Diversos

Em carta a investidores, Dilma diz que crescimento mais rápido está a caminho

A presidente Dilma Rousseff prometeu que seu segundo mandato seria marcado por um crescimento mais rápido e um controle “rigoroso” da inflação, após dizer que a maior economia da América Latina apresentou um desempenho abaixo do esperado neste ano.

Em uma carta enviada ontem aos participantes da Brazil Opportunities Conference, realizada pelo JPMorgan Chase Co. em São Paulo, Dilma disse que a economia está passando por um momento de “transição” provocado pela queda dos preços das commodities. Embora tenha defendido o desempenho de seu governo na redução do desemprego, Dilma disse que sua equipe econômica, incluindo o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, realizariam medidas graduais para reforçar o crescimento.

“Temos conseguido manter a inflação dentro do intervalo estabelecido pelo governo, bem como temos sustentado uma baixa taxa de desemprego”, disse Dilma na carta. “A nova equipe econômica trabalhará em medidas de elevação gradual, mas estrutural, do superávit primário da União, de modo a estabilizar e depois reduzir a dívida bruta do setor público em relação ao PIB”.

Segundo previsão dos economistas, o Brasil crescerá no ritmo mais lento desde 2009 após sair da recessão do primeiro semestre do ano. A inflação, que paira perto do teto de 6,5% estabelecido pelo Banco Central, será um primeiro desafio para Levy em um momento em que o Brasil busca evitar a perda de seu rating de grau de investimento. O BC elevou a taxa de referência em 25 pontos-base, para 11,25%, no dia 29 de outubro. Os diretores do BC encerram a última reunião de 2014, com dois dias de duração, hoje.

PERSPECTIVA REDUZIDA

Os economistas que cobrem o Brasil reduziram sua projeção para o crescimento neste ano de 0,20% para 0,19%, segundo a mediana de cerca de 100 estimativas obtida por meio de uma pesquisa do BC publicada anteontem. A economia teve uma expansão de 0,1% no terceiro trimestre, após contrações de 0,2% e 0,6% no primeiro e no segundo trimestres, respectivamente.

O índice acionário Ibovespa estendeu ontem a maior queda consecutiva desde outubro porque a produção industrial caiu mais do que o previsto pelos economistas. A produção teve uma redução de 3,6% em outubro em relação a um ano antes, informou o IBGE.

A inflação anual diminuiu em meados de novembro, para 6,42%, contra 6,62% no mês anterior. O BC mira uma inflação de 4,5% por ano, com dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Brasil sofreu em março seu primeiro rebaixamento na nota em uma década, quando a Standard Poor’s reduziu o rating da dívida soberana do país para um nível acima do grau especulativo citando o crescimento lento e a piora dos resultados fiscais. Em setembro, a Moody’s Investors Services reduziu a perspectiva do Brasil para negativa. Pela primeira vez na história, o Brasil registrou déficit primário nos primeiros 10 meses do ano.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Tô desconfiado que a caminho está a queda. d Deixe esse novo congresso tomar posse.PMDB, mais os outros partidos, são iguais a urubu. Acho que esse filme eu já vi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil abre processo de expulsão de Sabino e afasta ministro das funções partidárias por 60 dias

Foto: Secom/PR

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi suspenso do União Brasil por 60 dias e perdeu o comando do diretório estadual do Pará. Ele responde a processo por infidelidade partidária por se recusar a deixar o governo Lula.

A decisão prevê também intervenção nos diretórios municipais para substituição de dirigentes. Nesse período, a Executiva Nacional deve avaliar sua expulsão — que depende do apoio de 13 dos 22 integrantes do partido.

Sabino negociou a suspensão para ganhar tempo. A estratégia é permanecer no cargo até a COP30, em Belém, evento que ajudou a organizar e que pode fortalecer sua imagem política no Pará, onde planeja disputar o Senado em 2026.

A crise no União Brasil repete o impasse vivido pelo Progressistas, que afastou o ministro do Esporte, André Fufuca, após ele também desafiar a pressão da sigla e manter o cardo no governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PP afasta André Fufuca após ministro decidir permanecer no governo Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O PP (Progressistas) anunciou nesta quarta-feira (8) o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca (MA), da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões internas. A direção também interveio no diretório do Maranhão, retirando Fufuca do comando estadual.

A medida ocorre após o ministro se recusar a deixar o governo Lula (PT), contrariando a determinação da sigla. Em ato com o presidente no Maranhão, na segunda (6), Fufuca reafirmou apoio a Lula e desafiou a pressão do partido.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), assinou a nota que oficializa a decisão. O partido reforçou que não integra nem pretende integrar o governo federal.

Enquanto isso, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), também pressionado por sua legenda, anunciou que continuará no cargo, destacando a importância da COP30 e dos projetos de sua pasta.

Lula criticou a postura do PP e do União Brasil, chamando de “equívoco” e “bobagem” a tentativa de expulsar ministros que permanecem no governo.

Leia a íntegra da nota do PP

“O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.

A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.

O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, como qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CRISE GIGANTE: Justiça bloqueia entrada de presos em Ceará-Mirim e expõe crise no sistema prisional

Foto: Reprodução

A Cadeia Pública de Ceará-Mirim, uma das maiores do RN, foi parcialmente interditada pela Justiça devido à superlotação. A unidade, que comporta no máximo 1.364 presos, atualmente abriga 1.448 detentos — mais de 80 pessoas acima do limite permitido.

A portaria, emitida pela 2ª Vara Regional de Execuções Penais do RN, determina que a direção da cadeia não aceite novos custodiados enquanto a população carcerária não for reduzida. Caso a ordem seja descumprida, os responsáveis pela unidade podem responder judicialmente.

A medida se baseia na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) e em resoluções do Judiciário que regulamentam inspeções periódicas nas unidades prisionais. Entre elas, a Resolução nº 62/2022 e o Termo de Cooperação de 2018, com aditivo de 2021, que reforçam a obrigação de manter a capacidade da cadeia dentro dos limites legais.

Para especialistas e servidores, a interdição parcial é um alerta sério. A superlotação aumenta riscos de violência interna, proliferação de doenças e desgaste físico e psicológico de quem trabalha e cumpre pena na unidade. Ceará-Mirim se soma a uma lista de prisões no RN que sofrem há anos com a falta de estrutura e planejamento.

A decisão da Justiça também tem peso político: coloca pressão sobre o Governo do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária, exigindo ações concretas para reduzir o problema. A medida é drástica, mas necessária, e deve mobilizar autoridades locais e nacionais a responderem à crise.

Enquanto isso, detentos continuam apertados em celas superlotadas, servidores trabalham em condições precárias e o risco de incidentes graves permanece alto. A interdição parcial é um alerta vermelho: sem solução rápida, Ceará-Mirim pode se tornar palco de novos conflitos e escândalos no sistema prisional potiguar.

Confira: PODER JUDICIÁRIO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

QUAEST: 49% desaprovam o governo Lula e 48% aprovam

Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (8.out.2025) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar dentro da margem de erro com a desaprovação. É a 1ª vez que isso é registrado desde janeiro de 2025.

A gestão do petista é desaprovada por 49% dos brasileiros e aprovada por 48%. Foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais, de 2 a 5 de outubro de 2025, com brasileiros de 16 anos ou mais.

A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais) para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.  A aprovação de Lula vem se recuperando de forma progressiva desde maio.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Vai assim até as vesperas da eleição.
    No dia da eleição as 17 horas os computadores da justiça eleitoral brasileira, dá o resultado final da eleição.
    Quem vai ganhar nos computades que junta os votos dos brasileiros, a esquerda ou a direita???
    O que é que vcs acham?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Com problemas hepáticos, menina de 10 meses é transferida de helicóptero para embarque rumo ao RS

Foto: Reprodução

Uma menina de 10 meses portadora de graves problemas hepáticos e que estava internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi transportada de helicóptero até a Base Aérea de Natal antes de embarcar para o Rio Grande do Sul.

A criança foi levada de ambulância do Hospital Infantil Varela Santiago até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Já a bordo do helicóptero Potiguar 02, a menina foi levada até a base Aérea de Natal, onde embarcou em um avião do CBM da Paraíba.

O trabalho foi realizado em conjunto pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A Paraiba sempre na frente da guinvernadora goipi, que inclusive é de lá e está destroçando o RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

SISTEMA PENITENCIÁRIO DO RN EM XEQUE: MP investiga gratificações irregulares, cargos para aliados e servidores sem função

Foto: Reprodução

O Ministério Público do RN abriu investigação sobre a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/RN) após denúncia anônima apontar nomeações políticas, cargos fantasmas e gratificações suspeitas. O secretário Helton Edi Xavier da Silva foi oficialmente cobrado a se manifestar em 15 dias.

A denúncia mostra que a Lei nº 793/2025, que criou novos cargos, desrespeitou os limites legais de remuneração, deixando diretores e chefes de setores com salários abaixo de R$ 3 mil. Para piorar, o secretário ainda cogita manter gratificações via diárias operacionais, justamente o que a lei buscava extinguir.

Todos os cargos criados foram ocupados por policiais e aliados políticos, enquanto cargos extintos deixaram servidores sem função, com promessas vagas de realocação em empresas terceirizadas sem qualquer previsão legal. Também há nomeações que desrespeitam a lei: um Corregedor sem 10 anos de experiência e um funcionário para o Posto de Emprego e Renda sem nível superior.

O MP encaminhou a denúncia ao Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP) para adoção das providências cabíveis, podendo remeter o caso a outros órgãos. A Promotoria tem 30 dias para informar quais medidas foram adotadas.

O ofício oficial do MP reforça que a SEAP deve responder detalhadamente sobre cada irregularidade. O prazo curto e a formalidade do procedimento mostram que a investigação é tratada com urgência e prioridade máxima.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF deflagra operação nacional contra abuso sexual infantil e cumpre mandados no RN

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, uma ação de grande porte contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente os praticados por meio da internet. A ofensiva ocorre simultaneamente em todos os estados do país e conta com a colaboração das Polícias Civis de 16 unidades da federação.

Coordenada pela PF, a operação tem como objetivo identificar, prender e desarticular grupos e indivíduos envolvidos na produção, armazenamento e compartilhamento de material de exploração sexual infantil. Ao todo, estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.

De acordo com a Polícia Federal, a ação já resultou em 40 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas, números que ainda podem aumentar ao longo do dia.

Continuidade de ações anteriores

A “Proteção Integral III” é a terceira fase de uma série de operações deflagradas pela PF ao longo de 2025 — as duas primeiras ocorreram em março e maio deste ano. O trabalho reforça o comprometimento das forças de segurança no combate aos crimes cibernéticos e na defesa da infância e da adolescência.

Somente entre janeiro e setembro de 2025, a PF já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, o que demonstra a continuidade e a intensidade das ações de enfrentamento a esse tipo de crime.

Orientação e prevenção

A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis para que redobrem a atenção em relação ao uso da internet por crianças e adolescentes. A instituição reforça a importância de dialogar sobre segurança digital, orientar sobre riscos e ensinar como agir diante de situações de assédio ou contatos suspeitos em ambientes virtuais.

Opinião dos leitores

    1. Traduzindo: Você condenado a ação da PF e aplaude o abuso sexual infantil.
      É o que sempre digo: o bolsonarismo mata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim se destaca entre os municípios mais competitivos do Nordeste, aponta ranking nacional

Foto: Divulgação

Ceará-Mirim conquistou mais um importante reconhecimento nacional. O município foi destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e aparece entre as cidades mais competitivas do Nordeste e como o 5º município mais competitivo do Rio Grande do Norte, entre os 167 avaliados.

O estudo compara 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, utilizando 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos que avaliam dimensões como instituições, sociedade e economia. O objetivo é medir o nível de eficiência, inovação e capacidade de gestão pública, servindo de referência para o aprimoramento das políticas públicas em todo o país.

O desempenho de Ceará-Mirim reflete avanços consistentes nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade fiscal, inovação e qualidade de vida, pilares que compõem o ranking. O resultado reforça o comprometimento da atual gestão com o desenvolvimento econômico, a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento da administração municipal.

“Esse resultado é fruto de muito trabalho e planejamento. Nossa gestão tem o compromisso de preparar Ceará-Mirim para o futuro, fortalecendo o ambiente de negócios, atraindo investimentos e criando oportunidades para a nossa população”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

O reconhecimento do CLP consolida Ceará-Mirim como um município em crescimento e referência em desenvolvimento regional, demonstrando que a cidade segue no caminho certo: com gestão eficiente, responsabilidade fiscal e foco no bem-estar da população.

No cenário nacional, cidades como Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Campinas (SP) lideram a lista, evidenciando o alto padrão de competitividade e gestão. Mesmo diante de municípios maiores e com mais recursos, Ceará-Mirim mostra sua força e protagonismo no Nordeste, reafirmando uma trajetória sólida de crescimento econômico e social.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns ao município de Ceará – Mirim, é difícil ser empreendedor no Brasil de Lula, repleto de parasitas sugando o erário público por meio do Vale gás, Tarifa social na energia elétrica. Será que é tão difícil criar programas pensando na geração de emprego e renda?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NEM LULA CONVENCE: Walter Alves crava que não será candidato e manda tirar o nome das pesquisas

Foto: Reprodução

O vice-governador Walter Alves (MDB) bateu o martelo: não será candidato ao governo do RN em 2026. E pediu direto aos institutos de pesquisa: tirem meu nome das sondagens. Convite de Lula (PT)? Não adiantou. Walter vai assumir o Governo em abril de 2026 e cumprir o mandato até dezembro, sem disputar eleição.

“Não sou candidato. A decisão foi pensada em família, com Garibaldi Filho, e comunicada ao MDB nacional e estadual. Conversei também com Fátima. Nosso foco é fortalecer o partido”, disse, em entrevista ao Agora RN.

Mesmo com o apelo do presidente Lula, que esteve no RN durante a inauguração da Barragem de Oiticica, Walter disse “não” e explicou os motivos pessoalmente. Respeito, amizade e estratégia familiar foram mais fortes que a pressão política.

MDB mira o Legislativo e não quer divisão de votos

O foco agora é MDB forte no Legislativo. Walter quer eleger 10 deputados estaduais e 2 federais, usando a força de mais de 40 prefeitos e de nomes como do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), que deve se filiar ao partido. O objetivo é claro: manter o MDB como o maior do RN.

“Quem não é candidato não pode dividir votos. É justo com quem está na disputa real”, disparou, reforçando o recado aos institutos de pesquisa.

Walter Alves pode não disputar o governo, mas segue no jogo pesado do tabuleiro político: construindo alianças, ampliando a força do MDB e garantindo que 2026 seja um ano de vitória no Legislativo.

Opinião dos leitores

  1. Nem pra deputado estadual ganha mais, tchau oligarquia Alves, vai se aposentar como ex-governador, muito ruim heim, uma bagatela mensal nos bolsos e o povo oscorraçado sem direito a nada, só obrigação de pagar impostos cada vez mais excorchantes.

  2. Faz a maioria dos deputados, pra garantir indicação pro TCE!!! Qualquer politico com inteligência deve pleitear o TCE, é o melhor cargo do Estado!!!!

  3. Parece que a RAPOSA Garibalde Alves, não quer jogar o filhote na fogueira molhada de Fátima, deixa Cadu mesmo, vão perder.

  4. Uma cadeira no TCE é mais importante e segura do que qualquer cargo eletivo.
    Decifra-me ou te devoro!!!

  5. Bobagem, os deputados que ele pensa em eleger no MDB são políticos profissionais e mudam de legenda conforme o momento, não são ideologicamente leais ao partido, são do tipo aves migratórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula dobra gasto com propaganda na internet

Foto: Reuters

Os gastos do governo Lula em propaganda na internet cresceram consideravelmente em 2025, principalmente com a aproximação das eleições.

Um levantamento do g1 mostra que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) destinou R$ 69 milhões para ações na internet desde janeiro, aumento de 110% em relação ao valor gasto no mesmo período de 2024, quando o governo gastou R$ 33 milhões.

Com o objetivo de ampliar o alcance de suas campanhas e romper a barreira de comunicação nas redes sociais, a Secom intensificou a contratação de influenciadores digitais.

A Secretaria adotou essa estratégia a partir de julho, depois de meses marcados por repercussão negativa de temas como a crise do Pix, elevação dos preços dos alimentos e denúncias de fraudes que envolvem o INSS.

Durante a gestão do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), em 2024, o governo destinava 13,76% do orçamento de publicidade para o meio digital.

Com a chegada de Sidônio Palmeira ao comando da Secom, em janeiro deste ano, essa fatia subiu para 25%. Na administração anterior, rádios de cidades pequenas e televisão recebiam maior parcela dos recursos.

Sidônio também contemplou o segmento cinematográfico com um acréscimo relevante de recursos, passando de R$ 1,1 milhão para R$ 2,1 milhões, crescimento de 93%.

O aumento coincidiu com a conquista inédita do Oscar pelo longa Ainda Estou Aqui. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o diretor Walter Salles pela vitória em ligação telefônica.

Nas campanhas federais, as agências de publicidade contratadas pelo Palácio do Planalto são responsáveis por propor ações digitais além das tradicionais em rádio e TV.

Os influenciadores são selecionados pelas quatro agências parceiras do governo, e não diretamente pela Secom. Cada campanha costuma pagar cerca de R$ 20 mil a esses criadores de conteúdo.

Leia também: “Antipetismo de fachada”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 290 da Revista Oeste

A Secom prioriza influenciadores de porte médio, com públicos segmentados, especialmente entre eleitores fora da base petista, incluindo setores de centro ou centro-direita.

Em uma das iniciativas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respondeu a questionamentos feitos por influenciadores voltados ao setor financeiro.

Há também ações direcionadas à base de apoio do governo.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Vixe, certamente tem gente enchendo os bolsos com os nossos impostos e sério, a Internet serve para algo?

  2. Esse é o governo do embromation, o governo da propaganda enganosa.
    Vai na onda quem quer ou é ótário!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *