Diversos

Desde 2010, operação secreta da NSA monitora quase qualquer conversa de celular no mundo

0tempA operação secreta AURORAGOLD, da americana NSA (Agência de Segurança Nacional), desde 2010 monitora e-mails de mais de 1.200 contas associadas a operadoras de celular no mundo inteiro. A operação intercepta documentos técnicos internos de planejamento dessas empresas de modo a explorar — ou mesmo criar — falhas nos sistemas de telefonia móvel que permitem à agência espionar virtualmente qualquer conversa.

A revelação vem do mais recente conjunto de documentos vazados por Edward Snowden, que trabalhou como terceirizado para a agência.

Segundo o site “The Intercept”, em março de 2011, duas semanas antes da intervenção ocidental na Líbia, uma mensagem secreta foi entregue à NSA. Uma unidade de inteligência dentro da divisão americana Africa Command precisava de ajuda para invadir redes de telefonia celular da Líbia e monitorar mensagens de texto.

Para a NSA, era tarefa fácil. A agência já havia obtido informações técnicas sobre os sistemas internos das operadoras de celular locais Libyana Mobile e Madar Al Jadid, espionando documentos trocados entre os funcionários das empresas. Esses detalhes forneceriam os dados técnicos necessários para ajudar os militares a hackear as redes desejadas.

A assistência da NSA na operação na Líbia, no entanto, não foi um caso isolado. Era parte de um programa de vigilância muito maior, de escopo e ramificações globais, direcionado não apenas a países hostis.

De acordo com documentos contidos no pacote de material fornecido ao “The Intercept” pelo denunciante Edward Snowden, a NSA tem espionado centenas de empresas e organizações a nível internacional, inclusive nos países aliados dos Estados Unidos, em um esforço para encontrar falhas de segurança nas tecnologias celulares, brechas que depois poderia explorar para manter sua vigilância.

Os documentos também revelam como a NSA planeja introduzir secretamente novas falhas em sistemas de comunicação, para que possam ser aproveitadas — tática controversa que especialistas em segurança afirmam representar um risco de que a população em geral fique exposta a hackers criminosos.

Com o codinome AURORAGOLD, a operação secreta tem monitorado o conteúdo das mensagens enviadas e recebidas por mais de 1.200 contas de e-mail associadas com as principais operadoras de redes telemóveis, interceptando documentos de planejamento confidenciais dessas empresas, valioso material que ajuda a NSA a invadir redes telefônicas.

ALVO: GSMA

Um dos alvos de alto nível dessa vigilância é a GSM Association, um grupo de comércio influente sediado em Londres que trabalha em estreita colaboração com as empresas de grande porte sediadas nos Estados Unidos, incluindo Microsoft, Facebook, AT&T, Cisco, Verizon, Sprint, Intel, e Oracle, assim como grandes empresas internacionais, incluindo Sony, Nokia, Samsung, Ericsson e Vodafone. A associação atualmente está sendo financiada pelo governo dos EUA para desenvolver tecnologias que reforcem a privacidade. A GSMA representa os interesses de mais de 800 das principais empresas de celulares, software e internet em 220 países.

Karsten Nohl, um proeminente especialista em segurança de celulares e criptógrafo que foi consultado pelo site sobre os detalhes contidos nos documentos AURORAGOLD, declarou que a ampla gama de informações obtidas na operação parece destinada a garantir que virtualmente cada rede de telefonia celular no mundo seja acessível pela NSA.

“Coletar um inventário como este em redes mundiais tem grandes ramificações”, disse Nohl, pois permite que a NSA monitore e burle atualizações nas tecnologias de criptografia usadas por empresas de telefonia celular para proteger de espionagem chamadas e mensagens de texto. As provas de que a agência deliberadamente conspirou para enfraquecer a segurança da infraestrutura de comunicações, acrescentou Nohl, são particularmente alarmantes.

“Mesmo se você ame a NSA e diga que não tem nada a esconder, você deve ser contra uma política que introduz vulnerabilidades de segurança nos sistemas”, disse Nohl, “porque uma vez que a agência introduz uma vulnerabilidade, não é necessariamente só a NSA que poderá explorar essa brecha”.

Já a porta-voz da NSA Vaneé Vines disse em comunicado que a agência “trabalha para identificar e informar sobre as comunicações dos alvos estrangeiros válidos”, de modo a antecipar ameaças dirigidas aos Estados Unidos e a seus aliados.

Vines disse: “A NSA coleta apenas as comunicações que está autorizada por lei a recolher em resposta a inteligência estrangeira válida e a requisitos de contrainteligência, independentemente dos meios técnicos utilizados pelos alvos estrangeiros, ou do meio pelo qual esses alvos tentem esconder suas comunicações”.

De acordo com documentos vazados, os sistemas de telefonia 4G LTE, por exemplo, foram quebrados pela NSA pela primeira vez em meados de janeiro de 2010, “num esforço colaborativo de coletores em sites, engenheiros e empresas associadas fora de sites”. A anúncio interno da façanha foi feito em em 23 de fevereiro de 2010, sob os auspícios de um programa da NSA chamado RAINFALL.

“Foi a primeira vez que se coletou comunicações de celular padrão TD-LTE 4G (Time Division – Long Term Evolution), um protocolo puramente internet sucessor dos sistemas de celular 2G e 3G, é uma alta prioridade para a NSA e para a Comunidade de Inteligência”, diz um dos documentos, que estava previsto para desclassificação só em 2038.

“COBERTURA DE REDE”

A operação AURORAGOLD é realizada por unidades especializadas de vigilância da NSA, cuja existência não foi divulgada publicamente: o “Wireless Portfolio Management Office”, que define e executa a estratégia da NSA para a exploração de comunicações sem fio, e o “Target Technology Trends Center”, que monitora o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação para garantir que a NSA não seja pega de surpresa por inovações que poderiam escapar do alcance de sua vigilância. O logotipo do centro é uma imagem da Terra com um grande telescópio; e seu lema é “Prever – Planejar – Prevenir”.

Um documento da NSA, datado de maio de 2012, revela que a agência até então havia coletado informações técnicas sobre cerca de 70% das redes de telefonia celular em todo o mundo. Isso representava 701 redes de um total estimado de 985 sistemas. Além disso, mantinha uma lista que então reunia cerca de 1.201 e-mails “seletores” utilizados para interceptar dados internos de funcionários dessas empresas. (“Seletor” é um termo interno da NSA que designa um identificador exclusivo, como um endereço de e-mail ou número de telefone)

De novembro de 2011 a abril de 2012, entre 363 e 1.354 seletores foram “encarregados” pela NSA para vigilância a cada mês, como parte da operação AURORAGOLD, de acordo com os documentos. A operação secreta aparentemente está em atividade desde pelo menos 2010.

As informações coletadas a partir das empresas são passadas para as equipes de “desenvolvimento de sinais” da NSA, que se concentram na infiltração em redes de comunicação. Essas informações também são compartilhadas com outras agências da comunidade de inteligência dos EUA e com as contrapartidas da NSA nos países que integram a aliança de vigilância conhecida como “Five Eyes” (Cinco Olhos) — com Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia sendo os outros quatro.

Além de menções a um punhado de operadores na Líbia, China e Irã, os nomes das empresas visadas não são divulgadas nos documentos da NSA. No entanto, um mapa-mundi secreto destacado em uma apresentação de junho 2012 do AURORAGOLD sugere que a NSA tem algum grau de “cobertura de rede” em quase todos os países em todos os continentes, incluindo os Estados Unidos e países estreitamente aliados, como os Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e França.

ATAQUE CRIPTOGRÁFICO

A NSA se concentra em interceptar documentos técnicos obscuros, porém importantes, que circularam entre os membros da GSMA, conhecidos como “IR.21” (de International Roaming) e referentes aos sistemas GSM, UMTS e LTE.

A maioria dos operadores de rede celular compartilha documentos IR.21 entre si como parte de acordos que permitem que seus clientes se conectem a redes estrangeiras quando estão em “roaming” no exterior em período de férias ou em viagem de negócios. Um IR.21, de acordo com os documentos da NSA, contém informação necessária para a identificar alvos e interceptar conversas.

Segundo os documentos da NSA, os detalhes nos IR.21s servem como um “mecanismo de alerta” que sinaliza a adoção de alguma nova tecnologia pelos operadores de rede. Isso permite que a agência identifique vulnerabilidades de segurança nos mais recentes sistemas de comunicação que podem ser exploradas, e ajuda no trabalho de introduzir novas vulnerabilidades onde elas ainda não existam.

Os IR.21s também contêm detalhes sobre a criptografia usada por empresas de telefonia celular para proteger a privacidade das comunicações dos seus clientes quando são transmitidas ao longo das redes. Estes detalhes são muito procurados pela NSA, já que podem ajudar seus esforços para quebrar a criptografia e escutar conversas.

No ano passado, o “Washington Post” informou que a NSA já havia conseguido quebrar o algoritmo de criptografia de celular mais usado no mundo, conhecido como A5/1. Mas a informação pelo AURORAGOLD permite que a agência se concentre em contornar as mais recentes e fortes versões da criptografia de celular A5, como a A5/3, conhecida também como Kasumi.

Os documentos vazados por Snowden registram que a agência intercepta informações das operadoras de celulares sobre “o tipo de versão do algoritmo de criptografia A5” que elas usam, e acompanham o desenvolvimento de novos algoritmos a fim de encontrar maneiras de contornar a criptografia.

Memorandos secretos revelam que, em 2009, a agência de vigilância britânica Government Communications Headquarters (GCHQ) realizou um esforço similar para decifrar criptografia telefônica em um projeto chamado OPULENT PUP, usando poderosos computadores para realizar um ataque criptográfico capaz de penetrar o algoritmo A5/3. Em 2011, o GCHQ estava colaborando com a NSA em outra operação, chamada WOLFRAMITE, também para atacar a criptografia A5/3. As tentativas intensas para atacar a criptografia celular foram replicadas em toda a aliança de vigilância Five Eyes.

Os documentos originais vazados podem ser vistos no site do “The Intercept”, em <https://firstlook.org/theintercept/documents/>.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

INSS tem cerca de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias. Esse número representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto — cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.

Atualmente, existem 29 entidades conveniadas ao INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados — e o Instituto pode compartilhar informações de segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.

Caso o beneficiário aceite, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade — que é descontada diretamente do benefício.

Entretanto, segurados alegam que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem que os beneficiários tenham aceitado se tornar associados dessas entidades. Muitos afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após 45 dias, Força Nacional deixa Mossoró; PF lidera caça a fugitivos

Foto: Jamile Ferraris/ MJSP

O aparato da Força Nacional de Segurança Pública em Mossoró (RN) começa a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29/3). Os agentes atuam há cerca de 40 dias na caçada aos dois fugitivos do presídio de segurança máxima. A fuga, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira da história do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Força Nacional chegou ao Rio Grande do Norte em dia 23 de fevereiro, e a previsão era de que os agentes trabalhassem nas buscas por 30 dias. Como os criminosos não foram localizados, o prazo acabou sendo estendido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por mais 10 dias. Nesta semana, Lewandowski anunciou que não faria nova prorrogação. Os 111 agentes deverão voltar às atribuições de origem na próxima semana.

Os homens da Força Nacional fizeram varreduras nas matas e fiscalizações nas rodovias. A finalidade era impedir que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça rompessem o perímetro das buscas no Rio Grande do Norte.

Apenas em diárias, o valor pago pelo governo federal aos agentes supera R$ 1,2 milhão. Por dia, a mobilização custa R$ 37,2 mil em diárias. Há ainda 22 viaturas e um ônibus destacados para a operação.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O Programa, apesar de beneficiar famílias em condições sub-humanas, tem como desvantagens o fato de que, ao longo do tempo, criar uma dependência da população carente aos repasses governamentais, não procurando preparar adequadamente os beneficiários ao mercado de trabalho.
    Isso é desastroso para a economia do País…
    Em um primeiro momento, é louvável que se dê auxílio a quem realmente necessita, mas isso não pode ser eterno, pois cria uma legião de pessoas que não produzem nada…
    O programa deveria ser ligado a qualificação da pessoas e por tempo determinado…
    Além do que, essas pessoas terminam se tornando “massa de manobra”, para os interesses do “câncer”, conhecida como políticos…
    É lamentável…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os alunos da rede estadual de ensino, torram nas salas com o calor infernal pedindo ventiladores, pois ar condicionado seria delírio.

  2. Sinceramente, um absurdo, principalmente qdo vemos recursos faltando na saúde e educação. Uma palhaçada é desmoralização.

  3. Isso mostra a grande copetencia deste governo Fal o L kkkkk mas o importante foi tirara BOLSONARO kkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *