Política

É hora de perdoar o PT diz colunista do O Globo

Não há como uma nação se reencontrar se 30% da sua população for sistematicamente rejeitada. Esse é o tamanho do problema que o Brasil precisa enfrentar e superar. Significa a parcela do país que vota e apoia o Partido dos Trabalhadores em qualquer circunstância. Falo dos eleitores, não apenas dos militantes. Me refiro aos que acreditam na política de mudança do partido, não aos seus líderes. Os que acreditam e sustentam o PT são a maioria do terço de eleitores perenes do partido, não os que foram flagrados nos dois grandes escândalos de corrupção que marcaram as gestões petistas.

Esse agrupamento político, talvez o mais forte e sustentável da história partidária brasileira, tem que ser readmitido no debate nacional. Passou da hora de os petistas serem reintegrados. Ninguém tem dúvida de que os malfeitos cometidos já foram amplamente punidos. O partido teve um ex-presidente e seu maior líder preso e uma presidente impedida de continuar governando. Outros líderes históricos também foram presos ou afastados definitivamente da política. Hoje, respeitadas as suas idiossincrasias naturais, homens e mulheres de esquerda devem ser convidados a participar da discussão sobre o futuro do país. Têm muito a oferecer e acrescentar.

A gritaria contra a roubalheira já cansou, não porque se queira permitir roubalheiras, mas porque é oportunista politicamente. Claro que houve desvios de dinheiro público na gestão de Lula e Dilma, as provas são abundantes e as condenações não deixam dúvidas. Mas o PT é maior que isso e, como já foi dito, para ladrões existe a lei. Imaginar que o partido repetirá eternamente os mesmos erros do passado é uma forma simples, fácil e errada de se ver o mundo. Os erros amadurecem as pessoas, as instituições, os partidos políticos. Não é possível se olhar para o PT e ver só corrupção. O petismo não é sinônimo de roubo, como o malufismo.

Superada esta instância, que é mais fácil, terá de se ultrapassar também a índole autoritária que um dia foi semeada no coração do PT e vicejou. Exemplos são muitos, como a tentativa de censurar a imprensa através de um certo “controle externo da mídia”, de substituir a Justiça por “instrumentos de mediação” em casos de agressão aos direitos humanos, ou de trocar a gestão administrativa por “conselhos populares”. Se estas tentações foram barradas no passado, quando até o centrão apoiava o PT, certamente não prosperarão num ambiente muito mais polarizado como o de hoje.

O fato é que o ódio dirigido ao PT não faz mais sentido e precisa ser reconsiderado se o país quiser mesmo seguir o seu destino de nação soberana, democrática e tolerante. Não pode se esperar essa boa vontade dos que carregam faixas pedindo intervenção militar e fechamento do Supremo e do Congresso, um grupelho ideológico, burro e pequeno que faz parte da base do presidente Jair Bolsonaro. Mas é bastante razoável ter esta expectativa em relação a todos os outros, sejam eles de direita, de centro-direita ou de centro.

Não se pode negar que parte considerável do Brasil é de esquerda. Como tampouco há como se ignorar a força da direita nacional. Ambos os campos existem e precisam ser representados politicamente. O Brasil não tem tempo para esperar por uma outra esquerda, renovada e livre da influência do PT. O país precisa se reencontrar logo para construir uma alternativa ao bolsonarismo, este sim um problema grave que deve ser enfrentado por todos. Perdoar o PT não significa abrir mão de convicções. Ao contrário, significa pavimentar caminhos pelos quais pode se chegar ao objetivo comum de paz e prosperidade.

ASCÂNIO SELEME – O GLOBO

Opinião dos leitores

  1. Simplesmente ridículo este jornal, perdoar um partido que saqueou o Brasil e quer destruir com a família através da educação, que aliás só andou pra trás no seu governo. A Globo quer de volta o dinheiro do brasileiro.

  2. Eu li corretamente????!! Perdoar o partido que Vilipendiou o País com ROUBO de mais de 240 BILHÕES???!!!! Essa matéria é uma afronta à dignidade humana!!!

  3. Deixa ver se entendi: o Lula que era quem eu queria votar e não no Andrade foi tirado da eleição com um golpe juridico-midiatico com apoio da elite empresários e militares, certo. Dilma foi escurracada do poder para que Aécio e PSDB assumisse. Fato e que deu tudo errado temos um maluco no poder e agora vocês vem com essa de perdoar o pt??? Pra que ajudem a segurar o Bolsonaro e a falencia de vocês? Globo. VAI SE FUDER

  4. "Pau que nasce torto, morre torto". Se voltassem ao poder o comunismo tomaria conta do Brasil. A questão não é qto roubaram pois além dos roubos fizeram muitas falcatruas e afundaram nosso país.

  5. Roubam por quase 20 anos, e apos sairem do Poder em 3 anos querem perdão? Nem divida no SPC e SERASA se perdoa tao rapido

  6. Lógico. No catolicismo pra vc ser perdoado é necessário pagar uma penitência. Qual seria a penitência do PT ? Vou dar uma sugestão. Pegar todos os integrantes do fatídico partido e mandar para uma estadia de 1 mês na Venezuela vivendo com o salário mínimo de lá. Quero ver se não i vender os iPhones!!!!?????

  7. Muito analfabeto funcional, lendo e interpretando uma palavra por vez, por isso o Brasil está assim.

  8. Perdão nunca. E quero ver os ladrões de todos os outros partidos pagarem o mesmo preço.

  9. O melhor é exterminar esse Partido , que fez tanto mal para essa nação ou a praga continua.
    Isso é pior que gafanhoto .

  10. Primeiro Lula terá que pedir perdão à Deus,à lava jato e deixar de criticar Moro,o vedadeiro MITO. Pedir perdão à nação por ter se comunado ao Centrão",a serpente do paraíso".
    Depois deixar que o povo decida.
    Moro propiciou a um grande peso,todas as falcatruas e deixou a cena por medo ,receio de ter que trair a propria alma…!
    Quem quiser que me critique,mas esta é a mi ha posicão.

  11. Na época do PT podia-se investigar à vontade…
    Agora os corruptos estão em festa!
    MORO 2022

  12. Já estão sentindo saudades do PT?
    Num tem uma outra opção?
    Se não está dando certo agora, necessariamente tem que voltar aos erros anteriores?
    Vira a página e segue em frente.

  13. O mal dos bolsominions é não saber ler e interpretar um texto não é o PT que precisa do perdão ele está falando o texto Ah se vocês não conseguirem perdoar o Brasil vai se afundar mais ainda porque sem o PT vocês fossem a esquerda não vamos para lugar nenhum kkkkkk

  14. Não, não enquanto esse partido não fizer um mea culpa assumir e admitir que errou, que o que fez não deve ser feito o melhor seria sim a extinção dessa organização criminosa !!

  15. Kkkkk kkkkk kkkkkkk E O OSCAR DE PIADA DO ANO VAI PARA…..,…………..
    ASCÂNIO SELEME KKKKKKKKKKK

  16. Eu só posso perdoar quem pediu perdão, o PT nunca pediu perdão pela sua roubalheira, portanto não posso perdoar.

  17. Só faltou ele dizer que os bilhões de dólares roubados e recuperados pela Operação Lava Jato devem devolvidos aos bolsos dos que foram presos no Mensalão e no Petrolão.

  18. Como perdoar? Se a essência do perdão é a confissão, e pelo que sabemos o PT nunca assumiu! Portanto não poderíamos perdoar quem diz q é inocente, digo mais se qualquer um falar q perdoa, será processadao pelo partido

  19. Nesta eleição que se aproxima, cairá as ultimas banda podre do famigerado pt, que ainda resistem . Quem viver verá!

  20. Antes de se avaliar um governo, tem-se que comparar a ARRECADAÇÃO e a APLICAÇÃO (obras mais investimentos) dos recursos verificados no governo. Feito isso, há de se encontrar um MONTANTE que não foi aplicado. Este montante chamamos de DESVIO.
    Faça isto entre todos os governos dos últimos tempos e verás qual o tamanho do DESVIO de cada um. Quem teve menos desvio foi, obviamente, o melhor. E para saber isso não é preciso ter havido Investigação Federal, tipo Lava Jato.
    Sabe-se que o único governo que sofreu investigação foi o do PT. Nos outros não houve operação Lava Jato ou outras, mas quem garante que neles NÃO HOUVE DESVIOS?
    Portanto, antes de condenar um governante tenha a dignidade de ANALISAR, sem parcialidade, os números financeiros (arrecadação, aplicação e desvio) do seu governo.

  21. Só se forem todos (ladrões do PT) presos e devolverem toda nossa grana rouba dos cofres públicos.
    Ah, a globo também tem que pagar todos os impostos devedores à nação.
    #PTNuncaMais
    #GloboLixo

  22. Isso está com "cara" de carta de garantia: perdoar a Globo e perdoar, num futuro próximo as diatribes de Bolsonaro e clã!!!

  23. Vou ali tirar uma carroça de capim e mandar pra esse imbecil comer com talo e tudo,pilantra safado.

  24. . Passou da hora de os petistas serem reintegrados.
    Esse escárnio (o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade) Seleme colunista deste jornaleco globolixo está tentando fazer a inclusão da venda do jornal aos otários e lunáticos esquerdopatas , (desculpem o pleonasmo).
    Vamos esquecer o roubo de bilhões na Petrobras, caixa, correios, Eletrobras, fundos de pensões e o maior deles as doações via BNDES a diversos países comunistas para obras bilionárias e gigantescas como como portos, aeroportos, estradas, metros e etc… Enquanto isso a transposição do Rio São Francisco continuava como fundo interminável de mais uma roubalheira e graças ao governo do JB até 2021 estará pronta.
    E é certo continuarem roubando, será que este escárnio e os esquerdopatas viram a campanha de um candidato do PT da cidade de Lajes no Rio dizendo que "VAI FAZER MUITO E ROUBAR POUCO".
    Agora pergunto, como pode um ser racional votar em um partido deste?
    Respondam esquerdopatas?

  25. Os que mugem aqui, são os mesmo que enriqueceram ou melhoraram de vida nos governos do PT.

    Brasil, um país de hipócritas.

  26. Gostaria de escrever algo, mais vcs, Flauberto e Cidadão 55, representam muito bem, a minha maneira de pensar e ver as coisas, como elas são. PT nunca mais. João Macena.

  27. Esse “jornalista” tem o complexo de Estocolmo . Onde a vítima se apaixona pelo seu estuprador

  28. Coitadinho do PT. Que exagero fazem com ele.
    Vou pedir também ao banco para perdoar a minha dívida . Já encheu o saco as ligações de cobrança.
    Kkkkk Ridículo e patético.

    1. Atrasado é você que continua na era de 20. Graças ao PT sua região foi a que mais mudou para melhor.
      Apenas você não mudou, continua no curral dos coronéis da seca.

  29. Certo, vamos perdoar, e o que fazer com os entes queridos que perderam as vidas por ser ceifados os seus direitos de cuidados médicos básicos roubados pela corrupção desenfreada do PT?
    Me responda irresponsável!!
    Você é um bandido igual a eles!!
    Safado!!

  30. A gente perdoa o PT, basta ele mudar os dirigentes e assumir que roubou muito! Talvez assim, ele volte a ter alguma credibilidade…

  31. Este pedido de perdão é para rir ou chorar?
    Querer induzir o povo a um remissão de tamanha insanidade e convidar todos para a aceitação dos crimes das mais diversas modalidades praticados pelos donatários da seita e seus seguidores como um simples roubo de galinhas.
    A suarealidade do artigo em exposição é o mesmo que pedir a extrema unção para satanás!

  32. Vá se LASCAR Ascânio Selene.
    Tá levando quanto $$$ do PT pra se submeter a um ridiculao dessa proporção?
    Se for imbecilidade gratuita, diga que é hora também de perdoar a ditadura, Collor e FHC!
    Quem não tem o que falar, deve calar pra não encher a fossa!
    Babaca! Pulha!

  33. É hora da globo pedir desculpas ao país por tentar acabar com o PT através dos ataques que eram diários e exagerados. PSDB também tem parcela de culpa por nao aceitar a derrota contra Dilma. Os fatos descobertos após o impedimento de Dilma, injusto e imoral por sinal, mostram a sordidez, mau caratismo e parcialidade da mídia (globo) em conluio com a justiça (Marreco de Maringá) . Erros e desvios aconteceram mas os acertos foram muito maiores e nada justificou a "caça" ao PT.
    Como resultado, foi eleito um pesadelo, inclusive para globo, com as piores qualidades que um presidente pode ter além do Brasil ser jogado na lama após anos de reconhecimento internacional.

    1. Estão loucos? Nada , mas nada mesmo justifica os ladrões estarem soltos. Se hoje o Brasil passa por dificuldades é por causa dos anos de Desgoverno e Roubos do PT. Bolsonaro fez muito mais por este país que um ano e meio que o PT em 16 anos. Só não ver quem não consegue mais roubar juntos.

  34. A Lava Jato de Moro e Dalagnoll era boa quando estava caçando Lula e sua quadrilha. Agora que a Lava Jato está chegando perto de outras quadrilhas que se beneficiaram com a prisão de Lula, muitos que antes aplaudiam, estão desqualificando e questionando a legalidade das ações do "super Moro" e do Procurador Dalagnoll Coordenador da força tarefa da operação Lava Jato. Só que não estão notando, que se sujar a ficha da Lava Jato, limpa a ficha de Lula e de seus comparsas. Por quem você está torcendo???? Kkkkkkk.

    1. Na mosca! E perdão é algo pro plano religioso, um dever cristão. Não para reabilitar políticos.

  35. Eu sou de esquerda, em 2022, vamos retomar a presidência. Os trabalhadores, camponeses, agricultores, mães de família, estudantes, empresários que não pensam apenas nos lucros, todos, precisamos ir às ruas, para derrubar esse falso profeta, que só engana esse rebanho dele…

    1. , Lula presidiário e sempre condenado, Lula larápio e seguidores otários

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marcinho VP vira membro da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

Foto: Reprodução

O criminoso Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado com um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV), foi empossado como membro da recém-criada Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC), nesta quinta-feira (18/4), juntamente com outros cinco presos. As informações são do jornalista Ulisses Campbell.

Marcinho VP foi condenado a mais de 50 anos de prisão por associação criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, homicídio, entre outras acusações. Ele está preso há 37 anos. Atualmente, cumpre pena em regime fechado na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Na cadeia, o criminoso escreveu três livros: “Preso de guerra”, “Execução penal banal comentada” e “Marcinho — Verdades e posições”. Na Academia Brasileira de Letras do Cárcere, ele ocupa a cadeira número 1, batizada com o nome do escritor Graciliano Ramos.

Advogada diz que Marcinho VP se tornou um escritor “de grande magnitude”

Como não pôde deixar a penitenciária para ser empossado, Márcio dos Santos Nepomuceno foi representado pela família. Mãe, esposa e uma advogada compareceram à cerimônia.

Paloma Gurgel, advogada de Marcinho VP e coautora da obra “Execução penal banal comentada”, afirmou em nota enviada ao blog True Crime, do jornal O Globo, que Nepomuceno se tornou um escritor com obras “de grande magnitude”, que “consegue sobreviver” no cárcere “escrevendo livros através de cartas”.

Ela ainda disse que o convite para integrar a ABLC representa um reconhecimento “pelo seu esforço e dedicação em se ressocializar através da produção literária”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incra vai analisar invasão do MST em Ceará-Mirim

Foto: Adriano Abreu

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra) ainda não foi notificado oficialmente acerca da mais recente invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) em uma propriedade privada localizada numa comunidade rural em Ceará-Mirim, nas imediações da antiga usina de açúcar. Trata-se de mais um flagrante desrespeito à propriedade privada no Rio Grande do Norte. Foi a segunda invasão do MST somente no mês de abril.

O Incra afirmou que fará a análise da terra e visitas ao espaço após receber a notificação oficial acerca da invasão. Segundo informações de interlocutores do MST-RN, o espaço deve receber cerca de 20 famílias invasoras de um conjunto de 48 famílias, com expectativa para levantar barracos no local até o próximo dia 06 de maio.

“Vamos nos apropriando dessas ocupações que o movimento fez e tomar as devidas providências institucionais. Sobre a ocupação oficial ainda não fomos notificados. Depois na pauta que eles vão determinar, vamos nos adequar e verificar as possibilidades se tem ou não de averiguação in loco”, disse Adans Rayne, superintendente interino do Incra-RN.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

Foto: Getty Images

Em meio às discussões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre o dono da rede X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso que trata do bloqueio ou suspensão de redes no Brasil.

A partir da meia-noite desta sexta-feira (19/4) até 26 de abril, os ministros analisam, em plenário virtual, liminar do ex-ministro Ricardo Lewandowski dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

A liminar derrubou decisão proferida por uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades da ferramenta em 2016. Lewandowski entendeu que havia violações às liberdades de expressão e de manifestação na ordem da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Ela determinou o bloqueio por conta de uma investigação criminal que corria em sigilo na 62ª Delegacia de Polícia na cidade da Baixada Fluminense.

Já a ADPF questiona outra decisão judicial, que determinou o bloqueio nacional do WhatsApp, também em 2016, diante da recusa da empresa em fornecer, no âmbito de investigação criminal, o conteúdo de mensagens trocadas entre os usuários.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Recuperação de estradas do RN deve começar em junho, afirma SIN

Foto: Divulgação

O primeiro lote do programa estadual de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, cujo prazo de execução é até o final do ano, conforme divulgado pela governadora Fátima Bezerra (PT), deve ter as obras iniciadas até o próximo mês de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN).

Ao todo, quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos, serão recuperados. As vias que receberão as intervenções estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Até o momento, no entanto, não há empresas vencedoras para nenhum deles.

A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta no dia 3 de abril. Para o terceiro lote, com 14 trechos, a abertura do processo licitatório ocorreu no último dia 9.

Há cerca de duas semanas, ao ser questionado sobre a estimativa de conclusão das obras, Gustavo Coelho, titular da SIN, disse à Tribuna do Norte que preferia não falar sobre prazos relacionados ao programa. Nesta quinta-feira (18), ao ser procurada, a pasta informou que, apesar de a licitação ainda não ter vencedores, os serviços referentes ao primeiro lote serão iniciados neste semestre.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

Foto: Sérgio Lima/AFP

O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam em relatório divulgado na quarta-feira (17) por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. O colegiado do Legislativo americano obteve as ordens judiciais e as publicou após intimação parlamentar feita ao X, o antigo Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, que protagonizou embates públicos com Moraes nos últimos dias.

A chamada Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação foi criada na gestão do ministro Edson Fachin, em 2022. O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy foi escolhido para comandar o setor. O órgão detém a atribuição de monitoramento das redes sociais, identificava publicações “irregulares” e encaminhava os casos para Moraes avaliar e, então, determinar a retirada do ar “com urgência”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Foto: Sandra Sanders/Reuters

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir se mantém a proibição no Brasil sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos (também chamados de vapes).

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio popular ou online e o consumo, especialmente entre os jovens, só aumenta, com sérias consequências para a saúde.

O g1 apurou que a agência deve manter a proibição e ainda incluir pontos para endurecer o cerco aos vapes, como a recomendação de campanhas educativas e reforço na fiscalização, incluindo no meio online, principal meio onde o comércio ilegal acontece.

A consulta pública realizada pela Anvisa como parte do processo de revisão da norma vigente apontou que a maioria dos profissionais de saúde disseram ser contra a liberação no Brasil. Considerando o público participante total, quase 59% disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro pede que Zanin seja impedido de analisar recurso contra inelegibilidade

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Cristiano Zanin não analise o recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Os advogados pediram para que o ministro se declare impedido ou suspeito de relatar o recurso. Caso o ministro se declare impedido, ele não poderá participar da decisão sobre o caso.

A defesa argumenta que, na época em que Zanin era advogado, ele e sua mulher, Valeska Zanin, ingressaram com uma ação na Corte Eleitoral com o mesmo tema. Segundo a defesa, isso “formalizou sua convicção profissional quanto à ilegalidade da conduta entabulada por Jair Messias Bolsonaro”.

“Não se está a questionar, na espécie, a imparcialidade do relator para julgar o ex-presidente por questões ideológicas, mas, especificamente, em razão de sua anterior atuação profissional, em favor de coligação adversária, no próprio pleito eleitoral (de 2022)”. complementa a defesa.

A definição de que a relatoria do recurso ficaria com Zanin — que é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — veio por sorteio realizado em dezembro do ano passado.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Justo, muito justo, mas, todos sabem que a decisão será a mesma …com ou sem Zanin….!!! Ou a turma vai endoidar depois de todos os fatos…????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Israel revida ataque e bombardeia o Irã, segundo imprensa dos EUA

Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (16), citando um oficial dos Estados Unidos. O jornal “The New York Times” disse que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.

No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones iranianos em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense avaliava uma resposta militar.

A imprensa do Irã disse que, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. A região fica a 450 km de Teerã e tem instalações nucleares. O espaço aéreo chegou a ser fechado, e voos foram cancelados.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Musk sobe tom e diz que Moraes “interferiu nas eleições do Brasil”

Imagem: reprodução/X

Em mais um capítulo envolvendo o aumento da tensão entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, o empresário disse que ministro interferiu nas eleições de 2022.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections”, escreveu o bilionário, no X [antigo Twitter], na noite desta quinta-feira (18/4). O comentário foi feito por Musk em uma publicação do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que fez reportagens sobre o que ficou conhecido como “Twitter Files”.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections” [De Moraes definitivamente interferiu nas eleições do Brasil”, escreveu Musk.

Nos últimos dias, Elon Musk usou a rede social para acusar o ministro de “censurar” parlamentares e militantes de oposição ao governo Lula. Alexandre de Moraes, por sua vez, incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais que corre no STF.

Nesta quarta-feira (17/4), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou relatório com decisões sigilosas de Moraes envolvendo o X e outras plataformas digitais.

Além de ocupar o posto de ministro do Supremo, Moraes também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a eleição ocorrida em 2022. A coluna procurou o ministro. O espaço segue aberto à manifestação.

Paulo Cappelli, Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Quero vê essa panela de pressão explodir, dentro daquele Senado no colo do paxequim de MG, senador covarde, fraco,corrupto, ele já deveria ter colocado um freio nessa bagunça, motivos não falta.
    Falta caráter e vergonha na cara, coisa que aquele cara de xôro não tem.

  2. Aguardem mais 72h
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Liguem seus celulares apontando para os satélites de Musk…ele chamará os ET’s…🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. Moraes sinaliza preocupação com bancada conservadora em 2026 FONTE – CNN . Não estou falando nada. Só pra refletir. Por que um ministro que já foi até do TRE tem essa preocupação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘A lei quebrou a lei’, diz Elon Musk sobre decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes

Imagem: reprodução/X

O bilionário dono da plataforma X (antigo Twitter), Elon Musk, disse nesta quinta-feira, 18, que “a lei quebrou a lei” ao compartilhar uma publicação que critica a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de Moraes. A afirmação se dá após a divulgação de um relatório sobre a suposta “censura do governo brasileiro” ao X por ala do Partido Republicano na Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA.

A publicação feita por Musk na própria plataforma é uma resposta a um usuário que compartilhou informações do relatório que inclui 88 decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinam a retirada de perfis de redes sociais, como X, Facebook e Instagram.

De acordo com o STF, os documentos divulgados pelos deputados dos EUA não são as decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim os ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão. “Todas as decisões tomadas pelo STF são fundamentadas, como prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação”, informou o Supremo, em nota.

“O STF do Brasil assumiu poderes extraordinários para iniciar investigações de forma independente. (…) Esta decisão foi tão controversa que até antigos juízes a criticaram como sendo sem precedentes e totalmente inconstitucional”, escreveu o comunicador Mario Nawfal, na publicação que foi compartilhada por Musk.

Ainda segundo o relatório, Moraes, que preside o TSE, faz uma “campanha de censura” sob o argumento de combate ao discurso de ódio, fake news e atos antidemocráticos. Segundo Musk, em outra publicação sobre os dados revelados pelos deputados republicanos, a suspensão de perfis “de representantes eleitos” determinadas por Moraes “violam a legislação” brasileira.

A publicação original alega que as ordens do ministro do STF têm o objetivo de “censurar” a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A suposta “perseguição” à direita brasileira tem sido usada por parlamentares aliados do ex-presidente para tentar fundamentar a tese de que o magistrado pode estar atuando para além de suas competências judiciais. Argumentos de “traição à Constituição” e “violação das leis do país” já foram utilizadas por Musk para afirmar que o ministro deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.

As decisões de Alexandre de Moraes pela desativação das contas foram tomadas ao longo dos últimos quatro anos no âmbito das investigações sobre milícias digitais e no chamado inquérito das fake news, que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *