Política

Disputa pela Prefeitura de Natal já tem oito candidaturas pré-lançadas

Ciro Marques

Repórter de Política – Jornal de Hoje

O cenário em formação da disputa pela Prefeitura de Natal em 2016 ganhou no final de semana mais um nome, o do deputado estadual Kelps Lima, presidente do partido Solidariedade no Rio Grande do Norte. Kelps se junta ao prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT); aos deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e a Hermano Morais (PMDB); ao federal Rogério Marinho (PSDB); a vereadora Amanda Gurgel (PSTU); ao ex-candidato a governador Professor Robério Paulino e a um nome do PV, possivelmente o do também vereador Luiz Almir. Mesmo diante das críticas veladas a antecipação do lançamento de candidaturas, todos esses nomes já se apresentaram, ou tiveram suas candidaturas apresentadas, para a disputa do próximo ano.

Como ocorre geralmente, o crescimento da discussão em torno de 2016 começou logo depois do final da eleição de 2014. Em uma de suas primeiras disputas como governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) afirmou que seu candidato para o próximo pleito pela Prefeitura de Natal seria o deputado Fernando Mineiro, que já foi candidato em 2012 e ajudou, bastante, na vitória pessedista no Estado. O lançamento, claro, gerou críticas da base aliada do atual prefeito e dele mesmo, considerando um “equivoco” a antecipação da discussão sobre 2016.

“Achei estranho, porque o governador eleito dizia na propaganda que iria pensar nas futuras gerações e não na futura eleição. Ele, em plena comemoração, já lançou o candidato a prefeito”, criticou o prefeito, acrescentando que “pessoalmente, passada a campanha, estou pensando em gestão. Estamos reconstruindo a cidade do Natal. Só vamos falar de sucessão em 2016. Até lá, nós vamos falar só de administração e gestão”.

O próprio Carlos Eduardo, no entanto, se esqueceu que assim que assumiu a Prefeitura de Natal, em 2013, Carlos Eduardo também antecipou a disputa seguinte. Negando que fosse ser candidato ao Governo do Estado em 2014, o prefeito falou que queria era ser reeleito no pleito de 2016, ou seja, se lançando candidato a reeleição quase quatro anos antes da disputa.

Em outubro de 2013, quando o nome foi novamente cogitado para a disputa estadual, repetiu: “Sou prefeito e continuarei prefeito. O que eu penso, sonho, e todo mundo tem que sonhar nessa vida, porque ela não é fácil e o sonho ajuda, é em 2016 ser candidato a reeleição para dar continuidade a esses e outros grandes projetos, programas e obras”.

Por sinal, essa situação de criticar a antecipação do debate sobre 2016, tendo, antes ou depois, lançado a pré-candidatura, foi repetida mais algumas vezes por outros interessados na disputa eleitoral do próximo ano. Candidato a prefeito em 2012, Rogério Marinho, por exemplo, também afirmou que a antecipação – tanto de Mineiro, quanto de Carlos Eduardo – foi equivocada. Pouco depois, o vereador Aroldo Alves, também do PSDB, lançou a pré-candidatura do tucano.

“Tudo pode acontecer na política e Rogério Marinho foi reeleito agora recentemente para deputado federal e se credencia junto ao eleitorado. Até pela questão de ser o deputado mais votado na cidade do Natal, quase com 38 mil votos. Eu acho que nós temos bons quadros, Rogério será um deles”, frisou o vereador Aroldo Alves.

O peemedebista Hermano Morais fez o mesmo. Criticou a antecipação, negou qualquer acordo entre PMDB e PDT para o apoio peemedebista a Carlos Eduardo e, finalmente, se colocou como opção de candidatura própria do partido. Acrescentou, entretanto, que a discussão sobre isso aconteceria “no momento oportuno”.

OUTROS NOMES

Além daqueles que disputaram o pleito de 2012, a eleição municipal do próximo ano ainda poderá ter estreantes na concorrência majoritária, como o deputado Kelps Lima e a vereadora Amanda Gurgel, além de retorno de alguns “velhos conhecidos” dos eleitores, como o também vereador Luiz Almir. “Qualquer político que ama sua cidade quer um dia ser prefeito dela, mas esse não é nosso foco agora. Me deixa triste ver Natal com uma gestão tão convencional. Afinal em 2016 já serão 10 anos de Carlos Eduardo prefeito. Nesse período Natal melhorou em quê? O transporte é o mesmo, a saúde é a mesma e o fluxo turístico piorou”, criticou Kelps Lima na entrevista concedida aO Jornal de Hoje neste final de semana.

Cotada para ser candidata após a votação recorde na disputa pela Câmara Municipal em 2012, Amanda Gurgel também não descartou assumir a condição de candidata a prefeita de Natal. “Realmente, francamente, não sei. Ainda não tenho uma resposta para isso”, afirmou ela quando questionada se seria ou não candidata ao Executivo no próximo ano.

Luiz Almir seria a opção do partido. Afinal, também em contato com o JH, o presidente estadual da sigla, Paulo Davim, disse que já estava trabalhando com a candidatura própria do PV para o Executivo de Natal. “Teremos candidato e já iniciamos uma série de conversas com diversos partidos objetivando a construção de uma coalizão de forças políticas para uma candidatura competitiva”, antecipou Davim.

Apesar de ser o principal do Partido Verde, Luiz Almir preferiu sugerir outro nome para a disputa, o de Walter Alves, deputado federal eleito pelo PMDB. A candidatura dele, que dividiria mais uma vez a família Alves, é cogitada em matéria publicada na página 4 desta edição.

Alianças partidárias podem tirar nomes da eleição de 2016

Apesar dos oito nomes colocados à mesa, dificilmente, a eleição de 2016 em Natal começará com oito candidatos a prefeito de Natal. Isso porque, cientes de que, isolados, são mais fracos, alguns nomes podem se aliar com o objetivo de somar idéias, capital eleitoral e tempo de televisão. PMDB e PDT; PSDB e SDD e PSTU e PSOL são exemplos disso.

A situação mais propensa para união é do PMDB e o PDT. Quando abriu mão de apoiar Robinson Faria, seu ex-aliado, para se juntar a Henrique Eduardo Alves, Carlos Eduardo estaria, segundo informações de bastidores, pensando na eleição de 2016 e garantindo, para ela, o apoio peemedebista. E, apesar do presidente do Diretório Municipal do PMDB e ex-candidato do partido a Prefeitura de Natal, Hermano Morais, negar tal aliança, há uma sinalização clara de apoio peemedebista.

“Acho que todos os peemedebistas, principalmente aqueles que detêm cargos de direção do partido, devem ser ouvidos. Agora o meu candidato, sendo ouvido, e todos devem ser ouvidos, é o prefeito Carlos Eduardo, candidato à reeleição”, disse Garibaldi Alves Filho, uma das maiores lideranças peemedebistas, reduzindo as chances de Hermano, que levou a disputa com Carlos Eduardo para o segundo turno em 2012, ser novamente candidato.

Kelps Lima e Rogério Marinho não têm acertos pré-fechados. Contudo, a aproximação ideológica dos dois nomes também os direciona para uma aliança visando o pleito de 2016. Líderes de seus partidos, um teria que abrir mão para apoiar a candidatura do outro e, nesse contexto, Rogério Marinho seria o candidato a prefeito e Kelps, o vice.

Outra parceria que também poderia surgir seria “os da esquerda”, entre Amanda Gurgel e Robério Paulino, como já aconteceu em 2012, quando, juntas, as duas siglas conseguiram três vagas na Câmara Municipal de Natal. O que dificultaria essa união seria o “capital eleitoral” dos dois candidatos. Com 32 mil votos, o PSTU não abriria mão de ter Amanda Gurgel, assim como o PSOL com Robério Paulino, após o surpreendente número de votos que ele atingiu no pleito de 2014, na disputa pelo Governo do RN.

Opinião dos leitores

  1. O que eu tenho para todos os parasitas da classe política é muito desprezo para dar-lhes. Só conheço dois tipos de políticos, "os que comem e os que são doidos para comerem também", o detalhe é que, no meu ver, são vampiros famigerados que ostentam ótimos salários e bonanças às custas dos trabalhadores.

    Em 2016 vou continuar ZERANDO e CONFIRMANDO como fizeram mais de 40% do eleitorado no Rio Grande do Norte no ano passado, (mais de oitocentos mil) entre NULOS, BRANCOS e ABSTENÇÕES.

    Todos sabemos que Jesus quando veio ao mundo foi tentado de cima de um monte a se curvar diante do inimigo, que prometeu-lhe "a governança de todos aqueles reinos", que comparo com os governos de hoje. Acho que Deus não está na política partidária uma vez que essa classe se dá muito bem enquanto muitos se dão muito mal.

  2. Eu só digo uma coisa: combinem com o povo de Natal. E agora tratem de trabalhar, e muito, se não nem a eleição de vocês tá segura.

  3. O povo de Natal não vai entregar a prefeitura a nenhum aventureiro desse, o povo quer Carlo Eduardo de novo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TENDÊNCIA DE QUEDA: “Lulômetro” aponta queda na aprovação de Lula, que fica abaixo de 30%

Foto: Ricardo Stuckert

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu abaixo dos 30% no Lulômetro, índice medido pela Realtime Big Data em parceria com O Antagonista. Os dados divulgados nesta segunda-feira (17) mostram que 29% dos entrevistados classificam o governo como “ótimo” ou “bom”.

O levantamento aponta ainda que 33% avaliam a gestão como “regular”, enquanto 36% consideram o governo “ruim” ou “péssimo”. A avaliação negativa, com isso, supera em sete pontos percentuais a positiva.

A aprovação de Lula vem apresentando trajetória de queda desde o início do período de defeso eleitoral, em 4 de julho, quando candidatos à reeleição passaram a ter restrições à publicidade institucional e à participação em inaugurações de obras.

A mudança também ocorre em meio à repercussão de investigações envolvendo o filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, alvo de três inquéritos para apurar suspeitas de tráfico de influência junto ao governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes decide local para atendimento odontológico de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja atendido por uma dentista, mas determinou que a consulta odontológica ocorra no Centro Médico da Polícia Militar do Distrito Federal.

No pedido, a defesa de Bolsonaro indicou a preferência para que Fernanda Bolsonaro, esposa de Flávio Bolsonaro, atendesse o sogro.

Moraes, porém, determinou que o atendimento ocorra no batalhão por “motivos de segurança”.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja atendido por uma dentista, mas determinou que a consulta odontológica ocorra no Centro Médico da Polícia Militar do Distrito Federal.

No pedido, a defesa de Bolsonaro indicou a preferência para que Fernanda Bolsonaro, esposa de Flávio Bolsonaro, atendesse o sogro.

Moraes, porém, determinou que o atendimento ocorra no batalhão por “motivos de segurança”.

A data e o horário da consulta serão estabelecidos pelo subdiretor do Núcleo de Custódia da PM-DF em conjunto com a defesa.

O ministro apontou ainda que, conforme o requerimento da defesa do ex-chefe do Executivo, “não existe situação de urgência” no atendimento. O pedido foi feito no dia 14 para que a consulta ocorresse uma semana depois, no dia 21.

No requerimento enviado ao STF, os advogados pediam autorização para que o ex-presidente saia de sua residência exclusivamente para o atendimento, pelo tempo necessário ao trajeto, à consulta e ao retorno. Segundo a petição, a solicitação prevê que sejam “observadas as medidas de fiscalização pertinentes” durante toda a saída.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, fixada por sua condenação, e está em prisão domiciliar humanitária desde 24 de março deste ano.

A medida foi concedida por Moraes com prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recuperasse de uma broncopneumonia.

No mês passado, Moraes considerou que o ex-presidente descumpriu as condições da domiciliar depois que Flávio divulgou uma carta na qual o pai o apontava como porta-voz e reafirmava apoio à sua candidatura.

Em resposta, o ministro impediu o senador de visitar o pai pelo período de 90 dias.

Moraes também determinou que Bolsonaro não poderá receber visitas com objetivo “político-eleitoral” até o fim das eleições de 2026. Além disso, suspendeu por 30 dias as visitas em geral, mantendo apenas o acesso de equipe médica, fisioterapeutas e advogados.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

“LOTADO”: Lula proíbe drone para dificultar real contagem de pessoas nos eventos de campanha, observa portal

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

O lançamento oficial da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último domingo (16), em São Bernardo do Campo, berço político do petista no interior de São Paulo, não pôde ser gravado por drones de alguns veículos de imprensa. As imagens seriam fundamentais para a realização de contagens de público independentes.

Portais como o Poder360, o Monitor do Debate Político da USP e a ONG More in Common estão entre as equipes que tiveram o pedido de captação de imagens aéreas negado. A orientação para a resposta foi baseada em protocolos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A organização do evento garante que 40 mil pessoas estiveram presentes no Estádio 1º de Maio. O comício contou com palco, uma longa passarela e o público estava distribuído entre o gramado e as arquibancadas do espaço. A capacidade total do local é de 41.138 pessoas.

O GSI também informou que possui sistemas capacitados para identificar e neutralizar drones não autorizados e que qualquer equipamento que sobrevoasse o espaço nesta condição seria recolhido e o credenciamento da equipe responsável pelo material seria cancelado.

Lula discursou por quase 40 minutos e, entre as pautas, fez menção a temas como segurança pública e soberania nacional. O petista também convocou o público feminino e os evangélicos, incluindo uma participação do cantor Kleber Lucas. O artista interpretou uma música temática com o nome de Lula ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

O público final divulgado superou as expectativas da própria organização, que havia falado em 20 mil pessoas antes da abertura dos portões. A equipe que gerencia a campanha do petista não divulgou o método utilizado para a aferição do público.

Com informações de Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Lulinha precisa ser preso, capturado e trazido de volta ao Brasil”, diz Alfredo Gaspar, vice na chapa de Flávio Bolsonaro

Imagem: Reprodução

O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), vice na chapa presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo nas redes sociais comentando a notícia sobre as mensagens trocadas pelo filho do presidente Lula (PT), Fábio Luís da Silva, conhecido como Lulinha, com a lobista Roberta Luchsinger. Os dois são investigados pela Polícia Federal.

Em um dos diálogos interceptados, revelado pelo portal Metrópoles, Roberta diz a Lulinha que os dois trabalham em nível diferenciado e que o futuro deles é a Suíça. A empresária é suspeita de tráfico de influência e de usar a proximidade com o filho do presidente para facilitar negócios e acesso ao governo federal.

“Lulinha e Roberta Luchsinger, descobertos pela Polícia Federal, praticando atos de tráfico de influência e corrupção, planejando morar na Suíça com o dinheiro do povo brasileiro sofrido e trabalhador. Lula, você é o grande responsável por isso. O exemplo veio de você. O povo brasileiro exige punição. Lulinha precisa ser preso, ser capturado na Espanha e trazido de volta ao Brasil. Chega de impunidade”, defendeu o vice de Flávio Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PREVISÍVEL? TSE reverte decisões contra Lula e expõe isolamento de Kassio e Mendonça

Foto: Divulgação/STF

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) derrubou uma decisão do presidente da Corte, Kassio Nunes Marques, e outra do vice, André Mendonça, contrárias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de interromper um terceiro julgamento que também podia impor uma derrota à campanha do atual chefe do Executivo.

Nos bastidores, a avaliação é que o resultados da análise das três ações expôs o isolamento dos dois chefes do tribunal em relação aos colegas e representam um indício de que ambos não conseguirão ditar o ritmo dos trabalhos do TSE como os ministros do STF costumam fazer quando estão à frente da Corte eleitoral.

Em um dos casos, apenas Mendonça votou para manter a decisão de Kassio de rejeitar um pedido do PT para retirar do ar um vídeo em que o senador Flávio Bolsonaro (PL) associava Lula a facções criminosas.

Em outro, o vice-presidente da Corte viu os colegas derrubarem sua ordem judicial para que o Partido dos Trabalhadores entregasse ao tribunal, a pedido do PL, gravações e documentos relacionados ao 8º Congresso Nacional do PT e ao projeto Porta-vozes do Lula para verificar se houve uso irregular do fundo partidário.

O entendimento da maioria foi de que Mendonça não poderia ter sido escolhido o relator da matéria e foi determinado que haja um novo sorteio de relatoria e formalização do processo como ação cautelar em vez de representação eleitoral.

Além disso, a Corte interrompeu o julgamento da decisão individual do vice-presidente de determinar ao governo federal que informe os gastos com publicidade entre 2023 e 2026. A pedido do ministro Floriano Azevedo, o caso será analisado pelo plenário físico do tribunal.

A avaliação é que os três casos demonstram a dificuldade que ambos terão para construir maioria em favor de suas decisões e têm como pano de fundo a disputa velada vivida entre integrantes do STF e do TSE.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Governo Trump vê censura no Brasil após X mudar algoritmo eleitoral

Foto: Getty

Uma funcionária de alto escalão do governo de Donald Trump acusou o Brasil, neste domingo (16/8), de impor censura após a rede social X mudar o algoritmo para as eleições brasileiras de 2026.

A rede social anunciou, na última sexta (14/8), que aplicou o recurso “Brazil2026ElectionFilter” [Filtro para as Eleições Brasileiras de 2026] à aba “Para Você” – que recomenda publicações impulsionadas por algoritmos personalizados.

A mudança impede que, durante o período eleitoral, sejam recomendadas publicações de candidatos que os usuários não seguem.

Sarah B. Rogers, subsecretária de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos Estados Unidos, afirmou que a medida “marca a censura imposta pelo Brasil”.

A subsecretaria é subordinada ao Departamento de Estado americano, comandado por Marco Rubio, figura central nos recentes atritos entre os governos de Brasil e Estados Unidos.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

‘Financial Times’ informa que EUA avaliam enquadrar Moraes, de novo, na Lei Magnitsky

Foto: Rosinei Coutinho

O governo dos Estados Unidos voltou a avaliar a possibilidade de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada neste domingo (16) pelo jornal britânico Financial Times, com base em relatos de pessoas familiarizadas com as discussões dentro do governo Donald Trump.

Segundo o jornal, integrantes do governo americano estudam novamente a aplicação da Lei Global Magnitsky contra Moraes. O mecanismo permite aos Estados Unidos impor sanções a estrangeiros acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos. Até o momento, porém, não há decisão definitiva sobre a adoção da medida nem indicação de quando ela poderia ser implementada.

Moraes já foi alvo da Lei Global Magnitsky. Em julho de 2025, o ministro foi incluído na lista de sancionados pelo governo americano. Na ocasião, o então secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acusou o magistrado de promover uma campanha de censura, detenções arbitrárias e processos considerados politizados, incluindo medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

As sanções foram retiradas em dezembro daquele mesmo ano, menos de cinco meses após sua aplicação. A reversão ocorreu durante um período de reaproximação entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, as medidas também haviam atingido a esposa de Moraes e uma empresa ligada à família do ministro.

Agora, a atuação de Moraes em uma investigação envolvendo jornalistas e possíveis fontes de reportagens voltou a chamar a atenção do governo americano.

De acordo com o Financial Times, o ministro autorizou operações policiais contra um jornalista e duas pessoas apontadas como possíveis fontes de informações relacionadas ao ministro Flávio Dino e a familiares dele.

Moraes justificou as medidas afirmando que as informações teriam sido obtidas e divulgadas de maneira ilegal e que a publicação do material poderia representar risco à segurança de familiares do magistrado.

Com informações do Diário do Poder

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula está nos ‘dias finais’, afirma Eduardo Bolsonaro

Foto:  Saul Loeb/AFP

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira, 17, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em seus “dias finais”. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro publicou a declaração nas redes sociais junto com uma reportagem do jornal britânico Financial Times sobre a possibilidade de os Estados Unidos retomarem as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Parece que o regime de Lula está em seus dias finais”, escreveu Eduardo em inglês. Em seguida, compartilhou a reportagem intitulada “EUA consideram sanções contra juiz brasileiro em novo teste das relações diplomáticas”.

A publicação do ex-deputado ocorre no início da campanha eleitoral de 2026. Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), irmão de Eduardo, lançaram oficialmente suas candidaturas à Presidência neste domingo, 16.

Com informações da Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

[VÍDEO] “QUEREM ME CALAR”: MPE tenta proibir uso da alcunha “Anne Lagartixa” nas urnas eleitorais

Imagem: Reprodução/Instagram

O Ministério Público Eleitoral apresentou manifestação em processo eleitoral para contestar o uso da alcunha “Anne Lagartixa” associado ao nome civil da parlamentar Wesliane Karen. O argumento é que essa identificação cria uma ligação familiar direta indevida.

Vereadora e candidata a deputada estadual pelo PL, ela afirma em suas redes que construiu sua trajetória política com apoio popular, utilizando o nome pelo qual seu pai ficou conhecido, o mesmo que a levou a ser eleita vereadora. “Calaram meu pai, e agora querem me calar”, declarou.

A parlamentar informou ainda que vai apresentar defesa para assegurar seu direito de usar o nome registrado nas urnas eleitorais.

Com informações do Potiguar News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Amiga de Lulinha comprou solitários e colar de diamantes para braço direito de Lula, diz PF


Foto: Arte/Metrópoles

Diálogos interceptados pela Polícia Federal (PF) e obtidos com exclusividade pela coluna indicam que a lobista Roberta Luchsinger comprou joias de diamantes e deu presentes para Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, ex-braço direito do presidente Lula (PT).

Roberta Luchsinger é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e manteve negócios com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, apontado como operador de rombo bilionário na Previdência Social. Eles são investigados no âmbito da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, e em inquéritos que apuram corrupção e tráfico de influência, abertos no último mês.

Até então, se sabia que Roberta tinha pagado boletos e contas pessoais de Marcola, conforme antecipou a colunista Andreza Matais, do Metrópoles. O ex-assessor alega que contraiu um empréstimo pessoal de R$ 249 mil com a lobista. Agora, as mensagens revelam novos detalhes de como operava a amiga de Lulinha com um dos assessores mais próximos de Lula. Marcola despachava na antessala do presidente e fazia contato com ministros.

Um dos diálogos aconteceu em 29 de abril de 2024. Roberta Luchsinger e Marcola conversam sobre a compra de uma joia.

“Vou tentar desenhar na foto / para facilitar”, diz Marcola. Roberta responde: “Ela vai mandar mais fotos / Peraí”. O então assessor do presidente Lula diz: “ah ta bem / mas gostei dessas:”. Não fica claro nas mensagens, contudo, quais joias Marcola indicou gostar. Logo em seguida, Roberta afirma: “Ela sugeriu um brilhante / Vai mandar”. A lobista, então, envia duas fotos: um par de solitários e um colar de diamantes. “Boa”, agradece Marcola.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *