Diversos

EDITORIAL: Os bispos e as reformas. Por onde andavam?

A Igreja Católica, principal denominação religiosa em um país de maioria católica, apesar de não praticante, resolveu entrar de vez no campo da discussão política e social.

No Rio Grande do Norte, o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, como também o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, gravaram e divulgaram mensagens convocando a população a ir às ruas para protestar contra as reformas Trabalhista e da Previdência, em discussão no Congresso Nacional.

O arcebispo de Natal e os bispos de Caicó e Mossoró, cujas dioceses compõem a Província Eclesíástica de Natal, chegaram a produzir um documento conjunto que foi lido em todas as igrejas católicas do Estado no Domingo de Ramos. O mesmo documento foi entregue em Brasília aos integrantes da bancada federal potiguar.

A mensagem de dom Jaime, que usou os canais oficiais da Arquidiocese de Natal para convocar os fieis católicos, causou muita polêmica nos grupos de católicos envolvidos no trabalho pastoral e de evangelização.

Muitos acham indevida e inoportuna a manifestação da igreja católica.

E não são poucos os que estranham o fato de o arcebispo não ter se manifestado contra a corrupção desenfreada e nem contra os escândalos dentro da igreja católica, especialmente no caso das denúncias de pedofilia.

Até o papa Francisco se pronunciou. Mas a igreja católica no Rio Grande do Norte manteve-se em silêncio, que perdura até hoje.

Onde andava Dom Jaime para falar da pedofilia na Igreja no mundo e no Brasil? Para falar dos escândalos de corrupção no Vaticano? Para falar literalmente do envolvimento de padres em campanha políticas no RN? Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?

Com esse tipo de manifestações de caráter político, a Igreja Católica e seu arcebispo perdem terreno, força e representatividade e afasta fiéis praticantes.

Se é para se pronunciar sobre reformas, qual o motivo do silêncio sobre corrupção e pedofilia. São ou não práticas criminosas.

Com a palavra a Igreja Católica no Estado e seus bispos.

Só nao vale ficar em silêncio.

Opinião dos leitores

  1. Parabens ao Lider Cristao. Que tem o direito de se manifestar em assunto polemico. Agora os fieis nao sao obrigados a seguir. Cada um faz sua reflexao e segue o seu coracao. Tal opiniao e convocaçao do Bispo nao eh dogma catolico. O livre arbitrio eh uma condicao da fe.

  2. Parabéns para CNBB e toda igreja pela postura em favor dos mais prejudicados por essa reforma grotesca!

  3. Olá,
    As pessoas tomam as Igrejas buscando forças e pedidos para enfrentar o desemprego, a violência, o domínio das drogas entre outros assuntos sociais, os quais são da responsabilidade do ESTADO.
    Porque os lideres da Igreja não devem pedir ações ou se manifestarem?
    A Igreja também não viva pagando a Imprensa para divulgar as grandes e boas ações sociais que realiza em favor dos mais pobres.
    Portanto, é bom pensar mais um pouco antes de formar criticas.

  4. Sou católico e vou continuar sendo mas sou contrário da participação da Igreja eu coisas que não lhe dizem respeito, deviam selar mais pelo desemprego e a questão da Família ( Marido + Mulher= Filho (s)!!

  5. Embora esse editorial vá bem longe em outros temas, essa atitude da Igreja divide a sociedade católica entre os contra e os a favor das reformas, alienando aqueles que são a favor das mesmas. É emocional, para dizer o mínimo, e não contribui para que saiamos dessa situação de crise estrutural que pode levar o Brasil a muito mais anos de recessão, desequilíbrio nas contas públicas, juros altos, etc, etc. Não se ajuda os pobres com medidas demagógicas que não tem sustentabilidade. A impressão é que preferem que tudo fique como está, fazendo o jogo das corporações (sindicatos, etc) que querem o pior agora para tentarem voltar ao poder, via PT, mais adiante, como salvadores da pátria que levaram à quase falência.

  6. A Igreja Católica está a serviço dos partidos de extrema esquerda. Uma pena e um absurdo pois o comunismo acha ser a religião o ópio do povo. Os "vermelhos" defendem o Estado laico, a retirada dos crucifixos e imagens religiosas das repartições públicas, o aborto, a liberação das drogas, a destruição das famílias, a segregação da sociedade, a escola COM partidos, a defesa dos bandidos "coitadinhos", a ideologia de gêneros e tantos outros absurdos. E vem a Igreja apoiar isso tudo? Absurdo total.

  7. Igreja esquisita! Tão omissa em assuntos inegavelmente inquestionáveis e apartidários. Agora? Neste tema? Infeliz.

  8. Parabéns BG pelo editorial. Escândalos de corrupção parece que não afeta a igreja. Esses senhores da elite comunista não representam a triste realidade do nosso país. Quer mudar o mundo? Comecem dando uma volta nas suas igrejas.

  9. Muito boa oportunidade, até então estávamos todos sendo enganadas e enganados, acredito que nem as igrejas e outros dá sociedade acreditavam no tamanho do câncer que o nosso país está enraizado, nunca é tarde para começar parabéns aos nossos bispos e nossa igreja por começar a falar, é justo é preciso e inadiável a nossa colocação, que Deus abençoe a todos!

  10. Admiro muito e aplaudo p bispos e todos os padres do RN pela atitude que tomaram em defesa de trabalhadores por até a mídia INTERNACIONAL comenta os absurdos dessa reforma mas aqui ha

  11. QUEM ASSINA ESTE EDITORIAL? BG OU GUSTAVO ROCHA?
    ***A IGREJA CATÓLICA SE POSICIONOU DE FORMA SENSATA E LÚCIDA, PARABÉNS AO ARCEBISPO. É DE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE OLHA PARA OS TRABALHADORES E MAIS HUMILDES. ENQUANTO DO OUTRO LADO DISSO TUDO ESTÃO OS EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS CARNICEIROS QUE QUEREM LUCRAR NAS COSTAS DOS ASSALARIADOS. ***JESUS EXPULSOU OS COMERCIANTES DO TEMPLO. AGORA, SEREMOS NÓS QUE OS EXPULSAREMOS DA POLÍTICA! GREVE GERAL DIA 28 ABRIL | EM FRENTE AO IFRN CENTRAL | 16H

  12. Não estou entendendo este artigo crítico e altamente tendencioso a tentar atribuir defeitos ou culpas à igreja católica e aos bispos e padres por sua atitude nobre e honrosa de sair em defesa de quem REALMENTE MERECE ser defendido nesse país que é o trabalhador, coisa que não vi em nenhuma outra religião, especialmente a evangélica que é uma instituição que visa apenas dinheiro e que num momento crítico​ desse dessa sujeirada que está sendo posta na mídia todos os dias por esses políticos bandidos e ladrões de TODOS os partidos, a igreja evangélica não abriu a boca em defesa da Manutenção dos direitos do trabalhador Brasileiro, e nao falta pastor se candidatando a todos os cargos políticos e tb se envolverem em corrupção mas não fizeram nada pelo povo que REALMENTE vai se prejudicar com essas porcarias dessas reformas. No ponto de vista do relator do texto, a igreja catolica está errada? É isso mesmo? Então certo mesmo é ser fantasma da assembléia legislativa né? É passar a vida bajulando político para conseguirmos cargo político e ficar defendendo partido ao invés de defender a integridade do cidadão em qualquer situação política em que se encontre o país? Como já comentaram acima " o verdadeiro católico não irá se afastar por uma uma atitude dessas e nem por nenhuma outra"

  13. um dia eu fui para uma reuniao da igreja o.bispo de natal só falava em política e do.pt eu saiu fui embora

    1. Os fracos agem dessa forma mesmo, fogem, não são capazes de enfrentar o debate principalmente em defesa de outros que não maioria das vezes nem os conhece, mas que lembrar do Deus todo poderoso que diz em seu maior dos mandamentos, "amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ", é difícil se enxerga nesse próximo mais carente e necessitado, o orgulho na maioria das vezes não permite, aí o mais fácil é nos acovardarmos diante daquilo que seria um oportunidade para mudarmos.

    2. E O RAPAZ É OBRIGADO A FICAR E ESCUTAR UM PADRE FALAR BEM SOBRE UM PARTIDO COMANDADO POR UM MARGINAL? É ISSO?

    3. Agora ser contra um partido que cometeu o maior ato de corrupção da historia é ser fraco? Não é porque é Bispo que esteja livre de fazer burradas como essa!

  14. DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

  15. Quem não gosta e nem quer ser católico que não o seja, agora atribuir a culpa do cenário de corrupção na política a igreja católica é uma pidada, quem estar se apoiando nesse pensamento deve ser pessoas que têm ódio de pobre trabalhador e que até hoje em berço de ouro e acha que o ouro não vai acabar. A igreja também tem esse dever de esclarecer e se preocupar com o futuro dos mais carentes, se até hoje os padres não fazem esse papel, problema deles, mas se estão fazendo agora, parabéns é uma ótima oportunidade para rever os erros e falhas, agora atribuir a influência do PT na escolha do clero é outra piada de quem é desatualizado.

  16. DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

    1. Parabens Marcos, para algumas pessoas é preciso desenhar, o ódio e preconceito cega-lhes.
      Outra pergunta: Jesus seria do lado da Dilma ou do cunha, noite episódio do impedimento (golpe) ?

  17. Esse posicionamento do Bispo é lógica, ele que foi indicado Bispo de Natal com ajuda do PT, ele é cria de padre Murilo que o irmão é presidente do PT no RN, padre de Parnamirim uma cidade que antes de padre Murilo os católicos era maioria absoluta em torno de 80%, hoje é o contrario, ele deve ser a favor da corrupção feita pelos políticos inclusive o PT partido dele, é por isso que não assisto missa quando o celebrante é esse Bispo desde que ele assumiu em Natal

  18. A Igreja Católica manteve-se muda enquanto os desgovernantes petistas financiavam obras em outros países, desviava dinheiro público, fatiava o estado, quebrava a petrobras. Etc. e apontavam o leme para o socialismo. Por essas e outras, que ao longo dos anos igreja vem perdendo fies.

  19. OS PROTESTOS CONTRA AS REFORMAS NAO TEM PARTIDO SE ALGUNS ESTÃO SE APROVEITANDO, PACIÊNCIA, SEMPRE VAI TER ESSES OPORTUNISTAS…

  20. Considero este pseudo artigo um ataque pessoal e leviano contra o nosso Bispo. A igreja se posiciona contra as reformas, pois entende que os mais pobres sairão prejudicados.
    Não é verdade que o Bispo seja a favor da corrupção e da pedofilia como este pseudo jornalista ou radialista insinua.
    A trajetória do nosso Bispo não deixa dúvida de sua conduta apartidária em favor dos mais humildes e de repúdio as práticas demoníacas da pedofilia e da corrupção.
    A verdade é que jornalistas tidos como liberais – mas que adoram uma boquinha no poder público- estão em polvorosa com a possibilidade do povo ir às ruas. Deveriam pelo menos serem mais democráticos e externarem o porquê de serem a favor das reformas e não atacarem o Bispo e a Igreja com argumentos mesquinhos e injustos.

  21. Muito infeliz seu comentário, caro Bruno. Você quis acusar os bispos da nossa Província de assumirem uma posição política, mas acabou por você declarar a sua posição política. Prestando atenção à parte do seu editorial que diz "Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?", fica claro que você está sim, não só assumindo uma posição política mas, fazendo campanha política para o atual governo. A Previdência e a CLT que temos aí não tem nada a ver com o "gonverno", como diz você, do PT, e portanto não tem nada a ver com o posicionamento ou omissão de quem quer que seja. Na realidade essa citação é apenas pano de fundo para justificar tudo o que esse "gonverno" (sic) está fazendo. Ou seja, fazer reformas que nunca seria vencedores em qualquer pleito eleitoral, aproveitando-se de um momento singular pelo qual passa o país. Citar ainda "pedofilia" e "corrupção" na Igreja, e "envolvimento de padres em campanha política" não tem qualquer relação com o tema que você se propôs a criticar. Você deveria até mudar o nome de "Editorial" para "Assunção de posição política". Cabe a qualquer cidadão ou instituição assumir postura sobre qualquer tema, assim como você o fez neste "Editorial", mas você perdeu uma grande chance de se posicionar diretamente, em vez de usar da retórica para fomentar o seu ponto de vista e acusar e criticar outros. Estou vendo que você aprendeu muito. Não sei se nos bancos da faculdade ou com os modelos que temos de jornalismo no Brasil.

    1. Parece que comentários críticos um pouco mais contundentes ao Blog não têm a mesma velocidade de outros comentários. Aguardando a moderação! Moderadamente, rsrsrs

  22. O bom disso tudo é que tudo que não presta querem atribuir a responsabilidade a igreja católica, se perguntar à alguém que nunca foi visto em igrejas evangélicas, em terreiro de macumba, centro espírita, com respeito a todas às escolhas, vão responder sou católico. É preciso saber primeiro o Real sentido do que é ser católico, como os políticos que não são evangélicos e também não são católico e frequentam as escondidas centro de macumba e tem vergonha de assumir realmente sua orientação religiosa por ser uma religião afro-descendente, vão para perto do povo e por ser a igreja católica essa mãe de braços abertos acolhe todos aí o porquê de muitos fizerem eu sou católico. Mas ninguém fala dos evangélicos corruptos que estão hoje dentro da política, as igrejas tem o dever sim de orientar seus fiéis e repudiar o que for ilícito, pois Jesus amou e ama o pecador mas repudiou o pecado. Falar da igreja sem ter conhecimento do que realmente é a igreja é realmente complicado, não se pode combater o preconceito gerando preconceitos, nós somos igreja independente de qual seja a corrente filosófica.

    1. Paulo,vc está equivocado quando em seu comentário vc diz que ninguém fala de políticos evangélicos corruptos, primeiro, nenhum evangélico apoia qualquer político que seja ele evangélico ou não, ainda ti digo que, se um evangélico for achado em praticas ilícitas neste caso em corrupção, ele será punido pela sua denominação evangélica e pelos demais evangélicos, católicos etc. O evangélico politico corrupto é excomungado da igreja a qual ele faz parte, nós não passamos a mão na cabeça dele não. O que a matéria questiona é o seguinte: Por que que os bispos , acebispos, padres etc, não se manifestaram sobre os escândalos de pedofilia e corrupção financeira dentro da igreja católica, por que? É isto o que queremos saber. É louvável a atitudo do acebispo dom Jaime sobre a situação das reformas que o governo quer fazer em nosso país. Mais que ele também tenha a mesma postura sobre estes assuntos de escandalosos que acontecem dentro da Igreja Católica.

  23. Quem é católico praticante nunca vai deixar de ser. Deixam os não praticantes, os que nunca vão a igreja e se dizem católicos. O católicos servem a Deus e não a igreja, a igreja é apenas uma representação do catolicismo. Portanto, o arcebispo e os bispos podem tomar a decisão que quiserem pq o católico vai continuar com sua missão de evangelizar e de servir a Deus.

    1. Parabéns, minha cara Maria. Palavras de alguém que sabe o que está falando!!!

  24. Quando foi que esses bispos assinaram a filiação ao PT?
    É deplorável ver um posicionamento político desse e a total omissão quanto ao oceano de corrupção que vivemos.
    Quantos leitos hospitalares deixaram de ser adquiridos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantos hospitalares deixaram de ser reformados e construídos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas escolas poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas delegacias poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas creches e asilos de idosos ser reformadas e construídos e foram esquecidos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    O senhor não se pronunciou sobre a corrupção na copa do mundo, o senhor não se pronuncia quanto a insegurança generalizada que MATA mais de 20 pessoas por semana.
    Não acredito senhor Bispo que tenha falado pela Igreja, o senhor foi pessoal e muito infeliz em seu posicionamento político partidário.

  25. Partindo desse "editorial" a igreja deve então apoiar as reformas que irão de vez sepultar vários direitos trabalhistas e dificultará ao máximo o acesso a aposentadoria via INSS, foi isso que entendi?….esse "editorial" parece ter saído de alguma sala de um imponente prédio onde habita uma parcela arrogante e egocêntrica do RN, pessoas que só querem privilégio para eles e para os seus, a saber, o prédio é um dos filhotes do maiorzão onde ficava um pato amarelo lá em São Paulo e que dizia tá ao lado dos trabalhadores (tadinho dos que acreditaram) pois é, que triste ver uma parcela da imprensa apoiando reformas que irão apenas e exclusivamente punir ainda mais a classe trabalhadora, mas é isso, cada um que defenda seu lado, aos trabalhadores fica o pedido, o q não deixem de participar da greve geral na sexta dia 28, se não nos protegermos, quem irá fazer, né?

  26. Bg vc e sua turma são um bando de metido a playboy, filhos de ex metido a rico que se lascaram com a melhoria dos trabalhadores que seu pai explorava dando medicamento em troca de votos… Ou vc ñ sabe q várias pessoas sabem q seu pai tinha ou tem uma farmácia dentro de casa para abastecer os eleitores? Seja imparcial e ñ modere este comentário!

  27. Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a diminuição do tempo necessário para obtenção do seguro desemprego, mudança promovida pelo governo Dilma? Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a reforma previdenciária promovida pelo Governo Lula em 2003? Na verdade se trata de militância político-religiosa! Padres de ideologia de esquerda, trabalhando contra um adversário político! Uma vergonha!

    1. Verdade! A igreja tem uma divida de gratidão com o governo Lula e Dilma, pois em um ano destes aí, o ex-presidente Lula os membros da CNBB(confederação nacional dos bispos do brasil) se reuniram secretamente e assinaram um acordo para que a igreja católica tivesse privilégios, e as demais religiões principalmente a evangélica ficassem de fora, isto foi denunciado pelo presidente da ATEIA(Associação Ateista) e pelo pastor Silas Malafaia em seu programa de tv, por isto que o acebispo tá fazendo esta convocação.

  28. QUANDO A IGREJA CATÓLICA FAZ OPÇÃO PELOS PODRES RECEBE UMAS CRITICAS DESRESPEITOSAS DESTA, COMO É DIFÍCIL DEFENDER OS POBRES. AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E DAS LEIS TRABALHISTA SÓ IRÃO BENEFICIAR OS EMPRESÁRIOS E OS RICOS QUE NÃO PRECISAM DISTO, JÁ QUE SÃO OS EMPREGADORES. PARABÉNS A CNBB, PARABÉNS AOS BISPOS DO RN, AMO AMO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E A MINHA IGREJA.

    1. Qual foi a defesa feita por ele quando os BILHÕES desviados pela corrupção patrocinada e encampada pelo PT não possibilitou a construção de hospitais, escolas, leitos, creches, transporte público? O pobre não precisa disso? Ou na filosofia da esquerda o pobre só pode ser lembrado e usado para fazer greve?

  29. Pois é o mundo precisa de exemplos. Que exemplos a denominação católica tem contribuído para o povo? E agora vem querer aparecer em cima de uma situação que a igreja como formadora de opinião poderia ter combatido ao longo dos tempos? Como esse câncer que se chama corrupção generalizada no país! Parabéns BG, é isso mesmo.

  30. Os católicos potiguar é que com certeza andam muitíssimo despreocupados com as reformas trabalhistas e previdenciária, no entanto se acham no direito de criticar a posição da igreja, vai entender esse povo!!!

  31. Concordo plenamente com o editorial.
    A igreja tem fieis que são contra e fieis que são a favor das reformas.
    Quando ela opina desta forma está menosprezando os fiéis que são a favor das reformas.

  32. Ficar contra as reformas e calar-se diante da corrupção, fica parecendo com a CUT, MST, PT, deixa de ser uma entidade religiosa prá ser uma organização política partidária.

  33. Minha opinião é que cada vez que beber água fale .Eu estou em paz e o mundo todo ficarar em paz… Em relação as palavras do servo de Deus eu fico no silencio. Obrigada a todos. Eu estou em paz e, o mundo todo ficarar em paz amem…

    1. Não entendi engolindo os católicos?
      Onde são os católicos que são os mais julgados e condenados já aqui na terra pelas outras religiões e seitas.
      A humanidade independente das suas crenças, profissão e opção política, prefere colocar em foco os defeitos dos outros, como se fosse resolver e não tivesse.
      O mundo precisa de seres humanos mais coerentes com o que fala e faz.
      Alguém leu alguma passagem de JESUS CRISTO incentivando aos seus discípulos a jogar a primeira pedra naqueles tidos pela so cidade como pecadores? Eu não li, e sim o contrário.

    2. E qual a sua opinião sobre a participação direta dos evangélicos na política: senadores, deputados nas duas esferas, vereadores e executivo nas três esferas? Além das diversas orientações políticas que sempre passam aos seus fiéis, inclusive nas manifestações políticas nos dois últimos anos? Aliás também gostaria de saber qual a posição do Blog

  34. A posição de greve foi decidida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, corretamente, seguida pela OAB nacional, Associação dos Juízes e demais entidades. Estarão todos equivocados? Ou falta informação a setores da imprensa? Reformas empresariais sempre enriquecem poucos em desfavor de muitos. Reflita.

  35. Mesmo as ofertas e dízimos serem feita para Deus e nao para as Paróquias, vou reverter todas minhas ofertas em ações sociais .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Lula mira mulheres e defende fim da escala 6×1 em rede nacional

Imagens: Divulgação/Instagram/Lula Oficial

O presidente Lula (PT) afirmou que as mulheres enfrentam condições “mais difíceis” no mercado de trabalho e voltou a defender o fim da escala 6×1 durante pronunciamento em rede nacional, nesta quinta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador.

O pronunciamento foi transmitido em cadeia de rádio e televisão e fez parte das ações do governo relacionadas ao 1º de maio, data dedicada ao Dia do Trabalhador.

Durante a fala, Lula destacou desigualdades enfrentadas por mulheres no ambiente profissional e afirmou que o tema da jornada de trabalho segue em debate no país, incluindo a discussão sobre o modelo de escala 6×1.

A proposta de mudanças nesse regime de trabalho tem sido tratada pelo governo como parte de uma agenda voltada a condições laborais e bem-estar dos trabalhadores.

O presidente também citou iniciativas econômicas em andamento, com foco em renegociação de dívidas e ampliação do acesso ao crédito para famílias de baixa e média renda.

Entre as medidas mencionadas está uma nova fase de programa de renegociação financeira, voltada para contas básicas e compromissos com o comércio, com o objetivo de facilitar a regularização de débitos.

Lula não deve participar de eventos presenciais no 1º de maio, repetindo estratégia adotada em anos anteriores, após avaliações internas sobre mobilizações organizadas por centrais sindicais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula avalia nomeação de Messias para o Ministério da Justiça após derrota no Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Lula (PT) avalia nomear o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o comando do Ministério da Justiça. A movimentação ocorre após a rejeição do nome do aliado pelo Senado Federal para uma vaga no STF.

A mudança seria uma forma de reorganização política após a derrota no Senado e como um gesto de fortalecimento de aliados próximos ao presidente. Atualmente, o Ministério da Justiça é comandado por Wellington César, que assumiu a pasta em janeiro e ainda estrutura sua equipe.

Nos bastidores do Planalto, a leitura é de que a eventual ida de Messias para a pasta poderia ampliar sua visibilidade política e manter seu nome em evidência dentro do governo federal, mesmo após a frustração com a indicação ao STF.

Aliados de Lula avaliam que a isso poderia reduzir o desgaste político causado pela rejeição no Senado e preservaria o capital político do advogado-geral da União. Outro ponto é que, à frente do Ministério da Justiça, Messias teria maior interlocução com o STF, o que poderia ajudar a diminuir resistências futuras ao seu nome dentro da Corte.

Após a derrota no Senado, integrantes do governo demonstraram desconforto com o resultado e passaram a atribuir o desfecho a articulações políticas no Congresso, especialmente na base do Senado.

O episódio também foi tratado como um revés político para o governo, com aliados apontando que houve traições dentro da base governista durante a votação. Após a rejeição, Messias chegou a relatar a interlocutores que avaliava até mesmo deixar o cargo na AGU, diante do impacto político da derrota.

Ele se reuniu com o presidente Lula no Palácio da Alvorada logo após o resultado da votação. Em declaração à imprensa no Senado, afirmou que a derrota teria sido articulada politicamente.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Paulinho Freire e presidente da Câmara Eriko Jácome se reúnem com o novo ministro do Turismo e articulam avanços para o setor em Natal

Foto: Divulgação

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, e o presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, cumpriram agenda institucional em Brasília e se reuniram com o ministro do Turismo, Gustavo Costa Feliciano, para tratar de pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento e à expansão do turismo na capital potiguar.

O encontro, realizado no Ministério do Turismo, teve como foco a inclusão de Natal em novos programas federais, além da articulação para a captação de recursos por meio de emendas parlamentares e parcerias institucionais. A iniciativa busca impulsionar ainda mais um setor que já é um dos principais motores econômicos da cidade.

Durante a reunião, foi destacado o potencial turístico de Natal, reconhecida nacionalmente por suas belezas naturais, como dunas, praias e clima privilegiado, além de uma cultura rica e acolhedora. Os gestores reforçaram que, apesar do crescimento constante do setor, há espaço para avançar ainda mais, com investimentos em infraestrutura, promoção turística e qualificação de serviços.

O ministro Gustavo Costa Feliciano, que assumiu a pasta em dezembro de 2025, tem defendido a ampliação do acesso ao turismo em todo o país, com políticas voltadas à democratização do setor. Nesse contexto, Natal surge como um destino estratégico para receber novos incentivos e integrar projetos nacionais de desenvolvimento turístico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia em hospital de Brasília

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar uma cirurgia no ombro direito em hospital de Brasília, mesmo enquanto cumpre prisão domiciliar. A decisão foi tomada após manifestação favorável da PPGR, que considerou os laudos médicos apresentados pela defesa.

Segundo a decisão, o procedimento poderá ser realizado a partir desta sexta-feira (1º), respeitando as condições médicas apontadas em exames e relatório fisioterapêutico.

De acordo com os documentos enviados ao STF, Bolsonaro apresenta dores persistentes e limitação de movimentos no ombro direito, com piora durante a noite, mesmo com o uso de analgésicos.

Os exames indicam lesões de alto grau no manguito rotador e comprometimentos associados, o que levou à recomendação de cirurgia por especialista.

A autorização de Moraes permite que o ex-presidente deixe temporariamente a prisão domiciliar apenas para a realização do procedimento médico, mantendo todas as demais medidas cautelares determinadas pelo STF.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Veja como votou a bancada do RN em decisão que derrubou veto de Lula sobre o 8 de janeiro

Foto: Reprodução

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (30), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei da Dosimetria, que altera regras de cálculo de penas aplicadas a condenados por crimes ligados aos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão mobilizou a bancada federal potiguar, que registrou votos divididos entre deputados e senadores.

Na Câmara dos Deputados, apenas dois parlamentares potiguares votaram pela manutenção do veto presidencial: Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT.

Os demais deputados do RN — João Maia (PP), Robinson Faria (PP), Benes Leocádio (União), Sargento Gonçalves (PL), Carla Dickson (PL) e General Girão (PL) — votaram pela derrubada do veto, acompanhando a maioria do plenário.

No Senado Federal, o cenário também refletiu divisão na bancada. Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) votaram pela derrubada do veto. Já a senadora Zenaide Maia (PSD) foi favorável à manutenção da decisão do presidente Lula.

Com a derrubada, o texto segue agora para promulgação, que pode ser feita pelo próprio presidente da República ou, caso não ocorra em até 48 horas, pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AC).

O projeto altera critérios de dosimetria das penas relacionadas aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Entre as mudanças, está a regra que impede a soma das penas quando os crimes forem praticados no mesmo contexto, além de ajustes na progressão de regime e redução de pena em casos específicos, como participação sem liderança ou financiamento dos atos.

 

Opinião dos leitores

  1. A senadora também foi a favor da indicação do Messias, como também foi na do Flávio Dino, uma decepção senadora

    1. Senadora ZENAIDE, continua decepcionando o povo do RN, a resposta virá através das URNAS.

    2. Decepção? Ela é Lula, sempre foi! Nojenta! Safados são os potiguares de dar um mandato pra essa coisa!

  2. Se alguém tinha alguma dúvida que a senadora Zenaide vota sempre do podre da política agora não tem mais dúvida.
    Os deputados do PT juntamente com senadora significa o atraso da nação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta laranja e coloca 55 cidades do RN sob risco com ventos de até 100 km/h e alagamentos

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para 55 cidades do RN, indicando condições climáticas adversas com possibilidade de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, além de chuvas fortes e risco de alagamentos. O aviso é válido até as 23h59 desta sexta-feira (1º).

Segundo o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Nessas condições, há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

Além do alerta laranja, todas as 167 cidades do Estado seguem sob alerta amarelo de perigo potencial, com previsão de chuvas entre 20 e 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. O Inmet reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A orientação é evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres ou placas e, se possível, desligar aparelhos elétricos durante tempestades mais fortes.

📍 Cidades em alerta laranja

Arez
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Boa Saúde
João Câmara
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Riachuelo
Rio do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serrinha
Taipu
Tangará
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Preso em Mossoró suspeito de roubo de R$ 2,5 milhões que rastreou vítimas com GPS

Imagens: Reprodução/Instagram/Pádua Júnior

Um homem de 31 anos suspeito de participar de um roubo de joias avaliado em cerca de R$ 2,5 milhões foi preso nesta quinta-feira (30) em Mossoró. Segundo a Polícia Civil, ele teria monitorado as vítimas com uso de GPS instalado em veículos antes de executar o crime. A prisão aconteceu durante a Operação Aurum, da Polícia Civil, que cumpriu mandados judiciais de prisão e busca e apreensão.

De acordo com a investigação, o suspeito detido foi localizado em um condomínio em Mossoró. No momento da abordagem, ele estaria armado e ainda tentou se desfazer de uma pistola e de um celular, jogando os objetos em um terreno próximo. Ambos foram recuperados pelos policiais.

O roubo ocorreu em novembro do ano passado, em um escritório no centro de Mossoró especializado na compra e venda de ouro e prata. Dois funcionários e uma cliente foram rendidos, amarrados e mantidos sob controle durante a ação criminosa.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a polícia a reconstruir a dinâmica do crime. Segundo o delegado responsável pelo caso, o investigado preso teria atuado de forma planejada, monitorando as vítimas dias antes da ação.

“Semanas antes, ele já estava monitorando as vítimas, colocou um GPS no carro delas. Ele acompanhou o deslocamento até Pau dos Ferros e Assú antes da execução do crime”, afirmou o delegado Paulo Torres, da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur).

Do local, foram levadas joias e celulares. O prejuízo total estimado chega a cerca de R$ 2,5 milhões. A Justiça também determinou o bloqueio de valores em contas ligadas aos investigados, no mesmo montante do prejuízo, a pedido da Polícia Civil.

Apesar da prisão, outro suspeito ainda não foi localizado. Segundo a polícia, ele já foi identificado e segue sendo procurado. “Ele já está identificado e está em Mossoró. Estamos em contato para que se entregue. Caso contrário, vamos encontrá-lo”, disse o delegado.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e tentar recuperar as joias roubadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] GOLPE EM NATAL: homem é preso após fraudar compra de carro de luxo e usar identidade falsa de médico

Imagens: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso em Natal suspeito de fraudar a compra de um carro de luxo e se passar por médico usando documentos falsos, nesta quinta-feira (30), em Ponta Negra, na Zona Sul.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito teria iniciado o esquema ao alegar a compra de um veículo no valor de R$ 200 mil, apresentando comprovantes falsificados .

De acordo com as investigações, os documentos foram usados tanto em registro policial quanto em ação judicial, o que levou o Judiciário a determinar a entrega do automóvel antes da fraude ser identificada.

O homem também usava um carimbo médico para emitir atestados e receituários falsos, se passando por especialista em cirurgia geral.

Durante a operação, além de documentos ligados ao caso, o material apreendido reforçou a suspeita de atuação em diferentes frentes de fraude. 

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar possíveis novos crimes e eventuais envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Rogério Marinho, Flávio Bolsonaro e senadores comemoram derrubada do veto de Lula ao PL da Dosimetria: “Chora petista”

Ao lado do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro e demais senadores, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, comemorou a derrubada do veto de Lula ao PL da dosimetria na tarde desta quinta-feira (30).

No Senado, o placar foi de 49 votos a favor da derrubada e 24 contra. Antes, na Câmara, o veto foi derrubado por 318 votos a 144, com cinco abstenções.

O senadores ainda cantaram uma música em provocação ao PT: “Chora petista, bolivariano, a roubalheira do PT tá acabando. Sua conduta é imoral, fere os princípios da CF nacional! Olê, Olê! Olê Olê! Estamos na rua pra derrubar o PT

“Depois da rejeição a Jorge Messias, foi a vez do Parlamento derrubar o veto de Lula ao projeto de redução de penas! O Congresso reagiu, enfrentou o arbítrio e fez justiça. O Brasil escolheu a pacificação, o reencontro de famílias e o resgate da normalidade democrática. É a derrota de um projeto de poder baseado no rancor e a vitória de um país que quer virar a página e seguir em frente!”, escreveu Rogério Marinho nas redes sociais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL da Dosimetria: com derrubada de veto de Lula, saiba o que acontece com pena imposta a Bolsonaro

Foto: REUTERS/Diego Herculano

O projeto do PL da Dosimetria reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, atualmente, está em prisão domiciliar e pode migrar de regime em um prazo menor.

O texto será encaminhado para promulgação pelo presidente da República em até 48 horas. Caso isso não ocorra, a tarefa caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Após a promulgação, o texto passa a valer como lei, com vigência imediata após a publicação oficial.

Bolsonaro está há pouco mais de um mês em prisão domiciliar por questões de saúde, mas, em tese, segue em regime fechado, pois foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe.

Segundo a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, ele só poderia passar do regime fechado para o semiaberto dentro de sete anos, em 2033.

Com a nova regra, especialistas estimam que o ex-presidente terá chance de migrar de regime num prazo que varia entre dois e quatro anos.

Isso porque o texto impede a soma de dois crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito, com pena de 4 a 8 anos de prisão;
    golpe de Estado, com pena de 4 a 12 anos.
  • Pela medida, vale a pena do crime mais grave — golpe de Estado — acrescida de um sexto até a metade.

O projeto também prevê redução da pena de um a dois terços quando os crimes ocorrerem em contexto de multidão, desde que o réu não tenha financiado os atos nem exercido papel de liderança.

Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) recalcular as punições de cada um dos réus

Para isso, a corte precisará ser provocada, por exemplo, pela defesa de algum dos condenados, pelo Ministério Público ou por um ministro relator de um dos casos da tentativa de golpe. Portanto, a redução de pena não será automática.

Ou seja, a redução de penas ainda depende do aval do STF, que será o responsável por calcular as novas penas conforme a nova determinação da lei, que estava derrubada e voltou a valer nesta quinta (30).

Com a derrubada dos vetos, a proposta se torna lei. No entanto, fica sujeita a questionamentos no STF. Pode ser alvo, por exemplo, de ações que contestam sua validade, apresentadas por partidos políticos, entidades de classe, PGR e do próprio governo.

Estes são alguns dos agentes autorizados pela Constituição a entrar com processos deste tipo na Suprema Corte.

Se o tema parar no STF, caberá aos ministros decidir se a norma está de acordo com a Constituição. Se não estiver, a lei é anulada.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *