Um dos eventos mais prestigiados do calendário esportivo da Prefeitura do Natal retorna suas atividades neste domingo (3). Trata-se da primeira edição do Ciclo Natal deste ano. O passeio ciclístico é promovido pela gestão municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) em parceria com Associação dos Ciclistas do RN.
A concentração está marcada para 15h, na Paróquia da Vila de Ponta Negra, zona Sul. “Serão dois percursos com o objetivo de atender a todos os perfis de participantes”, destacou o secretário da SEL, Eduardo Machado.
O primeiro percurso é de 10 km para quem não é acostumado a pedalar e outro de 30 km para os mais experientes na prática da atividade. A participação no passeio é gratuita, sendo necessário levar a bicicleta.
O Ciclo Natal será acompanhado por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e haverá distribuição de água para os participantes do evento. Outras informações pelo telefone (84) 98854-7388.
bom dia seu Bruno. sou morador de pium mas trabalho num restaurante em ponta negra (uso ônibus pra me locomover) e tenho vários colegas daqui de pium que trabalham em natal como pedreiros, garçons, vigilantes etc, e se deslocam todos os dias da semana pela rota do sol de bicicleta ou de moto, e realmente concordo com o que o grupo dos ciclistas da rota do sol escreveu.
A situação principalmente à tarde e à noite é preocupante. muito mato alto e árvores em vários trechos. O que mais revolta é que pagamos nossos impostos, IPTU, IPVA e etc, e nossos políticos como o pref. de Parnamirim, Gov. Robinson NÃO PROCURAM RESOLVER um problema tão simples, juntamente com o COMANDANTE DA BARREIRA DO INFERNO. Pois em um dia, com alguns trabalhadores da limpeza urbana e alguns soldados da BARREIRA, um TRATOR e um CAMINHÃO CAÇAMBA se resolveria este problema simples!!!!!
Quero também deixar claro que eu e minha família votamos tanto no Gov. Robinson como no Pref. de Parnamirim Mauricio Marques, e embora suas administrações tenham defeitos, mas vejo que eles procuram acertar na administração mesmo com as dificuldades financeiras.! Imploro ao Sr, BG que pela influência que possui na mídia e nas autoridades, que ajude a população de pium, motoristas, motociclistas, ciclistas (que usam a Rota tanto pra se deslocar pro trabalho como pra lazer). Valeu !!!!!!
Queremos parabenizar à Pref. a todos da ACIRN (Assoc. dos Ciclistas do RN) pois promovem a prática desta ótima atividade física q traz benefícios à saúde, promove a integração das famílias pois participam dezenas de pais c seus filhos. Serve tb pra alertar aos motoristas e à sociedade sobre o respeito aos Ciclistas. Queremos tb agradecer ao excelente trabalho e intensificação das Blitzs do Cap. Styvenson e a todos os policiais do CPRE, Detran e Lei Seca!
Sempre vale relembrar q perdemos um colega ciclista em 2015 no início duma manhã lá na Rota do Sol, vítima de um motorista embriagado! Se esse motorista q matou nosso colega ciclista tivesse – ANTES DE PROVOCAR A MORTE DO CICLISTA – sido pego numa blitz naquela manhã…a família do ciclista estaria com seu familiar vivo e o motorista causador do acidente NÃO teria se tornado um assassino, NÃO teria sofrido esse trauma psicológico, e apenas pagaria uma multa, perderia a CNH por alguns dias ou seria preso se tivesse assoprado o bafômetro..
Aproveitamos a grande audiência do BlogBG pra pedir novamente ao Gov. Robinson e ao Comandante da Aeronáutica pra providenciarem a limpeza e cortes dos matos e arbustos q estão tomando conta do espaço entre o acostamento e a cerca da aeronáutica, pois tá acumulando lixo podendo trazer doenças e tb tem postes de energia c matos subindo neles até o transformador (risco de curto circuito)…Além do matagal aumentar a insegurança não só pros ciclistas e corredores, mas tb pros motoristas e pra os trabalhadores q passam de ônibus e carro diariamente pra pium, pirangi, cotovelo e etc…
Queremos agradecer tb a vc Bruno Giovanni por sempre apoiar os ciclistas…e vc já disse q tb gostava de pedalar tb né?! rsrs..
Agradecemos e esperamos q publique na íntegra nosso comentário e pedidos…Fique com Deus…
Oinegue destacou que, em 1991, o Brasil era a 10ª maior economia do mundo, enquanto a Índia ocupava a 17ª posição. Naquele período, segundo ele, o país asiático enfrentava uma grave crise econômica, com reservas praticamente zeradas e risco de calote externo.
“Olha isso, em 1991, o Brasil era a décima maior economia do mundo, a Índia, a décima sétima. Naquele ano, a Índia estava há duas semanas de dar um calote na dívida externa, reservas zeradas, FMI batendo na porta”, afirmou o apresentador.
Ele ressaltou ainda que a mudança de rumo da Índia foi sustentada ao longo de diferentes governos, o que teria sido decisivo para o crescimento contínuo. “Cinco primeiros ministros de três partidos diferentes mantiveram o rumo, ao contrário do Brasil, que troca o rumo a cada governo”, disse.
O jornalista também destacou os números atuais da economia global, lembrando que a Índia hoje é a 4ª maior economia do mundo, enquanto o Brasil ocupa a 11ª posição.
Em outro trecho, Oinegue chamou atenção para diferenças estruturais na formação educacional dos dois países, apontando a maior presença de áreas técnicas na Índia. “Em 1991, quando a arrancada da Índia começa, o PIB brasileiro era quase o dobro do indiano, hoje é pouco mais da metade”, concluiu.
Morreu nesta terça-feira (21), aos 87 anos, em Natal, Rômulo José Carneval Lins, ex-gerente bancário e integrante ativo da maçonaria local. De acordo com informações de familiares, ele enfrentava problemas cardíacos. As cerimônias de despedida acontecem nesta quarta-feira (22), na capital potiguar.
Rômulo Lins teve uma longa trajetória no setor bancário, com atuação marcante no antigo Banco Bandeirantes, onde construiu carreira ao longo de vários anos.
Além da vida profissional, também teve participação ativa na maçonaria, tendo sido venerável da Loja Maçônica Bartolomeu Fagundes em mais de uma ocasião, segundo integrantes da instituição.
Foto: Divulgação
O velório acontece a partir das 9h desta quarta-feira (22), no Vila Memorial Centro de Velório São José. No mesmo local, será celebrada uma missa às 15h.
O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério do Alecrim, em Natal. Ele deixa a viúva, Zélia Uchoa Lins, e os filhos José de Almeida Neto, Rômulo Lins Júnior, Ricardo Uchoa, Robinson Uchoa, Rozélia Uchoa e Rozângela Uchoa.
Em nota, integrantes da Loja Maçônica Bartolomeu Fagundes prestaram homenagem: “Fica nosso abraço em todos e nossos sentimentos”.
Uma antena de uma empresa de telecomunicações, de 42 metros de altura, caiu no fim da manhã desta terça-feira (21) sobre quatro casas na cidade de Extremoz, na Grande Natal.
Ninguém ficou ferido no acidente.
A torre estava sendo instalada no quintal de uma casa no conjunto Moinho dos Ventos. Com a queda, a antena atingiu o telhado de quatro casas vizinhas.
As casas são forradas e, por isso, as telhas acabaram não caindo no interior dos imóveis, não atingindo ninguém e causando prejuízo financeiro menor.
“A gente identificou realmente o colapso da estrutura da torre. Inicialmente ela atingiu diretamente quatro residências, e o nosso engenheiro já fez o levantamento, a análise preliminar. Uma análise mais aprofundada da situação apenas quando a estrutura for removida, que a gente vai ver a parte estrutural. De antemão, o mais afetado mesmo foi a estrutura dos telhados“, explicou César Lourenço, diretor da Defesa Civil de Extremoz.
O diretor explicou que os trabalhadores que instalavam a antena estavam no local no momento do acidente, “mas não estavam no aparelho da torre, eles já tinham descido da torre”.
Em nota, a Brisanet, responsável pela antena, informou que o acidente com a estrutura aconteceu durante a etapa de montagem. A empresa disse que iniciou uma investigação interna para apurar as causas do acidente.
A companhia informou ainda que presta total apoio e assistência aos moradores dos imóveis atingidos e que as equipes têm trabalhado na remoção da estrutura para garantir a segurança da área, seguindo orientação da Defesa Civil da cidade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu nesta terça-feira, 21, o prazo do cessar fogo na guerra com o Irã. O presidente americano afirmou que a suspensão dos ataques vale até que as negociações sejam concluídas. A decisão foi comunicada em seu perfil na rede social Truth Social. O prazo inicial do cessar-fogo vigorava até a noite desta quarta-feira, 22.
“Tendo em conta que o Governo do Irã se encontra gravemente dividido — o que, aliás, não constitui surpresa — e a pedido do marechal de campo Asim Munir e do primeiro-ministro Shehbaz Sharif, do Paquistão, fomos solicitados a suspender o nosso ataque ao Irã até que os seus líderes e representantes apresentem uma proposta unificada”, disse Trump.
“Portanto, instruí nossas Forças Armadas a continuar o bloqueio e, em todos os outros aspectos, permanecerem prontas e preparadas, e, consequentemente, prorrogarei o cessar-fogo até que a proposta seja apresentada e as discussões sejam concluídas, de uma forma ou de outra”, completou.
Negociações difíceis e viagem cancelada
Mais cedo, a viagem do vice-presidente dos Estados Unidos JD Vance a Islamabad, onde acontecem as negociações, foi suspensa. Esperava-se que ele pressionasse por um acordo nucletar que Teerã resiste em aceitar. A suspensão da viagem se deu após os iranianos não responderam às posições de negociação americanas, de acordo com um funcionário dos EUA com conhecimento direto da situação.
Os Estados Unidos transmitiram recentemente aos iranianos uma proposta por escrito com o objetivo de estabelecer pontos básicos de acordo que possam servir de base para negociações mais detalhadas. O documento abrange uma ampla gama de questões, mas os principais pontos de discórdia são os mesmos que têm atormentado os negociadores ocidentais há mais de uma década: o alcance do programa de enriquecimento de urânio do Irã e o destino de seu estoque. Não está claro exatamente o que os Estados Unidos propuseram ou o que o presidente estaria disposto a aceitar. Também está em discussão o que os Estados Unidos poderiam oferecer em troca.
Nesta terça, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o bloqueio de navios que saem e entram dos portos do país por parte dos Estados Unidos “é um ato de guerra”, que viola o cessar-fogo.
“Bloquear portos iranianos é um ato de guerra e, portanto, uma violação do cessar-fogo. Atacar um navio comercial e fazer sua tripulação refém é uma violação ainda maior”, afirmou o chanceler em postagem no X, referindo-se ao episódio recente, no qual a Marinha americana interceptou e atacou um navio cargueiro de bandeira iraniana que tentou furar o bloqueio.
A Barragem de Oiticica atingiu 61% da capacidade total nesta segunda-feira (20), ultrapassando 456 milhões de metros cúbicos de água armazenada.
O volume tem crescido nos últimos meses devido às chuvas e ao aporte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em fevereiro, o reservatório tinha 110,3 milhões de m³ (14,86%). Em março, subiu para 168,7 milhões. Em abril, avançou para 371,7 milhões (50,06%), depois 430,7 milhões (56,6%) e agora alcança 456 milhões (61%).
A capacidade total da barragem é de 742 milhões de metros cúbicos. O sistema pode atender até 2 milhões de pessoas e beneficia diretamente cerca de 294 mil habitantes em 22 municípios do Rio Grande do Norte.
Parte da água acumulada vem das chuvas e parte da transposição do Rio São Francisco, com vazão média de 3 m³ por segundo na divisa com a Paraíba.
O senador Flávio Bolsonaro gravou uma inserção do PL ao lado do ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, e do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio, reforçando o alinhamento político do grupo e o foco no combate à violência no Rio Grande do Norte.
No vídeo, Flávio faz críticas à situação atual do estado governador pelo PT e convoca os aliados para apresentar uma alternativa ao cenário que classifica como preocupante.
“O estado do Rio Grande do Norte não pode mais continuar sofrendo com tanta incompetência e com tanta violência”, afirma o senador.
Durante a inserção, Álvaro Dias e Coronel Hélio aparecem ao lado de Flávio Bolsonaro, simbolizando a união do grupo político. O discurso destaca o avanço da criminalidade e a necessidade de ações mais firmes na área de segurança.
“A criminalidade, a marginalidade lá no nosso estado aumentou muito. E nós temos que acabar com isso e devolver a tranquilidade para o nosso estado”, reforça Álvaro.
A peça incorpora uma das principais bandeiras do PL na área: o enfrentamento direto às organizações criminosas, tratadas por Flávio Bolsonaro como grupos com atuação semelhante à de terroristas. A defesa é por ações mais duras do Estado, com fortalecimento das forças de segurança, endurecimento das leis e combate estruturado às facções.
A inserção reforça o posicionamento do campo conservador nacional, defendendo um “novo caminho” para combater a violência e ampliar a segurança da população.
O Rio Grande do Norte registrou 131 casos de maus-tratos contra animais entre janeiro e março de 2026, uma queda de 14,4% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 153 registros. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (Sesed/RN) e foram obtidos pela reportagem da Tribuna do Norte.
Natal lidera as ocorrências, com 39 casos — redução de 15% em relação ao ano anterior. Na sequência aparecem Parnamirim (9), Mossoró (9), Extremoz (7) e São Gonçalo do Amarante (7).
Agressão e abandono são os casos mais comuns
Segundo Vitor Emanuel, da Associação de Proteção aos Animais, os casos mais comuns são agressão e abandono. Ele relata situações recentes de violência, como animais espancados, queimados e deixados sem água e comida. Atualmente, a entidade abriga cerca de 500 animais e conta com 17 funcionários.
A orientação é que denúncias sejam formalizadas na Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista, enquanto a ONG atua principalmente no resgate.
Apesar de avanços, o representante da ASPAN avalia que as políticas públicas ainda são insuficientes. Ele também alerta para riscos à saúde pública: muitos animais resgatados têm zoonoses, como a leishmaniose — presente em 8 a cada 10 casos atendidos pela entidade.
Outro desafio é a adoção de cães adultos, que enfrenta maior resistência. Segundo a ASPAN, filhotes ainda conseguem adoção com mais facilidade. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte orienta que denúncias sejam feitas com registros como fotos e vídeos, sempre com cautela, e encaminhadas às autoridades competentes.
eh so olhar a quantidade de gatos e cachorros abandonados na cidade… as pessoas jogam fora como um brinquedo usado. deveria ter camera nas pracas e ruas para identificar e prender essas pessoas, mas vivemos nos tempos das cavernas no RN.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu, nesta terça-feira (21), que os critérios para o compartilhamento de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) não se aplicam para atos regulares praticados antes da decisão.
No fim de março, Moraes definiu parâmetros para o fornecimento de informações sobre movimentações financeiras em investigações criminais:
os dados só podem ser repassados se houver investigação formal aberta, como inquérito, procedimento do Ministério Público ou processo administrativo, com objetivo definido.
o pedido deve identificar claramente o investigado;
é preciso haver relação entre os dados solicitados e o foco da apuração, sendo proibido o uso “genérico, prospectivo ou exploratório”;
o relatório não pode ser usado como “primeira ou única medida investigativa”;
decisões judiciais e pedidos de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) também devem seguir essas regras;
o descumprimento das regras torna o relatório inválido como prova.
As decisões foram tomadas em um processo que contesta o uso, pelo Ministério Público, de relatórios do Coaf obtidos sem autorização judicial ou abertura prévia de investigação. Moraes é o relator do caso.
Agora, na nova determinação, o ministro deixa claro que esses critérios valem para casos posteriores, “não se aplicando automaticamente a atos pretéritos regularmente praticados antes de sua prolação”.
“A decisão estabelece parâmetros normativos e procedimentais destinados a disciplinar, doravante, as requisições e o fornecimento de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) pelo Coaf, com o objetivo de prevenir usos genéricos, prospectivos ou desconectados de procedimentos formalmente instaurados”, prosseguiu.
Moraes acrescenta que a medida se harmoniza com “princípios da segurança jurídica, da proteção da confiança legítima e estabilidade das relações institucionais” e evita a produção de efeitos retroativos generalizados que poderiam comprometer investigações.
Quer dizer então que só vale daqui pra frente ,quando Vorcaro for delatar a delação não vale mais????
Muito conviniente,PAÍS DE MERDA ESSE BRASIL .Agora vai valeu a lei pra livrar justamente alguns da TOGA PRETA.
As companhias aéreas brasileiras suspenderam mais de 2 mil voos programados para maio, diante da alta do petróleo e do aumento no preço do querosene de aviação. Os dados são baseados em levantamento do sistema da Agência Nacional de Aviação Civil.
Os estados mais afetados são Amazonas (-17,5%), Pernambuco (-10,5%), Goiás (-9,3%), Pará (-9,0%) e Paraíba (-8,9%). Até o momento, os cortes se concentram em rotas menos rentáveis, sem impacto relevante em trechos como São Paulo–Rio de Janeiro e São Paulo–Brasília.
Segundo o setor, a redução é reflexo direto do aumento de 54% no querosene de aviação aplicado pela Petrobras em 1º de abril. Há previsão de novo reajuste em 1º de maio, com alta estimada em cerca de 20%.
Os dados mostram que a média de voos diários caiu de 2.193 para 2.128, o que representa 2.015 voos a menos no mês e redução de 2,9% no total. Na prática, são cerca de 10 mil assentos diários a menos e a retirada de 12 aeronaves de médio porte da operação.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas classificou os impactos como “gravíssimos” e afirmou manter diálogo com o governo para reduzir os efeitos ao setor.
Entre as medidas adotadas, o governo zerou PIS/Cofins sobre o combustível, adiou tarifas de navegação aérea e prometeu financiamento via FNAC, além de permitir o parcelamento do reajuste. No entanto, as companhias criticam os juros cobrados pela Petrobras, considerados elevados.
As empresas avaliam que as ações ainda são insuficientes e defendem novas medidas, como isenção de Imposto de Renda sobre leasing de aeronaves e revisão do aumento do IOF.
Faltando pouco mais de cinco meses para as eleições 2026, a deputada federal Carla Dickson já ligou o modo desespero.
Em entrevista à Rádio Difusora de Mossoró, a deputada comentou as dificuldades em fazer parte do grupo de candidatos do PL.
Apesar de estar numa nominata forte, a deputada não ficará entre os eleitos e olhe olhe se ficar pelo menos na segunda suplência.
Como se já estivesse se justificando, Carla resolveu atacar Nina Souza, candidata a deputada federal e esposa do prefeito de Natal, Paulinho Freire.
A forma que Carla Dickson fala na entrevista, inclusive passa até uma sensação de ingratidão, afinal Carla só saiu da suplência conquistada em 2022 porque Paulinho se elegeu prefeito da capital.
Com uma carreira política construída no assistencialismo e na fé das pessoas, Carla Dickson começou a se queimar cedo.
Rapaz, só agora que você diz isso? Fale também do PF, da esposa e do antecessor dele, fizeram o que mesmo durante a carreira? Todos jogam o mesmo jogo, aproveitando as ocasiões para mudar os parceiros.
Esse ano vou de Matheus Faustino Federal.
Álvaro Dias Governador, Styverson e Cel Hélio Senadores, Estadual Cel Azevedo e Presidente Flávio Bolsonaro o mais querido do Brasil.
bom dia seu Bruno. sou morador de pium mas trabalho num restaurante em ponta negra (uso ônibus pra me locomover) e tenho vários colegas daqui de pium que trabalham em natal como pedreiros, garçons, vigilantes etc, e se deslocam todos os dias da semana pela rota do sol de bicicleta ou de moto, e realmente concordo com o que o grupo dos ciclistas da rota do sol escreveu.
A situação principalmente à tarde e à noite é preocupante. muito mato alto e árvores em vários trechos. O que mais revolta é que pagamos nossos impostos, IPTU, IPVA e etc, e nossos políticos como o pref. de Parnamirim, Gov. Robinson NÃO PROCURAM RESOLVER um problema tão simples, juntamente com o COMANDANTE DA BARREIRA DO INFERNO. Pois em um dia, com alguns trabalhadores da limpeza urbana e alguns soldados da BARREIRA, um TRATOR e um CAMINHÃO CAÇAMBA se resolveria este problema simples!!!!!
Quero também deixar claro que eu e minha família votamos tanto no Gov. Robinson como no Pref. de Parnamirim Mauricio Marques, e embora suas administrações tenham defeitos, mas vejo que eles procuram acertar na administração mesmo com as dificuldades financeiras.! Imploro ao Sr, BG que pela influência que possui na mídia e nas autoridades, que ajude a população de pium, motoristas, motociclistas, ciclistas (que usam a Rota tanto pra se deslocar pro trabalho como pra lazer). Valeu !!!!!!
Queremos parabenizar à Pref. a todos da ACIRN (Assoc. dos Ciclistas do RN) pois promovem a prática desta ótima atividade física q traz benefícios à saúde, promove a integração das famílias pois participam dezenas de pais c seus filhos. Serve tb pra alertar aos motoristas e à sociedade sobre o respeito aos Ciclistas. Queremos tb agradecer ao excelente trabalho e intensificação das Blitzs do Cap. Styvenson e a todos os policiais do CPRE, Detran e Lei Seca!
Sempre vale relembrar q perdemos um colega ciclista em 2015 no início duma manhã lá na Rota do Sol, vítima de um motorista embriagado! Se esse motorista q matou nosso colega ciclista tivesse – ANTES DE PROVOCAR A MORTE DO CICLISTA – sido pego numa blitz naquela manhã…a família do ciclista estaria com seu familiar vivo e o motorista causador do acidente NÃO teria se tornado um assassino, NÃO teria sofrido esse trauma psicológico, e apenas pagaria uma multa, perderia a CNH por alguns dias ou seria preso se tivesse assoprado o bafômetro..
Aproveitamos a grande audiência do BlogBG pra pedir novamente ao Gov. Robinson e ao Comandante da Aeronáutica pra providenciarem a limpeza e cortes dos matos e arbustos q estão tomando conta do espaço entre o acostamento e a cerca da aeronáutica, pois tá acumulando lixo podendo trazer doenças e tb tem postes de energia c matos subindo neles até o transformador (risco de curto circuito)…Além do matagal aumentar a insegurança não só pros ciclistas e corredores, mas tb pros motoristas e pra os trabalhadores q passam de ônibus e carro diariamente pra pium, pirangi, cotovelo e etc…
Queremos agradecer tb a vc Bruno Giovanni por sempre apoiar os ciclistas…e vc já disse q tb gostava de pedalar tb né?! rsrs..
Agradecemos e esperamos q publique na íntegra nosso comentário e pedidos…Fique com Deus…