Finanças

Decisão suspende efeitos de liminar que determinava ao Estado pagamento de salários em ordem cronológica

A Presidência do Tribunal de Justiça deferiu, na tarde desta quarta-feira (13), o Pedido de Suspensão de Liminar, feito pelo Estado do Rio Grande do Norte, para sustar os efeitos da decisão proferida, em primeiro grau, pela Segunda Vara da Comarca de Currais Novos, que estabelecia que o Estado realizasse o pagamento de salários dos servidores da ativa e dos aposentados em obediência à ordem cronológica.

A medida considera a “atual e notória insuficiência de recursos” do Erário estadual para quitar todas as dívidas de maneira simultânea, além de levar em conta também a defesa na qual o Poder Executivo aponta seu esforço na definição de calendário de pagamento que contemple a quitação dos salários referentes ao exercício de 2019, aliado ao compromisso de buscar receitas extraordinárias para a quitação do passivo salarial gerado nos anos de 2017 e 2018.

Neste pronunciamento judicial é lembrado que o Executivo assumiu o compromisso de pagar as folhas salariais em atraso, obedecendo a ordem cronológica da dívida deixada pela administração anterior. E “ajustando que serão carimbadas todas as entradas de recursos extras e antecipatórios para o pagamento dos salários atrasados, obedecida a seguinte ordem de pagamento: i) 13º salário de 2017; ii) salário de novembro de 2018; iii) 13º salário de 2018 e; iv) salário de dezembro de 2018”.

Na decisão de Segundo Grau, prevaleceu o entendimento de que a decisão da instância inicial “tem o condão de acarretar lesão à ordem e economia públicas, bem como à autonomia do Estado”. Além disso, a liminar concedida no plantão judiciário impedia a divulgação de um calendário que traga um mínimo de previsibilidade e segurança jurídica para o servidor que aguarda o recebimento da remuneração em atraso.

A determinação judicial, desta quarta-feira (13), reforça que estipular o pagamento dos atrasados do ano anterior (décimo terceiro de 2017 e alguns meses de 2018), faz retornar à situação de imprevisibilidade, na qual o pagamento da parcela salarial posterior irá depender, inevitavelmente, do eventual ingresso e incerto de recursos futuros, quebrando todo cronograma e planejamento já efetuado para regularização dos vencimentos.

A Presidência do Poder Judiciário frisa que não obstante a decisão impugnada não tenha determinado pagamento de qualquer salário, atrasado ou atual, nos moldes como foi proferida, impede o Poder Executivo de organizar o seu fluxo de caixa e decidir a melhor solução para quitação paulatina de todas as suas obrigações.

Com informações do TJRN

 

Opinião dos leitores

  1. A decisão de Marcus Vinicius é baseada na legislação.
    A que derruba, é baseada em fatos administrativos e na politicagem barata.
    A lei é clara: Não se pode pagar o atual, se existe um atrasado.
    A ordem dos pagamentos deve ser cronológica.
    Qq fato diferente disso, é contrário à Lei.

  2. QUEM DISSE QUE OS COMISSIONADOS ESTÃO EM DIA? ESTÃO NO MESMO BARCO DOS SERVIDORES. VÃO SE INFORMAR PARA NÃO DIZER BESTEIRA . ESTÃO OBEDECENDO O MESMO CRONOGRAMA. NEM TODOS COMISSIONADOS SÃO INÚTEIS, E ESTÃO PRESTANDO SERVIÇO A POPULAÇÃO DA MESMA FORMA. O PERCENTUAL DE COMISSIONADOS DO EXECUTIVO NÃO DÁ 1% DA FOLHA. ESSES NÃO SÃO O PROBLEMA. E FALTA DE DINHEIRO MESMO.

  3. Na hora que aparece um jurista no caso o juiz de Currais Novos pra apoiar o funcionário concursado que pela lei trabalhista o governo teria de pagar primeiro o trasado vem outro do supremo esculhambar CPI DA TOGA Já!

  4. VAMOS APOIAR AS AÇÕES DA GOVERNADORA PARA COLOCAR O NOSSO RN DE VOLTA AOS TRILHOS. A MOÇA COMEÇOU O SEU GOVERNO AGORA E, O DESGOVERNO JÁ ENCONTRA-SE ENTRE NÓS DESDE QUE COMEÇOU COM AS OLIGARQUIAS DESDE A DÉCADA DE 50.MARIZ, ALVES, MAIA,PEREIRA,FARIAS,ROSADO ETC…

  5. A Governadora deveria se abster de receber o dela, bem como pagar os comissionados por ela.
    Da maneira que está sendo feito o pagamento ela está beneficiando a ela própria e aos nomeados por ela.

  6. Sendo prático: seria melhor a governadora pagar parte do 13º restante de 2017 e deixar a folha de janeiro sem pagar? (apenas alguns receberiam); seria melhor pagar novembro de 2018 e deixar fevereiro sem pagar (apenas parte receberia)? depois começaria a pagar dezembro de 2018 e depois o 13º de 2018, já seria abril. Ai, teriamos janeiro, fevereiro, março e abril atrasado. Bingo!! a canalhada idiotizada poderia gritar que a Fátima teria atrasado 4 meses de salário. É só isso que querem. Ficaram quase três anos sem procurar a justiça, não apareceu um juiz para obrigar o governador a pagar. Agora, 45 dias de governo e já acionam a justiça. A decisão do juiz iria prejudicar quem estava contando com o pagamento dia 15, todos os funcionários do estado. Querem isso apenas para a Fátima não ter como dizer que o atraso não é do seu governo. Embora tenha garantido que todos os recursos extra que entrar serão para pagamento do atrasado. Em nenhum momento diz que o débito não deverá ser pago, pois sabe que esse é do estado.

    1. Vc deve ser mais um comissionado que não quer receber atrasado, bem bestinha vc.

    2. O certo por acaso é deixar concursados com salários atrasados, enquanto os comissionados, inclusive a governadora e sua panelinha tudo com salários em dia. Que bonito, ou governadora progressista. Kkk, isso já esperado, aguarde vem mais por aí.

  7. BG
    Essa constituição "Cidadã" de 1988 feita pelo sr . Ulisses Guimarães e sua trupe DETONOU o País, verdadeiras castas sugando todo o dinheiro arrecadado de impostos ESCORCHANTES que a população não tem mais condições de pagar. Isso está em todos os estados, na vizinha Paraíba auditores fiscais aposentados recebendo mais de R$ 50.000,00 por mês. Isto não pode continuar.

  8. Às pessoas tem que terem consciência de que o débito é do estado e não do ex-gestor. A governadora tem consciência disso, mas prefere dá vez aos cargos comissionados dela. Temos que colocar na nossa mente sã e consciente que governo petistas agem dessa forma, olhando para o próprio umbigo. Na campanha o discurso de Fátima era de que iria olhar para os servidores públicos e principalmente os aposentados e aposentadas com bons olhos, só que depois que chegou ao poder mudou de pensamento, servidores públicos e aposentados e aposentadas ficaram em últimos planos. Para os petistas, se eles próprios falarem
    que pau é pedra , então, pau tem que ser pedra mesmo no pensamento deles e delas. Os servidores passaram por Garibaldi, Geraldo, Agripino e Wilma de Farias, éramos felizes e não sabíamos.

  9. Muita gente querendo transformar o abacaxi deixado por Robson no abacaxi de Fátima
    O filho é do ex-governador

  10. Assim, minhas 4 contas de luz, 3 de água, 4 de colégio, cartão de crédito e aluguéis atrasados, vou ver como irei pagar, e pra mostrar minha boa vontade, vou pagar até antecipar o pagamento do que vai vencer amanhã.
    Assim estarei acobertado pela justiça. Hehehe

    1. No mínimo, falta ética a Fátima gopi, como pode todo o funcionalismo com salários atrasados, e somente a governadora, todos secretários e milhares de cargos comissionados nomeados por ela, sem concurso, já chegam no serviço público com seus salários pagos antecipadamente? Isso é usar o governo em benefício próprio, uma ilicitude. Se existisse compromisso com o certo, ela, em hipótese alguma agiria assim. Mas como é petralha, já virou regra. A massa de servidores que se danem!

  11. Eu tenho o décimo de 2017 dentro, uma parte de novembro e o de dezembro total, mais o décimo de 2018. Vai corrigir para poder pagar?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voo da Delta com destino a Guarulhos desvia rota para Porto Rico

Foto: Reprodução/FlightRadar24

Um voo da Delta Airlines que tinha como destino o aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, teve sua rota desviada para o Porto Rico, segundo sites de monitoramento.

A aeronave decolou de Nova York às 22h40 de sábado (1º), no horário de Brasília, e estava prevista para pousar em Guarulhos na manhã deste domingo. No entanto, o voo desviou sua rota por volta das 2h50, quando sobrevoava o Caribe, rumo à capital portorriquenha San Juan, segundo dados do site FlightRadar24.

Ainda não se sabia a razão para o desvio da rota do voo da Delta até a última atualização desta reportagem.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Criminosos utilizam drone para arremessar explosivo em residência de Fortaleza

Criminosos utilizaram um drone para arremessar um explosivo em uma casa da região da Grande Messejana, em Fortaleza. O vídeo da ação criminosa foi compartilhado nas redes sociais. Um homem de 28 anos, suspeito de integrar uma facção, foi preso. Um adolescente de 14 anos também foi levado à delegacia.

A Polícia Militar do Ceará não informou se o ataque criminoso deixou alguém ferido. O tipo do explosivo também não foi detalhado. Em nota, a instituição disse que realizou buscas pelo bairro Jardim Violeta, em Fortaleza, na tarde da última sexta-feira (31), que realizaram nas capturas dos suspeitos e na apreensão de armas, drogas, um drone e outros ilícitos.

A identidade do adulto preso não foi divulgada. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de integrar organização criminosa.

O suspeito já tinha antecedentes por três crimes de tráfico de drogas, dois registros por homicídio, dois por associação para o tráfico, um por associação criminosa, um por roubo majorado, um por corrupção de menores, um por porte ilegal de arma de fogo, um por comercialização de arma de fogo e um por crime contra a administração pública.

G1/Ceará

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Três jogos das Oitavas de Final da Copa do Brasil terminam sem gols

O clássico carioca Vasco x Fluminense abriu a rodada de sábado sem gols pela Copa do Brasil.

Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

Três jogos das oitavas de final da Copa do Brasil terminaram sem gols neste sábado (1), na abertura da rodada. No Rio de Janeiro, Vasco e Fluminense duelaram no Maracanã, enquanto em Minas Gerais o Atlético Mineiro não conseguiu superar o Juventude. Já no litoral de São Paulo, o Santos de Neymar também não conseguiu largar na frente do Remo.

Vasco 0 x 0 Fluminense 

Atlético Mineiro 0 x 0 Juventude 

Santos 0 x 0 Remo 

No clássico carioca, o jogo foi disputado, com muitas faltas e poucas chances de gol. As equipes pareciam estar mais preocupadas em não perder. A partida de volta entre Fluminense e Vasco será na próxima quarta-feira (6), às 21h30, também no Maracanã. Uma vitória simples dá a vaga para o vencedor e qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.

Com informações da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Milei e onda azul na América do Sul desafiam liderança regional de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se aproxima do fim deste terceiro mandato distante de uma das prioridades do seu governo: a integração sul-americana. Embora tenha priorizado a retomada do protagonismo regional, a estratégia esbarrou em divergências ideológicas, crises diplomáticas e mudanças no cenário político do continente, o que dificultou também seu papel de liderança na região — apesar da manutenção das relações institucionais com países governados pela direta.

A busca pela integração regional acompanhou Lula ao longo de seus governos e neste mandato não foi diferente. Logo nos primeiros meses do governo Lula 3, o petista reuniu os chefes de Estado da América do Sul em Brasília com o objetivo de retomar o diálogo político e fortalecer os mecanismos de cooperação regional, abandonado nos anos anteriores.

O encontro resultou no chamado Consenso de Brasília, que reafirmou o compromisso dos países sul-americanos de intensificar o diálogo pela construção de uma agenda comum em áreas estratégicas para a região.

A iniciativa chancelou a tentativa de Lula de recolocar a integração sul-americana no centro da política regional, resgatando o protagonismo do Brasil – e o seu próprio – na articulação entre os países do continente.

Esses objetivos, contudo, esbarram com uma mudança política na região que foi alavancada por Javier Milei, presidente eleito na Argentina em 2023. Desde então, os dois países não apenas antagonizam politicamente, como disputam o protagonismo pela liderança regional.

Para Artur Ratc, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, a crise diplomática entre Brasil e Argentina, provocada por trocas de farpas entre Lula e Milei, são reflexos de como funciona a geopolítica.

Integração regional América do Sul

  • Lula sempre defendeu uma integração regional na América do Sul, com maior diálogo e consenso entre os países para os mais diversos temas, inclusive em resposta à possíveis crises internacionais.
  • Tal objetivo, contudo, se tornou mais distante com os passar dos últimos anos meio à mudança de governos na América do Sul, que agora passa pela chamada Onda Azul, quando mais presidentes de esquerda lideram nações.
  • A guinada de oposição à integração regional de Lula foi puxada por Javier Milei, na Argentina. Além de ocupar o posto de segundo principal país na América do Sul, Buenos Aires tem um histórico de rivalidade com o Brasil.
  • Desde que assumiu o governo argentino, Milei busca rivalizar a liderança do petista na região em torno de uma aliança com líderes de direita e com o apoio do presidente Donald Trump – com quem Lula rivaliza.
  • A postura do governo argentino, somada ao fortalecimento de outras lideranças que antagonizam com Lula, impõe obstáculos ao objetivo do brasileiro de ampliar a integração sul-americana neste terceiro mandato.

Onda azul prejudicou planos de Lula na América do Sul

Atualmente, sete dos doze países da América do Sul são comandados por líderes ligados a direita, centro-direito ou extrema-direita.

De um lado, Argentina, Bolívia, Chila, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru encontram-se sob o domínio de governos a direita. Já o grupo de países controlados pela esquerda é composto por Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana e Suriname.

O tabuleiro político na região mudou nos últimos meses, após as vitórias de Keiko Fujimori e Abelardo de la Espriella.

Herdeira política do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko derrotou o candidato da esquerda nas eleições do Peru, Roberto Sánchez, em um pleito marcado pela longa apuração de votos.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Passe’ da Uber é abusivo e obriga a pagar para trabalhar, alertam especialistas

Foto: Freepik

Os aplicativos de transporte implantaram nos últimos meses um novo modelo pelo qual os motoristas obtêm 100% dos valores das corridas (sem que a empresa retenha taxa de intermediação) mediante o pagamento de um “passe”. No caso específico da Uber, principal agente do setor, a adesão é compulsória nas cidades em que esse sistema está sendo testado e os pagamentos feitos pelos motoristas não são reembolsáveis — prática vista como abusiva por especialistas consultados pela revista eletrônica Consultor Jurídico.

O chamado “passe para motoristas” é válido para transporte por motocicleta em todas as cidades em que a Uber opera no Brasil, mas para carros funciona por enquanto em apenas 29 municípios, entre eles Teresina, Porto Velho, Macapá, Palmas, Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Juiz de Fora (MG) e São José do Rio Preto (SP). A assinatura é obrigatória nesses locais e não pode ser pausada ou suspensa.

Os motoristas têm a opção de adquirir um passe por tempo (que garante viagens ilimitadas sem taxa de intermediação por 24 ou 72 horas) ou por ganhos (válido até o condutor faturar um valor predefinido com as corridas). Caso nenhum passe seja escolhido antes da primeira viagem, o aplicativo seleciona um deles automaticamente e desconta o valor do saldo da carteira do motorista na plataforma. Quando a assinatura termina, o passe selecionado como padrão é ativado de forma automática logo depois da corrida seguinte.

Consultor Jurídico 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT admite que acordo para deixar caso Master de fora da eleição na Bahia ruiu

Lula com os candidatos do PT na Bahia

Foto: Partido dos Trabalhadores / Reprodução

Integrantes do PT na Bahia dizem que o acordo, feito nos bastidores, para deixar o caso Master fora da campanha no estado ruiu. A nova orientação da campanha petista é atacar diretamente o candidato ao governo ACM Neto (União) usando o envolvimento dele com o ex-banqueiro, Daniel Vorcaro.

As investigações mostraram, até agora, que ACM se encontrou com Vorcaro. Além disso, a empresa do exprefeito e da esposa dele recebeu R$ 3,6 milhões do banco Master, segundo o Coaf.

De outro lado, o senador Jaques Wagner (PT) foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) por envolvimento direto com o ex-banqueiro. Ele teria recebido benefícios, como um apartamento de luxo, de um dos sócios de Vorcaro, Augusto Lima.

Em meio às acusações, as campanhas tinham fechado um acordo para deixar o caso Master de fora da disputa. Mas o PT avalia que, com o início oficial da campanha eleitoral, não vai poupar ataques a ACM Neto com menção a Vorcaro.

A campanha do ex-prefeito, no entanto, não pretende usar o caso com ataques a Wagner. A orientação, por ora, é priorizar o discurso de crítica ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), principal adversário de ACM.

Coluna Painel, Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Equipe de Flávio Bolsonaro vai acionar TSE após Lula pedir votos para si mesmo e aliados na Bahia; campanha ainda não começou oficialmente

Foto: reprodução/YouTube/PT

A campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, informou que vai acionar a Justiça Eleitoral após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedir votos para si e para aliados durante a convenção do PT, realizada neste sábado (1º), na Bahia. A informação é da coluna da jornalista Milena Teixeira, do Metrópoles.

Pelas regras eleitorais, pedidos explícitos de voto só são permitidos a partir de 16 de agosto, quando começa oficialmente a campanha.

No evento que oficializou a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia, Lula pediu apoio para sua candidatura e para os candidatos petistas ao Senado, Jaques Wagner e Rui Costa.

Durante o discurso, o presidente afirmou: “Então, depois que vocês votarem em deputado estadual e deputada estadual, votar em deputado federal e deputada federal, votar em senador da República e votar no Jerônimo, se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim, que eu agradeço a todos vocês a lembrança”.

Em outro momento, também declarou: “Eu preciso de 2 votos. Um para este Galego [apelido de Jaques Wagner] e outro para este companheiro aqui [Rui Costa]”.

A campanha de Flávio Bolsonaro sustenta que as declarações configuram propaganda eleitoral antecipada e pretende levar o caso à Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro chama Lula de ‘projeto de ditador’ durante convenção do PL em Santa Catarina

O senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República, chamu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “projeto de ditador” durante a convenção do Partido Liberal em Santa Catarina, neste sábado (1º).

Durante o discurso, Flávio afirmou: “Esse projeto de ditador que é o Lula não vai se criar, porque a gente vai demitir ele em outubro deste ano. Eu, junto com vocês, vamos tirar ele”.

O candidato também declarou que o Brasil “não vive mais em uma democracia plena” e acrescentou: “Por enquanto vocês ainda podem criticar um político, criticar um governo”.

O evento também oficializou a candidatura à reeleição do governador Jorginho Mello (PL), tendo Adriano Silva (Novo) como candidato a vice. Além disso, o partido confirmou Carol de Toni e Carlos Bolsonaro como candidatos ao Senado e lançou Jair Renan Bolsonaro como candidato à Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DÍVIDAS: ‘Bons pagadores’ do Fies criticam o programa Desenrola e cobram do governo Lula descontos iguais aos de inadimplentes

Imagem: reprodução

Estudantes que mantiveram em dia o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passaram a cobrar do governo Lula os mesmos descontos concedidos aos inadimplentes pelo programa Desenrola Fies.

Enquanto quem estava com parcelas em atraso pôde renegociar a dívida com descontos de até 99% e parcelamento em até 180 meses, os adimplentes receberam apenas 12% de desconto para quitação à vista, conforme prevê a Medida Provisória nº 1.373/2026.

A principal reivindicação do grupo é a aprovação do Projeto de Lei 1.306/2024, que busca garantir tratamento igual entre estudantes que quitaram as parcelas em dia e aqueles beneficiados pela renegociação. A proposta já foi aprovada na Comissão de Educação da Câmara e aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação.

Segundo o governo, os descontos maiores foram destinados aos contratos inadimplentes porque essas dívidas já eram consideradas de difícil recuperação. Para os adimplentes, a compensação proposta é o Fies Empreendedor, linha de crédito com juros reduzidos para abertura ou expansão de negócios, com empréstimos de até R$ 80 mil para pessoas físicas e R$ 180 mil para empresas.

De acordo com o FNDE, o Desenrola Fies já renegociou 113,4 mil contratos, reduzindo o estoque de dívidas de R$ 5,92 bilhões para R$ 1,28 bilhão, após a concessão dos descontos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: RN tem 270 candidaturas regitradas; seis candidatos concorrem ao Governo do Estado e 11 ao Senado

Foto: TN/Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte terá 270 candidatos disputando as eleições de outubro de 2026, segundo levantamento da Justiça Eleitoral. O total considera os candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual, sem incluir os candidatos a vice-governador e suplentes de senador.

Ao todo, 23 partidos participam da disputa, organizados em três coligações, uma federação partidária e três partidos que concorrem de forma isolada.

A corrida pelo Governo do Estado reúne seis candidatos, enquanto 11 disputam as duas vagas para o Senado.

Nas eleições proporcionais, foram homologadas 91 candidaturas à Câmara dos Deputados e 162 à Assembleia Legislativa, totalizando 253 candidatos.

As chapas ainda precisam ser registradas na Justiça Eleitoral até 15 de agosto, prazo previsto no calendário eleitoral. Até lá, as candidaturas poderão sofrer alterações, conforme a legislação.

Confira a composição de cada grupo político:

  • Coligação Esperança e Trabalho (União Progressista, MDB, PSD, Republicanos, Avante e Federação Renovação Solidária)
    • Governador: Allyson Bezerra (União Brasil)
    • Vice: Hermano Morais (MDB)
    • Senado: Zenaide Maia (PSD) e Tércio Tinôco (União Brasil)
    • Deputados: 84 candidatos (27 federais e 57 estaduais)
  • Coligação EnDireita RN (PL, Podemos, Novo e Federação PSDB/Cidadania)
    • Governador: Álvaro Dias (PL)
    • Vice: Babá Pereira (PL)
    • Senado: Coronel Hélio (PL) e Styvenson Valentim (Podemos)
    • Deputados: 79 candidatos (27 federais e 52 estaduais)
  • Coligação Time que Cuida (Federação Brasil da Esperança, PSB e PDT)
    • Governador: Cadu de Lula (PT)
    • Vice: Larissa Rosado (PSB)
    • Senado: Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT)
    • Deputados: 48 candidatos (21 federais e 27 estaduais)
  • Federação PSOL/Rede
    • Governador: Robério Paulino
    • Vice: Leny Grilo
    • Senado: Sandro Pimentel e Sonia Godeiro
    • Deputados: 25 candidatos (5 federais e 20 estaduais)
  • Unidade Popular (UP)
    • Governadora: Arinalda do MLB
    • Senado: um candidato
    • Deputados: quatro candidatos (dois federais e dois estaduais)
  • PSTU
    • Governador: Dário Barbosa
    • Vice: Nanda Soares
    • Senado: Luciana Mandu e Rosália Fernandes
    • Deputados: dois candidatos a deputado estadual
  • Missão
    • Disputa apenas as eleições proporcionais, com nove candidatos a deputado federal e dois a deputado estadual.

Fonte: Justiça Eleitoral

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *