Em tempos de crise econômica e pesada recessão, procuradores lançaram, neste sábado, 4, documento criticando a falta de aumento salarial e pedindo aprovação de mais subsídios aos seus vencimentos. Na carta de Ipojuca, resultado do 34ª Encontro Nacional dos Procuradores da República, cujo mote deste ano foi ‘MPF em defesa da ordem econômica’, membros do Ministério Público Federal saíram em defesa de PEC que engorda seus próprios holerites. Em um dos itens do documento, é considerada ‘urgente e imprescindível’ a reposição de ‘perdas inflacionárias’. Na carta, ainda clamam por paridade entre o que recebem membros ativos e inativos.
Ao fim do Encontro, a Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou a carta de Ipojuca, resultado dos debates. No documento, os membros do MPF defendem prisões após sentenças de segunda instância, exclusividade da Procuradoria na condução dos acordos de leniência e resolução do Conselho Nacional do Ministério Público que dá ‘superpoderes’ ao parquet, alvo de questionamentos no STF. Os procuradores ainda ressaltam a importância do Ministério Público Federal nos maiores casos de combate à corrupção e argumentam a importância da atuação do órgão na recuperação de valores desviados.
Atualmente, o salário da categoria gira em torno dos R$ 28,9 mil, teto da categoria – eles têm direito a benefícios como auxílio moradia, além de gratificações. Neste ano, chegou a ser cogitado aumento de 16% para os membros do Ministério Público Federal. No entanto, em agosto, um mês antes do fim da gestão de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, o Conselho Nacional do Ministério Público voltou atrás e não incluiu a proposta no orçamento do ano que vem.
Na carta de Ipojuca, os procuradores reclamam de salários defasados.
“A defasagem absoluta e relativa dos subsídios põe em risco a preservação do próprio status constitucional da Instituição, e é particularmente injusta aos aposentados, que não têm acesso a verbas remuneratórias e indenizatórias recebidas na ativa”,sustentam.
Os procuradores dizem ser ‘imprescindível e urgente a reposição das perdas inflacionárias que corroem os subsídios das magistraturas federais, únicas carreiras de estado da União que não têm reajustes desde 2015 (e que repuseram parcialmente a inflação apenas de 2013 e anteriores)’.
ESTADÃO CONTEÚDO
Que tal acabar as regalias (ferias 60 dias, auxílio moradia, gratificaçoes, etc)? Vão trabalhar rapaz, vcs so vivem de folga e o tempo que tao no local de trabalho é arquitetando artifício pra ganhar um extra ou entrar com ação pra receber indenização.
So pensam em $$$$ e regalias e esquecem a situação do brasil, seus egoistas, ambiciosos!
Iria comentar, mas infelizmente não vou, sabem a razão?? do jeito que a coisa vai amigo, se você comentar a verdade sobre esses caras, vai tomar processo e com certeza vai perder a causa. O nosso país ESTÁ JOGADO, ENTREGUE NAS MÃOS DE TRÊS PODERES GANANCIOSOS, QUE SÓ PENSAM NELES, SÓ FAZEM PRA ELES E SÓ JULGAM A FAVOR DELES. RESUMO: ESTAMOS LASCADOS!!!!!
Rpz, toda categoria luta por aumento salarial. O salário "alto" não torna ilegítimo o pleito. Até porque é "alto" apenas quando comparado com outros servidores públicos. Mas compare com os honorários de um bem sucedido advogado contratado pela maioria dos ricos investigados…
Os caras ganham em média maus de 39 paus, enquanto a maioria se lascando para ganhar um salário, o cara acha pouco, só nesse país mesmo.
Um órgão que se afastou de suas atribuições institucionais para se dedicar exclusivamente à busca de se apoderar o máximo possível dos recursos públicos e perseguir quem ainda faz algo por este país. Diante disso, me pergunto se já não passou da hora de se pensar em uma mudança na Constituição para a extinção desse órgão caro e inócuo à sociedade e ao Estado brasileiro.
E os professores do Brasil? Não tem os mesmos direitos? Compare esse salário de 28,9 mil com o de um professor do RN ou do Município de Natal e análisem quem de fato precisa de aumento.
Devem estar lisos, coitados…vamos fazer uma pesquisa dos salários no portal da transparência???
Brincadeira essa classe tá acabando com o Brasil e ainda quer aumentar o salário, vão ajudar ao País que vcs ajudaram a deixar uma grande quantidade de Pais de Família sem trabalho por muito tempo e que estão até hoje sem trabalhar !Aí Lula o que vc criou com a espacao do número de vagas e cursos de direito ,os caras só querem a vosso reino e os outros que se lasquem com o desemprego principalmente na Construção Civil!
Bando de cara de pau!
Oportunistas que farram com auxílios e gratificações imorais ainda vem pedir aumento mesmo ganhando em media de 50mil por mes.
A sociedade e os políticos deviam aprovar memso um aumento, mas também impor o cumprimento do teto pra incluir todo e qualquer artifício.
Vamos aproveitar e pedir fim de auxílio moradia e fim de ferias de 60dias, enfim direitos trabalhistas iguais!
Eu duvido que algum deles ganhe menos que 35 mil reais após todos os auxílios.
Enquanto isso o executivo só vontade. Nem os míseros poucos % que tinham acertado vão ganhar mais.
ESSE PEDIDO É UMA VERGONHA. QUANDO SE TEM UM SALÁRIO MINIMO DE MISERIA, VEM ESSA TURMA E SEUS PENDURICALHOS PEDINDO AUMENTO.
Vala me Deus. A povo pra gosta de dinheiro, não muito diferente dos irmãozinho políticos. Que Deus possa pelo menos garanti o meu é de outros funcionários públicos estaduais. ÁMEN.
Vão trabalhar moçada, vcs já ganham bem.