Judiciário

Decisão do STF inviabiliza Ficha Limpa e beneficia candidatos com contas rejeitadas

STF

Foto: Divulgação

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) referendada na sessão da última quarta-feira (10) libera a candidatura de ao menos 80% dos políticos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa a concorrer as eleições de 2016. Em julgamento conjunto de dois recursos extraordinários (REs 848826 e 729744), ministros entenderam que é exclusividade da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e da gestão de prefeitos. De acordo com a deliberação do plenário, cabe ao tribunais de contas apenas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, mas que poderá ser derrubado por decisão de dois terços dos vereadores.

As entidades ligadas à criação da Lei da Ficha Limpa começaram a se mobilizar tão logo a sessão do STF foi concluída. Um dos idealizadores da lei e membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o ex-juiz Márlon Reis avalia que a decisão da Corte é a “de efeito mais drástico” sobre a regra sancionada em 2010. De acordo com o especialista, as instituições estão avaliando a “saída jurídica” mais eficaz para recorrer à questão.

“Estudamos uma maneira de tentar modificar esse entendimento, porque ele não pode ser prevalecido”, destacou ao Congresso em Foco.

Márlon Reis explicou que existe possibilidade de apresentar embargo de declaração ainda no âmbito deste processo. O advogado relata que a decisão foi tomada em uma ação individual, e que o STF pode ser chamado a falar no Controle Concreto de Constitucionalidade. “As entidades não vão desistir. Vamos buscar sensibilizar o Supremo para que esse entendimento seja mudado. Essa não é a palavra final”, destacou.

No primeiro recurso (848826), o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, enfatizou que, pela Constituição, a atribuição para julgar as contas do chefe do Executivo municipal são os vereadores, já que são eles os representantes dos cidadãos. A divergência apresentada por Lewandowski foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello. Foram vencidos os votos do relator, ministro Luís Roberto Barroso, e dos ministros que o acompanharam: Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.

Congresso em Foco

Opinião dos leitores

  1. Excelente comentário Jeronimo. Espero que a decisão do STF sirva como pontapé inicial para se discutir o papel dos Tribunais de Contas no combate à corrupção, ao desvio e à má aplicação de recursos públicos. Estarão eles a serviço da sociedade ou de determinados grupos políticos? Há efetividade no combate ao mau uso do dinheiro público que justifique o consumo de recursos da ordem de R$ 80 milhões/ano, em um Estado que enfrenta dificuldades financeiras para pagar seus servidores? O que vemos são maus exemplos na atuação desses órgãos, como a aprovação de contas de governantes corruptos, além de desperdício de recursos de legalidade duvidosa, como gratificações diversas e o auxílio moradia concedido a seus membros. Como já havia alertado em 2013 a vice-presidente de ONG Movimento pela Moralidade Pública e Cidadania, ao propor à CGU a extinção das cortes de contas afirmando que tais órgãos “não têm cultura de combate à corrupção e são perigosos para a sociedade” (em https://www.google.com.br/search?q=ex-auditora+acusa+tribunais+de+contas+de+coniv%C3%AAncia&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=Q4avV7qZM_DM8AeTjIO4BA). Nesse sentido o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa ao fazer referência ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff definiu o TCU como um “playground de políticos fracassados” que não teria “estatura institucional” para originar um impeachment presidencial (em
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/10/joaquim-barbosa-diz-que-tcu-e-um-playground-de-politicos-fracassados.html ).

  2. Pleno do STF: falta-lhe alma, sobram-lhe convicções.
    E assim subsiste Macunaíma, plantando bananeira no centro de Pindorama.

  3. Se houve uma decisão acertada do STF – Supremo Tribunal Federal, foi a de retirar dos Tribunais de Contas dos Estados a competência para julgar as contas dos prefeitos e administradores públicos, de forma que os tornam inelegíveis, uma vez que os tribunais de contas dos estados têm seus Conselheiros indicados de forma política pelos governadores e Assembleias Legislativas.
    Por assim serem indicados, têm suas doutrinas decisórias muito acostadas as decisões de ordem política partidária, embora assim não se possa provar, mas é um fato público e notório na vida política dos Estados da Federação Brasileira, no entanto é verdade que não se aplica a todos os casos.
    "Aos desconhecidos a Lei. Aos amigos, seus benefícios. E aos inimigos, seus rigores!"
    Embora assim tenha acertado, o Supremo Tribunal Federal ainda manteve a decisão de que as contas dos administradores públicos, no caso de Prefeitos e Presidentes de Câmaras, entre outras, devem ser votadas pelas Câmaras Municipais de Vereadores.
    Essa decisão parece ser pior do que as decisões anteriores sobre a competência do tribunais de contas em votarem as contas dos ordenadores de despesas. Ocorre que as Câmaras de Vereadores, na sua grande maioria comungam com as brigas políticas locais e se apegam na política partidária de cada município e nesse sentido, dificilmente vão votar com base em dados técnicos, mas sempre irão seguir a vontade política local das facções mais fortes e detentoras do poder.
    Mas isso é só uma impressão, pois as brigas políticas entre "facções" rivais acontecem no cenário local ou estadual (Tribunais de Contas). O palco de luta é que muda. Pois, sendo nos próprio Municípios, os Deputados tem menos influência e poder.
    Talvez essa seja a questão!
    Agora é preciso, como bem disse o senhor Sérgio Franco, acabar com essa farça de ficar divulgando listinhas com nomes de pessoas que tiveram seus pareceres desfavoráveis no TCE e passarem a observar o que diz o STF, verificando-se o JULGAMENTO DAS CÂMARAS DE VEREADORES E DOS DEPUTADOS, para somente depois termos uma lista dos verdadeiramente passíveis de serem inelegíveis.
    Pois o Senador Cunha Lima e o Presidente Interino Michel Temer foram cassados pelo TSE, e estão numa boa assumindo seus mandatos sem serem importunados.
    Porque se indignar e atacar apenas os vereadores do interior?

  4. O poder emana do povo que elegeu seus representates para legislar sobre a ficha limpa que foi esvaziada por seis….

  5. Esse País a nossa grande esperança é a MARCELA TEMER, com aquele jeitinho de PATRICINHAkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. É melhor ter jeito de patricinha,do que ser uma múmia plástifica,que em 13 ninguém nunca ouviu a voz da criatura.
      E quando tivemos o desprazer de ouvir,(a ralé e a falta de educação para uma primeira dama)e ouvimos em alto e bom som ela mandar todos os brasileiros enfiarem as panelas no orifício rugoso.??

  6. LEI Nº 13.330, DE 2 DE AGOSTO DE 2016.

    Art. 1o Esta Lei altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar, de forma mais gravosa, os crimes de furto e de receptação de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes.
    Art. 2o O art. 155 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), passa a vigorar acrescido do seguinte § 6o:
    “Art. 155. ……………………………………………………..
    § 6o A pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.” (NR)
    Art. 3o O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), passa a vigorar acrescido do seguinte art. 180-A:

    “Receptação de animal

    Art. 180-A. Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização, semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, que deve saber ser produto de crime:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

  7. BG
    Esses tribunais FAZEM de CONTAS só servem para os políticos colocarem filhos,noras,genros,irmãos,irmas tudo com emprego VITALICIO e nós otários para pagarmos essa MORDOMIA DESCARADA com farra do nosso dinheiro enquanto os hospitais não tem nem esparadrapo para ios doentes. Até quando nós vamos tolerar isto?????????????.

  8. Rapaz Tribunal de Contas, Municipal(SP) Estaduais e da União, servem apenas para auditar….
    Não deveriam ser chamados de Tribunal já q eles não julgam nada,
    apenas opina contra ou a favor através de um parecer prévio…. Q por sinal sai muito caro ao contribuinte……

  9. Interessante como a mídia gosta do estardalhaço. O entendimento do STF é apenas e tão somente o que diz a Constituição. Veja o caso da União: o TCU apenas deu o parecer, ou seja, auxiliou o Congresso Nacional que é quem tem competência legal de "julgar" as contas do chefe do executivo federal. Ou alguém em algum momento ouviu falar que o TCU julgou as contas do Presidente da República? Por simetria, as contas do chefe do executivo municipal devem ser "julgadas" pelo legislativo municipal com o parecer apenas "opinativo" do TCE. Simples assim…

  10. Então não se pode mais ficar publicando listas de pessoas com processos que tramitaram somente no TCE.
    Tem que aguardar o julgamento das contas pelas Câmaras de Vereadores.
    Sem esse cuidado, o nome de muitas pessoas podem está sendo execradas antes de serem devidamente julgadas, conforme entendimento do STF.

  11. País de corruptos é desse jeito. Muda logo o slogan desse cabaré: pátria do jeitinho e da malandragem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Juíza mantém prisão do suspeito de matar psicóloga após audiência de custódia

Foto: Reprodução

A juíza Andressa Luara Holanda Rosado Fernandes homologou a prisão em flagrante de João Batista Carvalho Neto, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Veras, em Assú. O homem passou por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira (25), na Central de Flagrantes Polo Mossoró. O suspeito seguirá preso e com prisão convertida em preventiva, conforme decisão da magistrada.

A audiência de custódia foi realizada pela Central de Flagrantes de Mossoró às 14h de hoje, por videoconferência. O suspeito está preso desde a noite da quarta-feira (24), na Cadeia Pública de Caraúbas.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, João Batista de Carvalho Neto, de 41 anos,  matou a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, com seis facadas, para conseguir informações sobre a ex-namorada no celular da vítima.

Próximos passos

Agora, o inquérito precisa ser finalizado e enviado ao Ministério Público para oferecimento de denúncia à Justiça. Depois, se a denúncia for recebida, é que tem início a ação penal. Enquanto isso, o suspeito segue preso preventivamente até que a defesa, por exemplo, venha solicitar Habeas Corpus.

Com informações Tribuna do Norte e Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Álvaro Dias acompanha avanço nos serviços de construção do Hospital Municipal

Fonte: Cedida

As obras do Hospital Municipal de Natal estão avançando a cada dia e o projeto, que representa o maior investimento na área da saúde da história da cidade, vai se materializando para ser entregue a população. O prefeito de Natal, Álvaro Dias,  visitou o local na tarde desta terça-feira (23) ao lado do secretário municipal de Saúde, Adílson Boldo, para acompanhar o andamento dos serviços. A obra está dividida em etapas, que acontecem paralelamente. A primeira parte da obra é a que está mais avançada. São dois pavimentos onde serão instalados leitos de enfermaria e UTIs. A chamada pelos técnicos ala intermediária também já iniciou as fundações. Além dos leitos para internamento, o complexo hospitalar quando estiver concluído contará com centro de diagnóstico de imagens e laboratório de análises clínicas.

“Essa é uma obra de larga importância para a cidade. Estamos falando de um complexo hospitalar que vai oferecer um serviço de excelência amplo e com várias especialidades aos usuários do sistema de saúde da rede pública municipal. Como cidadão, prefeito e médico, estou realizado, pois estamos vivenciando um momento histórico com a eminência de entregar o hospital”, disse o prefeito Álvaro Dias.
O hospital irá concentrar boa parte dos serviços prestados hoje em unidades que funcionam em prédios alugados e está sendo erguido na avenida Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite.

Dentro do bloco logístico, estão contemplados setores como almoxarifado, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia central, cozinha, lactário/enteral, refeitório, Central de Material e Esterilização. Além disso, a primeira etapa abrangerá a área administrativa e disponibilizará vestiários, sanitários e alojamentos para os funcionários.

Quando estiver finalizado, o Hospital Municipal vai contemplar diversas especialidades, dentre elas ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Na totalidade, serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Marta anuncia data de aposentadoria da Seleção Brasileira: “Chegou a hora”

Foto: Joel Carrett/AAP/IMAGO

O fim de um reinado! Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino, anunciou que 2024 será seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A camisa 10 da Canarinho quer atuar nos Jogos Olímpicos, o que seria seu último torneio com o país.

“Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem”, declarou a seis vezes melhor do mundo à CNN.

“Este é o meu último ano, e eu já posso confirmar aqui. Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”, completou.

A rainha está confiante no sucesso das próximas gerações. Para Marta, o Brasil conta com ótimas atletas que despontarão para o futebol mundial. A jogadora de 38 anos também afirmou que está muito confortável com a passagem de bastão.

“A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado” completa a jogadora.

Marta foi eleita seis vezes melhor do mundo, conquistou uma Libertadores (2009) e uma Champions (2003/4). Pela Seleção, a meia-atacante do Orlando Pride teve suas campanhas de destaque no tricampeonato da Copa América (2003, 2010 e 2018), além de ser bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). Ela também tem duas medalhas de prata (2004 e 2008) no currículo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura entrega sábado nova Praça Paranaguá durante Participa Natal

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), inaugura neste sábado (27), a nova Praça Paranaguá, no bairro Potengi, por ocasião do Participa Natal que, pela primeira vez, será realizado em praça pública. Acompanhado de secretários, autoridades e servidores das secretarias que prestam serviços no Participa Natal, o prefeito Álvaro Dias entregará aos moradores do conjunto Santarém uma praça totalmente reformada e revitalizada.

Situada nas proximidades da avenida Itapetinga, entre as ruas Maracaju e Cruzeiro do Oeste, a nova praça oferece mais condições de lazer, segurança e bem-estar à população da zona Norte. O Projeto arquitetônico, que compreende uma área total de 2.597 metros quadrados, contempla um passeio público com recomposição de piso, rampas de acessibilidade, bancos e lixeiras novas.

As crianças do bairro ganharam um novo parquinho infantil em madeira de eucalipto e os desportistas receberam uma nova quadra de areia com alambrado e refletores, além de uma Academia da Terceira Idade (ATI).

De acordo com Adson Soares, Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a reforma e modernização da Praça Paranaguá é uma importante reivindicação dos moradores do bairro por melhorias no espaço público que proporcionasse bem-estar e mais qualidade de vida à população. “A nova praça Paranaguá atende aos anseios da comunidade. Possui equipamentos modernos e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais, fazendo um ambiente muito seguro e agradável para a recreação de toda família”, declarou o secretário.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Foto: Reprodução/EBC

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897,4 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

A maioria dos casos prováveis segue concentrada na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas faixas dos 30 aos 39 anos, dos 40 aos 49 anos e dos 50 aos 59 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Minas Gerais ainda responde pelo maior número de casos prováveis de dengue (1.167.056). Em seguida estão São Paulo (927.065), Paraná (391.031) e Distrito Federal (232.899). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (252), Sergipe (3.053), Amapá (4.480) e Rondônia (4.715).

Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 8.267,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (5.682,2), Paraná (3.417,1) e Espírito Santo (2.994). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2) e Maranhão (138,4).

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro do trabalho discute com deputado sobre regulamentação dos aplicativos de transporte


O ministro do Trabalho Luiz Marinho e o deputado Delegado Caveira (PL-PA) bateram boca durante uma audiência sobre regulamentação das relações de trabalho nos aplicativos de transporte que ocorria nesta quinta (25) na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-226, o interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um trágico acidente ocorreu na BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, no interior do Rio Grande do Norte. Dois carros colidiram frontalmente, resultando na morte de duas pessoas e deixando uma terceira gravemente ferida.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a área e prestou atendimento, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve presente. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

Os corpos das vítimas foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar psicóloga em Assu terá audiência de custódia nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

O servidor público João Batista Carvalho Neto, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Veras, em Assú, passará por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira (25). Segundo a defesa do suspeito, ele segue em surto e, até o momento, não deu declarações claras sobre o que teria acontecido entre ele e a vítima.

João Batista está custodiado no município de Caraúbas, no Oeste potiguar, e não está em cela especial porque, apesar de ser formado em Direito, ele não atua como advogado. De acordo com André Dantas, advogado que defende o suspeito, ele já está com toda a documentação médica que atesta os problemas mentais alegados pela defesa do suspeito. Contudo, ainda não há a decisão se haverá o pedido para o relaxamento da prisão.

“Vamos aguardar a audiência de custódia agora à tarde e vamos avaliar o pedido se vamos entrar com o pedido liberatório agora ou se deixaremos para formulá-lo somente no curso natural na comarca de Assu. somente na comarca de assu. Como tudo leva a crer que deverá ser instalado um incidente de insanidade mental, os pleitos liberatórios devem ficar mais à frente”, explicou o advogado André Dantas.

De acordo com o advogado, até o momento, João Batista não falou claramente sobre o que de fato aconteceu e a eventual motivação para a morte da psicóloga. Segundo André Dantas, o suspeito está bem abalado e em surto.

“Visivelmente ele está bem abalado com a situação e é claro que ele está em surto até agora e não tem como proceder uma conversa racional. O que fez, se teve motivação, legítima defesa, se havia um fato passional por trás, nada disso pôde ser dito até agora”, explicou.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada após sentir fortes dores

Foto: Reprodução vídeo publicado pela ex-primeira-dama no hospital

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro está internada e se recupera bem. Foi diagnosticada com Influenza A, infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta, com grande potencial de transmissão.

Segundo a Assessoria de Comunicação do PL Mulher, na noite de ontem (24), ela “necessitou de cuidados médicos pois estava sentindo um mal-estar e muitas dores. Michelle foi submetida a exames e foi constatado que ela contraiu o vírus Influenza A. O médico que a atendeu prescreveu vários medicamentos, isolamento e repouso por sete dias. Infelizmente, diante dessa enfermidade, os eventos do PL Mulher que ocorreriam em Aracaju (SE) com a presença de Michelle Bolsonaro, nos dias 26 e 27 de abril, foram adiados, em princípio, para os dias 10 e 11 de maio de 2024”.

Finaliza: “A Presidente do PL Mulher lamenta não poder estar com as sergipanas no próximo final de semana e aguarda, ansiosamente, para encontra-las em maio.

Também agradece a preocupação e as mensagens de incentivo que tem recebido de amigos e apoiadores e espera, em Deus, uma rápida recuperação”.

Fonte:  BZN Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Servidores da saúde fazem acordo com governo e encerram greve no RN

Foto: Sindsaúde / Reprodução

Os servidores estaduais da saúde decidiram aceitar a última proposta do governo e encerrar a greve da categoria, que já durava três semanas. A decisão aconteceu durante assembleia do Sindsaúde realizada nesta quinta-feira (25), em Natal.

Com isso, os servidores voltarão a trabalhar nesta sexta-feira (26) normalmente.

Nesta quarta (24), representantes dos servidores se reuniram com o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, e receberam uma nova proposta de reajuste salarial.

  • Na reunião, o secretário Pedro Lopes se comprometeu com um primeiro reajuste salarial de 4,6% em janeiro de 2025; seguido de um segundo reajuste em abril de 2025, de acordo com o cálculo da inflação de 2024; um terceiro aumento de 2% em janeiro de 2026; e um quarto reajuste em abril de 2026, com base na inflação do ano anterior.

O governo também concordou em fazer um reenquadramento por tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, com um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025.

Outra medida é a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025. Haverá uma alteração legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, e os passivos de implantação até 2023 serão pagos em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo em novembro e dezembro.

O Governo também informou que buscará aplicar o piso da enfermagem aos aposentados em maio, dialogando com o Ministério da Saúde. Além disso, está prevista a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, incluindo os processos internos em andamento.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. O importante não é terminar uma greve, e sim, dar condições de trabalhos aos servidores da saúde, porque em um hospital como o Walfredo Gurgel, o maior do Estado, sem a menor condições de funcionamento, isso que afirmaram foram os próprios funcionários de lá, não adianta os servidores receberem um aumento, e depois o Estado não pagar esse aumento regularmente. Porém eu me pergunto e as verbas que vem de Braslia, desde de quando Bolsonaro era Presidente, que esse presidente mandou mais de 30 remessas de dinheiro para o RN, cadê esse dinheiro? O gato comeu?

  2. Esse sindicato da saúde é um Leão faminto com o governo do Estado, já com a prefeitura de Natal é uma gazela.
    Não dá um pio há anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *