Jornalismo

Dois anos após reurbanização, calçadão volta a desabar na Praia do Meio

Dois anos após reurbanização, calçadão volta a desabar na Praia do Meio

Por AGORA RN

A orla natalense novamente é palco do desabamento de trechos do calçadão, problema que assola a região mais turística da cidade há ou menos 10 anos, mas que ao longo do último quadriênio vem se tornando ainda mais rotineiro, mesmo diante de constantes obras de recuperação após cada incidente.

A frequência com que os reparos precisam ser feitos espanta. Em 2012, a ressaca levou 300 metros da faixa de calçadão em Ponta Negra, já causando prejuízos ao comércio local. Na Praia do Meio, em 2014 já era visível a fragilidade da estrutura diante da força da maré, com a erosão avançando mesmo durante uma das reformas.

Agora, a região praiana central da cidade é outra vez o centro igualmente de um novo desmoronamento, que inutiliza um grande trecho do calçadão, obrigando que os pedestres passem a utilizar de forma insegura a ciclovia para a locomoção.

O trecho isolado ainda apresenta risco de novos desabamentos. A área, que agora necessita de novos ajustes em meio ao caos, foi entregue após uma grande obra de reurbanização em 2014, há apenas 2 anos.

Tomaz Neto, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semovi), esclarece que desde novembro de 2015 já havia um projeto para a área, porém ele foi licenciado já no período eleitoral, o que impossibilitou o início da obra pelas restrições de liberação de recursos por parte dos bancos públicos.

Mas diante da gravidade atual do problema, a Procuradoria Geral do Município deve entrar com uma declaração de estado de emergência, para assegurar a intervenção no local.

De posse dessa condição, as obras, que já tem recursos assegurados, devem começar em 7 dias, indo da região do Chaplin Recepções até o antigo Hotel Reis Magos, em uma faixa de 750 metros, trecho igual ao que também será contemplado após o banco de areia localizado nos arredores do hotel. A previsão do prazo para o fim definitivo da reestruturação é de 6 meses.

Opinião dos leitores

  1. Vamos para QUATRO anos disso e o piso ainda não foi reposto.
    Calçadão em frente ao antigo hotel Reis Magos:

    2019 (e continua assim)
    https://www.google.com.br/maps/@-5.7795671,-35.1935321,3a,75y,52.68h,80.88t/data=!3m6!1e1!3m4!1svQy_S5cUtHRLt1CtUcK2GQ!2e0!7i13312!8i6656

    2017
    https://www.google.com.br/maps/@-5.779613,-35.1935253,3a,75y,35.02h,88.18t/data=!3m7!1e1!3m5!1sQqfNFlw_5N_fZcLJ7Jln5g!2e0!5s20171101T000000!7i13312!8i6656

    OUTROS EXEMPLOS (E NÃO SE CULPE SÓ O MUNICÍPIO):
    Grade de proteção na Av. Bernardo Vieira:
    2019 (e continua assim)
    https://www.google.com.br/maps/@-5.8019332,-35.2349625,3a,75y,340.88h,77.52t/data=!3m7!1e1!3m5!1sfQWzchjbBX_6z_g_05BH-w!2e0!5s20171101T000000!7i13312!8i6656
    2017
    https://www.google.com.br/maps/@-5.8018814,-35.2351108,3a,75y,324.46h,87.08t/data=!3m7!1e1!3m5!1sLKYhgeySRocLcol-K1KlsA!2e0!5s20170301T000000!7i13312!8i6656

    Grades de proteção da passarela de Potilândia:
    2019 (e continua assim)
    https://www.google.com.br/maps/@-5.8303112,-35.2115937,3a,75y,194.19h,84.91t/data=!3m7!1e1!3m5!1skvcuTVh0WncBPI_k_kp-iA!2e0!5s20190601T000000!7i13312!8i6656
    2016
    https://www.google.com.br/maps/@-5.8303186,-35.2116271,3a,75y,159.28h,91.29t/data=!3m7!1e1!3m5!1sbGmmE-W7Jp-51bHIbn8qWA!2e0!5s20160601T000000!7i13312!8i6656

    Guardrail na chegada à Igapo pela ponte velha:
    2019 (e continua assim)
    https://www.google.com.br/maps/@-5.7781484,-35.2490662,3a,75y,88.92h,87.15t/data=!3m7!1e1!3m5!1stTC9374FxmAgVPdKtQ3IdA!2e0!5s20190801T000000!7i13312!8i6656
    2012 (sem captação de imagens anteriores)
    https://www.google.com.br/maps/@-5.7781258,-35.2490428,3a,75y,69.19h,74.39t/data=!3m7!1e1!3m5!1s0Wij93bdFcOjpGduvCv9Ig!2e0!5s20111101T000000!7i13312!8i6656

    1. BG, acho que vale a pena dar uma olhada nos links acima.
      Sobretudo por causa da proximidade do "aniversário".

  2. Quantos anos mais serão necessários para se finalizar as obras do calçadão de ponta negra????????
    Está horrível!!!!!
    Que judiação com uma praia tão linda!!!!
    ACORDA NATAL!!!!!!!

  3. A empresa que projetou e executou essa obra deve ter sido a mesma que realizou o serviço da ciclovia no Rio de Janeiro que desabou após ressaca do mar.
    Esse é um bom exemplo da competente administração da prefeitura de Natal.
    ACORDA NATAL!!!!!!!!!!!!!!

  4. Milhões de reais levados pelas águas do mar.
    Este fato não seria previsível, já que o mundo todo noticiou o aumento do nível dos oceanos?
    A não ser que os agentes políticos não leiam os jornais, não tenham acesso à internet, não sejam prudentes ou responsáveis ou não tenham respeito com o dinheiro pago pelo contribuinte na forma de impostos.

  5. Só desejaria saber se a engenharia do passado, tinha mais meios e tecnologia do que as atuais, porque o Forte dois Reis Magos ainda está em pé ?

  6. É FEITO PARA DURAR POUCO MESMO, A NOSSA ORLA É FEIA, NÃO É ATRATIVA E NÃO TEM SEGURANÇA. AGORA PERGUNTO: PORQUE NÃO FAZEM UMA ORLA BONITA E DEFINITIVA EM VEZ DE DESCARTÁVEL?

  7. Esse problema persiste em razão do espigão (quebra-mar),
    não ter sido construído como estava previsto inicialmente naquela área . Apenas os das Praias da Redinha e de Areia Preta foram erguidos….
    De acordo com um profundo conhecedor da hidrodinâmica das ondas do litoral natalense, Prof da UFRN Venerando Amaro em entrevista ao saudoso Diário de Natal em 2012,esta seria a solução mais em conta para resolver o problema, porém tira a beleza natural do local….

  8. BG
    E haja "aditivos" é que realmente adoram os "administradores públicos incompetentes", agora o povo OOOOOOOOOOOOOO.

  9. Obra mal planejada é executado com materiais de péssima qualidade, ou seja, se paga caro e não se tem um bom serviço.

  10. Quanto ja foi enterrado em dinheiro nesse calçadão? Obra executada sem o devido estudo técnico e por isso não suporta o volume maior das marés. É brincar com o dinheiro público.

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Geral

Defesa de Bolsonaro vai pedir novamente a Moraes liberação de passaporte para ir a Israel

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de arquivar a investigação sobre a estada de Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília, a defesa do ex-presidente vai pedir novamente a liberação do seu passaporte para que ele possa viajar a Israel a convite de Benjamin Netanyahu.

Os advogados Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fabio Wajngarten vão pedir uma permissão para que Bolsonaro fique 6 dias no país.

“Vamos mostrar que ele atende sempre todas as cautelares vigentes e que tem agendas já programadas para depois da hipotética viagem para Israel. Não há nenhuma razão para que ele não autorize”, disse Wajngarten à CNN.

CNN Brasil

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Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

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Política

CCJ da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, por 34 votos a 30, um Projeto de Lei que concede aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislar sobre “a posse e porte de armas de fogo, tanto para fins de defesa pessoal, como também para as práticas esportivas, e de controle da fauna exótica invasora”. De acordo com o texto de autoria da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que também é presidente da CCJ, os estados poderiam alterar a lei vigente por meio das assembleias locais.

Neste caso, os estados precisariam “comprovar a capacidade de fiscalizar quem possui a arma por meio de um sistema de controle integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”.

O texto mantém a proibição da aquisição de armas de fogo e munições proibidas, além de restringir o alcance das leis locais aos estados em que forem aprovadas, além de delimitar que apenas pessoas nascidas naquele estado poderiam ser beneficiadas pela regulamentação.

A expectativa é que o projeto vá a plenário. Entretanto, não há previsão para que isto ocorra.

A sessão foi marcada por embate entre os favoráveis, que foram em maioria os opositores, e os contrários, representados pelos governistas. Aqueles que se opunham ao texto argumentavam que apenas a União pode legislar sobre materiais bélicos.

— Se querem mudar isso, mudem primeiro a Constituição, depois o Estatuto do Desarmamento. Mas, este projeto é inconstitucional. É um atalho para burl(”).

Já os favoráveis à constitucionalidade do projeto se apoiaram no artigo 22 da Constituição, que diz que “compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de material bélico”.

— O cidadão de bem armado vai defender a sua família. Mas, para os governistas, é o MST que deve ficar armado. Quem é contra também defende drogas e abortos — disse o deputado Éder Mauro (PL-PA).

A deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) disse que o discurso de Éder Mauro é “golpista”.

— Esse é um discurso golpista, que quer armar a população para fomentar atos golpistas, como o do dia 8 de janeiro. Não permitiremos isto.

Caroline de Toni, que por ser autora do projeto não pôde presidir a sessão, se manifestou.

— Em Santa Catarina, os javalis são uma praga agrícola que traz doenças e destrói lavouras. É errôneo falar que isto é inconstitucional. Não há uma lei complementar que verse sobre isto. É necessário valorizar a pluralidade cultural do nosso país, por isto peço a aprovação.

O Globo

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Política

PT lidera ranking dos partidos que mais receberam emendas na Câmara

Imagem: reprodução/GloboNews

Deputados do PT tiveram o maior volume de emendas liberadas na Câmara neste ano pelo governo. É o que mostra o Portal do Orçamento Federal.

Nos recursos distribuídos por partidos, deputados do PT já receberam R$ 617,8 milhões em emendas. Na sequência, vem o MDB, com R$ 450,1 milhões. Seguido do União Brasil com R$ 446 milhões.

Em relação aos deputados do PL – partido que tem a maior bancada da Câmara – foram liberados R$ 367,5 milhões em emendas – o menor valor dentre os sete maiores partidos da Casa.

A liberação de valores maiores a aliados tem gerado insatisfações. Parlamentares de oposição querem derrubar o veto parcial do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias, no artigo que previa a criação de um calendário para o pagamento de emendas. A sessão está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (24).

Em uma semana de pautas-bomba, o governo acelerou a liberação de emendas. Nesta segunda-feira (22), foram empenhados R$ 2,7 bilhões.

Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano. O valor inclui, além das emendas impositivas, as emendas de comissão e de bancadas da Câmara e do Senado.

As emendas individuais são impositivas, ou seja, o governo é obrigado a pagá-las. Mas o ritmo pode ser ditado pelo Poder Executivo. Parlamentares têm reclamado da lentidão na liberação dos valores.

Por se tratar de ano eleitoral, os empenhos precisam ser feitos no primeiro semestre ou então apenas após as eleições.

O interesse dos parlamentares é de que os valores sejam liberados logo, pois há interesse na aplicação dos recursos antes do início do processo eleitoral.

g1

Opinião dos leitores

  1. Que coisa horrível…era pra dar mais dinheiro para o PL da besta fera…👉👉👉🤡

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Mundo

Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA

Foto:  Dado Ruvic/Illustration/Reuters

O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que ordena que o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo dono nos Estados Unidos.

Com isso, a ByteDance terá 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso contrário, a rede social terá que deixar o mercado americano.

Após a assinatura de Biden, Shou Zi Chew, presidente-executivo do TikTok, disse que “os fatos e a Constituição estão do nosso lado” e que espera reverter a decisão.

“Esta proibição devastaria 7 milhões de empresas e silenciaria 170 milhões de americanos”, disse a empresa em comunicado no X, antigo Twitter.

A proposta de banir o TikTok nos EUA surgiu com o ex-presidente Donald Trump. Hoje, no entanto, em plena campanha eleitoral, o republicano tem outro discurso e diz que os “jovens podem ir à loucura” com a proibição. Segundo ele, “há muita coisa boa e muita coisa ruim” com a plataforma. Ele também diz que não deseja fortalecer o Facebook com o banimento da rede chinesa.

Os EUA alegam que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional.

O país teme que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. O TikTok, por sua vez, nega a acusação.

No sábado (20), a Câmara dos Estados Unidos aprovou a nova versão de lei por 360 votos a 58. O novo texto dava mais tempo para o TikTok encontrar um comprador. O Senado deu aval para o PL na noite desta terça-feira (23) e, para valer, só dependia da sanção de Biden.

Caso a empresa não cumpra a decisão americana e não encontre um comprador, as big techs Apple e Google terão que remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.

O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse após a sanção de Biden que a empresa espera vencer uma contestação judicial contra a legislação.

“Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, disse ele em um vídeo postado momentos depois que Biden sancionou a lei. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente”, completou.

g1

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Polícia

Preso pelo assassinato de psicóloga em Assu portava faca, pistola e socos ingleses

Foto: PCRN/divulgação

João Batista de Carvalho Neto, 41 anos, principal suspeito de matar a psicóloga a Fabiana Maia Veras, de 42 anos, portava uma pistola, carregadores, faca e socos ingleses quando foi preso por policiais civis, em um condomínio de apartamentos no bairro de Nova Descoberta, em Natal. A prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (24). O crime foi cometido no bairro Dom Elizeu, em Assú (RN), no final da tarde de terça-feira (23).

A ação contou com agentes da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ).

De acordo com a PCRN, investigações apontam que o “homem chegou ao imóvel e estabelecimento da vítima na tarde de terça-feira (23), por volta das 17h, encapuzado, com máscara e luvas cirúrgicas. O corpo da psicóloga foi encontrado no início da noite por uma funcionária. Imediatamente, a equipe de plantão da Polícia Civil foi acionada e realizou as diligências iniciais no local do fato”.

Com informações de Tribuna do Norte e BZ Notícias

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Geral

Seturn solicita prioridade para transporte público, com faixa exclusiva, na Felizardo Moura, sentido Quintas/Zona Norte das 16h às 18h30

Foto: Cedida

Diariamente passam pelo trecho, em média, 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn), manifestou preocupação em ofício enviado a STTU com a retenção de ônibus que circulam no acesso à ponte de Igapó, no sentido Quintas/Zona Norte, onde o trânsito tem se tornado cada vez mais congestionado, nos horários compreendidos entre 16h e 18h30, em dias úteis. Para solucionar a retenção, com base na lei federal 12.587/12 que estabelece a prioridade do transporte coletivo diante do transporte individual e de carga, foi sugerida uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, com a restrição de veículos no trecho, no referido horário, por se tratar de via de extrema importância para o deslocamento diário dos cidadãos no retorno para suas residências.

Desde janeiro, o sentido Zona Norte/Centro da ponte de Igapó está fechado para a passagem de veículos particulares das 6h às 8h. A restrição acontece de segunda a sexta-feira, e deve seguir até a conclusão das obras de restauração da via. Apenas veículos de transporte público estarão autorizados a passar no local nesse horário. “No sentido inverso o que se pede é uma faixa exclusiva. Em média, são transportados 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó. Com isso as pessoas estão chegando nos horário programados em seus trabalhos e locais de estudo, mas retornam para casa com longos atrasos devido a retenção dos ônibus”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

Como medida emergencial, a equipe técnica do Seturn sugere a faixa exclusiva para melhorar a mobilidade urbana e garantir fluidez no acesso à ponte de Igapó para o transporte coletivo. Com isso, foi solicitada a sinalização vertical a ser afixada pela STTU, na Felizardo Moura no sentido Quintas/Zona Norte no horário das 16h às 18h30. A iniciativa trará benefício para os 105 mil passageiros do sistema de transporte por ônibus das 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó, contribuindo para a melhoria da mobilidade naquela região.

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Geral

VÍDEO: Rogério Marinho cobra atuação de Pacheco para levantar o sigilo do inquérito das fake news

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), informou nesta quarta-feira, 23, que será oficiado à Procuradoria da Casa um ofício pedido que seja requisitado o levantamento dos sigilos de justiça sobre o inquérito 4.874/DF, que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Vamos oficiar ao Senado de República, na figura do presidente Rodrigo Pacheco, que a Procuradoria do Senado tome providências no sentido de levantar o sigilo do inquérito para que aqueles que estão sendo processados saibam de que forma ou do que estão sendo acusados para poderem se defender. E se o delito for aquele que suspeitamos que é, que é o delito de opinião, toda a sociedade tem que repudiar esse tipo de comportamento”, disse.

“Quando você observa que mais de 20 parlamentares da oposição são alvos do poder judiciário em função do crime de opinião algum a coisa está errado na nossa democracia”, falou.
Fonte: O antagonista

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Geral

VÍDEO: CASTIGO! Homem tem mal súbito em supermercado em São Gonçalo do Amarante após roubar bicicleta

Por volta das 12h dessa quarta-feira, 24, um homem furtou uma bicicleta da frente de um estabelecimento comercial situado na Avenida Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.

Ele ainda se deslocou até o estacionamento de um supermercado nas redondezas do comércio. Ao entrar no estabelecimento, o homem teve um mal súbito e desmaiou.

As pessoas no local chamaram o SAMU, e com sua chegada, foi constatado o óbito do rapaz.

Com informações Via Certa Natal

Opinião dos leitores

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Geral

Fátima prorroga isenção de ICMS para empresas de ônibus de Natal

Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), prorrogou a desoneração de ICMS sobre óleo diesel para empresas de ônibus de Natal. O benefício foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid, e vem sendo prorrogado sucessivas vezes como forma de auxílio para as empresas.

Com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o benefício agora vale até 31 de dezembro. A prorrogação atendeu a um pedido do Seturn – sindicato que representa as empresas de ônibus de Natal.

Em ofício encaminhado à governadora, o Seturn afirmou que a manutenção do benefício era uma forma de “garantir a viabilidade operacional do setor de transporte público” e também manter o atual valor da tarifa de ônibus – que está em R$ 4,50 em Natal.

Quando o benefício foi criado por Fátima Bezerra, em 2020, a condição para a manutenção da desoneração era o congelamento da tarifa. No entanto, a regra foi derrubada no fim de 2022, quando o benefício foi prorrogado.

Em agosto do ano passado, o secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, publicou uma portaria estabelecendo a cota mensal de óleo diesel que pode ser comprada pelas empresas com isenção do imposto. São 17 empresas beneficiadas com desoneração total e outras 4 que têm desconto de 80% no valor do imposto (intermunicipais).

O Governo do Estado tem afirmado que “a isenção do ICMS sobre o óleo diesel, medida adotada para auxiliar no equilíbrio do sistema de transporte e amortecer impactos à maioria que é usuária do serviço, custa R$ 16 milhões por ano”.

Isenção de ISS

Além da isenção de ICMS, as empresas de ônibus de Natal também têm desconto no ISS, um imposto municipal, também até o fim deste ano.

Ao sancionar a última lei sobre o assunto, em setembro, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) vetou uma emenda aprovada na Câmara Municipal que condicionava a isenção do imposto ao congelamento da tarifa. Álvaro Dias também vetou a exigência do aumento da frota de ônibus.

As condicionantes previstas na lei municipal são: a aplicação de benefício semelhante pelo Governo do Estado, a exigência da disponibilização dos dados da bilhetagem eletrônica para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a garantia das gratuidades previstas por lei e a aplicação da tarifa social.

Segundo a Secretaria Municipal de Tributação, com a isenção do ISS, a renúncia fiscal estimada é de R$ 600 mil por mês, o que equivale ao montante de R$ 14,4 milhões até dezembro de 2024.

Fonte: Portal da 98Fm

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