COVID-19: Governo abre mais 15 UTIs em Natal, São Gonçalo e João Câmara

Foto: Elisa Elsie

O Governo do RN colocou em funcionamento mais 15 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para assistência aos casos do novo coronavírus (Covid-19) de ontem, 1º, para esta quinta-feira, 02 de julho. A administração estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), abriu cinco UTIs no Hospital João Machado, em Natal, que agora passa a ter 20 unidades. Mais cinco UTIs foram abertas no Hospital Maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, que passa a disponibilizar 10 leitos críticos, e outras cinco UTIs foram instaladas no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, localizado em João Câmara, na região do Mato Grande.

Os novos cinco leitos de UTI no Hospital São Luiz, em Mossoró, estão prontos, mas o início do funcionamento foi adiado porque a escala de profissionais está desfalcada por casos de covid. Para suprir estas dificuldades, que ocorrem em todo o Estado, o Governo convocou mais 930 profissionais temporários para assistência à pandemia.

Junto às prefeituras de São Gonçalo do Amarante e de Parnamirim, o Governo também atua para abertura de novos leitos até este final de semana.

“Prosseguimos com um esforço gigantesco para melhorar a estrutura de atendimento. Mas insisto, só abrir leitos não resolve. É imprescindível que a população cumpra o isolamento e o distanciamento social. A situação ainda é grave e ninguém pode relaxar”, enfatizou o secretário adjunto da Saúde Pública, Petrônio Spinelli.

DADOS COVID

Os dados da Sesap desta quinta-feira registram taxa geral de ocupação de leitos 91%. Nas regiões Oeste e Pau dos Ferros a ocupação é de 100%, na região metropolitana de Natal, 83%, Seridó 79,3% e 66% na terceira regional de saúde, na região do Mato Grande que abrange os municípios de João Câmara, Guamaré e circunvizinhos.

A fila de regulação para leitos exclusivos covid tem 38 pacientes e há 19 vagas. Os casos confirmados são 32.578, suspeitos 44.157, descartados 51.041, óbitos 1.095 (9 nas últimas 24 horas) e 173 óbitos em investigação.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Pedro disse:

    Cara Elisabeth Marques, se vc é da Enfermagem, cabe cobrar da presidente do COREN RN, uma visita, com adoção de alguma atitude, a presidente do mesmo tem sido omissa, ela não respeita o plenário, que indica e pede ações mais contundentes, contra esses arrumados, onde todos os profissionais ficam expostos, ou ao ministério público estadual. Esses puxadinhos mal arrumados expõem a todos, inclusive os pacientes.

  2. Didi disse:

    Cumpade!!
    Nas contas desses petistas, qualquer bêquinho, qualquer quartinho dentro dos hospitais está se transformando em leitos.
    Será isso verdade???
    Só sei que o povo tá morrendo a espera de leitos de uti.
    Sei não, tá parecendo conversa fiada, miolo de pote.
    Vamos vê.
    Vamos averiguar.
    Cadê o MP??
    Cadê os Deputados estaduais??
    É esperar!!!
    IMORAL!!

  3. Pedro disse:

    Quem é da saúde sabe da montagem desses espaços denominados leitos novos de UTI, uma vergonha, para completar, são normalmente montados em espaços inadequados, conforme comentário anterior, e são desprovidos de estrutura funcional de suporte.

  4. Elisabeth Marques disse:

    Ontem arrumaram esses três leitos… numa sala sem estrutura nenhuma de UTI, sem a mínima condição de ser uma UTI… É um quarto apenas. não tem médico, nem enfermeiro nem técnico pra trabalhar nesses 3 leitos montados… são 3 e não 5… raio X do hospital quebrado, laboratório não faz os exames básicos, não tem gasômetro, central de materiais não funciona pq autoclave tá quebrada…
    Coitado do povo
    Sim, e nessa UTI não tem posto de enfermagem, não tem banheiro, não tem vestiário, não tem repouso… agora imagem aí se alguém vai querer trabalhar nessas condições.

    NAO VAMOS MENTIR PARA ACABAR COM A VIDA DAS PESSOAS, NAO PODEMOS NOS VENDER POR ISSO. VAMOS FALAR A VERDADE.

    • Antenado disse:

      O que faz o MP? Na última vez, elogiou o governo do Estado. A arma do povo são as eleições. O voto.

COMENTE AQUI