Foto: João Gilberto
Os vinte e quatro deputados estaduais que participaram da sessão desta terça-feira (1) acompanharam as medidas anunciadas pelo presidente do Legislativo do RN, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). Em apartes, externaram seu apoio às mudanças que vem sendo implantadas na Casa desde o início da atual gestão. Os deputados enalteceram a redução de quase 700 cargos comissionados, a reforma administrativa, a criação da Ouvidoria e convocação de concursados, além da criação do Novo Portal da Transparência, que permite o livre acesso a todas as informações da Casa.
“O cumprimento do Planejamento Estratégico desde o início da gestão marca a concretização do que foi elaborado e já foi uma iniciativa para se antecipar às cobranças da sociedade. Deixo claro que todas as decisões que estão sendo tomadas nesta Presidência tem o meu apoio, inclusive a abertura das informações para conhecimento da sociedade e dos órgãos de controle”, afirmou o deputado Gustavo Carvalho (PROS).
Em seu aparte, o deputado George Soares (PR) ressaltou que as ações em curso estão sendo discutidas em conjunto pelos 24 parlamentares que representam todas as áreas da sociedade. “Temos um sentimento comum, de renovação, de mudança, em consonância com a sociedade. Essa gestão se antecipou aos fatos e está cumprindo rigorosamente o planejamento estratégico e cortando despesas de custeio. Além disso, nosso portal é um dos mais transparentes do País e é isso que a sociedade tem exigido”, disse o parlamentar. O deputado José Adécio (DEM) complementou falando que a Casa tem uma história secular e merece respeito.
“Acho muito positivo que a transparência da Assembleia e de todas as estruturas estatais sejam cobradas pela sociedade. É preciso que se avance e que sejam feitas as necessárias transformações das estruturas públicas. Mas não se deve generalizar e colocar todos na vala comum”, disse o deputado Fernando Mineiro (PT).
Já o deputado Kelps Lima (Solidariedade) afirmou que as medidas vem trazendo modernização à Casa e elogiou, entre outras ações anunciadas pelo presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), a redução de cargos. “Precisamos avançar e corrigir distorções históricas. As medidas são necessárias para acelerar o que a sociedade está exigindo e todos são testemunhas da postura da atual gestão”, disse.
O deputado Nélter Queiroz (PMDB) afirmou que as medidas anunciadas estão refletindo o momento vivido pelo País. “Parabenizo porque as mudanças são exatamente o que a sociedade quer”, afirmou o deputado. Em seu aparte, a deputada Márcia Maia (PSB) disse que a gestão da Casa está atuando com responsabilidade com a coisa pública. “O acesso livre às informações está acontecendo porque a Assembleia permitiu. Mas faço ressalva de que não se deve generalizar, porque temos servidores comprometidos com uma gestão eficiente e moderna”, afirmou.
Hermano Morais (PMDB) destacou o momento singular vivido pela Casa Legislativa. “Vejo de forma positiva e desejo que esta reforma venha em sintonia com uma sociedade mais justa”, disse. O deputado Souza Neto (PHS) afirmou: “É preciso que sejamos justos no trato da transparência e a atual gestão tem sido exemplar, não apenas pelo portal, mas diante das medidas que vem sendo tomadas desde o início desta legislatura. E nós compreendemos que não é apenas para atender o clamor popular, mas responsabilidade com a coisa pública”, disse.
Para o deputado Getúlio Rêgo (DEM), os ajustes que vem sendo adotados precederam os anseios populares e tem o apoio dos parlamentares. “Tudo o que for feito para enxugar a representação comissionada tem que ser feito para que a Assembleia responda velozmente da forma como a sociedade está cobrando”, afirmou. Carlos Augusto Maia (PTdoB) concluiu parabenizando o presidente da Casa e dizendo que o novo Portal foi uma das maiores mudanças ocorridas nos últimos tempos na Casa.
ALRN
Não sei se esse momento e reflexo dos meus anseios, pois em 2013 encontrei na internet um documento com todos os cargos efetivos e comissionados daquela casa. Por curiosidade calculei todos os cargos entre parlamentares e servidores daquela casa e queria saber quanto o ESTADO dispunha mensalmente para mante-la e pasmem na época eram gastos mensalmente aproximadamente R$ 6.333.000,00 (seis milhões e trinta e três mil) Nunca entendi pq um Estado massacrado politicamente dispunha de tamanha verba para manter uma maquina tão ineficiente qto esta casa, pois a própria praça urbana que há em frente a ela, possui alem de pontos de vendas de drogas, os passageiros que utilizam os transportes urbanos cuja parada fica naquela praça, a maioria já foi assaltada …. Vejamos que o posicionamento GEOGRAFICO deste local está nossa PREFEITURA, nossa ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, nosso PODER JUDICIARIO e e uma das mais perigosas ….. Que falta para termos mais segurança de irmos e virmos ? Lembremos que todo esses poderes são mantidos pelos nossos esforços e trabalho através de impostos … Temos autonomia para fiscaliza-los?
Começou na presidência anterior,Para eleger o filho deputado federal ( o desmantelo era grande na campanha de estrutura , ministério público só ir atrás dos coordenadores da campanha do mesmo … Vergonha !!!!!!
E vocês acham que eles não vão apoiar esse pano de fundo para encobrir todas as servegonisse que eles provocaram roubando o dinheiro do contribuinte pagando esses fantasmas . Isso é só migue para acalmar o momento, depois volta tudo novamente, pois a palavra político no Brasil é sinal de corrupção. Não sei como esses políticos encaram seus filhos, netos e familiares. Pois vergonha na cara dos mesmos não existe.
Esse povo não foi nomeado sozinho, alguém os colocou lá, o correto é descontar dos Deputados o dinheiro pago aos excedentes e desnecessários colaboradores.
VERGONHA… VERGONHA… VERGONHA… VERGONHA… VERGONHA… VERGONHA… VERGONHA.
Rapaz qdo o povo arrocha …..a coisa começa a mudar….
Difícil ter moderação com essa farra com o dinheiro público … Será que os Deputados não sabia dessa farra dentro do poder legislativo …
TEM QUE EXONERAR TODOS OS OCUPANTES DE CARGOS COMISSIONADOS POR MAIS QUE DEPOIS TENHA QUE SE CONTRATAR DE NOVO, PARA AI SIM, EXISTIR ALGUMA TRANSPARENCIA
Agora? Cambada de covardes. Estavam todos bem caladinhos, depois que caiu na mídia resolveram se manifestar. Todos têm participação nessa safadeza.
Esses políticos pensam que nós somos idiotas em pensar que os mesmos são inocentes, que estão felizes com a abertura do portal da transparência….kkkkkkk
Hipocrisia….. Estamos de olho nessa safadeza !!!!!
700 é pouco … Eu queria ver se qualquer um deles fosse empresario se eles iriam contratar essa quantidade de gente para trabalharem em suas empresas e com essa produtividade…
Marcelo, realmente o número da redução é pouco pois vai cair apenas 27% dos números de comissionados, o que vai continuar a representar 78,33 por deputado em exercício do mandato(Gabinetes, comissões tematicas, comunicação, plenário e outros), já os efetivos representam 15,79 por deputado, no cômputo geral fazendo a exoneração do montante proposto pela mesa da casa, o percentual de 123,79 de servidores ativos + comissionados vai ficar em 94,22 por deputado em exercício do mandato, ou seja se manter um número bastante elevado pois ainda vai representar o 83,33 servidor por deputado em exercício do mandato.
Em linhas gerais o número idéia seria de 30 servidores(Ativos + Comissionados) por parlamentar que daria um quadro geral de 720 servidores.
Estou trabalhando em cima dos números que foram divulgados pelo senhor geral da casa, e aí não tá feita a inserção dos terceirizados das prestadoras de serviços contratadas.
Ainda é muita coisa!!!
**** Base de calculo é: 379 ativos + 2.592 comissionados = 2.971 servidores a disposição da casa.
Agora é muito fácil se fazer de bom. Esse não é o primeiro mandato de muitos ali. Acobertaram durante muito tempo o esquema de fantasmas, mesmo que tacitamente.
O melhor agora é ficarem todos calados e aprovarem um projeto de forte redução orçamentária na ALRN para folgar o executivo que sem dinheiro aumentou vários impostos já este ano com a aprovação destes mesmos deputados. Todos envolvidos!!
O interessante é que a imprensa do RN, não está dando o destaque que dá para os escândalos nacionais.
Talvez seja porque alguns dos favorecidos pelas ações dos Gasparzinhos, pertençam a imprensa local.
VAMOS PARA RUA SEM BANDEIRAS E NEM COR SÓ COM AS CORES DO BRASIL PARA COLOCAR ESSES LARÁPIOS PARA FORA DA CASA DO POVO NORTE RIOGRANDENSE.
Sinto muito, Senhores Deputados, é muito pouco, tenham vergonha respeite a população do RN pra ficar mais ou menos, tem que tirar uns 2.000, fora disso é balela, e olhem o povo não vai engolir isso não, estamos de olho.
Ainda é muito pouco. Na AL/RN não há necessidade de tantos cargos. Vamos para as ruas no dia 13/03 para cobrar que diminuam muito mais os cargos e que aqueles que receberam sem trabalhar devolvam o dinheiro. Vamos para as ruas!
A conta que eles fazem: 700 / 24 = 29, ou seja, cada deputado vai perder só 29 comissionados dos seus indicados. Ainda ficam 58 comissionados para cada. Ainda dar um bom dinheirinho.
São 3.500 comissionados. Ainda falta muuuuuuuita gente!!!
E tem mais:
1 – Tem que comprovar que efetivamente trabalhou com a devida ficha de ponto (não vale falsa!!!);
2 – Se não comprovar tem que devolver o dinheiro;
2 – O "famoso" repórter do quarto poder esteve por aqui…;
3 – Tem esposa juíz, vice-prefeito, deputado, filha de governador e etc… que são peixe grande! Quero ver esses trabalharem!!!
O que temos que fazer é cobrar, cobrar, cobrar e cobrar para isso não cair no esquecimento, pois é o que essa turma quer… com a palavra nossas autoridades…
O bom é que todos cargos são indicados por eles, agora todos vão ter que explica aos seus afilhados o corte nas tetas. Chame os aprovados no concurso já, do contrário vai sobrar dinheiro para ratear.
Danou-se, a casa cheia de comissionados, fantasmas e só agora depois de os dados serem divulgados provocando indignação da população aparecem deputados apoiando a iniciativa de enxugar o quadro? Se a ideia foi fazerem piada, sugiro tentar outra.
só 700 é pouco, ainda sobra muitos fantasmas. e sobre os efetivados irregularmente, não dizem nada ? vão fazer outro de besta, eu não !
Desculpem senhores Deputados, quase 700 é pouco diante do expressivo e desnecessário quantitativo de 2000 cargos comissionados. Vocês foram omissos até hoje diante dessa situação que tira milhões dos cofres públicos do Estado.
Os senhores mais que ninguém tem ciência da situação financeira calamitosa do RN, sabiam dos fantasmas e estavam calados quanto a situação.
Restam 2.500 pessoas que recebem pela folha da Assembléia o que dá 104 pessoas por Gabinete de Deputado, acham pouco? Faltam tirar muitos cargos, devem ser extintos esses 700 de agora e mais outros 800, no mínimo. Respeitem as finanças públicas e os outros poderes que são sufocados com falta de recursos e disponibilidade de pessoal.
Muito engraçado, agora todos apoiam!
É o jogo do faz de conta, eles apoiam tirar 700 para que sejam esquecidos os outros 1300.
Porque não fizeram isso antes? Só agora depois que o assunto tomou as mídias sociais?
Seria essa a razão dos aprovados no concurso não serem chamados?
Quem é o responsável por esse trem da alegria criado de 2001 a 2016?
A cara de pau não tem limites. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bicho, os caras mangam da gente na nossa cara.
Na vera, tou impressionado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Era pra colocar TODOS OS COMISSIONADOS pra rua. Moralização já!!