Judiciário

Destruir provas dá cadeia. Moro prenderá Lula?

POR JOSIAS DE SOUZA

Em depoimento devastador, Léo Pinheiro confirmou velhas suspeitas e atravessou no caminho de Lula uma acusação nova. O ex-presidente da OAS disse a Sergio Moro que Lula lhe pediu para destruir provas das propinas que pagou ao PT por intermédio do então tesoureiro João Vaccari. Pela lei, isso dá cadeia. Que o diga Marcelo Odebrecht. A pergunta do momento é: o juiz da Lava Jato terá disposição para colocar Lula preventivamente atrás das grades antes de uma condenação confirmada na segunda instância do Judiciário?

De toda a turma do canteiro de obras, lugar de movimentos pesados e muita lama, Léo Pinheiro era o que tinha mais intimidade com Lula. Gostavam de jogar conversa fora juntos. Num dos encontros, contou o empreiteiro a Moro, Lula “textualmente me fez a seguinte pergunta: ‘Léo, o senhor fez algum pagamento a João Vaccari no exterior?’. Eu disse: ‘Não, presidente, nunca fiz pagamento a essas contas que nós temos com Vaccari no exterior’.”

Segundo Léo, Lula engatou outra pergunta: “Como você está procedendo os pagamentos para o PT?”. E ele: “Através do João Vaccari. Estou fazendo os pagamentos através de orientações do Vaccari, de caixa dois, de doações diversas que nós fizemos a diretórios e tal.” Sobreveio, então, a ordem do morubixaba do PT: “Você tem algum registro de algum encontro de contas feitas com João Vaccari…? Se tiver, destrua”.

Prevista no terceiro capítulo do Código de Processo Penal, a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase do processo —durante o inquérito policial ou no curso da ação penal. Diz o artigo 312: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.”

No caso específico, a prisão de Lula se justificaria, em tese, “por conveniência da instrução criminal” e “para assegurar a aplicação da lei”. Um réu que encomenda a destruição de provas não está senão criando obstáculos para impedir que a lei se cumpra. Se quisesse, Moro poderia invocar o artigo 312 do Código de Processo Penal contra Lula, aprisionando-o por tempo indeterminado.

Entretanto, se estiver com os miolos no lugar, Moro perceberá que há um limite depois do qual o rigor deixa de ser uma virtude na rotina de um magistrado. No momento, é desnecessária e arriscada a detenção de Lula. É desnecessária porque, se há um esforço para atrapalhar a produção de provas, não está funcionando. É arriscada porque a ordem pode ser revogada por um tribunal superior mediante recurso. Melhor reunir as evidências e produzir uma sentença sólida.

Opinião dos leitores

  1. Precisa de provas… Nos casos aí de cima citado haviam provas… Com lula só a palavra do delator… Se ele tiver gravado aí já é outros quinhentos,

  2. E a Mulher de cunha?
    Henrique vai ser preso?
    E José Agripino?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Acho q não era essa a resposta q havemos de dar ….. O q devemos fazer é passem o Brasil a limpo doa a qm doer

  3. Depois de ser massacrado pela midea do país e ainda ter 45% de intenção de votos para 2018, não resta dúvida que Lula fez muito por esse país !

    1. Argumentos do valem para os outros pra Lula Bandidant e sem provas….kkkkkkkkkkkk

  4. MINHA NOSSA!!!
    Ainda há quem defenda esse ladrão??!!
    O maior ladrão da história do mundo!!
    O CPF que mais roubou.
    Prezados Zumbis, o aumento de impostos, reforma de previdência e outras mazelas são p/ cobrir os roubos desses marginais.

  5. Léo pinheiro. Deu um tiro no pé. Se entregou . Eliminando provas e com isso quis levar Lula juntos. Tentando se dá bem.

  6. A Globo só mostra quando tá uma onda muita forte da internet, visto que o jornalismo de TV perde credibilidade e audiência a cada ano. Mesmo assim, deixa para divulgar a parte mais hardcore do petismo no Jornal da Globo, que passa mais tarde.

  7. Depoimento contra Aécio: "Vamos apurar, delação tem que ter prova, isso é uma inverdade, pois delator diz o que for necessário para se livrar…
    Depoimento contra Lula: "Vamos prender, isso é crime grave, vejam a verdade vindo a tona, a palavra de delator é lei…
    KKKKKKKKKKKKkkkk
    A Justiça de Cu ritiba está inovando cada dia mais. De casuísmo em casuísmo, ninguém sabe mais o que está em vigor na legislação, pois o STF e o STJ fazem "ouvidos moucos" para os abusos da "autoridade Global".
    E apesar de começarmos a ver, pois só começamos a ver uma brechinha depois de três anos de investigação, Lula ainda é o que sempre foi, o "inimigo público número 1", perseguido implacavelmente pelos que sabem que numa disputa limpa e direta nas urnas, serão derrotados pela vontade da maioria da população, que é pobre e sabe quem se identifica com eles depois das câmeras estarem desligadas e as fantasias tiradas.
    Quem já procurou falar com algum político depois das eleições, sabe do que estou falando. Eles simplesmente somem, desaparecem e ninguém consegue mais sequer vê-los, até a próxima eleição.
    O povão já percebeu os motivos dessa perseguição…

    1. Só Fala Aécio, Aecim ta achando ruim Molitontos leva ele pra Casa junto com Lula o Bandidant

    2. Você tem uma paixão reprimida por Aécio? Em termos de acusação o placar é LULA 90 x 20 Aécio, mesmo assim ele é pior que o petista e não merece direito a defesa, deve ser imediatamente condenado. Enquanto LULA tem que se defender até o fim dos tempos. Isso é o reacionário petismo ditatorial imoral e ilegal. Morram de raiva petistas…

    3. Sabe por que?
      Porque as Provas mais robustas da Lava Jato são contra Aécio, Jucá e Serra!

      Na avaliação de procuradores que atuam na Lava Jato, as provas mais robustas entregues pelos delatores da Odebrecht são as que atingem José Serra e Romero Jucá, com Aécio Neves logo atrás, segundo a coluna Radar Online.
      Alguma dúvida ou incômodo com isso?
      Por que vcs se incomodam tanto quando se fala dos Playboys de São Paulo e Minas?
      Eles não são os mais delatados e mais protegidos pela imprensa?
      Quem mais tem delações e provas concretas da pratica dos crimes (com contas na Suíça e etc) são os Santos do PSDB.
      E por que quem mais sai na televisão, nos jornais e nas revistas é o Lula?
      Responda corretamente e encontre o segredo de por que o Nordeste tem sido o "patinho feio" do País na República dominada pelos políticos do Café com leite (Café=Barões de São Paulo=Serra, FHC, Alckimin, Temer; e Leite=Coronéis de Minas Gerais=AécIo Neves), que foi massacrado no final da campanha de 2014 com todo tipo de acusação e desrespeito.
      Ou vcs já se esqueceram?

    4. Existe mais coisa contra o PT porque a LJ processa o cometimento de crimes
      praticados contra a Petrobras e o PT teve maior ascendência sobre essa nos últimos anos. O resto é discurso de professorzinho comuna.

    5. Para mesmo um burro que qualquer pessoa que põe 87 pessoas para se defender tem alguma coisa errada ponto

  8. É um grande circo. E os palhaços estão todos em casa sintonizados na rede bobo se televisão. E esse circo anuncia toda semana que será a última, igual um certo circo aqui em Natal. Mas na verdade, o último espetáculo será em outubro de 2018!!!

    1. Pode ser até antes de 2018. Moro tá juntando um caminhão de provas pra prender esse desonesto que me roubou.

    2. Vou concordar com você, LULA precisa ir as eleições e receber a reprovação da voz das urnas. Tem que atingir essa derradeira derrota para talvez, e só assim, os zumbis do PT acreditem que a hora é de pagar pela corrupção e não ficar mantendo o repetido e mentiroso discurso.

  9. HÁ 11 MESES, LÉO PINHEIRO INOCENTOU LULA E MP NÃO ACEITOU DELAÇÃO.
    O QUE SERÁ QUE O FEZ MUDAR SEU DEPOIMENTO?

    1. Parabéns, se pode ver que vco é bem informado pelo diretório do PT e prefere não ver a verdade. Foi não Jean, Leo Pinheiro delatou Lula e, dizem, pessoas do judiciário. Aí o ministro do STF moneado pelo PT não aceitou a delação. Acorde pra vida e não se deixe levar por versões mentirosas.

    2. Pronto. Esse depoimento inocentando Lula deve ter sido destruído….kkkkk. Temos que rir com essa palhaçada. Tiririca deve estar com muita vontade de atuar nesse circo…

    1. Eu tenho medo mesmo. Por amor ao Brasil. Eis o nosso vizinho setentrional, a quem ELE demonstra ter tantas afinidades, para dar o exemplo.

    2. Neto, se você tivesse amor ao país você estaria batendo sua panela agora !

  10. a delação do empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, só foi aceita depois que ele decidiu mudar sua versão para incriminar o ex-presidente; em junho do ano passado, a delação "travou" depois que ele inocentou Lula, segundo apontou reportagem da Folha; também no ano passado, em agosto, a delação foi suspensa quando vazaram trechos que incriminaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e não Lula.
    Ou seja, não passa de uma trama tendenciosa da Globo-Moro

    1. Teoria conspiratória de histéricos.
      Mudou porque viu que a turma de Curitiba tá trabalhando.

  11. Se alguma das acusações feitas por Léo Pinheiro a LULA, aos tesoureiro do PT, ao PT FOSSE CONTRA qualquer outro partido ou opositor, hoje as mídias estariam cobertas de comentários exigindo a imediata prisão e condenação da figura política. Como gostam e desejam os petistas, um regime idêntico ao existente na Venezuela, com tribunal de exceção e a lei sendo a vontade do partido. Mas como as acusações foram CONTRA LULA e membros do PT, então a regra tem que ser: Calma!
    Tudo tem que ser provado.
    A defesa tem que ser exercida a exaustão, até fora do previsto em lei.
    Tem que ser ouvidas 1 milhão de testemunhas do réu, mesmo que estas nem saibam do que se trata. A justiça deve ser sempre questionada pela defesa.
    A palavra dos acusados tem que ter mais valor que as provas.
    Resumindo: fazem da defesa uma justiça de exceção pela absolvição.
    Viramos um grande CIRCO cujo palco é ocupado por personagens imorais que usam o povo para aplaudi-los enquanto eles se completam.
    O povo está só! Largado, desprezado, usado, manipulado e feito oficialmente de palhaços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Relator diz que PEC dos Precatórios será votada na Câmara em 3 de novembro

Foto: Reprodução

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, Hugo Motta (Repúblicanos-PB), afirmou, nesta quarta-feira (27), que a votação da medida no plenário da Câmara dos Deputados será apenas em 3 de novembro. Esse é o terceiro adiamento da votação, que havia sido remarcada para esta quinta-feira (28).

“Nós estamos em processo de mudança do sistema da casa. Então, essa mudança implicou que nós esperássemos para semana que vem. Porque o quorum ainda está baixo para aprovar uma matéria que exige quorum constitucional. Na próxima quarta-feira nós deveremos votar na continuidade do ato normativo da mesa que exige a volta da presença física dos parlamentares aqui em Brasília”, declarou Motta.

Para ser aprovada, a proposta precisará de 308 votos em dois turnos. Ou seja, 3/5 dos 513 deputados federais precisam estar a favor. Após isso, a medida será votada no Senado Federal. A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC dos Precatórios aprovou em 21 de outubro o relatório de Motta.

A votação foi inicialmente adiada para essa quarta-feira, e posteriormente para a quinta-feira. Era a segunda tentativa do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), de colocar o texto para análise dos parlamentares.

A principal reclamação dos deputados contrários à matéria, em especial da oposição, está no não pagamento dos precatórios dos professores via Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) em 2022.

Se esse pagamento acontecer, aumentará o gasto da União no ano que vem em cerca de R$ 16 bilhões, diminuindo ainda o espaço a ser aberto no orçamento de 2022 de R$ 83 para R$ 67.

Na sessão de hoje foi aprovada a quebra do prazo regimental exigido para que a PEC possa ser discutida em plenário. Com isso, a proposta prioritária para o governo por criar espaço fiscal de mais de R$ 80 bilhões deu seu primeiro passo na direção da votação e teve sua discussão iniciada. A quebra de prazo foi aprovada por 253 votos a 174.

A PEC dos Precatórios pode garantir a margem necessária para o pagamento de um valor adicional no Auxílio Brasil, de forma a atingir no mínimo R$ 400, a famílias de baixa renda.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Criminosos invadem três casas, fazem arrastão e vítimas são feitas de refém no interior do RN

 Foto: Reprodução

Criminosos fizeram um arrastão em três residências nesta quarta-feira (27) no município de Janduís, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo o pelotão da cidade, três elementos chegaram a pé no local, fizeram as vítimas de refém, levaram diversos objetos e depois fugiram. A polícia ainda não conseguiu localizar os suspeitos ou recuperar os itens roubados.

O caso aconteceu pela manhã, por volta das 11 horas, na Comunidade Pinturas. Os elementos contiveram as vítimas deixando elas amarradas e trancadas.

Uma das vítimas informou a PM que um dos criminosos estava armado com uma espingarda. Os elementos levaram um notebook, celulares, uma quantia em dinheiro e uma arma.

A polícia foi acionada e se encaminhou até o local, mas nenhum dos criminosos foi encontrado até o momento.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

MCom garante compra de equipamentos com taxas menores e prazos maiores

Foto: Divulgação

O setor de telecomunicações ganhou mais um instrumento de financiamento e de forma facilitada. O Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) publicou resolução que prevê uma nova alternativa para a aplicação de recursos por agentes financeiros. A partir de agora, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) poderão aplicar o dinheiro captado junto ao Funttel para a criação de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).

O uso de FIDCs é uma alternativa que beneficia o setor de telecomunicações como um todo, contribuindo para o aumento das vendas dos fabricantes e para a ampliação do acesso ao crédito no setor.

“O mecanismo viabiliza a expansão de redes principalmente para os pequenos provedores de serviços”, explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Os FIDCs são fundos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que destinam a maior parte do patrimônio para a aquisição de direitos de crédito, ou seja, direitos para o recebimento de empréstimos e outras dívidas. Por essa modalidade, o próprio fabricante faz uma venda para um pequeno provedor e vende esse direito de crédito (o montante que deve receber) para o FIDC. Assim, o fabricante consegue receber antecipadamente os valores da venda e o pequeno provedor pode efetuar a compra de equipamentos com taxas menores e prazos maiores. A expectativa é um aumento das vendas dos fabricantes e a ampliação do acesso ao crédito no setor.

Como o Fundo de Investimento adquire o direito de crédito concedido a diversos provedores, o risco de crédito é diluído e, com isso, é possível financiar um maior número de pequenos provedores e empresas. Isso não seria possível mediante contrato de financiamento celebrado diretamente entre o agente financeiro e o pequeno provedor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI ouve testemunhas sobre contratação de leitos covid-19 em hospitais do RN

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quarta-feira (27), contrato referente à prestação de serviços de gestão e operacionalização de leitos de UTI covid nos hospitais João Machado e Alfredo Mesquita Filho, em Natal e Macaíba, respectivamente. Duas Duas testemunhas foram ouvidas e falaram sobre a contratação da organização social que prestou os serviços.

A diretora do hospital João Machado, Leidiane Fernandes de Queiroz, foi a primeira ouvida pelos parlamentares. O vice-presidente da CPI da Covid, deputado Getúlio Rêgo (DEM), comandou os trabalhos devido à ausência justificada do deputado presidente Kelps Lima (Solidariedade). Após o presidente em exercício explicar a condição da depoente, que era testemunha, o deputado relato, Francisco do PT, iniciou as arguições para ter mais informações acerca do contrato e dos serviços.

A testemunha explicou a necessidade da contratação dos leitos e confirmou que os serviços contratados foram prestados pela organização social. Questionada pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB) sobre possíveis inconsistências na prestação e divergências sobre valores, a diretora do hospital explicou que, dentro de sua função, o acompanhamento das atividades foi realizada e o contrato foi cumprido.

Também na sessão, a servidora Anna Clara da Cunha Torquato Rêgo, na condição de testemunha, tirou dúvidas sobre os trâmites jurídicos da contratação, assim como sobre os questionamentos que estão na justiça, tanto por parte do Executivo quanto da organização social, acerca dos valores que deveriam ser pagos.

“O que pudemos observar é que, mesmo havendo falhas, não houve dolo por parte dos envolvidos. O que precisamos é ter as informações necessárias para que o Governo não seja prejudicado com pagamentos de maneira superior ao que deveria ser pago”, explicou Gustavo Carvalho.

Ainda para esta quarta-feira, estava previsto o depoimento de Rafael Góis Campos, mas ele informou que não poderia comparecer por estar trabalhando em outra cidade. A comissão disse que vai remarcar a oitiva. Além disso, para a quinta-feira (28), serão ouvidos outros três servidores da Secretaria de Saúde, também sobre o contrato analisado nesta quarta-feira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT gastou meio milhão de reais com jatinho para tour de Lula no Nordeste

O PT informou ao Tribunal Superior Eleitoral quanto gastou com o aluguel do jatinho que transportou o ex-presidente Lula no tour de 12 dias que o líder petista fez pelo Nordeste em agosto, em sua pré-campanha ao Planalto. O valor da fatura, paga com dinheiro do fundo partidário, foi de 498 mil reais.

Lula percorreu seis estados a bordo da luxuosa aeronave Bombardier Challenger 604, que comporta até doze passageiros, acompanhado da namorada, Janja, da presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, e de integrantes de seu staff.

O petista participou de uma série de eventos com militantes e se reuniu com dezenas de lideranças políticas regionais, como governadores e deputados de diferentes partidos, para montar seu palanque para as eleições de 2022.

A aeronave alugada pelo PT pertence a Air Jet Táxi Aéreo, uma empresa criada pelo grupo Prevent Senior para transportar pacientes e que hoje também freta jatinhos para empresários e políticos.

Com informações do Grande Ponto e Crusoé.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

No RN, preço da gasolina sobe 48% em 10 meses

Foto: Magnus Nascimento/TN

Com o mais recente reajuste do preço da gasolina, em vigor desde a terça-feira (26), natalenses já pagam quase 50% mais caro pelo combustível do que o valor médio de janeiro deste ano, a depender da região escolhida pelo consumidor para encher o tanque. Em diversos postos da zona Sul, o litro da gasolina está sendo vendido a R$ 7,290, um aumento de 48,17% em relação ao início do ano. Em janeiro deste ano o preço médio pesquisado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) era de R$ 4,924. O preço máximo pesquisado chegava a R$ 5,199.

A TRIBUNA DO NORTE percorreu alguns pontos de abastecimento na zona Sul e na zona Leste da capital nessa quarta-feira (28). A maioria dos postos visitados na zona Leste registrava preços que variavam de R$ 6,950 a R$ 7,090. Na zona Sul, em regiões como Candelária, Mirassol e Capim Macio, os preços se mantinham iguais e acima dos valores registrados em bairros como Alecrim e Tirol: R$ 7,290, o litro.

Leia a notícia completa aqui na Tribuna do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

ATENÇÃO MOTORISTAS: Viaduto da Urbana será interditado nesta quinta-feira (28)

O viaduto da Urbana será interditado no sentido Norte na manhã desta quinta-feira (28) para manutenção.

De acordo com a STTU, a previsão de liberar a via é somente as 13h. O acesso à Zona Norte permanecerá por meio de desvios para as alças laterais do viaduto. É preciso ter paciência redobrada até lá, porque o local já é conhecido pelo forte tráfego de veículos e existe a possibilidade de congestionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Coronel Azevedo para Fatima Bezerra: “Não se equipare a ordens dadas pelos nazistas“

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Azevedo criticou a decisão do Governo estadual em publicar um decreto que obriga servidores públicos a se vacinar “sob ameaça de demissão daqueles que não o fizerem”.

Coronel Azevedo esclareceu que “não é contra a vacina da Covid-19, mas sou a favor da autonomia da relação médico-paciente. Inclusive do sigilo da profissão do médico. Até porque a vacina contra a Covid-19 é experimental”.

Ele disse que “como toda vacina tem seus prós e contras. Por isso, é preciso que cada cidadão converse com seu médico e tome sua decisão de se vacinar ou não”.

Segundo o deputado, esse decreto do Governo é totalmente contra a liberdade. Coronel Azevedo denunciou que “há relatos e de outros problemas pós vacinação. É preciso pensar se caberá ou não responsabilidade civil no âmbito judicial contra quem der essas ordens que resultarem em problemas gravíssimos”.

Ele lembrou que “todas as fabricantes de vacinas da covid-19 exigiram aos compradores que assinassem documento isentando-os de qualquer efeito danoso, maléfico pós vacinação”.

O parlamentar citou o caso do filho de um servidor da Assembleia Legislativa que, após tomar uma vacina mais antiga, está com sequelas permanentes. “Aconselho a cada um que busque o significa o Código de Nuremberg, que médicos foram utilizados para aplicar experimentos na Alemanha nazista e resultaram em milhares de mortes foram depois condenados à morte. Eles [médicos] disseram que estavam fazendo os experimentos por ordem do Estado cumprindo um dever de servidor e obedecendo ao governante nazista”, explicou.

O deputado do PSC aconselhou a governadora Fátima que “não se equipare a essas ordens dadas pelos nazistas e queira praticar essas atrocidades contra as pessoas”. Coronel Azevedo sugeriu que se respeite a relação médico-paciente e o sigilo da profissão médica para que deixe as pessoas tomarem sua decisão se vão ou não se vacinar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide encerra participação na CPI com fala dura: “Como não punir o presidente e todos os que colaboraram com essa política de morte?”

A participação assídua de Zenaide Maia (Pros – RN) na CPI da Covid foi reconhecida por vários integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito, no último dia de funcionamento do colegiado, nesta terça (26). Em uma dura fala final, a senadora potiguar indagou: “Como não punir o presidente e todos os que colaboraram com essa política de morte?”. Em seguida, Zenaide fez um verdadeiro retrospecto de declarações, ações e omissões do presidente Jair Bolsonaro e de seu governo: “Um presidente que insistiu numa política criminosa de imunidade de rebanho, assumindo o risco de morte para milhares. Que incitou a invasão de hospitais; que insistiu em não comprar vacinas idôneas ofertadas desde 2020 e preferiu comprar vacinas não aprovadas pela Anvisa, como a Covaxin, e ainda fechando os olhos para o esquema de corrupção na compra dessas vacinas porque ele empenhou R$ 1,6 bilhões e só parou porque a CPI chamou a atenção para isso”, elencou a senadora.

Zenaide lembrou a falta de campanhas educativas para o uso de máscaras e o distanciamento social; a incapacidade do presidente de demonstrar empatia com as mortes e a divulgação de fake news sobre as vacinas. A parlamentar não esqueceu de criticar, também, a defesa de medicamentos sem eficácia contra a covid: “Levando à ilusão de que, se o povo tomasse esses medicamentos, ou não adoecia, ou não teria a forma grave da doença”, pontuou. Disse, ainda, que o presidente “demitiu médicos e técnicos do Ministério da Saúde e preferiu se aproximar de profissionais que dissessem ‘amém’ para os seus atos negacionistas que levaram a milhares de mortes evitáveis?”.

Por sugestão de Zenaide, os parlamentares formarão um Observatório para acompanhar, a partir de agora, os desdobramentos dos pedidos de indiciamento do presidente e de outros 79 nomes, entre pessoas e empresas investigadas durante os seis meses de CPI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

SÓ DA ELE: Moraes será relator de pedido de Bolsonaro contra a CPI da Covid

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), será o relator de um pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra requerimentos aprovados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid.

Moraes se tornou relator do pedido de Bolsonaro porque já relata as solicitações feitas pela CPI contra o presidente. Nesta 4ª, o ministro determinou que a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifeste sobre o pedido de bloqueio dos perfis de Bolsonaro. O caso tramita em sigilo.

Opinião dos leitores

  1. Os outros ministros n trabalham n ? N tem Fux, Carmem, fachin, Gilmar?? Cadê todos eles ?? Só da Barroso e Moraes é? E ainda falam de sorteio, querem enganar quem com essa besteira de sorteio ? Tem sorteio nada aí omi !

  2. BG meu lord.
    Ageita esse blog homi.
    A toda hora ta conectado com bruno ou bonegers.
    Aí não tem como os leitores comentar.
    Não deixe o blog cair bg.
    Se agiganta meu filho.
    Bote mais gente pra cuidar, pra que volte o que era antes.
    Tamos juntos.

  3. Nele eu confio, deve ter gente se cagando de medo, mas se a CPI for uma palhaçada, não tem que ter medo das brincadeiras de circo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *