Política

CPI: Renan Calheiros diz que convocação de governadores ‘não é prioridade’

FOTO: FREDERICO BRASIL/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 recebeu da Procuradoria-Geral da República (PGR) informações sobre inquéritos contra governadores e suposta má aplicação de recursos federais destinados ao combate à pandemia. No entanto, segundo o relator do colegiado, Renan Calheiros, as investigações vão acontecer, mas não agora. “Alguns fatos que já estão sendo investigados pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Não vamos fazer uma dupla investigação. Esses fatos não são prioritários na Comissão Parlamentar de Inquérito. Nós vamos investigar tudo que for necessário, mas dentro de um roteiro óbvio e dar competência do Senado Federal”, afirmou, explicando que uma CPI é necessária quando um determinado assunto não é investigado devidamente. No caso dos Estados, segundo ele, o Ministério Público já está fazendo esse trabalho.

O senador Marcos Rogério discorda da afirmação. Segundo ele, existe uma articulação na CPI para blindar governadores e prefeitos e culpar o presidente da República, Jair Bolsonaro. “Nós temos documentos com raio dos repasses aos Estados, o que foi feito com esse recurso, qual foi o resultado produzido com essa gestão, e se foi satisfatório, se não foi satisfatório. As apurações da Polícia Federal, nós tivemos 51 operações até outubro do ano passado, em 18 Estados da federação, com suspeita de corrupção, cheira mal isso”, disse, defendendo a necessidade de que as investigações sejam aprofundadas. Segundo o senador, nas próximas semanas, a CPI da Covid-19 deve rastrear o dinheiro que foi repassado aos Estados. Marcos Rogério lembrou que já existem dois depoimentos marcados para a próxima semana: as oitivas do atual e do ex-secretário de Saúde do Amazonas.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. Penso eu, que cpi da covid dos estados, tem que ser nos Estados. A CPI , que está acontecendo, não diz respeito no momento aos estados, mas sim quem travou todo o processo da administração da Pandemia no Brasil, como a falta de oxigênis nos estados, a falta e contratos com a vacina e produção de insumos, propaganda enganosa do governo federal com medicamentos sem efeitos para a pandemia, provado por cientista do mundo inteiro e grande ídice de mortalidade. Esse é o objetivo da CPI. Agora, nos estado pode e deve sim acontecer para que saibamos onde foi utilizado nosso dinheiro e como administrado o processo em relação ao covid. Vejo dessa forma.

    1. Se teve remessa de verba federal destinada ao combate da pandemia, tem que ser investigado o uso dos recusos, sim!

  2. O gado repete as coisas que lê, mas não explica. Diferentemente de outros governadores, incluindo Fatão GD, Helder Barbalho é outros, inclusive bolsonaristas como o do Amazonas, não tenho conhecimento de nenhum desvio cometido pelo filho de Renan. Quem tiver algum indício de roubo sob sua gestão que apresente.

  3. O Renan morre de medo que o filho já sai preso do Senado. Por esse motivo ele tá adiando chamar. Os Governantes. Isso foram palavras que surgiu lá em seu estado, que alguns morre de medo do Renan, O Coronel de palitor e gravata 👔.

  4. ESSE BANDIDO VAGABUNDO, DIZ ISSO PARA QUE SEU FILHO NÃO SEJA PRESO POR DESVIOS DE VERBAS E SUPER FATURAMENTO. TAMBÉM ESSA PILANTRA FAZ PARTE DA QUADRILHA DO LULADRÃO. SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

    1. PARA QUE SEU FILHO NÃO SEJA PRESO POR DESVIOS DE VERBAS…
      Tá falando das rachadinha do Flávio???
      Ou da fantástica fábrica de chocolate?
      Ou da mansão de 6 milhões?

  5. Quer dizer que as mortes causada pela compra de respiradores quebrados, pela não construção de hospitais de campanha, pela falta dos respiradores causada pelos descaminhos dos 5 milhões de reais, pelo dinheiro desviado no superfaturamento de compras de insumos e serviços no combate a pandemia, da irresponsabilidade na hora da desativação de uti em pleno pico de pandemia, de não usar as verbas disponibilizada para diminuir mortes e sofrimentos dos potiguares acometido pela covid, e da contaminação em massa do povo na campanha eleitoral pela aglomeração irracional, será tudo debitado na conta do presidente? A governadora está totalmente isenta desses desmandos? Ora vejam só o que esse corrupto inveterado quer impor. Muita cara de pau

  6. Não é prioridade porque tem um filho governador de alagoas, só no brasil um sujeito é relator de uma CPI, pra beneficiar familiar.

    1. beneficiar familiar???
      Tá parecendo uma familícia alí que conheço…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Emocionado, Rogério Marinho anuncia saída da disputa pelo Governo do RN

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Blog do Bagada (@blogdobagada)

Vídeo: Blog do Bagada

O senador Rogério Marinho se emociona ao falar sobre Bolsonaro e o pedido do ex-presidente para que ele seja um dos coordenadores da campanha do pré-candidato Flávio Bolsonaro à presidência. Também não conteve a emoção ao falar sobre a sua decisão de não mais ser pré-candidato ao Governo do RN.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA ATLAS: Bolsonaro e Lula são os mais rejeitados por eleitores

Foto: Reprodução

Pesquisa AltasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (21) mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como os políticos de maior rejeição no país: metade do eleitorado diz rejeitar os nomes que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2022 e simbolizam os campos da polarização política do país.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro é rejeitado por 50% dos eleitores, 0,3 ponto percentual à frente dos 49,7% registrados por Lula.

Em seguida, vem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 47,4%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) registra 44,9% de rejeição e está em quinto lugar no ranking, superada por Renan Santos (Missão), com 45,6%.

Nos cenários de intenção de voto em primeiro e segundo turno, a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg aponta liderança de Lula e desempenhos idênticos de Flávio, Michelle e Tarcísio em disputa direta com o petista.

Entre os pré-candidatos a presidente, a rejeição não fica inferior a 40%, segundo os dados da pesquisa. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 42,1%; o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 41,7%; e o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 41,1%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é rejeitado por 40,7% dos eleitores, e o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), tem 39,9%.

A lista também traz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 36,9% de rejeição – a AtlasIntel simulou cenários de primeiro turno em que o petista substitui Lula como candidato do campo governista.

Entre os nomes que já foram citados como potenciais candidatos, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) tem rejeição de 43,4%, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) marca 44,7%.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.418 eleitores, entre os dias 15 a 20 de janeiro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-02804/2026.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisa diz tamanho de pênis ideal para mulheres chegarem ao orgasmo

Foto: Reprodução

Há uma polêmica que já aqueceu muita roda de bar: qual é o tamanho “perfeito” do pênis para ajudar uma mulher a atingir o orgasmo? Um levantamento recente trouxe respostas surpreendentes e afirma que o número mágico seria cerca de 8 polegadas — ou algo em torno de 20 centímetros — para “maximizar” as chances de uma mulher chegar lá.

Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 4 mil mulheres on-line sobre suas experiências sexuais, o comprimento de cerca de 20 cm teria tido a maior taxa de orgasmo feminino — e, curiosamente, tanto pênis de 4 polegadas (10 cm) quanto de 11 polegadas (28 cm) alcançaram índices similares de sucesso.

Ou seja: não é um “quanto maior, melhor” universal — como muitos memes na internet insistem em sugerir — e, para algumas mulheres, pênis realmente gigantes podem ter o mesmo desempenho de um tamanho mediano quando o assunto é prazer sexual.

Pesquisas científicas publicadas em periódicos também mostram que, quando medidas de verdade são coletadas em laboratório, a preferência feminina tende a ser por tamanhos apenas um pouco maiores que a média, e que a circunferência pode importar tanto quanto o comprimento.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Bandigalado é uma das atrações da festa 50TINHAS Verão, nesta sexta (23), no Paçoca do Pilão em Pirangi

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será uma das atrações da festa 50TINHAS VERÃO, que vai acontecer nesta sexta, 23 de janeiro, no espaço de eventos do restaurante Pacoça de Pilão, na avenida Márcio Marinho, em Pirangi, a partir das 18 horas. Irão se apresentar, além da Bandigalado, o DJ Maurílio Jordan (Vitrola Livre) e o músico multi-instrumentista Diogo das Virgens. Os ingressos já estão no terceiro e último lote e podem ser adquiridos na plataforma Outgo, no bar 294 em Natal e no próprio Paçoca do Pilão, em Pirangi.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, se apresentou no badalado Fest Bossa & Jazz, em agosto de 2025, na famosa praia de Pipa, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, na edição do Fest Bossa & Jazz em Bananeiras.

O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.

Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade. Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

Foto: Reprodução

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

 

Opinião dos leitores

  1. Até gostei de Álvaro na prefeitura, mas pra governo, vamos precisar de um candidato mais arrojado, para tomar decisões duras e impopulares, e Álvaro não tem esse perfil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL confirma Álvaro Dias como candidato ao Governo do RN em coletiva às 10h

Foto: Reprodução

O senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual do Partido Liberal e líder da oposição no Senado Federal, convocou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (21), a partir das 10h, em que vai confirmar Álvaro Dias como candidato do grupo liderado por Marinho, Styvenson Valentim e Paulinho Freire.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mastercard suspende uso de cartões do Will Bank, do grupo do Banco Master

Foto: Reprodução

A Mastercard anunciou na terça-feira (20) que suspendeu o uso dos cartões do Will Bank, fintech do Banco Master, em sua rede.

“Nós, assim como os reguladores, acompanhamos de perto as operações do Will Bank há algum tempo para entender como as regras da nossa rede estavam sendo cumpridas, a fim de apoiar os participantes do ecossistema que dependem de seus serviços”, afirmou a Mastercard em nota.

“Diante de mudanças no atendimento a essas obrigações, e considerando também nossos próprios requisitos regulatórios, suspendemos o uso dos cartões do Will Bank em nossa rede”, completou.

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Conforme comunicado do BC, decisão foi tomada em extensão ao comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse do Banco Master.

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.

O Banco Central também nomeou nesta quarta o liquidante do Banco Master, Eduardo Bianchini, como liquidante da Will Financeira. A autarquia ainda decretou a indisponibilidade de bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.

Além de Vorcaro, também eram controladores da instituição a Will Holding Financeira S.A,; Master Holding Financeira S.A.; 133 Investimentos E Participações Ltda.; Armando Miguel Gallo Neto; Felipe Wallace Simonsen.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, após a Polícia Federal prender o dono Daniel Vorcaro por um esquema de fraude bancária.

Foram liquidados de forma extrajudicial o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

A ação “foi motivada pela grave crise de liquidez do Conglomerado Master e pelo comprometimento significativo da sua situação econômico-financeira, bem como por graves violações às normas que regem a atividade das instituições integrantes do SFN [Sistema Financeiro Nacional]”, informou o BC em nota na época.

O Banco Master Múltiplo S/A, que detém o Will Bank, foi colocado sob o Raet (Regime Especial de Administração Temporária) “tendo em vista a possibilidade concreta de solução que preserva o funcionamento” do banco digital, segundo o BC.

O Raet é uma solução para reorganizar a instituição ao BC, ao permitir que ocorra uma solução de mercado, como transformação, incorporação, fusão, cisão ou transferência do controle acionário.

Vorcaro, ex-dirigente do Master e do BRB são investigados por emissão de títulos de crédito falsos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Tartaruga é encontrada morta em praia de Natal

Foto: Cemam

Uma tartaruga da espécie caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (20) na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. O animal foi visto por banhistas boiando no mar, na altura do mercado público da praia.

Segundo o artesão Adailson do Nascimento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a retirada da tartaruga da água. Quatro militares participaram da operação, levando o animal até a faixa de areia.

Em seguida, biólogos do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram chamados e constataram a morte da tartaruga.

“A gente percebeu que a tartaruga tinha vindo a óbito pela interação com outra espécie, que a gente vem investigando, inclusive. É a ingestação do peixe baiacu. A partir dessa interação ela morre por asfixia. É uma ocorrência que vem sendo registrada nos últimos anos”, disse a bióloga Gleyciane Ferreira, do Cemam.

Dados do centro apontam que, de 1º a 20 de janeiro, 45 animais marinhos encalharam no litoral do Rio Grande do Norte, no trecho que vai da praia de Sagi, no Litoral Sul, até São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte. Do total, cerca de 90% dos animais já estavam mortos.

Somente nas últimas semanas, pelo menos outros três animais marinhos foram encontrados mortos na Região Metropolitana de Natal: duas tartarugas e um golfinho. Os registros ocorreram nas praias de Ponta Negra, em Natal, e em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.

Segundo o Cemam, o aumento no número de animais encalhados nesta época do ano está relacionado à maior aproximação das espécies da região costeira, principalmente em busca de alimento, mas também a maior interação com os seres humanos, lixo e embarcações.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. Pronto.Agora vão dizer que essa tartaruga morreu por conta do banho a noite na praia da redinha!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada em Portugal

Foto: Reprodução

Um ato de vandalismo atingiu um dos principais pontos turísticos da Ilha da Madeira, em Portugal. A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7 foi incendiada por um homem que filmou toda a ação e divulgou as imagens nas redes sociais.

Nas gravações, o autor despeja um líquido inflamável sobre a escultura em tamanho real e, em seguida, ateia fogo.

O caso é tratado como crime pelas autoridades portuguesas.

Em nota oficial, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que abriu investigação para apurar o ocorrido. Segundo a imprensa local, o suspeito já teria sido identificado e seria conhecido por outros episódios semelhantes registrados anteriormente na região.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Os idiotas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade, eles são muitos.
    Nelson Rodrigues.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara debandada no ministério e pode perder mais de 20 ministros para as urnas

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Além da saída já encaminhada de Gleisi Hoffmann, que aceitou o convite de Lula para disputar o Senado pelo Paraná, o governo federal deve enfrentar uma debandada no primeiro escalão até abril. Ao todo, outros 21 ministros precisam deixar os cargos para concorrer nas eleições de outubro, o que promete provocar um esvaziamento significativo na Esplanada.

No caso de Gleisi, a avaliação interna do PT é estratégica: o nome da ministra fortaleceria a chapa no Paraná, ao lado do deputado estadual Requião Filho (PDT), e aumentaria a competitividade contra o senador Sergio Moro (União Brasil) e o grupo do governador Ratinho Júnior (PSD). Embora a ministra tivesse planos de disputar a Câmara, aliados afirmam que ela se mostrou “animada” com a candidatura ao Senado.

A articulação também marca a reaproximação entre o PT e o grupo de Requião, após atritos recentes e a saída do deputado do partido. A leitura é que a aliança amplia o campo da esquerda no estado e mantém Ratinho Júnior pressionado no cenário local, enquanto o Planalto tenta montar palanques fortes em estados estratégicos.

Do outro lado, a oposição segue fragmentada. Moro enfrenta dificuldades partidárias para viabilizar uma candidatura ao governo estadual, enquanto Ratinho Júnior ainda avalia quem lançará como sucessor. O resultado é um tabuleiro em ebulição, que deve se intensificar à medida que ministros deixam o governo e o clima eleitoral toma conta de vez de Brasília.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *