EDITORIAL: ESCOLAS CONTINUARÃO FECHADAS. O RN dá aula de descaso e abandono

A governadora Fátima Bezerra foi às redes sociais para anunciar o adiamento mais uma vez do retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Norte, previsto para a segunda-feira, dia 17. De acordo com o Governo, avaliações feitas mostram que a volta das aulas se mostra inviável.

Com isso, permanecem sem aulas tanto os alunos da rede pública estadual, redes municipais de ensino e também os alunos da rede particular.

Tal prorrogação, sob o argumento de que não há indicação de segurança do ponto de vista sanitário, para o retorno de crianças e jovens às salas de aulas, revela, na verdade, o despreparo da gestão atual.

Sem ter criado condições para que escolas públicas estaduais pudessem ter adotado um protocolo sanitário, o Governo do Estado prefere punir a todos.

O raciocínio parece ser o seguinte: como as escolas públicas não estão preparadas, as dezenas de milhares de alunos de escolas particulares que trataram de se organizar durante a pandemia também não podem voltar ao convívio presencial com professores e colegas. O Secretário de Educação inclusive lançou a ideia de fazer dois anos em um para não existir evasão escolar.

Por conta do despreparo e do descaso, o Estado resolveu nivelar todo mundo por baixo. E o discurso que a volta das aulas em escolas particulares e a continuidade da suspensão nas escolas públicas aumentaria o fosso da desigualdade é tentativa de mascarar a maior das verdades: o Estado do Rio Grande do Norte simplesmente não se preparou nem cuidou de retomar e garantir a educação de crianças, jovens e até adultos.

Próxima semana, completarão cinco meses de pandemia. Mais de 150 dias. E nenhuma providência concreta para garantir a retomada da Educação Pública. Nem permissão para liberar as aulas nas escolas particulares. E olhem que o protocolo elaborado pelas escolas particulares tem todas as opções, inclusive o PAI que não quiser que o filho retorne presencialmente, tenha o mesmo conteúdo virtualmente instantaneamente, inclusive com rodízios.

No Rio Grande do Norte, as escolas permanecerão fechadas. E a maior aula, dada pelo Governo do Estado, é a do descaso e do abandono da Educação e da falta de ação.

BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marcelle Borba disse:

    A quem achar que a escolas só devem voltar com uma vacina…
    Vacina não se faz da noite para o dia, particularmente em escala mundial, mesmo que seja a criada uma vacina, haverá limitação de insumos para produzi-la! Vamos manter as crianças sem educação e socialização até 2022. Muitas das vacinas que oferecemos aos nossos filhos não são isentas de riscos à saúde e atualmente convivemos com muitas doenças endêmicas ( dengue, Zika, etc), mas nem por isso é indicado deixar de vacinar ou colocar nossas crianças numa bolha para evitar todas as doenças. A socialização e o ambiente escolar são muito importantes para a saúde mental de nossas crianças. Considerando as estatísticas atuais de Covid, não se justifica mais privar as crianças disso, salvo em situações de comorbidades. Quem não se sente seguro, não mande, mas deve-se garantir o direito de escolha das família!

  2. Cigano Lulu disse:

    Xô, pandemia malvada! Você está impedindo Fatão GD de fazer uma grande revolução na Educação pública desta taba de Poti. Tô de mal com você.

  3. André disse:

    Que escolas particulares estão com esse aparato que vc comenta? 1% das escolas que atendem a elite potiguar? Pelo amor de Deus a maioria das escolas particulares são escolas de bairro que figem ter segurança sanitária.

  4. Isabel disse:

    As escolas têm de voltar! Infelizmente a escola pública, na sua grande maioria, já tem uma diferença estruturante em comparação com a privada. Agora esse degrau terrível está sendo considerado? Contradição e hipocrisia. Se for assim, teriam que ficar fechadas para sempre. Cabe ação judicial, claramente.

  5. Fernanda disse:

    LIÇÃO DE RESPEITO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, AOS FAMILIARES E AOS ESTUDANTES DO ESTADO DO RN.
    Não é a toa que somos o Estado com melhor desempenho no enfrentamento do CORONAVÍRUS.
    Parabéns Governadora.
    Ouvir os Profissionais da Saúde baseados na Ciência, por meio do seu Comitê Científico e proteger os Professores e funcionários, protegendo também estudantes e seu familiares é o maior dever de um gestor comprometido com a vida antes de fazer politicagem.
    PARABÉNS GOVERNADORA!!!

  6. josivan disse:

    Concordo com o governo!
    Não temos segurança sanitárias ainda.
    Infelizmente tenho que discordar de vc Bg.

  7. anderson disse:

    Visão clássica de mercado, sem analisar variáveis da sociedade. Pessimo.

  8. Paulo Furtado disse:

    Fátima Bezerra, continua seguindo aquela máxima do Partido Chinês: "o povo nos nossos pés. Quanto pior, melhor !!!"

  9. Marieta disse:

    Os meus ficarão em casa. A pandemia não acabou e ninguém se responsabilizará caso as crianças peguem essa doença. Não temos como prever quem desenvolverá a doença de maneira brusca e nem os médicos sabem ao certo as consequencias que isso terá no futuro. A maior idiotice que vi foi levar esse debate para o partidarismo cego e inconsequente.

  10. Eduardo disse:

    Só quem tem interesse no não retorno às aulas é quem tá recebendo sem trabalhar. Tem que voltar sim, com responsabilidade, de forma opcional, mas tem que dar o direito constitucional à educação! Isso sim é serviço essencial.

  11. Gabi Castro disse:

    O retorno de forma consistente, obedecendo os protocolos e para as famílias que não fazem parte dos grupos de risco é algo que precisa acontecer, não estamos falando apenas do aprendizado regular, mas de socialização, de saúde emocional, de desenvolvimento através de trocas e experiências.
    Não sou a favor do retorno em forma de manada, mas sou a favor do retorno daquelas escolas que se mostrarem prontas para esse retorno. Acredito que a rede pública não esteja pronta, mas a rede privada tem investido nesse retorno e tem interesse que o mesmo seja o mais tranquilo e seguro para as crianças.
    Sou a favor do direito de escolha dos pais, visto que cada família vive uma realidade diferente, essas deviam poder decidir se gostariam de continuar as aulas online ou voltar com as aulas presenciais.
    É muita hipocrisia termos restaurantes, bares, academias, shoppings abertos (todos frequentados pelos mesmos pais dessas crianças e muitas vezes por elas) e manter fechadas as instituições de ensino que poderiam trazer uma melhor qualidade de vida a muitas famílias, as famílias que escolherem esse retorno.

  12. M.D.R. disse:

    Voltar às aulas , só com a VACINA.

  13. Greg disse:

    Sou pai, tenho 2 filhos em escola particular e mantenho no sistema EAD enquanto puder. Compreendo as dificuldades das escolas públicas que são enormes à frente das particulares (aei sim a cobrança no governo tem que ser outra em separado). Mas enquanto tiver um sistema (no caso EAD) que dê sustentabilidade a meus filhos vou levando pra não perder o ano, se NO MÁXIMO a escola encontrar um sistema de fazer as provas no modelo presencial com hora marcada e distanciamento não vejo problema…a questão é todo dia juntar gente com crianças é difícil. Não vou perder o ano de meus filhos, vai de EAD sim!

  14. Márcia Guedes disse:

    Eu não entendo esse povo…
    Se as Escolas continuam fechadas, reclamam.
    Se abrem, quem é que vai garantir a vida de nossos filhos???
    Se abrirem as escolas, haverá mortes de Criança, adolescentes e jovens em massa.
    O que seria melhor: abrir as Escolas e perdermos os nossos Filhos para o COVID ou ter-los em casa e VIVOS????
    #ESCOLASFECHADASSIM

    • Tessalio disse:

      Pense num comentário idiota, coisa de "petista" missianica, q come toda mierda.

  15. Maria Raquel disse:

    Acho interessante pessoas que não têm nenhuma vivência ou experiência com a rotina de uma escola, dizer que é seguro o retorno presencial e que as escolas privadas estão preparadas. Engano seu! Nem as escolas, alunos, professores e colaboradores estão preparados e nem estarão. O protocolo de segurança é complexo e os alunos não irão segui-lo à risca. É difícil para os adultos, imagine para as crianças. Falo com propriedade pois trabalho com coordenação escolar há mais de 15 anos. Seus filhos em casa estarão em segurança.

  16. Jean Carlos disse:

    Descordo totalmente de você BG, a pandemia não acabou, quando se trata dos nossos filhos, independentemente de ESQUERDA ou DIREITA, temos que ter total segurança pra zelar pela saúde deles e dos familiares.

  17. Chico bento disse:

    Que editorial ridículo… sem noção amigo, sinceramente ñ toque mais nesse assunto pq mostra uma total falta de conhecimento, chega a ser irresponsável da sua parte, faça isso ñ vc parece até ser uma pessoa inteligente e sair com um absurdo desse

  18. Cristine Rosado disse:

    Parabéns pela coragem! Escola é vida . E a ineficiência do governo para abrir escolas sob sua responsabilidade quer demonstrar que manter escolas fechadas , mesmo as rigorosamente preparadas ( no caso as privadas) ,é cuidar da vida . Os dados e as pesquisam comprovam que podemos voltar a oferecer desenvolvimento , saúde mental , manter emprego e continuar o bela missão de educar . Estamos disponíveis para que a escolha seja da família ( presencial ou remota) . Pessoas com comorbidade não retornarão . Pq insiste em dar invisibilidade a importância de nosso trabalho ? Está claro e é triste . Estamos tbm dispostos apoiar as escolas públicas. . É preciso olhar com atenção para as escolas privadas . O descaso é desabonador .

  19. Cristine Rosado disse:

    Excelente matéria ! Escola é vida . E a ineficiência do governo para abrir escolas sob sua responsabilidade quer demonstrar que manter escolas fechadas , mesmo as rigorosamente preparadas ( no caso as privadas) ,é cuidar da vida . Os dados e as pesquisam comprovam que podemos voltar a oferecer desenvolvimento , saúde mental , manter emprego e continuar o bela missão de educar . Estamos disponíveis para que a escolha seja da família ( presencial ou remota) . Pessoas com comorbidade não retornarão . Pq insiste em dar invisibilidade a importância de nosso trabalho ? Está claro e é triste . Estamos tbm dispostos apoiar as escolas públicas. . É preciso olhar com atenção para as escolas privadas . O descaso é desabonador .

  20. Gustavo mafra disse:

    Só uma pergunta a quem fala que volta só com a vacina. E se a vacina só chegar em 2022???? Vai ficar um monte de meninão nas séries primárias????
    Pq lembrem -se que aqui é o BRASIL, nordeste e a politicagem fala mais alto.
    Tudo vira rotina. Ninguém mais fala "fique em casa" ninguém mais fala pq tudo reabriu. Com as escolas será a mesma coisa, na primeira semana aquele auê e em 5 dias vai virar rotina as aulas.

  21. Aline Carneiro disse:

    As escolas garantem a volta sem disseminação do vírus? Se responsabilizarao quando as criancas aparecerem doentes. E como vai fazer para assumir as aulas quando os professores adoecerem? Quanta irresponsabilidade num editorial só!

  22. José disse:

    A governadora está certíssima. Se determinar volta às aulas os meus filhos ficam em casa.

  23. Artur disse:

    Como se o único problema do RN na gestão de Fátima fosse o covid e a volta as aulas. A criminalidade no Estado quase que triplicou , os salários atrasados, 5 milhões desaparecidos… Perseguição a servidores principalmente a policiais que não são da cartilha "antifascista", perca de empresas de grande porte para outros Estados.

  24. Djailson Castro disse:

    Seria admirável se a preocupação de volta ás aulas fosse realmente a preocupação com a educação, mas infelizmente é só interesse de alguns que estão preocupados com suas receitas e não com a vida das pessoas. Aprendam a conviver o com o novo! Os cães ladram e a caravana passa!

  25. Rita disse:

    Se as Escolas privadas têm todas as condições sanitárias, estruturais e de corpo docente,pq não liberar as Escolas Privadas.Ou o intuito desse Desgoverno é não passar o recibo de Incompetência mais do que ja passou,ou quer quebrar as Escolas Privadas.

  26. JVCosta disse:

    O presidente do sindicato das escolas particulares disse que mais de 60 escolas ainda não conseguiram obter a certificação de biossegurança. Como voltar as aulas? E os estudantes que moram com os grupos de risco? Vamos parar de fazer politicagem de tudo. BG, admiro vc, mas vamos ser sensatos, independente de lado político.

  27. Ana Maria Lopes disse:

    Parabéns pelo editorial BG!
    Governadora despreparada! Não fez NADA, nem sequer Hospital de Campanha conseguiu viabilizar. E para piorar, tem uma equipe incompetente!

  28. Antonio Turci disse:

    Com vírus ou sem vírus, a vida tem que voltar ao normal. Elementar.

  29. Teobaldo Medeiros disse:

    Minhas filhas não voltam!

  30. Observador disse:

    Como é fácil criticar quando não é responsável por p. nenhuma.

    Quando aparecessem turmas inteiras contaminadas vc viria reclamar né? Chamar de irresponsável a volta as aulas.

  31. Paulo disse:

    Vamos ser justos e sem interesse políticos partidários. Sou professor e já estou dando aula por outros meios.

  32. Manoel disse:

    Daqui a pouco BG apaga o texto como fez com a mentira sobre Fátima Bezerra ter exonera coronel da PM de cargo na Corregedoria por ele ter supostamente se manifestdo apoiando a policial no caso do IFRN.
    É que as vezes a paixão ideológica é maior q o jornalismo, né BG.

    • Roberto disse:

      No caso da grande mídia no Brasil o amor ao dinheiro, ao comunismo e ao comunismo de George Soros acabou com o jornalismo.
      Antigamente o Jornal Nacional era sinônimo de jornalismo sério.
      Hoje em dia parece rádio de interior que pertence a prefeito.
      UOL e Folha do mesmo jeito.
      Jornalistas de extrema esquerda torcendo por Maduro…
      Querem acabar com a lava e que o Brasil vire uma Venezuela.

    • Braulio Pinto disse:

      Roberto, o interesse em acabar com a lava jato não é só da esquerda. A esquerda quer derrubar Moro e acabar com a lava jato como vingança pelos corruptos esquerdistas condenados. Mas o maior patrocinador das ações com esse objetivo é o atual presidente, visando defender a quadrilha dos filhos e eliminar a concorrência para as próximas eleições.

  33. Nathalia disse:

    Sou mãe e apoio a volta às aulas ! Fátima, pare de destruir nosso RN!

    • Carlos disse:

      Se tiver seu filho ou filha com diagnóstico em estado grave e avançado, acho que não falaria tanta besteira e fecharia essa matraca.

    • Crítico disse:

      Tu quer é se livrar do pestinha em casa, atazanando seu juízo.

  34. Diego disse:

    Lamentável ler isso… Pesquisas foram feitas e a maioria esmagadora dos pais tanto da rede pública quanto privada responderam que não se sentem seguros em mandar seus filhos para escola neste momento. Não existe vacina, não existe cura, não existe "nada" que dê 100% de garantias de não contaminação dos alunos, professores, servidores das escolas e todos os familiares dos envolvidos. Tenho 2 filhos em idade escolar, no ensino fundamental e no médio, ambos em casa e com aulas on-line. As aulas são boas? As aulas são suficientes para o aprendizado? A resposta é NÃO, existe um prejuízo sim, educacional e emocional. Vários fatores externos também contribuem para aumentar o prejuízo escolar deles, mas lhes garanto " A SAÚDE E A VIDA" valem muito mais que um ano escolar. Um ano escolar se recupera uma vida perdida não. Não podemos pensar somente no emprego, na renda, quando a doença bater a porta daquele que concorda com o retorno as aulas hoje, talvez ele reveja seus conceitos.

  35. Kattson Magnum disse:

    Total absurdo e covardia da parte da governadora, com esse novo adiamento no retorno das aulas presenciais, com isso, ela está penalizando as escolas particulares porque está tomando como base as escolas estaduais que realmente não tem a menor condição de retorno, estrutura alguma, mas as particulares já investiram para cumprirem os protocolos de segurança e estão prontas para o retorno.

    • Carlos disse:

      Acho que a contaminação aumentará seja em escola pública ou escola privada, acho que a Governadora tá correta em não permitir o retorno em ambas as redes de ensino. Parabéns a Fátima Bezerra, decisão acertada, não podemos por em riscos mais vidas do que já está ocorrendo, como todos estão vendo.

  36. De olho disse:

    Me desculpem as escolhas políticas, agora votar em Fátima é esperar o quê? Fátima nunca administrou um carro de confeitos, com todo respeito a atividade e querem que ela tenha capacidade de administrar estado. Estamos perdido.

  37. Socorro Melo disse:

    Sabemos que as escolas públicas não estão preparadas para o retorno as aulas, mas as escolas privadas estão (protocolo pronto, barreiras sanitárias instaladas, professores e demais colaboradores treinados nas boas práticas de combate ao COVID 19). Então se os demais estabelecimentos foram autorizados a funcionar, as escolas privadas devem ser autorizadas a retornar suas atividades presenciais para aqueles que escolherem voltar a escola, até porque vários pais já voltaram a trabalhar.

  38. Pedro disse:

    Fica difícil falar algo positivo desse governo, parece que estamos num deserto de ideias e ações preocupante, a falta de aptidão de gestão é assombrosa, tanto ela como seus secretários, parecem viver em um mundo surreal e desprovido de qualidades edificantes. Vamos penar muito, a coisa descamba para um cenário horroroso em todos os niveis da administração pública.

  39. Damiao disse:

    Vc colocaria seu filho para correr o risco de contrair a civis, deixe de ser hipócrita, o RN está em fase de decadência dessa doença, justamente pelo fato da governadora ter tomado essas medidas, e não cedeu as pressões das escolas particulares, parabéns governadora, pela preservação da vida.

    • Vânia Lúcia de Lima. disse:

      O Contexto é complexo. Mas sei o que é perder parentes por causa da COVID-19. O que adianta voltar às aulas sem preparação. Quem garante os estudantes ficarem sem se abraçar, sem se aglomerar. A governadora, sinto muito BG, está correta em sua decisão de não deixar as aulas serem retomadas ainda 3m 2020. #vidas humanas importam mais que a economia.

  40. Paulline disse:

    Falou tudo! Um absurdo deixar a educação de lado!

  41. Chicó disse:

    O RN tem o governo que merece !!! Falta de aviso não foi. A incompetência e o descaso são as palavras de ordem da administração estadual. Se você chama a atenção para o desastre governamental que é essa gestão, lhe chamam de radical e de tudo mais. Mas os fatos estão expostos para todos verem. Fátima está mais perdida que cego em tiroteio e está levando o estado para túmulo.

  42. Marilia disse:

    Editorial sensacional!!! Disse tudo!!! Uma vergonha a educação ser tardada em última instância. Quantas escolas investiram e estão mais que preparadas para o retorno seguro e responsável. Nós, pais, temos o DIREITO DE ESCOLHER pelo melhor para os nossos filhos.

  43. JL disse:

    Aí é simples enquanto e poder protelar vai fazer. Pq na hora que as Aulas voltar o professores da rede estadual vai precionar ela pelas reivindicações que ela ficou de cumprir e até agora nada.
    Ela como ex da ala de educação não tem moral pra conversar com a categoria.

    Agora ela tá vendo que reivindica e fácil, agora atender e difícil.

    Sindicalista no executivo e um tiro no pé.

  44. Lourenberg Lourenço de carvalho disse:

    BG eu sei que vc é bolsonarista assumido e admiro muito vc ,mas as vezes você se comporta como um BOLSOMINION se esforce pra não se torna um,se policie

  45. Dinho disse:

    Acho que o editorial tem razão, no que se concerne ao preparo das escolas particulares. Verdade, também, que há necessidade de voltar as aulas presenciais, pois melhor rende. Mas eu que tenho filho pequeno, não levaria pra escola, e olhe que pago caro. Mas enquanto não houver vacina, prefiro as aulas online. Desculpa, mas acho que é o sentimento da maioria, segundo inclusive pesquisas.

  46. Maria disse:

    O governo não fez sua lição de casa. Precisamos cobrar que faça, pois em todos os países que as aulas voltaram e os protocolos de segurança foram aplicados a curva continua em declive. Ontem no Jornal Nacional.
    Mas o governo não tem um protocolo de retorno, ao menos não apresentou ainda.

    • Carlos disse:

      Alguns países que retomaram as aulas já estão suspendendo novamente, já.vez que a contaminação aumentou, vá estudar antes de falar e tenha consciência do que fala.hahaha

  47. Marcelle Borba disse:

    Exatamente! Descaso com a educação e com as famílias! Não privamos nossas crianças da socialização e do aprendizado em função de tantos outros agravos à saúde que convivemos atualmente de forma endêmica (dengue, Zika, etc). Com os níveis atuais da Covid-19, não há mais justificativa em privar às crianças do ambiente escolar, ainda mais considerando as estatísticas de reabertura de outros lugares. Estamos atualmente expondo as crianças a danos psicológicos por um isolamento tão longo, não se observando mais uma justificativa pertinente.

  48. Luciana disse:

    Falou tudo!!! É lamentável ver uma governadora, que é professora, demonstrar tamanho descaso com a Educação, com seus colegas que estão correndo riscos de perder seus empregos e principalmente com os alunos que, para todo professor, são prioridades!! As escolas particulares vem se equipando e se organizando a meses, mesmo com suas receitas bastante reduzidas por causa de tantos cancelamentos, principalmente na Educação Infantil. O auxílio do governo federal acaba hoje, como faremos para pagar a folha sem receita?! O governo estadual irá assumir esse compromisso? Ela irá incluir os funcionários das escolas particulares na sua folha de servidores públicos?

  49. Humberto disse:

    Que matéria mais irresponsável, até parece que a Pandemia acabou.

  50. #Bolsonaro tem razão disse:

    Essa Desgovernadora que se diz professora é de uma incompetência ridícula, despreza tudo que afeta a camada mais vulnerável como saúde, segurança e educação.

  51. Maritza Vale disse:

    Engraçado que todos querem opinar, resolver o problema, decidir por uma situação que não tem só uma via, educação é via de mão dupla! Tem alunos e professores. Todos só observam a via aluno, nós professores nunca fomos ouvidos para saber o que nos preocupa nesse retorno às aulas presenciais! Não entendemos esse adiamento com descaso ou despreparo; e sim como cuidado com a vida, amor à vida. Grande parte dos professores da rede pública estadual faz parte do grupo de risco e/ou tem alguma comorbidade. Que nossa gestora sempre tenha esse olhar mais humano que material. Assim ela está salvando inúmeras vidas que se doaram por tanto tempo em formar pessoas mais humanas que vc, que fez essa matéria!

    • De olho disse:

      Deixe de fazer comentário de militante já ultrapassado!

    • Tom França disse:

      Concordo de forma total, ampla e irrestrita, com você! Se tem um profissional que está sempre relegado a um terceiro plano, esse chama-se Professor! No "desprogramar" da sem graça da fatima Bernardes, isso ficou bem claro. Ademais, não existe a mínima certeza de garantia de segurança, nem nas escolas particulares. Esse doença é traiçoeira e invisível! Esse editorial pra mim, foi totalmente desnecessário e aglutinador da polarização, que por si só, já foi responsável por tantas vidas ceifadas. BG deveria ter o zelo com seus seguidores, no sentido de evitar mais discordância. Fica também muito claro nesse editorial, que existem muitas "marias vai com as outras"!

  52. Gilka disse:

    Amigo, vc precisa conhecer melhor a situação dos vulneráveis do estado q a escola pública é sua única esperança. Eu q digo meça por baixo vc, q pertence uma classe mais favorável, existem zonas rurais, nos confins do nosso estado q utilizam os transportes públicos, existem periféricos, existem escolas pegando fogo pq a própria estrutura da escola ñ comporta ar, existe escolas como o Anísio Teixeira q a acústica n permita q salas fiquem com uma ventilação natural devido a sua localização. Não é uma crítica a sua matéria é uma constaçao p evitar mais discórdia social, por conta de matérias assim, a sociedade brasileira está intoxicada.

  53. Ana Flavia Oliveira disse:

    Isso mesmo!! Governo despreparado e inerte frente às necessidades da população. Os dados epidemiológicos mostram a possibilidade de retorno, mas querem aguardar mais, como registrado nas redes sociais do próprio governo, para continuar procrastinando o investimento necessário nas escolas públicas. Escolas particulares estão prontas para voltar e as públicas ainda não pela inércia do governo do estado. Se não sabem gerir adequadamente, permita quem sabe voltar às atividades.

  54. Aprígio disse:

    Belo editoria e verdadeiro BG.
    Fátima do PT ta acabando com o RN.
    Lamentávelmente.

  55. Joaquim disse:

    Falou a verdade

  56. José Hamilton disse:

    Incrível a inversos de valores! Educação deveria está em primeiro lugar sempre! As escolas particulares estão mais do que preparadas, porque não proporcionar as famílias a possiblidade de escolha ? @movimentoeducarporamor

COMENTE AQUI