Tudo continua como antes no Rio Grande do Norte. Pelo menos nos domínios do Ministério Público Estadual.
Alheio à crise que afeta o País e o estado e que tem causado o atraso no pagamento de salários dos servidores – do Executivo, diga-se de passagem, nunca do MP – a Procuradoria Geral de Justiça teve a coragem e encontrou uma forma rápida e bastante inteligente de ficar abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito aos gastos com pagamento de pessoal.
De uma só vez, o MP incluiu 11 promotores e procuradores no Programa de Incentivo à Aposentadoria Voluntária. Gastou R$ 4,9 milhões de um total de R$ 5 milhões reservados para o PIAV em 2016 e aposentou seus integrantes.
Com isso, anunciou que atingiu a meta de ficar abaixo do limite de gastos com pessoal estabelecido pela LRF.
Cada aposentado levou no bolso uma indenização que vai de 263 mil reais a 600 mil reais.
E o Ministério Público ainda divulgou que está dando sua valiosa contribuição ao Erário Público.
Detalhe importante: os senhores promotores e procuradores deixam de figurar no quadro de despesas do MP e passam a constar na folha de inativos do Estado. Ou seja, as aposentadorias generosas serão pagas pelo contribuinte, nesse caso o executivo.
É mole ou quer mais?
Desse jeito, é fácil atingir meta, ficar abaixo do limite da LRF.
No melhor estilo: “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.
Interessante observar que a existência de recursos suficientes a pagar indenizações somente demonstram a discrepância que é o orçamento da PGJ-RN, cuja previsão na LOA do ano de 2016 foi de 299 milhões, enquanto no Estado do Ceará, pelo menos duas vezes mais rico que o RN, a LOA de 2016 previu um orçamento de 292 milhoes para a PGJ-CE. Ou esta é muito pobre, ou então é a nossa que é muito rica. Já está mais do que na hora dos deputados eleitos observarem esse tipo de discrepância, onde também enquadra-se o Poder Judiciário, que no Ceará teve orçamento previsto para 2016 de pouco mais de R$ 1 bilhão, sendo 860 milhões para despesa com pessoal, enquanto no RN o orçamento do TJ foi de 1 bilhao e 237 milhões, sendo 904 milhões orçados so para despesa com pessoal.
Está tudo contaminado!! Não há mais honestidade e bom senso neste país. O Judiciário é igual ao legislativo, assim, o juiz é igual ao deputado e o desembargador é igual ao senador. Ou seja, estamos perdidos!!
Uma dessas verbas indenizatórias, de fato, é uma anomalia, mas que, infelizmente, foi concedida há tempos. É o caso da PAE. Imoral, mas legal, tendo recebido a chancela dos três poderes da República. Interessante detalhar que essa indenização já era irrevogável e os membros agora aposentados iriam recebê-la de todo jeito. O que o atual PGJ fez foi apenas antecipar o pagamento a partir da economia realizada em outras rubricas, ocorrendo só um remanejamento da despesa pública. As outras verbas indenizatórias, a exemplo de férias atrasadas e licenças, são concedidas a todo trabalhador. Com a aposentadoria desses membros, evitou-se os fatos geradores de mais férias e licenças, sem contar os abonos de permanência. Além disso, ainda é possível pensar em uma revitalização do quadro institucional, com a retira de um ou outro agente público eminentemente figurativo. Ao meu modo de ver, fez-se nada mais que um gasto eficiente dos recursos públicos destinados à instituição.
Detalhe importante 1: os senhores promotores e procuradores contribuíram toda a vida para a previdência, sendo a aposentadoria decorrência lógica do financiamento do seguro social, tendo em vista o preenchimento dos requisitos legais. Ou seja, depois de ajudarem a sustentar por décadas os benefícios previdenciários já concedidos, agora vão ser sustentados pelas novas contribuições. Em tese, era para o sistema ser equilibrado. Se não o é, certamente não por culpa deles. Talvez não seja equilibrado por um saque aqui ou acolá. A aposentadoria é um direito social conquistado a duras penas, atualmente previsto em tratados internacionais de direitos humanos e na Constituição Federal.
Detalhe importante 2: desde que o RN é RN que o IPERN, autarquia vinculada ao Executivo, congrega como beneficiários todos os servidores efetivos, civil e militar, dos três poderes (artigo 6º da Lei Complementar Estadual 308/2005). As ditas aposentadorias generosas não vão ser custeadas pelo Executivo (tecnicamente falando, o Executivo, por meio do IPERN, vai apenas operacionalizar) Basta dar uma olhada no artigo 16 da Lei Complementar Estadual 308/2005, que delimita as váááárias receitas do Fundo Previdenciário do RN (Art. 16. Constituem receitas do Fundo Previdenciário: I – a contribuição previdenciária do Estado incidente sobre a folha de pagamento daqueles que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar, observado o disposto no caput do art. 21; II – a contribuição previdenciária dos segurados ativos e inativos que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar, observado o disposto no caput do art. 21; III – a contribuição previdenciária dos pensionistas dos segurados que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar; IV – as doações, subvenções e legados; V – as decorrentes de aplicações financeiras de seus recursos, bem como suas receitas patrimoniais; VI – os valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do art. 201, § 9º, da Constituição Federal, relativos aos segurados a que se refere o art. 15 desta Lei Complementar; e VII – as demais dotações especificamente consignadas para tal finalidade no orçamento estadual).
Detalhe importante 1: Se o raciocínio juridico conclui que a verba é imoral, já há tempos vigora o principio da moralidade na administraçao publica e, portanto, ainda que seja prevista em lei, ao ser imoral, a lei viola o principio da moralidade, sendo inconstitucional.
Detalhe importante 2: As férias são para ser usufruídas, e nao indenizadas. Cabe a quem tem o poder de direção deteminar a fruição mediante planejamento adequado. Se haviam férias vencidas, permanecendo o membro na ativa, deveria ser feito um planejamento para que as mesmas fossem usufruídas, e não indenizadas com recursos dos contribuintes. Além disso, já que tinham um ou outro agente publico figurativo (sic), não iria causar qualquer prejuízo a concessão das ferias devidas.
Detalhe importante 3: É inconcebivel que um membro de poder seja um agente figurativo (sic), pois eles tem deveres que devem ser observados, cabendo a quem administra exigir o cumprimento, e não instituir programa sob o pretexto de revitalização do quadro institucional, pois o ordenamento constitucional hoje vigente há instituto criado exatamente para manter o agente publico que preenche os requisitos para aposentadoria voluntária na ativa, exatamente para proporcionar economia ao Estado, conforme fundamento sedimentado em todas as decisões judiciais, fundamento utilizado nclusive para conceder abono de permanencia aqueles que preencheram pd requisitos da ec 47/05, ainda que referida emenda não tenha previsao para tanto.
Qualquer programa de incentivo a aposentadoria voluntária do servidor publico, no ordenamento jurídico hoje vigente, é inconstitucional. Há na constituição federal e em emendas constitucionais previsão de instituto, abono de permanência, cuja finalidade é, conforme todos os julgados do poder judiciario, incentivar o servidor a não se aposentar, gerando economia para o estado que nao tera que pagar o beneficio previdenciário e um salário para o servidor que ira substituir o aposentado. Portanto, como pode ser constitucional um programa cujo objetivo é exatamente o contrario do abono de permanência?
E prá quem acha que o fato de ser legal é o bastante, tá fora da realidade, em se tratando de MP, além de ser legal, tem que ser probo, adequado e moral.
O MPRN, olha muito prá o quintal dos outros, esquece o seu, É só fazer uma visita ao portal da transparência, prá ficar estarrecido com os supersalários, auxílio moradia, e outras coisas mais. Prá os outros eles exigem, termo de ajuste de conduta, etc. Prá ser um bom conselheiro, tem que dar exemplo.
Seria o caminho mais certo,mas só mudando de povo.
Quer dizer que os caras do MP receberam indenização do PDV pra se aposentarem e continuam recebendo ? Que eu saiba PDV é demissão,e não aposentadoria,não se recebe a indenização pra continuar recebendo.Isto é uma vergonha!!!
MP era pra dar exemplo!
Recebem auxílio moradia mesmo ganhando bem e tendo residência fixa na cidade onde trabalham, agora comemora a saída do limite por passar seus gastos com membros ativos para o IPERN que passam a ser inativos da folha do governo do Estado, esse tipo de coisa mostra como o MP as vezes só faz fumaça, é isso tb queima e prejudica os procurados, promotores e demais servidores dá instituição que querem fazer um trabalho sério, mas ficam desacreditados pq seus gestores usam "jeitinho" pra resolver seus problemas, diminui gastos passando pros outros e dá aumento salarial por meio de benefícios. A rapadura é doce mas não é mole não, depois estão questionando os outros órgãos e instituições, aconselhando a demitir servidores do estado.
Esse tal ai so quer aparacer na midia
Sou trabalhador fui ver meus direitos .3 meses de salario atrazado mais o errado era eu .como nao dava ibope nao tiveram interece))))))
O circo que virou o nosso Estado está com uma grande dificuldade para escolher o MAIOR PALHAÇO, só se sabe uma coisa está dentro dos poderes. Nossos poderosos estão querendo matar o funcionalismo público, deixando a folha do Estado cada vez mais comprometida. ACORDA POPULAÇÂO!!!!
Bruno, toda e qualquer aposentadoria é paga pelos anos de contribuição de qualquer trabalhador. Ou vc não contribui para a previdência??
Toda e qualquer órgão público ou autarquia, dentro do que preconiza a lei, pode incentivar seus funcionários à aposentadoria voluntária, ou seja, pede quem quiser. Não vejo nada de anormal na decisão do MP RN.
BG, não foi só o MP que reduziu o seu limite de gastos com pessoal. Todos os outros Poderes reduziram, em patamares parecidos com o do MP, inclusive. O que ocorreu foi um bom aumento da Receita Corrente Líquida do Estado (o que se deveu, em parte, pelo dinheiro da repatriação e multa) que serve de base para o cálculo dos percentuais do RGF. Não foi por que os Poderes adotaram medidas para reduzir os custos com pessoal não.
Dos poderes da República o judiciário parece-me ser o mais perverso para com o povo. Mordomias e salários astronômicos, verdadeiros santuários ou palácios para " trabalhar" , Espírito de cooperativismo completo e pouca contribuição à nação. O senador Antonio Carlos o ACM já falava isso nos anos 90 mas não foi ouvido. Recordo do império romano com suas uvas e queijos e carnes servidas em festas enquanto o povo morria de fome .
Estão falando do MP e não do judiciário! São coisas diferentes.
Sem contar que o que também provocou a queda no índice de TODOS os poderes foi a repatriação dos recursos, com isso a RCL aumentou. Assim fica fácil hein MP. Infelizmente o MP que se diz Ministério Público, não faz jus ao nome. E tem mais, não sei pq eles divulgam VAGA p/ Gestor de TI pois já tem o candidato carta marcada. Ora, não é de livre nomeação e exoneração esse comissionado? Pra quê fazer esse pantin 😀
Editorial estritamente político, pois não informa nada, quer mesmo é denegrir.
Será que esse procedimento que o MP fez é legal? (Várias empresas privadas em dificuldades faz);
Eles tinha uma renda reservada pra esse procedimento ou gastaram mais do que deviam ?
Quanto o MP vai economizar anualmente após o procedimento ?
O MP descumpriu alguma lei ?
Na questão da independência, o MP pra poder de adequar a lei, precisa saber quem vai pagar os direitos dos funcionários ?
São perguntas que devem ser respondidas antes de escrever uma irresponsabilidade dessas.
Paulo, me poupe com essa conversa… Isso aí aqui em nós é o velho tirar o "Cú" dá reta. O MP tira o dele e foda o Executivo.
O povo nem aí pra tudo isso…Tem que sofrer mesmo.
E depois q se aposentam vao receber pelo IPERN. E todas as despesas do IPERN entram no limite da lei de responsabilidade fiscal do Executivo. Ou seja, apenas transferem o problema para outro poder.
O túmulo do Papa Francisco atraiu uma multidão no primeiro dia após o funeral, enquanto uma pergunta paira sobre a Cidade Eterna: quem substituirá o primeiro pontífice latino-americano?
A data do conclave para eleger seu sucessor poderá ser anunciada às 9h locais (4h em Brasília) de segunda-feira, quando os cardeais devem realizar sua quinta reunião desde a morte de Francisco. Segundo recentemente afirmou o cardeal luxemburguês Jean-Claude Hollerich, o conclave pode começar em 5 ou 6 de maio, tendo “alguns dias” de duração, completou seu colega alemão Reinhard Marx.
Desde a madrugada do domingo, mais de 25 mil pessoas formaram filas na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo, segundo fontes policiais. No sábado, a cerimônia em homenagem ao Pontífice reuniu chefes de Estado, incluindo os presidentes Lula, Donald Trump e Javier Milei, membros da realeza e 400 mil fiéis durante um cortejo final pelas ruas de Roma e a Missa de Exéquias no Vaticano.
A multidão passava em silêncio em frente ao túmulo simples que o 266º Sumo Pontífice escolheu, na lateral do templo do século V, local de uma antiga estante para castiçais, entre dois confessionários e perto do altar de São Francisco. Muitos faziam o sinal da cruz e tiravam fotos com seus celulares ao passar pelo local. “Franciscus”, seu nome de Papa em latim, é a única inscrição na lápide de mármore, que vem da região de seus avós na Itália. Uma réplica da cruz peitoral do “Bom Pastor”, que o Pontífice usou durante sua vida no peito, completa o conjunto.
Foi o próprio Francisco que havia determinado ser sepultado na basílica. Ele era muito devoto da Virgem Maria e frequentava a basílica. O Papa sempre ia a Santa Maria Maior antes ou depois de suas viagens e foi orar lá, quando teve alta do hospital.
Outros sete papas já foram enterrados na basílica. Porém, o último deles foi Clemente IX, que morreu em 1669. Santa Maria Maior também abriga o túmulo de figuras históricas laicas, como o do arquiteto e escultor Bernini, criador das colunas da Praça de São Pedro.
Em novo desdobramento da grave crise político-eleitoral que abala o município de Patu, a vereadora da base governista, Magda Godeiro (MDB), fez duras declarações contra a atual gestão municipal em um áudio que circula em grupos de WhatsApp, revelando esquemas internos de favorecimento e a prática de promessas de cargos públicos.
Segundo a vereadora, durante a campanha eleitoral, ela própria teria prometido empregos em órgãos públicos a eleitores em apoio à candidatura de Ednardo Benigno de Moura, hoje investigado na Justiça Eleitoral. No entanto, após a eleição, os espaços políticos prometidos não teriam sido entregues a ela e a seu grupo político.
Em seu desabafo, Magda relatou que, enquanto ela e seus apoiadores foram preteridos, figuras próximas ao núcleo do poder teriam sido amplamente beneficiadas. Segundo a denúncia, uma pessoa cujo nome não é citado pela vereadora no áudio estaria recebendo aproximadamente R$ 25.000,00 mensais por meio de contratos de locação de veículos junto à Prefeitura Municipal.
Além do desabafo, a vereadora indicou cargos que supostamente foram dados a outros vereadores eleitos, desde a criação de secretarias até as transferências de outras cidades, como no caso de um vereador eleito, cuja a mãe foi transferida para Patu nos primeiros dias de janeiro de 2025, segundo afirmou a vereadora.
A situação expõe uma profunda rachadura na base de apoio do governo municipal e levanta sérias questões sobre a legitimidade do último pleito. Além disso, evidencia que, em vez de priorizar a meritocracia e a legalidade, a atual gestão teria instituído um sistema de recompensa eleitoral sustentado por recursos públicos.
A AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), que já se aproxima da fase final de julgamento, poderá resultar na cassação dos diplomas dos investigados e convocação de novas eleições em Patu, caso as denúncias sejam confirmadas. Até o momento, a Prefeitura de Patu não se manifestou oficialmente sobre as denúncias.
O ex-presidente Fernando Collor, condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), poderá pedir a progressão para o regime semiaberto depois de cerca de um ano e 5 meses no regime fechado, caso a pena seja confirmada pelo tribunal.
O ex-presidente foi detido na madrugada da última sexta-feira (25) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ministro Alexandre de Moraes determinou o cumprimento imediato da pena após rejeitar recurso apresentado pela defesa, que o magistrado considerou protelatório.
Neste sábado (26), a defesa de Collor voltou a pedir prisão domiciliar para ele e apresentou um novo laudo médico alegando a necessidade de acompanhamento médico e medicação. O ex-presidente havia afirmado, na audiência de custódia de sexta-feira (25), não ter nenhuma doença e não fazer uso de medicamento de forma contínua.
Collor começou a cumprir a sentença no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, capital alagoana. Por ter ocupado o cargo de presidente da República, ele deve permanecer na ala especial da unidade prisional.
Pela Lei de Execução Penal, a punição é aplicada de forma progressiva, com a transferência para o regime menos rigoroso a ser determinada pelo juiz, quando o alvo tiver cumprido uma parte dela.
Antes da reforma promovida pelo Pacote Anticrime, que entrou em vigor em 2020, a regra geral era que o preso teria de cumprir ao menos um sexto da pena no regime anterior, além de apresentar bom comportamento, para progredir de regime.
Após a nova lei ser sancionada, se o alvo da pena for primário e o crime tiver sido cometido sem violência ou grave ameaça, passou a ser necessário o cumprimento de 16% da pena com bom comportamento, pouco menos de um sexto (16,67%).
Segundo o Ministério Público Federal, os crimes atribuídos ao ex-presidente ocorreram entre 2010 e 2014. Por isso, a regra aplicável seria a vigente à época, e não a do Pacote Anticrime.
O Código Penal garante, no entanto, que a lei pode retroagir —ou seja, ser aplicada a fato anterior à sua vigência— se for de algum modo favorável ao agente, de forma que na circunstância de Collor seria aplicada a nova regra.
No caso do ex-presidente, condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão, multiplica-se o total de meses da pena (106) por 16% (0,16). O resultado é 16,96 meses. Pela fração de um sexto, a conta seria 106 dividido por 6, resultando em 17,67 meses.
Com promessas de salários de até R$ 25 mil mensais, o governo ucraniano iniciou uma campanha para recrutar brasileiros dispostos a se juntar às suas tropas para repelir a invasão russa, que já se arrasta há mais de três anos. Nas últimas semanas, vídeos que mostram oficiais de Kiev, mercenários experientes e voluntários civis circulam nas redes sociais brasileiras, buscando atrair novos combatentes.
Para facilitar o processo, a Ucrânia traduziu para o português sua página oficial de alistamento de estrangeiros e mobilizou recrutadores brasileiros para atuar ativamente em grupos de WhatsApp, Telegram e Signal – três dos aplicativos de mensagens mais populares no país.
A estratégia visa replicar no Brasil o sucesso obtido na Colômbia nos últimos dois anos. Estima-se que até dois mil colombianos tenham combatido ao lado das forças ucranianas, atraídos por salários considerados elevados em comparação com a média do país. A maioria deles são ex-militares, ex-integrantes das Farc e antigos membros de guerrilhas formadas durante a guerra civil colombiana, que deixou mais de 200 mil mortos em meio século de conflito.
Rendimentos
As autoridades ucranianas esperam que a promessa de rendimentos muito acima da média tenha o mesmo efeito entre brasileiros. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, soldados minimizam os riscos da guerra e enfatizam as possibilidades de ganhos rápidos, destacando ainda que os recrutas estrangeiros recebem treinamento e apoio básico.
Em canais de YouTube especializados em temas militares, oficiais ucranianos ressaltam que, em caso de morte, cada combatente tem direito a um seguro de vida de até US$ 350 mil. Apesar de não exigir experiência militar formal anterior, a página de recrutamento enfatiza que experiências anteriores de combate, mesmo que atuando em unidades paramilitares ou em milícias são uma vantagem.
Busca por estrangeiros
Renato Belém, um cinegrafista de 38 anos de Manaus (AM), foi fisgado pela ideia de iniciar uma nova carreira e agora acredita que lutar na Ucrânia é sua melhor chance de mudar de vida. Desiludido com os baixos salários e a falta de perspectivas no setor de comunicação, ele acredita que pode, em um ano e meio, juntar dinheiro suficiente para garantir uma vida melhor à sua família.
Pai de uma menina de 12 anos, ele diz que, se algo pior acontecer, o seguro prometido pelas Forças Armadas da Ucrânia poderá assegurar o futuro da filha. “Tenho fé em Deus de que tudo vai correr bem, e certeza de que voltarei com saúde”, afirma Marcelo, que serviu no 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, e integrou a missão militar brasileira no Haiti.
Brasileiros na Ucrânia
Segundo o Itamaraty, oito brasileiros morreram oficialmente em combate desde 2022, enquanto outros 13 estão desaparecidos — o que, em linguagem diplomática, significa que são considerados mortos, embora seus corpos não tenham sido localizados.
As estimativas apontam que até 100 brasileiros estão atualmente incorporados à Legião Internacional da Ucrânia, apesar de esses números não serem oficiais. A Embaixada da Ucrânia no Brasil afirmou que não se manifesta sobre assuntos militares e não respondeu aos questionamentos da DW Brasil sobre a participação de brasileiro na guerra.
Inicialmente, a maior parte dos brasileiros se juntou à guerra movido por convicções ideológicas ou políticas, e não apenas por dinheiro. Mas com a campanha ativa de recrutamento do governo ucraniano, isso parece estar mudando.
Renato, o cinegrafista de Manaus, vendeu o carro e lançou uma campanha de arrecadação por Pix, mas ainda não reuniu todo o dinheiro necessário para viajar. “Logo vou conseguir. Não tem futuro para mim no Brasil”, afirma.
* Os nomes foram alterados para preservar a identidade dos entrevistados
Avante Petistas! Mostre a sua coragem e determinação para o mundo, você pode, você consegue, se precisa de uma ajuda financeira para as despesas da viagem é só me enviar sua chave pix que eu faço a transferência financeira pra custear sua passagens só de ida porque espero e desejo que você morra em combate como um herói da pátria Ucraniana.
Um vídeo que mostra um professor convidado provocando uma parada respiratória em um cachorro tem causado indignação nas redes sociais e acusações de maus-tratos. A situação ocorreu em uma aula do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró.
A denúncia foi compartilhada nas redes sociais por políticos, como o deputado federal pelo Paraná, Delegado Matheus Laiola e o vereador de Natal Robson Carvalho. As publicações mostram o professor que não faria parte do quadro da instituição mas que teria sido convidado para aquela aula específica explicando “eu apliquei uma medicação, eu provoquei uma parada respiratória nele só para poder mostrar para vocês”, afirma.
A Neoenergia Cosern registrou um novo furto de cabos da rede elétrica entre as praias de Barra e de Pernambuquinho, em Grossos, às 2h da madrugada deste domingo (27).
Os criminosos furtaram 14 vãos (1,5 quilômetro) de cabos, deixando 68 unidades consumidoras sem energia elétrica – além de residências, o furto pode afetar postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.
Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança. A previsão inicial da empresa é que o serviço seja restabelecido no início da noite deste domingo (27).
Números de furtos no RN
O novo furto em Grossos ocorreu 14 dias após criminosos furtarem 21 vãos (cerca de 2 quilômetros) da rede de média tensão das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo (13). Esse furto deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas.
No domingo, dia 06/04, criminosos realizaram o maior furto de cabos da rede de média tensão já registrados no estado até hoje: 22 vãos (pouco mais de 2 quilômetros) na Praia do Rosado, também em Areia Branca, deixando 386 unidades consumidoras sem energia por quase 19 horas.
Ao longo de 2024, a Neoenergia Cosern registrou 1.678 furtos de cabos da rede elétrica em todo o estado, um crime que deixou 529 mil consumidores sem energia durante 3 horas, em média.
Desde o momento inicial das faltas de energia provocadas por futos de cabos, a Neoenergia Cosern comunicou as ocorrências às forças de segurança estaduais e procedeu com abertura de Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil.
A Neoenergia Cosern reforça que a população deve manter distância da rede elétrica e pode denunciar, de forma anônima e segura, qualquer atitude suspeita próxima à rede elétrica no Dique-Denúncia (190).
Problema de fácil solução! O remédio para a cura desse tipo de furto é exatamente o de intensificar a fiscalização sistemática e ininterrupta em sucatas e depósitos de matérias recicláveis, deixem os ladrões soltos (livres) e predam que compra o produto de furto. Não existindo quem compre o produto, não existirá ladrão pra roubar.
Ozempic, originalmente usado para tratar diabetes tipo 2, tornou-se popular para perda de peso, gerando memes sobre efeitos colaterais como a “cabeça de Ozempic” e a “cara de Ozempic”. Recentemente, a hashtag “pés de Ozempic” ganhou destaque, associando o uso do medicamento ao envelhecimento dos pés.
Isso ocorre devido à rápida perda de gordura, que não permite que a pele se adapte, causando rachaduras e calosidades, especialmente em áreas como os pés.
Algumas celebridades são frequentemente apontadas como exemplos do fenômeno, com internautas debatendo “antes e depois” em plataformas como Instagram e TikTok. A bola da vez foi Sharon Osbourne, que compartilhou sua experiência com o medicamento, evidenciando esses efeitos.
Recentemente, a foto de uma famosa apresentadora britânica em uma rede social produziu uma nova hashtag: “pés de Ozempic”. A publicação recebeu mais de 1,4 mil comentários, a maioria deles apontando o contraste entre seu rosto impecável e os pés “denunciadores” da sua idade (72 anos).
Ícone da TV no Reino Unido e esposa do roqueiro Ozzy Osbourne, a apresentadora Sharon Osbourne ficou mundialmente conhecida depois de se submeter a um tratamento para perda de peso em dezembro de 2022, no qual emagreceu incríveis 42 quilos até abril de 2023.
Pesando atualmente menos de 45 quilos, segundo declarou ao talk show “Loose Women”, a apresentadora disse não ter se arrependido, em nenhum momento, de ter recorrido ao Ozempic em “uma tentativa desesperada de perder peso rapidamente”.
Por isso, a foto de Sharon, com seu netinho e um cachorro, foi a imagem de destaque de uma matéria do Daily Mail com o título: “A ascensão dos ‘pés Ozempic’: o mais recente efeito colateral horrível das injeções para perda de peso revelado — e porque até mesmo estrelas magras estão sendo vítimas da maldição”.
Pra que? Tudo isso é falta de Deus e amor próprio. Academias lotadas em busca de um corpo perfeito e almas e igrejas vazias.
Eu amo minha barriguinha de chopp e minha esposa acima do peso. Sou macho alfa.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da 4ª CIPRv, prendeu na noite de sábado (26) um homem por embriaguez ao volante cujo teste no bafômetro teve o maior teor alcóolico já registrado na história do Rio Grande do Norte.
A prisão aconteceu na cidade de Serrinha dos Pintos, na RN-117. Durante a Operação Zero Álcool, um condutor de 34 anos, a bordo de uma motocicleta, foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 1,93mg/L.
Pela legislação de trânsito, qualquer valor igual ou superior a 0,34 mg/L já configura crime de trânsito (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro).
Para dar uma ideia melhor da situação, um etilômetro costuma ter capacidade de medir até cerca de 2,00 mg/L ou um pouco mais, dependendo do modelo. Acima disso, o aparelho pode indicar erro ou registrar como “acima do limite”.
Uma marca de 1,93 mg/L no bafômetro já é extremamente elevada e indica grave intoxicação alcoólica. Já em Martins, um condutor de 32 anos, dirigindo um VW/Gol sem possuir CNH, também foi submetido ao teste, registrando 0,52mg/L, configurando crime de trânsito, conforme o Art. 306 do CTB.
A multa por dirigir embriagado no Brasil é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta multa é gravíssima e, além dela, o condutor também enfrenta a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa dobra (R$ 5.869,40) e a habilitação é cassada.
Ambos os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências criminais cabíveis. A 4ª CIPRv informa que irá intensificar a Operação Zero Álcool em todo o Alto Oeste, com o objetivo de prevenir sinistros, preservar vidas e garantir maior segurança nas rodovias estaduais.
Ingredientes:
400g de arroz arbóreo
100ml de vinho branco seco
500ml de caldo de legumes
100g de cebola branca picada em cubinhos
220g de filé de camarão
Azeite trufado a gosto
30g de parmesão ralado
50g de manteiga
50g de molho de tomate
100g de tomate cereja
Sal e pimenta preta a gosto
Salsinha picada a gosto
5g do tempero secreto (mix de páprica e limão)
Azeite para refogar
Modo de preparo:
Pique a cebola e refogue em azeite ate dourar.
Adicione o arroz cru e refogue por alguns minutos.
Adicione o vinho branco e mexa até reduzir.
Aos poucos adicione caldo de legumes para o cozimento do arroz.
Em outra panela, com um fio de azeite, adicione os camarões para saltear, tempere com sal, pimenta a gosto e o tempero secreto e fique sempre mexendo, até o arroz ficar macio.
Adicione o camarão salteado, os tomates cerejas, o molho de tomate e misture bem e deixe por 5 minutos.
Desligue o fogo e finalize o risoto com a manteiga e o parmesão para dar cremosidade.
No empratamento, finalize com salsinha picada, azeite trufado e a tuile de parmesão.
TUILE DE PARMESÃO
Ingredientes:
60g de parmesão fresco ralado
Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente, adicione o parmesão ralado fresco salpicando ele para formar uma ” teia “.
Espere dourar dos dois lados e retire ela diretamente para uma superfície com papel toalha para sugar a oleosidade da tuile.
Deixe esfriar para ficar bem durinho.
Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 20min
DICA RÁPIDA
PASTEL FRITO
Ingredientes:
1k de farinha de trigo
400ml de água
100ml de óleo
1 uma colher de sopa de sal
1l de óleo para fritar
Modo de preparo:
Misture a farinha de trigo, o óleo e o sal.
Coloque a água para ficar morna.
Depois de morna vá colocando na massa e sovando, até unir.
Depois disso deixe descansar por 20 minutos.
Abra a massa com um rolo até ficar fininha.
Recheie os pastéis com o sabor de sua preferência.
Passe um pouco de água nas bordas e aperte com um garfo para fechar bem o pastel.
Coloque o óleo para esquentar e deixe ficar bem quente.
Para deixar o pastel sequinho, tem que fritar em bastante óleo.
Retire o pastel quando ele estiver dourado e coloque sobre um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 30 min
Tempo de cozimento: 8 min
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) teve um saldo positivo de 1,14 milhão de inscritos desde o início do 3º mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Passaram de 5,12 milhões de beneficiários no início da gestão para 6,26 milhões em fevereiro de 2025, dado mais recente.
A alta durante o período foi de 22,3%. É a maior expansão percentual dos últimos 5 governos.
O valor também é duas vezes a variação de 10,0% registrada durante o comando de Jair Bolsonaro (PL), quando foram 463,9 mil novas pessoas atendidas.
O Poder360 levantou os dados na plataforma Vis Data, que recebeu as informações do Ministério do Desenvolvimento Social. Leia o detalhamento no infográfico abaixo:
A gestão de Michel Temer (MDB) teve uma alta de 7,8%. O 2º mandato de Dilma Rousseff (PT) expandiu os beneficiários em 4,5%. Ambos esses governos tiveram duração menor que 4 anos por causa do impeachment da ex-presidente.
O Lula 1 teve a expansão mais expressiva dos últimos 6 governos. Aumentou 37,3% com saldo positivo de 924,1 mil cadastros.
O BPC é um pagamento de 1 salário mínimo por mês a idosos de 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência com baixa renda. O levantamento apresentado nesta reportagem considera todas as modalidades do benefício.
A iniciativa é observada com lupa pela equipe econômica de Lula. O aumento dos gastos com o programa piora as perspectivas das contas públicas. O dinheiro é uma despesa obrigatória, ou seja, não pode só ser suspenso.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentou emplacar regras mais rígidas para acesso ao benefício com o pacote fiscal que elaborou ao final de 2024. O Congresso resistiu a muitas das mudanças, o que reduziu o impacto fiscal com as medidas.
QUEDA EM 2025
O governo fez um pente-fino tímido de beneficiários de janeiro a fevereiro de 2025. O saldo negativo foi de 33.966 cidadãos.
A equipe econômica havia dito que acabaria com 482 mil cadastros neste ano. É 14 vezes a quantidade encerrada efetivamente.
Meu Deus!!!!
Como nsó , cidadão comum, sofre.
Interessante observar que a existência de recursos suficientes a pagar indenizações somente demonstram a discrepância que é o orçamento da PGJ-RN, cuja previsão na LOA do ano de 2016 foi de 299 milhões, enquanto no Estado do Ceará, pelo menos duas vezes mais rico que o RN, a LOA de 2016 previu um orçamento de 292 milhoes para a PGJ-CE. Ou esta é muito pobre, ou então é a nossa que é muito rica. Já está mais do que na hora dos deputados eleitos observarem esse tipo de discrepância, onde também enquadra-se o Poder Judiciário, que no Ceará teve orçamento previsto para 2016 de pouco mais de R$ 1 bilhão, sendo 860 milhões para despesa com pessoal, enquanto no RN o orçamento do TJ foi de 1 bilhao e 237 milhões, sendo 904 milhões orçados so para despesa com pessoal.
Está tudo contaminado!! Não há mais honestidade e bom senso neste país. O Judiciário é igual ao legislativo, assim, o juiz é igual ao deputado e o desembargador é igual ao senador. Ou seja, estamos perdidos!!
Uma dessas verbas indenizatórias, de fato, é uma anomalia, mas que, infelizmente, foi concedida há tempos. É o caso da PAE. Imoral, mas legal, tendo recebido a chancela dos três poderes da República. Interessante detalhar que essa indenização já era irrevogável e os membros agora aposentados iriam recebê-la de todo jeito. O que o atual PGJ fez foi apenas antecipar o pagamento a partir da economia realizada em outras rubricas, ocorrendo só um remanejamento da despesa pública. As outras verbas indenizatórias, a exemplo de férias atrasadas e licenças, são concedidas a todo trabalhador. Com a aposentadoria desses membros, evitou-se os fatos geradores de mais férias e licenças, sem contar os abonos de permanência. Além disso, ainda é possível pensar em uma revitalização do quadro institucional, com a retira de um ou outro agente público eminentemente figurativo. Ao meu modo de ver, fez-se nada mais que um gasto eficiente dos recursos públicos destinados à instituição.
Detalhe importante 1: os senhores promotores e procuradores contribuíram toda a vida para a previdência, sendo a aposentadoria decorrência lógica do financiamento do seguro social, tendo em vista o preenchimento dos requisitos legais. Ou seja, depois de ajudarem a sustentar por décadas os benefícios previdenciários já concedidos, agora vão ser sustentados pelas novas contribuições. Em tese, era para o sistema ser equilibrado. Se não o é, certamente não por culpa deles. Talvez não seja equilibrado por um saque aqui ou acolá. A aposentadoria é um direito social conquistado a duras penas, atualmente previsto em tratados internacionais de direitos humanos e na Constituição Federal.
Detalhe importante 2: desde que o RN é RN que o IPERN, autarquia vinculada ao Executivo, congrega como beneficiários todos os servidores efetivos, civil e militar, dos três poderes (artigo 6º da Lei Complementar Estadual 308/2005). As ditas aposentadorias generosas não vão ser custeadas pelo Executivo (tecnicamente falando, o Executivo, por meio do IPERN, vai apenas operacionalizar) Basta dar uma olhada no artigo 16 da Lei Complementar Estadual 308/2005, que delimita as váááárias receitas do Fundo Previdenciário do RN (Art. 16. Constituem receitas do Fundo Previdenciário: I – a contribuição previdenciária do Estado incidente sobre a folha de pagamento daqueles que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar, observado o disposto no caput do art. 21; II – a contribuição previdenciária dos segurados ativos e inativos que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar, observado o disposto no caput do art. 21; III – a contribuição previdenciária dos pensionistas dos segurados que tenham ingressado no serviço público estadual a partir da data da publicação desta Lei Complementar; IV – as doações, subvenções e legados; V – as decorrentes de aplicações financeiras de seus recursos, bem como suas receitas patrimoniais; VI – os valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do art. 201, § 9º, da Constituição Federal, relativos aos segurados a que se refere o art. 15 desta Lei Complementar; e VII – as demais dotações especificamente consignadas para tal finalidade no orçamento estadual).
Detalhe importante 1: Se o raciocínio juridico conclui que a verba é imoral, já há tempos vigora o principio da moralidade na administraçao publica e, portanto, ainda que seja prevista em lei, ao ser imoral, a lei viola o principio da moralidade, sendo inconstitucional.
Detalhe importante 2: As férias são para ser usufruídas, e nao indenizadas. Cabe a quem tem o poder de direção deteminar a fruição mediante planejamento adequado. Se haviam férias vencidas, permanecendo o membro na ativa, deveria ser feito um planejamento para que as mesmas fossem usufruídas, e não indenizadas com recursos dos contribuintes. Além disso, já que tinham um ou outro agente publico figurativo (sic), não iria causar qualquer prejuízo a concessão das ferias devidas.
Detalhe importante 3: É inconcebivel que um membro de poder seja um agente figurativo (sic), pois eles tem deveres que devem ser observados, cabendo a quem administra exigir o cumprimento, e não instituir programa sob o pretexto de revitalização do quadro institucional, pois o ordenamento constitucional hoje vigente há instituto criado exatamente para manter o agente publico que preenche os requisitos para aposentadoria voluntária na ativa, exatamente para proporcionar economia ao Estado, conforme fundamento sedimentado em todas as decisões judiciais, fundamento utilizado nclusive para conceder abono de permanencia aqueles que preencheram pd requisitos da ec 47/05, ainda que referida emenda não tenha previsao para tanto.
Qualquer programa de incentivo a aposentadoria voluntária do servidor publico, no ordenamento jurídico hoje vigente, é inconstitucional. Há na constituição federal e em emendas constitucionais previsão de instituto, abono de permanência, cuja finalidade é, conforme todos os julgados do poder judiciario, incentivar o servidor a não se aposentar, gerando economia para o estado que nao tera que pagar o beneficio previdenciário e um salário para o servidor que ira substituir o aposentado. Portanto, como pode ser constitucional um programa cujo objetivo é exatamente o contrario do abono de permanência?
O pau que bate tem Chico, não é o mesmo que bate em Francisco.
Por esse ato perderam á autoridade de julgamento e merecemvtido nosso repúdio.
Cadê o Tce ? Vai investigar e punir os responsáveis? Ou vai copiar o exemplo?
Copiar,é claro . São farinha podre do mesmo saco
O último que sair feche a porta e apague a luz.
O serviço público brasileiro , em qualquer esfera , é INVIÁVEL . Precisa desenhar ?
Quer dizer que até então o MP estava fora da lei???? Agora vai cumprir a lei.
Portanto, acho que o editorial foi muito oportuno
PQP é uma esculhambação esse judiciário e ministério público, falou em $$$$$ tao tudo dentro!!!!
Ganância é pecado e mata.
E prá quem acha que o fato de ser legal é o bastante, tá fora da realidade, em se tratando de MP, além de ser legal, tem que ser probo, adequado e moral.
O MPRN, olha muito prá o quintal dos outros, esquece o seu, É só fazer uma visita ao portal da transparência, prá ficar estarrecido com os supersalários, auxílio moradia, e outras coisas mais. Prá os outros eles exigem, termo de ajuste de conduta, etc. Prá ser um bom conselheiro, tem que dar exemplo.
Bolsa Judiciário poooooooode…
Com a palavra o ministério público .
Brasil, só vai com uma revolução Armada, eliminando todos os parasitas que sugam a nação.
Seria o caminho mais certo,mas só mudando de povo.
Quer dizer que os caras do MP receberam indenização do PDV pra se aposentarem e continuam recebendo ? Que eu saiba PDV é demissão,e não aposentadoria,não se recebe a indenização pra continuar recebendo.Isto é uma vergonha!!!
MP era pra dar exemplo!
Recebem auxílio moradia mesmo ganhando bem e tendo residência fixa na cidade onde trabalham, agora comemora a saída do limite por passar seus gastos com membros ativos para o IPERN que passam a ser inativos da folha do governo do Estado, esse tipo de coisa mostra como o MP as vezes só faz fumaça, é isso tb queima e prejudica os procurados, promotores e demais servidores dá instituição que querem fazer um trabalho sério, mas ficam desacreditados pq seus gestores usam "jeitinho" pra resolver seus problemas, diminui gastos passando pros outros e dá aumento salarial por meio de benefícios. A rapadura é doce mas não é mole não, depois estão questionando os outros órgãos e instituições, aconselhando a demitir servidores do estado.
Esse tal ai so quer aparacer na midia
Sou trabalhador fui ver meus direitos .3 meses de salario atrazado mais o errado era eu .como nao dava ibope nao tiveram interece))))))
Para tudo se tem um jeitinho brasileiro, fazer o que isto é Brasil. Parabéns ao MPRN pela diga aos gestores para burlar a LC 101.
O circo que virou o nosso Estado está com uma grande dificuldade para escolher o MAIOR PALHAÇO, só se sabe uma coisa está dentro dos poderes. Nossos poderosos estão querendo matar o funcionalismo público, deixando a folha do Estado cada vez mais comprometida. ACORDA POPULAÇÂO!!!!
Bruno, toda e qualquer aposentadoria é paga pelos anos de contribuição de qualquer trabalhador. Ou vc não contribui para a previdência??
Toda e qualquer órgão público ou autarquia, dentro do que preconiza a lei, pode incentivar seus funcionários à aposentadoria voluntária, ou seja, pede quem quiser. Não vejo nada de anormal na decisão do MP RN.
BG, não foi só o MP que reduziu o seu limite de gastos com pessoal. Todos os outros Poderes reduziram, em patamares parecidos com o do MP, inclusive. O que ocorreu foi um bom aumento da Receita Corrente Líquida do Estado (o que se deveu, em parte, pelo dinheiro da repatriação e multa) que serve de base para o cálculo dos percentuais do RGF. Não foi por que os Poderes adotaram medidas para reduzir os custos com pessoal não.
Dos poderes da República o judiciário parece-me ser o mais perverso para com o povo. Mordomias e salários astronômicos, verdadeiros santuários ou palácios para " trabalhar" , Espírito de cooperativismo completo e pouca contribuição à nação. O senador Antonio Carlos o ACM já falava isso nos anos 90 mas não foi ouvido. Recordo do império romano com suas uvas e queijos e carnes servidas em festas enquanto o povo morria de fome .
O Ministério Público não integra o Poder Judiciário, e sim, o Executivo.
Resolve o problema deles transferindo para o executivo, que já está em dificuldades. Pq não reduzem despesas e/ou cortam regalias? Não, são egoístas!
O judiciário como sempre podre
Estão falando do MP e não do judiciário! São coisas diferentes.
Sem contar que o que também provocou a queda no índice de TODOS os poderes foi a repatriação dos recursos, com isso a RCL aumentou. Assim fica fácil hein MP. Infelizmente o MP que se diz Ministério Público, não faz jus ao nome. E tem mais, não sei pq eles divulgam VAGA p/ Gestor de TI pois já tem o candidato carta marcada. Ora, não é de livre nomeação e exoneração esse comissionado? Pra quê fazer esse pantin 😀
Tudo farinha do mesmo sacu
Quem procede dessa forma tem legitimadidade para combater a corrupção?
Eles promovem a corrupção.
Editorial estritamente político, pois não informa nada, quer mesmo é denegrir.
Será que esse procedimento que o MP fez é legal? (Várias empresas privadas em dificuldades faz);
Eles tinha uma renda reservada pra esse procedimento ou gastaram mais do que deviam ?
Quanto o MP vai economizar anualmente após o procedimento ?
O MP descumpriu alguma lei ?
Na questão da independência, o MP pra poder de adequar a lei, precisa saber quem vai pagar os direitos dos funcionários ?
São perguntas que devem ser respondidas antes de escrever uma irresponsabilidade dessas.
Paulo, me poupe com essa conversa… Isso aí aqui em nós é o velho tirar o "Cú" dá reta. O MP tira o dele e foda o Executivo.
O povo nem aí pra tudo isso…Tem que sofrer mesmo.
E depois q se aposentam vao receber pelo IPERN. E todas as despesas do IPERN entram no limite da lei de responsabilidade fiscal do Executivo. Ou seja, apenas transferem o problema para outro poder.
Só que eles vão continuar recebendo de outra forma, prestação de serviços ao próprio MPRN.
Se isso for verdade, ou seja, aderir a um PDV , receber uma boa grana e voltar a prestar serviços ao proprio MP, tem que ser tomada uma providencia!
Faltou estender o PIAV aos servidores. Essa alternativa precisa ser adotada pelo judiciário federal.