende pôr a polícia na rua com ações ostensivas e aumentar a capacidade de investigação. O futuro secretário faz a ressalva que isso é possível somente se houver a integração das forças de segurança estaduais (Polícias Civis e Militares, Instituto Legal e Corpo de Bombeiros), com o poder Judiciário (Ministério Público e Justiça Estadual) e com as forças federais (Polícia Federal, Rodoviária Federal e Forças Armadas).

Na avaliação de Araújo, o grande desafio da sua gestão vai ser recuperar o efetivo das polícias com a crise fiscal que passa o Estado. Ele afirmou que concursos serão feitos “somente quando forem possíveis” porque, hoje, o Estado gasta acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nas despesas com pessoal e, enquanto não for possível, vai ser preciso “otimizar os recursos humanos” com ações planejadas e integradas.

O coronel assume a Secretaria de Segurança Pública no dia 1º de janeiro com a missão de dar autonomia às forças do Estado e “agir como um facilitador” entre elas. Araújo atuou como Comandante-Geral da Polícia Militar e, atualmente, é chefe de segurança da Assembleia Legislativa. Abaixo, a entrevista completa.

Qual o diálogo estabelecido com o atual governo nesse período de transição para planejar as ações de segurança?

Nós tivemos três reuniões com a equipe de transição. Nessas reuniões tivemos uma visão geral da estrutura da segurança pública e essa parte orçamentária. Já tem garantido, por emendas federais com a bancada federal, R$ 20 milhões para a segurança pública. Também há outros projetos que já estão em andamento, entre convênios e contratos com o Governo Federal, para dar estrutura a segurança pública. Nós temos também conversas com o pessoal da área federal em Brasília, os generais que vão compor o alto escalão do Governo Federal. Eles estão nos garantido que vão ajudar na segurança pública do Estado.

Então, já há um diálogo com eles e uma pré-disposição declarada deles em ajudar o Estado?

Já, inclusive com os parlamentares eleitos no Rio Grande do Norte que têm um acesso direto a eles.

O senhor cita o general Girão, eleito deputado federal pelo PSL?

Sim, o general Girão e o senador capitão Styvenson, que estão ligados ao Governo Federal. Também contamos com os dois senadores, a Zenaide Maia e o Jean Paul-Prates, e deputados federais aliados.

Assegurados esses recursos, quais serão as prioridades?

Colocar polícia na rua. Queremos garantir a maior ostensividade possível com os Policiais Militares. Outra prioridade é a integração das forças: integrar mais a estrutura da Polícia Militar com a da Polícia Civil, trabalhar em conjunto, realizar operações integradas. Além de fazer uma integração maior com a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público. Buscaremos o apoio fundamental do Ministério Público para as operações porque é uma instituição que trabalha com investigações. Eles já sinalizaram para a gente que vamos ter uma parceria muito boa com eles para realizar operações. A gente realizando operações, a tendência é reduzir a criminalidade porque vamos prender os infratores.

Um dos grandes problemas citados hoje é a baixa capacidade de investigar. Como é possível aumentar o poder de investigação, levando em consideração os limites do Estado?

Eu acredito que o nosso relacionamento, inclusive garantido por promotores que trabalham na área criminal, vai melhorar a parte de investigação e elucidação de fatos. Isso vai ser um avanço contra o crime organizado. É uma ‘soma de sócios’: as instituições de segurança pública com instituições que fazem investigação e com o próprio Poder Judiciário. O novo presidente do Tribunal já sinalizou também que vai fazer uma parceria institucional, e nos apoiar. Essa soma de sócios com a integração das instituições, e mais o apoio das outras forças, vai fortalecer a estrutura de segurança.

Existe o diálogo com outras forças de segurança?

Eu também estou buscando o diálogo com as Forças Armadas. Eu já estive na 7ª Brigada de Infantaria reunido com o general Sydrião, que é o comandante do Exército no Rio Grande do Norte, e levei os coronéis Alarico e Monteiro, futuros comandantes da PM e dos Bombeiros. O general nos garantiu que o Exército vai nos apoiar com ações de inteligência, em cursos de capacitação, estrutura de forças armadas. Vai haver uma integração muito boa.

No Brasil a gente tem uma situação de tráfico de drogas que ganha força a cada ano. Aqui no Rio Grande do Norte, temos uma situação semelhante. Com a estrutura atual do Estado, é possível combater essas facções?

Certamente. Nós esperamos isso porque não vamos agir só. A Secretaria de Segurança não vai agir só, vai agir com apoio da inteligência dos órgãos externos, como já citei. Nós queremos que haja a investigação, a prisão e, consequentemente, a condenação dos culpados. Vamos colher provas e levá-los à prisão.

Hoje, o senhor avalia que o maior problema desse combate é fazer com que as drogas não cheguem aqui?

Também, mas a gente precisa integrar as forças de segurança estaduais e federais e de mecanismos legais para o delinquente continuar preso. Esse é outro problema hoje. A fiscalização da entrada do tráfico de drogas no porto, no aeroporto e nas divisas vão ser feitas por barreira de contenção e fiscalização em cada ponto. A Polícia Federal sinalizou que quer fazer um convênio para haver uma ação de cooperação nos aeroportos daqui. Nós vamos fazer isso para evitar determinados ilícitos.

Como o senhor vai atuar enquanto secretário de segurança, diante dessa necessidade de integração de forças, incluindo com outras esferas de poder?
A nossa missão na secretaria é ser um agente facilitador. Eu vou ser um coordenador para interagir entre as forças, buscando infraestrutura junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para dotar as instituições com a qualidade. Nós temos que ter condições. Estamos muito esperançosos com o Governo Federal, do presidente Jair Bolsonaro, para que ele dê estrutura para as policias trabalharem. Para a polícia atuar melhor, é preciso que esse aparelhamento seja dado, com qualificação profissional, treinamento e requalificação.

Um dos grandes problemas da segurança do Estado é o baixo efetivo das forças de segurança, tanto da Militar quanto da Civil. Como repor esse efetivo diante de uma crise financeira que não consegue garantir o salário dos servidores estaduais?

Essa é uma das nossas lutas. Vamos ter que avançar, lutar e conseguir equacionar essas dificuldades financeiras e orçamentárias, que é uma realidade do Rio Grande do Norte, e tentar aumentar através de concurso público, à medida de que for possível realizar concurso, para recompor o efetivo tanto da Polícia Militar, Civil, como do Corpo de Bombeiros. Temos que recompletar diversos cargos dentro dessas infraestruturas. Mas, enquanto as dificuldades financeiras não forem solucionadas, precisamos otimizar os nossos recursos humanos. Queremos fazer com que a Polícia tenha um planejamento diferenciado para ter ações que tragam melhores resultados para a sociedade.

O senhor afirma que é preciso ‘colocar o policial na rua’. Colocar de que forma? Serão rondas, pontos fixos?

A atividade é polícia ostensiva sem rotular se é ronda cidadã, escolar, etc. O que é quer o cidadão quer? Sair e ter a certeza que pode voltar para casa, em paz e com tranquilidade. Para que isso aconteça, é preciso que a pesteja mais presente na rua e que, quando acontecer um delito, que pode acontecer, que a polícia de investigação consiga investigar, prender e entregar ao sistema prisional. Se esse ciclo de polícia, entre a ostensividade, a investigação e a entrega ao sistema prisional, fluir bem, o Estado vai estar mais seguro.

A gente teve um crescimento muito grande de homicídios nos últimos dez anos, atingindo um recorde no ano passado. Como as forças vão trabalhar para reduzir esse número?

Se nós tivermos operações planejadas, ocupação de espaços com policiamento ostensivo e investigações, que é a repressão qualificada, a tendência é controlarmos a criminalidade.

Consequentemente, haverá uma redução de delitos com um controle maior. Quais delitos? O letal intencional, que são os homicídios e o próprio delito contra patrimônio, de arrombamentos, assalto à mão armada. Claro, se houver esse planejamento maior. O objetivo nosso é ter justamente essa efetividade.

Os homicídios tem um perfil bem definido, segundo pesquisadores: são pessoas pobres, jovens. Como identificar esse perfil pode ajudar na redução dos homicídios?

Nós iremos trabalhar em conjunto com o OBVIO, a instituição que faz esse mapeamento. Nós conversamos com esses dirigentes para nos apoiar nessa tabulação de dados. A partir disso, vão nos indicar as manchas criminais. Aí nossas ações estarão diretamente ligadas nessas áreas.

Uma ação que ganha força no interior do Nordeste são ações de quadrilhas com grande poder de fogo contra agências bancárias. Já existiram situações aqui no estado onde a polícia não conseguiu ter reação porque tinha estrutura menor. É possível conseguir reverter esse quadro?
Esse é um dos nossos objetivos: conseguir armamento, munição, fuzil, coletes balísticos, viatura, melhores equipamentos de comunicação. Isso dá capacidade de reagir no confronto. É preciso ser dotado de estrutura e de qualificação para isso. Existe uma estrutura mínima hoje, mas é preciso ampliar e melhorar essas condições de trabalho para que se tenha mais condições de avançar.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Esse coronel Araújo não passa de um politiqueiro e puxa saco de político vai só enrolar de novo igual fez na época de comandante geral.

  2. SE A GOVENADORAS TIRAR TODOS OS POLICIAIS QUE ESTÃO A DISPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA E JUDICIÁRIO JÁ BOTA UNS 800 HOMENS NA RUA SEM GASTAR UM CENTAVO

  3. Que as Autoridades apoiem o Coronel Araújo! Ele sabe, quer e gosta do que faz! A População do Rio Grande do Norte é que sairá ganhando! Estamos diante de uma grande oportunidade de resgatar a segurança pública em nosso Estado. Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, uni-vos, todos, sob o Comando do Coronel Araújo! O POVO saberá reconhecer o valor de cada um de Vocês! Um por Todos e Todos por Um!

  4. Que as autoridades apoiem o Coronel Araújo! O resto ele sabe, quer e gosta de fazer! A População Potiguar é que sairá ganhando! O Rio Grande do Norte está diante de uma grande oportunidade para resgatar a segurança pública do Cidadão. Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, uni-vos, todos, sob o Comando do Coronel Araújo! "Um por Todos e Todos por Um!"

  5. Só resolve a vagabundage no RN se botar pra cima iqual a Bolsonaro quer.
    Se for pra se espelhar no governo do PT, estamos F…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil investiga desaparecimento de professor de futebol em Natal

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que investiga o desaparecimento de Daniel Silva de Oliveira, de 40 anos, professor de futebol que atua em projeto social na capital potiguar.

O boletim de ocorrência referente ao desaparecimento foi registrado no último domingo (26). Posteriormente, a investigação foi encaminhada à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da Delegacia de Desaparecidos, que dará continuidade às diligências com o objetivo de localizar Daniel e esclarecer as circunstâncias do desaparecimento.

A Polícia Civil reforça que informações que possam contribuir para a localização de Daniel Silva de Oliveira podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Adolescente de Caicó que confessou ter matado jovem em João Pessoa alegou que teve medo que relação fosse exposta

Foto: Reprodução (Washington Rodrigo)

O adolescente de 17 anos natural de Caicó que confessou ter matado Washington Rodrigo, 33 anos, na última sexta-feira (24), em um hotel em João Pessoa (JP), alegou que, por ser evangélico, teve medo que a relação entre os dois fosse exposta. Em razão disso, segundo ele, terminou cometendo o ato infracional análogo a homicídio. As informações foram narradas ao Blog do BG pelo advogado do investigado, Ariolan Fernandes.

Na noite de segunda-feira (27), o adolescente se apresentou, acompanhado do advogado, à 3ª Delegação Regional de Polícia de Caicó. Depois de prestar depoimento, ele foi encaminhado para João Pessoa, onde a investigação sobre a morte de Washington Rodrigo é conduzida pela Delegacia da Infância e da Juventude.

Washington Rodrigo foi encontrado morto na cama de um quarto de hotel no bairro de Manaíra, em João Pessoa, onde o adolescente, para conseguir ae hospedar, apresentou dados falsos. De acordo com o advogado, o seu cliente disse que conheceu o rapaz em um site de acompanhantes masculinos e o contratou para um programa sexual.

Durante o encontro, ele imaginou que o rapaz teria tirado alguma foto ou gravado algum vídeo dele pra lhe chantagear posteriormente. Temendo ser exposto, ameaçou o jovem usando um simulacro de arma de fogo para força-lo a desbloquear o celular..

Washington Rodrigo já estava algemado na cama, como parte de um fetiche sexual proposto pelo adolescente. O caicoense acessou o celular o rapaz, mas constatou que ele não havia feio nenhuma imagem do encontro. Mesmo assim, para conseguir deixar o quarto sem chamar atenção, usou o fio de um secador de cabelo para provocar o desmaio da vítima.

Ainda segundo o relato repassado pelo advogado, o adolescente alega não ter tido intenção de matar o rapaz, apesar de assumir o risco, só tendo ficado sabendo da morte dele no dia seguinte através da imprensa.

O adolescente retornou na manhã de sexta-feira a Natal, onde ficou hospedado em um hotel em Ponta Negra. No sábado (25), voltou a Caicó. O investigado, ainda segundo o advogado, levava uma vida de heterossexual, inclusive se apresentando nas redes sociais como pastor evangélico, sem no entanto nunca ter ocupado o posto. A ida a João Pessoa, inclusive, teria sido para participar de um evento religioso.

O adolescente atuava como uma espécie de “missionário” e ministrava palestras religiosas, atividade que, somada a serviços de marketing digital que prestava a alguns clientes, era uma de suas fontes de renda.

Pela gravidade do caso, o advogado avalia que a tendência é que o adolescente seja responsabilizado pela Justiça. “Eu vejo que houve um crime bárbaro. A tendência é que ele seja condenado e que cumpra a medida socioeducativa que for imposta”, disse. Neste caso, a medida mais severa prevista pela legislação para adolescentes em conflito com a lei é a internação, que pode durar até três anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Partido Novo emite nota repudiando fake news de Allyson Bezerra sobre ação contra perfis investigados pelo TRE

Foto: Divulgação

O Partido Novo do RN emitiu uma nota, assinada pelo seu presidente Renato Cunha Lima, repudiando “a tentativa do senhor Allyson Bezerra de atribuir ao ex-prefeito Álvaro Dias a autoria da representação eleitoral que tramita na Justiça Eleitoral”.

Na nota, o partido enfatiza que a ação foi proposta pela legenda, com autorização expressa do seu presidente . “Qualquer afirmação em sentido contrário é falsa e busca apenas desviar o foco do mérito da questão”, diz o comunicado.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a suspensão de três perfis ligados à sua pré-campanha seria uma iniciativa do ex-prefeito de Álvaro Dias (PL) para tentar “calá-lo”.

“Em vez de criar versões para os fatos, o senhor Allyson Bezerra deveria explicar por que pessoas ligadas ao seu grupo político recorreram a expedientes incompatíveis com a legislação eleitoral”, diz a nota do Partido Novo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CINDI 2026: O maior congresso de desenvolvimento infantil da América Latina

Foto: Divulgação

De 20 a 22 de agosto de 2026, Natal (RN) será o palco do CINDI 2026, o maior congresso de desenvolvimento infantil da América Latina!

Nesta edição, o tema central será: Medicalização na Infância e a Atuação Multidisciplinar. Vamos debater diagnósticos, terapias e a neurodiversidade de forma ética e baseada em evidências.

Grandes referências confirmadas:

Amanda Bueno, Daiton Martins e Miguel Ávila (ABA e EFL)
Dra. Leila Bagaiolo (Psicologia Experimental)
Dra. Luciane Baratelli (Neuropediatria e Sono Infantil)
Dra. Caroline Peres (Fonoaudiologia e TEA)
Kadu Lins (Psicomotricidade e Inclusão)
E muito mais!

Além de muito networking, o evento contará com feira de novas tecnologias, apresentação de trabalhos científicos e certificado de 26 horas para o seu currículo.

Seja você profissional da saúde, educação, estudante ou familiar, este é o lugar para transformar o futuro das nossas crianças.

📅 Quando: 20 a 22 de agosto de 2026
📍 Onde: Centro de Convenções de Natal/RN
🔗 Para se inscrever, acesse os stories

Os lotes são limitados! Clique no link e garanta sua vaga agora mesmo: https://congressocindi.com.br/

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Extremoz anuncia reforma e ampliação do Hospital Municipal Presidente Café Filho

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz anunciou, nesta segunda-feira (27), a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital Municipal Presidente Café Filho. O documento foi assinado pela prefeita de Extremoz, Jussara Sales.

A obra representa um importante investimento na melhoria da estrutura da saúde pública do município, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais adequado e oferecer melhores condições de atendimento à população.

A reforma e ampliação do Hospital Municipal Presidente Café Filho também contam com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Robinson Faria, fortalecendo a parceria em busca de investimentos e melhorias para a saúde de Extremoz.

Com a assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura de Extremoz avança na execução de mais uma ação voltada à melhoria da infraestrutura pública e ao fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Inconformado com a Justiça, Allyson espalha fake news e ataca Álvaro Dias

Foto: Lucas Bulcão

O prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a suspensão de três perfis ligados à sua pré-campanha seria uma iniciativa do pré-candidato Álvaro Dias (PL) para tentar “calá-lo”.

Entretanto, os próprios autos do processo mostram que a representação não foi proposta por Álvaro Dias nem pelo PL.

A ação foi ajuizada pelo Partido Novo do Rio Grande do Norte, que ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) alegando a prática de propaganda eleitoral antecipada por meio de perfis do Instagram ligados à pré-campanha de Allyson.

A liminar também não foi concedida a pedido de Álvaro Dias, mas sim pelo juiz federal Hallison Rêgo Bezerra, relator do processo no TRE-RN, após analisar os argumentos apresentados na ação.

Na decisão, o magistrado concluiu, em análise preliminar, que havia indícios de propaganda eleitoral antecipada irregular e determinou a suspensão temporária dos perfis @rncomallyson, @timeallyson e @allysondopovo até 15 de agosto.

Em um dos principais trechos da decisão, o juiz afirma:

“Os elementos probatórios revelam, em exame preliminar, que os perfis ‘@rncomallyson’, ‘@timeallyson’ e ‘@allysondopovo’ divulgaram diversas publicações contendo pedido explícito de voto.”

O magistrado acrescenta ainda que as publicações “antecipam atos típicos da campanha eleitoral” e possuem “potencial lesivo à paridade de armas entre os futuros candidatos”.

Ao justificar a suspensão das páginas, o juiz afirmou que mantê-las em funcionamento permitiria a continuidade da divulgação de conteúdos potencialmente ilícitos durante a pré-campanha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Investigação aponta que líder de facção usava advogadas para repassar ordens de dentro de presídio no RN

Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou, nesta terça-feira (28/7), a Operação Gravata, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigado por envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nos municípios potiguares de Natal, Parnamirim, Macaíba e Nísia Floresta.

As ordens judiciais foram expedidas pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. As investigações apontam que uma liderança da organização criminosa teria continuado a transmitir ordens mesmo durante o período de custódia no sistema prisional, utilizando duas advogadas como intermediárias.

Em razão disso, também foram impostas medidas cautelares que proíbem as investigadas de realizarem visitas a pessoas privadas de liberdade e de frequentar estabelecimentos prisionais. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, substância entorpecente, dinheiro em espécie e um veículo blindado. Em uma das diligências, uma das investigadas ocultou o próprio aparelho celular no interior de uma máquina de lavar roupas.

A FICCO/RN é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, pela Polícia Penal do Rio Grande do Norte e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Fúlvio Saulo anuncia apoio a Álvaro Dias; segundo vereador de Natal deixa campanha de Allyson em 15 dias

Foto: Divulgação 

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu um importante reforço político com a adesão do vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade). O anúncio do apoio amplia a base da candidatura na Grande Natal e fortalece o projeto liderado por Álvaro para as eleições de 2026.

A chegada de Fúlvio Saulo ganha destaque no cenário político por representar uma nova adesão de peso à candidatura de Álvaro Dias. O vereador, que até então integrava outro grupo político, participou no último domingo da convenção do PL e passa a caminhar ao lado do candidato ao Governo do Estado, reforçando o movimento de crescimento da campanha e a ampliação das alianças em torno do projeto.

Com o novo apoio, Álvaro Dias segue consolidando sua candidatura em todas as regiões do Rio Grande do Norte, reunindo vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, deputados, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade em torno de uma proposta voltada ao fortalecimento dos municípios, à retomada do desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

Opinião dos leitores

  1. O cabeção de Olinda em pleno ostyracismo, acusando Alvaro como se ele não tivesse deixado varias obras do “legado” da copa em 2014, um exemplo claro a Geronimo Camara já a 12 anos abandonada, só agotra retomaram o asfaltamento. Essas Oligarquias desgraçaram o estado, poe isso estão quase todos fora do poder.Vão colocar algodao nos ouvidos e sumirem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Flávio deve prestar depoimento nesta terça sobre suposta calúnia a Lula

Screenshot

Foto: Geraldo Magela

O senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deverá prestar depoimento na tarde desta terça-feira (28) na PF (Polícia Federal). Ele será ouvido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no inquérito que apura suposta prática de calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No dia 3 de janeiro passado, quando o então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado e preso por militares dos Estados Unidos, o senador Flávio Bolsonaro publicou uma mensagem em suas redes sociais dizendo que Lula seria “delatado” pelo ditador venezuelano e então lista uma série de crimes seria revelada.

A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) apresentou uma queixa dizendo que o senador teria cometido crime de calúnia contra a honra do presidente da República. A Polícia Federal concluiu que Flávio Bolsonaro, em sua publicação, “imputou falsamente ao Presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de arma e lavagem de dinheiro”.

Intimada, a defesa do senador se queixou de que seu cliente não tinha sido ouvido em audiência durante o processo investigatório, pedido acolhido pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pelo ministro Alexandre de Moraes. O prazo para o depoimento se encerraria no último dia 16. Contudo, a defesa disse que não seria possível realizar a oitiva no prazo e não sugeriu novas datas.

Por determinação do ministro relator do caso, Flávio Bolsonaro deverá ser ouvido nesta terça-feira (28), às 14h, por meio de videoconferência.

CNN

Opinião dos leitores

  1. ei Brutucu, esse Flávio Burrão vai perder pra Lula… Flávio só faz besteiras, como vigília pro papai pra facilitar a fuga pros EUA, rachadinhas descobertas e blindadas, e agora usar o maluco do Milei pra ofender a nação… o tema Deus, Pátria e família é pura demagogia dos bozos…

  2. Tá complicado mesmo, o nosso futuro presidente Flávio Bolsonaro terá que prestar depoimento por “suposta calúnia” só o amor explica. A que ponto chegamos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Estatal do governo Lula usou convênio de R$ 35 milhões para pagar aliados políticos, aponta reportagem

Foto: Reprodução

Uma reportagem do Uol revelou que a PortosRio, estatal federal ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos no governo Lula, destinou recursos de um convênio de R$ 35 milhões com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para pagar centenas de bolsistas com vínculos políticos. As informações são do Diário360.

Segundo a apuração, dos 544 bolsistas da primeira etapa do convênio, 305 teriam ligação com a classe política. A lista inclui ex-candidatos, filiados partidários, ex-assessores, cabos eleitorais e parentes de políticos. Muitos deles são ligados ao ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro (Republicanos), aliado de Lula na Baixada Fluminense.

De acordo com a reportagem, o convênio foi firmado sem licitação para desenvolver estudos técnicos e ações de integração entre portos e comunidades. A investigação afirma que parte dos recursos foi destinada a pessoas que atuaram em campanhas eleitorais e que alguns beneficiários receberam bolsas de dezenas de milhares de reais.

Em nota, a PortosRio afirmou que não contrata diretamente os bolsistas e que o convênio é institucional, cabendo à UFRJ a seleção e o acompanhamento dos participantes. A universidade informou que os pagamentos envolvem bolsas ligadas a cursos e projetos, com controle de frequência. Waguinho negou ter participado da indicação dos beneficiários.

Até o momento, não há confirmação de investigação formal por parte do Ministério Público Federal ou do Tribunal de Contas da União. O caso, porém, reacendeu o debate sobre o uso de recursos públicos e de estatais federais, após a divulgação da lista de bolsistas pela reportagem.

Opinião dos leitores

  1. Querem criminalizar a educação? Só pra informar bolsista é estudante. Outra informação, quem estuda cria consciência. Mas uma coisa não tem nada haver com a outra. DIFERENTE DE ” PEDIR” DINHEIRO A LADRÃO NEH? kkkkkkkkk

  2. Esse é um método de operar de forma ilícita, desses meninos burros,não estudam para ser algo e se aproveitam dessas artimanhas. O motel aí é apenas usar uma camiseta com a cara suja do bebum.

    1. E os brasileiros que se lasquem, né? Esquerdiota é risível e muitas vezes provoca asco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *