Judiciário

E AGORA? Deltan Dallagnol recebeu R$ 33 mil por palestra em empresa citada na Lava Jato

Antes de você ler esse reportagem, qual seria o Procedimento do próprio MP em relação a qualquer cidadão comum ou até mesmo a um político, a alguém do judiciário ou a um pessoa envolvida na administração pública num caso como esse?

Segue a reportagem da FOLHAPRESS:

O procurador da República Deltan Dallagnol fez uma palestra remunerada no valor de R$ 33 mil para uma empresa que havia sido citada em um acordo de delação em caso de corrupção na própria força-tarefa da Lava Jato, mostram mensagens e documentos obtidos pelo The Intercept Brasil e analisados em conjunto com a Folha.

A firma do setor de tecnologia Neoway, que contratou Deltan, foi mencionada pela primeira vez em um documento de colaboração que foi incluído em um chat dos procuradores da operação em março de 2016, dois anos antes da palestra.

Além de participar do evento remunerado da companhia, em março de 2018, Deltan aproximou membros da Procuradoria e representantes da Neoway com o objetivo de viabilizar o uso de produtos dela em um trabalho da força-tarefa, da qual é coordenador em Curitiba.

O procurador também gravou um vídeo para a firma no qual enaltece a utilização de ferramentas tecnológicas em investigações, além de ter acionado um dos assessores do Ministério Público para avaliar seu desempenho na gravação.

Procurado, o Deltan disse à Folha que, antes de dar palestra remunerada para a empresa Neoway, não teve conhecimento de que a companhia já havia sido citada na Lava Jato. “Não reconheço a autenticidade e a integridade dessas mensagens, mas o que posso afirmar, e é fato, é que eu participava de centenas de grupos de mensagens, assim como estou incluído em mais de mil processos da Lava Jato. Esse fato não me faz conhecer o teor de cada um desses processos.”

Quatro meses após a palestra, em um chat, Deltan afirmou a outros procuradores que havia descoberto a citação à empresa na delação premiada do lobista do MDB Jorge Luz, que atuava em busca de vantagens em contratos da Petrobras e subsidiárias.

“Isso é um pepino pra mim. É uma brecha que pode ser usada para me atacar (e a LJ), porque dei palestra remunerada para a Neoway, que vende tecnologia para compliance e due diligence, jamais imaginando que poderia aparecer ou estaria em alguma delação sendo negociada”, afirmou o procurador na conversa.

As mensagens são reproduzidas tal qual aparecem nos arquivos obtidos pelo Intercept, mantendo eventuais erros de digitação e normas da língua portuguesa.

A situação levou Deltan e outros procuradores que haviam mantido contato com a Neoway a deixarem as investigações relativas a Jorge Luz.

Os diálogos examinados pela Folha e pelo Intercept também mostram outras ocasiões em que convites recebidos por Deltan levaram a discussões sobre potenciais conflitos de interesses.

O procurador chegou a perguntar aos colegas sobre eventual participação em um evento organizado pela Odebrecht Ambiental, empresa do grupo que fez a mais extensa delação da Lava Jato. Deltan foi advertido pelos procuradores e não aceitou o convite.

Em outra oportunidade, o procurador teve que cancelar a presença em um evento organizado pela empresa distribuidora de combustíveis Raízen, logo após ler a notícia de que a companhia havia sido alvo de uma operação da Polícia Civil do Paraná.

DELAÇÃO DE JORGE LUZ

Os procuradores da Lava Jato criaram um grupo no aplicativo Telegram em fevereiro de 2016 para tratar do acordo de delação premiada de Jorge Luz, inclusive com a participação de Deltan.

Em 22 de março daquele ano, circulou no chat um documento no qual o delator afirmou que atuou em favor da Neoway em um projeto de tecnologia da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Luz contou que recorreu ao então deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) e ao atual deputado federal Vander Loubet (PT-MS) para aproximar a Neoway da BR Distribuidora.

No dia 24 de abril de 2017, um outro documento da colaboração premiada foi enviado nesse diálogo com um relato mais categórico de Jorge Luz: “Paguei ao Vaccarezza para arrumar o negócio”.

O delator afirmou que, após uma reunião na BR Distribuidora para apresentação de sua ferramenta tecnológica, a Neoway foi contratada. Jorge Luz disse ainda que os contratos com a empresa foram executados por volta de 2011 ou 2012 e não houve pagamentos a funcionários da Petrobras, apenas repasses a Vaccarezza e Loubet.

O colaborador não indicou os valores dos contratos e dos pagamentos aos deputados nos documentos examinados pela Folha e pelo Intercept.

O relato de Luz sobre a Neoway levou o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin a determinar a abertura de um processo no STF para tratar do caso em abril de 2019, segundo um despacho do magistrado que foi enviado a um grupo dos procuradores no Telegram.

Luz teve seu acordo de delação premiada homologado pelo STF. Ele havia sido condenado a dez anos de prisão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um processo sobre o pagamento de propinas em contratos de navios-sonda da Petrobras, e agora está sob o regime de prisão domiciliar previsto no acordo de colaboração.

Apesar de o nome da empresa de tecnologia ter sido mencionado nos documentos da delação já em março de 2016, Deltan comemorou a realização da palestra para a companhia em uma mensagem enviada em um outro grupo de conversas dos procuradores dois anos depois, em março de 2018.

O coordenador da Lava Jato demonstrou entusiasmo por ter sido contratado pela empresa e mencionou o presidente executivo da firma, Jaime de Paula.

“Olhem que legal. Sexta vou dar palestra para a Neoway, do Jaime de Paula. Vejam a história dele: [link para texto sobre Jaime de Paula]. A neoway é empresa de soluções de big data que atende 500 grandes empresas, incluindo grandes bancos etc”, disse.

O procurador da República Júlio Noronha, também integrante da Lava Jato, sugeriu então que Deltan procurasse marcar uma reunião com o presidente executivo da Neoway para tratar da obtenção de produtos para um projeto da Procuradoria denominado LINA (Laboratório de Investigação Anticorrupção).

”Top Delta!!! De repente, se conseguir um espaço para conversarmos com ele e tentarmos algo para trazer uma solução para agregar ao LINA, seria massa tb!”, disse Noronha.

Deltan concordou e afirmou que iria procurar agradar o empresário. “Exatamente. Isso em que estava no meu plano. Vou até citar ele na palestra pra ver se sensibilizo kkkk”.

Quatro dias depois, Deltan realizou a palestra para a Neoway no evento intitulado Data Driven Business, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

No fim da noite do mesmo dia, Deltan procurou os colegas no chat para marcar a reunião com os representantes da empresa. “Caros podem receber a Neoway de bigdata na segunda para apresentar os produtos???? Ou quarta?”.

O procurador afirmou que a companhia cogitava fornecer produtos gratuitamente. “Como fiz um contato bom aqui valeria estar junto. Eles estão considerando fazer de graça. O MP-MG está contratando com inexigibilidade.”

A inexigibilidade citada pelo procurador é a situação na qual órgãos públicos podem contratar serviços ou comprar produtos sem concorrência pública. Isso ocorre em hipóteses nas quais só há um fornecedor apto a atender às necessidades da administração pública, por exemplo.

Houve impasse quanto à data da reunião, e Deltan disse que eles deveriam ser rápidos para não perder a oportunidade de ganhar os produtos. “Minha única preocupação é perdermos o timing da boa vontade deles rs. Mas entendo. Marcamos dia 20 então?

Noronha concordou e emendou: “Kkkk a gente ganha eles de novo qdo encontrarmos!”.

Os diálogos e documentos analisados pela Folha e pelo Intercept indicam que a reunião foi realizada e a ideia de integrar a Neoway ao projeto de sistema de dados da Procuradoria ganhou força internamente.

Porém quatro meses depois, em julho de 2018, Deltan afirmou em um diálogo que havia percebido a citação à Neoway no acordo de delação de Jorge Luz.

“Qto isso é ruim? Legalmente não vejo qualquer problema, mas já estou sofrendo por antecipação com as críticas. Dando uma passada de olhos nos anexos do Luz, vejam o que achei. Empresa de TI que veio apresentar produtos de TI para LJ”, afirmou Deltan.

O procurador então passou a propor medidas para tratar do problema. “Quero conversar com Vcs na segunda para ver o que fazer, acho que é o caso de me declarar suspeito e não sei até que ponto isso afeta o trabalho de todos (prov tem que ser redistribuído para colega da PRPR e dai designar todos menos eu para assinar)”, disse.

Deltan também discutiu como proceder caso a situação viesse a público. “Pensando rapidamente o que provavelmente poderia fazer ou informar: -Não tinha conhecimento, não participei da negociação -assim que tomei, me declarei suspeito e me afastei -a palestra remunerada é autorizada pelo CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público] e se deu em contexto de mercado (lançamento de produto de compliance) e por valor de mercado”.

“Já recusei palestra por conflito de interesses, mas nesse caso não foi identificado -como voltará à baila a questão das palestras, a maior parte das palestras é gratuita e grande parte do valor é doado”, completou Deltan sobre a estratégia ante eventual repercussão negativa.

No mês seguinte, agosto de 2018, os procuradores iniciaram conversa sobre quem iria trabalhar nos casos relativos a Jorge Luz, e o tema da Neoway voltou à tona.

Nesse diálogo, o procurador Paulo Roberto Galvão indagou: ”Vcs nao preferem ficar de fora do luz [processos de Jorge Luz]?”

A procuradora Laura Tessler sugeriu que todos os procuradores da equipe entrassem no caso, mas Galvão lembrou do episódio da palestra de Deltan. “Delta nao quer… problema da neoway, laurinha”, escreveu Galvão à colega.

Em seguida, Deltan mostrou estar incomodado com a situação. “Quero distância rs Acho que Robito e Júlio tb não queriam”, afirmou.

Por fim, a procuradora Jerusa Viecili indicou os nomes de apenas sete procuradores para trabalhar nos processos de Luz e arrematou: “Melhor deixar fora quem teve contato com a neoway”.

A participação de Deltan no evento da Neoway em março de 2018 também rendeu a gravação de um vídeo no qual o procurador discorreu sobre a importância do uso de ferramentas de dados em investigações.

“A tecnologia é essencial para nós podermos avançar contra a corrupção em investigações como a Lava Jato, por exemplo. Hoje nós lidamos com uma imensa massa de dados, uma imensa massa de dados em investigações, uma imensa massa de dados que podem ser usados para avaliar potenciais fornecedores ou clientes, e fazer due diligence. Isso nos faz precisar, se nós queremos investigar melhor, tanto no âmbito público como no privado, a usar sistemas de big data”, disse Deltan no vídeo.

Na semana seguinte ao evento, o procurador recebeu o arquivo com o registro audiovisual e pediu que um assessor da Procuradoria avaliasse a fala dele. Deltan disse estar preocupado em parecer um garoto-propaganda da Neoway, apesar de não ter citado a empresa expressamente no vídeo.

“Fiquei um pouco preocupado porque ficou parecendo que estou vendendo os produtos deles rsrsrs, mas não foi proposital. Dei respostas sinceras às perguntas, mas encaixa perfeitamente com o que eles vendem, que é sistemas de big data rs”, disse Deltan.

O assessor da Procuradoria não fez críticas ao conteúdo do vídeo e ele foi publicado na internet. Até a publicação deste texto, a gravação ainda podia ser encontrada em sites como o YouTube.

OUTRO LADO

A empresa de tecnologia Neoway nega ter usado a firma do operador do MDB Jorge Luz para obter qualquer vantagem indevida em contratos com a BR Distribuidora.

Segundo a empresa, a contratação de Deltan e dos demais palestrantes “foi remunerada em valores compatíveis com o mercado para atividades dessa natureza, com total observância às leis”.

“A Neoway informa ainda que jamais prestou quaisquer serviços ou forneceu qualquer produto para o projeto LINA ou para o MP-MG, seja de forma gratuita ou onerosa, e desconhece a menção a seu nome em depoimentos de terceiros”, afirmou, em nota.

A defesa de Jorge Luz afirmou que seu cliente está à disposição das autoridades públicas para prestar todos os esclarecimentos, no momento oportuno e nos autos dos eventuais processos.

O ex-deputado Cândido Vaccarezza afirma que “nunca sugeriu, pediu, aceitou, recebeu ou autorizou quem quer que seja a receber em seu nome vantagem, pagamento, benefício ou dinheiro de forma ilícita”.

A defesa de Vaccarezza afirma que “já apresentou ao juízo elementos objetivos que esclarecem a verdade, e deixam inequívoco que o sr. Jorge Luz, por motivos ignotos, mente em relação a Cândido Vaccarezza”.

Sobre as mensagens nas quais é citado, o deputado Vander Loubet disse desconhecer seus termos.

A Raízen afirmou que a empresa possui os mais altos padrões de governança em relação às suas políticas comerciais, “razão pela qual confiamos que todas as condutas da Raízen e de seus empregados são absolutamente lícitas”, disse, em nota.

FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

  1. Falar em palestras e as de Lula?? Ninguém até hoje não viu nenhum vídeo? Afinal ele era o mais caro palestrante do Brasil, até diz que parte da sua fortuna veio de palestras.

  2. Fez a palestra, recebeu por isso, verificou que empresa fora citada em delação após, se declarou suspeito e se afastou do caso. Não seria essa atitude esperada? Até quando se está certo, se está errado, basta estar no lado errado de quem lê.

  3. BG, acho bom vcs deixarem de colocar reportagem da folha!!!! Total viés ideológico, Haddad e Jean Williams como colunista e sócios com total interesse de denegrir a imagem do atual governo.

    1. Pronto! Agora o dono da verdade quer censurar o BG. Cada uma.

    1. Ele não sabia do envolvimento quando fez a palestra. Tentem outra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Após invadir creche, restaurante e até delegacia, suspeito deixa rastro de sangue e é preso no Interior do RN

Foto: Divulgação/PCRN

Um homem, de 18 anos, foi preso suspeito de praticar uma série de crimes durante a madrugada desta segunda-feira (8), no município de Baraúna, no Oeste Potiguar. De acordo com a Polícia Civil, ele invadiu uma creche pública, tentou arrombar a unidade policial da cidade e furtou uma churrascaria. Segundo a Polícia Civil, para cometer os crimes, ele utilizou objetos para forçar a entrada nos imóveis e quebrou janelas, chegando a se ferir com estilhaços de vidro e deixando vestígios nos locais.

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou danos a equipamentos de monitoramento, além da subtração de uma bicicleta, um celular, alimentos e bebidas. Após as diligências, o suspeito foi identificado e localizado.

O homem foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado e tentativa de furto, com incidência da causa de aumento de pena em razão da prática durante o repouso noturno.

Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações que possam auxiliar investigações sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sem ainda definir vice, Flávio Bolsonaro diz preferir uma mulher para a vaga

Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome da direita para a disputa presidencial de outubro, afirmou nesta segunda-feira (8/6) que ainda não definiu quem será seu vice na chapa, mas disse que a escolha seria, “de preferência, uma mulher”.

“O que eu posso falar é que o perfil é de alguém que complemente a nossa chapa, uma pessoa preparada. De preferência, uma mulher”, afirmou ele durante o Ciclo Brasil de Ideias – Mulheres, evento promovido pelo Grupo Voto, em São Paulo.
Segundo o parlamentar, a definição da vice deve ocorrer até o dia 14 de agosto, véspera do prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro das chapas.

A declaração de Flávio se dá em meio às especulações sobre quem poderá compor com ele a chapa presidencial. Entre os nomes mais citados nos bastidores, está o da senadora Tereza Cristina (PP-MS), defendida publicamente pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e já classificada pelo próprio Flávio como um “sonho de consumo” para a vaga.

Aliados do senador afirmam, no entanto, que a definição deve ficar para mais perto das convenções partidárias.

Nome para a economia

No mesmo evento desta segunda, Flávio foi questionado também sobre quem comandaria a área econômica em um eventual governo, ao que ele respondeu:

“Do jeito que as coisas estão, se eu falo qualquer nome aqui agora, hoje já começa o processo de destruição de reputação dessa pessoa”, declarou.

 

As informações são do Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Procon Natal encontra diferença de até 182% no preço de medicamentos na capital

Foto: Alessandro Marques

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) realizou uma pesquisa de preços de medicamentos em farmácias e drogarias distribuídas pelas quatro regiões da capital potiguar. O objetivo é orientar a população sobre onde encontrar os produtos com os menores preços, especialmente após o reajuste de 2,47% autorizado pelo Governo Federal por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Como o aumento ainda não foi integralmente repassado ao consumidor, a pesquisa de preços torna-se uma ferramenta importante para a economia doméstica.

Os pesquisadores visitaram 45 estabelecimentos, entre grandes redes e pequenos comércios, localizados tanto em áreas próximas a hospitais quanto em bairros mais afastados da região central.

A coleta de dados foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio. Para a análise final, foram consideradas 29 farmácias que possuíam em estoque mais de 50% dos itens constantes na lista de medicamentos pesquisados pelo Procon Natal.

A pesquisa contemplou 31 medicamentos, sendo oito genéricos e 23 de marca, distribuídos em categorias como analgésicos, antialérgicos, antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, entre outros.

Foram registrados os preços cheios, sem a aplicação de descontos. O consumidor pode encontrar valores menores dependendo dos programas de fidelidade e convênios oferecidos pelos estabelecimentos.

Principais resultados

Apesar do reajuste autorizado, a pesquisa identificou que 3,22% dos medicamentos analisados apresentaram preços menores na região Leste em comparação ao ano anterior. Também foram observadas diferenças expressivas entre estabelecimentos.

O Diclofenaco de Sódio (100 mg), utilizado como anti-inflamatório, apresentou redução média de 18,65%. No ano passado, o preço médio era de R$ 12,18. Neste ano, foi encontrado por valores a partir de R$ 3,55.

Já o medicamento Alegra (60 mg), utilizado como antialérgico, apresentou preço médio de R$ 26,12. O maior valor encontrado foi de R$ 50,18 e o menor de R$ 21,45, uma diferença de R$ 28,73 entre os estabelecimentos pesquisados.

No caso do Albendazol (400 mg), utilizado como antiparasitário, a pesquisa apontou diferenças entre marcas e laboratórios. O produto do laboratório Biossintética foi encontrado por R$ 10,70, enquanto o da Medley apresentou o menor preço, R$ 3,79. A diferença entre os valores chegou a 182,32%, com preço médio geral de R$ 4,68.

Diferenças entre os tipos de medicamentos

Para auxiliar os consumidores, o Procon Natal reforça as características das principais categorias de medicamentos comercializados no país.

Os medicamentos de referência são os produtos pioneiros, cujas eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já os medicamentos similares são produzidos após o vencimento da patente dos medicamentos de referência. Possuem marca própria e também passam por avaliação e registro junto à Anvisa, que garante sua qualidade, eficácia e segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Alunos do Colégio Porto conquistam medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 2026

Foto: Divulgação

Alunos do Colégio Porto conquistaram um expressivo resultado na edição 2026 da Olimpíada Canguru de Matemática, uma das maiores competições educacionais do mundo. O concurso, realizado simultaneamente em mais de 100 países, busca desenvolver o raciocínio lógico e o interesse pela matemática de forma leve, criativa e inspiradora.

Neste ano, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze, resultado que reforça o compromisso da escola com uma aprendizagem que estimula a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

O desempenho é reflexo do Porto Olímpico, projeto desenvolvido pelo Colégio Porto com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas nacionais e internacionais. A iniciativa estrutura um plano de preparação que varia de acordo com as características de cada competição. Nessas experiências, os estudantes participam de momentos específicos de treinamento, incluindo encontros dedicados à resolução de provas e ao desenvolvimento de habilidades estratégicas.

De acordo com a coordenadora de Olimpíadas do Colégio Porto, professora Shyrlaine Querino, a proposta da Olimpíada Canguru vai além da competição.

“A prova busca despertar o gosto pela matemática por meio de desafios de raciocínio lógico e situações práticas. É uma experiência que permite aos estudantes enxergarem a disciplina de uma forma mais leve, criativa e estimulante”, destaca.

Segundo a coordenadora, a experiência também aproxima os alunos de um modelo de avaliação externa, contribuindo para o desenvolvimento de competências importantes para a vida acadêmica.

“Colocamos nossos estudantes em contato com uma avaliação que possui regras diferentes daquelas às quais eles estão habituados, mas sempre com nosso olhar e cuidado durante todo o processo. Sem a pressão da nota, eles conseguem desenvolver habilidades como concentração, administração do tempo e tomada de decisão”, explica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja quais foram as reações graves após vacina contra dengue do Butantan

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (8) que o governo decidiu suspender temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. A medida foi adotada depois que o sistema de monitoramento identificou 42 casos de reações adversas graves após a aplicação da dose.

Segundo anunciou o portal Infomoney, entre os sintomas relatados estão fortes dores abdominais, vômitos e sangramentos. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva.

“Estamos tomando hoje a decisão de descontinuar temporariamente a atual estratégia de uso da vacina do Butantan contra a dengue no país”, afirmou Padilha.

A suspensão interrompe a vacinação de profissionais que atuam em postos de saúde em todo o Brasil e também os mutirões que vinham sendo realizados em quatro frentes: nos municípios de Botucatu (SP), Nova Lima (MG) e Ibaranguá (CE), além da região do Araguaia, no Tocantins. Segundo o ministro, o alerta foi disparado quando cerca de 500 mil doses já haviam sido aplicadas.

“Nesse universo de meio milhão de doses, foram identificados 42 episódios de reações mais severas temporalmente associadas ao momento da aplicação da vacina. Algumas dessas reações, inclusive, foram absolutamente inesperadas, porque não haviam sido observadas nos estudos clínicos realizados antes da aprovação do imunizante”, disse.

Padilha afirmou ainda que parte dessas complicações chamou a atenção dos especialistas por não ter aparecido em nenhuma das três fases de testes que embasaram a aprovação da vacina e envolveram cerca de 11 mil voluntários.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba é uma das 22 cidades em todo o Brasil selecionadas para a rede Cidades mais Inteligentes

Imagem: Geraldo Neto

Macaíba acaba de conquistar um importante reconhecimento em nível nacional ao ser selecionada pelo Ministério das Cidades para integrar o Projeto Rede Cidades Mais Inteligentes, iniciativa do Governo Federal que escolheu apenas 22 municípios em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, somente Macaíba e Natal foram contempladas.

A secretária municipal de Planejamento e Governança, Karol Romana, destacou que a conquista é resultado de um trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que atuaram de forma integrada na elaboração da proposta apresentada ao Governo Federal.

“Ao estudarmos o edital, conseguimos enxergar o quanto Macaíba já possui potencialidades importantes no território, especialmente nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi uma grande parceira em todo esse processo. O fortalecimento do ecossistema de inovação, com parceiros como o PAX, o Instituto de Neurociências e a Universidade Federal presente no território, também foi fundamental para conseguirmos estruturar um projeto sólido, inovador e conectado com o futuro da nossa cidade”, disse a secretária de planejamento.

Ela ainda ressaltou que a participação no projeto permitirá ao município avançar ainda mais em políticas públicas voltadas à inovação e sustentabilidade. “Agora, Macaíba contará com o apoio de instituições acadêmicas para elaboração de planos de ação voltados à implementação de cidades inteligentes, fortalecendo políticas públicas mais integradas, sustentáveis e inovadoras para nossa população”, disse Karol Romana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neymar passa por exames para avaliar recuperação da lesão muscular, e CBF cita “boa evolução”

Neymar, em fisioterapia na Seleção — Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Neymar passou por exames nesta segunda-feira (7) como parte do processo de recuperação da lesão muscular de grau dois na panturrilha direita. Em nota, a CBF diz que o jogador apresenta “boa evolução”, mas não faz uma projeção sobre o retorno do atacante da Seleção. A expectativa é que, com o passar dos dias e se apresentar melhora, ele será liberado para fazer exercícios com bola.

O atleta Neymar foi submetido a ressonância magnética nesta segunda-feira. O exame apontou boa evolução em seu tratamento, dentro dos parâmetros esperados. Ele seguirá o processo de recuperação e de preparação física planejado pela comissão médica da Seleção Brasileira — diz a nota da CBF.

Na entrevista coletiva prévia ao amistoso contra o Egito, Carlo Ancelotti afirmou que esperava contar com Neymar nos treinos ainda esta semana. A presença do atacante na estreia da Copa do Mundo, contra Marrocos, neste sábado, é improvável.

O camisa 10 do Brasil vem em tratamento intensivo para se recuperar da lesão sofrida ainda no Santos em jogo contra o Coritiba, seu último antes da convocação de Carlo Ancelotti, em maio.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja novas imagens do racha na Av. Salgado Filho que terminou com motociclista ferido após ser atropelado

O BLOGDOBG teve acesso a outro vídeo que mostra o momento em que uma picape Dodge Ram e um Troller praticavam racha na manhã de domingo (7).

As imagens mostram o instante em que os dois veículos se aproximam do local onde o motociclista foi atropelado e teve a moto destruída após ser atingido pelo carro vermelho.

Logo após, o condutor que registrava as imagens desvia do motociclista já no chão e passa ao lado da moto já incendiada.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Câmera de veículo que passava pela av. Salgado Filho registrou o momento exato do grave acidente que deixou motociclista ferido e destruiu moto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

Foto: Instituto Butantan/ Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou que vai suspender a imunização contra a dengue com a vacina do Butantan a partir desta segunda-feira (8). De acordo com o governo federal, a medida foi adotada após duas mortes suspeitas registradas.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o diretor do instituto Butantan.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora, foram aplicadas 500 mil doses e, nesse universo de pacientes, registradas 42 casos de reações severas possivelmente ligadas à vacina. Entre eles, duas mortes, que seguem como suspeitas.

“Nós tivemos três casos graves, desses dois óbitos, sem, até esse momento, nas investigações já feitas pelos sistemas municipais, de vigilância estadual, escutando os especialistas, ter dados suficientes para estabelecer uma causalidade da vacina com a ocorrência”, disse o ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Segundo a análise do Ministério da Saúde, a taxa de reação adversa, corresponde a 0,7% do total vacinado e os casos com sinais de alarme, que levaram à suspensão, são 0,008% das pessoas imunizadas.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo aplicada em dose única e a primeira totalmente brasileira. A imunização começou no início deste ano com foco nos profissionais de saúde.

E o que acontece agora? 

Estados e municípios vão suspender a aplicação, enquanto os casos de eventos graves e mortes são investigados. O governo informou que vai acionar os estados para reforçar a busca por possíveis efeitos adversos.

E quem já tomou a vacina? 

Quem recebeu doses nos últimos 21 dias deve fazer um acompanhamento e estar atendo a reações como febre, dor abdominal, vômitos, entre outros.

A pasta reforçou que a medida é temporária e de segurança, que todas as mortes são suspeitas e que há confiança no estudo que levou à comprovação de eficácia e segurança da vacina.

“Queria reforçar aqui que o Ministério da Saúde tem toda a confiança na capacidade institucional, científica do Instituto Butantan, de fazer essa investigação, de aprofundar esses estudos. Isso foi apresentado no Comitê de Farmacovigilância Nacional, que foi feito hoje de manhã cedo, e o comitê recomendou de forma consensual essa estratégia de descontinuidade”, disse o ministro Padilha.

O Butantan não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE vê suspeita de indução ao eleitor e suspende divulgação de pesquisa da AtlasIntel que apontou queda de Flávio Bolsonaro

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a divulgação da pesquisa AtlasIntel registrada sob o número BR-06939/2026, que trata da disputa para o cargo de presidente da República nas Eleições 2026.

A decisão liminar (provisória) é do presidente do Tribunal, ministro Kassio Nunes Marques, e deve ser levada a referendo na sessão colegiada do TSE. Ele considerou que há suspeitas de indução ao eleitor.

O presidente do Tribunal analisou pedido do Partido Liberal, que pediu a suspensão da pesquisa sob o argumento de que o questionário foi construído para induzir respostas que prejudicaram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), extrapolando o papel de verificação da opinião pública.

Em análise preliminar, o ministro considerou que há elementos que indicam indução para a contaminação das respostas, entre eles a divulgação de áudio de investigação, e destacou que a concessão da liminar parcial – para suspender a divulgação, o impulsionamento, a republicação ou a manutenção da pesquisa nos canais oficiais da empresa – não indica perigo caso posteriormente se verifique a regularidade metodológica do levantamento.

“Os elementos trazidos aos autos após manifestação da representada reforçam, em juízo de cognição sumária, os indícios relevantes de comprometimento da metodologia da pesquisa impugnada, inclusive no cotejo com os questionários de outras pesquisas registradas no TSE pela mesma empresa”, destacou o ministro.

Controvérsia

Na decisão em que suspendeu a divulgação da pesquisa, Kassio Nunes Marques lembrou que o CEO da AtlasIntel, em entrevista à CNN no dia 19 de maio, reconheceu o viés político do conteúdo submetido aos entrevistados e apontou o desgaste eleitoral que isso representava.

Para o ministro, há indicativos de que “a pesquisa possa ter extrapolado os limites da regular aferição estatística”. “A controvérsia suscitada nos autos não se limita, portanto, à mera discordância quanto às escolhas metodológicas da representada, mas envolve alegação objetiva de possível utilização do questionário como mecanismo de indução do entrevistado”, afirmou.

Na decisão, Kassio Nunes Marques destacou que outras 27 pesquisas feitas pela AtlasIntel não apresentaram questionários com perguntas semelhantes ao teor da pesquisa questionada nem veicularam áudio.

O ministro determinou que a AtlasIntel apresente documentação técnica complementar que indique a regularidade da metodologia, especialmente em relação ao uso do áudio. O Ministério Público Eleitoral também terá um dia para se manifestar.

Opinião dos leitores

  1. Deveria ser aplicada uma multa pesada e suspensão de novas pesquisas. Só assim moralizaria essa esculhambação de pesquisas para todos os gostos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *