Política

Dilma chama Lula para destravar aliança nos Estados

Por Interino

Para tentar reduzir os danos eleitorais que o racha entre o PT e os partidos aliados poderá causar à campanha pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reúnem-se hoje com as cúpulas do PMDB e do PP na Granja do Torto, em Brasília.

A ideia é avançar nas negociações dos palanques estaduais com os maiores partidos da base, uma semana depois de Dilma ter assegurado o “independente” PSD na coalizão de sua reeleição. Unidos, PT, PMDB, PP e PSD garantem quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

A reunião de hoje tenta sanar os problemas identificados em 11 Estados em que PT e PMDB têm palanques, por ora, separados. Do lado peemedebista, participarão do encontro o presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o presidente interino da agremiação, senador Valdir Raupp (RO). “Quando há tempo não há pressa”, afirmou Raupp, que aposta na redução de danos no encontro de hoje. Mesmo que a situação não se resolva em boa parte dos Estados, ele disse que não há nenhuma possibilidade de o PMDB romper a aliança com o PT. “Não temos outro projeto e romper sem ter uma candidatura não vale a pena”, disse ele.

Entretanto, setores insatisfeitos pressionam a cúpula do partido a resolver suas situações sob pena de liderarem uma rebelião interna que poderia atrapalhar a consolidação da aliança. Essa mobilização ocorre principalmente no Rio de Janeiro e no Ceará. Justamente os Estados dos líderes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (CE), que não participarão do encontro de hoje.

No Rio, o partido já considera até mesmo uma aliança com o PSDB se o PT lançar mesmo o senador Lindbergh Farias a governador – anteontem, Lula interveio para adiar o desembarque dos petistas do governo Sérgio Cabral. No Ceará, o PT tem seu futuro aliado ao governador Cid Gomes (PROS). Mas Eunício quer se candidatar ao cargo com o apoio petista. Na Bahia, o caso é dado como perdido. O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), será candidato contra o candidato do governador Jaques Wagner (PT).

No PP, o problema está em três Estados que pretendem se aliar à oposição. Minas e Rio pretendem apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB). Rio Grande do Sul não deseja apoiar o PT. “Vamos ver se é possível resolver isso”, disse o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), que se encontrará com os petistas também hoje, depois da reunião de Dilma e Lula com os peemedebistas. Também participarão do encontro os correligionários Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades, e o líder na Câmara, Eduardo da Fonte (PE).

Além dos palanques estaduais, a relação PT-PMDB enfrenta desgaste crescente no Congresso que acaba por influenciar a relação fora dali. O PT critica nos bastidores a “pressa” de Henrique Eduardo Alves em abrir um processo de cassação contra o deputado José Genoino (PT-SP), condenado no processo do mensalão e preso desde o dia 15.

Por sua vez, o PMDB ataca a estratégia do PT e do governo de impedir a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) do Orçamento Impositivo, que obriga a União a pagar as emendas parlamentares individuais. A PEC é considerada fundamental para garantir recursos aos parlamentares peemedebistas abastecerem suas bases no ano eleitoral e, dessa forma, tentar voltar a ser a maior bancada da Câmara, posto perdido para o PT nas eleições de 2010.

Sob o comando do governo, os petistas tentam se aproveitar de uma situação criada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), para impedir a aprovação da proposta neste ano. Um requerimento de Caiado aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça retirou da proposta a parte inserida no Senado que cria um piso de 15% da receita líquida para investimento da União na área da saúde.

Essa inclusão pelos senadores foi acertada com o governo até mesmo para Dilma apresentar na campanha eleitoral um aumento dos recursos para uma das áreas cuja avaliação é considerada negativa por boa parte da população, segundo pesquisas. Sem a destinação para a saúde, o governo perdeu a disposição de apoiar a PEC. O PMDB ameaça agora não aprovar o Orçamento de 2014 se o PT não apoiar a PEC.

Os dois partidos têm ainda posições divergentes em relação ao Marco Civil da Internet e à criação de um piso nacional para os agentes comunitários de saúde. O presidente da Câmara quer aproveitar a reunião para fazer o debate sobre os problemas no Congresso. Para ele, ao se digladiarem os dois partidos acabam por enfraquecer o governo.

O acúmulo de problemas tem feito com que os dois partidos passem a buscar composições dentro da Casa para vencer o “aliado-rival”. O PT espera contar com o PP e o PR, que tem Pedro Henry (MT) e Valdemar Costa Neto (SP) entre os condenados do mensalão, para impedir a abertura imediata de processo contra Genoino devido a seu estado de saúde. Alves, por sua vez, tem a oposição a seu lado e acredita que a Casa não deve embarcar na “luta política do PT”.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula recebeu ao menos 16 estrangeiros enquanto esteve preso; Moraes barra encontro de Milei com Bolsonaro

oto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ao menos 16 autoridades, intelectuais e ativistas internacionais durante os 580 dias em que esteve preso, entre 2018 e 2019, segundo levantamento do Poder 360.

O levantamento foi divulgado após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, negar o pedido para que o presidente da Argentina, Javier Milei, visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar.

Moraes manteve a proibição com base na decisão que veta visitas de caráter político-eleitoral a Bolsonaro até o fim do atual ciclo eleitoral. A medida foi reforçada após a divulgação, por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), de uma carta escrita pelo ex-presidente em apoio à sua pré-candidatura à Presidência.

Entre os visitantes estavam o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, o então candidato à Presidência da Argentina Alberto Fernández, o ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e o filósofo Noam Chomsky. Outras visitas, como as do Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e do advogado argentino Juan Grabois, foram barradas pela Justiça.

Lista de estrangeiros recebidos por Lula na cadeia: 

  • Alberto Fernández – candidato à Presidência da Argentina
  • Boaventura de Sousa Santos – sociólogo e professor português
  • Cuauhtémoc Cárdenas – ex-governador do Distrito Federal (México)
  • Danny Glover – ator e ativista norte-americano
  • Domenico De Masi – sociólogo italiano
  • Eduardo Duhalde – ex-presidente da Argentina
  • Ernesto Samper – ex-presidente da Colômbia
  • Juan Carlos Monedero – fundador do partido Podemos (Espanha)
  • Leonardo Padura – escritor cubano
  • Martin Schulz – ex-presidente do Parlamento Europeu
  • Massimo D’Alema – ex-primeiro-ministro da Itália
  • Noam Chomsky – filósofo e linguista norte-americano
  • Pepe Mujica – ex-presidente do Uruguai
  • Pilar del Río – presidenta da Fundação José Saramago
  • Roberto Gualtieri – eurodeputado do Parlamento Europeu
  • Sharan Burrow – secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (CSI)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa do Mundo

BICAMPEÃ: Espanha vence a Argentina na prorrogação e conquista a Copa do Mundo pela segunda vez

Foto: Odd ANDERSEN / AFP via Getty Images

Com um gol marcado pelo atacante Ferran Torres no segundo tempo da prorrogação, a Espanha venceu a Argentina por 1 a 0 e conquistou a Copa do Mundo pela segunda vez na história.

A Espanha dominou a partida e não permitiu uma finalização sequer da Argentina durante os 90 minutos do tempo regulamentar.

O gol do título espanhol foi marcado no início do segundo tempo da prorrogação, após Nico Williams escorar de cabeça e Ferran Torres estufar a rede da Argentina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Copa do Mundo ganha 5% de audiência em relação a 2022, mas Globo perde 22% do público

Imagem: reprodução

A Copa do Mundo chegou ao fim neste domingo (19) com um aumento tímido, porém relevante, de público na TV aberta em relação ao Mundial de 2022. A entrada do SBT contribuiu para esse cenário, enquanto a Globo sentiu a falta da exclusividade na mídia.

Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, divulgados pela coluna ‘Outro Canal’ da Folha de S. Paulo, escrita pelo jornalista Gabriel Vaquer, a média total de todos os jogos exibidos pela Globo foi de 17 pontos. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores na capital paulista.

Somando-se aos 6 pontos de média alcançados pelo SBT, a TV aberta totalizou 23 pontos na região com o torneio. Em 2022, quando a Globo transmitiu a competição sozinha, a média foi de 22 pontos, o que representa um crescimento de 5%.

Apesar do saldo positivo, ao comparar apenas os jogos transmitidos pela Globo este ano com o desempenho da emissora em 2022, houve uma queda de 22% na audiência média.

Vale ressaltar que o horário das partidas influenciou o resultado, com alguns confrontos ocorrendo de madrugada, como já havia acontecido no Qatar, onde também houve jogos às 7 da manhã.

Os recordes de público foram registrados nas exibições envolvendo o Brasil. A partida mais vista da TV aberta foi a vitória da seleção sobre a Escócia por 3 a 0, em 24 de junho, que somou 53 pontos (39 da Globo e 14 do SBT).

Por outro lado, o jogo menos assistido pela Globo foi Áustria 3 x 1 Jordânia, com cinco pontos. Já o SBT registrou sua menor audiência (três pontos) nas partidas Suíça x Bósnia e Canadá x Marrocos.

Em 2026, a TV aberta exibiu apenas metade dos jogos da Copa. Pela primeira vez, a totalidade das 104 partidas foi transmitida exclusivamente por uma plataforma digital: o YouTube, através da CazéTV.

Atualmente, a Globo negocia com a Fifa os direitos de transmissão para o Mundial de 2030. A meta da emissora é retomar a integralidade das partidas na próxima edição, seja com exclusividade ou não.

Coluna ‘Outro Canal’, Folha de S. Paulo, por Gabriel Vaquer

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Torcedores do América agridem torcedor do Gama-DF antes de duelo pela Série D

Torcedores de América e Gama-DF entraram em confronto próximo a um dos portões de acesso à Arena das Dunas, na tarde deste domingo (19). A partida entre as equipes acontece às 19h.

Em maior número, torcedores americanos agrediram torcedor do Gama-DF que ficou ferido no chão, cercado por outros colegas, depois que os americanos se dispersaram.

Opinião dos leitores

  1. “Torcedores”, não, mas marginais com camisas de time de futebol. E desta vez, com a do América-RN.

    1. Realista, quando é q o Ministério Público vai tomar providências contra esses marginais… Fazem vista grossa, não sei pq.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LULA x CONGRESSO: presidente sofreu pelo menos 23 derrotas relevantes no 3º mandato

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao recesso parlamentar de 2026 com pelo menos 23 derrotas relevantes no Congresso Nacional desde o início do terceiro mandato, em 2023, segundo levantamento feito pelo site Poder 360.

Entre os principais reveses estão vetos derrubados, projetos travados por falta de apoio, derrotas em votações, perda de espaço político e até a rejeição de uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O cenário para o restante do ano também é considerado desafiador. Com apenas alguns meses até o fim do mandato e o Congresso voltando o foco para as eleições, o tempo para votação de projetos será reduzido.

Entre as propostas prioritárias do Palácio do Planalto que podem enfrentar dificuldades está a PEC que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas e extingue a escala 6×1.

Confira as principais derrotas políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional entre 2023 e 2026:

2023

  • PL das Fake News
    • Situação: pauta travada.
    • O projeto foi retirado da pauta por falta de votos.
  • PL do Marco Temporal
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que protegia terras indígenas.
  • Reforma Tributária
    • Situação: derrota em plenário.
    • Congresso manteve exceções e benefícios fiscais.
  • CPI do MST
    • Situação: falta de controle.
    • Comissão foi instalada pela oposição contra o Planalto.
  • Eleição das comissões da Câmara
    • Situação: derrota política.
    • Governo perdeu o comando de comissões estratégicas.
  • CPMI do 8 de Janeiro
    • Situação: derrota política.
    • Planalto não conseguiu impedir a criação da comissão.

2024

  • Anistia dos Partidos
    • Situação: derrota política.
    • Proposta foi aprovada apesar da resistência do governo.
  • Proibição das “saidinhas de presos”
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que mantinha a saída temporária de presos.
  • Orçamento e costumes
    • Situação: veto derrubado.
    • Derrubada do veto que proibia verbas federais para pautas identitárias.
  • Desoneração da Folha
    • Situação: mista.
    • Veto foi derrubado; governo aceitou uma transição após judicializar o tema.
  • Trabalho por aplicativo
    • Situação: pauta travada.
    • Regulamentação dos motoristas de aplicativos ficou sem consenso.

2025

  • PEC da Segurança Pública
    • Situação: pauta travada.
    • Proposta ficou engavetada por falta de apoio.
  • Lei das Eólicas Offshore
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou vetos e manteve os chamados “jabutis”.
  • Execução de emendas
    • Situação: derrota política.
    • Governo ampliou concessões ao Congresso para garantir votações.
  • CPI do INSS
    • Situação: derrota política.
    • Aliado do Planalto perdeu a presidência da comissão.
  • Decreto do IOF
    • Situação: decreto sustado.
    • Congresso anulou o decreto que aumentava o imposto.
  • PL do Esporte
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou vetos sobre regras trabalhistas de atletas.
  • Pisos salariais (“bomba”)
    • Situação: modo defensivo.
    • Gastos obrigatórios avançaram.
  • Reforma Administrativa
    • Situação: pauta travada.
    • Governo tentou encerrar a proposta, mas a Câmara recusou.

2026

  • Indicação de Messias ao STF
    • Situação: rejeição.
    • Senado rejeitou o nome indicado pelo presidente.
  • PL da Dosimetria
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou veto sobre penas para crimes contra o Estado.
  • Taxação de Investimentos
    • Situação: caducidade.
    • Governo queria aumentar impostos, mas a oposição travou a pauta.
  • Doações em campanhas eleitorais
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que proibia doações de bens, valores e benefícios.

Fonte: Levantamento do Drive/Poder360 (até 16 de julho de 2026)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge loja de automóveis na Av. Ayrton Senna

Um incêndio atingiu a loja de automóveis Sertão Multimarcas, na Av. Ayrton Senna, na Zona Sul de Natal, na tarde deste domingo (19). É possível notar nas imagens muita fumaça escura, enquanto algumas pessoas tentavam entrar no local para retirar veículos, mas saíam rápido após ouvir um estouro.

As chamas já foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. O trecho da avenida onde fica o estabelecimento ficou interditado enquanto os bombeiros combatiam o incêndio. O Corpo de Bombeiros também confirmou que não houve feridos em razão do incêndio.

Segundo informações do Via Certa Natal, pelo menos quatro carros e duas motos foram aingidos pelo incêndio. Também não foi confirmado até agora o que teria provocado o incêndio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São Gonçalo recebe Carreta da Saúde da Mulher e amplia oferta de atendimento especializado do SUS para 31 municípios do RN

Após receber a Carreta de Oftalmologia do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, São Gonçalo do Amarante volta a ser escolhido para sediar uma importante ação de fortalecimento da saúde pública. Desta vez, o município recebe a Carreta da Saúde da Mulher, que será instalada no Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros e iniciará os atendimentos na próxima sexta-feira, 24 de julho.

A unidade móvel atenderá mulheres dos municípios que integram a 3ª e a 7ª Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, beneficiando uma população de 31 municípios com a ampliação do acesso a serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, oferecendo mamografias, colposcopias, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mama, biópsias, contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que acometem a saúde da mulher.

Serão contemplados os municípios da 3ª Região de Saúde: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Ceará-Mirim, Fernando Pedroza, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, Jandaíra, Lajes, Macau, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pedro Avelino, Poço Branco, Riacho da Cruz, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e Touros; além dos municípios da 7ª Região de Saúde: Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

O acesso aos atendimentos será realizado por meio de agendamento nas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios participantes, garantindo a organização da demanda e o encaminhamento das pacientes.

A Carreta da Saúde da Mulher é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a AgSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras dos municípios participantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Poder de compra do brasileiro acabou”, diz Flávio ao comparar preços no supermercado entre governos Bolsonaro e Lula

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou neste domingo (19) um vídeo em que compara preços de produtos entre os governos de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, uma compra de supermercado no valor de R$ 908,40 demonstra que “o poder de compra do brasileiro acabou”.

O senador também criticou a carga tributária sobre os produtos. De acordo com a nota fiscal apresentada, R$ 217,20 do valor total correspondem a impostos.

A gravação foi feita em um supermercado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Flávio afirmou que a compra, composta por itens de uso cotidiano, seria suficiente para poucos dias para uma família de três a quatro pessoas. Entre os itens adquiridos estavam carnes para churrasco, detergente, Nutella, sandálias e outros produtos de consumo.

Opinião dos leitores

    1. Gasolina chegou a 10 Reais…. Esse daí mente que nem ** sente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após denúncia do BLOGDOBG, famílias confirmam novos casos de filhos adolescentes expostos de forma indevida em perfis anônimos no TikTok

Após reportagem do BLOGDOBG neste domingo (19), denunciando a existência de perfis no TikTok usando indevidamente nomes de escolas particulares de Natal para criar rankings e expor estudantes, duas famílias procuraram o blog para dizer que seus filhos foram vítimas desta prática e tiveram nome e imagem expostas por perfis desta natureza.

Em um dos casos, uma menina de 12 anos teve a imagem e nome expostos em um dos perfis. O pai, em contato com o blog, informou que já agendou uma reunião com a escola para tratar do assunto.

Outra família que entrou em contato com o BLOGDOBG também disse que já procurou a escola onde a filha adolescente estuda para buscar entender o que está acontecendo e tomar as devidas providências. Esta família também relatou que soube da criação de outros perfis com imagens de outras adolescentes.

Entenda o caso

Os perfis usam sem autorização imagens para ranquear estudantes em listas de “as mais bonitas”, “as mais gostosas”, “pessoas mais estranhas”. Em alguns casos, chegam a dar detalhes sobre série e turma dos estudantes. Geralmente, utilizam nas publicações, músicas com conotação sexual. As postagens recebem comentários de estudantes, interagindo nas publicações.

LEIA MAIS: PERIGO NAS REDES: perfis anônimos expõem crianças e adolescentes de escolas particulares de Natal em “rankings” no TikTok

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de pedidos de impeachment no Senado contra o ministro do STF Alexandre de Moraes chega a 52

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já é alvo de 52 pedidos de impeachment protocolados no Senado desde 2021, segundo levantamento do site Poder 360. No mesmo período, os atuais ministros da Corte somaram 105 pedidos.

O mais recente foi apresentado na última quarta-feira (15) pelo líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL-PB). A petição questiona a decisão de Moraes que restringiu as visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a proibição de contato do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Entre os ministros do STF, Moraes lidera o número de pedidos de impeachment, seguido por Gilmar Mendes (14), Dias Toffoli (12) e Flávio Dino (8). Todos os atuais integrantes da Corte são alvo de ao menos um pedido.

Pela Constituição, cabe ao Senado analisar pedidos de impeachment contra ministros do STF por crime de responsabilidade. Qualquer cidadão pode apresentar uma petição, mas cabe ao presidente do Senado decidir se ela será arquivada ou seguirá para análise. Até hoje, nenhum ministro do Supremo sofreu impeachment.

Opinião dos leitores

  1. Só no Brasil que pedem impeachiment para um homem que não abaixou a cabeça para uma corja que queria perpetuar no poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *