Política

Crivella fala sobre soltura de deputados do PMDB: ‘Pessoalmente, gosto deles’

Em um evento no começo da tarde deste sábado, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que não participou diretamente da decisão partidária que levou todos os deputados da bancada do PRB a votar contra os interesses da cúpula peemedebista na Assembleia Legislativa do estado, na última sexta-feira. Em uma decisão mais apertada do que se esperava, 39 parlamentares derrubaram a determinação judicial que levou Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi à prisão.

O prefeito disse que apoiou a atitude da bancada do PRB contra a soltura dos deputados, e que ela foi aplaudida pela população do Rio de Janeiro.

Embora tenha usado o ex-governador Sergio Cabral (PMDB) como alvo de diversos torpedos — ele disse que, no Rio, as passagens foram reduzidas em R$ 0,40 porque em seu governo “não tem propina” —, o prefeito poupou os caciques do partido de Cabral.

— É um momento difícil, doloroso. Eu tenho total apreço tanto pelo Picciani, como pelo Paulo Melo e também pelo Albertassi. Pessoalmente, gosto deles. Sei que já fizeram muitas coisas boas para a cidade — declarou.

A crítica de Crivella foi ao expediente utilizado para que o trio de parlamentares voltasse para casa. Em sua opinião, a batalha deveria ter sido travada no campo jurídico, e não, político. Segundo ele, a resolução aprovada pela Alerj pode dar a impressão de que o parlamento é uma “confraria”:

— Deveriam ser os advogados a apresentar os habeas corpus, e tenho certeza de que seriam bem sucedidos.

O PRB surpreendeu a muitos quando três dos quatro deputados da bancada votaram contra a resolução da Comissão de Constituição e Justiça, que determinou o fim das medidas cautelares impostas ao presidente e um ex-presidente da Alerj e ao líder do governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB). A única a não votar foi Tia Ju, que estava viajando e não conseguiu remarcar a volta ao Rio.

Em nota, o prefeito reforçou seu apoio ao posicionamento do PRB:

“A decisão da bancada do PRB na Alerj foi unânime e contou com o meu apoio. Trata-se de uma questão partidária e, ao ser consultado, dei a minha posição, aliás, a mesma que declarei hoje à imprensa: o caminho era pela via judicial, e não política. Minha posição é clara e alinhada à do PRB e, creio, aos anseios da população, que exige ética na política.”

 

 

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuva no Rio Grande do Sul: sobe para 157 o número de mortos em tragédia; 88 pessoas estão desaparecidas

Um dos locais atingidos pela enchente em Arroio do Meio | Foto:  Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 157 neste domingo (19), de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil estadual às 18h. Ao todo, há ainda 88 pessoas desaparecidas — dado que apresenta uma diminuição em relação ao sábado. As autoridades estimam que a catástrofe tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 463 municípios até agora — 93% do total. O número de desalojados subiu para 581.633 pessoas, e 76.955 em abrigos.

Até as 18h da manhã deste domingo, 82.666 pessoas haviam sido resgatadas, além de 12.215 animais. O efetivo empregado nos resgates foi de 27.716 pessoas, além de 4.061 viaturas, 21 aeronaves e 302 embarcações, segundo o governo.

Como estão os níveis dos rios no Rio Grande do Sul?

O balanço informa também que quatro dos dez principais rios do estado seguem com níveis acima da cota de inundação. No Guaíba, a elevação diminui gradativamente.

  • Lago Guaíba – Porto Alegre – 4,28 metros (cota inundação 3,00 Centro)
  • Rio Gravataí – Gravataí – 5,61 metros (cota de inundação 4.75)
  • Rio dos Sinos – São Leopoldo – 5,96 metros (cota inundação 4,50)
  • Rio Caí – Feliz – 3,15 metros (cota inundação 9,00)
  • Rio Uruguai – Uruguaiana – 10,10 metros (cota inundação 8,50)
    (Dados atualizados às 21h de sábado no DRHS/Sema-RS)

O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Papa Francisco abençoa bandeira do MST na Itália

Imagens: Vatican News

O Papa Francisco abençoou a bandeira do MST (Movimento Sem Terra) durante evento “Arena de Paz” em Verona, na Itália, no sábado (18). Houve um rápido encontro do católico com João Pedro Stédile, dirigente do MST, que pediu ao Papa a bênção.

A interação foi registrada pelo canal Vatican News. Stédile é visto cumprimentando o Papa junto a outros líderes de movimentos populares, até que estende a bandeira vermelha, que está dobrada, para o Francisco. O pontífice coloca a mão sob o item e concede a bênção.

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco faz saudações ao MST. Em 2020, durante a pandemia da covid-19, o Vaticano mandou uma carta ao movimento, em nome do pontífice, agradecendo pela distribuição de alimentos feito pelo MST. O manuscrito considerou a ação do MST um “gesto bonito”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Caminhão tomba, pega fogo e interdita BR-101 em Baía Formosa

Um caminhão tombou e pegou fogo no km 176 da BR-101, em Baía Formosa, no litoral sul do RN. O acidente ocorreu na tarde deste domingo (19). Com o acidente, a via foi interditada.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o caminhão carregava algodão e que tombou por volta das 14h40. No acidente, o veículo pegou fogo e gerou interdição completa do sentido decrescente da via (PB – RN). O Corpo de Bombeiros também está no local.

A PRF informou que existe um desvio no local, que só está sendo usado por veículos pequenos. O condutor do veículo foi socorrido por particulares que passavam no momento.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Após negar veracidade da foto, Gabigol assume erro, pede desculpa e diz por que usou camisa do Corinthians

Foto: reprodução

O atacante Gabigol, do Flamengo, decidiu pedir desculpas após o vazamento de uma foto dele com a camisa do Corinthians. Em entrevista ao blog do jornalista André Hernan, do UOL Esporte, o jogador explica por que apareceu com o uniforme de outro clube, dá sua versão para a tentativa de gerir a crise e fala sobre o futuro no Flamengo. Sobre a foto, ele diz que foi obra de uma pessoa “maldosa”.

Gabigol, inclusive, quer renovar o contrato, que termina em dezembro. E espera que mesmo sem a camisa 10, tirada dele pela diretoria após o episódio, o número 99 traga uma “nova versão” da história no Fla.

Qual o contexto da foto?

“Eu acho que estava em casa, em um período de folga. A gente estava em um jogo muito importante na Libertadores, que a gente precisava ganhar. Eu também fiquei um período fora por causa da questão do doping. E convidei algumas pessoas que vieram aqui em casa durante esse período, para poder me ajudar, me dar um incentivo, acompanhar alguns treinos meus. Foi o primeiro dia que eu tive um pouco de tranquilidade para poder curtir com eles. A gente estava em uma resenha, um churrasco de amigos, pessoas do Flamengo, amigos meus, pessoais. E aí acabou saindo essa foto que mudou todo o panorama da história”.

Teu maior erro foi não admitir?

Primeiro, eu errei. Acho que é errar, pedir desculpas, saber que eu errei. Mas nesse momento que a foto saiu, eu fiquei muito perplexo. Fiquei sem entender. Esse período que fiquei sem falar, sem me pronunciar, foi um período que tirei para pensar. É claro que na emoção dos fatos, o meu primeiro pensamento foi negar. Como eu falo com meus amigos, eu coleciono camisas, troco camisas, seja de seleção, de basquete, e essa camisa eu acabei recebendo e usando.

“Como eu falei, errei, peço desculpas. Mas foi um ato que eu não pensei tanto assim. Não sabia que ia acontecer tudo isso. Nunca iria usar uma camisa para poder desrespeitar a camisa do Flamengo, a torcida do Flamengo. Isso é um ato que em várias periferias tem, usar várias camisas. É pedir desculpas e dizer que não vai acontecer mais”.

Você usa muitas camisas de outros times?

“Eu estava na minha intimidade, em casa, em um momento totalmente relaxado, desarmado. Estava em casa, tranquilo, com amigos, com pessoas que eu considero. Então, em vários momentos já usei outras camisas também. Essa camisa tem uma questão racial também nela. Então, eu ganho camisa do Santos. Esses dias lançaram uma camisa do Santos com Charlie Brown, em homenagem a ele, eu ganhei. Jogadores que jogam fora me mandam camisa. Camisas de seleção, de basquete. Foi um momento que eu estava usando uma camisa sem pretensão nenhuma de acontecer nada. Essa foto acabou sendo vazada. Errei, aprendi e não vai acontecer mais”.

Já sabe quem foi que tirou a foto?

“Pessoas maldosas que agem assim, acho que não vale a pena tocar nesse assunto. O que eu fiz foi orar muito para ele, para que essa maldade saia do coração dele. Porque a gente estava em uma resenha de amigos, a pessoa ficou aqui em casa cerca de 20, 30 minutos. Não era algo grande. Não era algo que eu precisaria tomar tanto cuidado assim. Óbvio que eu fiquei muito triste, óbvio que eu externei isso para a pessoa, mas eu prefiro perdoá-la”.

Você quer renovar com o Flamengo? Esse episódio pode mudar algo nessa questão?

“Eu acho que não muda o cenário. É uma coisa conversada pelos dois lados. Eu nunca gosto de conversar sobre isso, porque pode colocar as minhas palavras de forma errada e criar uma crise que não acho que seja certo. Não gosto quando as pessoas falam, principalmente as que não sabem a verdade. Eu acho que isso vai ser resolvido da melhor maneira possível. Todo mundo sabe e não é escondido de ninguém que eu quero muito ficar no Flamengo. Não falo isso porque está acontecendo isso agora. As pessoas que vivem ao meu redor, que me conhecem, sabem do meu amor pelo Flamengo. Tenho certeza que não é uma foto, não é um erro, que vai apagar a nossa conexão. Principalmente com a torcida do Flamengo. Sendo bem sincero, já ganhei muitas coisas aqui, fui muito feliz. Vivi coisas maravilhosas, coisas tristes também. Sempre foi uma relação de amor e ódio. Mas verdadeira. É isso o que eu sinto deles. Quando eles levantaram a bandeira para mim na questão do doping, foi o melhor dia da minha vida, além dos títulos”.

E sua relação com a torcida? Como fica?

“A primeira coisa é pedir desculpa, como estou pedindo. Sei que poderia ter feito isso antes, mas sou ser humano. Também preciso do meu tempo. Sou que nem eles às vezes, que chegam do trabalho e acontece alguma coisa ruim, e só quer se trancar no quarto, só quer ficar com os pais. Eu precisava fazer isso (pedir desculpa) com meus pais, com meus colegas de clube primeiro do que com a imprensa.

Veja entrevista completa no UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Meteoro cruza os céus de Portugal e Espanha e impressiona; moradores registraram o momento nas redes sociais

Um meteoro foi visto cruzando os céus de Portugal e Espanha neste sábado (18). Nas redes sociais, usuários compartilharam vídeos e fotos do momento em que um clarão azul pode ser visto passando rapidamente.

O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, foi um dos centros de pesquisa que registraram o fenômeno. Em comunicado oficial, a organização chamou o objeto de “enorme bola de fogo” que atravessou os céus dos dois países por volta das 00h46.

O fenômeno foi confirmado pelo professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia.

Segundo o especialista, o bólido, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha que se desprendeu de um cometa e que entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora. A altitude inicial da parte luminosa do evento foi de 122 km, terminando a 54 km de altitude.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Estamos discutindo um formato’, diz Paulo Pimenta sobre lives semanais de Lula, ‘flopadas’ em 2023

Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para coordenar as ações do governo federal no Rio Grande do Sul, voltou a indicar neste domingo, 19, que o chefe do Palácio do Planalto poderá voltar a promover falas públicas semanais. Lula chegou a realizar lives nos primeiros meses do governo com o programa “Conversa com o Presidente”, mas o formato obteve pouca audiência e foi abandonado.

“Estamos discutindo um formato de encontros semanais. Talvez, inclusive, a gente continue gravando de manhã e possa veicular à noite. O melhor seria fazer ao vivo à noite, mas para poder fazer ao vivo à noite a gente precisaria derrubar a agenda do presidente toda à tarde”, disse Pimenta durante uma transmissão ao vivo com veículos de comunicação que apoiam o governo.

Para assumir a autoridade federal no Rio Grande do Sul, Pimenta se afastou da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, mas mantém influência sobre a estrutura da pasta. No momento, a Secom é comandada interinamente pelo jornalista Laércio Portela.

Apesar das investidas, o programa não obteve o retorno esperado e as lives “floparam”, termo usado na internet como sinônimo de “fracassado”. A audiência simultânea das transmissões, realizadas às terças-feiras, ficava na casa dos 6 mil.

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) viu indícios de promoção pessoal no programa. A Corte de Contas sugeriu ao Palácio do Planalto que a estrutura oficial do governo não fosse utilizada para promover da imagem do presidente.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Vou adorar, ver meu presidente LULADRAO, mentindo descaradamente para a população, achando que todo mundo é idiota de acreditar em suas mentiras .

  2. Vou adorar, ver meu presidente LULADRAO, mentindo descaradamente para a população, achando que todo é idiota de acreditar em suas mentiras

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Presidente do Irã sofre acidente de helicóptero; agência estatal pede orações

Foto: Atta Kenare/AFP

Um helicóptero no qual viajava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofreu um acidente neste domingo (19) e precisou fazer um “pouso difícil”, de acordo com o Ministério do Interior iraniano. O órgão afirmou que equipes de resgate já estavam a caminho do local, mas que o mau tempo dificultava operações.

O regime disse que ainda aguardava mais detalhes sobre o ocorrido. O acidente aconteceu próximo à cidade de Jolfa, a cerca de 600 quilômetros da capital, Teerã, enquanto Raisi viajava para a província do Azerbaijão Oriental.

Raisi estava acompanhado de outros dois helicópteros que carregavam ministros e outras autoridades. Essas aeronaves chegaram com segurança ao seu destino. De acordo com a agência de notícias iraniana Fars, também estavam no helicóptero com Raisi o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e um líder religioso.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Esse aí é teu tio Gustavo Mafra? Sorte em, cair e sobreviver a uma queda de helicóptero, o nine passou 02 anos na cadeia e saiu doidinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Criado em 2012, fundo nacional para desastres não funciona até hoje

Foto: Wesley Santos

O Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, o Funcap, existe, mas nunca foi usado — embora bastasse um decreto presidencial ou legislativo para isso.

O fundo foi criado por uma lei de 2012 que alterou outra lei, de 2010, aprovada para tratar de repasses de dinheiro público para desastres. O objetivo era garantir recursos e facilitar as transferências da União para prevenir, socorrer e reconstruir cidades e estados após tragédias, como a que atingiu o Rio Grande do Sul neste mês.

Outra legislação, de 2014, aperfeiçoou o Funcap. Antes, em 1969, o fundo já havia sido criado por decreto — mas nunca entrou em vigor. Ele foi revogado pela lei de 2010.

Ainda falta uma lei específica para tornar o Funcap viável. “A regulamentação foi acontecendo de maneira parcial, por diferentes alterações legislativas, mas ainda é preciso mais para que o fundo efetivamente funcione”, diz a advogada Fernanda Damacena, pesquisadora e especialista em direito em desastres.

A forma como o Funcap repassará a verba a estados, Distrito Federal e municípios precisa ser detalhada em uma nova lei. Também será preciso regulamentar a criação de um Conselho Diretor, que vai acompanhar, fiscalizar e aprovar a prestação de contas do fundo. “A forma de indicação dos membros do conselho também precisa de regulamentação”, diz a especialista.

O governo ainda estuda a regulamentação. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil “permanece em tratativas junto a outros ministérios que possuem fundos em suas estruturas (…) no intuito de estudar a melhor forma de regulamentação do Funcap”, disse o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em nota .

O dinheiro do Funcap sairia principalmente das seguintes fontes: orçamento da União, doações de pessoas e empresas e multas por crimes ambientais. Com o fundo regulamentado, estados e municípios criariam também seus próprios fundos para receber o dinheiro do Funcap.

O Funcap pode acelerar a reconstrução de cidades após tragédias ambientais. O UOL mostrou que a União leva 39 dias para enviar dinheiro para ajuda emergencial, 102 dias para o envio de verba para restabelecer os serviços e 173 dias para emitir a ordem bancária para reconstruir a cidade.

Com informaçõesde UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

General Girão anuncia coletiva de imprensa para divulgar decisão sobre pleito municipal de 2024

O deputado federal General Girão anunciou uma coletiva de imprensa na segunda-feira (20), às10h, no gabinete do parlamentar na Av. Salgado Filho.

Na ocasião será comunicada sua decisão sobre a pré-candidatura à Prefeitura de Natal. Na oportunidade, serão divulgados detalhes importantes sobre o pleito municipal de 2024.

Opinião dos leitores

  1. Direita burra. Vai lançar essa candidatura para dividir votos e acabar favorecendo a esquerda.

    1. E quem seria o candidato de direita com o qual Girão dividiria os votos? Paulinho freire? O q deu 67% dos votos favoráveis à Lula? Acorde.

  2. É agora que o papai Noel fardado vem? Kkkkkkk
    Vamos aguardar as 72h…kkkk
    Aliás, boiada, a frente do 16RI tá bem limpinha… podem armar o curral de vcs lá novamente…

    1. Boa tarde admiro seu trabalho. Votei no Sr mais para prefeitura de natal só tem Carlos Eduardo e mais ninguém

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguar Thalita Simplício vence rival chinesa e conquista o tricampeonato mundial nos 400m no Japão

Foto: Alessandra Cabral/CPB

A potiguar Thalita Simplício venceu novamente sua disputa contra a chinesa Cuiqing Liu na prova dos 400m da classe T11 (deficiência visual) e conquistou o tricampeonato mundial na manhã deste domingo (no Brasil), 19, em Kobe, no Japão, onde acontece o Campeonato Mundial de atletismo até o próximo dia 25.

Thalita, que teve um glaucoma congênito, trava boas disputas com a chinesa, que é a atual recordista mundial da prova, desde os Jogos de Tóquio 2020, quando Thalita acabou sendo desclassificada ao cruzar a linha de chegada. Em Kobe, a velocista de Natal superou a pista molhada por causa da chuva na cidade japonesa e finalizou a distância em primeiro lugar, com 57s45, seu melhor tempo na temporada.

Foi seu terceiro título mundial após as vitórias em Paris 2023 e Dubai 2019 e chegou ao seu sétimo pódio em Mundiais no total, sendo três ouros, uma prata e três bronzes. A rival asiática chegou na segunda colocação, com 58s32, e Lahja Ishitile, da Namíbia, completou o pódio com 58s37.

“Na chegada, travei muito no final. Ainda bem que caí depois da linha de chegada. Doeu muito esses 400m. Sabíamos que as adversárias queriam me superar. Mas conseguimos fazer uma boa prova no geral”, avaliou Thalita.

“Passou um filme na cabeça, estava chovendo aqui no Japão, igual ao cenário que competimos nos Jogos de Tóquio. No começo da prova, estava toda hora tentando esconder a guia para não molhar, pois foi isso que nos prejudicou na prova daquela vez, quando a guia escorregou da nossa mão”, recordou.

O país terminou o dia no Japão somando 14 pódios, sendo oito ouros, quatro pratas e dois bronzes, na segunda colocação. A líder China tem dois ouros a mais do que os brasileiros, além de oito pratas e oito bronzes.

Com informações de Terra

Opinião dos leitores

  1. Parabéns thalita e Felipe por representar tão bem o RN sem um centavo do governo do estado que não investe em nafa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *