Cidades

Decisão pode ocasionar corrida por aposentadoria para 7 mil servidores

Foto: Adriano Abreu

O Governo do Estado protocolou, nesta quarta-feira (24) um recurso contra o Acórdão 733/2023, do Tribunal de Contas do Estado. O acórdão dispõe que servidores que ingressaram no Estado sem concurso público antes da promulgação da Constituição de 1988, e que já possuem os requisitos para aposentadoria, podem se aposentar até 25 de abril deste ano para se manter nas regras próprias de regime previdenciário. Do contrário, eles precisariam migrar para o INSS, seguindo determinação do Supremo Tribunal Federal. Isso poderá levar a uma corrida por aposentadorias para 7.126 servidores públicos estaduais e municipais, que já contam com mais de 35 anos de serviço público.

Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Atos de Pessoal do TCE/RN, existem 42 regimes próprios de previdência social no Estado do Rio Grande do Norte e pelo menos 32 admitem, com base em previsão legal específica, a filiação de servidores sem concurso público. Nesses 32 regimes estão 7.126 servidores públicos ativos que ingressaram no serviço antes da Constituição de 88 sem concurso público e já completaram o tempo de se aposentar ou estão em vias de atender os requisitos. Outros 5.551 servidores inativos nesse grupo foram admitidos antes da Constituição sem concurso público, mas já recebem o benefício da aposentadoria.

Publicado em dezembro de 2023, em resposta à consulta formulada por instituições de previdência própria de municípios do RN, o Acórdão orienta que o servidor que entrou no serviço público sem concurso pode continuar vinculado à previdência do Estado ou de algum município, se já estiver aposentado ou se aposentar até 25 de abril de 2024. Do contrário, o trabalhador deve se vincular ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo INSS, por determinação do STF.

A Procuradoria Geral do Estado requer o efeito suspensivo da decisão e argumenta, face ao Acórdão nº 733/2023 – TC (evento 47), “a existência de obscuridades, contradições e omissões que impossibilitam o correto cumprimento das determinações exaradas na decisão”.

Por meio de nota, a Corte de Contas esclareceu que “a resposta emitida adota entendimento pacificado no STF que reafirmou, no dia 12 de julho de 2023, a tese de que servidores admitidos sem concurso público até a promulgação da Constituição Federal de 1988 devem se vincular ao RGPS e não sob as regras dos Regimes Próprios de Previdência Social”. O TCE informou que “modulou os efeitos da decisão, fixando como prazo a data de 25 de abril de 2024, de forma a preservar as situações funcionais dos servidores que já possuem direito à aposentadoria, com o consequente registro no RPPS, sem necessidade de vinculação ao Regime Geral”.

De acordo com o Tribunal, a modulação utiliza uma data limite já adotada pelo STF em caso semelhante. “Desta forma, é inverídico afirmar que o TCE estaria ‘forçando’ servidores a pedir aposentadoria. O TCE reafirma seu compromisso com a legislação vigente no país, notadamente a Constituição Federal, e o cumprimento das decisões da Suprema Corte. Ao mesmo tempo, reconhece a importância de preservar direitos individuais e coletivos, buscando assim uma solução que atenda à decisão do STF e, ao mesmo tempo, minimize eventuais prejuízos causados aos servidores públicos”.

O TCE não comentou sobre a decisão do Governo do Estado de pedir a revisão da decisão. Se não obtiver êxito no recurso apresentado à Corte de Contas, o Governo poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque o Governo discorda da compreensão do TCE sobre a jurisprudência da Corte Suprema, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 573 e no Tema de Repercussão Geral nº 1254.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Policial, militar e professor, três categorias que se aposentam cedo e é o que mais tem no Estado. IPE vai para o beleléu em pouco tempo. Só a puliça tem uns 3 aposentados para um trabalhando.

  2. Administrar virou a arte do faz de conta.
    São mais de 20 anos sem concurso público estadual para funções exercidas por engenheiros, arquitetos, TI, contador, economista, administrador entre tantas outros.
    Quanto tem concurso e para professor, PM, Saúde (médico, enfermeiro, psicólogo) e Procurador, nada mais!
    Todo governador sabe e tem o devido conhecimento do quadro de funcionários antigos, a maioria com mais de 35 anos de serviços. Não tomam qualquer providência vão arrastando a situação e agora ficam com esse discurso vitimista. É uma vergonha!

    1. Cara, o RN está além do limite permitido por lei pra gastos com folha. Sabia disso? E ainda está faltando mais concurso? Mais inchaço? Interessante.

    2. Se tirar 2/3 dos comissionados se distancia desse limite Acorda Brasil, mas TODOS os políticos querem manter as bases, nunca que vão acabar com os comissionados!

  3. É para aposentar essa turma sim, a maioria já está com a produtividade lá embaixo, no mínimo já tem 35 anos de serviço, imagina de idade…

    1. Discordo do seu comentário Cornelius, sou Servidor Público Estadual e no local onde eu trabalho há vários servidores nessa situação, os mesmos são Servidores exemplares cumpridores de todas as tarefas e ainda servem de exemplo para quem entrou e está entrando no Funcionalismo Público Estadual. Espero que esse desfeixo não prejudique a quem quer continuar a contribuir como Servidor.

    2. Que bom que temos ótimos exemplos, mas convenhamos, no mínimo 35 anos já de serviço público, é até mais barato colocar alguém no começo da carreira. Só vai sair na expulsória? O cara nem concurso fez.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Prefeitura de Ceará-Mirim divulga grandes atrações para edição 2024 do Santo Antônio do Povo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim divulgou a programação da edição 2024 do Santo Antônio do Povo. O evento acontece nos dias 05, 06, 07 e 08 de junho no Parque da Cidade (Conjunto COHAB) e abre os festejos juninos no município, resgatando a cultura regional e movimentando a economia da cidade. O Santo Antônio do Povo é promovido pela Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos.

Além de artistas nacionais, a programação valoriza a cultura contando com artistas locais e uma grande estrutura que inclui ainda feirinha de artesanato e destaque para a culinária regional e típica do período.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem do evento a cada noite de programação. O Santo Antônio do Povo valoriza a cultura nordestina, movimenta o turismo e a economia do município, através do aumento de vendas no comércio e procura de serviços. É uma oportunidade para muitos cearamirinenses garantirem uma renda extra.

Para o prefeito Júlio César, Ceará-Mirim e região vivem o clima do Santo Antônio do Povo. Onde destacou os investimentos para realização do evento: “Já está tudo pronto – desde a estrutura no que diz respeito à segurança, à saúde, à limpeza pública e todos os serviços do município. Nossa grande festa junina vai fomentar a nossa economia”, afirmou.

Confira a programação:

05 de junho – Quarta-Feira
• Robério Silva e Coronel Ananias
• Swellen Pimentel
• Mastruz com Leite
• Tarcísio do Acordeon

06 de junho – Quinta-Feira
• Erica A Dama
• Dodô Pressão, com participação de Lucas Paredão
• Grafith
• Vitor Fernandes

07 de junho – Sexta-Feira
• Pedro Lucas
• Reno Poeta
* Bell Marques
• Walkyria Santos

08 de junho – Sábado
• Erick Araújo
• Pedro e Erik
• Arlan Silva
• Desejo de Menina
* Léo Fernandes

A programação completa do Santo Antônio do Povo pode ser conferida no site ou nas redes sociais da Prefeitura de Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

GRATIDÃO: Iate Clube comandou as buscas pelos tripulantes da lancha Austin

Foto: Reprodução

O feriado de Corpus Christi foi de apreensão e tristeza para todos nós, amantes do mar. O naufrágio ocorrido ontem com a lancha Austin nos levou o senhor Acácio, um homem que todos dizem que era alegre e intenso, pai de outra pessoa super elogiada no Iate, o proprietário da lancha, Gustavo.

Ainda na tarde de desta quinta-feira, sócios e funcionários receberam as primeiras informações sobre o naufrágio da lancha Austin, a 5 milhas da costa da praia de Santa Rita, com seis pessoas a bordo.

Prontamente, duas lanchas do nosso Iate Clube partiram para as primeiras buscas no mar. A lancha que afundou tinha um marinheiro experiente e facilmente com mais de 50 trajetos nesse percurso. Manutenção do barco em dia, é bem cuidada, mas o mar não perdoa.

A Marinha, a Secretaria de Segurança do RN e o Corpo de Bombeiros foram contactados pelo Iate Clube, porém, a missão de salvamento só conseguiu apoio desses órgãos por terra.

A Marinha não conseguiu colocar a Corveta para ajudar nas buscas. A lancha enviada pelo Corpo de Bombeiros chegou quando os dois últimos tripulantes estavam sendo salvos pelos grupos organizados pelo Iate Clube na praia de Graçandu.

A Lancha Miami também logo quando acionada foi para o mar participar das buscas.

Como sócio antigo do Iate Clube, esse comunicador e a sociedade potiguar agradece o apoio e a abnegação de todos os profissionais e a direção do Iate Clube, que não mediram esforços para salvar os tripulantes da Lancha Austin.

Infelizmente o êxito não foi 100%, porém, graças aos que fazem o Iate Clube, cinco dos seis tripulantes da Austin foram salvos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 73%

 

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA também perguntou aos entrevistados como avaliam a gestão federal.

 

A gestão do presidente Lula foi aprovada por 73,5%, enquanto 19% reprovam e 7,5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de maio, com 400 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,9%. Foi registrada no TSE com o número RN-02354/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 65% da população

 

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA também perguntou aos entrevistados como avaliam a gestão estadual.

 

O governo Fátima foi reprovado por 65,5%, enquanto 25,5% aprovam e 9% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de maio, com 400 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,9%. Foi registrada no TSE com o número RN-02354/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA ADMINISTRAÇÃO: Gestão do prefeito Neto é aprovada por 57%

 

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA também perguntou aos entrevistados como avaliam a gestão municipal.

A gestão do prefeito Neto foi aprovada por 57,5%, enquanto 36% reprovam e 6,5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de maio, com 400 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,9%. Foi registrada no TSE com o número RN-02354/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA ESPONTÂNEA: Haroldo tem 45% contra 36% de Eugênio da Padaria

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA também avaliou o cenário espontâneo. Haroldo de Jango somou 45,2% contra 36% de Eugênio. Enquanto 14% indecisos, 2,5% branco ou nulo e 2,2% Neto de Zoraide.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de maio, com 400 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,9%. Foi registrada no TSE com o número RN-02354/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ AFONSO BEZERRA ESTIMULADA: Haroldo lidera com 49,5% contra 40,5% de Eugênio

 

O BLOGDOBG publica agora pesquisa PERFIL/AFONSO BEZERRA com cenários eleitoral e administrativo do município. A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de maio, com 400 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,9%. Foi registrada no TSE com o número RN-02354/2024.

 

No cenário estimulado para Prefeitura, Haroldo de Jango lidera com 49,5% contra 40,5% de Eugênio da Padaria. Já 7,5% indecisos e 2,5% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Sindicato emite nota sobre a suspensão de acordo do governo para o fim da greve dos professores federais

Em nota enviada ao BLOGDOBG nesta sexta-feira (31),  A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, PROIFES-Federação esclareceu sobre a liminar contra a União . Confira abaixo:

Nota de Esclarecimento

O PROIFES-Federação esclarece que a liminar contra a União – que a impediria de fazer acordos com a instituição – foi ajuizada por seus autores com pedido de segredo de justiça. Na segunda-feira (27), dia da assinatura do acordo para a reposição salarial da categoria de docentes do ensino superior, o processo foi liberado para consulta, oportunidade em que a assessoria jurídica da Federação entrou com pedido de conexão e de habilitação como terceiro interessado, já que, mesmo a ação sendo contra a União, seus efeitos prejudicariam o PROIFES.

Ocorre que, como o acordo já foi assinado, a ação perdeu seu objeto. O PROIFES-Federação informa ainda que vai ajuizar Agravo de Instrumento, recurso utilizado para combater decisões interlocutórias, ou seja, decisões que o magistrado toma dentro de um processo que não levam à resolução do mérito da disputa.

A instituição reforça que segue firme com o seu propósito de exercer com transparência e legalidade sua representação perante sua base.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

2024 não vem sendo de boas notícias para a cultura do RN

O ano de 2024 não vem sendo de boas notícias para a cultura do RN. A redução de recursos nas Leis de Incentivo está comprometendo vários eventos culturais. A começar pela Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura de Natal, que antes destinava cerca de RS 14 milhões para eventos- 2 por cento do orçamento do município-, reduziu neste ano para R$ 7 milhões( 1 por cento do orçamento).

O mais grave é que a Funcarte ainda não abriu inscrições para os projetos de 2024 e já anunciou que não tem mais verba. Segundo a Secretaria de Cultural de Natal, os projetos aprovados o ano passado já comprometeram todo o dinheiro da Lei de Incentivo.

A nível de Estado, a Lei Câmara Cascudo, administrada pela Fundação José Augusto, caminha a passos lentos e com outras prioridades. Algumas prefeituras descobriram o caminho e estão usando o dinheiro da Lei para festas nos municípios. Os projetos das prefeituras tramitam rapidamente e são aprovados com facilidade.
Enquanto isso, os projetos culturais de tradição e com vários anos de execução, estão levando muito tempo para serem aprovados e tendo redução nos valores.

Todo esse quadro tem gerado uma insatisfação muito grande entre os produtores culturais e, principalmente , entre as centenas de pessoas que dependem diretamente dos eventos que acontecem em Natal, como artistas, trabalhadores, pessoal que trabalha com montagem, segurança, som, iluminação, limpeza, mídia, entre outras atividades. Os eventos geram emprego e renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entidades e advogadas feministas silenciam sobre agressão de advogado contra mulher em Mossoró 

No meio da advocacia potiguar, não se comenta outra coisa ao não ser o caso de agressão envolvendo o presidente afastado da OAB Mossoró, o advogado Hermeson Pinheiro que foi filmado agredindo a esposa e abandonando jogada na rua outra mulher que o acompanhava no carro no momento da suposta traição. O fato grave gerou a suspensão por 90 dias do registro do advogado na OAB/RN.

Porém, o que tem chamado a atenção dos advogados, e principalmente advogadas, é o silêncio de entidades e lideranças femininas da advocacia se posicionarem sobre o grave episódio de violência contra a mulher. Entidades como a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/RN), atuante na defesa dos direitos das mulheres até o momento silenciou.

Ainda causa mais estranheza o silêncio também de lideranças femininas que até pouco tempo levantavam bandeiras pelas mulheres advogadas e o empoderamento feminino, como as advogadas Magna Letícia e Rossana Fonseca que chegaram a defender nas eleições da OAB/RN que representavam as vozes das mulheres na instituição.

O que será que está acontecendo para que nesse caso tão grave que mexeu com toda categoria, as entidades e advogadas prefiram permanecer caladas e sem qualquer apoio às mulheres que foram vítimas de violência?

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *