Diversos

Crea-RN será posto de coleta de equipamentos para limpeza nas praias potiguares

A diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) recebeu nessa terça (22), o diretor geral do Idema, Leon Aguiar. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, e o vice Vilmar Segundo, colocaram o Conselho à disposição do Idema para ajudar nas ações de combate ao derramamento de óleo registrado no litoral potiguar.

“Vamos iniciar uma campanha para arrecadar os equipamentos de segurança necessários para serem utilizados na limpeza do óleo depositado pelas correntes marítimas nas praias do Rio Grande do Norte”, afirmou a presidente Ana Adalgisa.

A sede do Crea será mais um ponto de apoio para essa arrecadação. “Estamos muito preocupados com a segurança dos voluntários. Esse produto encontrado nas praias é altamente tóxico e pode prejudicar a saúde dessas pessoas que estão ajudando”, alerta o conselheiro e Coordenador da Comissão de Meio ambiente do Crea-RN, Gilbrando Trajano Júnior, também presente a reunião.

Quem quiser colaborar com chapéus, protetor solar, pás, sacos resistentes de lixo, baldes de construção civil, botas de borracha, óculos de proteção, luvas de tecido e borracha, máscaras com filtro para produtos químicos, rolos de fita zebrada, além de bombonas, carrinhos de mão, espátulas, jardineiras, peneiras de pedreiro e ciscadores de metal.

“Nesse momento de alerta no Rio Grande do Norte, precisamos estruturar as ações em caso de novos registros. Para isso, estamos nos mobilizando e contando com a colaboração de todos, com o principal objetivo de dar segurança àqueles agentes voluntários que atuarão nos mutirões de limpeza”, disse o diretor geral do Idema, Leon Aguiar.

Serviço:
Local: Crea-RN – Av. Senador Salgado Filho, 1840 – Lagoa Nova – Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Setor prevê demissões em massa no RN após fim da exigência de autoescolas

Foto: DETRAN-RN

A decisão do Governo Federal de extinguir a obrigatoriedade dos cursos de formação em autoescolas para tirar a CNH acendeu um alerta em todo o país, especialmente no Rio Grande do Norte. Empresários do setor classificam a medida, aprovada por unanimidade pelo Contran, como “uma nova pandemia” para os Centros de Formação de Condutores (CFCs), que já registram queda de até 80% na procura desde que a mudança começou a ser ventilada em julho.

No Estado, o impacto pode ser devastador. Segundo o presidente do SindCFC-RN, Eduardo Domingo, em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal nesta terça-feira (2), das 120 autoescolas existentes, apenas cerca de 30 podem resistir. Ele afirma que a categoria perdeu alunos, faturamento e previsibilidade, e que a decisão deixou as empresas “à deriva”. O setor estima que cada autoescola emprega, em média, dez pessoas — o que coloca cerca de 1.200 empregos diretos em risco, sendo quase 950 demissões previstas caso a resolução seja mantida.

O efeito deve atingir também toda a cadeia que gira em torno da formação de motoristas: despachantes, clínicas, psicólogos, oficinas, fornecedores e empresas terceirizadas de exames práticos. Para o sindicato, a justificativa de reduzir custos não se sustenta, já que a habilitação funciona como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “Dois ou três meses trabalhando com aplicativo e o investimento se paga”, argumenta Eduardo.

Outro ponto de preocupação é a estrutura pública. Hoje, segundo o setor, mesmo quem conclui as aulas enfrenta espera de meses para fazer os exames no Detran. Com a liberação dos candidatos fora das autoescolas, a previsão é de que a demanda triplique, sem que haja capacidade de absorção. “Não tem como comportar esse volume”, alerta o dirigente.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bope “só matou otário”, diz vice-presidente do PT em evento

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O prefeito de Maricá e vice-presidente do PT, Washington Quaquá, voltou a gerar polêmica ao comentar a megaoperação do Bope realizada em 28 de outubro nos Complexos da Penha e do Alemão, que deixou 122 mortos – entre eles, cinco policiais. Durante evento do PT no Rio, nesta terça-feira (2), Quaquá afirmou que a ação “só matou otário, vagabundo, bandido”, segundo a CNN Brasil.

A fala provocou indignação entre participantes do seminário, que reagiram imediatamente. Houve bate-boca e parte da plateia acusou o petista de distorcer os fatos. Quaquá rebateu dizendo que estava sendo interrompido e chegou a afirmar que seus críticos “só ouvem a própria opinião”.

O encontro reuniu nomes do governo e do partido, como Jean Uema, Chico Lucas, José de Filippi, Edinho Silva e Vitória Fortuna. Segundo comunicado oficial do PT, o prefeito de Maricá teria ido ao evento defender uma estratégia de segurança baseada em presença estatal e políticas sociais, embora tenha insistido que o combate ao crime envolve “ocupação militar do território”.

Essa não é a primeira manifestação do petista em defesa da operação. Dois dias após a ação policial, Quaquá já havia declarado nas redes sociais que “ninguém enfrenta fuzil com beijinhos”.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BEAT! Music Eventos reúne centenas de convidados em lançamento na Arena das Dunas

Foto: Divulgação

A noite desta terça-feira (2) marcou oficialmente a chegada da BEAT! Music Eventos ao mercado do entretenimento. O evento de lançamento, realizado na Arena das Dunas, reuniu centenas de convidados, entre artistas, produtores, influenciadores, jornalistas, políticos e profissionais do setor, que puderam conhecer em primeira mão o propósito e a visão da nova empresa.

Com a proposta de conectar histórias e transformar música em movimento, a BEAT! surge para ocupar um espaço de destaque no cenário dos grandes eventos no Brasil. Mais do que uma produtora, a empresa aposta em um modelo de gerenciamento de carreiras, promoções estratégicas e em uma abordagem inovadora na organização de eventos.

Foto: Divulgação

A empresa já fez sua estreia no cenário musical no último dia 25 de novembro, quando o cantor sertanejo Israel Fernandez, um dos artistas agenciados pela BEAT!, gravou seu primeiro DVD ao vivo, em Goiânia.

O lançamento na Arena das Dunas foi apenas o início. Muitas novidades, eventos e ações estratégicas já estão no radar da BEAT! Music Eventos.

Foto: Divulgação

Para acompanhar tudo de perto e não perder nenhum lançamento, siga a BEAT! no Instagram: @beatmusic.eventos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feminicídios disparam e RN já supera todo o ano de 2024

Foto: Arquivo I Agência Brasil Feminicídio

O Rio Grande do Norte registrou 21 feminicídios entre janeiro e novembro de 2025, número que já ultrapassa todo o ano de 2024, quando foram contabilizados 19 casos, segundo levantamento da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine). A tendência, nos últimos cinco anos, mostra oscilações, mas com viés de alta: 13 casos em 2020, 20 em 2021, 18 em 2022, 24 em 2023 e 19 em 2024.

Comparando apenas o período de janeiro a novembro, o RN teve 17 feminicídios em 2024, contra 21 neste ano, o que reforça o avanço da violência contra mulheres no estado. O dado acende alerta para as autoridades de segurança e órgãos de proteção, que vêm acompanhando o crescimento dos registros.

O aumento ocorre no momento em que o Tribunal do Júri retoma o julgamento do Caso Zaira, que teve nova sessão nesta terça-feira (2). A estudante universitária foi encontrada morta no carro do policial militar Pedro Inácio de Araújo durante o Carnaval de Caicó, em 2019. O PM é acusado de estupro e homicídio.

O júri, realizado no Fórum Miguel Seabra Fagundes, segue sob comando do juiz Valter Flor, da 2ª Vara Criminal de Natal. Nesta manhã, duas testemunhas de defesa foram ouvidas. Na sessão anterior, cinco testemunhas de acusação prestaram depoimento, além da primeira testemunha de defesa. A expectativa é que os peritos sejam ouvidos ainda hoje.

Com informações de Saiba Mais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro vê com “otimismo” conversa entre Trump e Lula e fala em crise institucional no Brasil

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (2) que recebeu com “otimismo” a notícia da conversa entre Donald Trump e o presidente Lula. Segundo ele, um diálogo direto entre os dois países pode abrir caminhos importantes, desde que baseado em “princípios claros”. A declaração foi feita no X, antigo Twitter.

Na ligação, Lula pediu a Trump a redução de tarifas aplicadas sobre produtos brasileiros. O Planalto comemorou o recuo dos EUA na taxa extra de 40% sobre itens como carne e café, mas o presidente disse que ainda há pendências a serem negociadas. Trump também classificou a conversa como “ótima” e mencionou sanções impostas durante seu governo — entre elas, a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes e a revogação de vistos de autoridades brasileiras.

Eduardo, que tem atuado diretamente nesse tema e vive nos EUA desde o início do ano, destacou que sanções “não são um fim em si mesmas”, mas instrumentos para corrigir violações quando outras vias se esgotam. O parlamentar reafirmou confiança na liderança de Trump para conduzir as negociações.

Para ele, qualquer avanço nas relações bilaterais passa pelo enfrentamento da “crise institucional” que, segundo o deputado, atinge o Brasil. Eduardo defendeu que a restauração das liberdades civis e do Estado de Direito deve ser prioridade nesse processo.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI do INSS votará convocação de Lulinha, filho de Lula; senadores querem explicações sobre suposto esquema

Foto: Reprodução

A CPMI do INSS deve votar nesta quinta-feira (4) a convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula. A informação foi confirmada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). O pedido foi apresentado por Eduardo Girão (Novo-CE), que cita depoimentos apontando a existência de uma “engrenagem criminosa altamente estruturada” envolvendo fraudes no instituto.

Segundo o requerimento, o advogado Eli Cohen detalhou a atuação de empresas, lobistas e intermediários que teriam participado do esquema, incluindo a ADS Soluções e Marketing — apontada como repassadora de valores a dirigentes petistas e terceiros. Entre eles, Ricardo Bimbo, coordenador de TI do PT, além do contador João Muniz Leite, ex-responsável pelas contas de Lulinha e investigado em São Paulo sob suspeita de lavar dinheiro para o PCC.

Viana afirmou que a votação será nominal e divulgada publicamente, destacando que a CPMI “não tem lado, não tem medo e não tem dono”, reforçando que o objetivo da comissão é esclarecer o caso. Para os parlamentares que defendem a convocação, a presença de Lulinha é essencial para esclarecer a cadeia de repasses mencionada nos documentos.

Lulinha mora na Espanha desde julho de 2025 e não foi localizado para comentar o pedido de convocação. Também não foram encontrados perfis ativos dele nas redes sociais. A comissão espera definir na quinta-feira se ele será oficialmente chamado a depor sobre o caso.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Correios travam empréstimo de R$ 20 bilhões com juros abusivos de 136% do CDI

Foto Thiara Andrade/Correios

Os Correios suspenderam nesta terça-feira (2) a negociação de um empréstimo de R$ 20 bilhões com bancos, depois de perceberem que os juros cobrados eram altos demais. A operação previa taxas próximas a 136% do CDI, acima do limite de 120% considerado seguro pelo Tesouro Nacional para empréstimos com garantia da União.

A decisão veio após reunião entre o presidente da estatal, Emmanoel Rondon, e integrantes do Ministério da Fazenda. Embora os Correios não dependam diretamente da União, o Tesouro avisou que não apoiaria a operação se os custos ultrapassassem o limite de 120% do CDI — índice usado como referência para empréstimos entre instituições financeiras e operações garantidas pelo governo.

A tentativa de crédito fazia parte do Plano de Reestruturação da empresa e havia sido aprovada pelo Conselho de Administração na última sexta-feira (28). Mas a estatal amarga prejuízos bilionários: no primeiro semestre de 2025, o rombo foi de R$ 4,37 bilhões, contra R$ 1,35 bilhão no mesmo período do ano passado. Só no segundo trimestre, o déficit chegou a R$ 2,64 bilhões.

A crise foi tão profunda que levou o ex-presidente dos Correios, Fabiano Silva, a entregar sua renúncia ao Palácio do Planalto em julho. Agora, a empresa precisa encontrar alternativas para equilibrar as contas sem se enforcar com juros abusivos e sem depender demais do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

MPF acusa Petrobras e quer anular licença do pré-sal: “sigiloso e às pressas”

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministério Público Federal entrou com ações civis públicas pedindo a anulação da licença ambiental concedida à Petrobras em setembro, que autoriza ampliar a exploração de petróleo e gás na Etapa 4 do pré-sal, na Bacia de Santos. O MPF acusa a empresa e o Ibama de conduzirem o processo “sigiloso e às pressas”, sem transparência e sem consultar as comunidades tradicionais afetadas no litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

Segundo a procuradora Fabiana Schneider, a licença foi emitida em apenas 11 dias, sem qualquer aviso ao Ministério Público ou às comunidades. O MPF quer que União, Ibama, Funai e Incra realizem reuniões de consulta com pescadores, caiçaras, quilombolas e indígenas antes de qualquer novo ato administrativo, e cobra R$ 5 milhões de indenização por danos morais coletivos.

O pedido inclui ainda um Estudo de Impacto Ambiental complementar, considerando os danos sociais e ambientais do projeto, segundo informações da Agência Brasil.

O MPF ressalta que impactos já acontecem, como mudanças nas rotas de peixes e aumento de embarcações, afetando diretamente o “maretório” — conceito que descreve o território de uso das comunidades tradicionais, base para seus costumes e existência.

Para Schneider, a falta de consulta prévia demonstra má-fé de Petrobras e Ibama, que ignoraram acordos feitos desde a primeira etapa do projeto, incluindo estudos do Projeto Povos junto à Fundação Oswaldo Cruz.

A Petrobras defende a legalidade da licença e diz cumprir todas as normas ambientais e de segurança. Em nota, afirmou que o projeto da Etapa 4 é “essencial para a segurança energética do país” e que seguirá investindo até 2030, com pico de produção de 2,7 milhões de barris de óleo por dia em 2028. O Ibama ainda não se manifestou sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Pré-candidato no Peru escapa de ataque a tiros em plena campanha

Foto: Reprodução

O pré-candidato à presidência do Peru, Rafael Belaúnde Llosa, sobreviveu a um ataque a tiros nesta terça-feira (2) enquanto circulava pela província de Cañete, região de Lima. O veículo em que estava foi alvejado ao menos três vezes na cabine, e o político sofreu apenas pequenos cortes causados por estilhaços. A Polícia Nacional confirmou que ele está fora de perigo.

Belaúnde se dirigiu em seguida a uma delegacia para formalizar a denúncia. Lideranças políticas locais condenaram o ataque e exigiram ação rápida das autoridades. Para Gino Costa, ex-ministro do Interior, “a Justiça deve punir os responsáveis com rapidez e rigor”, enquanto Pedro Cateriano, ex-presidente do Conselho de Ministros, classificou o episódio como “um mau início de campanha”.

O político concorre pelo partido Libertad Popular e já ocupou o Ministério de Energia e Minas em 2020, mas deixou o cargo cedo devido à falta de apoio no Parlamento. Neto do ex-presidente Fernando Belaúnde Terry, deposto por um golpe militar nos anos 1960, Rafael Belaúnde enfrenta agora um cenário político tenso, com sucessivas mudanças de governo e eleições gerais marcadas para abril de 2026.

O episódio reforça a instabilidade política no Peru e a violência que ronda campanhas eleitorais no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que até a morte é “suave” para agressores de mulheres e critica Justiça

Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou, nesta terça-feira (2), que “até a morte é suave” para punir agressores de mulheres. A declaração veio após relatos da primeira-dama Janja, que pediu ao marido uma postura “mais dura” no enfrentamento à violência contra mulheres no país.

Lula citou crimes recentes de extrema violência, como o atropelamento de Tainara Souza Santos na Marginal Tietê, em São Paulo, que resultou na amputação das pernas da vítima. O presidente criticou falhas do sistema penal brasileiro e apontou desigualdade no tratamento entre acusados ricos e pobres.

“Se ele tiver dinheiro, fica 2 anos preso e vai pra rua bater noutra mulher. Um pobre desgraçado, que roubou um pão, é preto e não tem nada”, disse.

O petista defendeu ainda que a responsabilidade de educar os filhos para respeitar mulheres não é apenas da escola, mas de toda a sociedade. “Cada um de nós, homens, precisamos ser o professor do outro”, afirmou, destacando a importância de transmitir caráter, dignidade e respeito desde cedo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *