Saúde

COVID: Vacinação infantil no RN começa neste sábado (15)

A vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade vai começar neste sábado (15) com um ato simbólico na Unidade Básica de Saúde Amarante, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Na manhã desta sexta-feira (14), o estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote de vacinas contra a Covid para crianças com 20.900 doses.

O município de Natal ainda não definiu quando começará a aplicação na capital potiguar. Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai capacitar os vacinadores para o público infantil na segunda-feira (17) e só depois definirá a data de início da vacinação.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais civis e servidores da Segurança decidem paralisar as atividades a partir de terça-feira (25)

Foto: Reprodução

Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, 20, os policiais civis e servidores da Segurança do RN decidiram realizar uma paralisação a partir das 8h da próxima terça-feira, dia 25. Os policiais civis estão lutando pela não retirada do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) da categoria, haja vista que existe uma ação para acabar com esse direito. Caso isso aconteça, haverá redução real de salário de até 35%.

O SINPOL-RN vem negociando com o Governo do Estado para impedir essa redução de salário, no entanto, até o momento não houve avanço.

“Existem prazos e a categoria está aflita com a possibilidade real de ter seu salário reduzido repentinamente. Por isso, realizamos a assembleia geral e foi aprovado por unanimidade a paralisação. Esperamos que o Governo se sensibilize e volte a negociar conosco para encontrarmos uma saída para este problema”, afirma Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.

Sobre os servidores da Segurança, a categoria espera há anos a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. “É um grupo pequeno de pouco mais de 50 servidores e até hoje nenhum Governo quis olhar para eles com o devido respeito. Então, é mais do que justo que essa pauta seja negociada e avance”, completa Edilza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mundo registra 3,79 milhões de casos de Covid-19 em um dia e bate novo recorde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mundo quebrou mais uma vez o recorde de casos de Covid-19 registrados em um único dia. Os dados consolidados pela plataforma Our World In Data, nesta quinta-feira (20), mostram que foram registradas 3,79 milhões de infecções pelo coronavírus nas últimas 24 horas.

Embora divulgados na manhã desta quinta (20), esses número são referentes aos casos registrados pelos países ao longo da quarta-feira (19). O número supera o último recorde, que tinha sido atingido na manhã da última quinta-feira, dia 13, quando foram registrados ao redor do mundo 3,67 milhões de casos diários em 24 horas.

O Brasil colaborou para que os dados consolidados nesta quinta (20) fossem tão altos. Nesta quarta-feira (19), impulsionado pela variante Ômicron, o país ultrapassou pela primeira vez a casa dos 200 mil casos registrados em um único dia.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou 204.854 novos casos e 338 mortes. O recorde anterior aconteceu no dia 18 de setembro de 2021, com 150.106 casos registrados. Outro recorde foi quebrado na média móvel de casos, com 99.974 infecções considerando mesmo período.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR pede arquivamento de inquérito contra Styvenson no caso Joice

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento do inquérito aberto contra o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) por crime de difamação. Ele foi acusado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP) de calúnia e difamação.

No ano passado, ao comentar uma série de fraturas apresentadas pelo parlamentar sob alegação de ter sido agredida, o senador insinuou que ela tinha apanhado do marido ou usado drogas.

“Aquilo ali, das duas uma: ou duas de quinhentos [em um gesto, Styvenson leva as mãos à cabeça, fazendo chifres] ou uma carreira muito grande [inspira como se cheirasse droga]. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”, disse na internet.

No entender da PGR das falas dele estavam protegidas por imunidade parlamentar, portanto, não ficou configurado crime. O despacho foi assinado pelo vice-procurador geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. Assim, conforme Medeiros, as declarações ocorreram dentro de um cenário de embate político e representaram “uma investida dura e midiática, próprio da arena política”

“Outrossim, confirma-se que, não obstante o comentário do investigado ter sido direcionado a uma adversária política, ele agiu de modo a dar satisfação, durante uma live sobre questões políticas, aos seus seguidores e eleitores, que o indagaram acerca da sua opinião a respeito do acidente doméstico sofrido pela parlamentar”, escreveu.

A Polícia Federal, no entanto, enxergou elementos para indiciar o parlamentar, considerando que a falas nada têm a ver com as funções políticas desempenhadas por ele. As falas de Styvenson contra Joice foram proferidas na internet.

Em julho a senadora Joice acionou a polícia após acordar, em sua casa em Brasília, com fraturas no rosto e na costela. De acordo com o depoimento, ela havia adormecido e despertou horas depois no chão com o rosto todo ensanguentado.

O marido e uma funcionária estavam no apartamento quando o episódio ocorreu. Meses depois a Polícia do Distrito Federal concluiu que a deputada caiu em decorrência de efeitos de remédios que ela tomava para dormir.

Congresso em Foco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Em menos de uma hora, dois homens são mortos a tiros na Zona Norte de Natal

Foto: Sérgio Henrique Santos

Dois assassinatos foram registrados na noite de quarta-feira (20) na Zona Norte de Natal em um intervalo de menos de uma hora entre eles. O primeiro homicídio aconteceu no bairro Nossa Senhora da Apresentação, por volta das 20h.

Damião Confessor da Silva, de 23 anos e que era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi morto a tiros na Rua Liberdade, no loteamento Jardim Progresso. Segundo testemunhas contaram aos policiais, um homem de moto se aproximou e atirou pelo menos seis vezes contra a vítima.

A Polícia Civil ainda não sabe se o crime tem relação com os antecedentes criminais ou a passagem dele pelo sistema prisional.

Outro crime

Já no bairro Potengi, a vítima foi Wallace Canindé da Silva, de 28 anos. Ele foi morto por volta das 20h30.

Foto: Sérgio Henrique Santos

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava conversando com um amigo na calçada da Rua Coronel Borges quando dois criminosos de moto se aproximaram e dispararam contra ele.

Wallace ainda chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. O amigo que conversava com ele conseguiu escapar dos criminosos, porque saiu correndo no momento dos disparos.

Nos dois casos, os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa vai investigar os crimes.

g1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Taxa de transmissão no RN é a segunda maior desde 2020

Foto Ilustrativa: Callaghan O’Hare / REUTERS

O Rio Grande do Norte registra, atualmente, a segunda maior taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O índice verificado desta semana está em 1,55, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN). Aliado a isso, o mês de janeiro tem sido marcado por alta de casos positivos, aumento da demanda por testes em laboratórios privados e recomendações para contenção do contágio. Nesta quarta-feira (19), o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) registrou 1.304 novos casos de covid, o maior número de 2022.

O maior índice de transmissibilidade em toda pandemia foi registrado na semana 11 de 2020, com uma taxa de 1,57. Isso significa que o contágio está fora de controle, com 100 infectados podendo transmitir o vírus para outras 155 pessoas. Os altos índices de transmissibilidade também são vistos nas três principais cidades do RN. Em Natal, a taxa é de 1,63, o mais alto em toda a pandemia. Em Mossoró, 1,52 (terceiro mais alto da pandemia), e em Parnamirim, 1,38. As taxas são exemplificadas nos novos casos diários de coronavírus no Estado. Nos últimos sete dias, por exemplo, em dois deles foram registrados 975 e 968 notificados. No dia 13 de janeiro, 682 registros já haviam sido notificados, número que até então era o maior em seis meses.

Segundo Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, já há transmissão comunitária da variante Ômicron. Esse aumento de casos já faz a Sesap cogitar a reabertura de leitos. “Continuamos em alerta. Foi diante desse número de casos que saiu esse decreto do passaporte vacinal. Embora não tenhamos um número grande de pessoas internadas, nos preocupamos que esse número de casos vá superlotar os hospitais. A regulação está prevendo a reabertura de mais leitos já se precavendo de possíveis aumentos de internações”, disse. O número de leitos reabertos e os hospitais ainda não foi definido, mas será divulgado nesta quinta-feira (20) pela Sesap.

Para especialistas em saúde pública ouvidos pela Tribuna do Norte, o aumento de casos também pode estar associado às festas de fim de ano e encontros familiares, bem como o avanço da vacinação, que faz com que parte da população relaxe nas medidas de segurança.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Jogador do Potiguar de Mossoró é dispensado após agredir colega depois do jogo; Irmão dele nega

Foto: Léo Moura

Durante a partida entre ABC e Potiguar de Mossoró, o atacante Jefinho entrou no jogo e, alguns minutos depois, foi expulso após receber amarelo e reclamar com o árbitro de maneira bem agressiva. Jefferson saiu chorando de campo, desolado.

No fim da noite, o Potiguar emitiu uma nota explicando que rescindiu o contrato do jogador após ele e seu irmão agredirem o atacante Wilker na saída do time do Frasqueirão.

Juninho Santos, irmão do jogador expulso, contou que foi alertado por uma pessoa de dentro do vestiário que o atacante Wilker, do Potiguar, no fim do jogo, fez uma “cobrança” exagerada, chegando a dar um bofete e chutes, em Jefinho.

De acordo com ele, Jefinho não participou da agressão a Wilker, diz que foi uma atitude dele que, com ódio, quis tirar satisfação pela agressão sofrida pelo irmão dentro do vestiário, golpeando o camisa 7 do time mossoroense com o capacete.

Para Junior, o irmão está saindo como injustiçado na situação e reconhece que o ato dele ocasionou um problema maior, mas pede que o clube não feche os olhos para o que, de acordo com ele, aconteceu antes disso.

Portal 96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Cachorro da raça Scottish Terrier foi levado na Lagoa Azul de Pium e está desaparecido; entre em contato se tiver informações

Um cachorro da raça Scottish Terrier está desaparecido. Levado nesta quinta-feira (20) na Lagoa Azul de Pium, em Nísia Floresta, o cachorrinho atende pelo nome de Sam e tem cinco anos de idade.

Qualquer informação a respeito, entrar em contato pelo (84) 99403 – 2220

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Gasto do governo com Auxílio Brasil deve chegar a R$ 89 bi em 2022

Foto: KEVIN DAVID / A7 PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO

O gasto do governo federal com o Auxílio Brasil deve chegar a R$ 89,1 bilhões neste ano. O programa, substituto do Bolsa Família, começou a pagar a parcela mínima de R$ 400 nesta terça-feira (18) a 17,5 milhões de pessoas, após a inclusão de 3 milhões de famílias a partir deste mês.

O número consta do RAF (Relatório de Acompanhamento Fiscal) do mês de janeiro, da IFI (Instituição Fiscal Independente), do Senado Federal. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

O relatório destaca que o principal destino do espaço gerado pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios (emendas constitucionais 113 e 114, de 2021) foi o Auxílio Brasil, que terá um total de transferências de R$ 89,1 bilhões no Orçamento de 2022.

As despesas decorrentes do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, alcançam R$ 54,6 bilhões no Orçamento aprovado pelo Congresso. Desse total, R$ 54,4 bilhões se referem às transferências e R$ 200 milhões a gastos operacionais do programa. Além disso, o valor alocado pelo Legislativo para as transferências se somou aos R$ 34,7 bilhões previstos no Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual).

De acordo com o documento, a despesa prevista com o Auxílio Brasil é praticamente igual ao gasto dos programas sociais de 2021. No ano passado, foram gastos R$ 17,2 bilhões com o Bolsa Família, R$ 62,6 bilhões com o auxílio emergencial e R$ 9,2 bilhões com o Auxílio Brasil (a preços de dezembro de 2021). Ao todo, esses gastos somaram R$ 90 bilhões.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB será o caminho de vários deputados para montar maior nominata

Foto: Reprodução

Entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, período em que deputadas e deputados estaduais poderão trocar de partido para concorrer às eleições 2022, sem perder o mandato. No Rio Grande do Norte, o PSDB tem foco em fortalecer ainda mais seus quadros.

O partido presidido por Ezequiel Ferreira começou a costurar novos deputados e a ideia é aumentar a bancada na Assembleia Legislativa, até abril. Hoje, com cinco parlamentares, o PSDB tem Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e José Dias, com o presidente da Assembleia formam a maior bancada.

Com força no segmento evangélico, o deputado Albert Dickson que sempre é bem votado vai sair do Pros e assinar a ficha dos tucanos. “Recebi o convite para ingressar no PSDB, que já é o maior partido da Assembleia Legislativa, com vistas à formação de uma grande chapa para a eleição deste ano. Vários colegas também vão se filiar”, disse Albert Dickson, eleito Parlamentar do Ano.

Outros nomes também estão no radar do PSDB. Do Seridó, o deputado Nelter Queiroz já admite saída do MDB para acompanhar o chapão tucano. Em Caicó, o deputado Vivaldo Costa também tem o mesmo caminho. Vai deixar o PSD e assinar a ficha do PSDB, partido do prefeito Dr. Judas Tadeu, seu aliado.

Segundo declarou essa semana, o deputado federal João Maia admitiu que a bancada do PL caminha para migrar para o PSDB. Seria o destino dos deputados Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes e George Soares. “Essa discussão estava sendo conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), mas como ele contraiu Covid-19 e H3N2 de uma vez só, então estamos esperando ele se recuperar para dar continuidade a essas conversas”, admitiu o presidente do PL essa semana.

Ainda estão de olho na formação da chapa do PSDB, que segundo cálculos elegeria tranquilizante quase dois terços do Poder Legislativo, outros parlamentares. Os deputados Galeno Torquato que deixaria o PSD e Dr. Bernardo, que trocaria em acordo o MDB pela legenda da social-democracia. Dr. Bernardo colocaria a esposa na chapa de deputado federal do MDB, para engrossar a legenda que deve eleger Garibaldi Filho, deputado federal.

PSDB vai lançar mulheres tradicionais e novos nomes para deputada estadual

Ainda se recuperando de uma Covid-19, o presidente do PSDB Potiguar, deputado Ezequiel Ferreira não para de articular o fortalecimento do seu partido.

O PSDB acredita no potencial e na capacidade das mulheres para contribuir em 2022. Ainda neste semestre, o PSDB vai realizar um evento para mulheres no Oeste Potiguar. A data e a cidade está sendo definida. Em Mossoró, a presidente da União dos Vereadores e Vereadoras do Rio Grande do Norte (UVERN) deve concorrer a deputada federal.

Mas, a ex-deputada Sandra Rosado vem sendo estimulada para disputar seu retorno a Assembleia Legislativa. Mossoró é o segundo maior colégio eleitoral do Estado.

De olho em fortalecer seu nome no interior e região Metropolitana, a deputada Eudiane Macedo poderia trocar o Republicanos pelo PSDB. Ela foi palestrante de um evento de mulheres tucanas e agradou a plateia de vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas. Eudiane no PSDB seria a única deputada com mandato, concorrendo à reeleição.

Nomes novos como a influente digital Leila Maia, mãe solo, profissional de educação física, idealizadora dos projetos RN Saudável e Ponte da Vida. Leila vai assinar a ficha dela no PSDB de olho na vaga de deputada. Ela tem hoje mais de 61 mil seguidores só no Instagram. A empresária Adriana Pessoa, que tem atuação no Agreste Potiguar e foi segundo lugar na eleição de Passa e Fica, só com comícios virtuais poderá ser um nome. Ela só não venceu por apenas por 200 votos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

NOITE DE TERROR: Bandidos fazem arrastão em casa de praia em Muriu

E a onda de assaltos a casas de praia no litoral potiguar não para. Quatro homens armados, invadiram, de forma violenta uma casa na praia de Muriu e levaram momentos de terror e pânico às vítimas na noite desta quarta-feira (19).

Segundo informações repassadas ao Blog, por volta das 20h30, os criminosos encapuzados chegaram no local em uma Hilux escura e invadiram a casa já anunciando o assalto e perguntando pelo proprietário da residência. As vítimas foram mantidas no chão enquanto recebiam ameaças dos criminosos.

Os bandidos fizeram a limpa na casa e fugiram no carro de uma das vítimas, um Nissan Kicks, preto, de placas QGM-2835, levando TV, celulares, notebook e dinheiro.

Opinião dos leitores

  1. Cadê a operação veraneio? Só conversa fiada, as praias estão entregue aos marginais. Polícia que é bom não tem em todo
    Litoral, seja do norte ou do sul

  2. Infelizmente , foi assim que lula fez com o Brasil durante 14 anos , mas o eleitor masoquista gosta de molusco corrupto , eu NÃO !

  3. Mais uma noite atípica na insegurança pública do RN, estamos entregues as baratas. Blitz aqui é só para mostrar pirotecnia no posto da CPRE de pium e multar quem tomou uma cerveja, prender bandido, isso fica em segundo plano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *