Diversos

Corpo de Bombeiros do RN reforça alerta para prevenção de afogamentos de crianças

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), por meio da campanha “Piscina + Segura”, reforça o alerta para a prevenção de afogamentos, em especial o de crianças. Neste final de semana, uma criança se afogou em uma piscina em um condomínio localizado em Natal. A criança foi socorrida e passa bem.

A ideia da Campanha é que, com cinco medidas simples, os índice de afogamento em piscinas possam ser reduzidos. No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira entre 10 e 19 anos. A Campanha Piscina Mais Segura foi criada com o objetivo de aumentar a segurança em piscinas e assim reduzir o número óbitos e incidentes, uma vez que elas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de um a nove anos de idade.

O capitão Natanael Avelino, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, explica que a Campanha + Segura pretende conscientizar os pais sobre a necessidade de garantir a segurança dos filhos em piscinas públicas e residenciais. “As piscinas são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos no Brasil. É como se, a cada quatro dias, uma criança morresse afogada. No verão, o intervalo cai para dois dias. O objetivo é vacinar as piscinas contra o afogamento”, alerta o capitão Avelino.

Segundo ele, o número de afogamentos é mais alto nas praias, mas não se pode subestimar os riscos nas piscinas. “Na praia, as pessoas tomam muito mais cuidado com os filhos. E os guarda-vidas são qualificados, o que não acontece em todas as piscinas. Com cinco medidas simples, pode-se evitar 95% dos afogamentos”, garante. O afogamento em piscinas ocorre, na maioria das vezes, de forma inesperada, sempre em situações de lazer e pouquíssimos cogitam a sua possibilidade trágica.

No Rio Grande do Norte, ainda não há piscina que possua a certificação de “Piscina + Segura”. “Não existe legislação que obrigue a certificação dessas piscinas, mas são medidas simples que podem salvar vidas”. Após atender os cinco passos, o proprietário da piscina pode solicitar uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar e de representantes da Sobrasa que forneceram o Selo Piscina + Segura. “Essa é uma ação que será reforçada agora no veraneio, mas que deve ser permanente”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), quatro crianças até 14 anos morrem afogadas diariamente no Brasil. As estatísticas mostram que 65% dos afogamentos ocorrem ao redor do domicilio e 50% das crianças que morreram afogadas foram vistas minutos antes circulando dentro ou ao redor de casa. O Corpo de Bombeiros alerta a população para ter cuidado ao entrar em lagoas, cachoeiras, piscina e rio. “O cuidado com as crianças deve ser algo coletivo, a sociedade tem que ajudar a zelar pelos pequenos. Um minuto de distração pode provocar uma tragédia”.

A prevenção deve ser constante inclusive no caso de piscinas próprias para crianças. É um erro imaginar que é necessário um grande volume de água para que haja o afogamento. Uma quantidade pequena de água pode ser a causa de afogamento, pois geralmente ele acontece muito rápido e de forma silenciosa. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Cinco passos para garantir a diversão

Atenção

Preste sempre atenção aos seus filhos na piscina e mantenha-os à distância de um braço, mesmo com a presença de um guarda-vidas.

Guarda-vidas

Cobre a presença permanente de um guarda-vidas em piscinas coletivas. Embora a profissão ainda não seja reconhecida, há requisitos mínimos que podem ser exigidos do profissional, como cursos de prevenção e socorro aquático.

Urgência ao agir

Aprenda como agir em emergências aquáticas. Se não souber nadar, não tente salvar a criança. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e à disposição na área da piscina.

Acesso restrito

Restrinja a presença de crianças em piscinas residenciais com o uso de grades ou cercas, instaladas a uma altura que as impeça de entrarem na área sem estarem acompanhadas de um adulto.

Sucção controlada

Use ralos antissucção e meios de interrupção da bomba da piscina. Para clubes, hotéis e condomínios, a orientação da Sobrasa é adotar sempre ralos antiaprisionamento e um sistema de desligamento da bomba.

Alguns números sobre mortes em piscina

90% dos óbitos por afogamento ocorrem em água doce (piscinas, parques aquáticos, represas e rios)

53% dos afogamentos de crianças entre 1 e 9 anos ocorrem em piscinas

2º lugar é a posição que o afogamento em piscinas ocupa no ranking dos óbitos de crianças brasileiras entre 1 e 9 anos

95% dos casos poderiam ser evitados, segundo a Sobrasa, se os pais seguissem os cinco passos que a associação propõe.

 

Opinião dos leitores

  1. Essa semana aconteceu a morte de uma menina de sete anos que teve o cabelo puxado pelo ralo da piscina em Santa Catarina. Hoje fez uma semana e a família está em pânico em meio a dor, sofrimento e angústia porque não conseguiram e nunca vão superar a perda de um filho que era uma criança que tinha uma vida e um futuro pela frente. Infelizmente essa menina não vai mais estudar, crescer, se formar, fazer faculdade, muito menos casar e ter filhos e daqui a algum tempo a mãe dela entra em uma profunda depressão, pois essa tragédia não era pra ter acontecido! Era pra ser uma diversão garantida!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Peça teatral promovida pela Sicredi valoriza a cooperação e a inclusão

A Sicredi Rio Grande do Norte promoveu nesta segunda-feira, 13, no auditório do Cemure, em Natal, a apresentação da peça “Zum zum zum – a união faz a vida” para aproximadamente 200 crianças da ONG Atitude Cooperação e de escolas municipais.

A iniciativa da Fundação Sicredi, em parceria com o Ministério da Cultura, destaca o compromisso da Sicredi com a comunidade ao proporcionar, de forma lúdica, a exploração de importantes valores cooperativos, como cooperação, solidariedade, união e inclusão.

A peça teatral, em turnê pelo Brasil, foi inspirada no programa “A União Faz a Vida”, do Sicredi, e tem como público-alvo crianças de 4 a 11 anos. A história acompanha os irmãos Leona e Artur em uma jornada de descoberta do valor da cooperação, proporcionando uma experiência nova e divertida, onde os conceitos de cooperação, união e reconhecimento da singularidade de cada um são transmitidos de maneira lúdica e envolvente.

Após o término do espetáculo, as crianças foram orientadas sobre educação financeira e receberam gibis da Turma da Mônica, que abordam o tema, além de porquinhos para incentivá-las a poupar, iniciando as ações da Semana ENEF (Semana Nacional de Educação Financeira).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

[IMAGENS FORTES] Homem mata a ex e o pai dela e vídeo mostra crime: ‘Já matei seu pai, agora é você’

Um funcionário público, de 60 anos, e a filha dele, de 25, foram mortos a tiros dentro de casa pelo ex-namorado da jovem, que fugiu de carro. Nesta segunda-feira (13), a esposa e mãe das vítimas testemunhou o crime em Miracatu, no interior de São Paulo. O caso foi registrado como feminicídio, violência doméstica e homicídio na Delegacia de Miracatu. Yasmin Santos de Queiroz, e o pai dela, Francisco Xavier Marques de Queiroz, foram mortos na casa da família, na Rua Joaquim Pedroso, na noite de sábado (11).

Um vídeo mostra o mecânico João Carlos, de 29 anos, empurrando a jovem e pedindo desculpas antes de disparar contra a vítima, que pediu para não matá-la. O atirador respondeu: “Já matei o seu pai, agora é você”. Em depoimento na delegacia, o suspeito disse não lembrar do crime. A Polícia Civil pediu a prisão temporária dele.

De acordo com o boletim de ocorrência (BO), os policiais militares chegaram ao local e entraram no imóvel, que estava aberto. Eles logo encontraram Francisco Xavier Marques de Queiroz caído em um corredor e o corpo de Yasmin Santos de Queiroz próximo ao do pai.

O delegado Carlos Eduardo Eiras Alves afirmou ao g1 que, em depoimento, João Carlos disse não lembra de nada o que aconteceu. “Ele foi indiciado por feminicídio, homicídio qualificado, no descumprimento da medida protetiva e vamos analisar uma agressão contra a mãe dela que ele praticou lá”.

Segundo Alves, a esposa e mãe das vítimas é a principal testemunha do caso, que deve prestar depoimento em breve. “Ele não trouxe a motivação para a gente não. Falou que a medida protetiva já tinha sido quebrada, pois eles tinham reatado o relacionamento”.

Relato da esposa e mãe

Pai e filha são assassinatos a tiros por ex-namorado da jovem, no Centro, em Miracatu (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A esposa e mãe das vítimas, de 54 anos, estava em casa no momento do crime. Depois dos assassinatos, em depoimento à polícia, ela contou que Francisco e Yasmin estavam deitados quando o ex-namorado da filha chegou, arrombou a porta da cozinha e entrou no imóvel, na noite de sábado (11).

De acordo com o relato da mulher, Francisco foi o primeiro a ser baleado. Com o barulho da porta, ele foi ver o que havia acontecido, quando encontrou com o atirador. Ao todo, foram efetuados três disparos na vítima.

Depois, o mecânico foi ao quarto onde estava Yasmin e levou a jovem para o quintal de casa. Ele também atirou três vezes contra a jovem. Na sequência, o homem fugiu de carro.

Os PMs informaram à Polícia Civil que as duas vítimas pareciam estar mortas e acionaram o pronto-socorro da cidade. Uma ambulância foi enviada com uma equipe de resgate e os profissionais constataram a morte do pai e da filha. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e realizou a perícia.

O caso foi registrado como feminicídio, violência doméstica e homicídio na Delegacia de Miracatu. O motivo das execuções ainda será esclarecido após o depoimento formal da mãe e esposa das vítimas.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Sicredi lança site de educação financeira

No espaço, são disponibilizados gratuitamente cursos e conteúdos interativos

 

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados e atuação em todo o Brasil, lança, por meio da sua Fundação, um site de fomento à educação financeira. Integrando as iniciativas relacionadas à 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), cujo tema é: “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul” – alterado após as enchentes que atingiram o estado e incorporando a solidariedade -, o site disponibiliza, de forma gratuita, cursos e conteúdos educacionais, além de um diagnóstico de saúde financeira para os associados.

“Nossa razão de existir passa por gerar prosperidade para a sociedade e acreditamos que a educação financeira é uma das ferramentas que contribuem para esse objetivo. Buscamos promover o tema durante o ano todo, mas a Semana ENEF é um momento de mobilização muito importante para a visibilidade dessa pauta”, salienta Cristiane Amaral, gerente de Inclusão e Educação Financeira da Fundação Sicredi.

A campanha “Não é só dinheiro, é entender como cuidar” reforça a atual campanha institucional do Sicredi e ressalta a importância de entender nossa relação com o dinheiro. O lançamento do site de educação financeira concentra, em um só lugar, diversos conteúdos sobre o tema como cursos, materiais em vídeo e e-books. Para os associados do Sicredi, também está disponível um diagnóstico sobre a saúde financeira por meio do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), criado pela Febraban.

Responsável por 65% das ações realizadas nas duas mais recentes edições da Semana ENEF, o Sicredi, no último ano, realizou mais de 3,7 mil iniciativas, alcançando mais de 21 milhões de pessoas. A 11ª Semana ENEF terá ações em diversas regiões do País entre 13 e 19 de maio.

No Rio Grande do Sul, a ação será postergada para o segundo semestre deste ano, em data a confirmar. Ainda, vale ressaltar que o Sicredi vem cooperando com a comunidade de maneira geral, auxiliando no resgate de pessoas e na organização de uma campanha de doações financeiras por meio da Fundação Sicredi. A empresa nasceu há mais de 120 anos no Rio Grande do Sul com a missão de cooperar e reforça este princípio no momento em que o seu Estado de origem mais precisa de solidariedade.

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Desembargadora nega habeas corpus a Wendel Lagartixa que segue preso

Foto: Reprodução

A desembargadora Inez Maria B. S. Miranda negou na tarde desta terça-feira (14) um habeas corpus ao policial militar da reserva Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido no Rio Grande do Norte como ‘Wendel Lagartixa’.

Esta é a segunda derrota que ele sofre na tentativa de sair da prisão na Bahia, onde está detido desde sábado passado (11) após se flagrado com uma arma irregular.

Na negativa do habeas corpus, a desembargadora afirmou que “a decisão do magistrado primevo destacou que o acusado possui condenação definitiva e já cumpriu as penas que lhe foram impostas, contudo, não se passaram os 5 anos necessários para afastar a reincidência, ressaltando ainda que, conforme antecedentes criminais, o paciente já possuiu envolvimento com grupos de extermínio e responde a processos por homicídios”.

“Em face disso, em contexto de análise sumaríssima do pleito liminar, não verifico a presença dos elementos autorizadores do seu deferimento, devendo, portanto, o tema proposto ser analisado pelo Colegiado, no momento oportuno. Em razão de não ser possível atestar a atual situação prisional do paciente, inclusive com consulta ao BNMP, entendo necessária a manifestação da Autoridade Impetrada”, acrescentou, e indeferiu o pedido da defesa de Wendel Lagartixa.

No habeas corpus impetrado com o objetivo de obter a liberdade de Wendel Lagartixa, a defesa do PM afirmou que a prisão preventiva foi dada “em virtude de ‘uma pressão’ do Ministério Público do Rio Grande do Norte” que teria “induzido a erro”o juiz que determinou a medida “com base em suposta ‘reincidência’”.

Fonte: Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Vixe, vixe, vixe e agora quem poderá nos salvar?

    Achou que estava aqui nas terras de Poty onde ele se passa por vingador do passado e do futuro é o dono da província…hehehe agora achou o que procurava..hehehe, tadinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Prévia junina do Samba da Raffe será neste sábado (18) na Arena das Dunas.

A prévia junina do tradicional SAMBA DA RAFFE contará com show de Socorro Lima (ex Cavalo de Pau) cantando os grandes sucessos da banda que fizeram história. E mantendo a tradição da festa, a banda Mesa Dose assina o repertório de samba e pagode, com direito a chopp duplo das 16h às 17h 🍻.

Cuida que sábado vai ter forró e samba da melhor qualidade! 💃🕺@mesadoze esquentando o sambinha e @socorrolimaoficial_ mandando ver no forró das antigas! 😍

🎟️ Garanta seu ingresso: outgo.com.br/forrosamba-da-raffe
📲 Mais informações: @cervejariaraffe

#Samba #SãoJoão #SambaRaffe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Garçom matou vereador em restaurante motivado por assédio moral no trabalho, diz polícia

Foto: Reprodução

O garçom Antônio Charlan Rocha Souza, preso por matar o vereador César Veras e ferir outras duas pessoas em um restaurante na orla de Camocim, no litoral Oeste do Ceará, cometeu o crime motivado pelo suposto assédio moral que sofria no trabalho, conforme a Polícia Civil.

A investigação aponta que o alvo principal era o dono do restaurante, Euclides, que ficou ferido durante o ataque. O vereador morto era amigo do empresário.

Dados extraídos do aparelho celular de Antônio Charlan com autorização da Justiça mostraram ele pesquisou antes do crime os termos “funcionário pedindo demissão”, “desrespeito trabalhista”, “trabalhador demitido”, “pagamento errado”, “patrão desrespeitando funcionário”, entre outros.

Além disso, o homem também acessou na Internet conteúdos relacionados a “melancolia”, “tristeza permanente e profunda”, além de “pertinência”.

“Por fim, vale ressaltar que o presente relatório concluiu pela possível existência de problemas psicológicos por parte de Antônio Charlan, podendo ter sido gerado, ‘uma hipótese’, pelo desrespeito aos seus direitos trabalhistas”, diz um trecho do documento.

Trabalho sob pressão

garçom trabalhava há 13 anos no restaurante onde o crime aconteceu. Ele conhecia as três vítimas, sendo uma delas seu patrão, e não tinha desavenças com elas.

No decorrer das investigações, a polícia ouviu outros funcionários e ex-funcionários do estabelecimento. Uma das pessoas ouvidas chegou a relatar que trabalhavam “sob muita pressão”.

Prisão por homicídio

Antônio Charlan está preso desde 28 de abril, quando foi capturado por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas no Bairro Tijuca, na saída de Camocim, quando tentava fugir da cidade. A arma usada no crime foi apreendida.

Após a prisão, o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil na região, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e sem chance de defesa e duas tentativas de homicídio qualificado.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal/RN vai sediar o maior Campeonato Brasileiro de Xadrez de base da história

Foto: Cedida

Natal/RN vai sediar a partir desta quarta-feira (15), no hotel Praiamar, em Ponta Negra, o maior Campeonato Brasileiro de Xadrez de categorias de base da história da modalidade. Mais de 300 jovens enxadristas de 22 estados das quatro regiões do país se inscreveram, batendo o recorde do número de participantes de todas as edições já realizadas.

A histórica participação é uma marca do crescimento da prática do xadrez no Brasil. “É com grande satisfação que observamos o crescimento do xadrez nas escolas, em especial por estarmos proporcionando que grandes eventos sirvam de plataforma de visibilidade para a nossa modalidade”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o natalense Máximo Igor Macedo.

Foto: Cedida

Exemplos de como o trabalho de base realizado pela CBX vem dando resultados são os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. “O xadrez de Pernambuco pulou de 20 escolas participantes do Circuito Global Chess PE para mais de 60 escolas em dois anos e aqui no Rio Grande do Norte o xadrez escolar está em todas as DIRECs, feito conseguido apenas pelo futsal”, revela o dirigente.

O Campeonato Brasileiro também vai receber pela primeira vez a delegação de Tocantins, assim como todos os estados da Região Nordeste e Centro-Oeste. Para desenvolver ainda mais o trabalho de base, a CBX está ampliando o Projeto Futuros Olímpicos, que será regionalizado, promovendo maior capilarização e desenvolvimento do xadrez em todo o Brasil.

PROGRAMAÇÃO

O evento no Praiamar Natal Convention vai até o domingo, dia 19, e será dividido em dois eventos: Festival Nacional da Criança (FENAC), que envolve os atletas das categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, e o Festival Nacional da Juventude (FENAJ), que vai do Sub-14 ao Sub-20.

As disputas do estilo Blitz serão realizadas nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, com seis rodadas. A premiação ocorre no mesmo dia. Na quinta-feira (16) ocorrem os confrontos do estilo Rápido, das 10h às 18h, também com seis rodadas e premiação ao término. O estilo Clássico começa na sexta-feira (17), às 14h, e encerra no domingo (19), às 20h, quando ocorrerá a premiação.

MELHORES GARANTEM VAGAS INTERNACIONAIS

O Campeonato Brasileiro de base vai distribuir vagas para várias competições internacionais. Os três melhores atletas de cada categoria vão garantir classificação para o Festival Pan-Americano, de 14 a 20 de julho, em Orlando/EUA, além do Campeonato Sul-Americano, de 1 a 13 de dezembro, no Uruguai, e para as duas etapas do Mundial, a primeira em Florianópolis/SC e a segunda na Itália, nos meses de outubro e novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÓ PODE SER BRINCADEIRA: DNIT afirma que prazo de conclusão de devio na BR 304 será revisto, mas continua sem data

Foto: Everton Soares

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou nesta terça-feira (14) que o cronograma de conclusão do desvio da BR-304, no município de Lajes, no interior do Rio Grande do Norte, está sendo revisto devido às condições climáticas.

Na semana passada, a autarquia havia informado que as obras deveriam ser entregues até o final da primeira quinzena deste mês de maio. Agora, o órgão afirma que a expectativa é de concluir o serviço nos próximos dias, mas não fixou data.

O desvio começou a ser construído no dia 3 de abril e tinha previsão de conclusão de 15 dias, porém, devido às chuvas, o DNIT anunciou que houve atraso.

Fonte: Tv Ponta Negra

Opinião dos leitores

  1. Chamem o fazendeiro q criou o desvio na terra dele, para administrar o denit, q essa obra será concluída rapidinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Ceará-Mirim entrega mais de 1.000 mil equipamentos para Saúde de Ceará-Mirim

O município investiu mais de 2,5 milhões de reais em investimentos em postos de saúde e no Hospital Percílio Alves

Fotos: Cedidas

A última quinta-feira, 08 de maio, ficou marcada como um dia histórico na gestão do prefeito Júlio César em Ceará-Mirim. Foram entregues mais de 1.000 mil equipamentos que beneficiarão diretamente postos de saúde e o Hospital Percílio Alves.

Os investimentos se destinam a aquisição de mobiliário, utensílios, aparelhos médicos e hospitalares para as unidades contempladas.

As entregas incluem consultórios odontológicos, mesas ginecológicas, camas hospitalares, desfibriladores, cadeiras de rodas infantis, ar-condicionado, armários, móveis diversos, computadores, impressoras e outros diversos materiais médicos e odontológicos.

A ação contribui para o avanço na estrutura de saúde do município, possibilitando diagnósticos mais ágeis e tratamento de doenças. O acesso a serviços de qualidade permite ampliar a capacidade de atendimento, mais eficiência e humanização, que se refletem em melhor assistência à população.

O prefeito Júlio César ressaltou o trabalho das equipes envolvidas e disse que as entregas reforçam o comprometimento da gestão de Ceará-Mirim em buscar sempre o melhor para a cidade e para os cidadãos. “É um dia de comemoração e de celebração. Parabéns a todos e toda a equipe pelo excelente trabalho realizado”, finalizou o chefe do executivo municipal.

——————————-
Em Ceará-Mirim, o trabalho não para!
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim / RN
SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação Social
Site Oficial: www.cearamirim.rn.gov.br
Instagram: @prefeituracearamirim
Facebook: @PrefeituradeCeará-Mirim

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Famílias convivem com detentos em regime semi-aberto em abrigos no RS

Imagem: Reprodução/Record News

Em meio à enchente que assolou o Rio Grande do Sul, famílias desalojadas demonstraram medo e insegurança por ter que dividir abrigos com criminosos em regime semi-aberto — alguns até com tornozeleiras.

Em uma entrevista coletiva, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reconheceu a gravidade da situação e afirmou que o sistema penal do Rio Grande do Sul deve agir rapidamente para evitar maiores tragédias e garantir a segurança.

Testemunhas falam em furtos ocorridos nos abrigos e mulheres relatam a insegurança até na hora de tomar banho. “Tinha homem que chutava a porta do banheiro das mulheres(…) Foi bem complicado”, comenta uma mulher que ficou abrigada na cidade de São Leopoldo.

A Secretaria de Segurança do RS diz que pelo menos 30 pessoas já foram presas por crimes praticados em abrigos. O prefeito de Porto Alegre, por sua vez, deixou claro que “o lugar dessas pessoas (os apenados) não é em abrigo”.

Com informações do Portal R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *