Diversos

Corredor de aplausos foi ‘momento mágico’, diz professor de vídeo viral

Foi uma homenagem que acabou correndo o mundo, a recebida pelo professor francês de educação física Alain Donnat ao se aposentar, após 39 anos de profissão. No seu último dia de trabalho, os 700 alunos do colégio fizeram uma longa fila de honra e gritaram seu nome sob intensos aplausos.

As imagens da cena – filmadas e divulgadas por sua esposa, Muriel, em sua página no Facebook – já foram vistas mais de 25 milhões de vezes, segundo ela, incluindo os compartilhamentos e inúmeros sites em todo o mundo que também publicaram o vídeo.

“Estava prestes a deixar o colégio pela última vez. Saí do escritório e vi os alunos formando um corredor de honra. Não sabia o que fazer. No início, andei rápido para acabar logo porque as emoções eram muito fortes”, contou à BBC Brasil o professor, 68 anos, especializado em atletismo e futebol.

“Foi um momento mágico, inesquecível. Sou uma pessoa pudica e fiquei um pouco constrangido, mas precisava continuar avançando para estar à altura do que as crianças estavam fazendo.”

No vídeo da despedida, Donnat aparece com lágrimas nos olhos enquanto percorre em silêncio o caminho até a porta do prédio. “Cruzei olhares de crianças que choravam. Também fiquei com lágrimas nos olhos. Quando cheguei ao final, queria agradecer com palavras, mas não conseguia falar”, completa Donnat. Ele ainda se sente profundamente tocado pela surpresa feita em dezembro pelos alunos e funcionários do colégio Paul Fort, em Is-sur-Tille, um vilarejo de cerca de quatro mil habitantes a 25 quilômetros de Dijon, na Borgonha.

Ele deu aulas nesse colégio 37 anos dos seus 39 de carreira. Seus alunos foram campeões e vice-campeões do torneio juvenil de atletismo por equipes da França no ano passado. “Sempre tentei fazer o máximo para todos. Não sou um gênio nem fiz milagres, mas sempre quis fazer o melhor, ressalta o professor de educação física.

Donnat acredita que a reação dos alunos é ao fato de ele sempre ter dado atenção a todos, independentemente dos resultados.

“Meu objetivo sempre foi que todos progridam, suscitando o entusiasmo. Quis obter coisas positivas em vez de me concentrar no que era negativo. A partir do que um aluno sabe fazer, ele terá confiança para avançar e se ultrapassar”, ressalta.

Um ex-aluno diz, na página do Facebook da mulher do professor, que “ele faz parte desses raros professores que sublimam a juventude. Além de ensinar sua disciplina, ele me deu belas lições de vida.”

A homenagem emblemática recebida por ele é algo bem incomum na França, país onde os professores se sentem ainda menos valorizados do que no Brasil, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Apenas 4,9% dos professores franceses acreditam que sua profissão é valorizada pela sociedade. No Brasil, esse índice é de 12,6%. A média mundial é de 31% e também pode ser considerada baixa. Os dados fazem parte do último estudo “Talis” da OCDE, de 2014, realizado com mais de 100 mil professores em 34 países.

E além da percepção de baixa valorização de sua profissão, muitos professores ainda tem de lidar com a violência de alunos e pais. Casos de professores esfaqueados, agredidos ou mesmo espancados em plena sala de aula ganharam destaques nos jornais em anos recentes. A homenagem a Donnat contrasta com essa realidade no país.

Ele se aposentou oficialmente, mas continuará treinando, por prazer e sem salário, equipes de seu colégio até junho.

UOL

 

Opinião dos leitores

  1. No Brasil, com essa reforma da previdência, todo mundo vai se aposentar na miséria.
    Em 2003 o teto da previdência era 10 salários mínimos. Agora corresponde a seis.
    No médio prazo, todos vão se aposentar ganhando um salário mínimo e aos 65 ou 70 anos de idade.
    Isso é desvalorização de todas as categorias, incluindo professores, e ninguém diz nada.
    Será que os deputados e senadores do RN vão apoiar a reforma da previdência?
    Por que não passar um ano discutindo com a sociedade alternativas que não prejudiquem o trabalhador?
    Não existe mais segurança jurídica.
    Qualquer governo chega, bota na cabeça que os culpados pelos problemas do Brasil são os aposentados e lascam os trabalhadores.
    Hoje, retiram direitos, e daqui a dez anos o déficit vai continuar.
    Quando há superávit gastam o dinheiro com outras coisas (ponte rio Niterói, Itaipu, transamazônica trem bala). Depois vêm com a cara de pau dizer que há déficit sem considerar a COFINS e a CSLL, nem as isenções e a DRU…
    Repetir uma mentira diversas vezes para enganar a população…
    Afinal de contas, o povo apoiou a saída do PT para levar facada nas costas?
    Que os políticos do RN acordem e não se curvem ao governo, que, sob o cortador Meirelles (pimenta nos olhos dos outros é refresco) , fixou-se na ideia de cortar direitos dos trabalhadores, como se isso fosse o santo Graal…
    Sem criatividade ou atitude alguma, o ministro permite que a crise continue.
    A crise já deveria ter passado.
    O governo assistindo de braços cruzados, Meirelles sem nada fazer, só pensando em passar a tesoura, demonstrando falta de competência.
    Só assistindo a crise e cortando tudo, inclusive aproveitando a crise para vender ilusões.
    Fala-se que a cúpula militar aceitaria o teto do INSS, desde que o salário da alta cúpula aumentasse. Uai, mas não há crise? Por que vai aumentar salário?

  2. Que surpresa ?, a França valoriza menos os seus professores do que no Brasil? Nossa, não sabia disto!

  3. Em país desenvolvido e que valoriza a educação, professor é tratado assim. Já aqui, professor apanha de aluno, é chamado de vagabundo por vereadorzinho meia boca e ainda é criminalizado por cobrar melhorias nas escolas, merenda digna para os alunos e salário digno de um educador.

    1. …..sem falar que na reforma previdenciária proposta por Temer (vulgo João Redondo) seu Donnat ainda teria que trabalhar mais 10 anos (49 anos de serviço) para se aposentar com provento integral.
      E ainda tem trouxa que acha que isso tá certo……………………………………………………………

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em tom eleitoral, Lula promete “desmascarar” adversários e mira oposição

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em agenda oficial em Salvador (BA), nesta sexta-feira (6), o presidente Lula (PT) fez um discurso de forte carga política e afirmou que vai “desmascarar” quem, segundo ele, mente e usa o nome de Deus “em vão”.

A declaração foi dada durante cerimônia de entrega de ambulâncias e equipamentos do SUS, evento financiado com recursos do Novo PAC Saúde.

Sem citar nomes, Lula atacou adversários políticos e disse que há uma “indústria de mentiras” operando contra seu governo.

O petista afirmou que pretende rebater críticas “em tempo real” e prometeu comparar sua gestão com as dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB), deixando claro que a estratégia do Planalto passa por confronto direto com a oposição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Ansioso para te ver”: Michelle expõe carta de amor escrita por Bolsonaro após prisão

Foto: Divulgação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nas redes sociais uma carta escrita por Jair Bolsonaro (PL) poucos dias após o STF decretar a prisão do ex-presidente, em 22 de novembro. A mensagem veio a público nesta sexta-feira (6) e marca os 18 anos de casamento do casal, comemorados em novembro de 2025.

No texto, Bolsonaro se dirige a Michelle pelo apelido “Mi” e afirma estar ansioso para revê-la. A ex-primeira-dama descreveu a carta como uma declaração pessoal, destacando trechos em que o ex-presidente fala sobre cuidar dela e das filhas, além de reafirmar a escolha de caminhar ao seu lado.

Foto: Divulgação

Bolsonaro foi preso preventivamente em 22 de novembro, após decisão do STF. Inicialmente em prisão domiciliar, ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal. Três dias depois, em 25 de novembro, a Corte declarou o trânsito em julgado da ação penal 2668, determinando o início do cumprimento da pena de 27 anos por tentativa de golpe.

Em 15 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a transferência do ex-presidente para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, onde Bolsonaro permanece desde então.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro reage a laudo da PF: “Risco concreto de morte”

Foto: AFP

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contestou nesta sexta-feira (6) o laudo da Polícia Federal enviado ao STF, que concluiu que ele está bem assistido no presídio da Papudinha, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses.

A defesa destaca que os próprios peritos alertam para o risco de descompensação clínica súbita, com possibilidade de morte, além de novas quedas, caso não sejam adotadas medidas adequadas de assistência.

Ainda segundo os advogados, o documento não afirma de forma expressa que Bolsonaro pode permanecer no atual local de custódia. O laudo, afirmam, apenas descarta a necessidade de internação hospitalar imediata, mas reconhece que o quadro clínico exige cuidados médicos rigorosos.

O relatório da PF aponta também sinais neurológicos que aumentam o risco de quedas e recomenda medidas como instalação de grades de apoio, campainhas de emergência, monitoramento contínuo, além de acompanhamento nutricional, fisioterápico e prática de atividades físicas.

Os advogados afirmam ainda que a avaliação médica não está concluída, pois falta o parecer do médico assistente indicado pela defesa, que analisará a compatibilidade entre o estado de saúde de Bolsonaro e o regime de custódia.

A perícia foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, após pedido da defesa para concessão de prisão domiciliar por razões humanitárias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-goleiro Bruno tem liberdade condicional cassada pela Justiça

Foto: Reprodução / Instagram

A Justiça do Rio de Janeiro revogou nesta sexta-feira (6) o livramento condicional concedido ao ex-goleiro Bruno, condenado pelo assassinato de Eliza Samudio. A decisão foi tomada pela Vara de Execuções Penais (VEP). A informação é do colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois.

Com a medida, Bruno deverá retornar ao regime semiaberto e tem cinco dias para se apresentar ao sistema penitenciário. Caso não compareça, poderá ser expedido mandado de prisão.

O ex-jogador cumpre pena de 23 anos e um mês de reclusão por homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e lesão corporal.

Segundo a VEP, o benefício foi anulado porque todas as tentativas de intimação para formalizar o livramento condicional foram frustradas, e Bruno não compareceu ao ato exigido pela Justiça.

A execução penal foi transferida para o Rio em 2021, quando ele passou ao semiaberto domiciliar. Em janeiro de 2023, a Justiça concedeu o livramento condicional, considerado a etapa final antes da extinção da pena.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DUPLA PUNIÇÃO: STF tem maioria para enquadrar caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para permitir que os casos de caixa dois possam ser punidos duas vezes: na Justiça Eleitoral e na Justiça comum. O entendimento deixa mais rigorosa a punição para o crime em pleno ano eleitoral.

Na prática, o entendimento permite uma punição mais rigorosa para quem comete o crime. O crime conhecido como caixa dois está previsto no Código Eleitoral e consiste na não declaração do valor que um candidato ou prestador de serviço recebeu para determinada campanha eleitoral.

Na Justiça Eleitoral, crime pode levar a cinco anos de prisão e multa. Já nas ações de improbidade a punição é cível, isto é, envolve penas como perdas de direitos políticos, proibição de contratar com o poder público e multas. Na prática, um político que praticar o crime estará sujeito a todas essas punições, caso condenado.

Supremo discute tese no plenário virtual

O julgamento se encerra hoje e, até o momento, oito dos dez ministros já votaram para chancelar o entendimento do relator, Alexandre de Moraes, de que o mesmo crime de caixa dois possa ser punido tanto na Justiça Eleitoral, quanto em ações de improbidade, na Justiça comum.

Moraes entendeu ainda que, se a Justiça Eleitoral não comprovar que houve o crime, a decisão automaticamente vai impactar na seara administrativa. Esse foi o único ponto de ressalva no julgamento, feito pelo ministro Gilmar Mendes. Para o decano do STF, discussão sobre impacto de decisão da Justiça Eleitoral em processo que tramita em outro ramo da Justiça está em discussão em outra ação no STF que vai acabar se sobrepondo a essa tese definida por Moraes até o momento. Apesar da ressalva, Gilmar seguiu Moraes em seu voto.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Mortes violentas crescem 16,5% no RN em 2025

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte voltou a registrar aumento nas mortes violentas em 2025. Foram 874 vítimas, alta de 16,5% em relação a 2024, quando ocorreram 750 crimes, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Apesar da elevação, 2025 marcou o segundo menor número de mortes violentas desde 2011 e uma redução de 62,6% na comparação com 2017, ano mais violento da série histórica, que registrou 2.272 ocorrências.

Entre 2020 e 2024, os crimes violentos letais e intencionais caíram 44,7%, passando de 1.356 para 750. A maior queda ocorreu em 2024, com retração de 21,1% frente a 2023. Essa trajetória foi interrompida no último ano.

Em 2025, cresceram os casos de homicídio doloso, de 636 para 827 (+30%), e de feminicídio, de 19 para 21 (+10,5%). Por outro lado, houve queda expressiva nos latrocínios, de 23 para 15 (-34,8%), e nas lesões corporais seguidas de morte, de 72 para 11 (-84,7%).

Dados da Polícia Civil indicam que os crimes mais registrados em 2025 foram estelionato, furto, ameaça e roubo. Já a Polícia Militar destacou ocorrências como perturbação do sossego, violência doméstica e pedidos de policiamento.

Nas maiores cidades do estado, a tendência de queda se manteve. Natal registrou 151 mortes violentas em 2025, redução de 73,9% em relação ao pico de 2013. Mossoró teve 79 mortes, o menor número da série histórica, com queda de 66,8% frente a 2017.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Foto: Reuters/Adriano Machado

A PF (Polícia Federal) afirmou, em um laudo médico divulgado nesta sexta-feira (6), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de sete doenças crônicas. O ex-mandatário passou por exame clínico e teve os documentos analisados pela corporação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva alaga e forma correnteza na avenida 27 de março, em Touros

A avenida 27 de março, uma das principais vias da cidade de Touros, também sofreu com a chuva que cai em todo o RN nesta sexta-feira (6). Motoristas que trafegavam pela via precisavam encarar a pequena correnteza que se formou e preocupou uma vendedora de frutas que ficou com receio de ter sua tenda levada pela água.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Alagamento na avenida Nevaldo Rocha, na altura do bairro das Quintas

A Avenida Nevaldo Rocha alagou nos dois sentidos, na altura do bairro das Quintas, em razão da chuva que cai em toda região metropolitana de Natal nesta sexta-feira (6). Apesar do alagamento, o trecho segue transitável, como mostram as imagens divulgadas pelo Via Certa Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo cai em buraco em trecho alagado na Avenida Moema Tinoco

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Um veículo caiu em um buraco na Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal, no início da tarde desta sexta-feira (6) chuvosa na região metropolitana da capital potiguar. O acidente ocorreu no trecho das obras inacabadas do Pró-Transporte. Mesmo percebendo o carro preso no local, outros motoristas ainda se arriscavam a passar perto do trecho onde o automóvel ficou preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *