A decisão do Tribunal de Justiça de acatar recurso do Governo do Estado contra a decisão judicial que mandava convocar, em 60 dias, os aprovados para os cargos de delegado, escrivão e agente da Polícia Civil, não foi unânime.
O desembargador Francisco Saraiva Sobrinho foi voto vencido e discordante. E no seu voto, cujos termos foram revelados hoje na 95FM, pelo jornalista Gerson de Castro, Saraiva Sobrinho faz preocupantes observações sobre a situação da Polícia Civil no Rio Grande do Norte.
O desembargador disse que há provas inequívocas de que a Polícia vive à beira da falência. A maioria das delegacias não tem delegados de carreira e nem escrivão e agentes de carreira. Disse também que a atividade investigatória, atividade-fim da Polícia Civil, está comprometida, assim como o atendimento ao cidadão. Observa, ainda, que há aumento significativo da criminalidade.
“Estes fatos são públicos e notórios. Não há necessidade de grande dissertação sobre eles, até porque foram reconhecidos pela Delegacia Geral de Polícia Civil, Secretário de Segurança Pública e até mesmo pela Procuradoria Geral do Estado”, escreveu o desembargador.
Ao concluir seu voto, Saraiva Sobrinho disse que há um clamor social em todas as regiões do Estado e que a população está traumatizada pela crescente violência, enclausurada em casa, sem poder exercer o direito de ir e vir numa profunda inversão da lógica jurídico-social.
Pra bom entendedor: os cidadãos de bem estão acuados e os bandidos estão soltos.
Foto: Gustavo Moreno/STF
O Desembargador Saraiva está de parabéns, se mostrou totalmente inteirado do assunto mostrou que realmente conhece a realidade que a instituição passa, foi um voto brilhante, um grande conhecedor da área policial.
Realmente a Polícia Civil está à beira da falência, as medidas tomadas devem ser de imediato, a convocação dos concursados é a solução mais viável para melhorar o atendimento a população eo combate a criminalidade.
O desembargador Saraiva demonstra que sabe da realidade da Polícia Civil e fez alguma coisa para tentar mudar a triste realidade. Pena que seus colegas da corte têm outra visão totalmente oposta da realidade. Parabéns Desembargador! Meus pêsames população do RN!
O Desembargador Saraiva Sobrinho e a Desembargadora Judite Nunes estão de parabéns. Honram o Tribunal de Injustiça do RN.
é amigo, concordo com o comentário do colega, entretanto, foi voto vencido… infelizmente!
O Desembargado fez uma brilhane análise da conjuntura atual da Seg. Publica no RN, em especial a precariedade da Policia Civil. Parabenizo o Desembargador!!