É hora de perdoar o PT diz colunista do O Globo

Não há como uma nação se reencontrar se 30% da sua população for sistematicamente rejeitada. Esse é o tamanho do problema que o Brasil precisa enfrentar e superar. Significa a parcela do país que vota e apoia o Partido dos Trabalhadores em qualquer circunstância. Falo dos eleitores, não apenas dos militantes. Me refiro aos que acreditam na política de mudança do partido, não aos seus líderes. Os que acreditam e sustentam o PT são a maioria do terço de eleitores perenes do partido, não os que foram flagrados nos dois grandes escândalos de corrupção que marcaram as gestões petistas.

Esse agrupamento político, talvez o mais forte e sustentável da história partidária brasileira, tem que ser readmitido no debate nacional. Passou da hora de os petistas serem reintegrados. Ninguém tem dúvida de que os malfeitos cometidos já foram amplamente punidos. O partido teve um ex-presidente e seu maior líder preso e uma presidente impedida de continuar governando. Outros líderes históricos também foram presos ou afastados definitivamente da política. Hoje, respeitadas as suas idiossincrasias naturais, homens e mulheres de esquerda devem ser convidados a participar da discussão sobre o futuro do país. Têm muito a oferecer e acrescentar.

A gritaria contra a roubalheira já cansou, não porque se queira permitir roubalheiras, mas porque é oportunista politicamente. Claro que houve desvios de dinheiro público na gestão de Lula e Dilma, as provas são abundantes e as condenações não deixam dúvidas. Mas o PT é maior que isso e, como já foi dito, para ladrões existe a lei. Imaginar que o partido repetirá eternamente os mesmos erros do passado é uma forma simples, fácil e errada de se ver o mundo. Os erros amadurecem as pessoas, as instituições, os partidos políticos. Não é possível se olhar para o PT e ver só corrupção. O petismo não é sinônimo de roubo, como o malufismo.

Superada esta instância, que é mais fácil, terá de se ultrapassar também a índole autoritária que um dia foi semeada no coração do PT e vicejou. Exemplos são muitos, como a tentativa de censurar a imprensa através de um certo “controle externo da mídia”, de substituir a Justiça por “instrumentos de mediação” em casos de agressão aos direitos humanos, ou de trocar a gestão administrativa por “conselhos populares”. Se estas tentações foram barradas no passado, quando até o centrão apoiava o PT, certamente não prosperarão num ambiente muito mais polarizado como o de hoje.

O fato é que o ódio dirigido ao PT não faz mais sentido e precisa ser reconsiderado se o país quiser mesmo seguir o seu destino de nação soberana, democrática e tolerante. Não pode se esperar essa boa vontade dos que carregam faixas pedindo intervenção militar e fechamento do Supremo e do Congresso, um grupelho ideológico, burro e pequeno que faz parte da base do presidente Jair Bolsonaro. Mas é bastante razoável ter esta expectativa em relação a todos os outros, sejam eles de direita, de centro-direita ou de centro.

Não se pode negar que parte considerável do Brasil é de esquerda. Como tampouco há como se ignorar a força da direita nacional. Ambos os campos existem e precisam ser representados politicamente. O Brasil não tem tempo para esperar por uma outra esquerda, renovada e livre da influência do PT. O país precisa se reencontrar logo para construir uma alternativa ao bolsonarismo, este sim um problema grave que deve ser enfrentado por todos. Perdoar o PT não significa abrir mão de convicções. Ao contrário, significa pavimentar caminhos pelos quais pode se chegar ao objetivo comum de paz e prosperidade.

ASCÂNIO SELEME – O GLOBO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Quarentena provocou insanidade nesse infeliz

  2. ALINE disse:

    QUEM FAZ ESSE TIPO DE POSTAGEM, DEVERIA SER CONSIDERADO CRIMINOSO.

  3. Soraya disse:

    Nunca vi uma matéria tão ridícula como essa. PT nunca mais!! BOLSONARO 2022!!

  4. Ednaldo da Silva disse:

    Simplesmente ridículo este jornal, perdoar um partido que saqueou o Brasil e quer destruir com a família através da educação, que aliás só andou pra trás no seu governo. A Globo quer de volta o dinheiro do brasileiro.

  5. Edson disse:

    Eu li corretamente????!! Perdoar o partido que Vilipendiou o País com ROUBO de mais de 240 BILHÕES???!!!! Essa matéria é uma afronta à dignidade humana!!!

  6. Perdoar e o Ca*% disse:

    Deixa ver se entendi: o Lula que era quem eu queria votar e não no Andrade foi tirado da eleição com um golpe juridico-midiatico com apoio da elite empresários e militares, certo. Dilma foi escurracada do poder para que Aécio e PSDB assumisse. Fato e que deu tudo errado temos um maluco no poder e agora vocês vem com essa de perdoar o pt??? Pra que ajudem a segurar o Bolsonaro e a falencia de vocês? Globo. VAI SE FUDER

  7. Alberto Lopes disse:

    "Pau que nasce torto, morre torto". Se voltassem ao poder o comunismo tomaria conta do Brasil. A questão não é qto roubaram pois além dos roubos fizeram muitas falcatruas e afundaram nosso país.

  8. Lucas Alves disse:

    Roubam por quase 20 anos, e apos sairem do Poder em 3 anos querem perdão? Nem divida no SPC e SERASA se perdoa tao rapido

  9. Justus disse:

    Vocês ainda perdem tempo com esse jornal?

  10. Maria Araceli disse:

    Lógico. No catolicismo pra vc ser perdoado é necessário pagar uma penitência. Qual seria a penitência do PT ? Vou dar uma sugestão. Pegar todos os integrantes do fatídico partido e mandar para uma estadia de 1 mês na Venezuela vivendo com o salário mínimo de lá. Quero ver se não i vender os iPhones!!!!😂😂😂😂😂

  11. Renato Penha disse:

    Muito analfabeto funcional, lendo e interpretando uma palavra por vez, por isso o Brasil está assim.

  12. Papa Jerry Moon disse:

    Perdão nunca. E quero ver os ladrões de todos os outros partidos pagarem o mesmo preço.

  13. Costa disse:

    O melhor é exterminar esse Partido , que fez tanto mal para essa nação ou a praga continua.
    Isso é pior que gafanhoto .

  14. Braulio Pinto disse:

    Lula e Zé Dirceu soltos e falando besteiras na mídia. Querem perdão maior que esse?

  15. Pepe disse:

    Primeiro Lula terá que pedir perdão à Deus,à lava jato e deixar de criticar Moro,o vedadeiro MITO. Pedir perdão à nação por ter se comunado ao Centrão",a serpente do paraíso".
    Depois deixar que o povo decida.
    Moro propiciou a um grande peso,todas as falcatruas e deixou a cena por medo ,receio de ter que trair a propria alma…!
    Quem quiser que me critique,mas esta é a mi ha posicão.

  16. cidadão pagador de impostos disse:

    Na época do PT podia-se investigar à vontade…
    Agora os corruptos estão em festa!
    MORO 2022

  17. Santos disse:

    Já estão sentindo saudades do PT?
    Num tem uma outra opção?
    Se não está dando certo agora, necessariamente tem que voltar aos erros anteriores?
    Vira a página e segue em frente.

  18. Romildo da Silva disse:

    O mal dos bolsominions é não saber ler e interpretar um texto não é o PT que precisa do perdão ele está falando o texto Ah se vocês não conseguirem perdoar o Brasil vai se afundar mais ainda porque sem o PT vocês fossem a esquerda não vamos para lugar nenhum kkkkkk

  19. João Mariano Sepulveda disse:

    Não, não enquanto esse partido não fizer um mea culpa assumir e admitir que errou, que o que fez não deve ser feito o melhor seria sim a extinção dessa organização criminosa !!

  20. Wingrete disse:

    Santa Cruz:vc é a encarnação de mãe dina?

  21. Júnior Play disse:

    Kkkkk kkkkk kkkkkkk E O OSCAR DE PIADA DO ANO VAI PARA…..,…………..
    ASCÂNIO SELEME KKKKKKKKKKK

  22. PT Nunca Mais. disse:

    Os bancos vão perdoar os arrombadores de caixas também.

  23. Luciano disse:

    Eu só posso perdoar quem pediu perdão, o PT nunca pediu perdão pela sua roubalheira, portanto não posso perdoar.

  24. Wilson disse:

    Só faltou ele dizer que os bilhões de dólares roubados e recuperados pela Operação Lava Jato devem devolvidos aos bolsos dos que foram presos no Mensalão e no Petrolão.

  25. Ricardo disse:

    Quer dizer que existe ódio contra 30% dos brasileiros? Vigarice em nível alucinado.

  26. Ramos disse:

    Como perdoar? Se a essência do perdão é a confissão, e pelo que sabemos o PT nunca assumiu! Portanto não poderíamos perdoar quem diz q é inocente, digo mais se qualquer um falar q perdoa, será processadao pelo partido

  27. Santa Cruz disse:

    Nesta eleição que se aproxima, cairá as ultimas banda podre do famigerado pt, que ainda resistem . Quem viver verá!

  28. Apir Pertinente disse:

    Antes de se avaliar um governo, tem-se que comparar a ARRECADAÇÃO e a APLICAÇÃO (obras mais investimentos) dos recursos verificados no governo. Feito isso, há de se encontrar um MONTANTE que não foi aplicado. Este montante chamamos de DESVIO.
    Faça isto entre todos os governos dos últimos tempos e verás qual o tamanho do DESVIO de cada um. Quem teve menos desvio foi, obviamente, o melhor. E para saber isso não é preciso ter havido Investigação Federal, tipo Lava Jato.
    Sabe-se que o único governo que sofreu investigação foi o do PT. Nos outros não houve operação Lava Jato ou outras, mas quem garante que neles NÃO HOUVE DESVIOS?
    Portanto, antes de condenar um governante tenha a dignidade de ANALISAR, sem parcialidade, os números financeiros (arrecadação, aplicação e desvio) do seu governo.

  29. Tarcísio Eimar disse:

    Perdoar um C******. Eu quero é mais q afunde essa desgraça de PT

  30. Hedylamar disse:

    Só se forem todos (ladrões do PT) presos e devolverem toda nossa grana rouba dos cofres públicos.
    Ah, a globo também tem que pagar todos os impostos devedores à nação.
    #PTNuncaMais
    #GloboLixo

  31. Justiceiro disse:

    Isso está com "cara" de carta de garantia: perdoar a Globo e perdoar, num futuro próximo as diatribes de Bolsonaro e clã!!!

  32. Guto disse:

    Que coisa mais patética! Nos acham tão idiotas a esse ponto??

  33. José vianes de Araújo disse:

    Quem é esse verme !!!!!!!!!!

  34. César Augusto de Oliveira Paiva disse:

    Vou ali tirar uma carroça de capim e mandar pra esse imbecil comer com talo e tudo,pilantra safado.

  35. José Macedo disse:

    . Passou da hora de os petistas serem reintegrados.
    Esse escárnio (o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade) Seleme colunista deste jornaleco globolixo está tentando fazer a inclusão da venda do jornal aos otários e lunáticos esquerdopatas , (desculpem o pleonasmo).
    Vamos esquecer o roubo de bilhões na Petrobras, caixa, correios, Eletrobras, fundos de pensões e o maior deles as doações via BNDES a diversos países comunistas para obras bilionárias e gigantescas como como portos, aeroportos, estradas, metros e etc… Enquanto isso a transposição do Rio São Francisco continuava como fundo interminável de mais uma roubalheira e graças ao governo do JB até 2021 estará pronta.
    E é certo continuarem roubando, será que este escárnio e os esquerdopatas viram a campanha de um candidato do PT da cidade de Lajes no Rio dizendo que "VAI FAZER MUITO E ROUBAR POUCO".
    Agora pergunto, como pode um ser racional votar em um partido deste?
    Respondam esquerdopatas?

  36. Antonio Turci disse:

    Perdoar o PT? Nem morto!!!

  37. Lula Ô Melhor disse:

    Os que mugem aqui, são os mesmo que enriqueceram ou melhoraram de vida nos governos do PT.

    Brasil, um país de hipócritas.

  38. João Macena disse:

    Gostaria de escrever algo, mais vcs, Flauberto e Cidadão 55, representam muito bem, a minha maneira de pensar e ver as coisas, como elas são. PT nunca mais. João Macena.

  39. Raimundo disse:

    Esse “jornalista” tem o complexo de Estocolmo . Onde a vítima se apaixona pelo seu estuprador

  40. Antenado disse:

    Coitadinho do PT. Que exagero fazem com ele.
    Vou pedir também ao banco para perdoar a minha dívida . Já encheu o saco as ligações de cobrança.
    Kkkkk Ridículo e patético.

  41. Chicó disse:

    PT nunca mais !!! O partido do atraso.

    • Marcos Benício disse:

      Atrasado é você que continua na era de 20. Graças ao PT sua região foi a que mais mudou para melhor.
      Apenas você não mudou, continua no curral dos coronéis da seca.

    • Ricardo disse:

      Quantas grandes indústrias ganhou o RN na era PT.

  42. Alberto disse:

    Certo, vamos perdoar, e o que fazer com os entes queridos que perderam as vidas por ser ceifados os seus direitos de cuidados médicos básicos roubados pela corrupção desenfreada do PT?
    Me responda irresponsável!!
    Você é um bandido igual a eles!!
    Safado!!

  43. Manoel disse:

    A gente perdoa o PT, basta ele mudar os dirigentes e assumir que roubou muito! Talvez assim, ele volte a ter alguma credibilidade…

  44. Flauberto Wagner disse:

    Este pedido de perdão é para rir ou chorar?
    Querer induzir o povo a um remissão de tamanha insanidade e convidar todos para a aceitação dos crimes das mais diversas modalidades praticados pelos donatários da seita e seus seguidores como um simples roubo de galinhas.
    A suarealidade do artigo em exposição é o mesmo que pedir a extrema unção para satanás!

  45. Lucianobrito disse:

    Tá de brincadeira perdoa o pt. PSDB e PT unca mais.

  46. Luiz Fernando disse:

    Imbecil

  47. CIDADAO55 disse:

    Vá se LASCAR Ascânio Selene.
    Tá levando quanto $$$ do PT pra se submeter a um ridiculao dessa proporção?
    Se for imbecilidade gratuita, diga que é hora também de perdoar a ditadura, Collor e FHC!
    Quem não tem o que falar, deve calar pra não encher a fossa!
    Babaca! Pulha!

  48. Manoel disse:

    É hora da globo pedir desculpas ao país por tentar acabar com o PT através dos ataques que eram diários e exagerados. PSDB também tem parcela de culpa por nao aceitar a derrota contra Dilma. Os fatos descobertos após o impedimento de Dilma, injusto e imoral por sinal, mostram a sordidez, mau caratismo e parcialidade da mídia (globo) em conluio com a justiça (Marreco de Maringá) . Erros e desvios aconteceram mas os acertos foram muito maiores e nada justificou a "caça" ao PT.
    Como resultado, foi eleito um pesadelo, inclusive para globo, com as piores qualidades que um presidente pode ter além do Brasil ser jogado na lama após anos de reconhecimento internacional.

    • Lemos disse:

      Estão loucos? Nada , mas nada mesmo justifica os ladrões estarem soltos. Se hoje o Brasil passa por dificuldades é por causa dos anos de Desgoverno e Roubos do PT. Bolsonaro fez muito mais por este país que um ano e meio que o PT em 16 anos. Só não ver quem não consegue mais roubar juntos.

  49. BANDIDO BOM É BANDIDO SOUTO??? disse:

    A Lava Jato de Moro e Dalagnoll era boa quando estava caçando Lula e sua quadrilha. Agora que a Lava Jato está chegando perto de outras quadrilhas que se beneficiaram com a prisão de Lula, muitos que antes aplaudiam, estão desqualificando e questionando a legalidade das ações do "super Moro" e do Procurador Dalagnoll Coordenador da força tarefa da operação Lava Jato. Só que não estão notando, que se sujar a ficha da Lava Jato, limpa a ficha de Lula e de seus comparsas. Por quem você está torcendo???? Kkkkkkk.

  50. Delano disse:

    Perdoar quem não pede perdão? Isso é uma piada?

    • Netto disse:

      Na mosca! E perdão é algo pro plano religioso, um dever cristão. Não para reabilitar políticos.

  51. Vale disse:

    Esse camarada é um FELA

  52. Francisco disse:

    Meu Deus!!! Nos livre de todos os males…

  53. LULADRAO MATOU A ESQUERDA disse:

    PERDOAR O PT , E A MAIOR PIADA QUE JÁ VI .
    KKKKKKKKKKKKKKK😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  54. Lula Sempre disse:

    Eu sou de esquerda, em 2022, vamos retomar a presidência. Os trabalhadores, camponeses, agricultores, mães de família, estudantes, empresários que não pensam apenas nos lucros, todos, precisamos ir às ruas, para derrubar esse falso profeta, que só engana esse rebanho dele…

    • Vale disse:

      , Lula presidiário e sempre condenado, Lula larápio e seguidores otários

COMENTE AQUI