Trânsito

Detran leva ação educativa Bafômetro Amigo aos bares da capital

Foto: Detran-RN

O final de semana foi de ações educativas de conscientização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) em vários pontos da capital e do interior do Estado. O destaque ficou para a mobilização “Bafômetro Amigo” que visitou diversos bares de Natal conduzindo de maneira lúdica informações sobre os perigos da mistura álcool e direção.

A ação reuniu técnicos da Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, policiais militares lotados na Operação Lei Seca, integrantes do Programa Vida no Trânsito e o teatro educativo do Detran, que se apresentou dançando e cantando letras de canções com teor educativo focado nas regras e procedimentos legais que o condutor deve se orientar ao fazer parte do trânsito, sendo ele motorista, motociclista, ciclista ou pedestres.

As equipes se espalharam nos bares e as mesas foram abordadas pelos agentes educativos que trocaram informações com os clientes, mostrando o funcionamento do bafômetro, conversando sobre a legislação que trata da Lei Seca, além de passar dados sobre as consequências de acidentes envolvendo pessoas que dirigiram alcoolizadas.

Um ponto importante da ação, foi que as pessoas alvos da atividade educativa tiveram a oportunidade de realizar o teste do bafômetro e ver o nível de álcool que estavam naquele momento do exame. Nessa situação, os técnicos educativos do Detran aproveitaram para reforçar a necessidade de voltarem para casa de táxi, ônibus, motorista da vez, ou utilizando aplicativo de transporte.

A ação “Bafômetro Amigo” é mais uma atividade de fortalecimento da cultura de respeito a vida e as regras do trânsito desenvolvidas pelo Detran durante a Semana Nacional de Trânsito que ocorre até a próxima quarta-feira (25). Outras atividades ocorreram no interior do Rio Grande do Norte, a exemplo das cidades de Currais Novos e Assú.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bloco KD XOXO? sai às ruas no dia 6 de fevereiro com novidades na semana prévia do Carnaval de Natal

Foto: Divulgação

O tradicional bloco KD XOXO? confirma sua saída às ruas no dia 06 de fevereiro, durante a semana que antecede o carnaval de Natal. Em sua 11ª edição, o bloco promete mais uma grande celebração no Aero Clube, reunindo música, alegria e um clima de confraternização voltado para toda a família.

Entre as novidades deste ano, o bloco anuncia a Banda Cheiro de Amor como atração principal, reforçando a proposta de unir tradição e grandes nomes da música. Outra estreia importante é a da VIVER SAÚDE, que chega como patrocinadora cultural do evento. O plano de saúde aposta na energia do Carnaval para fortalecer seu propósito institucional de promoção da qualidade de vida, do bem-estar e do cuidado com as pessoas.

Foto: Divulgação

O bloco comemora o sucesso de vendas e reafirma seu perfil familiar, consolidando-se como um verdadeiro encontro de gerações. A programação musical conta ainda com o sucesso de Ramon Schinayder, o frevo natalense da Orquestra Banda do Negão e traz também Pedro Lucas como novidade em 2026, ampliando a diversidade musical e agregando novos públicos à festa.

A expectativa é de mais uma edição marcada pela alegria, segurança e pela celebração do Carnaval como espaço de convivência, cultura e tradição em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas

Foto: Divulgação

A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a leitura anual da mensagem do Poder Executivo, na Câmara Municipal de Parnamirim. Na oportunidade, ela fez um balanço das ações da sua administração e celebrou os avanços obtidos no primeiro ano à frente da Prefeitura.

A primeira mulher a comandar os destinos de um dos principais municípios do Estado, Nilda enalteceu as conquistas na educação, geração de emprego, desenvolvimento econômico, serviços urbanos, assistência social, segurança e infraestrutura, mas foram os investimentos e melhorias realizadas na saúde, que mereceram destaque.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Município deu um salto significativo na avaliação de desempenho de suas equipes, saindo de 6,15% para 93,84% de aprovação.

Esse avanço histórico na saúde de Parnamirim soma-se a uma série de outros conquistados ao longo do primeiro ano da atual gestão. Foram zeradas as filas de espera para fraldas geriátricas, kits glicêmicos e de diversos procedimentos cirúrgicos.

Na Atenção Especializada, conseguiu um avanço estrutural, com a incorporação do teto MAC, ampliando recursos para R$ 25 milhões anuais.

A prefeita fez questão de lembrar ainda da requalificação da UPA de Nova Esperança. A unidade teve os equipamentos renovados e o laboratório ampliado, permitindo a realização de mais de 30 tipos de exames. O aparelho de raio-X foi consertado e foram reabastecidos medicamentos e insumos.

“Todas essas melhorias impactaram positivamente a vida dos usuários; são mais de 10 mil atendimentos mensais. Hoje oferecemos dignidade, qualidade e tratamento humanizado”, detalhou a prefeita.

“Quando assumimos a gestão em 1º de janeiro de 2025, encontramos desafios importantes: dívidas de mais de R$ 300 milhões, serviços essenciais fragilizados, obras paralisadas, filas reprimidas e uma administração que precisava ser reorganizada para voltar a servir bem à população; não escolhemos o caminho fácil, escolhemos o caminho certo” conclui a prefeita em sua fala inicial.

Professora de formação e com uma sólida carreira dentro da sala de aula, a prefeita Nilda se emocionou ao falar sobre o quanto a sua gestão trabalhou para melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal de educação, com seis CMEIS reformados e inaugurados, vinte unidades passaram por manutenção e professores valorizados, com reajuste e recomposição salarial.

Os serviços urbanos estão em dia. A gestão está executando o maior plano de recuperação e manutenção das lagoas de captação da história de Parnamirim. Os cemitérios públicos foram revitalizados, a iluminação pública tem sido aprovada pela população e chuveiros foram instalados na orla. Foi feita uma retomada de obras e investimentos. Praça Cidade Verde, Praça de Pium, ruas com pavimentação completa.

E a segurança recebeu 57 novos Guardas Municipais, e foram e fortalecidas a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Parnamirim alcançou a posição de cidade mais segura do RN e 3ª mais segura do Nordeste.

“No primeiro ano trabalhamos muito. No segundo ano vamos trabalhar o dobro. E, a partir de agora, eu convoco toda nossa equipe a triplicar o esforço por Parnamirim; gratidão Parnamirim” concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tiroteio na Faria Lima mata um, fere quatro e trava coração financeiro de SP

Foto: Reprodução

Um tiroteio na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, deixou pelo menos uma pessoa morta e outras quatro baleadas nesta terça-feira (3). A troca de tiros aconteceu em plena via pública e provocou a paralisação do trânsito no sentido Avenida Juscelino Kubitschek, uma das áreas mais movimentadas da capital paulista.

De acordo com fontes policiais, os disparos começaram durante uma perseguição a criminosos suspeitos de roubar uma mansão no bairro do Morumbi. A ação terminou no coração do centro financeiro de São Paulo, região conhecida por concentrar bancos, empresas e escritórios de alto padrão.

Diversas viaturas das polícias Civil e Militar foram mobilizadas para a ocorrência. Uma das vítimas foi atingida e morreu no local, enquanto outra pessoa ficou ferida na região da Faria Lima. A terceira vítima foi baleada e socorrida.

A avenida segue com impacto no tráfego, reforçando o clima de insegurança em uma das áreas mais ricas e vigiadas da cidade. O caso está sob apuração das forças de segurança, que permanecem no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista por aplicativo é agredido após expulsar passageiros do carro por prática de sexo oral

Um motorista por aplicativo foi agredido após interromper uma corrida porque um casal praticava sexo oral no banco traseiro do veículo. A situação aconteceu em Salvador-BA, no domingo (1º), e é investigada pela Polícia Civil (PC).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o motorista conta que aceitou uma viagem para o bairro do Rio Vermelho e três homens embarcaram no veículo. Dois deles, quem estavam no banco de trás do carro, começaram a trocar beijos e passaram a praticar sexo oral.

Diante da situação, o motorista — que tem 23 anos e se apresenta apenas como Zeca — parou o carro, na Ladeira da Barra, e pediu que todos saíssem do veículo. No vídeo, que não captou áudio, é possível ver que um dos homens troca palavras com o motorista, que se irrita.

Em seguida, o homem ameaça socar o condutor do veículo, que se revolta e sai do carro. Ao g1, Zeca admitiu que revidou o soco e disse que agiu para se defender. Ele registrou um boletim de ocorrência contra a pessoa que solicitou a viagem, uma vez que não tinha outras informações sobre os passageiros, mas contou que ainda não foi contatado pela polícia.

Em nota, a Polícia Civil informou que registrou a ocorrência como “vias de fato” e que houve agressões dos dois lados. O caso é apurado pela 14ª Delegacia Territorial (DT/Barra).

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nordestão abre inscrições para a 2ª Corrida da Gente em Natal

Com organização da Atra-E Assessoria e Eventos Esportivos, prova amplia estrutura e projeta público de 5 mil atletas na Rota do Sol

As inscrições para a 2ª Corrida da Gente – Nordestão estão abertas. Após o sucesso na realização da primeira edição em 2025, a Atra-E Assessoria e Eventos Esportivos consolida sua presença no segmento de corridas de rua e assina novamente a organização da prova marcada para o dia 1º de março. A largada será na nova unidade do Supermercado Nordestão na Rota do Sol, em Natal, e a disputa contará com percursos de 5 km e 10 km.

Em trajetória de rápida expansão no mercado esportivo, a Atra-E tem em seu portfólio provas como a Corrida da Padroeira, a Corrida do Turismo e a Corrida Alvinegra, promovida em parceria com o ABC Futebol Clube, além da etapa Natal da Corrida Centauro Desbrava.

O primeiro lote de inscrições da Corrida da Gente foi aberto oficialmente na segunda-feira e a procura foi enorme. Muitos corredores já garantiram presença e a expectativa da Atra-E e do Nordestão é reunir 5 mil corredores de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Para participar da corrida, os interessados precisam estar cadastrados no aplicativo Nordestão Pra Você, disponível para download na Google Play Store e na App Store. Em seguida, é preciso acessar o site da Doity, plataforma oficial de vendas (https://doity.com.br/corrida-da-gente-2026), inserir o CPF cadastrado e concluir a inscrição, que será liberada automaticamente.

A prova terá largada às 5h, e o percurso seguirá pela própria Rota do Sol, no sentido Pirangi, até as proximidades da Barreira do Inferno.

A Atra-E e o Nordestão projetam uma segunda edição ainda mais organizada, com uma estrutura ampliada, pensada para acolher atletas de diferentes perfis e reforçar o caráter de celebração do esporte e do bem-estar.

Conheça o trabalho da Atra-E no Instagram: https://www.instagram.com/atrae.br/
Entre em contato com a Atra-E: [email protected]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Restaurante Cicchetti Midway lança o seu buffet diário

O restaurante Cicchetti Midway acaba de lançar uma novidade irresistível para o horário do almoço. Considerado um dos endereços mais charmosos de Natal, o Cicchetti agora oferece buffet de segunda a domingo, das 11h30 às 15h, por R$ 73,90 por pessoa.

Com inspirações na gastronomia italiana, mediterrânea e brasileira, o buffet do Cicchetti Midway reúne uma seleção de massas frescas, diferentes tipos de proteínas, saladas saudáveis e sobremesas irresistíveis.

A novidade foi pensada para atender quem precisa de um almoço rápido durante a semana ou de uma refeição mais tranquila nos fins de semana.

O cardápio à la carte segue disponível todos os dias, mantendo a tradição do Cicchetti Midway e oferecendo ainda mais opções para quem busca qualidade, sabor, variedade e prazer à mesa.

Serviço:
Cicchetti Natal
Shopping Midway Mall – 3º Piso
Instagram: @cicchettinatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] O Caso Master e a captura do Estado: como governo Lula e ministros aliados do STF orbitam o mesmo escândalo

O caso do Banco Master deixou de ser um caso de fraude privada para se tornar um escândalo político-institucional de grandes proporções. Reportagens, investigações e decisões atípicas revelam uma proximidade preocupante entre integrantes do governo Lula, aliados políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal justamente no momento em que o banco entrava em colapso. Encontros fora da agenda, contratos milionários e tentativas posteriores de dissociação expõem um padrão de pacidade e promiscuidade que compromete a credibilidade das instituições e a separação entre o público e o privado.

O colapso do Banco Master deixou de ser um episódio isolado de má gestão financeira para se tornar um escândalo político-institucional de grandes proporções. O que as investigações da Polícia Federal, as reportagens de veículos nacionais e a imprensa internacional vêm revelando é um padrão inquietante de proximidade, proteção cruzada e opacidade envolvendo integrantes centrais do governo Lula e ministros do Supremo Tribunal Federal alinhados ao Planalto.

Não se trata de uma coincidência. Tampouco de episódios desconexos. O que emerge é uma teia de relações pessoais, contratuais e políticas que atravessa o Executivo, o Judiciário e o sistema financeiro — justamente no momento em que o banco entrava em colapso e passava a ser investigado.

Leia o conteúdo completo no link a seguir: https://bit.ly/4aaisPD

Opinião dos leitores

  1. O Paladino vendo os dados positivos, inclusive da bolsa, e tendo que fazer um malabarismo teórico pra tentar enganar os de baixo QI.

  2. Dizer que o caso Master tem a ver com o atual governo é considerar que todos são burros. O presidente do BC escolhido por Bolsonaro fez vista grossa para o caso. Todo escândalo que está estourando agora começou na época em que não se investigava nada no país: governo Bolsonaro, o responsável por desmantelar órgão de fiscalização e até mesmo proibir o COAF de agir. O autor do texto nem fala nisso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prisão de Oruam foi determinada pelo STJ após constatação de 66 violações do monitoramento da tornozeleira eletrônica

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o retorno à prisão do rapper Oruam após constatar 66 violações do monitoramento eletrônico desde que ele passou a usar tornozeleira, em setembro do ano passado. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, todas as ocorrências foram causadas por falta de carregamento do equipamento.

Na decisão desta segunda-feira, o ministro Joel Ilan Paciornik afirmou que o descumprimento foi “reiterado e sucessivo”, principalmente à noite e nos fins de semana. Relatórios apontam períodos de até 10 horas sem bateria, o que gerou lacunas no rastreamento e tornou a fiscalização ineficaz.

Para o ministro, a conduta indica risco de fuga e desrespeito às medidas cautelares e às decisões judiciais. A defesa alegou falhas técnicas na tornozeleira e negou descumprimento deliberado, mas o argumento foi rejeitado. O STJ entendeu que a repetição do problema configura risco à ordem pública e à aplicação da lei penal.

Oruam havia sido preso em julho de 2025 após uma operação da Polícia Civil no Joá, Zona Oeste do Rio, quando policiais foram atacados durante o cumprimento de um mandado. Ele ficou mais de 60 dias detido em Gericinó antes de obter liberdade com uso de tornozeleira. A defesa não se manifestou até o momento.

Opinião dos leitores

  1. Deixa ver se eu entendi. Foram necessárias 66 violações para decidirem prender o rapaz. Justiça bem imparcaial a brasileira

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro e generais poderiam ir para presídio comum em caso de perdas de patentes das Forças Armadas

Foto: Adriano Machado/Reuters

Com o início da análise no Superior Tribunal Militar (STM) dos pedidos de perda de postos e patentes de Jair Bolsonaro e outros quatro condenados pelo STF na trama golpista, surge a possibilidade de mudança no local de prisão dos réus. A informação é da Julia Duailibi, no g1.

Bolsonaro, hoje no 19º Batalhão da PM do DF, e os generais Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Oliveira estão detidos em instalações militares por conta de seus vínculos com as Forças Armadas. Caso sejam expulsos, em tese, deixariam de ter direito a esse tipo de custódia.

A decisão caberá ao ministro relator, que deve considerar o peso político e institucional do caso. Diante do contexto de pressão sobre o STF e para evitar novos atritos, a tendência apontada é manter Bolsonaro e os demais réus em instalações militares.

A eventual expulsão também pode implicar perda de salários. Nas Forças Armadas, a exclusão gera a chamada “morte ficta”, que encerra o vínculo do militar, mas preserva o direito de esposas e filhos à pensão — tema ainda em debate na reforma administrativa no Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do STJ manda PF retomar inquérito sobre compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Imagem: Roberta Aline/Governo do Piauí

O ministro do STJ Og Fernandes determinou o envio à Polícia Federal do inquérito sobre desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, envolvendo o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. A PF terá 90 dias para retomar as diligências e informar o andamento das investigações.

A decisão acolhe manifestação da Procuradoria-Geral da República, que apontou indícios de crimes e pediu a reabertura da apuração. O processo estava no STF por causa do foro de Rui Costa, mas o relator, ministro Flávio Dino, devolveu o caso ao STJ por entender que os fatos se referem ao período em que ele era governador.

Antes do despacho, Og Fernandes solicitou parecer da PGR sobre as diligências. O vice-procurador-geral Hindemburgo Chateaubriand defendeu a remessa do inquérito à PF, o que foi atendido pelo ministro.

Procurado, Rui Costa afirmou, por meio da assessoria, que deseja que “os criminosos respondam por seus crimes” e reiterou que não há fatos que o vinculem a irregularidades.

O caso

A investigação apura prejuízo de R$ 48 milhões na compra de respiradores em 2020, no início da pandemia. À época, Rui Costa presidia o Consórcio Nordeste e assinou contrato com pagamento antecipado integral a uma empresa sem capacidade técnica. Os equipamentos nunca foram entregues.

Segundo a PGR, o inquérito analisa a possível participação de agentes públicos, citando que o contrato foi firmado sem garantias ao poder público.

Com informações do Blog do Fausto Macedo, Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *