EDITORIAL: Os bispos e as reformas. Por onde andavam?

A Igreja Católica, principal denominação religiosa em um país de maioria católica, apesar de não praticante, resolveu entrar de vez no campo da discussão política e social.

No Rio Grande do Norte, o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, como também o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, gravaram e divulgaram mensagens convocando a população a ir às ruas para protestar contra as reformas Trabalhista e da Previdência, em discussão no Congresso Nacional.

O arcebispo de Natal e os bispos de Caicó e Mossoró, cujas dioceses compõem a Província Eclesíástica de Natal, chegaram a produzir um documento conjunto que foi lido em todas as igrejas católicas do Estado no Domingo de Ramos. O mesmo documento foi entregue em Brasília aos integrantes da bancada federal potiguar.

A mensagem de dom Jaime, que usou os canais oficiais da Arquidiocese de Natal para convocar os fieis católicos, causou muita polêmica nos grupos de católicos envolvidos no trabalho pastoral e de evangelização.

Muitos acham indevida e inoportuna a manifestação da igreja católica.

E não são poucos os que estranham o fato de o arcebispo não ter se manifestado contra a corrupção desenfreada e nem contra os escândalos dentro da igreja católica, especialmente no caso das denúncias de pedofilia.

Até o papa Francisco se pronunciou. Mas a igreja católica no Rio Grande do Norte manteve-se em silêncio, que perdura até hoje.

Onde andava Dom Jaime para falar da pedofilia na Igreja no mundo e no Brasil? Para falar dos escândalos de corrupção no Vaticano? Para falar literalmente do envolvimento de padres em campanha políticas no RN? Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?

Com esse tipo de manifestações de caráter político, a Igreja Católica e seu arcebispo perdem terreno, força e representatividade e afasta fiéis praticantes.

Se é para se pronunciar sobre reformas, qual o motivo do silêncio sobre corrupção e pedofilia. São ou não práticas criminosas.

Com a palavra a Igreja Católica no Estado e seus bispos.

Só nao vale ficar em silêncio.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Gustavo disse:

    Parabens ao Lider Cristao. Que tem o direito de se manifestar em assunto polemico. Agora os fieis nao sao obrigados a seguir. Cada um faz sua reflexao e segue o seu coracao. Tal opiniao e convocaçao do Bispo nao eh dogma catolico. O livre arbitrio eh uma condicao da fe.

  2. Leonardo disse:

    Parabéns para CNBB e toda igreja pela postura em favor dos mais prejudicados por essa reforma grotesca!

  3. Magno disse:

    Olá,
    As pessoas tomam as Igrejas buscando forças e pedidos para enfrentar o desemprego, a violência, o domínio das drogas entre outros assuntos sociais, os quais são da responsabilidade do ESTADO.
    Porque os lideres da Igreja não devem pedir ações ou se manifestarem?
    A Igreja também não viva pagando a Imprensa para divulgar as grandes e boas ações sociais que realiza em favor dos mais pobres.
    Portanto, é bom pensar mais um pouco antes de formar criticas.

  4. Beto disse:

    Sou católico e vou continuar sendo mas sou contrário da participação da Igreja eu coisas que não lhe dizem respeito, deviam selar mais pelo desemprego e a questão da Família ( Marido + Mulher= Filho (s)!!

  5. Luiz Moreira disse:

    Embora esse editorial vá bem longe em outros temas, essa atitude da Igreja divide a sociedade católica entre os contra e os a favor das reformas, alienando aqueles que são a favor das mesmas. É emocional, para dizer o mínimo, e não contribui para que saiamos dessa situação de crise estrutural que pode levar o Brasil a muito mais anos de recessão, desequilíbrio nas contas públicas, juros altos, etc, etc. Não se ajuda os pobres com medidas demagógicas que não tem sustentabilidade. A impressão é que preferem que tudo fique como está, fazendo o jogo das corporações (sindicatos, etc) que querem o pior agora para tentarem voltar ao poder, via PT, mais adiante, como salvadores da pátria que levaram à quase falência.

  6. Flavinha disse:

    Será que esse Bispo está de olho nas próximas eleições ?

  7. Ceará Mundão disse:

    A Igreja Católica está a serviço dos partidos de extrema esquerda. Uma pena e um absurdo pois o comunismo acha ser a religião o ópio do povo. Os "vermelhos" defendem o Estado laico, a retirada dos crucifixos e imagens religiosas das repartições públicas, o aborto, a liberação das drogas, a destruição das famílias, a segregação da sociedade, a escola COM partidos, a defesa dos bandidos "coitadinhos", a ideologia de gêneros e tantos outros absurdos. E vem a Igreja apoiar isso tudo? Absurdo total.

  8. Isabel Romano disse:

    Igreja esquisita! Tão omissa em assuntos inegavelmente inquestionáveis e apartidários. Agora? Neste tema? Infeliz.

  9. Maria José Kummer Hora disse:

    Parabéns BG pelo editorial. Escândalos de corrupção parece que não afeta a igreja. Esses senhores da elite comunista não representam a triste realidade do nosso país. Quer mudar o mundo? Comecem dando uma volta nas suas igrejas.

  10. Evilásio disse:

    Muito boa oportunidade, até então estávamos todos sendo enganadas e enganados, acredito que nem as igrejas e outros dá sociedade acreditavam no tamanho do câncer que o nosso país está enraizado, nunca é tarde para começar parabéns aos nossos bispos e nossa igreja por começar a falar, é justo é preciso e inadiável a nossa colocação, que Deus abençoe a todos!

  11. Diga a verdade e saia correndo.. disse:

    Admiro muito e aplaudo p bispos e todos os padres do RN pela atitude que tomaram em defesa de trabalhadores por até a mídia INTERNACIONAL comenta os absurdos dessa reforma mas aqui ha

  12. Luiz disse:

    QUEM ASSINA ESTE EDITORIAL? BG OU GUSTAVO ROCHA?
    ***A IGREJA CATÓLICA SE POSICIONOU DE FORMA SENSATA E LÚCIDA, PARABÉNS AO ARCEBISPO. É DE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE OLHA PARA OS TRABALHADORES E MAIS HUMILDES. ENQUANTO DO OUTRO LADO DISSO TUDO ESTÃO OS EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS CARNICEIROS QUE QUEREM LUCRAR NAS COSTAS DOS ASSALARIADOS. ***JESUS EXPULSOU OS COMERCIANTES DO TEMPLO. AGORA, SEREMOS NÓS QUE OS EXPULSAREMOS DA POLÍTICA! GREVE GERAL DIA 28 ABRIL | EM FRENTE AO IFRN CENTRAL | 16H

  13. Diga a verdade e saia correndo.. disse:

    Não estou entendendo este artigo crítico e altamente tendencioso a tentar atribuir defeitos ou culpas à igreja católica e aos bispos e padres por sua atitude nobre e honrosa de sair em defesa de quem REALMENTE MERECE ser defendido nesse país que é o trabalhador, coisa que não vi em nenhuma outra religião, especialmente a evangélica que é uma instituição que visa apenas dinheiro e que num momento crítico​ desse dessa sujeirada que está sendo posta na mídia todos os dias por esses políticos bandidos e ladrões de TODOS os partidos, a igreja evangélica não abriu a boca em defesa da Manutenção dos direitos do trabalhador Brasileiro, e nao falta pastor se candidatando a todos os cargos políticos e tb se envolverem em corrupção mas não fizeram nada pelo povo que REALMENTE vai se prejudicar com essas porcarias dessas reformas. No ponto de vista do relator do texto, a igreja catolica está errada? É isso mesmo? Então certo mesmo é ser fantasma da assembléia legislativa né? É passar a vida bajulando político para conseguirmos cargo político e ficar defendendo partido ao invés de defender a integridade do cidadão em qualquer situação política em que se encontre o país? Como já comentaram acima " o verdadeiro católico não irá se afastar por uma uma atitude dessas e nem por nenhuma outra"

  14. Cobre disse:

    um dia eu fui para uma reuniao da igreja o.bispo de natal só falava em política e do.pt eu saiu fui embora

    • Paulo disse:

      Os fracos agem dessa forma mesmo, fogem, não são capazes de enfrentar o debate principalmente em defesa de outros que não maioria das vezes nem os conhece, mas que lembrar do Deus todo poderoso que diz em seu maior dos mandamentos, "amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ", é difícil se enxerga nesse próximo mais carente e necessitado, o orgulho na maioria das vezes não permite, aí o mais fácil é nos acovardarmos diante daquilo que seria um oportunidade para mudarmos.

    • BOTELHO O PINTO NO MEQUINHA disse:

      E O RAPAZ É OBRIGADO A FICAR E ESCUTAR UM PADRE FALAR BEM SOBRE UM PARTIDO COMANDADO POR UM MARGINAL? É ISSO?

    • Magno Gurgel disse:

      Agora ser contra um partido que cometeu o maior ato de corrupção da historia é ser fraco? Não é porque é Bispo que esteja livre de fazer burradas como essa!

  15. jorge disse:

    DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

  16. Cobre disse:

    eu não vou tenho e medo disso da violência e grande estou fora

  17. Paulo disse:

    Quem não gosta e nem quer ser católico que não o seja, agora atribuir a culpa do cenário de corrupção na política a igreja católica é uma pidada, quem estar se apoiando nesse pensamento deve ser pessoas que têm ódio de pobre trabalhador e que até hoje em berço de ouro e acha que o ouro não vai acabar. A igreja também tem esse dever de esclarecer e se preocupar com o futuro dos mais carentes, se até hoje os padres não fazem esse papel, problema deles, mas se estão fazendo agora, parabéns é uma ótima oportunidade para rever os erros e falhas, agora atribuir a influência do PT na escolha do clero é outra piada de quem é desatualizado.

  18. Marcos disse:

    DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

    • Sergio disse:

      Parabens Marcos, para algumas pessoas é preciso desenhar, o ódio e preconceito cega-lhes.
      Outra pergunta: Jesus seria do lado da Dilma ou do cunha, noite episódio do impedimento (golpe) ?

    • BOTELHO O PINTO NO MEQUINHA disse:

      GOLPE DE C… É RO…

  19. Francisco de Assis Xavier disse:

    Esse posicionamento do Bispo é lógica, ele que foi indicado Bispo de Natal com ajuda do PT, ele é cria de padre Murilo que o irmão é presidente do PT no RN, padre de Parnamirim uma cidade que antes de padre Murilo os católicos era maioria absoluta em torno de 80%, hoje é o contrario, ele deve ser a favor da corrupção feita pelos políticos inclusive o PT partido dele, é por isso que não assisto missa quando o celebrante é esse Bispo desde que ele assumiu em Natal

  20. Paulo disse:

    A Igreja Católica manteve-se muda enquanto os desgovernantes petistas financiavam obras em outros países, desviava dinheiro público, fatiava o estado, quebrava a petrobras. Etc. e apontavam o leme para o socialismo. Por essas e outras, que ao longo dos anos igreja vem perdendo fies.

  21. #ficaadica disse:

    OS PROTESTOS CONTRA AS REFORMAS NAO TEM PARTIDO SE ALGUNS ESTÃO SE APROVEITANDO, PACIÊNCIA, SEMPRE VAI TER ESSES OPORTUNISTAS…

  22. Luiz Teixeira disse:

    Considero este pseudo artigo um ataque pessoal e leviano contra o nosso Bispo. A igreja se posiciona contra as reformas, pois entende que os mais pobres sairão prejudicados.
    Não é verdade que o Bispo seja a favor da corrupção e da pedofilia como este pseudo jornalista ou radialista insinua.
    A trajetória do nosso Bispo não deixa dúvida de sua conduta apartidária em favor dos mais humildes e de repúdio as práticas demoníacas da pedofilia e da corrupção.
    A verdade é que jornalistas tidos como liberais – mas que adoram uma boquinha no poder público- estão em polvorosa com a possibilidade do povo ir às ruas. Deveriam pelo menos serem mais democráticos e externarem o porquê de serem a favor das reformas e não atacarem o Bispo e a Igreja com argumentos mesquinhos e injustos.

  23. Osvaldo Delgado disse:

    Em tempo : BG

  24. Osvaldo Delgado disse:

    Concordo plenamente com seu comentario.Faça minhas as suas palavras.

  25. Magno disse:

    Muito infeliz seu comentário, caro Bruno. Você quis acusar os bispos da nossa Província de assumirem uma posição política, mas acabou por você declarar a sua posição política. Prestando atenção à parte do seu editorial que diz "Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?", fica claro que você está sim, não só assumindo uma posição política mas, fazendo campanha política para o atual governo. A Previdência e a CLT que temos aí não tem nada a ver com o "gonverno", como diz você, do PT, e portanto não tem nada a ver com o posicionamento ou omissão de quem quer que seja. Na realidade essa citação é apenas pano de fundo para justificar tudo o que esse "gonverno" (sic) está fazendo. Ou seja, fazer reformas que nunca seria vencedores em qualquer pleito eleitoral, aproveitando-se de um momento singular pelo qual passa o país. Citar ainda "pedofilia" e "corrupção" na Igreja, e "envolvimento de padres em campanha política" não tem qualquer relação com o tema que você se propôs a criticar. Você deveria até mudar o nome de "Editorial" para "Assunção de posição política". Cabe a qualquer cidadão ou instituição assumir postura sobre qualquer tema, assim como você o fez neste "Editorial", mas você perdeu uma grande chance de se posicionar diretamente, em vez de usar da retórica para fomentar o seu ponto de vista e acusar e criticar outros. Estou vendo que você aprendeu muito. Não sei se nos bancos da faculdade ou com os modelos que temos de jornalismo no Brasil.

    • Magno disse:

      Parece que comentários críticos um pouco mais contundentes ao Blog não têm a mesma velocidade de outros comentários. Aguardando a moderação! Moderadamente, rsrsrs

  26. Paulo disse:

    O bom disso tudo é que tudo que não presta querem atribuir a responsabilidade a igreja católica, se perguntar à alguém que nunca foi visto em igrejas evangélicas, em terreiro de macumba, centro espírita, com respeito a todas às escolhas, vão responder sou católico. É preciso saber primeiro o Real sentido do que é ser católico, como os políticos que não são evangélicos e também não são católico e frequentam as escondidas centro de macumba e tem vergonha de assumir realmente sua orientação religiosa por ser uma religião afro-descendente, vão para perto do povo e por ser a igreja católica essa mãe de braços abertos acolhe todos aí o porquê de muitos fizerem eu sou católico. Mas ninguém fala dos evangélicos corruptos que estão hoje dentro da política, as igrejas tem o dever sim de orientar seus fiéis e repudiar o que for ilícito, pois Jesus amou e ama o pecador mas repudiou o pecado. Falar da igreja sem ter conhecimento do que realmente é a igreja é realmente complicado, não se pode combater o preconceito gerando preconceitos, nós somos igreja independente de qual seja a corrente filosófica.

    • Calixto Silva disse:

      Paulo,vc está equivocado quando em seu comentário vc diz que ninguém fala de políticos evangélicos corruptos, primeiro, nenhum evangélico apoia qualquer político que seja ele evangélico ou não, ainda ti digo que, se um evangélico for achado em praticas ilícitas neste caso em corrupção, ele será punido pela sua denominação evangélica e pelos demais evangélicos, católicos etc. O evangélico politico corrupto é excomungado da igreja a qual ele faz parte, nós não passamos a mão na cabeça dele não. O que a matéria questiona é o seguinte: Por que que os bispos , acebispos, padres etc, não se manifestaram sobre os escândalos de pedofilia e corrupção financeira dentro da igreja católica, por que? É isto o que queremos saber. É louvável a atitudo do acebispo dom Jaime sobre a situação das reformas que o governo quer fazer em nosso país. Mais que ele também tenha a mesma postura sobre estes assuntos de escandalosos que acontecem dentro da Igreja Católica.

  27. Maria Costa disse:

    Quem é católico praticante nunca vai deixar de ser. Deixam os não praticantes, os que nunca vão a igreja e se dizem católicos. O católicos servem a Deus e não a igreja, a igreja é apenas uma representação do catolicismo. Portanto, o arcebispo e os bispos podem tomar a decisão que quiserem pq o católico vai continuar com sua missão de evangelizar e de servir a Deus.

    • Magno disse:

      Parabéns, minha cara Maria. Palavras de alguém que sabe o que está falando!!!

  28. Dinarte Rafael Lopes disse:

    Quando foi que esses bispos assinaram a filiação ao PT?
    É deplorável ver um posicionamento político desse e a total omissão quanto ao oceano de corrupção que vivemos.
    Quantos leitos hospitalares deixaram de ser adquiridos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantos hospitalares deixaram de ser reformados e construídos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas escolas poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas delegacias poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas creches e asilos de idosos ser reformadas e construídos e foram esquecidos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    O senhor não se pronunciou sobre a corrupção na copa do mundo, o senhor não se pronuncia quanto a insegurança generalizada que MATA mais de 20 pessoas por semana.
    Não acredito senhor Bispo que tenha falado pela Igreja, o senhor foi pessoal e muito infeliz em seu posicionamento político partidário.

  29. Sávio Júnior disse:

    Partindo desse "editorial" a igreja deve então apoiar as reformas que irão de vez sepultar vários direitos trabalhistas e dificultará ao máximo o acesso a aposentadoria via INSS, foi isso que entendi?….esse "editorial" parece ter saído de alguma sala de um imponente prédio onde habita uma parcela arrogante e egocêntrica do RN, pessoas que só querem privilégio para eles e para os seus, a saber, o prédio é um dos filhotes do maiorzão onde ficava um pato amarelo lá em São Paulo e que dizia tá ao lado dos trabalhadores (tadinho dos que acreditaram) pois é, que triste ver uma parcela da imprensa apoiando reformas que irão apenas e exclusivamente punir ainda mais a classe trabalhadora, mas é isso, cada um que defenda seu lado, aos trabalhadores fica o pedido, o q não deixem de participar da greve geral na sexta dia 28, se não nos protegermos, quem irá fazer, né?

  30. Beto disse:

    Bg vc e sua turma são um bando de metido a playboy, filhos de ex metido a rico que se lascaram com a melhoria dos trabalhadores que seu pai explorava dando medicamento em troca de votos… Ou vc ñ sabe q várias pessoas sabem q seu pai tinha ou tem uma farmácia dentro de casa para abastecer os eleitores? Seja imparcial e ñ modere este comentário!

  31. Francisco disse:

    Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a diminuição do tempo necessário para obtenção do seguro desemprego, mudança promovida pelo governo Dilma? Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a reforma previdenciária promovida pelo Governo Lula em 2003? Na verdade se trata de militância político-religiosa! Padres de ideologia de esquerda, trabalhando contra um adversário político! Uma vergonha!

    • Calixto Silva disse:

      Verdade! A igreja tem uma divida de gratidão com o governo Lula e Dilma, pois em um ano destes aí, o ex-presidente Lula os membros da CNBB(confederação nacional dos bispos do brasil) se reuniram secretamente e assinaram um acordo para que a igreja católica tivesse privilégios, e as demais religiões principalmente a evangélica ficassem de fora, isto foi denunciado pelo presidente da ATEIA(Associação Ateista) e pelo pastor Silas Malafaia em seu programa de tv, por isto que o acebispo tá fazendo esta convocação.

  32. Barreteiros disse:

    QUANDO A IGREJA CATÓLICA FAZ OPÇÃO PELOS PODRES RECEBE UMAS CRITICAS DESRESPEITOSAS DESTA, COMO É DIFÍCIL DEFENDER OS POBRES. AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E DAS LEIS TRABALHISTA SÓ IRÃO BENEFICIAR OS EMPRESÁRIOS E OS RICOS QUE NÃO PRECISAM DISTO, JÁ QUE SÃO OS EMPREGADORES. PARABÉNS A CNBB, PARABÉNS AOS BISPOS DO RN, AMO AMO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E A MINHA IGREJA.

    • Dinarte Rafael Lopes disse:

      Qual foi a defesa feita por ele quando os BILHÕES desviados pela corrupção patrocinada e encampada pelo PT não possibilitou a construção de hospitais, escolas, leitos, creches, transporte público? O pobre não precisa disso? Ou na filosofia da esquerda o pobre só pode ser lembrado e usado para fazer greve?

  33. Marta disse:

    Pois é o mundo precisa de exemplos. Que exemplos a denominação católica tem contribuído para o povo? E agora vem querer aparecer em cima de uma situação que a igreja como formadora de opinião poderia ter combatido ao longo dos tempos? Como esse câncer que se chama corrupção generalizada no país! Parabéns BG, é isso mesmo.

  34. FIGUEIRÊDO disse:

    Os católicos potiguar é que com certeza andam muitíssimo despreocupados com as reformas trabalhistas e previdenciária, no entanto se acham no direito de criticar a posição da igreja, vai entender esse povo!!!

  35. Luciano disse:

    Concordo plenamente com o editorial.
    A igreja tem fieis que são contra e fieis que são a favor das reformas.
    Quando ela opina desta forma está menosprezando os fiéis que são a favor das reformas.

  36. Jv disse:

    Ficar contra as reformas e calar-se diante da corrupção, fica parecendo com a CUT, MST, PT, deixa de ser uma entidade religiosa prá ser uma organização política partidária.

  37. Lulu disse:

    Minha opinião é que cada vez que beber água fale .Eu estou em paz e o mundo todo ficarar em paz… Em relação as palavras do servo de Deus eu fico no silencio. Obrigada a todos. Eu estou em paz e, o mundo todo ficarar em paz amem…

  38. Rubens Guilherme disse:

    Perfeito BG,isso podemos definir como MIOPIA SELETIVA

  39. Rubens Guilherme disse:

    Perfeito BG,isso é a chamada Miopia seletiva

  40. hsb disse:

    Boa BG, assino embaixo!
    Só faltou alerta-los que os Crentes estão engolindo os fieis catolicos.

    • Fátima Pereira disse:

      Não entendi engolindo os católicos?
      Onde são os católicos que são os mais julgados e condenados já aqui na terra pelas outras religiões e seitas.
      A humanidade independente das suas crenças, profissão e opção política, prefere colocar em foco os defeitos dos outros, como se fosse resolver e não tivesse.
      O mundo precisa de seres humanos mais coerentes com o que fala e faz.
      Alguém leu alguma passagem de JESUS CRISTO incentivando aos seus discípulos a jogar a primeira pedra naqueles tidos pela so cidade como pecadores? Eu não li, e sim o contrário.

    • Magno disse:

      E qual a sua opinião sobre a participação direta dos evangélicos na política: senadores, deputados nas duas esferas, vereadores e executivo nas três esferas? Além das diversas orientações políticas que sempre passam aos seus fiéis, inclusive nas manifestações políticas nos dois últimos anos? Aliás também gostaria de saber qual a posição do Blog

  41. frederico disse:

    A posição de greve foi decidida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, corretamente, seguida pela OAB nacional, Associação dos Juízes e demais entidades. Estarão todos equivocados? Ou falta informação a setores da imprensa? Reformas empresariais sempre enriquecem poucos em desfavor de muitos. Reflita.

  42. Giann disse:

    Mesmo as ofertas e dízimos serem feita para Deus e nao para as Paróquias, vou reverter todas minhas ofertas em ações sociais .

COMENTE AQUI