Dança, música, cinema, teatro e literatura integram a programação do Natal em Natal; veja programação

Marco artístico e da diversidade de expressões culturais da nossa cidade, o Natal em Natal 2015, promovido pela Prefeitura do Natal, começa nesta quarta-feira (04/11) e se estende até o dia 6 de janeiro de 2016, unindo música, cinema, dança, teatro, literatura e os principais nomes da cultura do Brasil e do Rio Grande do Norte.

O III Festival de Violeiros e Repentistas, o Festival de Literário de Natal (FLIN), o Festival de Música de Natal, as apresentações do Ballet da Cidade do Natal e as mostras da produção Audiovisual fomentados pela Prefeitura do Natal, são algumas das ações que prometem um fim de ano multicultural. Além da grande queima de fogos no réveillon de Natal, uma marca da cidade.

Ícones da cultura brasileira – da música à literatura – estarão em Natal em mais uma edição do Natal em Natal. Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Reinaldo Morais, Cida Moreira, Margareth Menezes, Leonardo, Fafá de Belém, Fagner, Dorgival Dantas, Paralamas do Sucesso e Solteirões do Forró são algumas das atrações confirmadas dentro de várias ações.

O Natal em Natal será realizado graças ao esforço da Prefeitura do Natal em buscar parcerias com a iniciativa privada e programas culturais. Estão inseridos no projeto de 2015 como parceiros da ação a Cosern/Neoenergia, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Banco do Brasil, Moinho Dias Branco e Café Santa Clara.

O Natal em Natal promete novamente ser o motor de desenvolvimento do turismo, artístico e de promoção cultural neste fim de ano na capital potiguar.

FESTIVAL DE VIOLEIROS ABRE O NATAL EM NATAL

O Natal em Natal dá a largada no dia 4 de novembro, quando os melhores nomes da viola nordestina terão encontro marcado no III Encontro de Violeiros e Repentistas, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, em palco montado na Tenda Literária do Festival Literário de Natal (Flin).

Promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), o encontro vai reunir velhas e novas gerações da cultura popular. As apresentações acontecem sempre a partir das 18h.

Sobem ao palco os mestres da poesia popular e da moda de viola Sebastião Dias, Zé Carlos do Pajeú, Valdir Teles, Zé Cardoso, Elanio Moreira, Felipe Bezerra, Jonas Bezerra, Zé Viola, Oliveira de Panelas e Jeomacir Dantas.

III Festival de Violeiros e Repentistas Dia 4 de novembro Local: Praça Augusto Severo Horário: a partir das 18h Realização: Prefeitura do Natal

FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL

O Festival Literário de Natal (FLIN) reúne em sua terceira edição grandes nomes da literatura brasileira. De 5 a 7 de novembro, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, nomes do peso como Gilberto Gil – que participa de mesa literária na sexta-feira (6) e depois faz show aberto ao público – Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim e tantos outros em três dias de debates literários, mesas com escritores e editoras locais e muita cabeça pensante no bairro mais histórico de Natal.

Festival Literário de Natal (FLIN) De 5 a 7 de novembro Praça Augusto Severo, Ribeira Realização: Prefeitura do Natal

A DANÇA ESTÁ PRESENTE COM O “PAVÃO MISTERIOSO”, DIA 12 DE NOVEMBRO, NO TEATRO RIACHUELO

Tradicional núcleo da prática e do aprendizado de Ballet em nossa cidade, o Ballet Municipal de Natal também preparou programação especial para celebrar o Natal em Natal 2015.

Sob o comando de Dimas Carlos e com arranjos do maestro Gilberto Cabral, acontece no dia 12 de novembro, no Teatro Riachuelo, a apresentação do “Pavão Misterioso”, com sessões às 17h e às 20h.

A apresentação terá como convidados especiais Márcia Jacqueline, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Moacir Emanoel, também do BTMRJ.

A exemplo de outros anos, Dimas Carlos e equipe abrem uma janela histórica para reunir escolas clássicas e grupos de danças populares ao longo do ano, com cursos, palestras e seminários onde os participantes nada desembolsam, graças ao esforço da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte).

Festival de Dança de Natal Dia 12 de novembro Local: Teatro Riachuelo Horário: às 17h e às 20h Realização: Prefeitura do Natal

FESTIVAL DE MÚSICA SERÁ EM DEZEMBRO

O Festival de Música de Natal, graças às parcerias fechadas pela Prefeitura do Natal, fará uma viagem por diversos estilos e tendências musicais brasileiras.

Começa no dia 18 de dezembro, com a banda Solteirões do Forró, na área externa do ginásio Nélio Dias. No dia 19, a atração será o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas, seguido do grande cantor romântico Leonardo.

Na Zona Sul, o Festival de Música de Natal vai reunir na Arena das Dunas uma das mais importantes bandas do rock brasileiro, Paralamas do Sucesso, além da grande dama do samba reggae Margareth Menezes e dois grandes ícones da MPB, Fafá de Belém e Raimundo Fagner.

Margareth Menezes abre a programação na Arena, dia 25; no dia seguinte (26) tem Paralamas do Sucesso, dia 27 Fafá de Belém e encerrando dia 28 tem apresentação do cearense Fagner.

ZONA NORTE – NÉLIO DIAS Dia 18 – Solteirões do Forró Dia 19 – Dorgival Dantas Dia 20 – Leonardo

ZONA SUL – ARENA DAS DUNAS Dia 25 – Margareth Menezes Dia 26 – Paralamas do Sucesso Dia 27 – Fafá de Belém Dia 28 – Fagner

MOSTRA AUDIOVISUAL NO MERCADO DE PETRÓPOLIS, EM DEZEMBRO

O setor Audiovisual, que recebeu nos últimos três anos importantes investimentos para seu desenvolvimento em Natal, realizará em dezembro, na Árvore de Mirassol, uma Mostra de Curtas Premiados no Edital Cine Natal, em parceria com a Mini Mostra de Clipes Potiguares (Guria Produtora).

Também em dezembro, de 10 a 12 de dezembro, acontece o projeto “Cine Café”, no Mercado de Petrópolis.

A Prefeitura do Natal, através de investimentos em editais públicos, criou também o Festival Cine Natal, primeiro Festival de Cinema Público do Município.

MOSTRAS DE CINEMA DO NATAL EM NATAL 2015 Projeto: Cine Café Data: 10 a 12 de dezembro Local: Mercado de Petrópolis

TEATRO E AS APRESENTAÇÕES DO NATAL EM CENA

O teatro também estará em destaque na programação do Natal em Natal, através do Natal em Cena. O setor que recebeu investimentos históricos nestes últimos três anos, mostra um grande avanço em relação ao formato.

As apresentações do Natal em Cena trazem espetáculos de maior qualidade artística, com a construção de um formato em conjunto com a classe teatral e também de fomento aos grupos, além do caráter formativo e de intercâmbio com artistas nacionais.

Para este ano, haverá 11 espetáculos, sendo 10 selecionados através de chamada pública, sendo 8 deles para teatros ou espaços alternativos.

E ainda 1 espetáculo nordestino convidado para ser apresentado na Arena de Mirassol e realizar um intercâmbio com a classe teatral.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) irá formatar o edital para este ano e a sequência de apresentações.